Page 1

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE ORIENTAÇÃO AS COOPERATIVAS DO NORDESTE Ano1.Edição-Nº06 Outubro2013

ASSOCENE RECEBE CERTIFICADO POR TER UM PROJETO SELECIONADO PARA O PRÊMIO TECNOLOGIAS SOCIAIS 2013, DA FBB

PARA MAIS INFORMAÇÕES FACEBOOK.COM/ASSOCENE

SITE: WWW.ASSOCENE.ORG.BR


ASSOCENE EM DIA DE ATIVIDADE DE CAMPO ATIVIDADE: MONTAGEM DE UMA MINI ESTUFA PARA AGRICULTORES DO PAIS SUAPE

Local da Atividade: Assentamento Criméia Município: Escada A atividade foi realizada, com a participação de supervisores e assessores técnicos da ASSOCENE, e agricultores dos 9 municípios da mata sul de PERNANBUCO, que participam do PAIS SUAPE, são eles: Cabo De Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José Da Coroa Grande e Moreno. Foi escolhida para realização da atividade, a propriedade do Sr. José Marcelino Da Silva, onde foi focado a importância das estufas, no planejamento da produção para que haja continuidade durante todo ano . Os agricultores se reuniram com os supervisores, e assessores técnicos, e logo após, foi apresentado a eles os materiais necessários para construção das estufas e foi feita a montagem.

Objetivo Da Atividade: O objetivo da atividade foi capacitar os agricultores, na construção das estufas de produção de mudas, para reposição dos canteiros do PAIS, e no entorno da propriedade.


CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES DO PROJETO PAIS SUAPE, SOBRE PAA/PNAE QUE ACONTECERAM NOS MESES DE AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO AS CAPACITAÇÕES ACONTECERAM EM VÁRIAS CIDADES. As capacitações do PAA-programa de aquisição de alimentos e PNAE- programa nacional de alimentação escolar, aconteceram nos municípios do CABO DE SANTO AGOSTINHO, IPOJUCA, TAMANDARÉ, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE,BARREIROS, ESCADA, RIO FORMOSO, MORENO, SIRINHAÉM. Aconteceu com o objetivo de fornecer informações aos agricultores sobre processos de comercialização da agricultura familiar. As capacitações aconteceram com agricultores beneficiários do projeto- PAIS SUAPE, que é assessorado pela ASSOCENE. Onde foi exposta várias ideias entre elas; produção planejada, colheita e pós colheita, planejamento de produção, melhorias do sistema produtivo, a importância das feiras livres, entre outros assuntos, que serviram para reforçar a necessidade de um planejamento para comercialização e obtenção de acesso ao mercado. Além dos agricultores, participaram das capacitações os supervisores Alex Pimentel, José Almeida Neto, Gustavo Xavier e Jurandir Oliveira, pelo instrutor Ricardo Campos e alguns assessores técnicos da ASSOCENE.

ASSOCENE RECEBE CERTIFICADO DA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL COM O PROJETO UPHAF NO PRÊMIO “TECNOLOGIAS SOCIAIS 2013 “ A ASSOCENE recebeu na manhã desta quinta feira 30/10, da FBB-FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, o certificado por ter desenvolvido um projeto que foi selecionado para o prêmio “TECNOLOGIAS SOCIAIS 2013”. O projeto escolhido foi UPHAF– UNIDADE DE PREPARO E HIGIENIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR. Estiveram presentes para receber o prêmio, a presidente da cooperativa PAIS SUAPE, Cristina Freitas, o conselheiro fiscal Gilvani Freitas e a diretora executiva da ASSOCENE, Monica Correia, o evento aconteceu no Recife Antigo, no (Auditório GEPES Recife).

A ASSOCENE FICA LOCALIZADA NA RUA; LEÃO COROADO Nº45– BOA VISTA, RECIFE– PE CEP: 50.060-250

FONES:(081)

3033.9633–


ASSOCENE EM CENA INSTALAÇÃO DE TÚNEIS O período de março á agosto, a mata sul de PERNANBUCO, geralmente é muito agredida com as chuvas torrenciais, o que gera bastante prejuízo para quem trabalha com a horticultura, que é o caso dos agricultores/as beneficiários do PROJETO PAIS– Comercialização 11.995. E a ASSOCENE, com o intuito de melhorar essa situação, criou um projeto para que nesse período, os agricultores , recebam a instalação de túneis de cultivo protegido, visando não haver uma redução na produção de hortaliças com qualidade, e consequentemente a diminuição da renda dos agricultores/as. Foi frisado a importância dos agricultores, utilizarem materiais já existentes em sua propriedades, tais como: ferro e cano, para minimizar custos, e facilitar a execução dos trabalhos, sem a dependência de insumos externos conforme orienta os procedimentos agroecológicos. Já foram instalados 9 túneis em Barreiros, 2 em São José Da Coroa Grande, 15 em Tamandaré, 14 em Ipojuca, 12 no Cabo De Santo Agostinho, 6 em Rio Formoso, 14 em Sirinhaém, 7 em Escada e 21 em Moreno . No total já foram instalados 100 Túneis.

DIRETORIA DA ASSOCENE PRESIDENTE : VALTER CARVALHO VICE-PRESIDENTE: HUMBERTO OLIVEIRA DIRETORA EXECUTIVA: MONICA CORREIA

ACESSE: WWW.ASSOCENE.ORG.BR

ASSOCENE INFORMA  

Boletim Informativo Da Assocene

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you