Issuu on Google+

O NO SSO

ADN

Boletim Informativo

20 anos

ADSFAN

1994 - 2014

Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros

nº3 MAIO2014

Editorial Perguntar-se-ão sobre o motivo pelo qual damos tanta importância à comemoração do XX Aniversário da ADSFAN. A resposta é muito fácil, estamos a comemorar 20 anos de sonhos, e 20 anos de trabalho. A dia 27 de Dezembro de 1999, iniciámos o nosso Serviço de Apoio Domiciliário. Os primeiros tempos não foram fáceis, as condições de trabalho não eram as melhores, mas a vontade era tanta de começar a dar apoio aos idosos que isso superou todas as dificuldades. O Apoio Domiciliário é uma resposta social que permite manter o idoso mais tempo em sua casa, e o que fazemos é ajudá-lo nas atividades da vida diária, respeitando o seu espaço, as suas necessidades, enfim, a sua dignidade. Diariamente procuramos melhorar, inclusive temos aumentado os nossos serviços, como por exemplo o Anima – Animação no domicílio, que tem contribuído com momentos de grande alegria para os utentes que beneficiam do serviço, ou com um maior apoio ao nível da preparação da medicação. Assumimos o Serviço de Apoio Domiciliário com grande responsabilidade, e sentido de missão, e quero agradecer a todas as Ajudantes de Ação Direta que direta e diariamente têm dado o seu contributo no acompanhamento e cuidados prestados aos nossos utentes. Acreditamos que somos diferentes e queremos continuar a melhorar e ampliar os nossos serviços, queremos ser reconhecidos como uma Instituição que muito mais do que prestar serviços, distribui afetos e reconhece o idoso como uma pessoa. (continua na próxima página)

25 de Maio de 2014

A-dos-Negros

GALA

XX

aniversário

ADSFAN


(editorial continuação) Obrigada a todos quantos têm acreditado neste sonho, e que o têm sonhado também, e mais do que isto – que o têm vivido. Trabalhar neste Instituição é um orgulho para todos nós. Vestir a camisola é uma grande responsabilidade, mas acredito que temos sabido respeita-la, através da consideração que temos pelos nossos utentes e pela comunidade. Há cerca de 3 anos, aquando da inauguração do Lar (agora Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), podemos festejar a concretização do grande Sonho – a abertura do Lar da Associação. Se a nossa Missão é acolher e assistir dignamente os utentes proporcionando-lhes cuidado adequados ao seu bem-estar, temo-la cumprido. O nosso país tem vivido tempos difíceis e por isso aceitámos em 2012 o desafio colocado pela Segurança Social, para sermos a Cantina Social do Concelho de Óbidos. Aceitámos este desafio porque não faz sentido termos pessoas que passem fome mesmo ao nosso lado, não numa perspetiva de caridadezinha, mas de responsabilidade social e de respeito pelas pessoas que neste momento atravessam grandes dificuldades. Estes últimos anos trouxeram uma nova dinâmica à Instituição, foram criados, desenvolvidos e ampliados projetos. Temos aceitado desafios que divulgam a nossa Instituição para além da Freguesia e Concelho. Envolvemo-nos em parcerias e redes que contribuem para a reflexão e desenvolvimento de novas práticas de intervenção. A Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros tem contribuído para o aumento do nível de empregabilidade de muitas pessoas, quer ao nível da contratação, quer ao abrigo de projetos promovidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, como Estágios-Emprego e contratos Emprego-Inserção, o que permite, a quem desenvolve estes projetos, uma aprendizagem em contexto de trabalho, possibilitando uma melhor integração profissional. Estamos na comunidade, com a comunidade e para a comunidade. A Diretora Técnica Dra Ana Catarino

20 Anos de Sonhos Concretizados Breve História da ADSFAN A ideia de um homem motivou muitos mais a tornar realidade o seu sonho. Esse homem de A-dos-Negros, Amílcar Constantino da Silva, queria desenvolver a freguesia e apoiar principalmente a infância e a terceira idade. A 19 de Março de 1994, um grupo de 24 cidadãos propôs-se a construir uma associação de solidariedade social na freguesia de A-dos-Negros denominada de “Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros”. A 26 de Maio de 1994 assinaram a escritura da Associação 22 dos fundadores, tendo contribuído cada um com cerca de 2 mil escudos. Já antes de sair a legalização oficial da Associação em Agosto de 1994, este grupo empenhou-se em angariar fundos para a compra de um terreno na “Fonte Santa”, onde aí se pretendia construir um lar, um centro de dia e outras infraestruturas que pudessem apoiar a população mais necessitada da freguesia de A-dos-Negros. A primeira de muitas festividades, cujo lucro contribuiu para o crescimento da Associação, foi a festa do “Corpo de Deus” também em 1994. Ainda nesse ano, a Dona Maria Teresa dos Santos Camilo, uma das fundadoras, teve a ideia de realizar uma festa designada de “Festa das Oferendas” a decorrer de 5 a 9 de Outubro. Essa festa tinha como conceito original a ajuda de todos os lugares da freguesia. Além da animação musical e dos comes e bebes existiam várias barraquinhas, uma por cada lugar da freguesia, em que as pessoas de cada lugar se esmeravam na decoração e na venda de produtos oferecidos pela população, essencialmente artesanato, produtos hortícolas e animais de criação.

A “ Festa das Oferendas” é já uma marca na tradição de A-dos-Negros e realiza-se desde então todos os anos em Outubro. A dinamização de vários eventos, foi sempre um aspecto muito importante no sentido da angariação de fundos para Associação. Várias festas, almoços e jantares, passeios e excursões permitiram que toda a população local pudesse contribuir para esta nobre causa. Em 2009 a Associação Social de A-dos-Negros começou a participar no Mercado Medieval de Óbidos, mais uma boa fonte de receitas e de divulgação da nossa IPSS. A 6 de Abril de 1996 foi lançada a primeira pedra do edifício da ADSFAN pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Pereira Júnior. Um pequeno grupo de sócios começou logo a obra, sempre que podiam lá vinham eles, desde fazer as fundações, erguer as paredes, até ao telhado. Mas eram precisos muitos materiais, máquinas e dinheiro, e esta obra só pode avançar graças a ajuda de várias entidades. A Câmara Municipal de Óbidos foi um dos apoios mais importantes durante as obras de construção do lar de idosos de A-dos-Negros, assim como a Junta de Freguesia de A-dos-Negros, o Governo Civil de Leiria, a Segurança Social, empresas locais e anónimos. Logo nos primeiros anos da Associação proporcionou-se às crianças e idosos atividades no Verão, com ida à praia. Durante a primeira quinzena de Agosto as crianças e jovens, e na segunda quinzena os mais velhos. Sem grandes meios e com a ajuda de voluntários conseguiu-se que isso acontecesse e foi memorável para todos.

A Gala do 20º Aniversário da ADSFAN não seria possivel sem :

Óbidos Produções

CASA AZUL Silva Reis e Santos


Homenagem aos Sócios Fundadores na Gala do Vigésimo Aniversário da Associação de Desenvolvimento Social de A-dos-Negros

Todos os dias eram alegres e havia sempre brincadeiras e actividades para fazer. A primeira valência da Associação foi o Serviço de Apoio Domiciliário, que começou a 27 de Dezembro de 1999, no Salão Paroquial de A-dos-Negros, com 4 funcionárias e com a aquisição de uma carrinha. Era uma necessidade urgente começar com o apoio prestado aos idosos da freguesia de A-dos-Negros, ao nível de cuidados de higiene e conforto, pois já na data da fundação da Associação se notava que a freguesia tinha uma população muito envelhecida. A Inauguração da 1ª fase do edifício do lar de A-dos-Negros foi no dia 11 de Fevereiro de 2001 e começou logo a funcionar como sede do apoio domiciliário da ADSFAN. Devido a necessidade de ocupação dos tempos livres da população com mais de 65 anos, em 2005 foi criado o centro de convívio nas instalações da ADSFAN, inserido no programa “Melhor Idade”, em parceria com o Município de Óbidos. Mais tarde, em 2008 com o arranque da empreitada para conclusão do edifício, o centro de convívio passou a funcionar na antiga escola primária da Areirinha. Com esta valência os utentes passaram a beneficiar de várias actividades

que fomentam a interação social e diminuem a solidão e o risco de isolamento, nomeadamente ginástica, jardinagem, música, atividades lúdicas e criativas. No mês de Março de 2009 iniciou-se o projecto de Animação ao Domicilio ANIMA, como forma de complementar os serviços domiciliários que são dados aos utentes. É precioso o trabalho que as animadoras fazem quando se deslocam a casa destes utentes, especialmente pelos momentos de alegria que lhes proporcionam, pois muitos dos idosos vivem isolados e precisam de atenção e carinho, outros necessitam de incentivo para se movimentarem mais e manterem a sua autonomia, ou apenas têm necessidade de conversar com alguém ou desenvolver alguma atividade diferente para dar um novo animo aos seus dias. No dia 1 de Outubro de 2010 iniciamos o funcionamento do lar e acolheram-se os primeiros residentes. A inauguração oficial do edifício só ocorreu a 9 de Janeiro de 2011, integrada nas festas do Concelho. A emoção foi enorme, tanto os Dirigentes, como os associados, as funcionárias, os utentes, os familiares e todos aqueles que sempre apoiaram e acreditaram que era possível.

Exultaram ao ver realizado finalmente o sonho que aquele grupo de pessoas tinha iniciado na década de 90. Este sempre fora um dos objetivos principais desde a génese desta Associação, a criação de um lar de idosos onde se pudesse prestar assistência, conforto e carinho aos mais idosos, garantindo um acompanhamento permanente e actividades ocupacionais diárias que reforçam os sentidos, a criatividade e a mobilidade dos utentes, tais como a música, a dança e a ginástica, os cantares, a oração, o contar de historias e a celebração dos aniversários e datas festivas.

E é neste dar e receber constante e permanente que todos ganhamos. É importante salientar aquilo que espontaneamente nos é oferecido, os sorrisos, os agradecimentos, a sabedoria, o reconhecimento e, especialmente, o facto de nos relembrarem diariamente que somos importantes nas suas vidas, é isso que nos dá força redobrada e nos impulsiona a querer ser e fazer melhor todos os dias.


FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO Dra Ana Catarino REDAÇÃO Gisela Pereira, Dra Rosalinda Chaves e Filipa Silva GRAFISMO E PAGINAÇÃO Filipa Silva REVISÃO Dra Ana Catarino PERIODICIDADE Mensal DIREÇÃO DA ADSFAN PRESIDENTE José Pereira VICE-PRESIDENTE José Capinha TESOUREIRO Albino Sousa SECRETÁRIA Gisela Pereira VOGAL Ana Constântino VOGAIS SUPLENTES Nádia Camilo Joaquim Araújo Tiago Capinha Henrique Neves Artur Vieira

Horário de Atendimento Serviços Administrativos 2ª feira a 6ª feira das 10horas às 17horas

Consultas de Psicologia a Preços Acessiveis na ADSFAN A Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros, tem como um dos seus principais objetivos a melhoria do bem-estar e condições de vida dos seus utentes e comunidade envolvente, através da prestação de cuidados de apoio essenciais. É neste contexto que nasce o Serviço de Intervenção Psicológica e Aconselhamento, como forma de complementar a rede de suporte já existente, procurando-se melhorar o seu funcionamento, por um lado, e aumentar a intervenção junto dos utentes, colaboradores e comunidade, por outro. Neste sentido, a ADSFAN disponibiliza agora um serviço de atendimento em consulta individual.

Pretende-se, assim, prestar à comunidade mais um meio de suporte e apoio. Este acompanhamento será realizado em diferentes dimensões: a) vertente clínica de intervenção na saúde mental; b) facilitação da resolução de problemas e conflitos pessoais pontuais; c) promoção de competências parentais saudáveis ou acompanhamento direto de crianças e jovens com comportamentos problema ou necessidades específicas. A proposta é que este serviço esteja aberto a toda a comunidade, de todas as idades, com questões de ordem clinica ou não. Aproveite esta oportunidade! Para mais informações, não hesite e entre em contato com a ADSFAN.

Consultas de Psicologia Infantil

Consultas de Psicologia e Aconselhamento

Morada

Estrada da Fonte Santa, nº 2 2510-321 A-dos-Negros Telefone

262 958 799 Telemóvel

91 0689434 Correio Eletrónico

adsfan@sapo.pt Sítio na Internet

http://adsfan.webnode.pt/ Facebook

adsfadosnegros

Dra. Rosalinda Chaves http://rosalindachaves.wix.com/psicologia

na Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros


Boletim informativo n3 maio 2014 adsfan ipss a dos negros