Informativo da ASSISEFE_8_2013

Page 5

Eles não pararam

P

arafraseando, segundo ele, Tancredo Neves, Vicente Sebastião de Oliveira, colega aposentado do Senado, diz que só pretende descansar na eternidade, quando “passar dessa para melhor”, brinca. A série "Eles não pararam" desta edição traz a história de um colega que não pretende descansar tão cedo. Mesmo aposentado, Vicente está sempre a procura de se manter ativo e colaborando com a sociedade. Aposentado desde o início da década de 90, Vicente afirma que precisou deixar o trabalho por pressões políticas que a economia sofria na época. “Eu era um garoto, tinha 48 anos, não queria ter me aposentado, mas não tive escolha”, confessa. Vicente chegou a Brasília em 1970 e, no mesmo

ano, ingressou na Gráfica do Senado. “Quando eu me aposentei, nem tive tempo para pensar o que eu ia fazer. Imediatamente, assumi uma função comissionada no Ministério da Agricultura na área de planejamento”, conta. Desde os sete anos, ele conhece bem o que é uma rotina de trabalho. A energia era empregada na roça de Pernambuco, acompanhando o pai. “Naquela época não havia o menor problema em uma criança ajudar a família nos serviços do campo. Eu também acompanhava o meu pai em uma bodega que ele mantinha”, lembra com alegria. Depois da experiência no Ministério da Agricultura, regressou a Pernambuco e assumiu a gerência financeira do Conselho Federal da OAB no Recife. “Foi uma experiência fantástica!”, conta. Inquieto e disponível, Vicente deixou sua marca na ASSISEFE em 2002, prestando trabalho voluntário como membro da Diretoria. Agora, ele retorna e assume a direção financeira da Associação. “Temos trabalhado para que tudo seja feito com transparência e organização. Faço esse trabalho com muito carinho”, afirma. Outra atividade que toma as horas do associado é uma empresa de construção civil. “Estou o tempo todo ocupado e tenho a liberdade de controlar minha agenda”. Para descanso, ele gosta de gastar tempo com a família. Vicente é pai de três filhos, casado há 43 anos com Maria das Vitórias e é avô de cinco netos. “O sexto neto já está a caminho”, acrescenta. Vicente Sebastião aprecia muito a leitura e tem preferência por biografias e literatura política. As viagens também estão no rol de atividades de lazer. No entanto, a função - se é que esta pode ser categorizada dessa forma - que Vicente assume em tempo integral é a de marido. “Estou sempre cuidando e zelando pelo bem estar da minha esposa”, conta ele. Questionado sobre a rotina, aparentemente agitada, ele é categórico: “Ainda estou procurando o que fazer” e cai na gargalhada. “Eu penso em tudo, menos em ficar em casa”, acrescenta.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.