Page 1


O Coletivo Estudantil Teatro Integrado busca integração e intercâmbio de experiências artísticas, acadêmicas e políticas. O Coletivo tem como principal desafio o desenvolvimento de relações e tornar mais fácil e ativa a comunicação entre alunos de diversas escolas e entre estudantes e as escolas. De modo que os dissentes possam participar da dinâmica destas instituições, contribuindo para o seu crescimento artístico e do cenário cultural. Muitas pessoas sonham em se profissionalizar no campo das artes cênicas, as escolas de teatro são ambientes de aprendizado e integração para muitos jovens. A partir da percepção de que as possibilidades de vivências e trocas poderiam ser expandidas para além de cada uma das escolas, estudantes do Centro Teatro Universitário TU/UFMG/EBAP, Centro de Formação Artística CEFAR-FCS e a Graduação em Teatro EBA/UFMG resolveram se unir. A ideia de integração surgiu em 2011, quando os alunos Didi Moreira do Centro Teatro Universitário TU/UFMG/EBAP e Sartre do Centro de Formação Artística CEFAR-FCS perceberam que entre os estudantes dessas escolas existiam disputas e dificuldades de relacionamento, que ao invés de agregar acabavam por enfraquecer a potencialidades de articulação. Em conversas informais os estudantes observavam que, embora houvesse algumas disputas, grande parte dos alunos sentia falta de mobilizações reais envolvendo várias escolas. O estreitamento dos laços e compartilhamento de saberes começou a se concretizar por meio de acolhimentos promovidos de uma escola para outra, em que os alunos foram recebidos de forma ritualística e apresentados a cada uma das escolas bem como aos seus membros. O Coletivo Estudantil Teatro Integrado busca expandir a rede de contatos e intercâmbios criada se colocando aberto a alunos de outras escolas que se interessarem em fazer parte dessa construção coletiva. A ideia de compartilhamento norteia as discussões do Coletivo que visa integrar estudantes e também professores. A intenção é expandir e fortalecer os laços.


err c he a

n gr ar o C e it

intalp

p

VocE jA conhece o Coletivo? Coletivo Estudantil Teatro Integrado está aberto à participação de qualquer estudante de teatro, para conhecer, integrar e até mesmo palpitar visite o blog www.ceteatrointegrado.blogspot.com.br. O Coletivo também mantém um grupo de discussão no facebook (www.facebook.com/groups/teatro.integrado), além de um grupo de e-mails (www.groups.google.com/group/ceteatrointegrado). O blog do Coletivo é um instrumento de comunicação que visa criar oportunidade de compartilhamento de informações, por isso recebe colaboradores. Para colaborar postando noticias e outros conteúdos ligados aos interesses dos estudantes de teatro é só entrar em contato com a equipe do Coletivo pelo email ceteatrointegrado@googlegroups.com.


errr c heecerar r n Coonhteggrpaitaar C intealpit

in pal

p

ESCOLAS DE TEATRO Atualmente, as escolas que estão representadas no Coletivo Estudantil Teatro Integrado são: Teatro Universitário (TU-UFMG), Centro de Formação Artística do estado de Minas Gerais (CEFAR) e TEATRO UFMG. Conheça um pouco sobre cada um desses espaços de conhecimento e arte.

TEATRO UFMG O curso de Teatro da UFMG é um dos cursos da Escola de Belas Artes. Subdivide-se em duas modalidades: o Bacharelado em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral, e o de Licenciatura em Teatro. Os cursos contemplam a pesquisa e a prática de concepções sobre a representação teatral do século XX, a investigação sobre a história e as teorias teatrais, ao lado da práxis artístico-pedagógica dessa arte no processo de ensino/aprendizagem. As disciplinas aliam conteúdos gerais e específicos integrando o conhecimento teórico e historiográfico mais amplo às práticas e metodologias inerentes a cada curso. CEFAR A escola de teatro do Centro de Formação Artística do estado de Minas Gerais surgiu com o intuito de preencher a demanda de uma escola de teatro na capital que questionasse as formas convencionais do fazer teatral. Os


objetivos do CEFAR se relacionam à habilitação profissional na área artística a jovens e adultos, desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e o senso estético para uma atuação na comunidade, como agente cultural transformador de seu meio. E também ao aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da área artística em seus conhecimentos e habilidades. O Departamento de Teatro forma atores profissionais, oferece cursos básicos para adolescentes e teatro para educadores. O CEFAR oferece, ainda, cursos de Extensão e oficinas nas áreas de Dança, Música, Teatro e Gestão Cultural. Os estudantes são convidados a aliar o aprendizado acadêmico à convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes, somando ao estudo um universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento. TEATRO UNIVERSITÁRIO – UFMG O Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais é uma escola de formação de atores e atrizes em nível técnico que exerce importante papel no cenário artístico-cultural local e nacional. O curso técnico de formação profissional de atores foca o trabalho coletivo e tem como objetivo central promover a formação integral d@ estudante, utilizando-se da técnica como veículo para a edificação de uma base sólida que alicerce o ofício de um ator/criador. Isto possibilita ao alun@-ator conquistar degrau por degrau a aptidão necessária para enfrentar, como um pesquisador da expressão, as exigências da criação artística.

err c he a

n gr ar o C e it

int lp

pa

r e c r

e a h on gr ar

C te pit in l

pa


Apoio

Patrocínio à Associação Imagem Comunitária

Folder Coletivo Estudantil de Teatro Integrado  

Folder Coletivo Estudantil de Teatro Integrado

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you