Page 1

Escalhão, 26 de Julho de 2011 A Direcção da ACE vem por este meio informar o seguinte:  Edital Caça – Migradoras de Verão (Rolas e Pombos-torcazes)  A caça às Rolas será praticada nos processos n.º 136 e n.º 442, nos dias15,18,21,25 e 28 de Agosto. Não haverá caça em Setembro nas nossas reservas;  A caça a estas espécies no primeiro dia (15) será realizada com sorteio de portas, para a manhã e para a tarde. Os sócios deverão contactar, até dia 10 de Agosto, os responsáveis, através dos números abaixo mencionados para confirmar a marcação das portas. O sorteio das mesmas será efectuado no dia 14 de Agosto, após a Assembleia-geral extraordinária, que se realizará pelas 21.00h;  As portas dos sócios inscritos que estejam impossibilitados de comparecer ao sorteio serão recolhidas por um elemento da Direcção, nomeado para o efeito, sendo entregue ao sócio pessoalmente;  O limite de abate é de 8 rolas e 5 pombos. A direcção não permite incumprimentos e penalizará quem exceder os limites na caça às rolas e pombos; 

Nos restantes dias, após a abertura, apenas se poderá caçar nas portas definidas no primeiro dia (embora sem sorteio);

 Não é permitido a cedência da porta a outros sócios;  É proibido mais que uma arma a atirar em cada porta;  O sócio apenas se poderá deslocar com a arma em acção de caça, num raio máximo de 20 metros;  Todos os sócios inscritos para a parte da manhã deverão comparecer no largo da Igreja, pelas 5.30h do dia 15.08.2011;  Todos os sócios inscritos para a tarde, deverão comparecer na Sede da Associação pelas 15.30h do dia 15.08.2011, para o respectivo sorteio;  É Obrigatório a recolha de todos os cartuchos e outros lixos, na porta;  Em todos os locais de caça às rolas, haverá locais próprios para estacionamento das viaturas, sendo expressamente proibido a circulação das viaturas para além dos respectivos “parques”, no horário de caça; Os locais para a caça às espécies em questão serão: No período da manhã: zona dos Picões, pinhal do Pio e pinhal das Arias; No período da tarde: pinhal das Alagoas e na zona do Triquitão. Impreterivelmente nas portas marcadas para o efeito.

Horário de caça: Rolas – Manhã: Do nascer do sol até às 11h; Tarde: Das 16.30h até ao por do sol.


Pombos – Manhã: Do nascer do sol até às 11h; Tarde: Relembramos que a caça a esta espécie é proibida por Lei a partir das 16h.

Números a contactar para marcação das portas: 

Rui Lopes – 91 686 86 05

Pedro Quaresma – 96 606 17 35

 Edital Caça – Perdiz, Coelho e Lebre  A caça às espécies em cima mencionadas, será praticada nos processos n.º 136 e n.º 442, com início no dia 02/10/2011 e fecho no dia 27/11/2011. Aos domingos, quintas-feiras e feriados nacionais obrigatórios, exceptuando-se os dias 5 de Outubro e 1 de Novembro, nos quais não haverá caça menor nas nossas reservas;  No mês de Dezembro poderá caçar em ambos os processos aos coelhos e no processo n.º442 poderá também caçar às perdizes, aos domingos, quintas-feiras e feriados nacionais obrigatórios;  Limites de abate por dia de caça: 4 Peças no máximo (Ex: 2 perdizes e 2 coelhos; 3 perdizes e 1 lebre; 3 coelhos e 1 perdiz), não podendo exceder no caso das lebres, o limite máximo de uma e nas perdizes o limite máximo de 3.  Edital Caça – Migradoras de Inverno até às 16h (Tordos, Pombos)  Abertura dia 01/12/2011 e fecho dia 19/02/2012;  Aos domingos, quintas-feiras e feriados nacionais obrigatórios;  Locais: - Na estrada N.221, sentido Escalhão – Barca de Alva, para o lado esquerdo, com início na Rodeira Vale do Gamão, até ao fim da reserva; - Na Rodeira do Vau até ao Cabecinho das Palhas, 50 metros para o lado esquerdo da mesma (sentido Rio Águeda). - Do Cabecinho das Palhas até ao fim do alcatrão (limite), apenas na Rodeira e nos Olivais do lado esquerdo (sentido Rio Águeda); - Na Rodeira do Pombal até à Cruz da Sapinha.

Limite de abate: 40 tordos por dia de caça Caça aos tordos, após as 16h O pedido de caça aos Tordos, após as 16h nas zonas de passagem, foi efectuado junto dos organismos competentes. A Direcção foi informada que o respectivo pedido já foi deferido. Serão afixados os respectivos locais de caça, na nossa Sede.  Caça – Caça Maior Serão realizadas 2 montarias para sócios e não sócios nos dias 05/10/2011 e 21/01/2012. A concentração será pelas 07.30h, no pavilhão da Associação.


 Batidas às Raposas Serão realizadas 2 batidas, nos dias 07/01/2012 e 28/01/2012, fora da zona de caça maior. A concentração será pelas 07.30h no pavilhão da Associação.

 Outros Assuntos de Interesse Geral  Conforme mencionado no primeiro ponto, haverá uma Assembleia-geral extraordinária, no dia 14/08/2011, pelas 21.00 horas. Esta Assembleia terá como principal objectivo a leitura da acta da Assembleia-geral realizada no dia 19 de Fevereiro de 2010 e a apresentação, de um plano de trabalhos e de um orçamento para o presente ano venatório. Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos associados, a assembleia reunirá 30 minutos depois, com qualquer número de presenças; 

Na caça às rolas poderá levantar a placa no primeiro dia e entregá-la, obrigatoriamente, até ao último dia de caça. Durante a caça geral e caça aos tordos terá que levantar obrigatoriamente a placa no seu primeiro dia de caça, tendo que a entregar até ao último dia de caça aos tordos;

 Tendo em consideração que os censos de perdizes ainda não foram finalizados, nada decidiu a direcção sobre se irá levar a cabo repovoamentos de perdizes;  Relembramos, mais uma vez, que a liquidação das quotas referentes ao segundo semestre deverá ser realizada até ao final do mês de Julho. Informamos que a credencial exigida pela AFN não será entregue aos sócios que não tiverem a sua situação regularizada;  Informamos todos os sócios que o pagamento das quotas efectuado por transferência ou depósito bancário, só terá validade após entrega ou envio do respectivo comprovativo;  Lamentavelmente houve sócios que não entregaram a sua chapa de identificação, no final da época 2010/2011. A direcção agradece que as entreguem até ao dia 10 de Agosto;  Em Setembro, o campo de treino encontra-se à disposição dos sócios, desde que efectuada a reserva com uma semana de antecedência, para os contactos mencionados no primeiro ponto;  O santuário formado em 2010 será aberto tendo sido constituído um outro. O mapa será afixado na nossa Sede.  Voltamos a alertar todos os sócios que no ano de 2009 foi criado um endereço de correio electrónico (ACESCALHAO@sapo.pt), o qual tem como objectivo a divulgação de informação de forma mais rápida e económica. A Direcção solicita aos associados o envio dos seus endereços electrónicos, para que possam ser contactados de uma forma mais rápida e económica.  Poderá agora visitar a nossa Associação no Facebook.  A direcção necessita de fotografias actualizadas de todos os associados, para emitir novos cartões plastificados até à abertura da caça geral.

Com os melhores cumprimentos, subscrevemo-nos. A Direcção

(O Secretário-Geral) Pedro Quaresma

Calendário Venatório Época 2011/2012  

Calendário Venatório

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you