Page 1

Associação do folhadal Centro Social, Cultural e Recreativo JULHO/ 2012

18º Aniversário do Centro de Dia

No passado dia 1 de Junho o Centro de Dia da Associação do Folhadal atingiu a maioridade. O tempo passa depressa e rapidamente passaram 18 anos desde a sua abertura, um momento que nos enche de orgulho e merece ser celebrado. Como já vem sendo hábito a ocasião não passou despercebida, razão pela qual, no dia 3 de Junho, a Associação reuniu em almoço convívio os utentes, familiares, direcção e população em geral. Contínua na página 7

NÚMERO 5

Campanha energética EDP

A Associação candidatou-se, em Março, a um programa da EDP que promove a eficiência energética através da oferta de um milhão de lâmpadas economizadoras. O programa é especialmente dirigido a instituições de solidariedade social e às famílias apoiadas pelas instituições. A iniciativa pretende mobilizar os consumidores para a adopção de comportamentos energeticamente mais eficientes e ajudar na poupança energética. A campanha contemplou a oferta de pacotes de 40 lâmpadas economizadoras para a instituição e pacotes de 4 lâmpadas para as famílias.

Editorial Depois de um pequeno interregno, a Associação do Folhadal volta a lançar mais uma newsletter e desta vez em versão mais alargada, pois engloba 6 meses de actividades. O ultimo semestre ficou marcado pela realização de variadíssimas actividades, porém, outros projectos, ainda não foi desta que viram a luz do dia, tais como a mostra de fotografia do Folhadal, o qual se encontra em banho maria à espera de mais contribuições por parte da população. Embora estas actividades sejam lançadas e coordenadas pela Associação, só com o apoio de todos se conseguem concretizar, pelo que gostaríamos de continuar a contar com o vosso apoio . A Direcção

Torneios de sueca O convívio e a solidariedade são duas importantes receitas para superar o momento que atravessamos. Entre as iniciativas que centram as atenções na Associação do Folhadal estão os torneios de sueca que, em versão mais alargada ou em mini-torneios se têm realizado com frequência. O primeiro torneio realizou-se no dia 03-11-2011 e contou com a presença de 60 concorrentes aliciados pelos prémios a concurso e pelo lanche. Mais recentemente, no dia 7 de Julho de 2012 , realizou-se um mini-torneio que, mesmo assim, contou com a participação de

28 concorrentes. Os pares vencedores deste torneio foram: 1º Prémio Carlos Amaral/António Correia 2º Prémio Joaquim Pereira/João Sampaio 3º Prémio Abílio Costa/Manuel Luzio 4º Prémio Rui Silva/Silvério

Face ao enorme interesse dos participantes e outros interessados, no dia 14 de Julho a Associação organizou outro mini-torneio de sueca. Participaram 24 concorrentes e foram vencedores os seguintes:

1º Prémio Joaquim Pereira/João Sampaio 2º Prémio António Gonçalves/António Jorge Ribeiro 3º Prémio António Borges / Dona Alcina 4º Prémio Domingos / João Gomes

Nas próximas edições daremos conta dos próximos torneios. Para informações actualizadas siga-nos no Faceboook.


NÚMERO 5 Página 2

Peça de Teatro – D. Quixote e Sancho Pança No dia 19 de Dezembro de 2011 os utentes do Centro de Dia tiveram oportunidade de assistirem à Peça de Teatro “D. Quixote e Sancho Pança.”, representada pelo pelos animadores da autarquia, no auditório do Edifício Multiusos em Nelas.

Actuação do GRUSEVIS No dia 10-12-2011 decorreu no salão de festas da Associação do Folhadal a actuação do Grupo Socio Cultural Sénior de Viseu. Foi uma tarde muito animada, que contou com a participação do publico, nomeadamente dos utentes desta instituição e de Manuel Lopes, que cantou um “fadinho”. Cantares de Janeiras O evento terminou com um lanEnsaiando uma tradição em tem- che. A entrada era gratuita. pos muito concorrida pelas ruas do Folhadal, onde se juntavam vários grupos para o efeito, no dia 9 de Janeiro de 2012 as crianças do Jardim de Infância do Folhadal deslocaram-se à sede da nossa Associação para cantarem as Janeiras aos utentes do nosso Centro de Dia. Esta iniciativa cruzou tradições e gerações, mantendo, vivo o espirito natalício e abrindo o Centro de Dia ao exterior, reforçando assim os laços com a comunidade em que se insere.

Jantar de Passagem de Ano 2011/2012 Apesar do clima económico pouco favorável que o país e todos nós atravessamos, foi com muita alegria que se comemorou a Passagem de Ano na Associação do Folhadal. A data foi celebrada com um jantar com início pelas 21h00 , que se prolongou até à madrugada do dia seguinte. A festa contou com cerca de 60 participantes e foi abrilhantada pelo conjunto do Sr. Vítor Mendes. Na abertura do novo ano houve ainda tempo para o Sr. Manuel Lopes nos presentear com um “fadinho”.

Visita ao presépio de Vila Meã Em Janeiro os utentes do Centro de Dia visitaram o presépio de Vila Meã (Carregal do Sal). O magnifico presépio mostra muito trabalho envolvido na construção de todas as figuras e no mecanismo que o faz mexer. Trata-se de uma obra única na região.


NÚMERO 5

Página 3

Cabazes de Natal

Almoço de Natal

Inserida na celebração natalícia, a Associação do Folhadal levou a sorteio 2 cabazes de Natal. A venda de rifas foi muito concorrida, pelo que se espera repetir a iniciativa nos próximos anos.

No dia 18 de Dezembro de 2011 realizou-se no salão de festas da Associação do Folhadal o tradicional almoço de Natal, evento que juntou utentes, familiares e população em geral.

O sorteio foi feito no Bar da Associação nas vésperas de Natal, embora os interessados fossem muitos os premiados foram :

Compareceram à celebração cerca de 130 pessoa, que encheram a salão de festas especialmente decorado para o efeito. Para satisfação de todos, após o almoço a festa foi abrilhantada pelo grupo de cantares Serões da Beira.

Cabaz n.º 1 - Sónia Pires Cabaz n.º2 – Paulo Pais

Visita Pastoral de D. Ilídio Leandro No dia 6 de Dezembro de 2011 a Associação do Folhadal foi visitada pelo actual Bispo de Viseu D. Ilídio Leandro, que em visita pastoral à Freguesia de Nelas passou pelo Folhadal.

Festas da Pascoa

Prevenção rodoviária

Conscientes da mudança dos tempos, desde os inesquecíveis bailes de Páscoa organizados pela Associação do Folhadal., não deixámos cair esta tradição. Este ano, mais uma vez se comemorou a Páscoa com uma festa. Foi assim que, nos dias 8 e 9 de Abril, a música ficou a cargo dos conjuntos iNNem e Novo Ritmo, motivo para vários pares participarem no tradicional baile. Como tem sido hábito, tivemos também a quermesse, este ano menos concorrida devido à crise que afecta o país, mesmo assim foi mais um motivo para satisfazer os presentes.

Não é novidade, as crianças estão mais expostas aos riscos diários. O mesmo sucede quando circulam no trânsito, pelo que necessitam de aprender como agir em segurança. Nesse sentido, no dia 19 de Junho foi desenvolvida pela GNR no recinto da Associação do Folhadal uma acção com os alunos do Jardim de Infância.


NÚMERO 5 Página 4

Actividades de Carnaval Carnaval. Do convívio fizeram parte danças e cantares, assim como sã confraternização entre os participantes, que culminou com um lanche para todos os presentes.

Como vem sendo hábito, a demonstrar as boas relações entre as instituições, os utentes da Associação do Folhadal deslocaram-se ao Lar de São Miguel, em Nelas, para em conjunto celebrarem o

A Caixa da Barafunda No âmbito do Projecto “Partilhar”, promovido pela Câmara Municipal de Nelas, de 1 a 8 de Março de 2012 foi apresentado o espectáculo de animação itinerante “A Caixa da Barafunda”, dirigido a seniores e crianças. Nesse âmbito, realizou-se no dia 9 de março de 2012, no

salão de festas da Associação do Folhadal um espectáculo dirigido a crianças e idosos da nossa comunidade. O espectáculo incentiva o público a participar nas aventuras de dois contadores de histórias falhados, que são constantemente interrompidos por trolls e seres bizarros. Todos eles bastantes divertidos e engraçados. Além dos utentes do Centro de Dia estiveram também presentes as crianças do Jardim de Infância do Folhadal. No final todos saíram satisfeitos e com vontade de assistir a mais espectáculos desta natureza.

No dia 21 de Fevereiro de 2012, os utentes e funcionárias da Associação deslocaram-se a Nelas para verem o corso carnavalesco que passava pelas ruas da sede do Concelho, integrando-se no próprio corso.


NÚMERO 5

Página 5

Festejos do Dia da Primavera

Dia da Mulher A Associação do Folhadal não quis deixar de homenagear as mulheres da nossa terra, assim como todas as restantes. Para as que tiveram oportunidade de estar presentes realizou-se no dia 8 de Março de 2012 um jantar convívio para celebrar o Dia da Mulher.

Decorreu no dia 25 de Março de 2012, nas instalações da Associação do Folhadal, a Festa de comemoração da entrada da Primavera. As actividades, abertas à comunidade, tiveram início às 10h com a plantação de uma árvore e terminaram pelas 16h. A animação musical esteve a cargo do grupo “Serões da Beira Alta”.

O jantar juntou dezenas de mulheres, cuja presença deixaram um colorido especial numa noite acima de tudo de homenagem e celebração. Fazemos votos para que o evento se venha a repetir e estejam presentes grande número de participantes, associando-se a Associação do Folhadal a essa celebração.

Tempo Feliz, Internet Sénior Numa iniciativa que tão cedo não vão esquecer, no dia 21 de Março os idosos de Centro de Dia e apoio domiciliário deslocaram-se ao Espaço Internet do Município de Nelas para tomarem contacto com as novas tecnologias. A actividade, denominada Tempo Feliz, Internet Sénior, inseriuse na Festa da Primavera promovida pela Câmara Municipal de Nelas que decorreu de 19 a 25 de Março 2012.

Tratou-se de uma iniciativa na qual participaram idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, que assim tiveram oportunidade de tomar contacto, a maioria pela primeira vez, com as designadas novas tecnologias, que passou pelo primeiro contacto com um computador e com os meandros da navegação na Internet. Através desta acção a autarquia pretende aumentar as competências dos seus habitantes mais idosos, promovendo assim a inclusão social de todos os munícipes mais idosos. Da nossa parte foi uma alegria ver o empenho dos participantes, como que a aguardar pela repetição da iniciativa. No final foram distribuídos diplomas para todos os participantes.


NÚMERO 5 Página 6

Ciclopaper realizado a 8 de Abril de 2012 Inserida nas Festas da Pascoa, realizou-se no dia 8 de Abril de 2012 uma prova de ciclopaper que contou com a participação de mais de 30 participantes, de ambos os sexos e de todas as idades.

participantes respondiam a um questionário. Findo esse percurso a prova terminada com uma prova de corrida de sacos.

As vencedoras foram: A prova teve inicio pelas 15h00 e tinha um custo de 5€ por participante, com direito a t-shirt e lanche. A prova teve um percurso de bicicleta de cerca de 7 km, divididos por etapas, ao logo das quais os

1º - Tânia Gonçalves 2º - Daniela Rodrigues 3º - Ana Rita Reis

Consignação de IRS A Lei da Liberdade Religiosa aprovada em 2001 veio introduzir a possibilidade dos contribuintes efectuarem uma consignação fiscal de uma quota equivalente a 0,5% do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, liquidado com base nas declarações anuais. Esta quota pode ser destinada pelo contribuinte a fins religiosos ou de beneficência, a uma igreja ou comunidade religiosa, a uma pessoa colectiva de utilidade pública com fins de beneficência ou de assistência ou humanitários, ou a uma instituição particular de solidariedade social.

Assim no passado mês de Maio, o Ministério das Finanças devolveu 345,28€ referente à consignação de IRS do Ano 2010 que corresponde a um valor de imposto a pagar de cerca de 70000€. A todos os que contribuíram, MUITO OBRIGADO

IRS Da próxima vez que preencher o IRS lembre-se de nós

Acantonamento de escuteiros No dia 21 e 22 de Abril os lobitos e chefes escuteiros do Agrupamento 578 de Nelas estiveram acantonados na Associação do Folhadal. Durante os dois dias que estiveram presentes nas nossas instalações animaram a Associação e desenvolveram diversas actividades


NÚMERO 5

Página 7

Aniversário do Centro de Dia A festa foi abrilhantada pelo acordeonista Vitor Mendes que juntamente com alguns utentes animaram a tarde. Ementa (custo=10€) Entradas Creme de Cenoura

A festa contou mais de 130 participantes e durou toda a tarde.

Polvo c/ Broa Arroz à Valenciana

Para marcar a ocasião foram distribuídas lembranças pelos utentes.

Sobremesas Variadas Bolo de Aniversário

Para além do Centro de Dia havia também uma participante que comemorava o seu aniversario neste Domingo. Parabéns também à Catarina Moreira .

Campanha Banco Alimentar - 26 e 27 Maio de 2012 À semelhança da ultima campanha de Novembro de 2011, mais uma vez foi a Associação do Folhadal a estar presente em 2 supermercados da Região. Apesar das habituais dificuldades em arranjar voluntários tudo acabou por correr bem. Os resultados foram: Lidl – 520kg Mathias – 632 kg Total recolhido em Nelas: 3714 kg (inclui todos os supermercados) Total recolhido no distrito: 87 ton. (+4,5% face a Maio de 2011) Os resultados foram muitos bons e provam que as pessoas continuam muito solidarias com os mais necessitados, apesar da evi-

dente contracção da economia e do rendimento disponível. Os alimentos provenientes desta campanha serão entregues a mais de 90 instituições apoiadas pelo banco alimentar de Viseu, que os farão chegar a cerca de 5400 pessoas carenciadas A Associação agradece a todos os voluntários que participaram na campanha, permitindo que esta recolha fosse um sucesso.

Campanha da Banco Alimentar em Nelas, 26 e 27 de Maio de 2012


ASSOCIAÇÃO DO FOLHADAL

Página 8

De maçãs e peras de fez compota Próximas actividades

Levando à letra a expressão “Na Natureza nada se perde, tudo se transforma” (a que se refere a chamada Lei de Lavoisier), os utentes do Centro de Dia tiveram oportunidade de aproveitar peras e maçãs para fazerem uma deliciosa compota. A lembrar o que se fazia outrora lá em casa, esta actividade foi muito participada por todos os utentes que, sem receios, meteram as mãos na massa e deram assim o seu contributo. Foram horas de labor depois recompensado com um lanche onde entrou a compota ainda quentinha., pois nada melhor que provar no momento. A restante compota ficou para ser consumida no Centro de Dia e uma pequena parte foi vendida no bar da Associação.

Além da continuação dos torneios de sueca, destacamos como próximos eventos a realizar o espectáculo que o Trium Sonata apresenta no próximo dia 20 de Julho pelas 21h30 horas. Trata-se de um grupo com 3 vozes femininas, que tocam igualmente violino, guitarra clássica, flauta tenor e precursão.

Santos Populares Celebração do Santo António Celebrou-se no dia 12 de Junho os festejos de Santo António. Para assinalar a ocasião a Associação organizou um lanche no exterior onde não podia faltar a tradicional fogueira.

Sardinhada de São João - 2012 No dia 22 de Junho realizouse no recinto exterior da Associação a tradicional sardinhada de S. João, constituindo mais um motivo para festejar e voltar a saltar a fogueira.

Autoria e Produção: José Gomes Ferreira (colaboração voluntária) Associação do Folhadal Coordenação e divulgação: Associação do Folhadal CONTACTOS Travessa da Associação, nº1 Folhadal 3520-021 Nelas Tels: 232940027 Fax: 232940027 E-mail: info@a-folhadal.com Webpage: www.a-folhadal.com

Newsletter n.º 5 - Associação do Folhadal  

Newsletter n.º 5 - Associação do Folhadal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you