Page 1

REVISTA

INTEGRAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | 2015 ANO II - Edição 09 - ASSEFACRE - CURITIBA/PR O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988


R.I - EDITORIAL

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DA FAZENDA E COORDENAÇÃO DA RECEITA DO ESTADO DO PARANÁ O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSEFACRE

EDITORIAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Em conformidade com o previsto nos artigos 19, inciso I e artigo 28 inciso V do estatuto da associação, o presidente da ASSEFACRE - Associação dos Servidores da Secretaria da Fazenda e Coordenação da Receita do Estado, pelo presente convoca seu quadro de associados fazendários para participar da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se conforme o abaixo informado: Data: 17 de outubro de 2015. (sábado) Horário: 08:30 horas em 1ª convocação 09:00 horas em 2ª convocação Local: Clube de Praia da Assefacre Av. Beira Mar, 3755 - Balneário de Praia Grande - Matinhos - Paraná Pauta: I-Apresentação de projeto para utilização de Área disponível no Clube de Praia da Assefacre.). II-Acompanhamento de contas do exercício de MAIO/14 a MAIO de 2015. Nota: em conformidade com o Estatuto da Associação, somente os associados fazendários em dia com suas obrigações junto à entidade terão direito a voto nas deliberações. Curitiba, 31 de agosto de 2015. Nota: Será disponibilizado acomodação no Clude de Praia, para os Diretores e Associados que participarem efetivamente da assembléia, a acomodação é exclusiva para o titular. Confirmar presença até 10 dias antes do evento.

Edemilson S. Gusmão dos Anjos Assefacre - Presidente

AINDA NESTA EDIÇÃO 03 - Campanha Flúor

07 a 14 - Clube de Praia

20 - Ortodontia

22 - Arraiá Fazendário

05 - Unimed Amigo

15 - Seguro de Vida

21 - Ajuda as vítimas

24 - Uso das Pulseiras

06 - Clinipam

17 a 19 - Culinária

21- Aniversário Assefacre

25 - Abertura Piscinas

do Tornado

DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO DA ASSEFACRE: Associação dos Servidores da Secretaria da Fazenda e Coordenação da Receita do Estado.

O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

www.assefacre.com.br assefacre@assefacre.com.br

GESTÃO UNIÃO - 2015/2020 O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

R.I - Revista Integração, distribuída gratuitamente e diretamente no domicílio dos associados, empresas conveniadas e credenciadas. Para receber normalmente, mantenha o seu endereço sempre atualizado.

25

ANOS

FUNDADA EM 08/07/1988

DIRETORIA: Presidente: Edemilson S. Gusmão Dos Anjos - 1º Vice-presidente: Ademar Pereira dos Santos - Secretaria Geral: Marcia Teresa Klisiewicz - 1ª Secretária: Rosangela Maria S. Mazaro - Tesoureiro Geral: André Carvalho Muniz -1º Tesoureiro: Sergio João Cantelli - Diretor Jurídico: Claudio Gonçalves Ré - Diretor Técnico: Esmeraldo Tavechio - Dir. Relações Públicas: Valter Buti - Diretor de Patrimônio: Wagner Gomes Fabiano - Diretor de Esportes: Darílio José Fabrini - Dir. de Assist. Social: Conceição Pariz - Dir. Sócio Cultural: Neusa Maria Roveda - Dir. Assuntos Interior: Lauro Lourival Casagrande. COORDENADORES REGIONAIS: 1ª DRR-Curitiba: Luiz Carlos Machado | 2ª DRR-Reg. Metr. de Curitiba e Litoral: Maria Fátima Tozzi |3ª DRR-Ponta Grossa: Isaurino Daniel Cordeiro| 4ª DRR-União da Vitória: Edes Finatto | 5ª DRR-Guarapuava: Alceu J.Domenico | 6ª DRR-Jacarézinho: Leniwton Alvarenga Arrabaça | 8ª DRR-Londrina: Emerson Machado | 9ª DRR-Maringá: João Pedro Pereira Neto | 11ª DRRUmuarama: Alocir Gomes Domiciano |12ª DRR-Foz do Iguaçu: Carlos A. Francisco | 13ª DRR-Cascavel: Marlene de Fátima Relly | 14ª DRR-Pato Branco: Vani Aparecida Pedroso Valões. CONSELHO FISCAL TITULARES: 1ºConselheiro Titular: Odilon Frasson- 13ª DRR | 2ºConselheiro Titular: João Orlando Ribeiro Martins-11ª DRR | 3ºConselheiro Titular: José de Lima Ribeiro- 8º DRR Aposentado. SUPLENTES: 1ºConselheiro Suplente: Domingos Camilo da Silva-11ª DRR | 2ºConselheiro Suplente: Ramirez Martins-12ª DRR | 3ºConselheiro Suplente: Eva Mainardes da Silva-13ª DRR.

02 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

EXPEDIENTE Presidência: Edemilson S. Gusmão dos Anjos Redação e Supervisão: Gilberto Klisiewicz Fotografia: Gilberto Klisiewicz Projeto Gráfico e Arte: Eduardo Filpo Artigos assinados expressam as opiniões pessoais dos autores, não se responsabilizando a Direção por essas matérias. Edição encerrada em 30/08/2015 às 18h - Colaboracão: Clementina Melo de França, Silvani Gurski, Denise D. de Oliveira, Davisalva Santos, Fuad Naji, Marcia T. Klisiewicz, Issame Nagi, Andressa Winkelmann, Roberto Morais, Nelson G. Forbeck, Luiz Carlos Pereira, Evelise Vigiano Bianconi e Cristiane Rodrigues da Anunciação. Agradecimentos: Coordenadores Regionais da ASSEFACRE, Delegados Regionais da Receita, Chefes de Ar´s, ADRH/CRE, GRHS/SEFA, AAA/CRE, conveniados e credenciados anunciantes e demais colaboradores.

Sede Administrativa: (41) 3222-8229 - Rua XV de Novembro, 575 - 8° and.- Ed. Sulbanco Centro - Curitiba - PR - CEP: 80020-310 Clube de Praia: (41) 8498-5738 - Avenida Beira Mar, 3755 - Balneário de Praia Grande Matinhos - PR - CEP: 83260-000 Clube de Campo: (41) 8498-5736 - Rua Atílio Pedão, 1475 - Guarituba - Água Clara Piraquara - PR CEP: 83310-430


R.I - CAMPANHA

1ª CAMPANHA DE APLICAÇÃO DE FLÚOR E ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENE BUCAL” DA ASSEFACRE. Entre os dias 05/10/2015 e 09/10/2015, nos horários informados abaixo, a associação estará realizando sua “1ªCAMPANHA DE APLICAÇÃO DE FLÚOR E ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENE BUCAL”, para filhos, netos, enteados, sobrinhos etc de associados, com até 12 anos de idade. A aplicação tópica de flúor será GRATUITA e leva em média 05 minutos.

A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR NA SAÚDE BUCAL Para evitar a cárie é preciso remover a placa bacteriana com a escovação correta e uso do fio dental, além de evitar o consumo freqüente de açúcar. Mas um fator importantíssimo é a aplicação do flúor, uma substância que deixa a superfície do dente (esmalte) mais forte, protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que provocam as cárie. Existem várias formas de uso do flúor, porém as mais indicadas atualmente são:

•Flúor na saliva através dos alimentos; •Flúor depositado no abastecimento de água nas cidades; •Aplicação do verniz protetor; •Pastas de dente com flúor; •Bochechos (diários ou semanais); •Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel); VANTAGENS DO USO DO FLÚOR: •Fortalecimento do esmalte do dente,

OS HORÁRIOS Horários de atendimento do consultório dentário na Assefacre - Segundas e quintas-feiras. Das 13h30 às 17h:30 - Terças-feiras. Das 8h30 às 12h30 e - Sextas-feiras. Das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00

inibindo a desmineralização do dente (enfraquecimento que começa super-ficialmente podendo s e aprofundar); •Diminuição do número e do potencial de microorganismos bucais como o causador da cárie (Streptococcusmutans); •Favorece a remineralização dos dentes enfraquecidos recuperando a sua resistência.

Os interessados serão atendidos por ordem de chegada, não havendo necessidade de agendamento prévio. A iniciativa da Campanha é da ASSEFACRE e da Dra Maria Claudia Coser, profissional dentista que atende nossos associados, dependentes, agregados etc no consultório da sede administrativa da associação, no centro de Curitiba-PR.

ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENE ORAL Durante os procedimentos de aplicação de flúor os usuários serão orientados também sobre cuidados básicos de higienização bucal, viando manter sempre um belo sorriso e a boca saudável. Para os pais ou responsáveis que desejarem poderão agendar eventuais tratamentos para seus filhos, netos, sobrinhos etc, face a eventos que forem detectados durante o processo. KIT DO DR. DENTUÇO Os 25 primeiros dependentes que efetuarem a aplicação de flúor durante a semana acima receberão de brinde, o KIT DR. DENTUÇO, gentilmente doado pela Colgate-Palmolive, obtido pela Dra Maria Claudia.

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 03


LAZER

Clube de Campo

LAGO NO CLUBE DE CAMPO

Depois de muito trabalho e investimentos, estão em fase de finalização as obras do nosso LAGO ARTIFICIAL no Clube de Campo de Piraquara. Hoje já contamos com mais de 1.000 filhotes de tilápias em fase de crescimento e esperamos em breve, cerca de um ano, poder dar inicio aos torneios de pesca esportiva. Os méritos vão para nossa equipe responsável pelos cuidados com o Clube de Campo, Srs. Roberto e Samuel que construíram o lago e tem mantido a criação dos peixinhos com muito carinho, auxiliados pelo Silas e pelo Lucas (filhos do Roberto), que sempre trazem alguns filhotes quando vem de suas pescarias. Estamos fazendo as cercas de proteção no em torno do lago para garantir que crianças não venham a sofrer acidentes, pois a profundidade chega a mais de 2 metros e alguns lugares do lago. Pedimos desde já que os pais e responsáveis redobrem a atenção com seus filhos para que evitemos qualquer acidente. Em seguida a associação fará obras de embelezamento e apoio aos usuários da área do lago, quando o mesmo será então liberado. Como todos podem ver a ASSEFACRE não para de investir no bem estar de seus filiados. Junte-se a nós. Filie-se hoje mesmo.

A ALT ADA R PO 016 M TE 5/2 0 1 1 0 2

FERIADOS E RESERVAS PARA A BAIXA E ALTA TEMPORADA DE 2015/16 NO CLUBE DE PRAIA.

REFORÇANDO NOTÍCIAS JÁ DIVULGADAS EM NOSSO SITE, INFORMAMOS AOS NOSSOS PREZADOS ASSOCIADOS QUE ESTAMOS RECEBENDO SOLICITAÇÕES DE RESERVA PARA A BAIXA TEMPORADA DE PRAIA DE 2015, INCLUSIVE PARA OS FERIADOS DE 12 DE OUTUBRO E 02 DE NOVEMBRO DE 2015. RESERVAS PARA A ALTA TEMPORADA 2015/2016 NO CLUBE DE PRAIA VOCÊ PODE FAZER SEU PEDIDO DE

04 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

RESERVA PARA DEZEMBRO/15 E JANEIRO E FEVEREIRO DE 2016 JÁ, PREENCHENDO CORRETAMENTE O FORMULÁRIO DE PEDIDO DE RESERVA DISPONIVEL EM NOSSO SITE. VÁRIOS COLEGAS ESTÃO SE ADIANTANDO, MAS AINDA TEMOS APARTAMENTOS (POUCOS) PARA TODAS AS SEMANAS ANUNCIADAS, PRINCIPALMENTE PARA AS MAIS PROCURADAS. PARA AQUELES QUE FIZEREM RESERVAS ANTECIPADAS, OS PAGAMENTOS PODERÃO SER PARCELADOS (SE O ASSOCIADO QUISER) DE ACORDO COM

O CALENDÁRIO JA DIVULGADO NA EDIÇÃO IMPRESSA E ON LINE DA REVISTA INTEGRAÇÃO Nº 08 E NAS NOTICIAS DA A S S E FAC R E P U B L I C A DA S N O S I T E WWW.ASSEFACRE.COM.BR

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA.


R.I - SAÚDE

INFORMAÇÕES SOBRE O PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO Para atender as necessidades de atendimento médico de seus associados da Capital e Interior, temos à disposição o PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO-ASSEFACRE, firmado com a Unimed Curitiba com COBERTURA NACIONAL, e área de abrangência compreendendo todas as cooperativas médicas que integram o SISTEMA NACIONAL UNIMED.

PLANO AMIGO UNIMED & ASSEFACRE

Unimed

A Unimed de braços abertos para você.

TABELA ATUALIZADA PARA 2014/2015 DO PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO & ASSEFACRE COM CO-PARTICIPAÇÃO DE 25%

PLANO

FAIXA ETÁRIA

FAIXA ETÁRIA

FAIXA ETÁRIA

FAIXA ETÁRIA

CÓD

00-18

24-28

34-38

44-48

Ambulatorial

850

R$ 92,11

Amb. Hospitalar Enf. Obstetrícia

FAIXA ETÁRIA 54-58

59>

R$ 100,22 R$ 100,22 R$ 109,33 R$ 109,33 R$ 119,43 R$ 218,08 R$ 307,22

R$ 307,22

R$ 514,99

851

R$ 182,96 R$ 201,36 R$ 201,36 R$ 272,00 R$ 272,00 R$ 305,95 R$ 391,58 R$ 463,47

R$ 463,47

R$ 837,13

Amb. Hospitalar Enfermaria

852

R$ 115,04 R$ 132,15 R$ 132,15 R$ 171,64 R$ 171,64 R$ 197,05 R$ 274,74 R$ 348,34

R$ 348,34

R$ 655,19

Amb. Hospitalar Aptº Obstetrícia

853

R$ 252,44 R$ 304,68 R$ 304,68 R$ 414,06 R$ 414,06 R$ 536,56 R$ 536,56 R$ 647,85

R$ 647,85

R$ 1.123,92

Amb. Hospitalar Apartamento

854

R$ 160,23 R$ 195,57 R$ 195,57 R$ 280,73 R$ 280,73 R$ 385,34 R$ 385,34 R$ 527,20

R$ 527,20

R$ 925,31

19-23

29-33

VALIDADE DE: 11/2014 A 11/2015 • Valor mensal por usuário/beneficiário • Taxa de inclusão por beneficiário R$ 36,70 • Já incluso nos valores acima 4,5% a ser recolhido pela Assefacre ao INSS em conformidade com a Lei 9876 e Instrução Normativa MPS/SRF nº 3 ART 291. (somente sobre serviços prestado por Médicos Cooperados Unimed)

39-43

49-53

NOVOS VALORES DE CONSULTAS DETERMINADOS PELA UNIMED-CURITIBA, A PARTIR DE 1º DE JULHO DE 2015 * Informamos aos nossos associados os novos valores determinados pela UNIMED Curitiba, em vigor desde 01.07.2015, para consultas eletivas, emergenciais e de puericultura. - CONSULTA ELETIVA DE 16,98 PARA: R$ 18,95 - CONSULTA DE EMERGÊNCIA PARA: R$ 13,85 - CONSULTA PUERICULTURA: R$ 26,14 (não havia cobrança diferenciada ; era o mesmo valor da consulta para Adultos). *Os valores são oriundos de decisão do Conselho Administrativo da Unimed com os médicos e não da ANS.

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 05


R.I - SAÚDE

PLANO DE SAÚDE ASSEFACRE & CLINIPAM

& O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

TABELA VÁLIDA ATÉ ABRIL DE 2016 É um Plano de Saúde com cobertura da C L I N I PA M , e m p r e s a t r a d i c i o n a l e especializada, com vantagens e condições especiais de preços. As coberturas podem ser contratadas nos módulos: Ambulatorial, Enfermaria e Apartamento. PRINCIPAIS VANTAGENS DO PLANO DE SAÚDE EM GRUPO • TAXA DE INCLUSÃO ACESSÍVEL • SOMENTE TRÊS FAIXAS ETÁRIAS: de 0 a 43 anos; de 44-58 anos e mais de 59 anos. •COBERTURA: Todas as especialidades médicas •CONSULTAS COM HORA MARCADA: Na rede própria CLINIPAM ou na Rede credenciada pela mesma.

TIPOS DE PLANOS:

• REAJUSTE: Anual, em função do gasto do grupo. •ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Curitiba e PLANO HOSPITALAR SIMPLES Região Metropolitana. Consultas, exames e internamento • Compra de carências, para transferências clínicos e cirúrgicos de outros planos. • Confiança de mais de 20 anos e 60.000 PLANO HOSPITALAR ESPECIAL clientes. Consultas, exames e internamento clínicos e • Hospital e laboratório próprio. cirúrgicos com acomodação diferenciada. • Qualidade superior por um preço acessível. • Ótima localização das diversas unidades. PLANO MATER SIMPLES • Central de marcação de consultas Consultas, exames, internamento clínicos e •Consultas em clínicas próprias e médicos cirúrgicos e procedimentos obstétricos. credenciados. •Atendimento l para emergências (Sistema PLANO MATER ESPECIAL ABRANGE).Consulte a CLINIPAN. Consultas, exames, internamento clínicos e •Instalações e equipamentos de última cirúrgicos e procedimentos obstétricos geração. com acomodação diferenciada.

TRABALHOS DE CONCRETAGEM DA AMPLIAÇÃO DO LAGO DO CLUBE DE CAMPO

PLANOS HOSPITALAR SIMPLES

HOSPITALAR ESPECIAL

MATER SIMPLES

MATER ESPECIAL

FAIXA ETÁRIA

MENSALIDADE PARA USUÁRIO

0 - 43

R$ 128,40

44 - 58

R$ 277,24

59>

R$ 492,41

0 - 43

R$ 340,72

44 - 58

R$ 395,88

59>

R$ 576,67

0 - 43

R$ 174,15

44 - 58

R$ 367,62

59>

R$ 533,02

0 - 43

R$ 405,18

44 - 58

R$ 476,43

59>

R$ 666,63

REFRIGERANTES MATAM 184,4 MIL PESSOAS POR ANO NO MUNDO Cuidado, refrigerante pode te matar. Pelo menos é o que indica um levantamento realizado na Tufts University, dos EUA, que mostra que 184,4 mil pessoas morrem por ano por conta do consumo de refrigerantes, energéticos, chás gelada e bebidas a base de frutas. Os dados são provenientes de pesquisa realizada entre 1980 e 2010 em 51 países. “Este é um fato muito preocupante. Se os jovens continuarem consumindo essas bebidas no mesmo nível em que as ingerem agora, isso levará a taxas muito mais altas das que registramos hoje de mortes e de pessoas que se tornam incapazes por conta de enfermidades cardíacas ou da diabetes”, afirmou, em entrevista à revista ISTOÉ, a pesquisadora Gitanjali Singh, responsável pelo estudo. A maior parte das mortes 75% delas, no caso acontece em países pobres e em desenvolvimento. A maior parte das mortes 06 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

ocorre por conta de diabetes e, segundo indica o relatório, 133 mil mortes em diabéticos são causadas por consumo dessas bebidas. Ainda existem 45 mil óbitos por conta de doenças cardiovasculares e outros 6,4 mil por conta de câncer. Tudo ligado às bebidas açucaradas. FONTE YAHOO DIA 07.07.2015


R.I - CLUBE DE PRAIA

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 07


08 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO


REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 09


10 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO


REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 11


12 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

JARDINS, SALÃO DE JOGOS E PISCINAS (VISTA NOTURNA) DO CLUBE


REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 13


Destaque e guarde com você essas instruções!!!

14 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO


CAMPANHA

R.I - ASSOCIADOS

SEGURO DE VIDA EM GRUPO ASSEFACRE

Caros Associados Estamos completando neste ano, 13 anos de existência do nosso seguro de vida em grupo. Neste período muitas pessoas foram beneficiadas com o pagamento de indenizações, seja o próprio segurado (invalidez) ou os beneficiários do segurado (morte). Nosso seguro já se tornou uma tradição e desde o ano 2007, a seguradora responsável pela nossa apólice é a Companhia Mutual de seguros, empresa com Matriz em São Paulo e Filial em Curitiba e outras cidades. Como temos mais este produto a oferecer aos nossos associados servidores públicos, estamos lançando uma campanha para angariar novos segurados com objetivo de estender a mais pessoas este importante beneficio que é o seguro de vida. Como trata-se de seguro de vida em grupo, conseguimos negociar taxas menores com a seguradora e com isto reduzimos o custo para nossos associados.

Nossa intenção é captarmos muitos novos segurados para que tenhamos uma apólice cada vez mais confiável para que possamos renová-la como já fazemos há treze anos.

sempre 50% do capital segurado do titular. Sabemos que muitas pessoas não tem nenhum tipo de seguro e na hora que mais precisa se vê desamparado.

Hoje, contamos com quatro garantias em nosso seguro de via em grupo, que são elas:

Outras pessoas têm seguro, mas acabam pagando mais caro para ter tal beneficio. Seja qual for o seu caso, procure nos e conheça nossas condições que temos para oferecer.

- Morte Qualquer Causa - Morte Acidental, com o pagamento da indenização em dobro - Invalidez Permanente por Acidente - Invalidez Funcional Permanente e Total por Doença Quem desejar incluir também seu cônjuge como segurado, poderá fazê-lo nas seguintes garantias: - Morte Qualquer Causa - Morte Acidental, com o pagamento da indenização em dobro - Invalidez Permanente por Acidente O capital segurado do cônjuge será

Proteja sua família e você contratando o seguro de vida em grupo Mutual/ASSEFACRE/ Huracor. Entre em contato agora mesmo com o fone 41 3333-1224 e fale com o Sr. Nelson Forbeck, ou envie suas dúvidas para o email nelson@huracorseguros.com. Teremos o maior interesse em atendê-lo prontamente. Não perca mais esta oportunidade que a sua associação esta lhe oferecendo.

Carta do Leitor - O Associado Escreve: De: Site Assefacre [mailto:site@assefacre.com.br] Enviada em: sábado, 13 de junho de 2015 08:17 Para: dalva@assefacre.com.br; andre@soflinc.com.br; lilian@soflinc.com.br Assunto: Mensagem Fale Conosco Nome:MOISÉS CAVALCANTI DE LIMA Email:moises@sefa.pr.gov.br Mensagem: QUERO EXPRESSAR OS MEUS SINCEROS VOTOS DE SUCESSO A NOVA DIRETORIA DA ASSEFACRE. EM ESPECIAL AO PRESIDENTE E AMIGO EDMILSON E AO QUADRO ADMINISTRATIVO DA ASSEFACRE E GERENTE GERAL, QUE ATENDEM A TODOS COM MUITA PRESTEZA. UM GRANDE ABRAÇO, MOISÉS CAVALCANTI DE LIMA -Agente Fazendário Estadual

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 15


R.I - BENEFÍCIOS

CONSÓRCIO ASSEFACRE-PORTO SEGURO CONSÓRCIO E A CORRETORA HURACOR VOCÊ SABIA? Que a sua associação disponibiliza um consórcio de automóveis e imóveis em parceria com a Porto Seguro Consórcio e a Corretora Huracor. Todas as informações sobre esta excelente modalidade de investimento você obterá ligando para Huracor, que lhe dará um atendimento personalizado. RESPONDENDO ÀS DÚVIDAS MAIS COMUNS DE QUEM FAZ UM CONSÓRCIO. 1-Qual a periodicidade dos sorteios? Os sorteios são mensais pela Loteria Federal da Caixa Econômica. 2-Onde são realizados os sorteios? Os sorteios são realizados em São Paulo-SP. 3-O consorciado pode acompanhar os sorteios ao vivo? Sim, desde que compareça em São Paulo. 4-Quais as outras possibilidades de acompanhamento dos sorteios? Via internet, sendo que as informações são atualizadas na web após 5 a 10 minutos após a realização dos sorteios. 5-Uma vez sorteado, em quanto tempo o dinheiro é liberado? O prazo médio no caso de imóveis é de 20 dias e no caso de automóveis de 7 dias, desde que o cliente esteja com todas a documentação em dia e não gere pendências. 6-Que documentos o solicitante deve apresentar para fazer o consórcio?

O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

Para fazer um consórcio os documentos são identidade, CPF, comprovante de rendimentos, de residência etc. No momento da contemplação é que serão solicitados os documentos que serão informados pela corretora Huracor. 7-Existe um valor mínimo de lance para participar do consórcio? NÃO. Não existe um valor mínimo. O lance é calculado sobre a categoria (crédito +taxas). Isso é prática comum de mercado. 8-Quantos sorteios de imóveis e quantos sorteios de automóveis são feitos em cada reunião dos consorciados? Em cada assembléia será sorteado um (01) consorciado, e no mínimo mais duas (02) contemplações por lance. Lembramos que hoje existem grupos de imóveis que contemplam seis (06) imóveis e grupos de automóveis que chegam a contemplar oito (08) consorciados em um único mês. 9-Onde os resultados são divulgados? Como o associado vai saber? Cada consorciado recebe um login e senha onde consegue acompanhar todo mês qual foi a cota contemplada por sorteio e quais foram os percentuais do lance contemplado. Fora isso existe uma Central de Atendimento ao Cliente informada ao associado no momento da contratação pela Huracor. 10-Se eu desistir do consórcio, ou não puder pagar mais, como fica minha situação?

O consorciado pode ficar inadimplente até três (03) meses. Após isso a sua cota será cancelada. Todo o mês a PORTO SEGURO sorteia um inadimplente para receber a devolução dos valores pagos, descontadas as taxas e mais 10% de rescisão contratual. 11-Se eu não quiser concorrer, deixo atrasar uma prestação? Tem multa? Sempre que atrasar o pagamento, o consorciado terá juros sobre a parcela conforme definido em contrato. Quando a parcela não é paga em dia o consorciado não participa do sorteio. Portanto, não há razão para o consorciado não participar do sorteio, pois se ele for contemplado o valor fica aplicado, investido, e ele poderá retirar o valor corrigido até o término do grupo. 12 - O ingresso no consórcio é conforme a legislação vigente.

TABELAS ATUALIZADAS EM MAIO DE 2015. CONSÓRCIO IMÓVEL

CONSÓRCIO AUTOMÓVEL

Escolha os valores para verificar qual opção que melhor atende à sua necessidade

Confira os nossos planos disponíveis:

CRÉDITO ATÉ 240 MIL VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

50

200 MESES VALOR DO CRÉDITO

Flex 50 meses

BEM OBJETO

VALOR DA PARCELA

72 VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

PARCELA

CRÉDITO

PARCELA

Plano 72 meses

BEM OBJETO

À PARTIR DE 250 MIL

CRÉDITO

200 MESES VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

Entrar em contato com a Huracor Seguros, (41) 3333-1224 ou (41) 9961-6640, o Sr. Nelson Forbeck, corretor de seguros, parceiro da Assefacre, e-mail: huracor@huracorseguros.com

16 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

PARA PLANO DE 80 MESES CONSULTE A HURACOR


APRENDA OS SEGREDOS DE UMA PIZZA DELICIOSA

R.I - CULINÁRIA

Ingredientes para o molho de tomate: • 8 tomates maduros batidos, sem pele e sem semente • 2 dentes de alho inteiros • Sal, pimenta e orégano a gosto • 2 colheres de azeite de manjericão

Modo de preparo do molho: Bata em liquidificador os tomates, o azeite de manjericão e os dentes de alho inteiros. Coloque sal, pimenta e orégano. Não deixe os tomates ficarem líquidos, é importante que fiquem alguns pedaços pequenos.

INGREDIENTES PARA A COBERTURA: Pesto de manjericão e nozes: MASCARPONE E COGUMELOS EM UMA RECEITA TENTADORA As duas unidades da Pizza Bros, nos bairros de Moema e Vilaboim, em São Paulo, têm suas mesas disputadas pelos frequentadores, por causa do saboroso cardápio e do clima agradável para um happy hour ou uma pizzada em família. A seguir, conheça a receita de um dos carros-chefe da casa, a Pizza Magistrale.

• 1 maço pequeno de manjericão • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem • 40 g de nozes • 30 g de parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto

Creme de mascarpone: • 300 g de mascarpone • 200 g de queijo cremoso de cabra • 50 g de azeitonas pretas

PIZZA MAGISTRALE Ingredientes para a massa: • 1 kg de farinha de trigo especial • 17 g de fermento biológico • 60 ml de óleo de soja • 200 ml de água • 1 colher (de sopa) de sal • 1 colher (de sopa) de açúcar

Cogumelos marinados: • 150 g de funghi secchi • ½ cebola pequena picada • 2 colheres (de sopa) de azeite • Sal a gosto • ¼ de cálice de vinho branco

Rendimento: 4 pizzas de 30 cm

Modo de preparo da massa: Amasse o fermento junto com o sal e o açúcar e dissolva essa mistura em água. Reserve. Em uma tigela, coloque a metade da farinha, junte o óleo e acrescente a mistura que ficou reservada. Vá mexendo com as mãos e colocando o restante da farinha até dar o ponto da massa (quando se solta dos dedos). Deixe descansar por uma hora. Depois, faça bolas do tamanho que desejar e deixe crescer por mais meia hora. Polvilhe uma plataforma de mármore com farinha e abra a massa de forma arredondada com uma garrafa ou rolo.

Montagem da pizza Abra a massa. Espalhe o molho de tomate e o pesto e leve ao forno alto para pré-assar. Retire a massa e cubra com o creme de mascarpone e o queijo de cabra já aquecidos. Espalhe o marinado de cogumelos, acrescente parmesão a gosto. Leve ao forno rapidamente até borbulhar. Sirva imediatamente.

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 17


R.I - ALIMENTOS

AS 7 MELHORES COMBINAÇÕES DE ALIMENTOS PARA PERDER PESO Um estudo recente publicado no American Journalof Clinical Nutrition revelou que saladas seriam mais potentes sob o ponto de vista nutricional, se também houvesse ovos entre seus ingredientes. A razão: os ovos fazem com que o corpo consiga absorver mais facilmente os carotenóides, os pigmentos que dão cor aos vegetais e ajudam a combater o ganho de peso. Aqui estão 7 outras combinações ideais, cada uma trazendo seus talentos nutricionais únicos, para lhe ajudar a se manter em forma.

1

2

3

Combo 1 Atum + gengibre

Combo 2 Espinafre + óleo de abacate

Quer arrasar de biquíni na praia? A solução está no oceano ou pelo menos no restaurante japonês próximo a ele. Combinar um sushi ou sashimi de atum com gengibre, pode ajudar a sua barriga a parecer menor, imediatamente. O gengibre acelera o esvaziamento gástrico, que ajuda a diminuir o visual inchado bem depressa. Ele também bloqueia diversos genes e enzimas que promovem inflamações causadoras do inchaço no organismo. O papel do atum também é crucial; é uma ótima fonte de ácido docosahexaenóico, um tipo de ômega 3 capaz de afastar as substâncias químicas do estresse, que promovem o armazenamento de gordura, além de reduzir a ação de alguns genes no estômago, impedindo que as células de gordura do abdômen cresçam.

Se você está cansada da sua salada de sempre, feita com espinafre e azeite de oliva, mude um pouco e use o óleo de abacate. Feito a partir de abacates prensados, ele é rico em gorduras monoinsaturadas, excelentes para o coração, que podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol e afastar a fome. Ele ainda contém vitaminas B, E e potássio, uma arma poderosa para acabar com o inchaço. Enquanto isso, o espinafre vai saciá-la de forma saudável, por ser rico em nutrientes, e pobre em calorias. Estudos mostram que mulheres que comem alimentos com alto teor de água, como folhas verdes, têm IMCs e cinturas menores do que aquelas que não os ingerem. Aposte nos alimentos verdes para ficar esbelta.

Comer feijão pode até não parecer a melhor maneira de perder peso ou de reduzir o inchaço, mas dê uma chance a ele. Uma dieta com um número restrito de calorias, que inclua quatro porções semanais de leguminosas ricas em proteína e fibras, comprovadamente ajuda a perder mais peso do que uma dieta que não inclua feijão, de acordo com pesquisadores espanhóis. E combinar o feijão com milho pode potencializar o efeito emagrecedor. Milho assim como as bananas e o macarrão frio contém amido resistente, um carboidrato que evita a digestão. Assim, o corpo não é capaz de absorver grande parte das calorias e da glicose, um nutriente que é estocado como gordura, se não for queimado.

Potencialize o combo: salteie uma xícara de espinafre com uma colher de sopa de óleo de abacate para ter um acompanhamento rápido, fácil e nutritivo. O óleo de abacate também combina com pães integrais, peixes e pizzas caseiras.

Potencialize o combo: faça um acompanhamento rápido e fácil de milho e feijão. Junte latas de milho e feijão (sem sal e sem BPA) em uma frigideira, em fogo médio. Tempere com pimenta do reino e coentro. Adicione vegetais à mistura, para fazer uma salada emagrecedora, use como molho para um frango grelhado, ou coma com um pão pita integral para um almoço rápido e prático.

Potencialize o combo: Coma o gengibre com seu sushi de arroz integral mas dispense o shoyu. Uma única colher de sopa tem mais de 1000mg de sódio (mais que um Big Mac!), um dos maiores causadores da retenção de líquidos.

18 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

Combo 3 Milho + feijão


4

6

5

Combo 4 Melão + uvas vermelhas

Combo 5 Pimenta caiena + frango

Combo 6 Batatas + pimenta

Combata a gordura e acabe com o inchaço com uma salada de frutas feita de melão e uvas vermelhas. O melão é um diurético natural que ajuda a combater a retenção de líquidos, responsável por lhe fazer sentir-se inchada mesmo quando tem um abdômen tonificado. As uvas vermelhas atuam como aliadas extras, já que contêm um antioxidante chamado antocianina, que ajuda a acalmar a ação de genes que estocam gorduras. Essa dupla dinâmica é uma sobremesa saudável e deliciosa, perfeita para o verão.

Que tal jantar frango hoje? Alimentos ricos em proteínas, como o frango, não apenas promovem a saciedade, mas também ajudam a comer menos nas próximas refeições, de acordo com estudos. Adicionar pimenta caiena, potencializa a queima de gordura. Um composto presente na pimenta, chamado capsaicina, inibe o apetite e aumenta a capacidade do corpo de converter os alimentos em energia. O consumo diário de capsaicina acelera a perda de gordura abdominal, segundo um estudo publicado no American Journalof Clinical Nutrition.

Potencialize o combo: coloque os dois em uma salada de frutas e adicione alguma outra fruta vermelha. Elas possuem uma grande quantidade de fitonutrientes compostos poderosos que derretem a gordura abdominal segundo pesquisas do novo livro Zero Belly Diet.

Potencialize o combo: apenas 1 grama de pimenta vermelha (cerca de ½ colher de chá) pode ajudar a controlar o apetite e aumentar a queima de calorias após a refeição, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Então vá além do frango e tempere peixes grelhados, carnes e ovos com uma pitada de pimenta!

Graças à adoração recente pelas dietas sem carboidratos, as batatas foram adicionadas à lista negra dos alimentos. No entanto, um olhar mais detalhado revelou que elas podem ajudar na perda de peso. Pesquisadores australianos descobriram que as batatas saciam mais do que alimentos ricos em fibras como o arroz integral e a aveia e são uma ótima fonte de potássio, que combate o inchaço, então você vai parecer mais esbelta, quase imediatamente. Lembrese de esquecer a manteiga e substituí-la pela pimenta. A piperina, composto poderoso que dá gosto à pimenta do reino, pode interferir na formação de novas células gordurosas uma reação conhecida como adipogênese o que pode ajudar a diminuir a cintura, eliminar gordura e reduzir os níveis de colesterol.

7

Potencialize o combo: experimente comer meia batata assada com um pouco de azeite de oliva e pimenta fresca e não apenas como um acompanhamento. Este prato também é uma opção para o lanche!

Da próxima vez que for ao FastFood, acabe com a gordura e afaste a fome ao adicionar canela ao seu café. A canela é saborosa, praticamente não contém calorias e possui antioxidantes poderosos que com-provadamente reduzem o acúmulo de gordura abdominal. Combine-a com um copo de cafeína, que ajuda a inibir o apetite, e você estará perdendo peso desde as primeiras horas da manhã. Potencialize o combo: se estiver fazendo café em casa, adicione a canela aos grãos de café para um gosto ainda melhor, e os mesmos benefícios para a perda de peso.

Combo 7 - Café + canela Yahoo Vida e Estilo International

MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS QUE PASSAM FOME TÊM CELULAR, DIZ IBGE! Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira revela que 64% dos domicílios brasileiros em situação de insegurança alimentar grave (privação de alimentos para adultos e crianças) têm celular, segundo dados da PNAD 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Mais de 88% dos domicílios com restrições alimentares contam com televisão, 13,8% têm computador e 10% têm não

só computador, mas também acesso à internet. Fogão (93,5%) e geladeira (85,8%) também são bens presentes na maioria dos domicílios classificados pelo IBGE com o nível de insegurança alimentar grave. Fonte: UOL, 18/12/2014 REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 19


R.I - ODONTOLOGIA

O QUE É ORTODONTIA? Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, disfunção da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular. Como saber se preciso de um ortodontista? Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

•Mordida cruzada anterior - uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. •Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente. •Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.(chupar o dedo, uso de chupetas, respiração inadequada, posição errada da língua, podem causar a mordida 20 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

aberta) •Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior. •Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca. •Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena. Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz? Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz. Aparelhos fixos podem ser: •Aparelho fixo - este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos. •Aparelho fixo especial - utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua “presa”, estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso. •Mantenedor de espaço fixo - se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço. Aparelhos móveis incluem: •Niveladores - uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para

mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental. •Mantenedores de espaço móveis - estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre determinados dentes que devem ser mantidos separados. •Aparelhos reposicionadores de mandíbula - também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM). •Expansor palatino - um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina. •Contentores móveis - utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo. •Aparelho extrabucal - com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO CONSULTÓRIO DENTÁRIO NA ASSEFACRE SEGUNDAS: TERÇAS-FEIRAS: QUINTAS-FEIRAS: SEXTAS-FEIRAS:

13:30h às 17:30h 08:30h às 12:30h 13:30h às 17:30h 08:30h às 12:00h e 13:30h às 18:00h

FAZEMOS TUDO PARA VOCÊ TER UM BELO SORRISO


ASSEFACRE AUXILIA AS VÍTIMAS DE TORNADO EM FRANCISCO BELTRÃO-PR

R.I - NOTA ASSEFACRE

DIA 08.07.2015 27 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSEFACRE A ASSEFACRE, cumprindo o seu papel social, entregou logo após o tornado que atingiu algumas comunidades de Francisco Beltrão no PR, ao PROVOPAR-PR, uma pequena colaboração para ajudar a minimizar o sofrimento dos cidadãos daquela cidade que tiveram enormes prejuízos com o tornado que afetou a região recentemente. Os donativos entregues,(alimentos não perecíveis e roupas) foram fruto das doações feitas pelos nossos associados e amigos durante a ultima Festa Junina - Arraiá Fazendário, realizada na primeira semana de julho em nosso Clube de Campo e de doações entregues na sede da Associação em Curitiba, por ocasião da Campanha do Agasalho – “O Coração Fazendário é Quente”, de 2015.

A todos os que colaboraram, muito obrigado.

NO DIA 08.07.DE 2015 A ASSEFACRE COMPLETOU 27 ANOS DE FUNDAÇÃO. QUEREMOS COMPARTILHAR COM TODOS OS NOSSOS ASSOCIADOS, FUNCIONÁRIOS, PARCEIROS E AMIGOS A FELICIDADE E A SATISFAÇÃO POR TÃO AUSPICIOSA DATA. APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA AGRADECER A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O CRESCIMENTO DESTA ASSOCIAÇÃO, NOS AJUDARAM NAS LUTAS DESTES 27 ANOS E QUE CERTAMENTE CONTINUARÃO A NOS APOIAR AINDA POR MUITOS E MUITOS ANOS. QUE TODOS POSSAM DIVIDIR A ALEGRIA DA DATA CONOSCO É O QUE DESEJAMOS SINCERAMENTE.

AGUARDE

Clube de Praia ACADEMIA DE GINÁSTICA DO CLUBE DE PRAIA DA ASSEFACRE. Uma das grandes atrações deste ano na alta temporada do CLUBE DE PRAIA será a entrega aos nossos associados hóspedes de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA, com equipamentos que possibilitarão a prática de mais de 30 exercícios diferentes aos seus usuários. Dimensionada com cuidado e critério para não sobrecarregar nossos hospedes durante as suas merecidas férias, a academia permitirá que todos os maiores de 14 anos que quiserem, possam exercitar-se um pouco, mesmo durante as férias. Aguardem maiores detalhes, informações e outras novidades sobre a academia na próxima edição de nº 10 da R.I - REVISTA INTEGRAÇÃO

AGENDA PERSONALIZADA

DA ASSEFACRE

PARA 2016

Já está em fase de confecção a AGENDA PERSONALIZADA DA ASSEFACRE PARA 2016, que será entregue GRATUITAMENTE, como já fazemos há 19 anos, no endereço residencial de nossos associados e parceiros comerciais. Aguardem as novidades deste ano em nossa agenda. Lembramos que só receberão a Agenda, associados da ASSEFACRE. REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 21


ARRAIÁ FAZENDÁRIO

No último dia 04 de julho a associação realizou mais uma edição sua tradicional festa junina ARRAIÁ FAZENDÁRIO, nas dependências de nosso Clube de Campo em Piraquara-PR. Num dia de sol espetacular e uma noite extremamente agradável, mais de 150 pessoas associadas ou dependentes e amigas desfrutaram das várias opções da Festa. Desde o algodão doce que era gratuito, até a pipoca, o quentão o delicioso pinhão, o cachorro quente e a linguiçinha inigualáveis, os tradicionais doces juninos, a fogueira e a animação do trio contratado pela associação, composto por João, Aramis e o Morais, que animaram o evento sendo que tudo correu na mais perfeita harmonia e alegria. Depois de acessa a fogueira por volta das 18 horas, tivemos mais uma edição do CONCURSO DE SINHOZINHO E SINHAZINHA DA ASSEFACRE, com vários concorrentes. O primeiro lugar coube a ANA CAROLINA GURSKI MORAIS, filha de nossa colega de Assefacre, Silvani Gurski Morais e Silverio Cristiano Morais. A grande vencedora recebeu o troféu de campeã das mãos de nosso presidente Edemilson S. Gusmão dos Anjos. O segundo e terceiro lugares também

22 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

receberam troféus, e os demais participantes medalhas comemorativas. Obrigado aos senhores pais pela colaboração e empenho e caracterizarem seus filhos. Esperamos uma participação ainda maior ano que vem. Finalizando mais uma edição do ARRAIÁ FAZENDÁRIO, tivemos o nosso tradicional BINGÃO, com 10 excelentes prêmios, muito disputados por todos. As 10 rodadas foram se afunilando e culminaram com o 1º prêmio,uma TV DE LED DE 24 POLEGADAS, que foi arrematada pelo nosso caro amigo JOSE MELO FRANÇA que sempre prestigia os eventos da associação com sua simpática presença e de toda a sua família. Mais que merecido portanto o 1º lugar conquistado pelo JOSÉ que agora, segundo seu próprio depoimento, “Aproveita uma televisão novinha só pra ele”... Agradecemos a presença de todos e em especial a s n o s s a s c o l e g a s A N D R E S S A , S I LVA N I , CRISTIANE, DENISE, EVELIZE, TINA, ROBERTO, SAMUEL, GILBERTO, MARCIA e dona BENZINA, sem a ajuda e trabalhos dos quais não seria possível realizar a nossa festa. Muito obrigado a todos e até o ano que vem.


R.I - NOTA ASSEFACRE

NOVOS APARELHOS DE TV. A diretoria da ASSEFACRE, representada pelo seu presidente Edemilson S. Gusmão dos Anjos já autorizou e foram adquiridas mais quatro TVs de LED de 32 polegadas que serão colocadas nos apartamentos duplos cujo publico é maior, para seis adultos e uma criança até 10 anos. Paulatinamente estamos substituindo também as TVs dos demais apartamentos. Também adquirimos liquidificadores novos para substituição dos mais antigos. Varias fechaduras de portas também foram substituídas, por terem se danificado ao longo do uso e por causa principalmente da maresia, trazendo mais conforto aos usuários.

NOVAS LÂMPADAS DE LED

Com investimento de mais de R$ 1.800,00, adquirimos cerca de 80 lâmpadas de LED, que são 80% mais econômicas e duráveis que as atuais fluorescentes, para substituição gradual de todas as lâmpadas do Clube de Praia, como medida de economia e racionalização do uso de energia elétrica.

O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

ASSEFACRE OBTÉM REGISTRO DEFINITIVO DE SUA LOGOMARCA A ASSEFACRE recebeu recentemente do INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o registro definitivo de sua logomarca, sobo nº 904945090. O processo que visa assegurar com exclusividade o uso livre, desembaraçado e de pleno direitoda logo da ASSEFACRE, suas cores e marca, impedindo cópias, clonagem ou uso indevido por terceiros, transitava há anos nos órgãos competentes e agora foi definitivamente concedido a nosso pedido. É mais uma vitória da sua associação que visa preservar nossa história, valores e ideais.

REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 23


USO DAS PISCINAS

USO DE PULSEIRAS E APRESENTAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO PARA O USO DAS PISCINAS DOS CLUBES DE PRAIA E CAMPO.

Pulseiras de identificação na cor preta. Podem utilizar todas as dependência do Clube, exceto as piscinas.

Pulseiras de identificação na cor azul Podem frequentar as piscinas e demais áreas do Clube.

ATESTADO MÉDICO PARA USO DAS PISCINAS. -Já com relação aos ATESTADOS MÉDICOS, os mesmos devem ser entregues OBRIGATORIAMENTE na recepção do Clube de Praia por ocasião

Lembramos a todos os hóspedes e visitantes ocasionais do Clube de Praia que o USO PERMANENTE DAS PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO, AZUL OU PRETA, DURANTE A ESTADA NO CLUBE é OBRIGATÓRIA PARA TODOS.

da chegada do hóspede titular e seus acompanhantes, para que assim possam receber as pulseiras azuis que dão acesso às piscinas e deck molhado. Sem atestado médico válido ou

A não utilização trará como penalidade ao infrator a sua exclusão do recinto do clube, além de sansões outras aplicadas pela Diretoria.

carteira de outro clube reconhecido com assinatura identificada de profissional médico atestando a aptidão do

A destruição intencional das pulseiras, seu alargamento com intuito retirá-la, ou burlar o uso a qualquer título, também serão consideradas faltas graves. NÃO SERÁ ACEITA A ALEGAÇÃO DE ESQUECIMENTO POSTO QUE AS PULSEIRAS SÃO ENTREGUES QUANDO DA RECEPÇÃO DOS HÓSPEDES NA PORTARIA DO CLUBE SENDO OBRIGAÇÃO DO RESPONSÁVEL LOCAL OBSERVAR SE AS MESMAS SÃO COLOCADAS PELOS HÓSPEDES JÁ NO MOMENTO DA ENTRADA. ALÉM DISSO O PROCEDIMENTO JÁ E UTILIZADO HÁ VÁRIOS ANOS SENDO DE CONHECIMENTO GERAL.

24 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

possuidor, o mesmo não poderá usar as piscinas dos clubes da ASSEFACRE.


TRANSITAR NO CORREDOR DE ÔNIBUS VIRA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA

R.I - TRÂNSITO

Diário Oficial publicou lei que altera o Código Brasileiro de Trânsito. Motorista pode ter carro apreendido e perde 7 pontos na carteira.

A presidente Dilma Roussef sancionou alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que a partir de sexta-feira passa a considerar infração gravíssima transitar em faixas e vias exclusivas de ônibus no Brasil. Deste modo, o motorista que for pego dirigindo em corredores de transporte coletivo, nos horários proibidos, pode ter o veículo apreendido, além de perder 7 pontos na carteira de habilitação e pagar multa de R$ 191,54 . Multas sobre principal motivo de mortes nas estradas sobem até 900% Até então, trafegar na faixa exclusiva à direita era considerado infração leve (3 pontos) e nos corredores à esquerda da via, grave (5 pontos). Em nenhum dos casos

estava prevista a apreensão do veículo. A mudança no Trafegar em corredor exclusivo de ônibus vira infração gravíssima (Foto: Reprodução TV Globo) artigo 184 do CTB foi publicada no prevista no CTB, é considerada média e Diário Oficial da União), com três artigos rende multa. vetados pela presidente Dilma Rousseff. A Além disso, os motoristas habilitados nas lei entra em vigor a partir da publicação. categorias C, D ou E, que incluem caminhoneiros e condutores de ônibus ou Táxis, Ônibus e Caminhões vans, serão obrigados a fazer um "curso preventivo de reciclagem", quando somaSegundo o texto publicado no Diário rem 14 pontos no período de um ano. Após Oficial, a partir de agora taxistas e motoo curso, os pontos serão zerados e o ristas que exercem atividade remunerada profissional poderá ser chamado novapodem ser multados se forem pegos mente para a "reciclagem" apenas depois de fazendo a cobrança da tarifa com o carro em 1 ano. movimento. A infração, que não estava Do G1.

R.I - CALENDÁRIO

ABERTURA DAS PISCINAS NO CLUBE DE CAMPO E PRAIA A REABERTURA DAS PISCINAS DOS CLUBES DE PRAIA E DE CAMPO PARA USO DOS ASSOCIADOS E SEUS DEPENDENTES E CONVIDADOS, OBSERVADOS OS REGULAMENTOS PERTINENTES, ESTÁ PREVISTA PARA DIA 01/11/2015, EXCETO SE VARIAÇÃO CLIMÁTICA MUITO ACENTUADA DESACONSELHAR TAL PROCEDIMENTO.

Clube de Praia

Clube de Campo REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 25


R.I - PEDIDO DE RESERVA

FORMULÁRIO DE PEDIDO DE RESERVA Preencha TODOS os campos do formulário a seguir para formalizar o seu pedido de reserva. As reservas serão atendidas de acordo com as Normas Vigentes para PEDIDO DE RESERVAS DE APARTAMENTOS NA BAIXA TEMPORADA DE 2015, no Regimento Interno do Clube de Praia disponível no site: www.assefacre.com.br, em publicações feitas no site da associação sobre o assunto, e dentro das disponibilidades de dias e unidades de apartamentos. ATENÇÃO: após o envio do pedido, efetuar o pagamento devido e aguardar confirmação de atendimento do Pedido de Reserva a ser enviado pela Assefacre, para o e-mail informado pelo Associado Titular solicitante. *TODOS OS CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO ESTÃO MARCADOS COM ASTERISCO. EU, COMO ASSOCIADO TITULAR, DESDE JÁ DECLARO QUE:*(campos obrigatórios) APOR: SIM. em sinal ciência e de concordância em todos os campos marcados. *( ) Concordo e declaro que as informações por mim fornecidas neste pedido são a expressão real da verdade e que sobre elas assumo total responsabilidade sob os termos do Regimento Interno do Clube, Estatutos da Assefacre e sob as penas da lei e afirmo que conheço e li o Regimento Interno do Clube de Praia da Assefacre comprometendo-me por mim e meus dependentes e convidados a observá-lo fielmente durante toda a minha estada no clube. *( ) Concordo e declaro que li e repassei as informações de todas as normas, regulamentos e Regimento Interno do Clube de Praia da Assefacre aos meus dependentes legais e demais convidados, responsabilizando-me pessoalmente pelo seu cumprimento e por todos os que estiverem incluídos em minha solicitação de reserva. Entendo que poderei ser penalizado por atos e atitudes contrárias ao Regimento Interno do Clube, caso não cumpramos o que lá estiver determinado, sempre objetivando o bem de todos, à observância das normas de urbanidade, o sossego, paz e tranquilidade de todos os associados ocupantes do Clube. *( )Concordo e declaro que observarei rigorosamente a capacidade de cada apartamento, tanto no preenchimento do PEDIDO DE RESERVA, quanto durante a utilização do apartamento reservado, cuja capacidade máxima é de até 04 adultos e uma criança de no máximo 10 anos nos apartamentos básicos e até 06 adultos e uma criança de no máximo 10 anos nos demais apartamentos, e que esta quantidade foi definida em Assembleia Geral e é estabelecida em função do uso e disponibilidade dos recursos como luz, água e esgoto, condições de segurança etc, pelos ocupantes e que possam assegurar a tranquilidade de todos. Declaro estar ciente também de que como associado titular devo pessoalmente receber as chaves e o apartamento ou, em caráter de exceção nomear minha esposa(o) ou companheiro(a) legal para tal mister, podendo depois deste ato, se for o caso e necessário ausentar-me total ou parcialmente deixando sempre durante o 26 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

período reservado por mim, minha Cônjuge e/ou companheiro(a), pessoa maior de idade, como responsável pelo meu grupo durante minha ausência. *( ) Concordo e informo também que eu e todos os meus dependentes ou convidados que desejam utilizar-se das piscinas do Clube de Praia no período solicitado, estamos em condições de saúde adequadas para frequentar as piscinas do clube e QUE APRESENTAREMOS NO MOMENTO DE NOSSA ENTRADA PREVISTA NO CLUBE, AO ADMINISTRADOR LOCAL, OS ATESTADOS MÉDICOS VÁLIDOS COMPROBATÓRIOS DE SAÚDE, UM PARA CADA PESSOA QUE DESEJAR UTILIZAR AS PISCINAS, ESTADO CIENTE DE QUE SEM O ATESTADO E PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO NÃO PODEREMOS UTILIZAR O PARQUE AQUÁTICO DO CLUBE DE PRAIA DA ASSEFACRE. *( ) Concordo e declaro que eu e meus convidados utilizaremos as pulseiras de identificação do clube, para garantir a segurança de todos, evitando a presença de pessoas estranhas ao clube e ao quadro associativo em nossas dependências, estando ciente que a retirada da pulseira de identificação do pulso, cessão da mesma a terceiros, dano ou extravio durante todo o período de reserva confirmado, serão penalizadas com multa a ser definida pela Diretoria da ASSEFACRE por ocorrência. *( ) Concordo e declaro estar ciente de que não é possível realizar pré-reservas ou reservas condicionais para o Clube de Praia e que o único instrumento para realização do PEDIDO DE RESERVAS PARA O CLUBE DE PRAIA DA ASSEFACRE é o preenchimento correto de todos os campos assinalados do FORMULÁRIO DE PEDIDO DE RESERVAS disponível no site da associação. www.assefacre.com.br,-NOTÍCIAS DA ASSEFACRE e que a resposta a meu pedido será enviada ao meu e-mail informado, pela ASSEFACRE tão logo seja possível. Esta confirmação será por mim impressa e deverá ser apresentada ao Administrador local do c l u b e d e Pr a i a e s e r v e C O M O M E U C O M P R OVA N T E INTRANSFERIVEL DE RESERVA EFETUADA E CONFIRMADA.

DADOS DO ASSOCIADO SOLICITANTE:

* Associado Titular Solicitante: * CPF do Associado: * RG: * Local de Trabalho: * Cargo: * End. Comercial: * Fone Comercial: * End. Residencial: * Fone Residencial: * Celular: * Email:


R.I - PEDIDO DE RESERVA *Número da opção escolhida: (de 01 a 12): OPÇÃO Nº: ou OPÇÃO Nº 13 ( ) * Período Solicitado: do DIA ( ) ao DIA ( ). SUGESTÃO DE LOCALIZAÇÃO DO APARTAMENTO. (SERÁ ATENDIDA DENTRO DA DISPONIBILIDADE): *Andar Térreo ( ) *Primeiro Andar ( ) *Segundo Andar ( ) *Aptos Premium: 1A( ) 2B( ) 3C( ) *Vaga de Garagem (1 Vaga Por Apto Grátis) *Placas do Veículo:( ) *Vaga adicional de Estacionamento (R$ 15.00 a diária). Em caso positivo, informar abaixo: Sim( ) - Placas do Veículos:( ).( ). TRANSFERIVEL DE RESERVA EFETUADA E CONFIRMADA. RELAÇÃO COM OS DADOS DE TODOS OS OCUPANTES DO APARTAMENTO, INCLUSIVE DO TITULAR)(*). (RELACIONAR TODOS OS NOMES COMPLETOS E DEMAIS INFORMAÇÕES SOLICITADAS PARA TODOS OS OCUPANTES(*). (1) Nome completo: Parentesco Idade (2) Nome completo: Parentesco Idade (3) Nome Completo: Parentesco Idade

gilberto@assefacre.com.br, justificando as mudanças que só serão aceitas se ocorrerem por motivo de caso fortuito ou de força maior. (B) Neste caso indicar no e-mail que se trata de SEGUNDA SOLICITAÇÃO (SOLICITAÇÃO RETIFICADORA) e informar no email qual o numero do apartamento e período que havia sido solicitado pelo associado titular e confirmado pela Assefacre no pedido anterior. (C)PAGAMENTO: Para pagamento o associado deverá, sempre antes do evento, efetuar o depósito/transferência e nome da ASSEFACRE e enviar copia do deposito escaneado para a Associação-Tesouraria-A/C SRA DALVA. -Banco do Brasil: agência 0009-4 e CC 36059-7 (depósito/transferência) -Banco Itaú: agência 4011 e CC 66855-7 (depósito/transferência) -Caixa Econômica Federal: Ag: 0373 Operação: 003 Conta corrente: 462-0 Enviar comprovante para a Assefacre, de imediato.

NOTAS: 1-O associado acima qualificado, denominado associado titular solicitante, declara expressamente que disponibilizará recursos financeiros suficientes em sua conta corrente para pagamento da reserva efetuada no Clube de Praia da Assefacre em Matinhos-PR e valores adicionais referentes a vaga adicional no estacionamento e/outras despesas, se for o caso, em até 24 horas após a confirmação da recepção de seu pedido de reserva feito pela Assefacre, via email. Caso o associado não disponha de fundos necessários, a reserva será considerada nula, ficando o associado sujeito às sanções previstas no regimento interno do Clube de Praia da ASSEFACRE.

(4) Nome completo: Parentesco Idade (5) Nome completo: Parentesco

2) Estão revogadas as notícias, tabelas, valores e orientações publicadas anteriormente sobre estes mesmos assuntos. 3) As informações, normas, valores, períodos e diretrizes descritas acima poderão ser alteradas a qualquer tempo pela Diretoria da Assefacre, sem necessidade de comunicação prévia, sempre visando resguardar os interesses da associação e de seus associados.

Idade (6) Nome Completo: Parentesco Idade (7) Nome Completo da Criança: Parentesco Idade(10 anos ou mais) ATENÇÃO: (A) Eventuais pedidos de substituições de nomes ou alteração de placa de veículo poderão ser feitas, excepcionalmente, até 15 dias antes do início do período contratado, mediante preenchimento de NOVO PEDIDO DE RESERVA COMPLETO E NOVA SOLICITAÇÃO, SENDO A MESMA ENVIADA PARA A ASSOCIAÇÃO via e-mail: REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 27


R.I - CRISE

BRASILEIRO SE ENDIVIDA, INVESTE MENOS E FINANÇAS SE DETERIORAM NO SEMESTRE.

Com contas no vermelho, mais dívidas e menos investimentos, as finanças dos brasileiros pioraram 9,5% no primeiro semestre, segundo o Índice de Saúde Financeira calculado pelo Guia Bolso. Em uma escala que vai de zero a 700, o indicador fechou junho em 389pontos, ante 430 em janeiro. Preços em alta são o principal motivo apontado para o descontrole do orçamento. "O orçamento foi impactado pela inflação. Começamos a ver uma influência do desemprego, mas ainda está no início", afirma o presidente do Guia Bolso, Thiago Alvarez. Ele conta que, entre os pesquisados, as contas residenciais basicamente energia e água - tiveram aumento de mais de 44%, alta considerada significativa. A empresa, que desenvolveu um aplicativo de finanças pessoais que hoje conta com 950 mil usuários, fez a pesquisa com base em uma amostragem de 10 mil pessoas, segmentadas por região e renda. O aplicativo tem acesso à movimentação da conta corrente dos usuários, para assim construir uma espécie de planilha automática que aponta onde eles estão gastando o dinheiro. Com base nesses dados, foi montado o Índice de Saúde Financeira, formado por três categorias: fluxo de caixa (se o usuário gastou menos do que ganha no mês), dívidas (se houve aumento do uso do cheque especial) e investimentos (se a pessoa aplicou parte dos recursos). O indicador piorou nos três quesitos. "Em janeiro e fevereiro, o índice era considerado saudável, mas passou para o nível febril nos meses seguintes, em que o fluxo de caixa na média se manteve negativo", diz Alvarez. Com os gastos maiores do que os ganhos, a saída encontrada por muitos foi recorrer ao cheque especial. "Não sobrou nada para investir", comenta. Em junho, mais da metade dos pesquisados (52%) gastou mais do que a renda, contra 48% em maio. Aproximadamente 13% utilizaram o cheque especial, pagando em média R$ 179 em juros. E 68% resgataram mais dinheiro do que investiram. Para equilibrar o orçamento, a sugestão é anotar os gastos e conhecer a renda. O GuiaBolso calcula que o brasileiro superestima a renda em 7%, pois esquece de descontar os impostos e contribuições do holerite. "A renda encurtou e os preços subiram, mas a 28 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

nossa velocidade para abrir mão de hábitos conquistados, como a TV a cabo, não é a mesma do que a das mudanças financeiras", diz o professor do Instituto Educacional da BM&FBovespa, Arthur Vieira de Moraes. Ele explica que o planejamento financeiro não precisa ser algo complexo. Basta um primeiro passo para que a pessoa saiba onde está errando. "Em um mês que o consumidor anotar os gastos, ele já vai conseguir ver como está o orçamento", avalia. Para isso, o interessado pode utilizar aplicativos como o GuiaBolso, planilhas online como a da Bolsa (bit.ly/1dTDAXS) ou mesmo fazer seu próprio orçamento. O cheque especial, uma das modalidades mais caras de crédito (em junho, a taxa de juros atingiu 241,3% ao ano), é um bom instrumento de financiamento, desde que usado com cautela. Os especialistas indicam que o cheque especial deve ser usado por no máximo três dias. Acima disso, já é melhor utilizar outras linhas de juro menor, como o crédito consignado ou mesmo o pessoal. Caso a pessoa já esteja endividada, a recomendação é estancar a dívida do cheque especial, além de tentar uma negociação com o credor. "É preciso trocar a dívida cara pela barata, se é que existe dívida barata no Brasil", diz o professor. "A dívida mais adequada seria aquela com um juro em torno de 5% ao mês. Com o dinheiro em mão, é possível pagar o que deve negociando um desconto", diz.

Questão cultural A pontuação do índice, que no máximo pode somar 700, se divide igualmente entre três categorias, sendo que cada uma delas chega a 233 pontos aproximadamente. Dos três parâmetros, o investimento foi o aspecto que mais piorou no semestre, tendo recuado 21%. Alvarez comenta que pesa no resultado o aspecto sazonal, já que, em janeiro, a população em geral está com mais recursos devido ao 13º salário e ao pagamento de bonificações.>>Chama a atenção o fato de o investimento ser a categoria de menor pontuação entre as três do índice. Em nenhum mês chegou a alcançar 100 pontos. Nesta questão, diz Moraes, pode pesar a falta de cultura de investimento do brasileiro, que ainda aplica pouco, mesmo havendo mais informações e produtos no mercado. Deixar o dinheiro parado na conta corrente é uma péssima opção, principalmente em um País no qual a inflação é alta. Um estudo do Instituto Assaf mostra a perda do valor da moeda no tempo. Um brasileiro que deixou R$ 100 na conta corrente em 1994 hoje teria o equivalente a R$ 19,89, por causa da inflação acumulada de 402,74% nestes 21 anos de Plano Real. Especialistas lembram que o momento do cenário econômico não é dos melhores, mas que há oportunidades entre os investimentos. "Se o Brasil tem o maior juro do mundo, isso é péssimo para quem paga e ótimo para quem empresta. Todo mundo devia ter como meta deixar de ser devedor para ser credor. É uma questão de escolha", afirma o professor do instituto da Bolsa. Por Yolanda Fordelone | Estadão Conteúdo


EM 21 ANOS, REAL PERDE PODER DE COMPRA, E NOTA DE R$ 100 VALE R$ 19,90!

R.I - INFLAÇÃO

Dia 01/07/2015 Plano Real completou 21 anos. Segundo o matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho, a inflação acumulada de 1/7/1994 até 1°/7/2015, medida pelo IPCA, é de 402,4% (considerando um IPCA estimado em 0,7% em junho de 2015). Em decorrência desse fato, a cédula de R$ 100 perdeu 80,1% do seu poder de compra desde o dia em que passou a circular.

Mesmo com desvalorização, real atingiu objetivos O matemático financeiro acredita que mesmo com essa desvalorização, o Plano Real tem sido uma vitória, pois a moeda ainda tem poder de compra. Heron do Carmo, professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), concorda com a análise do matemático financeiro. "O Plano Real tem sido um sucesso no sentido de controlar a hiperinflação. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro trimestre de 1990, a inflação acumulada foi maior do que durante todo o Plano Real." Segundo as contas do professor Vieira Sobrinho, entre janeiro e março de 1990, a

O

D

esde que o Plano Real foi lançado, em 1º de julho de 1994, até 1º de julho de 2015, a moeda se desvalorizou 80,1%. Com isso, a nota de R$ 100, na prática, vale hoje R$ 19,90, segundo cálculos do matemático nanceiro José Dutra Vieira Sobrinho. Clique nas imagens acima e veja quanto valem outras cédulas e moedas de real Arte/UOL

inflação acumulada pelo IPCA, no trimestre, ficou em 437,02%, superior à inflação acumulada nos 21 anos do Plano Real, de 402,4%. Entre as décadas de 80 e 90, o Brasil viveu uma época de hiperinflação. Segundo cálculos do matemático, no período de maio de 89 a abril de 90, a inflação foi de 6.821,3%, o que dá 42,3% ao mês, em média. "Uma nota que tivesse um valor de face de 100 nessa época, em um ano valeria 1,44, ou seja, teria perdido 98,6% do seu valor", afirma o professor. "Em contrapartida, em 21 anos, o Real ainda preserva algum valor. Isso é uma vitória", diz.

Brasil tinha hiperinação desde os anos 80. Em 1993, a inação foi de 2.477,15% ao ano (IPCA). Só no mês de junho de 1994, antes de o real entrar em circulação, a inação foi de 47,43%. Um carro popular de R$ 35 mil custaria quase R$ 500 a mais no dia seguinte. Um ano depois, sairia a R$ 3,74 milhões . Sophia Camargo Do UOL, em São Paulo

Como se proteger da inflação? Quem tem dinheiro para investir pode aplicar em investimentos que rendam inflação mais juros, protegendo o dinheiro dos efeitos da inflação. A poupança fazia esse papel até o ano passado, mas ela está rendendo abaixo da inflação. Ou seja, aplicar na poupança não protege o dinheiro. A alternativa podem ser títulos públicos, como papéis do Tesouro IPCA+, que pagam a inflação mais um percentual. Os especialistas também recomendam o Tesouro Selic. Segundo economistas, um pouco de inflação pode ser saudável numa economia e é melhor do que a deflação (quando há queda generalizada de preços).

A

valorização da URV teria ajudado psicologicamente o brasileiro a se livrar da hiperinação, pois ajudou a organizar o aumento de preços, que antes era feito com base na expectativa de inação futura, e não só no aumento real de custos. Quando chegou 1º de julho de 1994, parecia justo para produtores, vendedores e clientes que um frango custasse R$ 1 (e todos os outros produtos também mantivessem seu preço em real) REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 29


R.I - CURIOSIDADES

ESCOVAR OS DENTES OU TOMAR CAFÉ DA MANHÃ PRIMEIRO? Escovar os dentes! Vamos entender os motivos? A frequência da escovação dental recomendada pelos cirurgiões-dentistas é que seja realizada após cada refeição e, no mínimo, três vezes ao dia. No entanto, há uma refeição em que a escovação deve ser também precedida a esta: o café da manhã. Por quê? Sabe aquele bafo ao acordar? É o cheiro da placa bacteriana! As bactérias, naturais da flora bucal, se proliferam a todo instante, sendo necessário a sua remoção constante. No entanto, em meio úmido e quente, como o interior da boca, esta proliferação se potencializa; e durante a noite, é o momento mais oportuno para esta condição. Desta forma, o cheiro das bactérias, vulgo “bafo”, é evidente pela manhã. O perigo em não eliminar essa placa bacteriana matinal não é crítico em todas as situações , mas quando ela está associada a proliferação de bactérias nocivas ao organismo (potenciais as doenças) se torna altamente critica a saúde geral. Pois pedaços da placa bacteriana e bactérias podem se soltar e se misturar ao bolo alimentar, fazendo com que a condição restrita ao meio bucal seja disseminada ao resto do corpo e, eventualmente, influenciando em outras complicações como, por exemplo, a endocardite.

O que é endocardite? É uma infecção na membrana de recobrimento do coração, que está em contato direto com o sangue. Desta forma, podendo atingir as válvulas cardíacas, septo interventricular, entre outras estruturas do coração. Condições estas que podem levar até a óbito. Portanto, como meio de prevenção a futuras complicações sistêmicas providas de doenças bucais evidentes ou ocultas, a escovação logo ao acordar se torna uma atividade essencial a ser executada antes da ingestão de qualquer alimento. Outros benefícios, além da prevenção, são: sentir melhor o sabor dos alimentos e poder dar um “ Bom dia!” sem receio ao bafo.

*Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. - SAÚDE BUCAL.

ESQUELETO DA IDADE DA PEDRA REVELA 'PROFISSÃO' MAIS ANTIGA DO MUNDO! já cuidavam de seus dentes.

Qual é a profissão mais antiga do mundo? Se você lembrou do ditado popular e pensou na prostituição, então errou. Um esqueleto encontrado em 1988 nas Dolomitas venezianas — cadeia de montanhas ao norte da Itália — traz uma surpreendente revelação: na Idade da Pedra os homens

30 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

O esqueleto em questão mostra o mais antigo “tratamento” dentário de que se tem notícia, feito há 14 mil anos atrás, no período Paleolítico.

ciente da natureza prejudicial que tem uma cavidade de dente infectada. A partir disso, eles sabiam da necessidade de intervir nesse problema com ferramentas para remover a infecção”, explica Stefano Benazzi, coordenador da pesquisa.

A “operação” em questão foi um buraco tampado no terceiro molar inferior do homem. Houve inclusive a utilização de ferramentas afiadas para realizar a “operação”.

Os pesquisadores apontam também que a utilização desse tipo de prática pode ter evoluído a ponto de chegar na atual escovação de dentes. Segundo eles, pode ser que essa operação rudimentar tenha sido a percursora da utilização de galhos e ossos para remover resíduos de alimentos entre os dentes, mantendo a higiene oral — e chegando, finalmente, às escovas de dentes atuais.

“A descoberta nos mostra que, desde o final do Paleolítico, o homem já estava

Redação Yahoo! Brasil


R.I - CURIOSIDADES

O OVO O ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o coco, quarto a quinoa real. Mas e porque já ouvimos tantas vezes algum "gênio" falar mal deste alimento? Infelizmente também não sei o motivo, mas vou fazer com que todos vocês que estão lendo tenham mais informações do que qualquer pessoa que seja contra o ovo e possa arguir com sabedoria para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto. O ovo é composto por: • Ácidos Graxos Saturados • Ácidos Graxos Insaturados • 20 Aminoácidos • 14 Minerais • 12 Vitaminas • Carotenoides Dentre os componentes, destacamse principalmente: • Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K • Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporcionada por 1 Ovo) • Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina) • Carotenoides Luteína / Zeaxantina* * Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar ou seja, melhora a visão e previne doenças

oftálmicas degenerativas. • Ação AntiInflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa) •Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina - antigamente chamado de GBP28) • Aumento do HDL (o colesterol chamado de "bom") • Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas que ingerem*) * Insulina hoje é um exame imprescindível, mas que ainda não é solicitado como deveria na medicina. É isoladamente o exame que consegue predizer com maior fidedignidade a longevidade de uma pessoa, além de hoje ser o principal indicador de diabetes. Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o "caipira", mas melhor comer o "não caipira" do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico! Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa ideia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não

naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta. Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido! Percentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível a nós: • Leite Materno - 49% de absorção • Ovo (clara+gema) - 48% • Carne, peixe e frango - 32% • Fórmulas de aminoácidos - as melhores não chegam a 30% • Soja - 17% • Produtos lácteos - 16% • Clara de ovo - 17% • Espirulina - 6% Olhem o exemplo do ovo: • Bom para alergias, devido à presença de Zinco. • Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no corpo. • É benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal. • Atua na degeneração macular. Dr. Victor Sorrentino Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil / * Pós-Graduado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Mama pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * PósGraduado em Cirurgia Geral pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética / * Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva / * Membro do Colégio Brasileiro de Cirur-giões / * Membro do Grupo Longe-vidade Saudável / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte * Membro da World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine / * Membro da "The International Hormone Society" / * Membro da American Academyof Anti-Aging Medicine. REVISTA INTEGRAÇÃO | AGO/SET/OUT 2015 | 31


R.I - ENTRETENIMENTO

USO DA VÍRGULA EM CASO DE VERBO SUBENTENDIDO frutos do mar. [sentido ambíguo] O prisioneiro denunciou o amigo e o empresário, seus cúmplices. [idem] O médico atendeu o paciente e a enfermeira, os feridos. [idem]

Do leitor Francisco Leoncio Cerqueira, de São Paulo, recebi o seguinte comentário: Tenho visto com frequência em revistas, jornais e até livros uma pontuação que me parece inadequada e me soa mal. Veja os seguintes exemplos: O gerente ficou mais bonzinho e o motor, mais malvado. A aeronave foi isolada e os passageiros, impedidos de desembarcar. Carro popular fica mais caro e de luxo, mais barato. A esquerda europeia reconhece seus ancestrais e a direita, seus inimigos. A saída para a crise é de longo prazo e a receita, ortodoxa. A empreiteira implodiu o edifício e o ministério, seus opositores. [Pode-se entender que a empreiteira tinha dois opositores – o edifício e o ministério – e os implodiu.] O jornalista desconhece a ortografia e o dicionário, a sintaxe e a pontuação. [Pode-se entender que o jornalista desconhece quatro coisas: ortografia, dicionário, sintaxe e pontuação.] O Planalto fritou o ministro e o cozinheiro,

O que me parece é que os redatores têm receio de colocar a vírgula antes do e. [...] Outra explicação seria a de que a vírgula está substituindo o verbo, oculto por elipse. O que eu aprendi em mil novecentos e antigamente é que a vírgula pode ser usada para indicar a elipse do verbo. Mas neste caso ela não precisa ficar no lugar que seria o do verbo. Acho até mais razoável repetir o verbo, em vez de usar essa pontuação absurda. Na maioria dos casos, para corrigir essa pontuação, basta deslocar a vírgula. Em outros será necessário recorrer a ponto e vírgula ou ponto. Em raros outros, será melhor alterar a própria redação. É isso aproximadamente que proponho no livro Só Vírgula. Ou seja: há opções de redação. Reitero que não há erro em nenhuma das frases apresentadas acima; no entanto, algumas (as últimas) ficariam melhores com outra pontuação, sem dúvida.

Quando aparece o verbo ser, pode-se pensar até em repeti-lo: O Brasil reúne dois defeitos: o dinheiro é curto (30 mil reais por aluno até os 15 anos) e a distribuição dos valores é heterogênea. Entretanto, há frases sem a conjunção e entre as duas orações. Aqui é preciso, então, usar o ponto e vírgula no lugar onde estaria o E, para separar com clareza as duas orações. Lamentavelmente não foi o que fez a revista ISTOÉ ao transcrever declaração do ator Murilo Rosa: “A tevê confere visibilidade, o teatro, prestígio.” A transcrição correta e clara seria com um ponto e vírgula no meio da frase: “A tevê confere visibilidade; o teatro, prestígio”. Outro mau exemplo sem a conjunção e foi encontrado numa prece: Torna-me refletido, mas não ranzinza, serviçal, mas não autoritário. Melhor redação seria esta: Torna-me refletido, mas não ranzinza; serviçal, mas não autoritário.

Considero ainda que em muitos casos basta a vírgula antes do e: O carro popular fica mais caro, e o de luxo mais barato. Os liberais ou radicais ficavam sentados à esquerda do orador, e os conservadores à direita. Em 25 de fevereiro de 1975 o governo convocou a V Conferência de Saúde, e em março de 1977 a VI Conferência.

________________________________________ * Maria Tereza de Queiroz Piacentini Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros 'Só Vírgula, ' ' S ó Pa l a v r a s C o m p o s t a s ' e ' L í n g u a B r a s i l – Crase, pronomes & curiosidades' w w w . l i n g u a b r a s i l . c o m . b r ** Autorizamos a publicação da coluna, sem qualquer ônus, em jornais, revistas e sítios da Internet. Luiz Fernando de Queiroz, diretor

Massa de pastel muito fácil de fazer

Na última segunda-feira (27), aconteceu a final do concurso que elegeu o melhor pastel de São Paulo de 2012. O evento, que premiou os três melhores pastéis da capital paulista, foi realizado na praça Charles Miller. O vencedor foi o Pastel Kyoto. Eu provei e realmente é muito bom! Eu me inspirei no evento para deixar uma receita muito fácil de pastel. A massa é mais simples do que parece. 32 | AGO/SET/OUT 2015 | REVISTA INTEGRAÇÃO

Ingredientes: • 1 kg de farinha de trigo • ½ xícara de óleo • 1 ovo • 1 dose de pinga • 1 colher de chá de vinagre • 250 água • 1 colher de sopa de sal Modo de preparo: • Em uma tigela, misture a farinha com o ovo, até ficar bem homogêneo. Adicione o óleo, o sal, o vinagre e a pinga. • Mexa bem até formar uma massa que solte do fundo da tigela. • Vá adicionando a água aos poucos e continue a mexer bem para deixar uma massa bem misturada. • Em uma superfície enfarinhada, coloque a massa e com um rolo vá abrindo-a, dobre a massa, feche e abra novamente para deixá-la

macia. • Abra da finura desejada e coloque o recheio escolhido. • Feche o pastel e frite em óleo quente até dourar. • Se desejar, coloque em uma assadeira untada e enfarinhada no forno 180°C até dourar. • Sirva ainda quente. Os recheios podem ser diversos: carne,queijo, frango com catupiry, escarola com queijo, calabresa, banana com canela, doce de leite, queijo com goiaba.... Mais informações da receita: Rende 12 porções (depende do tamanho desejado) Categoria: Petisco/Comida de boteco Método: Forno ou Fritura Tipo de Cozinha: Variada/ Brasileira Tempo preparo: 35 minutos


R.I - REVISTA INTEGRAÇÃO

A nossa R.I-REVISTA INTEGRAÇÃO está completando dois anos de existência. A REVISTA INTEGRAÇÂO, veio para substituir o antigo BIF-Boletim Informativo Fazendário, que circulou por cerca de 15 anos levando informações, noticias e as principais realizações da associação. Para modernizar nossa comunicação, há dois anos lançamos a R.I-REVISTA I N F O R M A Ç Ã O, ó r g ã o o f i c i a l d e divulgação da ASSEFACRE, que continuou a trajetória de sucesso do BIF.

Com o avanço da tecnologia e da mídia digital, passamos a disponibilizar nossa revista também em versão online em nosso site www.assefacre.com.br.

que a redução de custos é necessária e será repassada em benefício de todos nas diversas atividades, investimentos e promoções da associação.

A partir desta edição de nº 09, afim de reduzir as despesas de gráfica e correios ( que não são pequenas) , passaremos as d i s p o n i b i l i z a r a R . I R E V I S TA INTEGRAÇÃO APENAS NA VERSÃO ONLINE, no site www.assefacre.com.br.

Da nossa parte estamos investindo em uma nova roupagem, mais atraente e dinâmica que torne a leitura da R.IREVISTA INTEGRAÇÃO ainda mais interessante e acessível a todos.

Contamos com a colaboração de todos para que mantenham sua fidelidade como leitores de nosso informativo, na certeza de

AGUARDEM AS NOVIDADES QUE VEM POR AI!!!

Revista Integração 09 - 2015  
Revista Integração 09 - 2015  
Advertisement