Page 1

BALANÇO DE

DIAS DE GESTÃO


PLANTÃO 12H NA COLETA Instituímos a escala de plantão de doze horas para os Técnicos de Hemoterapia da sala de coleta. A mudança era esperada há alguns anos e permite que os servidores ofereçam um atendimento de maior qualidade, tendo em vista que passam a equilibrar a jornada de trabalho e de descanso de maneira mais efetiva.

AQUISIÇÃO DE TERRENO O setor de Patrimônio também registrou conquistas em 2019. O HEMOAM recebeu a doação de um terreno no bairro Santa Etelvina, medindo 30x160m onde será construída a área de lazer dos servidores, além de uma casa de Apoio aos pacientes oriundos de municípios do interior do Estado. No mesmo terreno iremos construir o Hemoam norte, cuja proposta será ampliar os serviços da instituição para aquela região da cidade.


CRIAÇÃO DO COMITÊ SOCIAL Instauramos também um comitê social para gerenciar situações de crise e submeter propostas de melhorias no atendimento aos pacientes da instituição. A comissão é formada por profissionais da área médica, psicologia, enfermagem, serviço social, ouvidoria, além de mães de pacientes e pacientes da Fundação.

PARTICIPAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Somos a única fundação que está participando do Plano Estadual de Saúde (2019 – 2022). Esse plano faz parte de um planejamento estratégico envolvendo as principais atividades da Susam. Estamos participando ativamente desse planejamento, que irá impactar inclusive no plano plurianual da Fundação.


PARTICIPAÇÃO DO GBTLI 2019 Estamos engajados na formatação do novo protocolo de atendimento do GBTLI - Grupo Brasileiro para Tratamento da Leucemia Linfóide Aguda. Vale lembrar que somos a única instituição que adotou o GBTLI-2009 e agora somos instrumentos de construção da nova versão do protocolo 2019.

FÓRUM DAS FUNDAÇÕES Estamos em constante diálogo com todas as Fundações de saúde do estado, na qual semanalmente é discutido ações, troca de experiência e propostas para melhoria do serviço prestado pelas entidades envolvidas.


HOSPITAL DO SANGUE As obras do Hospital do Sangue estão a todo vapor. Desde sua retomada, no dia 28 de dezembro, já passamos de 35% de execução do Hospital, o que nos aproxima ainda mais da realização desse tão sonhado projeto.

PESQUISA Implantamos a Gerência de Pesquisa e Núcleo de Publicações com o propósito de aumentar o nível do Mestrado em Hematologia do Hemoam e, a partir daí, viabilizar a implementação do Doutorado também nessa área.


MELHORIA NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Criamos a central de reagendamento junto ao Departamento de Atendimento a Paciente (DAP) para facilitar e agilizar o processo de registro de consultas e serviços médicos para os pacientes, de modo a reduzir problemas e reclamações relacionadas ao atendimento ambulatorial.

COMPRA DE CADEIRAS PARA TÉCNICOS DA COLETA Substituímos as cadeiras utilizadas pelos servidores do setor de coleta. As cadeiras foram avaliadas e aprovadas pela Fisioterapeuta Tomomi Iuamoto e proporcionará mais conforto e segurança para os servidores que atuam nessa área.


CRIAÇÃO DO NAS E PPRA Criamos o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), setor direcionado para planejar e executar políticas de apoio e amparo ao servidor do Hemoam. Uma das primeiras ações desenvolvida pelo NAS é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO). O primeiro para garantir um ambiente seguro e o segundo para cuidar da saúde de todos os servidores da Instituição.

SETOR DE CUSTO Criamos o setor de custos, que é uma ferramenta administrativa com o intuito de, levantar conhecer e identificar minunciosamente todos os gastos e custo operacional de todas as atividades e serviços prestados pela instituição. O objetivo é o manejo de recursos, evitar desperdício e direcionamento do orçamento para questões fundamentais.


EQUIPAMENTOS HOSPITAL DO SANGUE Estamos pressionando pela tramitação de processo de aquisição de equipamentos para o Hospital do Sangue, totalizando 72 equipamentos médico-hospitalares e mobiliário. Além deste, também estamos formatando outro processo para aquisição de mais 1.794 equipamentos, com expectativa de compra até o final do ano.

IMPLANTAÇÃO DA ENGENHARIA CLÍNICA Iniciamos o projeto de implementação da Engenharia Clínica do Hemoam, com o propósito de nos tornarmos autossuficientes na manutenção preventiva e corretiva, calibração, certificação das cabines e todos os demais serviços de manutenção especializados que atualmente são terceirizados.


ARTICULAÇÕES POLÍTICAS A fim de proporcionar o melhor para o Hemoam, estamos em constantes articulações com os poderes Executivo e Legislativo. Nos últimos 90 dias recebemos deputados estaduais e federal apresentando projetos e apontando caminhos para que o Hemoam possa crescer ainda mais.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE (NUSP) Estamos implantando seis metas internacionais para a segurança do paciente: Identificação correta do paciente; comunicação efetiva; melhorar a segurança dos medicamentos; cirurgia segura; reduzir risco de infecção associado ao cuidado; reduzir risco de danos aos pacientes resultante de queda.


AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS Estamos em fase de elaboração de projeto para implantar tecnologia de última geração tornando o processo de exames laboratoriais mais rápidos e eficientes, com menor gasto e maior segurança, com possibilidade de ampliar o atendimento para outros serviços, além do interior.

NÚCLEO DE PROJETOS E INOVAÇÃO Estamos criando um núcleo focado em projetos inovadores com ênfase na rotina laboratorial, assistencial e social. Será direcionado ainda para promover a inovação tecnológica como estratégia de desenvolvimento local, regional e nacional, atraindo, criando e incentivando a produção de produtos e soluções inovadoras na área de hematologia e hemoterapia.


ATENDIMENTO ANESTESIOLOGIA 12H Ampliamos o serviço de anestesiologia para 12h, melhorando o fluxo de atendimento, reduzindo o tempo de espera dos pacientes

TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO Nos últimos 90 dias realizamos diversas ações para qualificar, melhorar e atualizar o conhecimento de nossos servidores, além de publicações científicas por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa. Mais de 300 servidores foram beneficiados nesses três primeiros meses.


AMPLIAÇÃO DA COLETA EXTERNA EM 20% Como medida preventiva para evitar a queda do estoque de sangue, ampliamos de 8 para 10 o número de coletas externas mensais da nossa unidade móvel (Vampirão)

RENOVAÇÃO HLA Renovamos o serviço laboratorial dos exames de histocompatibilidade para atender os transplantes de órgãos sólidos enviados pela coordenação estadual de transplante.


EXPANSÃO DO HEMOSYS Estamos em tratativas com o hemocentro de Rondônia (FEMERON) que tem grande interesse em adotar nosso sistema Hemosys. Isso demonstra a eficiência do sistema que criamos e utilizamos em nossa instituição.

CONTRATOS HEMOTERAPIA Estamos em fase final de renovação dos contratos para prestação do serviço de fornecimento de sangue e seus hemocomponentes tanto para o serviço público quanto para o privado. Essa renovação inclui ainda toda parte técnica necessária para realização das atividades hemoterápicas nas AT’s.


“HEMATO DAY FÓRUM DE ATUALIZAÇÃO Realizamos o “Hemato Day - Fórum de atualização científica e discussão”, que trouxe renomadas profissionais da área de pesquisa hematológica para atualização dos profissionais da saúde da nossa Fundação.

NEGOCIAÇÕES HOSPITAIS PRIVADOS Estamos revendo questões técnicas e financeiras das contratações privadas no fornecimento de sangue e seus componentes para atendimento ao público.


HEMONÚCLEOS Com o propósito de ampliar o atendimento prestado pelo HEMOAM no interior do Estado, oferecendo serviços que atualmente só existem na capital, estamos avançando na construção e projetos de construção dos Oito Hemonúcleos do interior. O de Coari já é possível observar grande avanço nas obras.

TERRENOS PARA OS HEMONÚCLEOS Estamos em constante articulação para materializar os projetos dos oito hemonúcleos do interior. Recentemente entramos em negociação com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para garantir o espaço/terreno para construção dos hemonúcleos nas cidades de Tefé, Humaitá, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.


REESTRUTURA ORGANIZACIONAL Reorganização no organograma da instituição, reestruturando e criando setores que auxiliarão no maior controle de custos institucionais, bem como ampliarão os serviços, humanizando as atividades e observando as necessidades dos servidores.

BANCO DE CÉLULAS RARAS Retomamos nesse primeiro trimestre de 2019 O Banco de Células Raras, um projeto do Ministério da saúde como objetivo mapear os sangues de classificação rara, o banco possibilitará o congelamento da tipagem sanguínea considerada rara por pelo menos 10 anos.


BALANÇO DE

DIAS DE GESTÃO

Profile for Assessoria HEMOAM

Balanço de 100 dias de gestão  

Balanço de 100 dias de gestão  

Advertisement