Page 1

Versão eletrônica: www.asserjuf.org.br

Etiqueta

SALVADOR/BA - 04 DE JULHO DE 2013

EDIÇÃO Nº 476

AMNÉSIS - Uma busca intencional pela lembrança

-- EDITAL DE CONVOCAÇÃO --

Salvador, 17 de junho de 2013 A Diretoria.

DO JAPÃO AO BRASIL- a viagem da cerâmica oriental

-- Agenda Cultural --

Cumprindo determinações estatutárias, a Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça Federal da Bahia - ASSERJUF, convoca os associados para se candidatarem a membros do CONSELHO FISCAL, para o biênio de 2013/2015. A assembléia geral para eleição será realizada no dia 29 de julho de 2013, na sede da Justiça Federal. A inscrição poderá ser feita até as 18hs do dia 26 de julho de 2013, no escritório da ASSERJUF.

Dias: 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de julho de 2013 Horário: às 20h Local: Teatro Gamboa De maneira leve, lúdica, metafórica e divertida, a montagem reúne inúmeras histórias que ecoam nas ruas e praças de Salvador. Os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados, dando vida a diversos personagens.

Dias: 5, 6 e 7 de julho de 2013 Horário: das 9h às 18h Local: Conjunto Cultural da Caixa A exposição 'Do Japão ao Brasil: A Viagem da Cerâmica Oriental' apresenta a trajetória dos ceramistas Alberto Cidraes e Mieko Ukeseki. A mostra reúne 40 obras em escultura cerâmica que simbolizam a relação entre o homem e a natureza.

GUERRA MUNDIAL Z O filme de ação Guerra Mundial Z estrelado e produzido por Brad Pitt, é o maior lançamento do fim de semana. A história é baseada no romance homônimo de Max Brooks. No filme, Gerry Lane é um ex-investigador das Nações Unidas que precisa ir atrás de um vírus letal transmitido por uma simples mordida, que transforma humanos saudáveis em brutais zumbis.

VANESSA DA MATA Caro(a) associado(a), Em razão do reajuste anual, a ASSERJUF informa que, a partir do mês de JULHO a mensalidade da Promédica terá um reajuste de 22,60%. Os novos valores serão: PROMÉDICA STANDART - R$ 349,54 PROMÉDICA ESPECIAL - R$ 533,22

Dias: 5 e 6 de julho de 2013 Horário: 21h Local: Sala Principal do TCA Após o grande sucesso da turnê “Nivea Viva Tom Jobim”, a cantora Vanessa da Mata volta a Salvador com a nova “Turnê Viva Tom”. O show tem direção e curadoria de Monique Gardenberg, arranjos e piano de Eumir Deodato e produção musical de Kassin.

Aniversariantes da Semana Michelini Santos 21ª Vara Tatiana da Cunha 17ª Vara

Elise Dias 19ª vara Edival Mendes Aposentado

Elisabete Góes 7ª Vara Luiz Cláudio Falcão 14ª Vara Sandrq Barros Ana Cláudia Pamponet 3ª Vara 15ª Vara

Ana Luiza CEMAN Sayonara Pereira 3ª Vara

Kleber Portela Patricia Moraes NUCOD/JEF 18ª Vara


Saúde

Fonte: Web

Reconheça as diferenças entre os sintomas da rinite e da sinusite*

hihihh i

ehehe

hahaha

HUMOR

ão há otorrinolaringologista que não escute pelo menos uma vez por dia essa frase: "Eu tenho rinite e também sinusite". As duas "ites" vêm sempre juntas na cabeça do paciente (sem trocadilhos), como dois problemas em um só. Já que a diferença entre as duas é nebulosa para a maior parte do público, as pessoas preferem declarar que sofrem de ambas, por via das dúvidas. A rigor, rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido. Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais. Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também

02

sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixamos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente, inflamada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite. A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos. Aqui vale um aviso: nem sempre a cefaleia frontal (a tal dor de cabeça na

testa) é sinusite. Aliás, se ela não vem acompanhada de demais sintomas nasais, provavelmente não está relacionada à doença. Nesses casos duvidosos, a tomografia de seios da face (e não a radiografia simples) é um exame de imagem muito importante para tirar a dúvida. Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de interseção entre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. Portanto a associação em muitos casos é real. Por último, é preciso esclarecer algo: a rinite realmente não tem "cura" na maior parte dos casos, mas sim controle, embora possa amainar com o tempo. Já a sinusite, ao contrário, tem cura na maior parte dos casos. Mesmo a crônica, embora não raro seja necessário algum tipo de intervenção cirúrgica para isso. Portanto, consulte seu otorrinolaringologista e seja feliz respirando pelo nariz! *Escrito por Dr. Krishnamurti Sarmento. Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Otorrinolaringologia pela UFRJ e pós-graduado em cirurgia otorrinolaringológica pela Universidade de Zurich, na Suiça. **Texto disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/ materias/13198-reconheca-asdiferencas-entre-os-sintomas-darinite-e-da-sinusite

Fonte: Web

N

Muitas vezes confundidas, essas doenças precisam de cuidados específicos


RESSACA DE SÃO JOÃO 2013 ASSERJUF promove festas juninas, com sucesso!

A

ASSERJUF comemorou com seus associados e funcionários todas as festas juninas: Santo Antônio, São João e São Pedro. Embora o dia de Santo Antônio seja comemorado em 13 de junho, aqui foi celebrado no dia 14, no Espaço Ecumênico. Cerca de 25 pessoas se reuniram para entoar os cânticos do Insígne Português, entre elas Dra. Nilza Reis e Dr. Carlos D’Avila. Ao final, os devotos degustaram uma saborosa canjica de milho verde (feita por Marivaldo, funcionário da Delta), bolo de carimã, balas de amendoim e o tradicional pãozinho de Santo Antônio - para garantir a farinha do ano inteiro. Diferentemente dos anos anteriores, nosso forró não foi no São João, mas na véspera do dia de São Pedro. Por causa disto, a ASSERJUF liberou seus funcionários mais cedo para que pudessem viajar e curtir o São João nos arraiais do Interior. E aí eles voltaram com todo gás e organizaram para nós uma animadíssima “Ressaca de São João”. Aliás, foi esse o título ganhador do concurso promovido pela ASERJUF para “batizar” a festa. Muitos associados participaram do concurso e deram ótimas sugestões de nomes, mas o mais votado foi mesmo a Ressaca. Os participantes não sabiam que sua participação valeria prêmios. Durante o forró sorteamos dois participantes do concurso: Paulo Márcio (SEVIT) e Wesley Andrade (8ª

Vara). Depois foi só alegria. Teve muito forró, comidas típicas, licor, quadrilha e até uma fogueira e fogos de salão para as crianças que se divertiram muito. Agradecemos aos funcionários e estagiários da ASSERJUF que organizaram os festejos juninos e aos associados que participaram com muita animação. A ASSERJUF agradece também o apoio da Direção do Foro que mais uma vez, deposita sua confiança e credibilidade em nosso trabalho, ao patrocínio dos parceiros Banco Alfa e SINDJUFE que nos ajudaram na realização deste grande evento e a todos os parceiros que contribuiram com muito empenho nos minimos detalhes que fizeram uma grande diferença. Um agradecimento especial, ao buffet Yê Bahia Eventos representado por Rose e Depósito de Bebidas Betoco's representado por Carlos Roberto, que a alguns anos realizam o evento junino conosco com muito sucesso, ao DJ Dhida e banda Zé Carijó que animaram nossa noite. Ano que vem tem mais, junto com as emoções da Copa do Mundo. Por Luzineide Araújo (vice-diretora executiva da ASSERJUF)

03


Destaques da Locadora Confira os novíssimos lançamentos da Locadora da ASSERJUF. ARGO

LINCOLN O filme se passa durante a Guerra Civil norteamericana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Quando a revolução iraniana atinge o seu ponto de ebulição, militantes invadem a Embaixada dos Estados Unidos e fazem reféns 52 americanos. Mas, no meio do caos, seis americanos conseguem escapar. Sabendo que é só uma questão de tempo até serem encontrados, um especialista da CIA chamado surge com um plano arriscado para fazê-los sair do país em segurança.

OS MISERÁVEIS

OS MERCENÁRIOS 2

A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

O grupo de mercenários liderado por Barney Ross se une para uma nova empreitada. Após perderem um amigo assassinado pelo temido Vilain, a turma embarca em uma jornada em busca de vingança. Ao mesmo tempo, recebem a missão de Churchde evitar que Vilain coloque as mãos em uma quantidade impressionante de plutônio enriquecido, que possibilitaria a produção de armas nucleares.

PARA ROMA COM AMOR

007 SKYFALL

O longa é dividido em quatro segmentos: um casal americano que viaja para Roma; outra história, envolve Leopoldo, um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema; o terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia que visita a Itália; Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma.

Daniel Craig está de volta como James Bond em 007 - SKYFALL, a 23ª aventura do maior franchise de filmes de todos os tempos. A lealdade de Bond a M é testada quando esta é assombrada pelo seu passado. Quando o MI6 é atacado 007 tem de encontrar e destruir a ameaça, a qualquer custo.

OS INTOCÁVEIS

O HOBBIT

Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete.

Bilbo vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média com o objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug.

- Mary Kay do Brasil Se você quer encantar todos por onde passa, aproveite para escolher o produto que melhor combina com você. PRODUTOS: Maquiagem; Cuidados Personalizados; Cuidados com a Pele; Fragrâncias e muito mais! Todas as terças-feiras, das 10h às 17h, no Espaço Beleza da ASSERJUF. Descontos especiais para associados

ASSERJUF.

04

CACHORRINHO para adoção. É filhote, vacinado, vermifugado e muito dócil. Apareceu em Villas do Atlântico, na porta de uma amiga, morto de fome e sede. CONTATO: ELAINE (71) 8846-0102 Tiragem: 380 exemplares/ Periodicidade: semanal Direção e Revisão: Gilson Suzarte e Luzineide Oliveira Criação / Diagramação: Taiana Silva (DRT n° 4105/BA) Diagramação e Textos: Taiana Silva Jornal enviado por e-mail para 569 associados. Distribuição para Subseções e servidores inativos. Obs.: Não nos responsabilizamos pelos textos assinados e publicados no jornal.

476  

Falajurf 476

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you