Page 1

Portfolio de Projetos 2013


1


Sumรกrio 3.

Resultados - Projetos 2012

11.

Contrapartidas 2013

17.

IMC, Bolsas e Reformas

19.

A AASD

21.

Parceiros

2


ITAndroids É a equipe do ITA que participa de competições nacionais e internacionais de robótica. Foi reestruturada recentemente e já trouxe resultados inéditos para o Brasil.

3


Resultados de 2012: - Campeão Brasileiro e Iberoamericano de Soccer 2D e 3D - 10º lugar na Robocup em Soccer 2D

Mais resultados: - Campeões mundiais na RoboChamps - Campeões nacionais em 3 categorias

Metas 2013: - Participar da RoboCup - Equipar o laboratório da equipe - Adquirir novos robôs

4


AeroDesign O AeroDesign ITA é a equipe da nossa escola que participa das competições de aeromodelismo organizadas pela SAE. A equipe acumulou uma vasta experiência nessas competições, evoluindo ano após ano, trazendo para a casa diversos prêmios.

5


Resultados: - bicampeĂľes brasileiros - vice-campeĂľes mundiais - 5Âş lugar no mundial em 2011

Metas: - Tricampeonato brasileiro em 2013 e campeonato mundial em 2014 nas classes micro e regular.

6


Rocket Design A Rocket Design é a equipe iteana que desenvolve foguetes para competições universitárias. Em 2011, nós mandamos o primeiro grupo brasileiro a competir no IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition) e nesse ano buscamos ganhar o campeonato.

7


Resultados: - Em 2011, disputando a categoria básica, conquistou o prêmio “Awards for Technical Excelence”. - No último ano, a Rocket Design do ITA conquistou o prêmio paralelo de Segundo melhor projeto entre todas as categorias e os prêmios de Melhor projeto e Terceira melhor pontuação da categoria básica.

Meta 2013: - Ganhar o campeonato geral da IREC

8


ITA Baja A equipe ITA Baja é composta por alunos do ITA que projetam, montam e testam carros "off-road" para participarem da competição Baja SAE Brasil. Tendo sido reestruturada recentemente, a equipe já fez importantes conquistas.

9


Resultados: - Regional (Sudeste) 2012: - 1ยบ Lugar na categoria Suspension and Traction. - 2ยบ Lugar na categoria Rampa. - Nacional 2012 (72 competidores): - 13ยบ Lugar geral.

Meta 2013/2014: - Ficar entre as 10 melhores equipes no nacional

10


Contrapartidas ITAndroids: - Abertura para palestras e processos seletivos no ITA; - Convite para possíveis eventos no ITA (Workshops ou exposições); - Escolha do estilo da camisa da equipe; - Logos em site, camisa ou material gráfico. - E outras contrapartidas a negociar.

Rocket Design: - Logomarca da empresa nos materiais de propaganda da AASD e da Rocket Design; na camiseta da equipe; no foguete; em todo o material impresso da equipe (que é apresentado no estande da equipe nos EUA); - Disponibilidade para apresentações e palestras externas ao ITA com possibilidade de uso do foguete; - Recebimento de miniatura do foguete; - Suporte para a realização de palestras e processos seletivos dentro do ITA; - Direito de nomear a equipe e o foguete; de receber relatório técnico com todo o projeto do foguete. - E outras contrapartidas a negociar.

11


AeroDesign: - Logo nos panfletos, na camisa, nas aeronaves e no site; - Escolher a cor de aeronave; - Disponibilidade total para apresentações. - E outras contrapartidas a negociar.

ITA Baja: - Logomarca da empresa na parede corta-fogo do carro; nos banners, no website, no macacão, na sala, na oficina e na camiseta da equipe; - Disponibilidade de contato com a Comissão de Estágios e Empregos do ITA para divulgação de programas de estágio; - O nome da empresa no nome da equipe; - Disponibilidade para exposição do carro em eventos dos quais a empresa participe no estado de São Paulo, inclusive o EIFE do ITA. - E outras contrapartidas a negociar.

12


IMC A IMC (International Mathematics Competition for University Students) é a maior e mais importante competição universitária internacional de matemática e reúne cerca de 80 instituições de ensino todo ano. O ITA, como uma instituição de referência em educação, não poderia deixar de mandar alguns de seus alunos para tal competição.

13


Tendo em vista a importância dessa competição, a AASD trabalha com o objetivo de fornecer o suporte necessário para que todos os estudantes do ITA aprovados nas seleções feitas pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) possam participar da IMC.

Patrocinar os alunos do ITA na IMC é investir em educação de alto nível e em pessoas com grande potencial. 14


Bolsas Diferentes perfis econômicos são comuns em qualquer comunidade, inclusive na iteana. Tendo isso em vista, a AASD criou projetos de bolsas para garantir que todos possam desfrutar das mesmas oportunidades durante a graduação no ITA.

Número de bolsistas apoiados pela AASD

12 9 6

2010

2011

15

2012


Depoimentos e frases de bolsistas apoiados em 2012 pela AASD: “Por ser conhecedor dos benefícios advindos da bolsa, futuramente será uma de minhas metas contribuir para dar continuidade ao ciclo virtuoso.” “A bolsa mudou e continua mudando minha vida. Graças a ela estou conseguindo me manter no ITA e, principalmente, ajudar minha família.” “Só tenho a agradecer por essa ajuda, e lá na frente, espero poder fazer o mesmo por outros assim como estão fazendo por mim agora. Obrigado AASD, obrigado irmãos de ITA, não sei como seria sem vocês.”

Junte-se a nós para que possamos continuar a auxiliar estudantes de grande potencial e suas famílias.

16


Reformas Quadra do C

A reforma da quadra do C foi financiada por vários integrantes da Turma 85 do ITA, que consolidou-se como Família 85 após essa doação. Isso mostra como a cultura de doações e o ato de retribuir a nossa escola reforça os laços que unem uma turma. Essa Família inaugurou a nova Quadra do C com um jogo comemorativo. Hoje volta frequentemente ao H8 para jogar um campeonato organizado pela Atlética do ITA.

17


Cineclube Reforma Out/2011

A reforma do Cineclube, antes de estrutura muito precária, se deu devido a doações da Gloriosa Turma 66. Na inauguração do Novo Cineclube, durante o encontro de turma da 66, nossos veteranos se reuniram numa sala de cinema digna da excelência do ITA. Viam fotos da época de faculdade e ouviam a “Cova”, graças ao projetor e ao home theater que financiaram. Hoje o Cineclube é um dos espaços mais utilizados do H8. Desde festivais de cinema como a “Tarantinada” a reuniões e apresentações das equipes de engenharia, o espaço está revitalizado e é um orgulho para a Cultura de Doações no ITA.

18


A AASD História Em meio a um contexto de falta de recursos para os projetos iteanos que já perdurava há anos, surgiu, entre alguns alunos, a percepção de que os problemas eram gerados por uma mesma causa: a falta de uma estrutura jurídica e administrativa para esses projetos. Assim, em 21 de março de 2008 em uma reunião do Diretório Executivo do Centro Acadêmico SantosDumont, surgia a Associação Acadêmica SantosDumont, que teve sua fundação concretizada em 11 de setembro de 2008, com apoio da vice-reitoria. Hoje, centralizamos o trabalho jurídico e financeiro de 13 iniciativas, executamos vários projetos, desde bolsas para alunos de baixa renda até reformas de estruturas físicas, e financiamos projetos acadêmicos de aluno.

19


Modelo de Atuação Trabalhamos principalmente na prospecção de recursos – por meio de doações ou patrocínios – e no suporte jurídico e financeiro – promovendo toda a interface com o doador ou com o patrocinador. Os projetos de alunos também merecem nossa atenção. Estivemos juntos de vários Iteanos que tinham projetos pessoais relacionados à área acadêmica e ao futuro profissional, os quais eram inviáveis financeiramente. Trabalhalhamos, também, com projetos de bolsas para os alunos por meio da Bolsa AEITA-AASD e da Bolsa DVR-AASD e com projetos de Cultura de Doações, reformas nos alojamentos e no ITA para o lazer e o estudo dos iteanos, algo que mais fazia sentido para a nossa equipe e o que mais impactava a comunidade. É com base nesses quatro alicerces que fazemos o nosso trabalho e, focados neles, pretendemos crescer. Iniciativas

Projetos de Alunos

Cultura de Doações

Bolsas

20


Parceiros

Ano 2012

Associação dos Engenheiros do ITA

Dário & Guto M. Abuhab Participações

Carlos Américo Pacheco (T-79) Turma formada no ITA em 1985 Gilberto Mautner (T-93) Nelson Salveti (T-74) Turma formada no ITA em 1966 Turma formada no ITA em 1993 21

Lecrec Administração Ltda


“Pense grande, comece pequeno e ande rápido”

www.aasd.org.br

Portfólio de Projetos 2013  

Portfólio de Projetos da Associação Acadêmica Santos-Dumont