Revista Acelera! 1

Page 28

EFEITO TARUMÃ

TEMPORADA DE 2010 É A MAIOR A

ND2 revelou os primeiros líderes de 2010 no 4º Campeonato da Associação Desafio. Alex Machado e seu Chevette AP Turbo, vencedor no nível de tempo 8s sai na liderança, seguido de perto pelo grupo que compõe o TOP 10 na competição.

A

inda não chegamos à metade desta temporada (começou apenas no segundo semestre) e este já é o maior campeonato realizado pela AD, considerando a afluência de público e o número de competidores que já estiveram na pista este ano. A parceria com o Racha Tarumã deu grande resultado, e mostra a força deste evento. Olhando um pouco mais fundo, a evolução na parte técnica foi muito grande. A mistura de carros de escolas diferentes puxou o nível geral para cima.

S

ão 245 participantes que estiveram em uma das duas etapas (ou ambas) realizadas e pelo menos 20 ainda têm grande chance de fazer uma ótima temporada. Em especial, os 10 primeiros colocados que estão separados no máximo por sete pontos. Este é um número fácil de descontar, como pode ser demonstrado nos anos anteriores.

É

importante que os leitores entendam a mecânica deste campeonato, que busca o vencedor entre aqueles que fizeram a melhor temporada possível. A cada prova são três passadas cronometradas obrigatórias valendo pontos e nenhum resultado pode ser descartado.

E

m Tarumã, temos 12 níveis de tempo em disputa: 13s/ 12.5s/ 12s/ 11.5s/ 11s/ 10.5s/ 10s/ 9.5s/ 9.0s/ 8,5s/ 8.0s e Livre. Basicamente todo carro que existe, específico de arrancada ou não, se encaixa neste formato, o que torna o campeonato muito acessível, e possibilita uma disputa real para quem for determinado a vencer em algum segmento.

A

vitória em qualquer dos níveis de tempo dá direito a um bônus de cinco pontos, que se soma aos pontos obtidos de acordo com o tempo que o carro consegue na prova. Quanto mais baixo (mais rápido), mais pontos um competidor faz. Como cada uma das três passadas pode render igual número de pontos, a perda de uma delas implica em um grande prejuízo para o piloto.

E

ste sistema busca fazer com que os carros se apresentem bem frente a seu público, e ressalta a capacidade e confiabilidade mecânica em contraposição aos carros que até fazem bons tempos, mas quebram e assim esvaziam a prova e a competição. Além disso, quem estabelece primeiro a melhor reação da noite, recebe um bônus de 10 pontos, que pode fazer a diferença na hora da decisão.

A

vitória em um nível de tempo dá direito a um prêmio oferecido pelos patrocinadores parceiros da Associação Desafio, que também participam da premiação para os campeões da temporada.

C

om estas regras, que são simples em sua formulação, a AD conseguiu fazer uma competição árdua e disputada até os últimos momentos. Nos anos anteriores, o título foi decidido nas últimas passadas na pista - e não se espera uma situação diferente em 2010.

U

m retrato disso é a diversidade que existe entre os primeiros classificados. Modelos diferentes, de níveis de tempo diferentes estão entre os TOP10 do campeonato. Chevette Turbo Ap, V8s, Astra 4turbo, Fusca AP turbo, Fiat147Fiasa e uma Caravan 6turbo compõe,] m este grupo tão diferente entre si, mas tão próximo na soma dos seus resultados. E , encostado neles, um carro nacional da última geração, um Civic SI Nitro.

Classificação no campeonato: 1 - Alex Machado: 40.559

6 - Leonardo Flores: 34.752

2 - Diego Zottis: 35.32

7 - Rafael Pires Grillo: 34.312

3 - Alexandre Kroeff : 35.25

8 - Gustavo Stock: 33.669

4 - Sérgio Fontes: 35.104

9 - Paulo Rebelo: 33.622

5 - Bruno Pianca: 35.097

10 - Marcos Anderson: 33.359

Confira a tabela completa em: www.categoriadesafio.com.br/tabela

28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.