Page 1

seguranรงa & arte por toda parte


BeM vindos!


“hoje vamos apresentar assunto de grande importância para manter saúde e vida de adultos e crianças. leia a nossa cartilha com dicas de segurança”

Esta publicação reúne produções sobre o tema Segurança e Qualidade de Vida que foram desenvolvidas por alunos de escolas próximas às obras do Projeto Modernização BH-Sabará. Entre junho e agosto de 2013, a equipe do Programa Socioambiental Cidadania nos Trilhos realizou 16 oficinas que, com base nas propostas específicas de cada escola, propuseram diversas possibilidades para o tratamento do tema. Nesses encontros, foi construído de forma dialógica o conteúdo desta cartilha. O tema, que a princípio parceria ser difícil de ser abordado, foi potencializado pelas ideias trazidas por professores, alunos e gestores e pelo envolvimento de toda comunidade escolar nesse processo.


Apresenta-se aqui uma pequena mostra do que foi produzido. São resultados de exercícios de chuvas de ideias, mapas mentais, ilustrações, colagens, montagens fotográficas, infográficos, stencil, construções de histórias coletivas, elaboração de glossários, poemas e paródias. A seleção e organização do material consideraram a riqueza e diversidade das produções. Aproveitem!


nos trilhos


Aciat molentium et arumque percium quam num aut autem ini volut essectem imagnat quae velitemqui nis erum ea il molut hilit odi cus. Harum qui odis dus net resto beri nis venditaquia volupta tatusdandae. Perendam aliberferio. Ut verum cores eostibea nim nienis res et vellatem ium harchit as a se exceatium hiligentio. Repero conseque magnatem il maio blacess imusam volupta tiorepe dolut et as rem volore volo doluptium con cumquat faccae videbit, que sectur, nam ad quam volorro est ipid quaesto eum ea quis senient es dolori con commo doluptur molorescil id ex estiam, simi, il et pro offic tem. Nam eaquia solores doloria comniminis in con nimporempor re estrum hillore inientibus cor molor moloraestis magnam, sapid magnam, accum apelis et deliste ctotatio. Itatemo lendanti dolore debis alis eum aut et endanimint unt excestoreicAndae sequid qui dolor mos parchil inciliquiam ut unt. Iquati illaboratem sum am, cuptatur, conemEd qui nullam alit rem atiistion et ipsanis eos et, ut delit fugianditis sequo beaquatur? sequid qui dolor mos parchil inciliquiam ut unt. Iquati illaboratem sum am, cuptatur, conem assinatura com nome e sobrenome cargo ocupado


co

“M

r te an

o

rt

ão

do

.”

tre

.”

m

ed

st

ito

e

.”

eç ot pr

ão

.

po

er

ir

.” vir

al

il u

in

es

ad

id

os

u il

er tiv

nq

m

e

t ra

“S

ae

s.”

m

lm

e

ca

de

os

e

la d

ro

m co

ei

is o

ch

ar

a is

od “P

oc

lh

ir nt

ba

se

rl

e

ra “T

zs

ar

lu

ss

ra

pa

de

ar

en ac

v it “E

as

ão

nh

pe

ra

s re

o.”

a,

se

.”

ra

as

r te

ur

gu

oa

e”

ss

ad

pe

id

ar

se

eg

ão

m

“N

ss

nh

m co

pa

vir

ta en

de

e

m

ha

ha

in

c fe

al

ra

ir

om ac

de

r fe

to

e

rn

i re

ta re

.”

sa

po

r co

a ez

s ve ra at

ra

il nt ge

ão

e

“N

ito

stu

di

ca

u il

“N

.”

ad

oo alc

e.”

Oq pa ue ra é vo seg cê ur ? a

er

pe

po

o

un

nq

l iz

ad

o,

o

er “T

rij

rp

a.”

a io

di

m

ol

i ci

am

to en

na

sr

ua

se

as

ss

st

e

s re

.”

sc

ito

.”

s” ro

ns

ar

t râ

m re

e

ao

sd

it a

ei

pe

sl

to en at

da

ar

ro nt

oa

de

ss

ir

pe

g “A

“E

da ”

od “P

es “R er “T

É

“N

ra “T

s”

tro

.”

ou

la

os

de

rd

ce

da

an

ui

alc

an

ad

o

“C

o

fo r

de

on

tu d

“O

lh

ar

pa

ra

.”

r ig os

an te r

pe

m

e

ur e

co s

ro c

r is

,p

sa

de

o

ca

id

em

ro te g

ça

rp

ia n

ta

cr

es “É tiv er e “S

e a ix ad af rn sa

“A t ra ve s


“S e se ir nt

fia r.”

m

a is

ed

uc

id ” o.

de

st

ão

co nv ivê n

e

re s

pe

“R es

pe

ci a ”

ito

.S

er

m

cu

re .”

id de m

“R es

im m es

pe

m

ito

“C it a

ro

sp

“A g a is

pr

ar o.”

an ça

pe

oa

“É

?

“B

eg ot pr

n co

e

“T er

co m

ud

os

ir

“O

ro fe s

co m

en te .”

co l

eg

as

so

re s

re s

e

po

os

ns

uv

co l

ab

ir

eg

ili d

os

as

ad

si n

da

a is

do ”

de

pe

r ig o”

.”

ee

pr ev en

çã

o”

.”

“S “É

ui

er

pr ec

is o

at en

çã

o.”

“D

ate nt o.”

ar

se ta

s.”


desafio Os desenhos abaixo representam situações de risco. O desafio é o seguinte: você deve identificar quais são os perigos envolvidos em cada uma das caixas. Depois, você deve dar uma dica para que os personagens das ações não se machuquem. Vamos lá!

1

4

2


3

6

Situações encontradas


[segurança em versos] Sou criança. Não sei dirigir. Mas agora o assunto é aprender. Vim aqui, preciso ouvir Tudo que você tem para dizer.

A defensiva é a melhor opção, A paciência, lado a lado com a atenção. Quando um dia começar a dirigir Concentração fará parte de mim

Policiais, instrutores, bombeiros, professores Elaborando um plano de ação Educação no trânsito é a opção.


Cuidado ao atravessar a rua, Hoje o trânsito está mal, Pode vir um carro de repente E te mandar para o hospital.

A cidade é muito grande, O país é mais ainda. Tem as ruas, tem as casas, As BR’s e as avenidas.

Hoje o dia está lindo. Sem nenhum acidente. Na rua passa o carro. No passeio passa gente. Cuidado motorista, Não passe na contramão, Outro carro pode vir Na sua direção.


1. trabalho | 2. alerta | 3. tranquilidade | 4. perigo | 5. respeiro | 6. segurança | 7. cuidado | 8. atitude 9. concentração | 10.aviso | 11. saúde | 12. proibição | 13. distração | 14. vida | 15. trânsito

dicas para você. Boa sorte! um pouco e dar umas boas lado. A gente vai facilitar escondidas no esquema ao Há um monte de palavras 8 15 7 14

palavra cruzada

6 5 13

4 12

3 2 10 11

1 9


baú de sugestões Horizontais

Verticais

1. É o que o patrão manda fazer. É importante para os adultos. Levantar todo dia cedo. É ganhar dinheiro para seu alimento. Tarefa.

9. É quando eu quero fazer algo e uma pessoa atrapalha. É preciso ter para fazer prova. É quando a pessoa está presente de verdade.

2. Uma coisa vai acontecer! Ficar atento às coisas. Buzina! Na hora que o trem passar: pare, olhe, escute! 3. É quando eu vou dormir na rede e o ar está fresquinho... É quando estou seguro. É quando estou em silêncio. É quando você se sente livre de todos os seus problemas. É ver a minha mãe toda manhã. É você ficar em paz, mesmo quando você esqueceu alguma coisa. 4. É quando meu coração acelera muito. Colocar o dedo na tomada. Tem em todo lugar. É brincar na linha do trem. 5. Devemos ter pelos mais velhos. É não fazer bullyng. É aceitar conselhos. Obedecer a mãe é um jeito de ter... Não ter preconceito com os outros. 6. É estar protegido e longe do perigo. Prestar atenção na linha férrea. É fazer as coisas com cuidado. É ter cuidado na escola, em casa e no trânsito. 7. É o que a gente deve ter com o meio ambiente e com o trânsito. É saber cuidar da nossa vida. Tem que ter em qualquer lugar. Devemos ter ao atravessar a rua. 8. É quando eu escolho quem eu quero ser. Se colocar de forma coerente, consciente e responsável no que faz, assumindo os seus atos. É coisa de quem vai até o fim. Ter coragem para falar o que sente. Quando uma pessoa fala algo e cumpri.

10. É uma forma de chamar a atenção. É uma coisa que temos que ouvir. É um jeito de dizer amor. É cuidado. É quando o menino não quer se calçar e acontece um acidente e a mãe fala: eu te avisei! “Nunca ande na linha do trem” é um exemplo. 11. É quando estamos bem. É não ter doenças. É estar bem tratado. É levantar todos os dias. É não ficar na chuva e no vento. 12. A mãe proíbe porque já passou por isso. É uma coisa chata, mas tem que aceitar. “Não!” é um exemplo. 13. Ficar olhando a banda passar e não ver um buraco no chão. Ficar olhando pro céu enquanto atravessa a rua. É ficar viajando na maionese. Atender o celular dirigindo. 14. Deve ser bonita. É uma coisa que Deus me deu. Devemos ter amor a ela. É sempre visitar meus avós. Toda pessoa tem uma________inteira. É fazer aniversário todo ano. 15. Tem um carro atrás do outro. Se um carro quebra piora. Agitação. Tem que ser seguro. Movimento de pessoas e carros.


Criança brinca no terreiro e não mexe com isqueiro

Uma escolha bonita é ser professor

Se liga!

Na nossa sociedade há violência em todo lugar, mas a escola deve ficar protegida disso

Tratar com di

Pedestre, olhe bem onde anda, atravesse com atenção e use sempre a faixa para sua proteção


Não fique em cima do muro. Trabalhe sempre seguro.

Mantenha sempre o gás desligado, se não estiver cozinhando, o fogo apagado

r o outro ignidade

Diga não à violência. Deixe de ser fortão, em amigo não bate não.

Não seja inconsequente. Segurança na nossa vida sempre tem que estar presente.


cantando no chuveiro

A galera das escolas fez duas paródias com tema Segurança. Então, prepare a voz, o violão e comece a cantoria. Só tenha cuidado com os amigos e vizinhos, mas explique que, afinal de contas, é por uma boa causa.

Chora me liga Não era pra você me atropelar Era só pra você treinar Eu te falei, meu bem eu te falei Você sabia pois a regra é assim Leis de trânsito temos que cumprir Eu te avisei, eu te disse, eu avisei Não vai ser tão fácil assim Sair da contramão Logo na rodoviária federal Onde tem pedestre e caminhão

Não venha me telefonar Buscando uma saída Dizendo o guarda me parou E o carro não quer dar partida Chora me liga e pede Me busca de novo E grita socorro! Quem sabe eu vou te ajudar Chora me liga chamando E eu digo não vouuuu Volta de metrôôÔ Quem sabe um dia para de barbeirar.


Atirei o pau no gato Desliguei o pino do gás, gás, gás. Mas o gás, gás, gás não desligou, gou, gou Chamei meu pai, pai, pai e minha mãe, mãe, mãe Que conferiram o botijão e desligaram. Viva!!!


pesquisa rápida

Confira os dados coletadas em uma pesquisa realizada pelos alunos em uma das oficinas do Programa Cidadania nos Trilhos.

66,8 %

Quais as principais atitudes que devemos ter no trânsito?

26,6 % 6,6 % Atenção ao pedestre

Evitar brigas

Cautela

53,4 % 40 %

Para tornar a cidade segura, o que devemos fazer?

6,6 % Não jogar lixo no chão

26,6 %

Como manter uma escola mais segura?

Evitar brincadeiras violentas

Violar leis de trânsito

Não desrespeitar os outros

36,7%

36,7%

Respeitar o próximo

Cuidar da estrutura da escola


desafio A frase abaixo é um pensamento sobre segurança. O desafio é completá-la com as palavras sugeridas nos boxes amarelos.

Devemos ter ___________________________ no ________________________ e em todos os lugares que circulamos, seja em casa, na escola ou na rua. É preciso ter ____________________ e ____________________ pelo próximo e não cometer atos de ______________________ como _____________________. Ter amor à vida, valorizando a _______________________ com familiares, amigos, colegas de trabalho e da escola para viver em _______________________.

RESPEITO - ATENÇÃO - BULLYING - SEGURANÇA TRÂNSITO - PROTEGER - VIOLÊNCIA - CONVIVÊNCIA


[segurança em versos] Soltar papagaio é divertido e legal Mas sem linha de cerol. Se cerol não usar, Problemas vai evitar. Então, por favor, cerol de usar E problemas pare de causar

Pegar carona no trem Não é algo inteligente. Pense só nas consequências Se acontecer um acidente. Evite problemas graves Não seja inconsequente.”


não pode Soltar papagaio com cerol

Fazer bagunça

Jogar pedra no trem

Fazer o errado

Mexer na celular enquanto atravessa a linha do trem

Sair de casa sem pedir

Andar sem o cinto de segurança

Viajar com bebê sem cadeirinha

Jogar bola perto da linha do trem

Ser triste


pode Atravessar na faixa de pedestre

Brincar à vontade

Dormir até tarde

Comer bolo de chocolate

Hoje a minha mãe falou que eu posso comer pudim

Andar de trem com minha avó e meu avô

Gostar de chuva com sol porque eles fazem o arco-íris

Ajudar os cegos, idosos e deficientes


relato fotográfico Como seria as proximidades da sua escola se você pudesse intervir por meio de medidas de segurança? Confira as intervenções realizadas sobre fotografias ocorridas em uma das oficinas do Programa Cidadania nos Trilhos.

antes


depois


[segurança em versos] Segurança no trânsito O trânsito é um perigo Tome cuidado, meu amigo. Sem segurança, O trânsito fica sem esperança. Se obedecer os sinais, Evitaremos acidentes Se seguirmos corretamente Viveremos mais contentes. Se usar cinto de segurança, Mais esperança tem as crianças. Trânsito não é brincadeira, Atravesse e não fique de bobeira. Não demore para atravessar, Seja esperto e não dê moleza. Se não prestar atenção


Morotista prudente Quando o sinal estiver vermelho Você tem que parar Se não um pedestre Você pode atropelar O que significa o amarelo Que fica a piscar? É o sinal de atenção Que devemos observar. Quando estiver verde O carro tem que atravessar E os pedestres devem parar. Por isso devemos As leis respeitar Ou um acidente Você pode causar.


1

2


3

conte uma hist贸ria Invente uma pequena hist贸ria tendo como protagonista o personagem do quadro abaixo.


segurança na porta das escolas 1

2

Existem várias atitudes que podemos tomar para aumentar a segurança na saída da escola. Confira algumas delas:

Praticando a boa educação: • Seja sempre educado ao entrar e sair do ônibus. • Não fure fila ou empurre seu coleguinha. • Respeite o espaço do colega. • Espere o tranporte escolar dentre da Escola e só entre depois que ele estiver parado. Cuidado com objetos pessoas: • Evite contar dinheiro no meio da rua. • Cuidado ao usar o celular. Além de tirar a sua atenção, eles são muito visados para furto.


3

4

5

Rejeitando as ofertas más: • Nunca aceite ofertas para fazer uso de drogas. • Evite andar em má companhia Cuidado com estranhos: • Não aceite nada de estranhos! • Nunca aceite carona de pessoas desconhecidas. Para os pais: • Crianças com menos de 10 anos não devem atravessar a rua sozinhas • Ao buscar seu filho na escola, combine um local seguro e tranquilo para o encontro • Verifique se a escola mantém a segurança necessária no portão de entrada e saída


valeu! Corendaeribus solor aliquatur, soloriorro conse moloreptatio eatur, se es molentiasit harum rae sere vidusdae conet fugitatas qui blam serum quia solor as si berum, sit et quo venietur apidelique aliquasi consedit providipsam, quundam rest, sequo ius. Ullame dolupta taquiscide aut digenia andis aut ullabo. Tur? Aspis eiume reperup issequu ntempellum exerspis repudite eosant ratatenimet adiae et esed quatescipsam que pos rem quam, cus es de omnis mi, alita nes eritatqui omnihitio. Ibus et vellora vel maxim ende dolorum ium estiumquo maximusam, quost, ut inctur aut eatias volupta tenihiliae pe la quuntus, officae pudani que sitat. Aliquia ipidel il moluptatio modis eum, ipsandaecea iustior umenecescia dem. Ani repudigendi culpa sus doluptatur? Vitas corum volupit, quiatqu asperum excea cor andebis re verrovi tatemped ex et quam a con rest dit raesed ma coresciant voluptae nulles a sitis nectus dendi blaccum que venis aut


expediente Confira quem tornou essa cartilha possível por meio do envolvimento nas oficinas do Programa Cidadania nos Trilhos, realizado pela VALE e executado pela Associação Imagem Comunitária.


Relação das escolas que participaram, em 2013, das atividades do Eixo Pedagógico / Programa Cidadania nos Trilhos: belo horizonte E.E. Assis Chateaubriand | Boa Vista E.E. Engenheiro Prado Lopes | Alto Vera Cruz E. E. Paulo das Graças da Silva | Boa Vista E. M. Padre Francisco Carvalho Moreira | São Geraldo E. E.Sarah Kubitschek | São Geraldo E. E. Walt Disney | Casa Branca E. M. Wladimir de Paula Gomes | Caetano Furquim sabará E. M. Construtor Joaquim Borges | General Carneiro E. E. Elísio Carvalho de Brito | Vila Santa Rita E. E. General Carneiro | Vila Rica E. M. Maria Costa Pinto | Itacolomi E. M. Padre Geraldo de Souza | Santo Antônio de Roças Grandes E. M. Professora Elza Soares | Vila Rica E. M. Professora Maria Aparecida Batista | General Carneiro E. M. Vereador Geraldo Alves Feitoza | Nações Unidas


Segurança e arte por toda parte  

Cartilha - resultado de processos formativos nas escolas participantes do Programa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you