Page 1

JORNAL DA

Existir Edição 1

Primeira Dama inaugura oficialmente instalações da Existir, pag. 2

1.º Passeio Solidário de Cicloturismo da Associação EXISTIR, pag. 3

«Cuidados e esclarecimentos a pessoas com AVC» pag. 4

Associação Existir e DECO assinam protocolo, pag. 4


JORNAL DA

Existir

Índice Mensagem do Presidente, pág. 1 Primeira Dama inaugura oficialmente instalações da Existir, pág. 2 1º Passeio Solidário de Cicloturismo da Associação Existir, pág. 3 Sessão Informativa « Cuidados e Esclarecimentos a pessoas com AVC », pág. 4 Participação em Projecto de Saúde Oral, pág. 5 World Cup trampolim, Participação da Existir, pág. 6 Protocolo assinado entre a DECO e a Existir, pág. 6 Utentes do CAOL visitam Biblioteca Municipal, pág. 7 Aqueça esta ideia, pág.7 Exposição de pintura «Elementos da Vida», pág. 8 Apresentação do livro, « Construindo um novo EU. Eu sou capaz » pág.8 Reciclagem, pág. 9 Trabalhos com cortiça, pág. 10 As Receitas do Renato, pág. 11


JORNAL DA

Existir

A Associação Existir pretende estar cada vez mais perto da comunidade. Neste momento fazê-mo-lo de diversas maneiras, quer através das novas plataformas de comunicação, nomeadamente a internet e em particular o facebook, quer através de acções mais tradicionais, as participações em feiras, seminários, entre muitas outras.

1


JORNAL DA JORNAL DA

Existir Existir Edição 0 Prim eira Dam a inaugura oficialm ente instalações da Existir No passado dia 21 de Agosto,a Existir- Associação Para a Intervenção de Populações Deficientes e Desfavorecidas, sediada em Loulé, recebeu a visita da prim eira-dam a Dr.ª M aria Cavaco Silva, que presidiu à cerim ónia de inauguração oficial das suas instalações. Quase cinco anos passados desde o início das obras de adaptação, a Existir term ina as obras de adaptação de todo o seu edifício. Segundo o Presidente da Existir, “ estão agora reunidas todas as condições de conforto para dar resposta aos cerca de 80 utentes que tem os, quer no CAOL quer na URPE, duas valências da instituição ligadas à reabilitação quer no banco Solidário, nesse caso o núm ero ultrapassa os quatrocentos agregados fam iliares.” Todas as obras de adaptação ficaram a cargo da Existir, tendo a Segurança Social participado com cerca de um terço dos 500m il euros necessários para todas as obras, tendo o resto vindo essencialm ente da comunidade local e comunidades estrangeiras instaladas na região, nom eadam ente a com unidade inglesa, quer da própria instituição que com serviços de lavandaria, catering, take away, serviço de restauro entre outros, faz face aos custos e gera receitas. A cerim ónia contou também com a bênção e oração do Padre Varela ,da paróquia de Loulé, o qual realçou a im portância da presença da Existir e de todas as outras instituições no com bate à pobreza e desigualdade. Segundo as palavras da Dr.ª M aria Cavaco Silva “ Estas associações são um suporte fundam ental da sociedade…”

2


JORNAL DA JORNAL DA

Exivstir Existir Edição 0

1.º Passeio Solidário de Cicloturismo da Associação EXISTIR Foi num ambiente de convívio e de solidariedade que o concelho de Loulé acolheu o 1º Passeio Solidário de Cicloturismo da Associação EXISTIR – Loulé. Em colaboração com a equipa Monte Figo Team, Equipa de Cicloturismo e BTT do Sotavento, a associação EXISTIR organizou no passado domingo o seu primeiro passeio solidário, onde a atividade física e o espírito de entreajuda andaram de mãos dadas em prol de um ideal. Foram cerca de uma centena aqueles que se quiseram unir a esta causa, pedalando ao longo de 65 quilómetros de percurso por entre os maiores encantos do interior louletano. Com a realização deste primeiro passeio solidário, e sob o lema “Por uma causa, ao participar já está a ajudar”, a associação EXISTIR juntou verbas que serão utilizadas para adquirir material para o seu ginásio, no qual os utentes portadores de deficiência física efetuam diariamente a sua recuperação. A confraternização e convívio solidário estenderam-se pela tarde durante o regenerador almoço, onde se distribuíram lembranças e se divulgou o meritório trabalho desenvolvido por esta associação, consciencializando e alertando os presentes para a necessidade de se ser solidário, por forma a elevar o bem-estar físico, mental e social de todos os carenciados e portadores de deficiência abrangidos pela associação EXISTIR. A associação EXISTIR agradece a presença de todos os participantes e familiares, bem como das Instituições e empresas que se associaram à iniciativa.

3


JORNAL DA

Existir Sessão Informativa « Cuidados e Esclarecimentos a pessoas com AVC » A convite da Associação Existir, enquadrado nos ciclos de workshops que têm sido organizados pela mesma, e que visam esclarecer as populações sobre questões sociais pertinentes, o Grupo de Apoio e Esclarecimento a pessoas com AVC e seus cuidadores, do Hospital de Faro, E.P.E. participou numa sessão informativa no passado dia 21 de Setembro que se realizou na Biblioteca Municipal de Loulé. Nesta sessão estiveram presentes diversos profissionais de saúde que representaram cada uma das etapas após o internamento. Este grupo é constituído por médicos fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas da fala e ocupacionais, assistentes sociais, dietistas, psicólogos e enfermeiros. Cada um dos presentes veio falar e demostrar como efectuar alguns processos simples do quotidiano e outros mais complexos do dia-a-dia de um paciente que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Acções simples como tomar banho, falar, andar, vestir, comer para as quais é preciso uma aprendizagem, quer do próprio paciente quer de quem cuida dele. Estes processos foram assimilados melhor pelos presentes dado que foram explicados, acompanhados de vídeos que exemplificavam como proceder. Esta temática ganha uma relevância maior dado que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal: a cada hora, morrem dois portugueses vítimas de AVC. Em Portugal, o AVC é ainda responsável pelo internamento de mais de 27 000 doentes por ano, morrendo cerca de 15 por cento dos quais durante o internamento. Foram também mencionados quais os principais factores de risco, a hipertensão, colesterol elevado, obesidade, tabaco e ingestão excessiva de álcool. Relativamente aos sinais de alerta deve-se ter principal atenção à diminuição súbita da visão num dos olhos, dificuldade em movimentar um dos membros ou metade do corpo, entorpecimento da cara (“boca ao lado”), dificuldade em falar e/ou de compreensão e fortes dores de cabeça. O AVC é uma situação de emergência na qual se deve recorrer imediatamente ao serviço de urgências após o início dos sintomas. Os efeitos do AVC vão depender da parte do cérebro que ficou afectada, da gravidade da lesão, do estado geral de saúde na altura e da possibilidade de tratamento emergente. Todos os que estiveram presentes nesta sessão ficaram

4


JORNAL JORNAL DA DA DA JORNAL

Existir Existir Existir Edição 0Edição 0

Aqui ficam algumas imagens que demonstram a importância desta recolha de rolhas de cortiça. Primeiramente esta é uma forma de contribuir para a preservação do ambiente, cumprindo assim um dever cívico, pois vai permitir que as rolhas sejam reutilizadas . Parte das rolhas recolhidas vai para um centro de tratamento de cortiça onde será triturada, tratada e posteriormente reciclada. A outra parte destina-se a trabalhos realizados pelos utentes do CAOL da Existir, na sala de artes e ofícios. Trabalhos esses que poderá ver nas fotografias. Posteriormente estes trabalhos estarão à venda nas nossas instalações assim como em todas as feiras e eventos em que participamos/organizamos. A todos os que já contribuíram nesta recolha o nosso muito obrigado aos que ainda não o fizeram contamos que o venham a fazer.

10


JORNAL DA JORNAL DA

Existir Existir Edição 0

Reciclagem Na Associação Existir damos grande importância à reciclagem de materiais. Uma forma de preservarmos o ambiente e demonstrarmos aos nossos utentes a importância do aproveitamento de materiais. Aqui ficam alguns exemplos desses trabalhos que foram desenvolvidos, e que estarão à venda nas nossas instalações e nas feiras em que participamos.

9


JORNAL DA

Existir

A Associação Existir esteve presente na 3ª Edição da Loulé World Cup, que decorreu nos dias 7 e 8 de Setembro no Pavilhão Municipal de Loulé. Fornecemos os almoços e os jantares dos atletas através do nosso serviço de catering. Foi este mais um serviço que prestamos, e que tanto nos honra a satisfação demonstrada pelos presentes e por mais uma vez a organização escolher a nossa instituição para prestação deste serviço. Já sabe se necessitar de um serviço do género contacte-nos. Realizamos serviços de Catering para grupos em várias ocasiões.

A DECO- Associação portuguesa para a defesa do consumidor e a Associação Existir assinaram um protocolo de cooperação para a realização de sessões de esclarecimento, assim como para o desenvolvimento de várias actividades. Estas sessões de esclarecimento vão-nos permitir informar e formar os nossos colaboradores, públicos-alvo e a comunidade, sobre assuntos pertinentes para todos.

6


JORNAL DA JORNAL DA

Existir Existir Edição 0

Utentes do CAOL, Centro de Actividades Ocupacionais Laborais da Existir, visitaram a Biblioteca Municipal de Loulé com o intuito de fazerem o cartão do leitor para que fossem informados e interiorizassem os seus direitos e deveres enquanto sócios de um organismo público. No decorrer desta visita tiveram ainda oportunidade de assistir à hora do conto e ver uma exposição que estava a decorrer no local.

O Verão terminou e o tempo frio está a aproximar-se. Com ele surge a necessidade de conforto térmico. Muitos, e infelizmente cada vez mais, não têm como comprar roupa quente, que nesta época se torna indispensável para o seu bem estar. Vimos por isso apelar ao espirito solidário de todos vós que entregue roupa quente nas nossas instalações, para que possamos distribuir por quem mais falta tem.

7


JORNAL DA

Existir

O livro « Construindo um novo EU. EU sou capaz!» é o resultado de um projecto participativo entre a Associação Existir, os seus clientes e técnicos, algumas associações de referencia a nível regional e nacional e uma docente da Universidade do Algarve. Neste livro podemos encontrar 8 histórias de vida, contadas maioritariamente na primeira pessoa por clientes, ex clientes e colaboradores da Associação Existir. Para além dos testemunhos, foi elaborado um pequeno racional teórico para as problemáticas identificadas e foram realizadas reuniões com técnicos das Associações parceiras no projecto (I.E.; APPC-Faro; IDP IP-Faro; CMR-Sul), procurando estabelecer pontes entre a Existir e a sua comunidade envolvente e oferecer um contributo para a sensibilização face à pessoa com deficiência/ fragilidade associada. Contámos ainda com os envolventes e extraordinários contributos da Dr.ª Margarida Ferraz e da Drª Susana David, na elaboração do Prefácio e do Posfácio, respectivamente.

8


JORNAL DA

Existir Utentes da Existir participam em projecto de saúde oral promovido pela UCC Gentes de Loulé Os utentes da Existir estão há cerca de ano e meio a receber regularmente cuidados de saúde oral na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé (ACES Central), graças a uma iniciativa pioneira na Região do Algarve. O objectivo é dar apoio a uma população vulnerável e socioeconomicamente desfavorecida, e que não é abrangida pelos programas de saúde oral existentes, contribuindo desta forma para um melhor estado de saúde da mesma. Depois da experiência de trabalhar em Lisboa na área da saúde oral com utentes portadores de doença e deficiência mental, e de ter chegado à conclusão de que esta faixa da população está «totalmente esquecida e excluída» em termos de acesso a este tipo de cuidados de saúde, o higienista oral responsável pelas consultas de saúde oral na UCC Gentes de Loulé, Dr. Pedro Silva, desenvolveu paralelamente, em colaboração com a colega Dra. Sofia Martins, as consultas para crianças e adultos, um projecto na unidade funcional louletana com o grupo alvo dos utentes da Associação EXISTIR e de outras associações do concelho, com o intuito de prevenir a perda de dentes naqueles utentes e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Os profissionais de saúde vão ao encontro dos utentes nas instituições onde os diferentes grupos recebem informação acessível sobre a importância de escovar bem os dentes, sobre doenças orais e sobre a alimentação. Mas o projecto inclui também a vertente do tratamento, tendo sido feito logo de início um rastreio para saber quem deveria vir primeiro para resolver os seus problemas de higiene oral. As instituições transportam os seus utentes à UCC onde são realizadas as consultas. «Um dos principais problemas que podem ter é com a medicação que tomam e que aumenta a severidade das doenças orais», explicou Dr. Pedro Silva, continuando: «São pessoas com limitações funcionais que não os permite lavar os dentes, ou não estão motivados, ou necessitam de acompanhamento, mas isso foi ultrapassado com a implementação da escovagem nas instituições. O problema é que não há escovas que cheguem.» O projecto Saúde oral para indivíduos com necessidades especiais é um dos candidatos ao Prémio das Boas Práticas 2012 e idealiza replicar as suas experiências para outros Centros de Saúde da Região do Algarve no futuro.

5


JORNAL DA

Existir

AS RECEITAS DO RENATO *

1 Ramo de aipo 150 g de Cogumelos 850 g de Batatas 4 Postas de salmão 1 dl de azeite 2 Folhas de louro 2 Dentes de alho 1 dl de Caldo de peixe Sal q.b. Corte o aipo emjuliana fina e lave muito bem. Arranje os cogumelos e lamine-os. De seguida, descasque as batatas e corte-as empequenos cubos. Ligue o forno a 190 graus. Core agora o peixe emazeite, juntamente como louro e os dentes de alho esmagados. Transfira-o para umtabuleiro e leve ao forno cerca de 15 minutos. Tempere comsal. Leve a gordura, onde corou o salmão, ao lume junte a aipo e os cogumelos. Depois regue como caldo a ferver e cozinhe até reduzir. Frite as batatas e sirva como peixe, os legumes e molho de tomate.

Molho de tomate Pique 1 cebola 2 dentes de alho refogue em0,5 dl de azeite juntamente com1 folha de louro. Acrescente então 4 tomates maduros, bempicadinhos e 2 colheres de sopa de polpa de tomate. Cozinhe emlume brando, durante 15 minutos.

11

* O Renato tem um gosto muito grande neste trabalho que desenvolve. As receitas são escolhidas por ele. Exprimente você também as receitas. As receitas do Renato são um conjunto de receitas que publicaremos. Estas receitas são transcritas de revistas , jornais, livros de culinária.


MISSÃO Temos como missão desenvolver respostas ajustadas às populações portadoras de deficiência, cidadãos e famílias em situação de carência económica e social da região do Algarve, elevando o nível de bem – estar físico, mental e social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. É uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos e tem como fins desenvolver actividades no âmbito de intervenção de populações deficientes e desfavorecidas.

http://www.facebook.com/existir.associacao


ffff  

fffffffffsdddddddd dddddddddd

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you