Page 1

REVISTA

INTEGRAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO | EDIÇÃO ON LINE

JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | 2016 - ANO III - Edição 13 - ASSEFACRE - CURITIBA/PR

Clube de Praia

O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988


O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

Sobre a Revista Integração A Revista Integração Assefacre, é a revista oficial da entidade, tendo edição trimestral. Traz as principais notícias da associação, cobertura sobre o clube de praia, campo e nossa sede administrativa entre outras notícias de interesse geral.

www.assefacre.com.br assefacre@assefacre.com.br 02

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - EDITORIAL R.I - TEMÁRIO

04 e 05 - Unimed 07 - Clinipan 08 e 09 - Consórcio 10 e 11 - Odontologia 12 à 19 - Clube de Praia Alta temporada 20 - Contrato de Namoro 21 - Direito Cívil 22 - Carreira 23 - Saiba Economizar 24 à 25 - Culinária ( Banha ) 26 e 27 - Agradecimentos 28 - Finanças 29 - Corrupção 30 - Água do Mundo 31 - Trânsito 34 - Previdência 35 - Notícias da Assefacre 36 e 37 - FAZFÁCIL da Assefacre Voltou 38 - SIMPRÃO

SERÁ QUE EU ESTOU ERRADO? Quando menos se espera estamos falando novamente sobre o final do ano. 2016 está acabando. Entramos no último quadrimestre do ano e daqui para frente as coisas irão cada vez mais depressa. Mas ainda há tempo para concluirmos os nossos projetos de vida, de trabalho, de lazer, de felicidade, feitos no que agora parece o longínquo 31.12.2015. Aqui na ASSEFACRE também paramos para refletir um pouco sobre nossos projetos para 2016 e vemos com satisfação que conseguimos ou conseguiremos realizar a maioria deles. Apesar de termos tido uma redução substancial no nosso quadro de associados, redução imotivada, já que mantivemos os valores de nossas mensalidades em pata-mares muito abaixo dos de mercado e praticados por outras associações ou clubes congêneres e o nível de nossos investimentos e serviços para nossos sócios. Infelizmente muitos associados ainda não perceberam nem tomaram consciência real nem se inteiraram de todos os benefícios que a associação lhes oferece e que muitas vezes estão deixando de usar por mero desconhecimento.

Amigos. Reflitam sobre isso por favor!!! Tudo que a ASSEFACRE oferece aos seus associados, e não é pouco, está descrito em e m : w w w. a s s e f a cre.com.br - benefícios. Pedimos que você use um tempinho do seu dia e os leia com atenção. A maioria das associações e clubes jamais ofereceram o que nos oferecemos. Vou dar apenas alguns exemplos, bem rapidamente: -Consultório dentário próprio com preços até 50% mais baratos que da tabela da ABO- Associação Brasileira de Odontologia, (que já são baixos), inclusive com a disponibilização de tratamento ortodôntico completo com uma profissional especializada na área. -Seguro de vida que garante o associado e seus familiares no caso de doença incapacitante, acidentes ou morte. -Seguros de automóvel, casa, comércio etc. -Empréstimos a juros subsidiados. -Clube de Campo a 22 km de Curitiba, com salão de festas, churrasqueiras, Área esportiva, lago, piscinas, banheiros, vestiários, dois apartamentos e tudo o que uma associação de categoria pode lhe disponibilizar. -Clube de Praia com

25 apartamentos de frente para o m a r , e m Matinhos - Pr, disponíveis durante todo o ano, inclusive durante a semana, com 4 piscinas, totalmente mobiliados, estacionamento coberto, academia de ginástica e muito mais. -FazFacil, serviço de profissional autônomo confiável, para pequenos reparos a preços inferiores aos de mercado, mediante agendamento. -Dois Planos de saúde, UNIMED NACIONAL e CLINIPAM regional, onde você e sua família contam com toda a assistência médica para uma vida saudável. -S.O.S - Unimed EMERGÊNCIA – para a t e n d i m e n t o s e m e rgenciais e urgentes. -Financiamento de Veículos. -Consórcio de automóveis e imóveis, -Cartão Farmácia, cheque taxi e outros convênios. -Cartão de Crédito SENFF CARD, se você quiser. -Classificados para anunciar GRÁTIS qualquer tipo de bem de uso particular em nossos meios de comunicação, e muitos outros benefícios, inclusive Auxílio Funeral. E mesmo assim ainda alguns dizem que a associação pouco

oferece e por isso não querem permanecer conosco. SAIBA COLEGA ASSOCIADO QUE NOSSA ASSOCIAÇÃO É UMA DAS POUCAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DO BRASIL, QUE DEVOLVE INTEGRALMENTE O VALOR PAGO MENSALMENTE PELOS SEUS ASSOCIADOS NA FORMA DE BENEFÍCIOS.

Faça uma reflexão e veja se você não está no caminho errado ou ainda não usa todo o potencial da sua entidade. Não deixe de proporcionar a você e à sua família tudo o que uma entidade séria e competente pode lhe proporcionar. Não fique parado, vendo a vida ou a TV passarem, e outras pessoas viverem no lugar que é seu. Ajude-nos a crescer e a fazer mais por você. Tr a g a s e u s a m i g o s , colegas de trabalho e parentes para se associarem conosco. Todos são benvindos e terão os mesmos direitos e deveres que você. Em grupo a vida e mais animada. E não esqueça: aqui na AS SEFACRE o associado vem sempre em 1º Lugar. ASSEFACRE PRESIDÊNCIA.

DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO DA ASSEFACRE:

Associação dos Servidores da Secretaria de Estado da Fazenda e Coordenação da Receita do Estado. O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

www.assefacre.com.br assefacre@assefacre.com.br

GESTÃO UNIÃO - 2015/2020 O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

R.I - Revista Integração. Edição online disponível no site www.assefacre.com.br

27

ANOS

FUNDADA EM 08/07/1988

DIRETORIA: Presidente: Edemilson S. Gusmão Dos Anjos - 1º Vice-presidente: Ademar Pereira dos Santos - Secretaria Geral: Marcia Teresa Klisiewicz - 1ª Secretária: Rosangela Maria S. Mazaro - Tesoureiro Geral: Isaurino Daniel Cordeiro -1º Tesoureiro: Sergio João Cantelli - Diretor Jurídico: Claudio Gonçalves Ré - Diretor Técnico: Esmeraldo Tavechio - Dir. Relações Públicas: Valter Buti - Diretor de Patrimônio: Wagner Gomes Fabiano - Diretor de Esportes: Darílio José Fabrini - Dir. de Assist. Social: Conceição Pariz Dir. Sócio Cultural: Neusa Maria Roveda - Dir. Assuntos Interior: Lauro Lourival Casagrande. COORDENADORES REGIONAIS: 1ª DRR-Curitiba: Luiz Carlos Machado | 2ª DRR-Reg. Metr. de Curitiba e Litoral: Maria Fátima Tozzi |3ª DRR-Ponta Grossa: Isaurino Daniel Cordeiro| 4ª DRR-União da Vitória: Edes Finatto | 5ª DRR-Guarapuava: Alceu J.Domenico | 6ª DRR-Jacarézinho: Leniwton Alvarenga Arrabaça | 8ª DRR-Londrina: Emerson Machado | 9ª DRR-Maringá: João Pedro Pereira Neto | 11ª DRRUmuarama: Alocir Gomes Domiciano |12ª DRR-Foz do Iguaçu: Carlos A. Francisco | 13ª DRR-Cascavel: Marlene de Fátima Relly | 14ª DRR-Pato Branco: Vani Aparecida Pedroso Valões. CONSELHO FISCAL TITULARES: 1ºConselheiro Titular: Odilon Frasson- 13ª DRR | 2ºConselheiro Titular: João Orlando Ribeiro Martins-11ª DRR | 3ºConselheiro Titular: José de Lima Ribeiro- 8º DRR Aposentado. SUPLENTES: 1ºConselheiro Suplente: Domingos Camilo da Silva-11ª DRR | 2ºConselheiro Suplente: Ramirez Martins-12ª DRR | 3ºConselheiro Suplente: Eva Mainardes da Silva-13ª DRR.

EXPEDIENTE Presidência: Edemilson S. Gusmão dos Anjos Redação e Supervisão: Gilberto Klisiewicz Fotografia: Gilberto Klisiewicz Projeto Gráfico e Arte: Eduardo Filpo Artigos assinados expressam as opiniões pessoais dos autores, não se responsabilizando a Direção por essas matérias. Edição encerrada em 26/08/2016 às 18h - Colaboraram nesta edição: Clementina Melo de França, Silvani Gurski, Denise D. de Oliveira, Davisalva Santos, Marcia T. Klisiewicz, Andressa Winkelmann, Roberto Morais, Nelson G. Forbeck, Luiz Carlos Pereira, Evelise Vigiano Bianconi e Cristiane Rodrigues da Anunciação, Liticia e Daniele e Maria Cláudia. Agradecimentos: Coordenadores Regionais da ASSEFACRE, Delegados Regionais da Receita, Chefes de Ar´s, ADRH/CRE, GRHS/SEFA, AAA/CRE, conveniados e credenciados anunciantes e demais colaboradores.

Sede Administrativa: (41) 3222-8229 - Rua XV de Novembro, 575 - 8° and.- Ed. Sulbanco Centro - Curitiba - PR - CEP: 80020-310 Clube de Praia: (41) 8498-5738 - Avenida Beira Mar, 3594 - Balneário de Praia Grande Matinhos - PR - CEP: 83260-000 Clube de Campo: (41) 8498-5736 - Rua Atílio Pedão, 1475 - Guarituba - Água Clara Piraquara - PR CEP: 83310-430

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

03


R.I - PLANO DE SAÚDE UNIMED

INFORMAÇÕES SOBRE O PL ANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO 1- REGIME DE CONTRATAÇÃO DO PLANO Coletivo por adesão com co-participação de 25%. NOTA: CO-PARTICIPAÇÃO é o montante, definido na Proposta de Participação, em termos percentuais ou valores monetários, para cada procedimento realizado, o qual o Contratante se obriga a pagar à Contratada, limitado a R$ 50,00 (cinqüenta Reais), por procedimento realizado e por beneficiário, o que significa dizer que caso o valor do procedimento ultrapasse o limite estabelecido, o excesso não será cobrado do Contratante. Exemplo de valor a pagar na co-participação de 25%: Consultas - R$ 18,13 ( valor a ser pago pelo usuário). * Não estão sujeitos a co-participação eventos de alto custo, pois os custos são integralmente assumidos pela Unimed Curitiba, tais como: •Internamentos Clínicos e Cirúrgicos. Exames de alto custo: •Tomografia Computadorizada e Res-sonância Magnética.

2 - QUEM PODE PARTICIPAR DO PLANO (Beneficiários) Todos os associados e seus dependentes legais podem participar do plano. Verificar as limitações de idade máxima antes de contratar.

Para atender as necessidades de atendimento médico de seus associados da Capital e Interior, temos à disposição o PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO ASSEFACRE, firmado com a Unimed Curitiba com COBERTURA NACIONAL, e área de abrangência compreendendo todas as cooperativas médicas que integram o SISTEMA NACIONAL UNIMED.

Unimed

6 - PRINCIPAIS COBERTURAS - Consultas Médicas sem Limites - Internamento Clínico/Cirúrgico sem limite de diárias - Internamento em UTI sem limite de diárias - Exames Laboratoriais sem Limites - Próteses e Órteses ligadas ao ato cirúrgico

3 - CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Estar em dia com seus compromissos associativos, preencher e assinar a Proposta de Adesão e a autorização de débito em conta corrente para débito das mensalidades e da coparticipação (se houver), referentes à modalidade de cobertura escolhida pelo beneficiário, dentre as modalidades contratadas pela Assefacre.

4 - REAJUSTE DO PLANO

-Quimioterapia e Radioterapia sem limite - Doenças infecto-contagiosas - Transplantes de Rins e Córneas - Fisioterapia sem limites

Anual, respeitando a data de aniversário do contrato. (01 de novembro de cada ano)

-Atendimentos de urgência, emergências em regime ambulatorial

5 - P L A N O S D E C O - PA RT I C I PA Ç Ã O DISPONIBILIZADOS. TABELA DE PREÇOS

-Internamento psiquiátrico limitado a 30 dias, contínuos ou não, por ano de contrato não cumulativos.

(VER NA PÁGINA 08)

04

-Exames de alto custo tais como: Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada sem limite

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - PLANO DE SAÚDE UNIMED

NOVOS VALORES DO PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO & ASSEFACRE A Unimed de braços abertos para você.

INFORMAMOS AOS NOSSOS ASSOCIADOS E DEPENDENTES QUE UTILIZAM O PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO & ASSEFACRE, QUE OS NOVOS VALORES DESDE 01/11/15 ATÉ 01/11/16 SÃO OS CONSTANTES DA TABELA ABAIXO. INFORMAMOS QUE FOI EXCLUÍDO DO VALOR DO PLANO PAGO PELOS NOSSOS ASSOCIADOS O PERCENTUAL DE 4,5%REFERENTE AO INSS QUE ERA COBRADO ANTERIORMENTE SOBRE O VALOR DAS MENSALIDADES. O REAJUSTE FOI AMPLAMENTE NEGOCIADO COM A UNIMED, E DE NOSSA PARCERIA OBTIVEMOS AINDA UMA REDUÇÃO ADICIONAL DE CERCA DE 1% NOS VALORES A QUAL FOI INTEGRALMENTE REPASSADA AOS NOSSOS USUÁRIOS. CONTRATAÇÕES DO PLANO, PARA QUEM ESTIVER INTERESSADO E PREOCUPADO COM A SUA SAÚDE DEVERÃO SER DISCUTIDAS COM A SRTA CRISTIANE NA ASSEFACRE, PELO TELEFONE 41 3222-8229, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, EM HORÁRIO COMERCIAL.

UNIMED | VALORES NOVOS VALORES DE CONSULTAS DETERMINADOS PELA UNIMED-CURITIBA, DESDE 1º DE JULHO DE 2015* Informamos aos nossos associados os novos valores determinados pela Unimed Curitiba, em vigor desde 01.07.2015, para consultas eletivas, emergenciais e de puericultura. - CONSULTA ELETIVA DE 16,98 PARA : R$ 18,13 - CONSULTA DE EMERGÊNCIA PARA: R$ 13,25 - CONSULTA PUERICULTURA: R$ 25,02 (não havia cobrança diferenciada ; era o mesmo valor da consulta para Adultos). *Os valores são oriundos de decisão do Conselho Administrativo da Unimed com os médicos e não da ANS.

TABELA PLANO DE SAÚDE UNIMED AMIGO COM CO-PARTICIPAÇÃO 25%

PLANO

FAIXA ETÁRIA CÓD

00-18

19-23

24-28

29-33

34-38

39-43

44-48

49-53

54-58

59>

Ambulatorial

850

R$ 100,29 R$ 109,08 R$ 109,08 R$ 119,04 R$ 119,04 R$ 129,97 R$ 237,38 R$ 334,40

R$ 334,40

R$ 560,55

Amb. Hospitalar Enf. Obstetrícia

851

R$ 199,19 R$ 219,20 R$ 219,20 R$ 296,09 R$ 296,09 R$ 333,04 R$ 426,22 R$ 504,49

R$ 504,49

R$ 911,22

Amb. Hospitalar Enfermaria

852

R$ 125,20 R$ 143,86 R$ 143,86 R$ 186,87 R$ 186,87 R$ 214,46 R$ 299,06 R$ 379,15

R$ 379,15

R$ 713,18

Amb. Hospitalar Aptº Obstetrícia

853

R$ 274,74 R$ 331,64 R$ 331,64 R$ 450,68 R$ 584,01 R$ 536,56 R$ 584,01 R$ 705,18

R$ 705,18

R$ 1.223,36

Amb. Hospitalar Apartamento

854

R$ 174,42 R$ 212,87 R$ 212,87 R$ 305,55 R$ 305,55 R$ 419,41 R$ 419,41 R$ 573,85

R$ 573,85

R$ 1.007,22

VALIDADE DE: 11/2015 A 11/2016

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

05


R.I - SAÚDE

5 COISAS QUE A COR DA SUA URINA DIZ SOBRE A SUA SAÚDE Será que a cor da sua urina está lhe enviando “alertas” sobre o seu estilo de vida ou mesmo sobre uma possível doença? A urina das pessoas varia amplamente de cor. De manhã, ela tende a ser muito mais escura do que no final do dia. Mas há alguns alertas na cor da sua urina que você não deve ignorar, dizem os especialistas.

A Cleveland Clinic sugere que você beba muita água e continue verificando a cor da urina para ver se ela muda. Caso ela continue marrom, entre em contato com um médico.

Precisamos frisar novamente que isso é muito, muito raro, mas se você estiver preocupado sobre estar tomando água demais, basta passar a tomar apenas quando estiver com sede, em vez de beber água apenas para melhorar o desempenho.

Urina vermelha Amarelo brilhante

A professora Clare Collins, da Universityof Newcastle, disse que a urina deve ter cor de palha. Se a sua urina é tão incolor quanto a água, é porque você provavelmente tomou mais líquido do que precisava. Uma urina cor de melaço ou muito escura é um alerta de que você deve se consultar com um médico. Embora possa ser devido à desidratação extrema, também pode ser um sinal de doenças hepáticas, como hepatite e cirrose, onde há um acúmulo de bilirrubina na urina.

Urina “marrom” Se a sua urina está marrom escura, isso pode ser um sinal de desidratação severa ou um aviso sobre uma possível doença no fígado.

Na maioria dos casos, esta coloração alarmante é apenas o efeito colateral da ingestão de alimentos como beterraba, mas pode ser algo bem pior. É preciso apenas uma pequena quantidade de sangue para deixar a urina rosada, o que pode acontecer por conta de esportes de alto impacto, que podem causar um efeito sobre a bexiga. Mas também pode ser um sinal de uma doença mais grave, como pedra nos rins ou até mesmo câncer. Se o problema persistir, consulte um médico.

Urina clara Na maior parte das vezes, não é necessário se preocupar, mas em casos raros, os fãs de esportes tomam tanta água que seus corpos não conseguem se livrar dela.

Muitas pessoas ficam alarmadas quando percebem que sua urina está ficando amarelo brilhante, mas isso é geralmente causado por suplementos vitamínicos, e o corpo costuma se livrar rapidamente dos nutrientes que não consegue absorver. Em outras palavras, não se preocupe.

Urina turva A urina turva pode ter um motivo tão bobo quanto ter feito sexo recentemente (caso você seja homem) ou a ingestão de alimentos como por exemplo, queijo. Mas se a coloração persistir, pode ser um sinal de infecção bacteriana no trato urinário. Isso geralmente não é grave, mas vale a pena consultar um médico.

Urina laranja brilhante Isso é frequentemente causado por desidratação. A urina das pessoas também tende a ser mais laranja pela manhã, pois os rins trabalharam durante a noite inteira sem urinar. Isso também pode ser um sinal de que você está comendo muitos alimentos salgados, fazendo seu corpo ficar com níveis baixos de água. Tente beber mais água e consumir menos sal. Se isso persistir, consulte um médico. Pode se tratar de algo mais grave, como icterícia. Yahoo Noticias International 26 de julho de 2016

06

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - PLANO SAÚDE CLINIPAN

PLANO DE SAÚDE ASSEFACRE & CLINIPAM INFORMAÇÕES DO PLANO *co-participação em consultas eletivas e urgência/emergência somente para apartamento. * As inclusão são efetuada antes do dia 20 de cada mês para 01 do mês subseqüente. * Tipos de plano; Valores; Faixa Etária e Taxa de inclusão. *Maior de 18 obrigatório CPF. * O Reajuste é anual em Julho. * No preenchimento da declaração de saúde não omitir (não mentir). *Para a Migração: *Trazer carta para abatimento de carência. *Mesmo migrando de outro plano a pessoa dever aguardar 24 meses no caso de doenças e lesões pré-existente.

*Abatimento de carências para acomodação individual caso a pessoa já possua no outro plano deverá ser avaliado. Obs. Talvez deverá cumprir as carências. *Abatimento de carências da parte Obstetrícia: caso a pessoa já possua no outro plano deverá ser avaliado. Obs. Talvez deverá cumprir as carências. CPT: Cobertura parcial temporária * Consultas Eletivas: R$ 13,65 * Consultas Urgência/Emergência: R$ 24,05 *Carências: Após a data de inclusão 24 horas: Atendimentos de Urgência ou Emergência.

& O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

30 dias: Consultas e exames de patologia clinica. 90 dias: Procedimentos de diagnose e terapia. 180 dias: Internamentos clínicos ou Cirúrgicos, inclusive exame ambulatorial. 300 dias: Partos a termo (e quando do acréscimo da cobertura. 0 6 m e s e s : Pa r a a c o m o d a ç ã o individual (qdo da alteração de acomodação) 24 meses: Doenças e Lesões Préexistente.

NOVA TABELA DO PLANO DE SAÚDE CLINIPAM TABELA PLANO DE SAÚDE CLINIPAM (07/2016 - 2017)

PLANO

FAIXA ETÁRIA 00-18

ENFERMARIA ENFERMARIA COM OBSTETRÍCIA APARTEMENTO COM CO-PARTICIPAÇÃO APARTAMENTO COM OBSTETRÍCIA COM CO-PARTICIPAÇÃO

19-23

24-28

29-33

34-38

39-43

44-48

54-58

49-53

59>

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

112,59

128,72

156,60

160,29

181,40

202,50

274,11

393,95

525,62

657,40

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

145,45

176,85

221,05

233,86

251,31

268,75

341,43

458,45

575,43

692,46

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

111,28

139,47

163,92

185,48

209,91

234,35

304,93

383,56

408,50

667,67

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

156,26

195,83

230,19

260,49

294,76

329,76

428,10

538,64

573,64

937,57

TAXA DE INCLUSÃO POR BENEFICIÁRIO 50% DO VALOR DA MENSALIDADE

NÓS NOS PREOCUPAMOS COM VOCÊ. & O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

07


R.I - CONSÓRCIO

SEGURO DE VIDA EM GRUPO PARA FILIADOS DA ASSEFACRE O Associado em 1° Lugar FUNDADA EM 08/07/1988

Entre em contato com a Corretora Huracor Seguros, (41) 3333-1224 ou (41) 9961-6640, o Sr. Nelson Forbeck, corretor de seguros, parceiro da Assefacre, e-mail: huracor@huracorseguros.com

VOCÊ SABIA?

QUE A SUA ASSOCIAÇÃO DISPONIBILIZA UM CONSÓRCIO DE AUTOMÓVEIS E IMÓVEIS EM PARCERIA COM A PORTO SEGURO CONSÓRCIO E A CORRETORA HURACOR. E QUE TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA EXCELENTE MODALIDADE DE INVESTIMENTO VOCÊ OBTERÁ LIGANDO PARA HURACOR, QUE LHE DARÁ UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO.

RESPONDENDO ÀS DÚVIDAS MAIS COMUNS DE QUEM FAZ UM CONSÓRCIO. 1 Qual a periodicidade dos sorteios? Os sorteios são mensais pela Loteria Federal da Caixa Econômica. 2 Onde são realizados os sorteios? Os sorteios são realizados em São PauloSP. 3 O consorciado pode acompanhar os sorteios ao vivo? Sim, desde que compareça em São Paulo. 4 Quais as outras possibilidades de acompan-hamento dos sorteios? Via internet, sendo que as informações são atualizadas na web após 5 a 10 minutos após a realização dos sorteios. 5 Uma vez sorteado, em quanto tempo o dinheiro é liberado? O prazo médio no caso de imóveis é de 20 dias e no caso de automóveis de 7 dias, desde que o cliente esteja com todas a documentação em dia e não gere pendências.

08

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

6 Que documentos o solicitante deve apresentar para fazer o consórcio? Para fazer um consórcio os documentos são identidade, CPF, comprovante de rendimentos, de residência etc. No momento da contemplação é que serão solicitados os documentos que serão informados pela corretora Huracor. 7 Existe um valor mínimo de lance para participar do consórcio? NÃO. Não existe um valor mínimo. O lance é calculado sobre a categoria (crédito +taxas). Isso é prática comum de mercado. 8 Quantos sorteios de imóveis e quantos sorteios de automóveis são feitos em cada reunião dos consorciados? Em cada assembléia será sorteado um (01) consorciado, e no mínimo mais duas (02) contemplações por lance. Lembramos que hoje existem grupos de imóveis que contemplam seis (06) imóveis e grupos de automóveis que chegam a contemplar oito (08) consorciados em um único mês. 9 Onde os resultados são divulgados? Como o associado vai saber? Cada consorciado recebe um login e senha onde consegue acompanhar todo mês qual foi a cota contemplada por sorteio e quais foram os percentuais do lance

contemplado. Fora isso existe uma Central de Atendimento ao Cliente informada ao associado no momento da contratação pela Huracor. 10 Se eu desistir do consórcio, ou não puder pagar mais, como fica minha situação? O consorciado pode ficar inadimplente até três (03) meses. Após isso a sua cota será cancelada. Todo o mês a PORTO SEGURO sorteia um inadimplente para receber a devolução dos valores pagos, descontadas as taxas e mais 10% de rescisão contratual. 11 Se eu não quiser concorrer, deixo atrasar uma prestação? Tem multa? Sempre que atrasar o pagamento, o consorciado terá juros sobre a parcela conforme definido em contrato. Quando a parcela não é paga em dia o consorciado não participa do sorteio. Portanto, não há razão para o consorciado não participar do sorteio, pois se ele for contemplado o valor fica aplicado, investido, e ele poderá retirar o valor corrigido até o término do grupo. 12 O ingresso no consórcio é conforme a legislação vigente.


Contrate pela Associação seu Seguro e ganhe mais tempo para viver a vida com segurança.

R.I - TABELAS

Entrar em contato com a Huracor Seguros, (41) 3333-1224 ou (41) 9961-6640, o Sr. Nelson Forbeck, corretor de seguros, parceiro da Assefacre, e-mail: huracor@huracorseguros.com

Calcule e contrate

TABELAS ILUSTRATIVAS

50

CONSÓRCIO AUTOMÓVEL

CONSÓRCIO IMÓVEL

Confira os nossos planos disponíveis:

Escolha os valores para verificar qual opção que melhor atende à sua necessidade

Flex 50 meses

BEM OBJETO

72

CRÉDITO ATÉ 240 MIL CRÉDITO

PARCELA

CRÉDITO

PARCELA

VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

200 MESES VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

Plano 72 meses

BEM OBJETO

À PARTIR DE 250 MIL VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

200 MESES VALOR DO CRÉDITO

VALOR DA PARCELA

PARA PLANO DE 80 MESES CONSULTE A HURACOR REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

09


R.I - ODONTOLOGIA

EXCELENTE NOTÍCIA PARA NOSSOS ASSOCIADOS! A ASSEFACRE DISPONIBILIZOU DESDE 1º DE JULHO DE 2016, TRATAMENTO DE ORTODONTIA PARA SEUS ASSOCIADOS E DEPENDENTES.

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA: após a avaliação inicial, se houver necessidade do tratamento ortodôntico, será passado ao associado ou seu dependente um encaminhamento para fazer uma série de exames, chamada documentação ortodôntica, necessários para avaliação, diagnóstico e planejamento de cada caso, pois o tratamento é individualizado, e cada caso é um caso. A correção do posicionamento dentário é um dos principais motivos que levam as pessoas ao dentista. O bom relacionamento das estruturas inferiores da face proporciona maior longevidade das dentições, bem como um aumento significativo na qualidade de vida das pessoas. O QUE É UM APARELHO ORTODÔNTICO? Aparelho ortodôntico é um aparelho, como o próprio nome já diz, destinado a realizar movimentos e correções nos dentes, nas arcadas superior e inferior. Esse aparelho pode ser fixo ou removível, podendo ser feito de vários materiais, como acrílico, cerâmica, zircônia, metálicos etc. A apresentação mais comum são peças metálicas coladas na frente dos dentes, com um arco e borrachinhas coloridas. POR QUE USAR UM APARELHO ORTODÔNTICO? Existem 5 grandes motivos que levam as pessoas a buscar um tratamento ortodôntico. 1 - O primeiro e principal motivo é a estética, pois dentes alinhados são mais bonitos, as pessoas se sentem mais seguras. Hoje em dia tudo que se diz a respeito de estética é importante. 2 - O segundo motivo é a razão funcional, que leva as pessoas a procurar um tratamento, devido à dificuldade de higienização, acumulo de alimentos, como a presença de apinhamento dentário ou espaços grandes demais, tornando desconfortável o mastigar ou até mesmo podendo

10

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

evoluir e causar doenças como gengivite ou periodontite (problema na gengiva e nas estruturas dentárias). 3 - O terceiro e talvez mais importante motivo que requer tratamento ortodôntico é a chamada má oclusão (mordida inadequada) que pode trazer problemas às articulações, além de dores crônicas de cabeça, dores de ouvido, zumbido, estalar da mandíbula, lesões nos lábios e bochechas provocadas por mordeduras involuntárias causadas pelo desalinhamento dos dentes, entre outros problemas. 4 - A ORTODONTIA atende a todas as faixas etárias, desde crianças em dentição mista, até adultos. 5 - Portanto se você percebeu desta noticia que pode e tem algum dos sintomas acima descritos e explicados procure nosso consultório dentário e marque uma consulta. PODE SER QUE A SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA DE ANOS ESTEJA MAIS PRÓXIMA DE SER RESOLVIDA DO QUE VOCÊ PENSA. Não esqueça também de acompanhar o desenvolvimento dentário adequado de seus filhos. VALORES Sempre preocupada em minimizar os custos para nossos associados e oferecer cada vez mais opções de uma vida saudável e de maiores benefícios, informamos a todos o seguinte.

INSTALAÇÃO DO APARELHO INDICADO: * R$ 120,00 aparelho convencional metálico. Outros tipos mediante consulta prévia junto ao profissional, com valores e materiais a combinar. (A instalação é a colocação de toda a aparelhagem ortodôntica, para que se possa dar inicio ao tratamento). MANUTENÇÃO MENSAL: *R$65,00. As manutenções são feitas mensalmente, necessários para ir corrigindo gradualmente o posicionamento correto dos dentes até se obter o resultado desejado adequado. O tratamento é sempre individualizado e dura em torno de 24 a 36 meses aproximadamente, de acordo com cada caso. *Valores sujeitos a modificações e atualizações até 31.12.2016. -Outras informações você pode obter pessoalmente conversando com a Dra Maria Claudia Coser no Consultório Dentário da ASSEFACRE, junto à sede administrativa da associação, Centro, Curitiba-PR, ou pelo telefone 41-32228229. Marque sua consulta e tenha um sorriso de fazer inveja. Informe também a seus colegas sobre mais este novo benefício que colocamos à disposição de todos.

AVALIAÇÃO INICIAL: GRATUITA, como forma de auxiliar o início do tratamento de nossos filiados.

ASSEFACRE DIRETORIA.


R.I - ODONTOLOGIA

Fio dental pode não ser tão eficaz quanto se pensava, dizem estudos

Mas uma revisão de 12 estudos feita pela Cochrane (rede de cientistas que avalia a efetividade de tratamentos) encontrou evidências "pouco confiáveis" de que usar fio dental reduz placas. Os cientistas também não conseguiram achar nenhum estudo sobre a eficácia do fio dental combinado com a escovação para prevenir cáries. Mas é importante levar em conta também se as pessoas usam o fio dental corretamente. Segundo Januzzi, para a limpeza ser efetiva, os caminhos de entrada e saída do fio devem ser diferentes. Ele deve ser friccionado contra cada dente perto da gengiva e puxado para fora pela lateral. "Café faz mal, café faz bem. O fio dental está passando por esse momento", afirma. POSSIBILIDADES

Se você estava muito cansado ontem à noite e foi dormir sem passar fio dental, esqueça a culpa. Especialistas afirmam que a importância desse costume talvez tenha sido superestimada. O "DietaryGuidelines for Americans", espécie de manual para direcionar as políticas de saúde norte-americanas, retirou o fio dental de seu relatório mais recente. O guia, por lei, precisa ser baseado em fatos comprovados cientificamente. Ao ser questionado sobre o assunto pela agência de notícias Associated Press, o governo federal dos EUA, responsável pelo manual, admitiu que a efetividade do fio dental nunca foi pesquisada. A primeira versão do guia norteamericano, reeditado a cada cinco anos, foi lançada em 1980. A edição seguinte, de 1985, aconselhou a escovação dos dentes e a lançada em 1990 a utilização de fio dental. Todos os relatórios seguintes, exceto o de 2015, orientavam a escovar os dentes e usar fio dental. A edição mais recente do "DietaryGuidelines for Americans" não cita procedimentos para a saúde bucal, nem mesmo a escovação. O guia cita o tema apenas em uma frase que associa açúcares a cáries em adultos e crianças.

No Brasil, o Ministério da Saúde, na publicação "Mantenha seu sorriso: fazendo a higiene bucal corretamente" (2013), a mais recente sobre o assunto, aconselha complementar a escovação com a utilização do fio dental. COADJUVANTE Para dentistas ouvidos, o protagonismo do fio dental tem sido colocado em xeque. "A expectativa que nós nutríamos para o fio dental talvez tenha sido exagerada. Com o passar dos anos, ele precisa de complementos, o que não significa que ele seja inócuo ou que não seja capaz de limpar", diz Rodrigo Bueno de Moraes, cirurgiãodentista e membro da câmara técnica de periodontia do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). Talvez o fio não seja mesmo grande coisa, mas se há etapas do desenvolvimento em que ele pode ser importante é na infância e na adolescência, momentos em que as pessoas estão formando os hábitos de higiene. Tanto Rodrigo Moraes quanto a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) foram enfáticos ao dizer que o fio dental ainda é recomendado. "Até onde sei, há trabalhos que comprovam a eficiência do fio dental como um complemento à escovação dos dentes", diz Marcelo Januzzi, secretário nacional da ABO.

A saúde da boca e dos dentes não pode ser tratada da mesma forma em todas as pessoas e em todas as idades. Da mesma forma que a utilização do fio dental pode ser importante nas primeiras etapas do desenvolvimento dos indivíduos, evitando gengivites que podem causar problemas mais sérios no futuro, escovas interdentais se ganham relevância a partir dos 30 anos, segundo Rodrigo Moraes. Essas escovas, mais fininhas, se tornam importantes pela retração das gengivas, espaços entre os dentes, causada pela idade. Enquanto o fio dental retira bactérias das regiões em que os dentes se tocam, as escovas interdentais cuidam das áreas próximas à gengiva. É por isso que, no pódio da higiene bucal, o primeiro lugar continua sendo da escova de dentes. Depois vem a escova interdental, "notadamente mais eficaz que o fio na limpeza dos espaços entre dentes", segundo Moraes. Na lanterna, vêm enxaguantes bucais e fio dental. Segundo ele, alternar métodos de limpeza após as escovações é o melhor mundo possível para a saúde bucal. "A recomendação para adultos é de duas higienizações bucais por dia. Para uma criança, até três após as refeições. Se em uma delas for possível usar o fio dental e na outra, a escova interdental, a pessoa usufrui do benefício dos dois procedimentos", afirma o cirurgião-dentista.

PHILLIPPE WATANABE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 04/08/2016 02h00

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

11


R.I - CLUBE DE PRAIA

Clube de Praia ALTA TEMPORADA 2016/2017

12

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - CLUBE DE PRAIA

S A V SER

RE

Instruções para uso do Clube e para a RESERVA DE APARTAMENTOS A ASSEFACRE abriu em 01.08.2016 para todos os associados titulares em dia com a Tesouraria da Associação, a possibilidade de efetuar o PEDIDO DE RESERVA ANTECIPADO para a alta temporada 2016/2017 que se iniciará dia 02.12.2016 (sexta-feira) indo até 02.03.2017 (quinta-feira). Esta antecipação do período para o PEDIDO DE RESERVAS, como já foi feito em temporadas anteriores com muito sucesso, é mais uma iniciativa da ASSEFACRE, que sem duvida alguma facilita a vida e a programação das férias de final e início de ano de nossos associados, pois dá a oportunidade a todos que quiserem de parcelar o valor do período reservado EM ATÉ 4 VEZES, dependendo do mês em que a reserva for efetuada. Exemplos: 1-Uma reserva efetuada até 19/08/16 pagamento até 4 vezes, sendo: A 1ª em 31/08/2016 A 2ª até 30/09/2016 A 3ª até 28/10/2016 A 4ª até 30/11/2016 2-Uma reserva efetuada até 23/09/2016 pagamento até 3 vezes, sendo: A 1ª em 30/09/2016 A 2ª até 28/10/2016 A 3ª até 30/11/2016 e assim sucessiva e progressivamente. - Já a partir de 01/12/2016, pagamento somente em UMA ÚNICA VEZ, sempre antes do evento. 1 - QUAL A LOCALIZAÇÃO DO CLUBE DE PRAIA? O Clube de Praia da ASSEFACRE está localizado à Av. Beira Mar, 3594 no Balneário de Praia Grande, em Matinhos –

PR (mapa de acesso disponível em nosso site e no Google). ATENÇÃO: Favor ler (imprimir se necessário) todas as instruções relativas a temporada de 2016/2017 para consultas e para saber como fazer corretamente seu PEDIDO DE RESERVA e assim usufruir junto com seus dependentes e amigos do nosso Clube de Praia, com toda a tranqüilidade. 2 - QUANDO E QUEM PODE UTILIZAR O CLUBE DE PRAIA? 01 - Como norma geral, cada associado titular tem direito a pleitear a reserva de UM APARTAMENTO durante 06 (seis) dias por ano civil na alta temporada, não havendo limite de tempo ou uso na baixa temporada, desde que haja apartamentos disponíveis, dando - se preferência a quem ainda nunca utilizou o nosso Clube de Praia. 02 - O Clube de Praia é de uso exclusivo dos associados titulares e seus dependentes legais, ou seja, cônjuge (companheiro(a), filhos menores de 21 anos não emancipados ou com algum tipo de dependência física incapacitante. 2.1 - Filhos acima desta idade são considerados convidados ou podem se associar como ASSOCIADOS COOPERATIVOS, para maior sua maior autonomia. 03 - O PEDIDO DE RESERVA para utilização do Clube, as chaves do apartamento e o controle remoto do portão para veículos só serão entregues ao ASSOCIADO TITULAR ou a seu cônjuge e/ou compa-

nheiro(a) sendo portanto obrigatória a presença de um deles no ato de entrega das chaves/apartamento. 3.1 - Após este procedimento administrativo regulamentar, caso o associado(a) responsável pelo pedido de reserva tenha algum compromisso, poderá ausentar-se do Clube durante parte ou restante do período, desde que entre os ocupantes remanescentes permaneça uma pessoa maior de idade indicada pelo mesmo como responsável, como preposta do Associado titular, sobre o qual, entretanto, incidirá toda a responsabilidade pela locação do apartamento e pelos atos de seus ocupantes. 3.2 - Não serão locados nem será permitida a presença de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, durante os períodos de reservas em nosso Clube de Praia. 04 - A simulação de locação feita por associado para beneficiar terceiros, locações cruzadas com o objetivo de prorrogar a presença do associado além do tempo regular com o uso de outro apartamento, acolhimento de pessoas além da capacidade e da relação de nomes informados previamente no pedido de reserva durante sua estada, ou prorrogação da permanência do associado ou dependentes e convidados no clube além dos prazos informados na confirmação de reserva, será considerada falta grave, sujeitando o infrator à exclusão do uso do Clube de Praia por dois anos, além de outras sansões estatutárias. 05 - A alegação de associado de que “AINDA NÃO USEI O CLUBE DE PRAIA” REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

13


R.I - CLUBE DE PRAIA não será considerada determinante, posto que a todos SEMPRE foi dada a mesma oportunidade nas mesmas condições, prazos, períodos, valores etc. A ASSEFACRE, não faz, nem nunca fez distinção entre ninguém, tratando todos os associados com a mesma atenção e consideração. 3-QUANDO TERÁ INÍCIO A TEMPORADA 2016/2017 PARA UTILIZAÇÃO DOS APARTAMENTOS? 1-A temporada 2016/2017 terá início no dia 02/12/2016(sexta-feira), obedecendo aos critérios definidos neste informativo, encerrando-se a alta temporada no dia 02 de março de 2017 (quinta-feira). 2- Os associados titulares que estiverem em dia com a tesouraria da Associação e quiserem SOLICITAR RESERVAS poderão enviar o formulário disponível no site: www.assefacre.com.br - reservas - alta temporada 2016/2017 DEVIDAMENTE PREENCHIDO já a partir de 01/08/2016, para o email: gilberto@assefacre.com.br 3 - É fundamental que todos os campos do formulário do PEDIDO DE RESERVA DE APARTAMENTO estejam devidamente preenchidos antes do envio por email, sem o que não poderemos ACEITAR OU CONFIRMAR O PEDIDO DE RESERVA, POIS Ó SISTEMA RECUSA AUTOMATICAMENTE O PEDIDO COM A FALTA DE DADOS DEVIDAMENTE PREENCHIDOS. 3.1 - NÃO SERÃO ACEITAS RESERVAS CONDICIONAIS para confirmação posterior. 04 - QUE TIPO DE APARTAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO? Estão à disposição dos associados para locação, 24 (vinte e quatro) apartamentos, todos com uma garagem coberta para um automóvel, sendo: -18 (dezoito) apartamentos simples para até 4 (quatro) pessoas adultas e 01 criança até 10 anos; -03 (três) apartamentos duplos para até 6 (seis) pessoas adultas e uma criança até 10 anos, sendo dois com sacada com vista para a serra do mar e um no térreo. -02 (dois) apartamentos duplos “Premium 1A e 2B ”, no primeiro andar, para até 6 (seis) pessoas adultas e uma criança até 10 anos, com ar condicionado, sacada com vista para o mar, para a serra e para as piscinas, sistema de ar condicionado, TV via satélite com programação da SKY. -01(hum) apartamento duplo “Premium 3C”, no primeiro andar, para até 6 (seis) pessoas adultas e uma criança até 10 anos, com ar condicionado, sacada com vista para o mar, para a serra e para as piscinas, com ar

14

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

condicionado, TV via satélite com programação da SKY e “solarium” exclusivo dos ocupantes da unidade, com guarda-sol poltronas e espreguiçadeiras exclusivos. 05- POSSO PEDIR A TROCA DE PERÍODO DEPOIS DE RECEBER A CONFIRMAÇÃO DO MEU PEDIDO? 1-Pedidos de mudança de dias de reserva, após a confirmação efetuada, serão tratados como nova solicitação, sendo anulado o pedido anterior, entrando o associado em nova fila de pretendentes, observando-se a disponibilidade de datas e apartamentos. 1.2- PORTANTO ANALISAR BEM SUA DISPONIBILIDADE DE TEMPO, LIBERAÇÃO PELA CHEFIA, ESCALA DE FÉRIAS, ESCOLA DOS FILHOS, VESTIBULARES, COMPROMISSOS PARTICULARES E FINANCEIROS DO CASAL ETC, ANTES DE FORMULAR O PEDIDO DE RESERVA. 6-COMO SÃO ATENDIDOS OS PEDIDOS DE RESERVAS DE APTOS? 1-Os pedidos de reservas de períodos na alta temporada (01) hum apartamento por associado serão numerados por ordem de chegada dos emails à Associação a partir de 01/08/2016, dando-se preferência para associados que ainda não puderam usar o Clube de Praia nas datas preferenciais de Natal, Ano Novo e 1º semana de Janeiro /2017 e Carnaval. 2-Caso haja mais interessados em determinado período que vagas disponíveis será feito um sorteio entre os interessados. Caso isso não ocorra, todos os pedidos serão atendidos normalmente, observando-se a sua ordem de chegada. 07-TABELA DE SEMANAS DISPONÍVEIS PARA RESERVAS NA TEMPORADA 2016/2017 DEZEMBRO/2016 -01ª-SEMANA DE 02/12/2016 A 08/12/2016 -02ª-SEMANA DE 09/12/2016 A 15/12/2016 -03ª-SEMANA DE 16/12/2016 A 22/12/2016 -04ª-SEMANA DE 23/12/2016 A 29/12/2016 (NATAL). JANEIRO/2017 -05ª-SEMANA DE 30/12/2016 A 05/01/2017 (ANO NOVO) -06ª-SEMANA DE 06/01/2017 A 12/01/2017 -07ª-SEMANA DE 13/01/2017 A 19/01/2017 -08ª-SEMANA DE 20/01/2017 A

26/01/2017 FEVEREIRO/2017 -09ª-SEMANA DE 26/01/2017 A 02/02/2017 -10ª-SEMANA DE 03/02/2017 A 09/02/2017 -11ª-SEMANA DE 10/02/2017 A 16/02/2017 -12ª-SEMANA DE 17/02/2017 A 23/02/2017 MARÇO-2017 -13ª-SEMANA DE 24/02/2017 A 02/03/2017(CARNAVAL) 8-COMO FAZER UM PEDIDO ANTECIPADO DE RESERVA DE APTO ? 1-Os pedidos serão numerados por ordem de chegada dos emails à Associação. 2-Faça sua escolha e enquadre seu pedido em uma das situações e semana que lhe for mais conveniente. 3-A distribuição das reservas dos apartamentos e andares será feita pela ASSEFACRE dentro da disponibilidade da grade de reservas controlada pela associação, considerando-se como prioridade os associados que ainda não tiveram a oportunidade de usufruir do Clube de Praia nos períodos preferenciais, não cabendo ao associado especificar o numero do apartamento pretendido. 4-A indicação no formulário com a preferência do associado pelo andar é apenas um indicativo para orientar a ASSEFACRE, não representando obrigatoriedade de atendimento por parte da associação. Não serão reservados apartamentos específicos para os solicitantes. 5-Recomendamos que pessoas com mais idade, dificuldades de locomoção ou com crianças de colo, que optem por apartamentos térreos ou andares mais baixos a fim de poupar esforços desnecessários. 09- QUAIS OS VALORES POR PERÍODO DE LOCAÇÃO DE SEIS DIAS? A Diretoria da associação RESOLVEU aplicar um pequeno reajuste sobre os valores cobrados na TEMPORADA DE 2016/2017, apenas para reequilibrar as contas, apesar da inflação acumulada no período ser bem maior e apesar do sensível aumento dos preços e custos de manutenção do clube, investimentos efetuados na substituição de geladeiras e outros utensílios domésticos disponibilizados para os associados, colocação de novas TVs de 32 polegadas em todos os apartamentos, novos sofás-camas, parque infantil e piscina para bebes, novos maquinários, aumento nos custos de luz, água, substituição dos portões de entrada e dos fundos e aquisição e


R.I - CLUBE DE PRAIA instalação de sistema de monitoramento e segurança com gravação remota para garantir maior segurança aos associados hóspedes e preservar o patrimônio da entidade, aumento de impostos e taxas etc. 9.1-Dessa forma continuamos a colaborar, incentivar e auxiliar os associados e seus familiares dependentes a aproveitarem melhor suas merecidas férias, com custos extremamente acessíveis em relação aos valores cobrados por habitações similares disponibilizados pelas imobiliárias e particulares que locam imóveis durante a alta temporada. 9.2-VALORES DOS APARTAMENTOS PARA LOCAÇÃO - PERÍODOS DE SEIS (06) DIAS, NA ALTA TEMPORADA 2016 /2017. A-APARTAMENTO SIMPLES= R$ 720,00 (setecentos e vinte Reais) o período de 06 dias, por apartamento para até 4 pessoas adultas e uma criança até 10 anos, ou seja, apenas R$ 120,00 a diária, cujo valor dividido por 5 pessoas é = R$ 24,00 por pessoa/dia. B - A PA RTA M E N T O D U P LO = R $ 1.300,00 (mil e trezentos reais) o período de 06 dias por apartamento para até 6 pessoas adultas e uma criança até 10 anos, ou seja, apenas R$ 216,00 a diária, cujo valor dividido por 7 pessoas é = R$ 30,85 por pessoa/dia. C-APARTAMENTOS “PREMIUM 1A e 2B’’= R$ 1.800,00 (mil e oitocentos e Reais) o período de 06 dias por apartamento para até 6 pessoas adultas e uma criança até 10 anos, ou seja, apenas R$ 300,00 a diária cujo valor dividido por 7 pessoas é = R$ 42,85 por pessoa/dia. -Os apartamentos Premium 1A e 2B são duas unidades diferenciadas. Os apartamentos “PREMIUM” “1A e 2B” dispõem de dois quartos, com capacidade total para até 6 adultos e uma criança de até 10 anos, banheiro completo, cozinha completa, geladeira duplex com freezer, TV de LED com programação via satélite da SKY , ar condicionado quente/frio split de 9.000 BTUs, um em cada quarto e ventiladores de teto nos demais cômodos, camas com colchões de mola e sofá cama especial em ampla sala. Externamente os apartamentos possuem sacada com vista para o mar e para a serra Complexo do Marumby. Cada apartamento tem também uma garagem coberta. D-APARTAMENTO “PREMIUM 3C’’= R$ 1.900,00 (mil e novecentos Reais) o período de 06 dias por apartamento, ou seja, ou seja, apenas R$ 316,00 a diária cujo valor dividido por 7 pessoas é= R$ 45,14 por pessoa/dia. -Uma unidade com localização privilegiada...

com o previsto no Regimento Interno do Clube e demais orientações sobre a matéria. 3 - E V E N T UA L M E N T E o a s s o c i a d o solicitante poderá fazer o pagamento pessoalmente à vista na sede administrativa da associação, com cheque pessoal ou dinheiro, sendo que a confirmação só se tornará efetiva após a compensação do cheque.

O apartamento “PREMIUM “3C” também dispõem de dois quartos, com capacidade total para até 6 adultos e uma criança de até 10 anos, banheiro completo, cozinha completa, geladeira duplex com freezer, TV de LED com programação via satélite da SKY , ar condicionado quente/ frio split de 9.000 BTUs , um em cada quarto e ventiladores de teto nos demais cômodos, camas com colchões de mola e sofá cama especial em ampla sala. -Além disso, externamente o apartamento possui sacada com vista privilegiada para o mar e para a serra - Complexo do Marumby, e “solarium” exclusivo dos ocupantes desta unidade, com poltronas, guarda sol e espreguiçadeira exclusivos. O apartamento tem também uma garagem coberta. 1-Não haverá devolução parcial ou total de valores das reservas já confirmadas pela ASSEFACRE por email ou News Letters. 2-Em casos fortuitos ou de força maior previstos em lei e definidos pela Associação em que o associado solicitante não puder utilizar o Clube na data solicitada e confirmada e se e quando vier a solicitar por email o cancelamento no prazo de até uma semana antes do dia solicitado, ser-lhe-á concedido em diárias 50% do valor pago, que poderão ser utilizadas somente na baixa temporada imediatamente seguinte ao fato, ficando revogadas todas as outras instruções a respeito, inclusive do Regimento Interno do Clube.

A)-Entrada no Clube: na sexta-feira definida no documento de confirmação de reserva, a partir das 17 horas, até às 22 horas do referido dia de ingresso. B)-Saída do Clube: na quinta-feira seguinte até às 20 horas, impreterivelmente, para que haja tempo hábil para se proceder à limpeza dos apartamentos para os novos associados hóspedes ocupantes. C)- NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO/SAÍDA NOS APARTAMENTOS ANTES DO DIA CONFIRMADO NO PEDIDO DE RESERVA E ANTES OU DEPOIS DOS HORÁRIOS ACIMA INFORMADOS. A INSISTÊNCIA SERÁ CONSIDERADA FALTA GRAVE QUE SERÁ ANOTADA PELO RESPONSÁVEL PELO CLUBE NA OCASIÃO NO LIVRO DE OCORRÊNCIAS DO CLUBE, EXISTENTE NA SECRETARIA, SENDO O I N F R AT O R PA S S I V E L D E M U LTA E ADVERTÊNCIA DE ACORDO COM O REGIMENTO INTERNO DO CLUBE.

10-COMO PAGAR A RESERVA DE APTO DO CLUBE DE PRAIA?

12-COMO DEVO PROCEDER AO CHEGAR AO CLUBE DE PRAIA?

1-Quando você receber por e-mail ou News Letter a CONFIRMAÇÃO DE R E S E RVA e m i t i d a e e n v i a d a p e l a ASSEFACRE, o valor devido pelo período e vaga adicional de estacionamento, se solicitada, deverá ser DEPOSITADO E/OU TRANSFERIDO pelo associado solicitante em nome da Assefacre em uma das contas correntes da associação informadas a seguir: 2-CONTAS CORRENTES DA ASSEFACRE DISPONÍVEIS PARA TRANSAÇÕES: 1-Banco do Brasil = Agência:0009-4 e C/C: 36059-7 2-Banco Itaú = Agência: 4011 e CC: 66855-7 3-Caixa Econômica Federal = Agência: 0373- Operação: 003 C/C 462-0 NOTA: Enviar de imediato via email comprovante para a Assefacre, com cópia do deposito/transferência efetuado escaneado, para a ASSEFACRE-Tesouraria-A/C SRA DALVA. 2-Caso não haja cumprimento das determinações e condições explicitadas acima, não será liberada a reserva, de acordo

1-Em sua chegada ao Clube de Praia da Assefacre, em Matinhos-PR, o associado solicitante deverá apresentar a CONFIRMAÇÃO DO PEDIDO DE RESERVA E M I T I D A P E L A A S S E FA C R E E O S ATESTADOS DE SAÚDE VÁLIDOS PARA OS HÓSPEDES QUE QUISEREM USUFRUIR DAS PISCINAS DO CLUBE ao responsável pela administração do Clube de Praia da Assefacre. 2-O associado solicitante deverá obedecer fielmente os horários de chegada ao Clube, de acordo com o previsto no item 11. ATENÇÃO: -NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DE ASSOCIADOS, SEUS DEPENDENTES OU CONVIDADOS, NEM A GUARDA DE VEÍCULOS NAS DEPENDÊNCIAS DO CLUBE, NEM OBJETOS( mochilas, malas, caixas, sacolas, isopores etc), NEM GUARDA DE PRODUTOS PERECÍVEIS NAS GELADEIRAS DO CLUBE ANTES DO HORÁRIO PREVISTO DE ENTRADA. -FAVOR NÃO INSISTIR E PROGRAMAR ADEQUADAMENTE SUA VIAGEM E

11- QUAL O HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DOS APARTAMENTOS?

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

15


R.I - CLUBE DE PRAIA HORÁRIO DE CHEGADA, POIS TEMOS UM HORÁRIO BEM FLEXÍVEL QUE JÁ DE CONHECIMENTO DE TODOS EM NOSSO CLUBE. 13-ONDE VOU GUARDAR MEU VEÍCULO NO CLUBE? 1-Cada apartamento tem direito a uma vaga coberta na garagem, norma válida inclusive para os apartamentos duplos, devendo o associado informar com exatidão a placa do veículo que vai utilizá-la no PEDIDO DE RESERVA. 2-Caso o associado solicitante deseje locar vaga adicional de veículo, limitada a uma vaga, deverá informar seu desejo no campo apropriado do formulário e terá acrescido à sua diária, o valor de R$ 20,00 por dia pela vaga adicional. (Informar as placa do veículo adicional). 2.1-Moto ou carreta equivalem a um novo veículo, pagando o valor adicional. 3 -A vaga adicional é de estacionamento não coberto e deverá ser solicitada por ocasião do PEDIDO DE RESERVA de apartamento, não podendo ser cedida ou ocupada por terceiros em hipótese alguma, mesmo que não esteja sendo usada. 4-No caso de chegada do associado em mais de um veículo, ou seja, com um veículo adicional não solicitado e pago previamente no pedido de reserva, será cobrado do associado o valor mínimo de R$ 50.00 por dia para sua manutenção no estacionamento, ensejando ainda ao associado responsável advertência e penalidades previstas no Regimento Interno do Clube por ter omitido a informação cujo preenchimento é obrigatório no formulário de PEDIDO DE RESERVA. 5 - Após a chegada, todos os veículos devem ser estacionados com a frente para a parede das garagens, para evitar sujidades e batidas com engates etc, sendo proibido estacionar os veículos de ré. Esta regra vale em todos os dias e situações durante toda a permanência do associado hóspede no Clube de Praia da associação. 5.1-No caso de infrações anotadas, será cobrada multa de R$ 50,00 por ocorrência. 5.2-É proibido deixar cadeiras, pranchas, suportes de bicicletas etc, na área de estacionamento, principalmente em frente ou ao redor dos veículos para evitar acidentes. Multa de R$ 50,00 por ocorrência. 5.3-Crianças e menores devem ser orientados pelos pais a não permanecer na área dos veículos desacompanhadas a fim de evitar acidentes.

16

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

5.4-Também é vedado colocar toalhas etc para secar na área do ESTACIONAMENTO. Cada apartamento tem um local apropriado para tanto. Multa de R$ 50,00 por ocorrência. 5.5-E proibido pendurar toalhas, cangas, biquínis etc nas varandas dos apartamentos em especial nos apartamentos PREMIUM. Multa de R$ 50.00 por ocorrência. 6-É dever e obrigação de todo o associado que abrir o portão de veículos com o controle remoto, fechá-lo imediatamente em seguida à sua passagem, tanto na entrada como na saída, não se afastando do local com o veículo, até ter certeza que o fechamento do portão foi completado, para garantir a segurança dos demais condôminos. Multa de R$ 50,00 por ocorrência no descumprimento desta disposição. 6.1-INFORMAMOS QUE INSTALAMOS NO CLUBE DE PRAIA SISTEMA DE MONITORAMENTO ATRAVÉS DE CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO QUE REGISTRAM 24 HORAS TODA A MOVIMENTAÇÃO EXCLUSIVAMENTE NAS ÁREAS DE USO COMUM DO CLUBE, A FIM DE GARANTIR A SEGURANÇA E PRIVACIDADE DOS ASSOCIADOS, DO NOSSO PATRIMÕNIO E A OBSERVÂNCIA DAS NORMAS E REGULAMENTOS DA ASSEFACRE PELOS USUÁRIOS NO REFERIDO LOCAL DE LAZER. 7-NÃO É PERMITIDO EM HIPÓTESE ALGUMA, mesmo que temporariamente, O I N G R E S S O, E S TAC I O N A M E N T O o u GUARDA DE AUTOMÓVEIS, MOTOS, BICICLETAS ETC, nas dependências do Clube de Praia da Assefacre, por visitantes ou titulados como visitantes de associados hóspedes. Multa de R$ 100,00 por ocorrência e mais advertência prevista no Regimento Interno ao associado responsável. 8-Não é permitido o banho, ducha de praia, uso de banheiros, equipamentos de lazer, churrasqueiras, piscinas, etc ou utilização de qualquer instalação do clube por amigos, parentes, conhecidos etc, do associado hospede, a não ser que o visitante faça parte do grupo de convidados hospedes do associado titular. 9-Não é permitido o uso de capacetes de motos, bicicletas etc, encobrindo o rosto em qualquer instalação do clube por associados, dependentes, amigos, parentes, conhecidos etc do associado hóspede. 14-RELAÇÃO BÁSICA DO MOBILIÁRIO E UTENSÍLIOS DOS APARTAMENTOS. VER SITE: www.assefacre.com.br

NOTA: Para maior conforto pessoal os associados devem levar objetos de higiene e uso pessoal, roupas de cama, banho, cobertas, travesseiros e alimentação para o período de locação. 15 - COMO USAR OS VESTIÁRIOS E BANHEIROS COMUNITÁRIOS? 1-O associado hospede, seus dependentes, convidados, visitantes e demais usuários tem por obrigação zelar pela higiene e limpeza dos vestiários e banheiros masculinos e femininos COMUNITÁRIOS, bem como deixar fechadas, após o uso, as torneiras, registros, dar descarga, não jogar papeis no chão, etc. Em caso de danos ou mau uso, os infratores se obrigarão à substituição do material danificado ou ao ressarcimento do valor que será orçado pelo Clube. Serão ainda enquadrados no disposto Art.20 do regimento interno do Clube. 1.1-É proibido efetuar limpeza com descarte de areia, ou lavar shorts, biquínis, calçados, chinelos, tênis, cadeiras de praia, guarda sol etc, dentro dos banheiros e vestiários. Utilizar o tanque de roupas para tais fins. 2 - É proibido fumar e ingerir bebida(s) alcoólica(s) no recinto dos banheiros e vestiários e demais dependências do clube, mesmo em locais abertos, conforme lei federal e estadual. O infrator será enquadrado nos dispositivos do Art.20 do R.I.C. 3-Qualquer associado que sair dos banheiros e vestiários em trajes íntimos será enquadrado no Art.20, letra “e”. 4-A ordem, disciplina, educação, moral e bons costumes devem ser mantidos nas dependências dos banheiros e vestiários. 5-O Clube não se responsabiliza por objetos de valor deixados nos bancos ou armários dos banheiros e vestiários. 16- COMO FAÇO PARA USAR AS DAS CHURRASQUEIRAS DO CLUBE? O espaço e a área das churrasqueiras, incluindo as mesmas destinam-se ao uso dos associados hospedes e dependentes, para a promoção exclusiva de churrascos, admitindo-se a participação de convidados, observadas as condições estabelecidas neste documento. 1-As churrasqueiras poderão ser utilizadas pelo associado hospede do apartamento durante o período de locação, mediante reserva antecipada a ser feita junto à secretaria do Clube e dependendo da disponibilidade.


R.I - CLUBE DE PRAIA 1.1-As churrasqueiras podem ser utilizadas pelo associado hospede, de segunda a domingo ( exceto nas quintas-feiras que estará fechada para limpeza geral), no horário compreendido entre as 9 e 16 horas e das 17 as 21 horas, salvo quando houver programação do Clube para aqueles horários e locais. 1.2-Se o associado decidir não utilizar a churrasqueira reservada, deverá cancelar a reserva com antecedência mínima de duas (2) horas antes do horário reservado, sendo passível de penalidade prevista no Art.20, letra ”a” do R.I.C e multa de meia diária o associado hospede que assim não proceder. 2-O associado hospede poderá convidar pessoas não associadas ao Clube (máximo de 6 (seis) convidados, por semana de locação), para com ele compartilhar de almoço ou jantar nas churrasqueiras, observadas as seguintes condições: a)-O associado hospede tenha previamente preenchido uma relação com o nome e número da carteira de identidade do convidado entregando-a na secretaria do Clube; b)-O associado hospede será o responsável pelo convidado; e c)-A Diretoria poderá a seu critério restringir a entrada de convidados sem a necessidade de justificativa direta ao associado hospede. 3-A utilização das churrasqueiras por parte de convidados somente será permitida com a presença do responsável pelo convite. 4-O associado hospede, dependentes e convidados deverão respeitar a legislação vigente quanto aos aspectos de idade para a participação em eventos e consumo de bebidas alcoólicas, sendo de inteira responsabilidade do associado qualquer transgressão à lei. Os associados infratores serão enquadrados no Art.20 do R.I.C e seus incisos. O convidado infrator deverá deixar o Clube. 5-O Clube não se responsabiliza por furtos ou extravios que aconteçam durante os eventos promovidos pelos associados hospedes. 6-Em caso de eventos promocionais no Clube, promovidos por entidades indicadas por um associado, será cobrada taxa de cessão das churrasqueiras, em valores fixados pela Diretoria. 7-A relação de convidados participantes deve ser entregue na secretaria pelo associado solicitante, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, para conferência e

controle da portaria do Clube, não podendo exceder a 50 (cinquenta pessoas). 8-O “kit para churrasco”, composto de grelha, dois espetos, uma tabua de carne e um garfo de churrasco é de uso exclusivo nas churrasqueiras, sendo fornecido ao associado hospede mediante requisição. O Clube não fornece carvão nem gelo e o sócio deverá providenciá-lo previamente. 9-É facultado ao associado hospede, trazer para o seu uso na churrasqueira, louças e talheres do apartamento locado, bem como outros utensílios necessários ao sucesso de seu churrasco, exclusivamente durante o horário reservado, salvo os casos previstos nos parágrafos e artigos seguintes. 10-Não é permitida a utilização de fogareiros a gás ou elétricos, gengis-kan, panelas, frigideiras, etc nem de churrasqueiras portáteis adicionais. 10.1-Não é permitido o uso de álcool, gasolina, querosene, óleos etc para acendimento das churrasqueiras, devendo ser usados acendedores específicos disponíveis para tal fim, cuja combustão não provoca explosões ou outros riscos. 10.2-Não será permitido a utilização de espetos e garrafas de vidro nos feriados de sete de setembro, natal, ano novo, carnaval, ou em eventos promovidos pela Diretoria ou autorizados por ela, em que haja a participação de terceiros convidados, ou número significativo de usuários nas churrasqueiras. Nesses casos só será permito o uso de grelhas com espátulas para movimento das carnes e latas de refrigerantes ou cervejas, visando a assegurar a integridade dos usuários. 11-A utilização das churrasqueiras obedecerá a ordem de reservas feitas no dia, a partir da abertura da secretaria do Clube. Não serão feitas reservas antecipadas. O associado hospede não poderá reservar mais de uma churrasqueira para si, nem usar o artifício de fazê-lo em nome de outro associado, sob pena de serem os infratores atingidos pelo previsto no Art.20 do R.I.C e multa de uma diária por evento. 12-O associado hospede que utilizar as churrasqueiras, deverá manter a higiene e a limpeza das mesmas, efetuando o descarte do lixo produzido nas lixeiras apropriadas para produtos orgânicos, papéis, metais, vidros, plásticos, procedendo a limpeza do local, que inclui varrição e limpeza das churrasqueiras, pias, mesas, cadeiras etc. deixando-as em condições adequadas de uso para o próximo ocupante.

13-A conservação das churrasqueiras é de responsabilidade dos usuários que serão responsabilizados por quaisquer danos que porventura tenham dado causa, ficando ainda obrigados a indenizar o Clube pelo prejuízo, sendo enquadrados no Art.20 do R.I.C letra “a”. 14-Não será permitido o acesso de veículos a área das churrasqueiras sob o pretexto de descarregar materiais. 15-Não é permitida a retirada de mesas e cadeiras das churrasqueiras, nem sua remoção para áreas fora do perímetro das mesmas. 16- A ÁREA DAS CHURRASQUEIRAS NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA CAFÉS DA MANHÃ, ALMOÇOS DIÁRIOS, CAFÉS DA TARDE, OU JOGOS ACOMPANHADOS DE BEBIDAS ETC. PELOS ASSOCIADOS. SEU USO É EXCLUSIVO PARA A REALIZAÇÃO DE CHURRASCOS E PODE E DEVE SER COMPARTILHADO POR TODOS OS USUÁRIOS DO CLUBE, SENDO VEDADA AOS USUÁRIOS APROPRIAREM-SE DE VÁRIAS MESAS DIFICULTANDO O ACESSO E CONSTRANGENDO OUTROS OCUPANTES DO CLUBE, PARTICULARMENTE POR OCASIÃO DO NATAL, ANO NOVO, CARNAVAL E “FERIADÕES". 16.1-Cafés da manhã, almoços comuns, cafés da tarde e jantares comuns,etc, devem ser feitos dentro dos apartamentos de cada um posto que todos possuem completa infra estrutura para tal, não se justificando nenhuma atitude diferente por parte dos associados. Não será aceita justificativa de “juntarem-se as pessoas” conhecidas. 17-POR UMA QUESTÃO DE HIGIENE E INFELIZMENTE PELA FALTA DE BOM SENSO DE ALGUNS, É OBRIGATÓRIO PARA TODOS O USO DE CAMISETAS E BERMUDAS OU SHORTS NAS DEPENDÊNCIAS DA CHURRASQUEIRA, SENDO PROIBIDA PERMANCÊNCIA DE PESSOAS, COM SUNGAS, BIQUINIS, SEM CAMISETA, APLICANDO-SE AO INFRATOR MULTA DE R$ 50,00 POR EVENTO E SUA EXCLUSÃO DO LOCAL, ALÉM DA APLICAÇÃO DE DEMAIS PENALIDADES PREVISTAS NO REGIMENTO INTERNO DO CLUBE. 18 - COMO POSSO USAR O SALÃO DE JOGOS E A ACADEMIA DE GINÁSTICA DA ÁREA DE LAZER COBERTA DO CLUBE? Os associados hospedes e seus dependentes terão preferência sobre os demais associados ou convidados na utilização dos espaços para jogos de salão e ACADEMIA REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

17


R.I - CLUBE DE PRAIA DE GINÁSTICA. 1-A utilização da academia de ginástica e das mesas para carteado é permitida somente aos maiores de 18 (dezoito anos) de idade, cabendo aos pais ou responsáveis a fiel observância deste dispositivo. 2-A prática destes jogos estará limitada aos locais determinados pela Diretoria, sendo vedada sua prática em qualquer outro local como decks de piscina, terraços, CHURRASQUEIRAS, corredores, jardins etc. 3-Deverá ser observada a boa conduta desportiva, respeitando-se parceiros, adversários e demais pessoas presentes nos locais definidos para prática dos jogos. Nos casos do jogo de truco, os participantes deverão levar em consideração os demais usuários do clube, abstendo-se de pronunciar palavrões e manifestações além do razoável, afim de não perturbar o sossego dos demais usuários do Clube. Infratores serão enquadrados no Art. 20, do R.I.C ,letra “a”, sendo convidados a se retirar do jogo. 4-Não serão permitidos, em qualquer hipótese jogos que envolvam apostas em dinheiro. 5-As mesas de sinuca e snooker não poderão ser tiradas/deslocadas de seus locais, posto que foram niveladas por técnicos profissionais para oferecer melho-res condições de jogo e NÃO PODERÃO SER UTILIZADAS POR MENORES DE 14 ANOS, que tem outros jogos à sua disposição. 6-É obrigação de todos os usuários deixar os tacos colocados nas taqueiras após cada jogo, providenciando também a colocação do giz no local adequado, além de limpar adequadamente o marcador de pontos. 6.1. O usuário que não higienizar os equipamentos de ginástica da academia após seu uso ou deixar bolas, tacos etc, fora do local NA SALA DE JOGOS será impedido de usar as mesas por uma semana. 6.2-O associado que sujar as mesas e o tecido das mesmas com restos de giz etc, será punido com multa de R$ 50,00 por jogo, afim de resguardar o patrimônio do Clube. 6.3-É proibido apoiar copos ou latas de refrigerantes, alimentos etc na beira das mesas, sendo o fumo e bebidas alcoólicas terminantemente proibido no local. 6.4-Menores de idade não podem jogar sinuca ou snooker, conforme determina a legislação, sendo responsabilizados os pais ou responsáveis no caso de violação deste dispositivo. 7-Às mesas de ping-pong e pebolim, sinuca e snooker também não devem ser deslocadas.

18

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

8-Jogos de salão, como damas, tria, xadrez etc devem ser solicitados pelo associado titular ao administrador do clube e devolvidos ao mesmo completos, ao final do jogo, sob pena de reposição pecuniária de peças faltantes. 9-Aquele que infringir qualquer uma das determinações será enquadrado no Art.20 do R.I.C, além de pagar multa de R$ 100,00 por ocorrência. 19-COMO POSSO UTILIZAR AS PISCINAS DO CLUBE DE PRAIA? 1-Os usuários da piscina devem estar munidos EM SUA CHEGA AO CLUBE de exame médico apropriado emitido por profissionais habilitados o qual deverá ser entregue na SECRETARIA DO CLUBE, ao administrador , no momento da chegada dos hospedes, ocasião em que receberão uma PULSEIRA AZUL para os aptos a UTILIZAR AS PISCINAS e uma PULSEIRA PRETA para aqueles que não trouxeram atestado ou não estiveres aptos. 1.1-O exame médico é obrigatório devendo ser providenciado antecipadamente pelo associado, de preferência quando efetuar seu pedido de reserva para o período desejado e renovado de 6 em 6 meses, de conformidade com os preceitos da Secretaria de Saúde. É irrecorrível a qualquer instância do Clube a decisão médica vedando o uso da piscina a associado, dependente ou convidado. 1.2-Não poderão também freqüentar as piscinas pessoas que apresentem afecções nos olhos, ouvidos, nariz, boca, e moléstias infecto-contagiosas. 1.3-Também não será permitido o uso das piscinas por pessoas com ferimentos, afecções de pele, com esparadrapos, gazes, algodão e pomadas. 1.4-Deverá o associado ou dependente submeter-se a novo exame médico, mesmo que o prazo de seu exame não tenha expirado, caso venha adquirir moléstias infecto-contagiosas ou ferimentos. O associado ou dependente que não atender o estabelecido incorrerá no previsto no Art.20 do R.I.C, letra “a”. 1.5-Ao associado que portar a PULSEIRA PRETA fica vedada a entrada na parte cercada (interna) da piscina. 2-O horário de funcionamento das piscinas será das 09 as 21 horas, não sendo permitido o uso das mesmas no período noturno, sob pena de incidência no previsto no Art.20 do R.I.C e exclusão do infrator do local. 2.1-Às quintas-feiras, as piscinas permanecerão fechadas para limpeza geral.

3-O associado hóspede e seus dependentes deverão observar as demarcações de profundidade, bem como os cuidados, precauções e normas de segurança recomendadas aos usuários de piscinas, particularmente crianças e menores, ficando proibido o mergulho. O infrator estará sujeito ao disposto no Art.20 do R.I.C, ficando suspenso do uso da piscina durante todo o período de hospedagem. 4-Crianças menores de doze anos de idade somente poderão entrar nas piscinas de adultos acompanhadas dos pais ou responsáveis. 5-Os usuários das piscinas deverão estar em trajes de banho apropriados, não sendo permitidos trajes transparentes, nem bermudas, ou sungas e calções de banho sem suporte ou com bolsos. 6-Todos os usuários das piscinas deverão obrigatoriamente passar pela ducha e pelo lava-pés sempre que adentrarem da área das mesmas. 7- O uso de qualquer tipo de bronzeador, loções, hidratantes ou qualquer outro tipo de cosmético (exceto bloqueadores solares para a proteção de menores de 10 anos) pelos usuários impedirá o uso das piscinas. Neste caso, o usuário não poderá entrar na água, podendo apenas utilizar o deck para banhos de sol ou acompanhar menores. 7.1-Antes de entrar nas piscinas, o associado hospede e seus dependentes que estiverem usando óleo de bronzear, bronzeadores, cremes, loções, hidratantes, cosméticos etc deverão removê-los totalmente, com banho com sabonete, nos chuveiros disponibilizados para tal. 7.2-O associado que desrespeitar este artigo e seus parágrafos será enquadrado no disposto no Art.20 do R.I.C, letra “a”, devendo deixar a piscina imediatamente. 8-Não serão permitidas brincadeiras arriscadas nas piscinas tais como empurrar ou carregar outra pessoa para atirá-la na água, carregar alguém nas costas, subir nos ombros ou mãos de outrem para mergulhar, simular luta, fingir afogamento, cuspir, escarrar, assoar o nariz ou praticar esporte aquáticos(snorkel etc), mexer em lâmpadas submersas ou não ou equipamentos das piscinas. Parágrafo Único-Diante de quaisquer destas situações os funcionários do Clube tem por dever e obrigação advertir o associado sobre seu comportamento e no caso de reincidência, deverá comunicar à secretaria da entidade ou ao administrador local, para


R.I - CLUBE DE PRAIA providências e registrar a ocorrência, sendo vedado ao infrator o uso das piscinas até o final de seu período de estada, sendo aplicadas ao mesmo as sanções previstas no regimento interno. 9-Os usuários que provocarem quaisquer danos em materiais ou equipamentos das piscinas, estarão obrigados à substituição dos mesmos mediante pagamento dos valores orçados pelo Clube, sendo ainda enquadrados no disposto no artigo Art.20 do R.I.C. 10-Eventuais esportes aquáticos coordenados por monitor do Clube terão dias, horários e espaços definidos pela Diretoria. 11-Não é permitida a entrada de câmaras de ar, bóias, bolas, pranchas, brinquedos e similares dentro das piscinas, salvo bóias plásticas infláveis para os braços ou espuma baguete, apropriadas para crianças menores de 10 anos. 12-Não é permitido no recinto das piscinas, fumar ou levar qualquer tipo de bebida ou comida, exceto água potável ou isotônicos em embalagem plástica, para consumo próprio. 12.1- CERVEJAS E OUTRAS BEBIDAS ALCOOLIDAS EM ISOPORES OU NÃO, EM LATAS OU NÃO, VERTIDAS EM QUALQUER TIPO DE OUTRAS EMBALAGENS OU NÃO COM INTENÇÃO DE BURLA, ESTÃO TERMINANTEMENTE PROIBIDAS NAS PISCINAS. 12.2- Utilizar o deck seco para degustálas. 13-Não é permitida a colocação de peças de vestuários, toalhas, esteiras, bolsas ou outros objetos sobre as cercas ou alambrados em torno das piscinas. 14-Não é permitido pular as cercas ou alambrados de isolamento das piscinas. O infrator será enquadrado no Art.20 do R.I.C, letra “a”. 15-Não é permitido guardar lugar, guarda-sol, nem cadeiras e espreguiçadeiras na área das piscinas, nem colocar toalhas ou bolsas para simular sua utilização, nem reservá-los para utilização posterior. O infrator será enquadrado no Art.20 do R.I.C, letra “a”, podendo ser proibido de utilizar as piscinas até o fim do período locado. 16- Eventuais situações ou ocorrências não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo DIRETOR RESPONSÁVEL ou por seu representante. Portanto pedimos a colaboração de todos para evitar quaisquer

tipo de ocorrências que possam por em risco a segurança e a saúde de todos. 17-Lembramos que os pais ou responsáveis e os próprios usuários são os responsáveis pelo uso saudável e consciente das piscinas. 18 - A ASSEFACRE apenas disponibiliza mais este instrumento de lazer e divertimento na certeza de que o mesmo será utilizado com bom senso pelos nossos associados hospedes, não se responsabilizando pelo uso indevido destes novos equipamentos, ALERTANDO QUE OS INFRATORES DE NORMAS DE SEGURANÇA, BOM SENSO, EDUCAÇÃO, CIVILIDADE E URBANIDADE SERÃO PUNIDOS E EXCLUÍDOS SUMARIAMENTE DO QUADRO DE USUÁRIOS DO CLUBE DE PRAIA DA ENTIDADE. 20-CONSIDERAÇÕES FINAIS 1-Os pedidos de reservas para o clube de praia da associação em Matinhos-PR serão aceitos pela ASSEFACRE até o início das férias coletivas na associação, que ocorrem normalmente após o dia 15 de dezembro. 2-Não haverá reservas para o Clube de Praia, nem na associação nem diretamente no Clube, durante o período de férias coletivas. 3-Os pedidos de reservas serão retomados pela associação, após o retorno das férias coletivas, cuja data estará disponível em nosso site; www.assefacre.com.br, oportunamente. 4-PORTANTO PEDIMOS QUE OS ASSOCIADOS SE PROGRAMEM COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA, FAZENDO SUA RESERVA COM CALMA, DE MANEIRA PLANEJADA, utilizando a possibilidade de parcelamento do pagamento no caso de reservas antecipadas, o que traz inumeras vantagens para todos e melhor distribuição das pessoas dentro do calendário disponível para reservas. 5-Lembramos que o uso dos apartamentos e das demais instalações do Clube de Praia, inclusive as PISCINAS, SALÃO DE JOGOS, SALA DE TV, CHURRASQUEIRAS ETC, são regulamentados pelo REGIMENTO INTERNO DO CLUBE DE PRAIA da ASSEFACRE, APLICÁVEL A TODOS INDISTINTAMENTE e que está disponível para conhecimento e observância no site: www.assefacre.com.br, NÃO SE ACEITANDO ALEGAÇÃO DE IGNORÂNCIA ou exceção por cargo, função, antiguidade etc,

já que todos são considerados “associados” perante o Regimento, com os mesmos direitos e as mesmas obrigações, salvo disposições expressas em contrário. 5.1-É TERMINANTEMENTE PROIBIDO LEVAR ANIMAIS DE QUALQUER ESPÉCIE AO CLUBE, ou equipamentos adicionais de cozinha como fogareiros, liquinhos, fritadores, ventiladores, churrasqueiras, etc., em função do dimensionamento da carga elétrica e hidráulica da edificação, que se ultrapassada comprometerá a segurança e bem estar de todos, sendo o responsável causador dos transtornos, excluído do quadro de associados usuários do Clube de Praia. 5.2-Os associados e dependentes ou convidados que não estiverem utilizando as pulseiras de identificação fornecidas pela secretaria do Clube no dia da chegada e durante todo o período de locação do apartamento, não poderão permanecer nas dependências do clube, podendo ainda sofrer as penalizações previstas no regimento interno, inclusive a proibição de utilização do clube por dois anos. NOTA: O uso será exigido para hóspedes maiores de 8 anos. 5.3-Lembramos que estas normas e as demais constantes no regimento interno visam garantir a tranquilidade, o silêncio, o sossego, o bem estar individual e coletivo e a segurança de todos os associados, razão pela qual recomendamos aos senhores responsáveis que também utilizem as pulseiras. 5.4 - Associados, dependentes ou convidados que não observarem as orientações da administração serão convidados a se retirar do Clube e sofrerão as penalizações previstas no estatuto da ASSEFACRE e Regimento Interno do Clube. Antes de sair de viagem consulte nosso site: www.assefacre.com.br. “as condições promocionais, valores, normas e diretrizes aqui informadas podem ser alteradas a qualquer tempo”. casos omissos serão decididos pela diretoria da assefacre.

Desejamos boas férias e bom descanso para os associados seus dependentes e demais usuários do nosso clube de praia, solicitando a ajuda de todos para tornar a temporada 2016/2017, ainda melhor que a do ano anterior. Atenciosamente, ASSEFACRE-DIRETORIA Curitiba, julho de 2016.

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

19


R.I - NOTICIAS

CONTRATO DE NAMORO PODE SER REGISTRADO EM CARTÓRIO E PRESERVA BENS DO CASAL Sem caracterizar vínculo patrimonial, o acordo protege os direitos e deveres de cada indivíduo Para quem namora e quer preservar seus bens, evitando dores de cabeça, a escolha pelo contrato de namoro é ideal. Por atestar que o casal apenas namora, sem intenção de constituir família, o contrato não envolve a questão patrimonial. Apesar de delicado, realizar este documento é fundamental para que não ocorra mal entendidos caso o relacionamento chegue ao fim. "Se existe convivência constante, o namoro pode ser considerado uma união estável. Como é uma questão testemunhal, se não tem nada escrito, a questão fica mais complicada", explica o diretor de Registros de Títulos e Documentos da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) e presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná

(Irpen-PR), Arion Cavalheiro. Exemplo disso é se os vizinhos ou conhecidos notarem a convivência intensa. Se o casal mora junto e/ou costuma frequentar muitos eventos sociais juntos, pessoas próximas podem constatar que eles já vivem uma união estável. Se este casal não possui um contrato que ateste o namoro, os cartórios podem reconhecer a relação como união e a questão patrimonial começa a ser discutida, podendo gerar dores de cabeça. A dica de Cavalheiro é colocar no papel e deixar bem claro que é apenas um namoro, para evitar futuras complicações. Apesar de recente, a procura pelo contrato de namoro está aumentando. A ideia surgiu da demanda de pessoas que querem caracterizar e documentar a relação e, mesmo ainda sendo rara no interior, ganhou força no último ano.

Contrato X união estável Este modelo de contrato não é uma união estável, ele a descaracteriza. Segundo Cavalheiro, a principal diferença é a respeito de uma possível dissolução. "Se o casal se separar, aqueles que viviam em uma união

estável ainda têm alguns benefícios, como previdência, herança e seguro de vida. No caso do namoro, isso não ocorre", comenta.

Como fazer? Para realizar o documento é preciso fazer um contrato particular, que deve ser registrado em cartório de títulos e documentos. Esse registro é necessário para que o documento produza efeito contra terceiros. Os interessados devem procurar o oficial de títulos e documentos do cartório, onde o registro será feito no mesmo instante: o processo completo dura cerca de 30 minutos. O diretor ainda alerta: caso o namoro termine, é importante comunicar o cartório para que seja procedida a devida averbação. "Para continuar protegendo os direitos e deveres individuais, é interessante que o casal informe se deixou de namorar ou se passaram para uma união estável ou casamento", finaliza.

HOMEM SE QUEIXA DE DOR DE ESTÔMAGO E DESCOBRE QUE TEM 88 PEDRAS NOS RINS Um homem teve 88 pedras nos rins removidas depois de chegar ao hosptal com dores no estômago.HaydarEskicioglu, 65, a partir Cerkezkoy na Turquia, foi para o hospital reclamando de uma “dorzinha”, mas logo foi levado às pressas para a cirurgia depois que os médicos perceberam que era muito mais grave. Cirurgião e urologia especialista HuseyinKorucu, disse: “Nosso paciente tinha visitado um hospital havia 15 anos”. O paciente não visitou um médico de novo até agora, porque ele tinha não tinha queixas “.Mas depois de um ultrassom e uma tomografia computadorizada, cgeram a localizar uma pedra de 15 centimetros. O cirurgião acrescentou: "Nós removemos todas as pedras nos rins do nosso paciente ."Durante a análise que fizemos após a cirurgia foi detectado que o rim produziu muita urina e nosso paciente é saudável novamente.” Sr. Eskicioglu, que agora está com a saúde em dia, disse: “Foi um choque, mas agora estou feliz’’ Yahoo Notícias2 de agosto de 2016

20

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - DIREITO CIVIL 10) Se o consumidor desistir de um curso, tem direito a receber o valor das mensalidades pagas antecipadamente. No entanto, a escola pode cobrar multa - desde que esteja prevista no contrato e que o valor não seja abusivo. O limite para multa de cancelamento de contrato é de 10% do valor do serviço contratado. 11) Doador de sangue tem direito a meia entrada (apenas PR, ES e MS). Nesses estados, os doadores de sangue registrados em hemocentros e bancos de sangue têm direito à meia entrada. O direito está previsto nas Leis Estaduais 13.964/2002 (PR), 7.737/2004 (ES) e 3.844/2010 (MS).

DIREITOS QUE O

CONSUMIDOR TEM E NÃO SABE Em algumas situações, nos deparamos com questões relativas a consumo que não sabemos como proceder. O caso pode acontecer em uma loja, na contratação do plano de TV a cabo, na farmácia ou em um restaurante. Assim, para que você saiba se defender, listamos 16 direitos básicos do consumidor. 1) Não existe valor mínimo para compra com cartão. Prática comum em bares e padarias, a exigência de um valor mínimo de compra para passar no cartão é proibida e está prevista no inciso IX do Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. 2) Toda loja deve expor preços e informações dos produtos. Segundo o inciso III do Artigo 6 do CDC, que dispõe sobre os direitos básicos do consumidor, as lojas devem mostrar “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”. 3) Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro. Se você recebeu uma conta, pagou e depois percebeu que a cobrança estava errada, o Artigo 42 do CDC prevê que o prestador de serviços devolva o valor pago em excesso em dobro, com correção monetária e juros. A empresa que prestou o serviço só está isenta desta obrigação caso tenha acontecido um engano justificável. 4) O cliente não pode ser forçado a pagar multa por perda de comanda de consumo. Em bares, é muito comum ver um alerta de que quem perder a comanda de consumo terá de pagar determinado valor, geralmente altíssimo. No CDC, há dois artigos que representam a ilegalidade dessa multa: o 39 e o 51. No inciso V do Art. 39: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. No inciso IV do Art. 51: “São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais

relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade.” 5) Taxa de 10% do garçom não é obrigatória. Muitos estabelecimentos já incluem os 10% do referentes à bonificação do garçom na conta, mas o pagamento deles é opcional. Ou seja, se você for mal atendido, não precisa pagar pelo serviço. 6) Consumação mínima é uma prática abusiva. O Código de Defesa do Consumidor considera a estipulação de uma consumação mínima como venda casada, pois condiciona a entrada do consumidor ao estabelecimento ao pagamento de um valor mínimo em produtos do bar ou restaurante. A venda casada está prevista no inciso I do Artigo 39. 7) A construtora deve pagar indenização por atraso em obra. Mesmo que o CDC não especifique relações entre construtoras, incorporadoras e clientes, o STJ considera que o atraso na obra gera direito a indenização. Além desse valor, a construtora também deve custear os danos materiais decorrentes do atraso, como o pagamento do aluguel do consumidor durante o período que ele teve de ficar sem o imóvel novo. 8) Quem compra imóvel não precisa contratar assessoria. Ao comprar um imóvel na planta, é comum que o consumidor seja cobrado pelo Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária, o Sati, que nada mais é que uma assistência dada por advogados indicados pela imobiliária. A cobrança não chega a ser ilegal, mas não é obrigatória para fechar o contrato. 9) Passagens de ônibus têm validade de um ano. Comprou uma passagem para viajar no feriado, mas descobriu de última hora que vai precisar trabalhar? É possível remarcá-la, mesmo que ela já venha com data e horário. Para isso, é preciso comunicar a empresa com até 3 horas de antecedência.

12) Você tem 7 dias para desistir de uma compra virtual. Conhecido como ‘Lei do Arrependimento’, o artigo 49 do CDC diz que você tem 7 dias para desistir de um produto ou serviço sem ter de pagar por ele sempre que a contratação ocorrer fora da loja física, ou seja, via internet ou telefone. 13) Se a ligação do celular for interrompida, você pode repeti-la em até 2 minutos. A Resolução nº 604, de 27 de novembro de 2012, altera o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) para que chamadas recorrentes de um celular para o mesmo número sejam cobradas como uma única ligação, desde que seja respeitado um intervalo máximo de 120 segundo. 14) Seu nome deve ser limpo em até cinco dias após o pagamento da dívida. Após pagar uma dívida atrasada, o nome do consumidor que estava inadimplente deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito em, no máximo, 5 dias. A decisão veio da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também determinou que a contagem do prazo deve ser feita a partir da data de pagamento. 15) Estacionamentos são, sim, responsáveis por objetos deixados no interior do veículo. Em súmula editada pelo STJ em 1995 fica claro: a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento. Portanto, aquelas placas que tentam eximir o estabelecimento de culpa não valem nada. 16) Bancos devem oferecer serviços gratuitos. Os pacotes de serviços do bancos não têm contratação obrigatória e, inclusive, há um pacote básico estabelecido pelo Banco Central que prevê uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como fornecimento de cartão de débito, realização de até 4 saques e 2 transferências por mês, 10 folhas de cheque mensais e fornecimento de até 2 extratos. (DOL com informações do Estadão)

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

21


R.I - CARREIRA

– É cada vez mais importante, no ambiente de trabalho, ter boas habilidades sociais. Saber lidar bem com pessoas pode ser mais importante, inclusive, do que algumas habilidades técnicas da função. No entanto, não são todas as pessoas que possuem inteligência social. O site norteamericano "Business Insider" elaborou uma lista com nove tipos de pessoas que nunca vão conseguir ter sucesso no trabalho. Confira a seguir. 1 – O covarde Medo é um motivador muito poderoso. É por isso que candidatos a presidente dizem que seus oponentes "destruirão a economia" ou anúncios dizem repetidamente que "fumar mata". No ambiente de trabalho, pessoas que têm medo demais podem se tornar irracionais e adotar comportamento irracional. Colegas covardes são os primeiros a culpar os outros e a tentar maquiar grandes erros. 2 – O ‘’dementador’’ Essa criatura do universo de Harry Potter tem a habilidade de sugar a alma das pessoas de seus corpos e só trazem tristezas e más lembranças para quem está em seu entorno. A autora da saga, J. K. Rowling, disse que desenvolveu esse conceito baseado em pessoas muito negativas o tipo de pessoa que tem a habilidade de entrar em uma sala e acabar com a alegria dela. Pessoas assim vão sempre ver o copo meio vazio e encher as outras de medo e preocupação, mesmo em ótimos momentos.

9 TIPOS DE FUNCIONÁRIOS QUE NUNCA VÃO CONSEGUIR SUBIR NA VIDA

3 – O arrogante Pessoas arrogantes são uma perda de tempo, porque elas acreditam que tudo que você faz é um desafio pessoal. Arrogância é falsa confiança e sempre mascara grandes inseguranças. Pessoas arrogantes tendem a ter pior desempenho no trabalho e problemas cognitivos em relação à população média. 4 – O pensador pelo grupo Pessoas assim sempre escolhem o caminho de menos resistência e são famosos por propagar a frase "é assim que sempre fizemos" mentalmente. Se você se sente vítima de lavagem cerebral, tome cuidado, o 'status quo' nunca leva ninguém para passos maiores. 5 – O ‘’sem oportunidades’’ Essas pessoas culpam rapidamente o fracasso pela falta de oportunidade. Enquanto uma pequena sorte pode trazer o vento certo para o barco das pessoas, elas chegam onde chegaram através de muito trabalho duro. O que essa pessoa não percebe é que sua atitude é o que a leva ao fracasso e não as circunstâncias.

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

7 – A vítima As vítimas são mais difíceis de se identificar porque no início você sente empatia por elas. Mas, com o tempo, você percebe que o "tempo de necessidade" delas é o tempo inteiro. Vítimas sempre se livram de qualquer responsabilidade ao fazer uma lombada se tornar uma montanha intransponível. 8 – O inocente Só dá para sentir pena desse funcionário. Essa pessoa é aquela que faz tudo em qualquer momento por todo mundo. Essas pessoas acabam aceitando qualquer coisa, incluindo péssimos negócios e acaba perdendo qualquer respeito das outras pessoas. 9 – O que sempre pede desculpas Para cada pessoa que deve um pedido de desculpas, existe outra que pede muito mais do que deveria. Pessoas sem confiança estão sempre se desculpando por suas ideias e ações.

6 – O temperamental Algumas pessoas não têm nenhum controle sobre suas emoções. Elas vão estourar e projetar seus sentimentos sobre você, enquanto pensam que você é o único responsável pelo problema deles. Pessoas temperamentais trabalham mal

22

porque elas deixam suas emoções atrapalharem seu julgamento e a falta de controle destrói relacionamentos.

Elas têm medo de fracasso e acreditam que pedir desculpa vai criar uma rede de segurança. No entanto, desculpas desnecessárias podem fazer com que as ideias desses funcionários pareçam piores do que elas realmente são.


R.I - ECONOMIA 6- Economizar Não importa que seja um pequeno bônus ou o seu salário regular, o é importante poupar. Trate a sua poupança da mesma forma que você trata as suas contas, com seriedade e frequência, investindo mensalmente e tornando disso um hábito. As pessoas sem dívidas são aquelas que reconhecem a importância da economia, mesmo que mínima, de forma a viabilizar uma liberdade financeira no futuro.

10 HÁBITOS INTELIGENTES DE PESSOAS SEM DÍVIDAS Ficar longe das dívidas não é fácil, principalmente quando os seus gastos são maiores do que a sua renda mensal. Há algumas formas, porém, de administrar melhor as suas finanças e impedir que aquela despesa ultrapasse o limite estipulado. A.J. Smith, colaboradora para o Business Insider, selecionou dez dos principais hábitos de pessoas sem dívidas: 1- Prestar atenção nos detalhes Você nunca perceberá aquela taxa extra no seu cartão de crédito se você não checar os seus extratos bancários com frequência. Pessoas sem dívidas monitoram constantemente suas finanças, inibindo gastos desnecessários ou errôneos e evitando que as contas sejam pagas com atraso e juros. O segredo para o planejamento financeiro é atrelar os seus gastos à sua renda. Monte uma planilha com as suas despesas e o seu salário para descobrir o que pode ser cortado. Revisite esse orçamento algumas vezes para ter certeza de que ele continua adequado. 2- Conhecer as suas finanças Se você quer ter controle sobre as suas finanças, você precisa primeiro aprender sobre elas. É o caso das pessoas sem dívidas, que sabem exatamente pelo que estão pagando e para onde o dinheiro está indo. Somente com

o conhecimento adequado e planejamento que você se sentirá seguro e confiante para tomar decisões sobre o seu dinheiro.

7- Estabelecer objetivos claros Será mais fácil para você economizar se souber o porquê está fazendo isso. A ideia vale tanto para o dinheiro reservado para compras, viagens como também, para a aposentadoria. Além disso, montar um planejamento com objetivos claros e bem definidos ajuda você a seguir o caminho correto com suas finanças e evita possíveis deslizes.

3 – Fingir que ganha menos 8- Saber dizer ‘não’ Mesmo afundado em dívidas, ainda é possível reverter a situação se o modo como você enxerga e trata o dinheiro for ajustado. Imagine que você ganha 10%, 25% ou até 50% menos do que você realmente recebe e faça um orçamento usando essa matemática. Pessoas sem dívidas são aquelas que conseguem viver com menos do que ganham, utilizando o restante não gasto na compra de uma casa ou investindo na aposentadoria ou na construção de um fundo de emergência. 4- Pensar no longo prazo Quando o foco não está em uma realização imediata, você consegue tomar decisões mais inteligentes. Ter o último modelo de tênis esportivo pode ser muito legal, mas como isso vai te ajudar nos seus objetivos a longo prazo? Isso não significa que você não deva comprar nada, mas que seria sensato economizar para só depois comprar. Desta forma, você consegue pensar se aquilo é o que você realmente quer ou se a compra era puramente por impulso. 5- Não ter medo de perguntar Peça ajuda, conselhos e por uma redução nas taxas de juros, mas não se arrependa por não ter perguntado. Se você conhece e admira alguém que alcançou o milhão, não tenha medo de perguntar como ele conseguiu.

Não tenha medo de dizer não a convites para almoços e jantares, até porque são os pequenos gastos que fazem a diferença no final do mês. Isso não significa que você não possa se divertir, mas que há alternativas mais econômicas como receber os amigos em casa ao invés de sair para um restaurante caro, por exemplo. 9- Conheça o valor do dinheiro Pelo fato de ser mais fácil gastar quando você não está vendo, busque carregar dinheiro em espécie para sentir que a sua riqueza realmente está indo embora. Dessa forma, quando o dinheiro da carteira acabar, não há como realizar mais compras e gastos desnecessários são evitados. Tente usar somente dinheiro em papel por um período e perceba o impacto que isso terá nas suas finanças. 10- Valorizar as experiências em detrimento das coisas materiais As pessoas que conseguem evitar as dívidas são aquelas que não estão focadas nas coisas materiais, mas nas experiências que a vida pode proporcionar. Elas preferem viver do que ter e, para isso, você terá que corrigir alguns hábitos que podem estar atrapalhando o seu pensamento acerca do dinheiro. Use as pessoas que já conquistaram essas mudanças como inspiração.

InfoMoney1 de agosto de 2016

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

23


R.I - CULINÁRIA

A BANHA ESTÁ DE VOLTA! A Banha é saudável! Nas gerações recentes, a banha parece ter desaparecido completamente das cozinhas das casas. Até o início de 1900, a banha de porco era a gordura básica para cozinhar em todo o mundo. Era o segredo para a massa de torta perfeita, o crocante frango frito, biscoitos que derretem em-sua-boca e de um molho de carne delicioso. Agora, quando as pessoas ouvem a palavra banha, elas imediatamente imaginam artérias obstruídas... É hora de esclarecer as coisas a banha é uma gordura culinária saudável e merece retornar às cozinhas de todos os lugares.

10 Razões para voltar a usar a BANHA! 1. A BANHA É ESTÁVEL AO CALOR Quando se trata de determinar a estabilidade de uma gordura, é tudo química. As gorduras saturadas têm ligações simples entre todas as moléculas de carbono da cadeia do ácido graxo e são, portanto, mais estáveis ao calor. Isso porque as ligações simples, quando se trata da cadeia de carbono do ácido graxo, são relativamente difíceis de quebrar. As gorduras monoinsaturadas têm uma ligação dupla que substitui uma única ligação na cadeia de carbono. Ligações duplas em ácidos graxos são instáveis e podem quebrar com o calor. As gorduras poli-insaturadas são as mais instáveis, por terem numerosas ligações duplas na cadeia de carbono. Quando as ligações duplas nas gorduras mono ou poli-insaturadas quebram, o ácido graxo é submetido a um processo chamado oxidação. Por que as gorduras oxidadas são ruins? Em poucas palavras, as gorduras oxidadas liberam radicais livres. Radicais livres causam dano celular. Enquanto nós, inevitavelmente, temos alguns radicais livres em nosso corpo, devemos minimizar essas moléculas nocivas tanto quanto possível para proteger a saúde e reduzir a inflamação. De acordo com Mary Enig, autor de KnowYourFats, a banha de porco é tipicamente 40% de gordura saturada, 50% de gordura monoinsaturada e 10% de gordura poli-insaturada (porcos que pastam que consomem uma dieta suplementada com grãos ou coco têm menor percentagem de gordurapoli-insaturada - uma coisa boa). A porcentagem de gordura saturada na banha protege as gorduras mono / poli-insaturados mais vulneráveis da oxidação com o calor, fazendo com que a banha seja uma excelente escolha para cozinhar e assar. 2.A BANHA É SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO "Banha é uma gordura animal e é rica em gordura saturada e colesterol. - Então isso não significa que ela aumenta o risco de doença cardíaca? “O mito difundido de que as gorduras animais aumentam o risco de doença cardíaca é apenas isso - um mito”. Nossos tataravós consumiam banha e manteiga e tinham taxas extremamente baixas de doenças cardíacas. A Banha faz parte de uma dieta saudável e não lhe causará um ataque cardíaco: O consumo de gorduras saturadas aumenta o colesterol HDL, o que está associado com um risco reduzido de doença cardíaca.

24

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

As "doenças da civilização moderna", incluindo as doenças cardíacas e diabetes dispararam conforme as gorduras animais foram substituídas por gorduras industrializadas, incluindo os óleos vegetais e a margarina. O teor de colesterol de banha de porco é protetor da saúde, não representa qualquer perigo 3. A BANHA TEM SABOR NEUTRO Algumas pessoas preferem cozinhar com óleo de coco porque é uma gordura estável ao calor. No entanto, o óleo de coco confere um leve a moderado sabor de coco aos pratos. E embora eu aprecie o sabor, às vezes eu desejo uma opção com sabor neutro. É nessa hora que eu escolho a banha. Para saltear e fritar, nada bate as propriedades culinárias da banha. Ela cria uma crosta divinamente castanha nos legumes e carnes sem um sabor distinto. Devido ao sabor neutro, também funciona excepcionalmente bem em assados. 4. A BANHA É BARATA Você pode comprar litros de banha de um fazendeiro local. Provavelmente você poderá encontrar banha de um animal alimentado a pasto a um preço acessível. Se não, você pode comprar a barriga de porco (panceta) no açougue de confiança e depois processar a banha. Quando se trata de gorduras de uma cozinha saudável, a banha de porco é definitivamente a mais econômica. As minhas outras gorduras favoritas na cozinha - óleo de coco e manteiga – custam muito mais. 5. A BANHA É RICA EM VITAMINA D A Banha é a segunda maior fonte alimentar de vitamina D, depois do óleo de fígado de bacalhau. Uma colher de sopa de banha de porco contém 1.000 UI de vitamina D. Também importante, a vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura por isso requer ácidos graxos - incluindo de ácidos graxos saturados - para ser absorvida e utilizada pelo corpo. A banha fornece o pacote perfeito de vitamina D juntamente com os co-fatores dos ácidos graxos necessários. Outros alimentos que são fontes de vitamina D incluem as gemas de galinhas caipiras e o fígado, mas em quantidades insignificantes em comparação com a quantidade de vitamina D da banha. Mas há um problema... Somente a banha de porcos criados soltos é que contém vitamina D, uma vez que os suínos devem ter acesso à luz solar para sintetizar a vitamina D e armazená-la em seus tecidos adiposos. Potes de banha ou barras de banha comerciais são de animais criados em confinamento, porcos cheios de antibióticos e devem ser evitadas. Compre sua banha de um açougueiro ou produtor que possa te dizer como os porcos são criados.

6. A BANHA É SUSTENTÁVEL Os porcos são animais que se adaptam facilmente e que podem prosperar em quase toda parte. Engordar porcos criados soltos é uma prática que produz uma fonte sustentável de carne, melhora a saúde do meio ambiente. Ao remexer a terra à procura de raízes, os porcos ajudam a revirar e, naturalmente, fertilizar o solo. 7. A BANHA É LOCAL Comprando um porco criado solto e a banha do seu produtor local você tem uma pegada de carbono muito baixa. Eu pego os meus ovos da semana, o leite cru, a carne de animal que pasta e a banha de porco em um local perto de casa. Esses itens são entregues por uma fazenda a cerca de uma hora de distância. Assim, a minha banha vem de uma fonte que está a 65 minutos de carro da minha casa. Meu óleo de coco, por outro lado, vem de outro estado ou de outro país (Filipinas), que é muito, muito mais longe da minha casa. Mas isto é só um detalhe... 8. A BANHA É EXCELENTE PARA ASSAR Por que a banha é saudável, sustentável e versátil você pode pensar que a banha não combina bem com alimentos doces, mas tradicionalmente a banha era usada para fritar rosquinhas e fazer massas crocantes de tortas. Se você ainda não fez uma massa de torta com banha, você terá uma bela surpresa! A banha dá aos produtos de panificação, uma maciez e umidade sem um sabor perceptível. Eu amo usá-la em meus biscoitos de farinha de coco com especiarias (receita em breve). Use a banha para substituir o óleo de coco, o óleo vegetal, margarina ou manteiga em suas receitas de forno. 9. A BANHA É UMA FONTE SAUDÁVEL DE COLESTEROL A banha está em 18° lugar no ranking dos alimentos ricos em colesterol. Como um agente de cura do corpo, os níveis de colesterol aumentam durante os períodos de estresse ou quando a inflamação está presente. Estudos mostram que a ingestão de colesterol não tem uma relação de causa e efeito com os níveis de colesterol no sangue. Isto porque o corpo produz o colesterol que necessita. Fornecer o colesterol através das gorduras de boa qualidade, ajuda a reduzir a carga sobre o corpo para produzir colesterol. O colesterol proveniente de uma dieta com alimentos integrais como a banha, é capaz de gerenciar a inflamação e


a produção hormonal. Na verdade, inúmeros estudos associam os baixos níveis de colesterol no sangue com: •Um maior risco de mortalidade; •O risco aumentado de depressão; •Um maior risco de cometer crimes violentos e suicídio; •Um maior risco de demência e doença de Alzheimer ; 10. A BANHA É TRADICIONAL Quando me pedem conselhos simples para evitar alimentos pouco saudáveis, dou duas regras simples de ouro: "Evite qualquer alimento com um comercial de TV." "Evite qualquer alimento que a sua bisavó não reconhecesse." Quais são alguns exemplos de gorduras que não se encaixam nestas orientações? Óleo de canola, óleo de milho, manteiga falsa = margarina, spray de cozinha e produtos lácteos com baixo teor de gordura. A banha, no entanto, foi apreciada pelos nossos ancestrais há milhares de anos. Você também não verá anúncios de banha na TV, porque as grandes industrias não vão ganhar dinheiro promovendo os produtos que seu fazendeiro local tem pra oferecer. Você usa a banha em sua casa? Você se lembra da sua avó ou bisavó usando a banha em sua cozinha?

panela, você pode tirar a panela do fogo. Aguarde um tempo para a gordura esfriar um pouco antes de armazená-la nos frascos limpos. Forre uma peneira de malha fina com uma gaze ou pano de algodão e coe a gordura derretida, reservando os torresmos para outro uso (eles ficam ótimos salgados e servidos como um lanche, ou acompanhando um gratinado). Despeje a gordura derretida em frascos de boca larga e deixe esfriar sem tampa. A gordura derretida terá uma cor castanho-dourado, mas quando resfriada, ficará um branco cremoso. Coloque a tampa depois de fria, date e guarde na geladeira. Use sua banha de porco em massas, bolos e doces ou como gordura para assar vegetais ou temperar carnes. COLABOAÇÃO: NELI MARIA KLISIEWICZ

FAZENDO GORDURA: COMO PROCESSAR A BANHA Obter a banha é uma arte perdida - uma técnica interessante esquecida por causa da "gordurofobia", a cultura centrada no LeanCuisine. Aprender a obter a banha não é uma tarefa difícil; requer uma gordura limpa de animais que pastam, água, uma boa panela e uma tarde tranquila na cozinha. A recompensa será um frasco com um conteúdo branco bonito, cremoso cheio de banha recém-fundida. Vale a pena um pouco de esforço. Então reserve um tempinho para aprender a processar a banha. Seu esforço será recompensado pelo valor nutricional do produto que terá. COMO PREPARAR A BANHA NO FOGÃO Para derreter a banha no fogão, procure usar uma panela de fundo grosso. Cada quilo de banha de porco renderá aproximadamente metade em gordura cremosa, rica em nutrientes. Ingredientes: •1 a 1,5kg de banha ou gordura de porco criado a pasto •1/2 xícara de água filtrada Modo de preparo: Com uma faca afiada, remova quaisquer manchas de sangue ou carne restante na banha. Pique a gordura em cubos pequenos. Adicione a gordura picada e a água filtrada em uma panela funda e pesada e deixe ferver em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando Após cerca de 45 minutos a uma hora, a água evapora e a gordura começa a derreter, quando aparece uns pequenos pedaços que começarão a flutuar na superfície da panela. Quando a gordura derreter ainda mais, você vai ouvir alguns estalos altos, então comece a mexer com mais frequência nos próximos 15 minutos. Quando os torresmos forem para o fundo da REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

25


R.I - AGRADECIMENTOS

CARTA DE AGRADECIMENTO SOBRE A FESTA JUNINA De: PS PLUS Uniformes Data: 04/07/2016 15:30:58 Para:Gilberto Assefacre Assunto: Re: Enviando email: FESTA JUNINA ASSEFACRE 02.07.16 008, FESTA JUNINA ASSEFACRE 02.07.16 009

Boa tarde Gilberto!! Obrigado pelas fotos e Parabéns pela festa!! Gostamos de tudo! Da comida, dos brinquedos, da fogueira...enfim valeu muito a pena! Obrigado mais uma vez pela dedicação de fazer tudo acontecer!! A Sofia foi hoje para a escola com a medalha no pescoço rs O Pedro só não levou o troféu porque não deixamos com medo de quebrar e depois ele ficar chateado. Já conversei hoje com o Eduardo parabenizando pelos espetinhos que estavam ótimos também! Abraços Rodrigo e Luciana De:Gilberto Assefacre Data: 05/07/2016 09:04:44

Pa r a : P S P LU S U n i f o r m e s ;

edemilson@hotmail.com; dalva@assefacre.com.br; Denise; evelise@assefacre.com.br; Andressa; silvani@assefacre.com.br; roberto_assefacre@hotmail.com; cristiane@assefacre.com.br; glkgil@yahoo.com.br Assunto: Res: Re: Enviando email: FESTA JUNINA ASSEFACRE 02.07.16 008,

FESTA JUNINA ASSEFACRE 02.07.16 009 PREZADOS ASSOCIADOS RODRIGO E LUCIANA BOM DIA MUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE VOCÊS E SEUS FILHOS EM NOSSA FESTA E PELAS PALAVRAS DE ELOGIO E ESTIMULO. FOI NOSSO O PRAZER DE CONTAR COM VOCÊS PARTICIPANDO DE VARIAS ATIVIDADES. ESPERAMOS CONTAR COM A FAMILIA NOS PROXIMOS EVENTOS. APROVEITAMOS PARA AGRADECER A DOAÇÃO DAS CAMISETAS A SEREM DOADAS PARA OS MAIS NECESSITADOS. ATENCIOSAMENTE ASSEFACRE GILBERTO LUIZ

26

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

FESTA JUNINA


CONGRATULAÇÕES Com satisfação informamos a nossos associados e usuários do CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DA ASSEFACRE, que desde o dia 18.08.2016, a DRA MARIA CLAUDIA COSER, profissional que atende nossos associados na sede administrativa da Associação, à Rua XV de Novembro, 575 - 8º Andar - Centro Curitiba-PR, fone: 41- 3222-8229, nas modalidades de Clínica Geral, Ortodontia e DTM, obteve nota máxima A+ ao defender sua monografia junto a Faculdade Herrero, recebendo o título de Especialista em Ortodontia.

atulações r g n o c e d s esenta voto r p a s por mais e e r r c a a i f l i e s s m a A f A us laudia e se C que coloca a i r m a e o M p a r m e t D o à a, ao mesm t s i u associados q n s o o i c r á u s esta u o de seus tamento. a r t e à disposiçã d e d a odalid mais esta m

30 DE SETEMBRO

ria á t e r c e S a d a i D o a m e g a n

Home

No proximo dia 30 de setembro comemoraremos em todo o Brasil o Dia da Secretária.

Nós da ASSEFACRE queremos deixar desde já registrado os nossos votos de parabéns e homenagens e um agradecimento ao trabalho executado por estas profissionais. Sem o auxílio diário de todas elas, com certeza não se alcançariam os objetivos a que cada departamento, setor, divisão ou secretaria se propõe. Nosso abraço e carinho sinceros a todas as secretarias que são nossas associadas. ASSEFACRE-DIRETORIA - GESTÃO EQUILÍBRIO - 2015/2020

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

27


R.I - FINANÇAS

Ciladas financeiras:

as 10 armadilhas que o seu banco pode te fazer cair (mesmo sem querer) Com tantas opções de crédito e investimentos hoje em dia, é normal que bancos e instituições financeiras alardeiem mais seus pontos positivos do que negativos na hora de vendê-las, enfatizando as vantagens e deixando os

riscos em letras miúdas. Ocorre também que certas modalidades financeiras podem não ser ideais para o seu perfil de renda. Fique por dentro das 10 maiores

armadilhas que bancos, mesmo sem querer, podem proporcionar aos seus clientes. E fuja delas.

1 ¬ Títulos de capitalização - Às vezes oferecidos como “investimento”, esses títulos na verdade se assemelham a uma aposta, em que se recupera o valor gasto através de sorteios. Ou seja, conta-se com a sorte.

6 ¬ Pagamento de contas fixas com cartão Pagar contas de luz, água ou telefone no cartão de crédito pode ser prático, só que os bancos costumam cobrar uma taxa que varia de R$ 3 a R$ 16 por conta, segundo o Idec.

2 ¬ Empréstimos de caixas 24 horas - Aquela “ajudinha” prometida na tela inicial do caixa automático, durante a consulta ao extrato ou saque, pode virar uma dívida inesperada com juros nada convidativos.

7 ¬ Cheque especial - Um convite ao consumo, devido à facilidade para contratar, o limite do cheque especial esconde juros altíssimos. É a modalidade de crédito mais cara do mercado.

3 ¬ Pontos de bônus - Alguns cartões de crédito oferecem troca de pontos acumu-lados por produtos ou serviços (milhas, por exemplo). Mas condições como gasto mínimo e taxas embutidas podem ser mau negócio.

4 ¬ Crédito consolidado - É uma saída para quem tem várias dívidas e quer juntá-las numa só. Em certos casos, porém, há a cobrança de uma taxa de transferência, para além da anual, sobre a porcentagem do saldo.

5 ¬ Fundo de previdência - Esses fundos são interessantes para os bancos, pois têm taxas elevadas e fidelizam o cliente. Mas taxas como a de carregamento e de adminis-tração podem impactar sua renda.

8 ¬ Consórcio - Poucos pensam a longo prazo, achando que serão contemplados rapidamente e pagando pouco. A verdade: a maioria não tem dinheiro para dar lances nos primeiros meses e se veem presos numa “poupança forçada”.

9 ¬ Parcelar a fatura do cartão - É tentador parcelar a fatura do cartão de crédito ou pagar apenas o valor mínimo. Mas não vale a pena: juros de 15% em média fazem dessa opção uma verdadeira armadillha.

10 ¬ Seguros - Embora prático, contratar um seguro do seu próprio banco pode não ser a melhor opção. Pesquise em outras instituições, com corretores independentes, a melhor relação custobenefício.

Fonte: Yahoo Notícias 18 de agosto de 2016

28

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO


R.I - CORRUPÇÃO

Os 10 Maiores escândalos de corrupção da história do

Brasil

PARA QUEM TEM MEMÓRIA FRACA!!!!!!

LAVA JATO (2014)

Esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobrás, políticos e empresários teria desviado mais de R$ 40 bilhões dos cofres. Mais de 100 envolvidos foram presos e investigações continuam.

CASO FURNAS (2008)

O superfaturamento na construção das hidrelétricas Batalha e Simplício gerou prejuízo de mais de R$ 177 milhões aos cofres públicos. A diretoria da estatal foi trocada.

OPERAÇÃO NAVALHA (2007)

O superfaturamento de obras previstas no PAC gerou prejuízo de mais de R$ 154 milhões. Foram presas 47 pessoas, entre elas, dois sobrinhos do governador Jackson Lago (PDT-MA).

MÁFIA DOS SANGUESSUGAS (2006)

Esquema desviou mais de R$ 110 milhões do Orçamento para investimento em saúde. Foram presos funcionários da empresa Planam e os ex-deputados Ronivon Santiago e Carlos Rodrigues.

MENSALÃO (2005)

A compra de votos no Congresso Nacional desviou mais de R$ 100 milhões. O julgamento condenou 20 pessoas em 2014, entre elas, José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério.

OPERAÇÃO SATIAGRAHA (2004)

Esquema de desvio de verba pública e lavagem de dinheiro entre banqueiros e políticos movimentou bilhões. Entre envolvidos, estava Daniel Dantas. Investigações foram suspensas em 2015.

SUDAM (2000)

Desvio de R$ 214 milhões de verba destinada ao desenvolvimento da Amazônia no final dos anos 1990. Esquema envolveu 143 réus, entre eles, o senador Jader Barbalho, condenado a multa.

BANCO MARKA (1999)

O BC vendeu dólar mais barato ao banco Marka, e causou prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. O banqueiro Salvatore Cacciola e líderes do BC foram condenados a prisão.

MÁFIA DOS FISCAIS (1998)

Cobrança de propina de comerciantes irregulares em São Paulo causou prejuízo de R$ 18 milhões. Celso Pitta, prefeito na época, foi afastado do cargo, fiscais e vereadores foram presos.

10ª

ANÕES DO ORÇAMENTO (1993)

Caso de fraudes no Orçamento do Congresso Nacional que causou rombo de R$ 100 milhões em quase 20 anos. Esquema envolveu mais de 40 parlamentares, seis deputados foram cassados. TOTAL:+- 42 BILHÕES DO NOSSO DINHEIRO, DO DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS. E ISSO É APENAS UMA PARTE MUITO PEQUENA, APENAS O QUE SE APUROU ATE AGORA. UMA PONTA DO ICEBERG. PENSE NISSO QUANDO FOR VOTAR NOVAMENTE. UM SERVIÇO DE UTILIZADE PÚBLICA DA ASSEFACRE.

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

29


R.I - ÁGUA DO MUNDO

PREÇOS DA ÁGUA NO MUNDO! Desconto para banhos públicos no Japão e casas de repouso na Itália, sobretaxa no período de estiagem no Chile e na Espanha e cobrança por bairro de acordo com o valor do imóvel em Londres. Estes são apenas alguns exemplos de como a tarifa de água varia no mundo, com cada região definindo preço e formato para garantir um bom serviço e financiar investimentos para sua manutenção e ampliação. Nos Estados Unidos, a água é mensurada em galões e pés cúbicos, ao invés do litro e metro cúbico, como nos outros países. Um pé cúbico é igual a 0,028 m3 e um galão equivale 3,78 litros. São Paulo, um dos diferenciais é a cobrança especial para favelas (R$ 0,58 o m3), que é ainda menor do que a chamada tarifa social (R$ 0,76 o m3). Já em Londres, a ThamesWater oferece aos clientes que não têm hidrômetro tarifas fixas diferenciadas por região. Para calcular a tarifa, o cliente deve multiplicar a taxa fixa da sua área pelo valor tributável do imóvel. Os consumidores londrinos também pagam diferencial pelo diâmetro da tubulação que traz água para o imóvel, o que acontece em muitos países.

No Chile, a estação mais seca vai de 1º de dezembro a 31 de março. Nessa época, chamada de Período de Punta, é cobrada pela Águas Andinas a taxa extra para o sobreconsumo. Essa sobretaxa de estiagem também existe em algumas cidades da Espanha, como Madrid, no período de 1º de junho a 30 de setembro. Na maioria dos países, a tarifa do esgoto é igual ou maior do que a da água, mas há cobranças diferenciadas. Os alemães, por exemplo, têm de pagar tarifas bem altas pelo serviço de coleta e transporte de águas fecais e lodo fecal para a empresa Berliner Wasserbetriebe. Na França, a Eau de Paris comercializa, além das tubulações normais, água potável em garrafas e cobra por visitas, estandes de degustação, filmagens e fotos em suas instalações. A EPAL, em Lisboa, divide as faixas tarifárias em escalões e a empresa oferece descontos diferenciados para grupos familiares com famílias de cinco pessoas ou mais. E também cobra a taxa Adicional C.M.Lisboa, equivalente a 17% da água, para compensar consumos de interesse público, como lavagem de ruas, jardins e chafarizes públicos.

TARIFA DE ÁGUA COMPARADA EM DÓLAR

30

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

O preço também é um fator que varia bastante e uma pesquisa publicada pela Global WaterIntelligence em 2015 mostra que a tarifa da Sabesp para a faixa residencial normal de até 10m3 está em 222º lugar entre 351 cidades do mundo. Entre os países da lista com tarifas menores, a maior parte é de locais onde os serviços são precários e concentrados em grandes cidades. Também há casos onde as tarifas são subsidiadas pelos governos, o que dificulta uma política de investimento no setor. Um exemplo foi a Argentina nos últimos anos, com preços mantidos muito abaixo da realidade, o que sucateou a AySA. Para recuperação, a empresa este ano teve que fazer um reajuste de quase 300%. Além da tarifa que varia conforme o volume de água consumida, muitos países também cobram taxas fixas e impostos sobre a conta final. No caso de São Paulo, incidem apenas impostos federais, o ICMS não é cobrado sobre a água. Em termos de Brasil, a tarifa da Sabesp também está entre as mais baratas, ficando em 6º lugar no País.


NÃO LEVE MULTA.

R.I - TRÂNSITO

FAROL BAIXO NÃO É LUZ MÍNIMA. • Desde 8 de julho de 2016, passou a vigorar a obrigatoriedade de circulação de automóveis nas estradas brasileiras com o farol baixo ligado durante o dia. A Lei 13.290 de 16 de maio de 2016 alterou dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo eles o artigo 40 inciso I e 250 inciso I, línea b.

LUZ MÍNIMA OU DIURNA:

-Até agora, era recomendável utilizá-lo no período diurno sob neblina ou chuva, além de ser obrigatório durante a noite. Mas, com a nova resolução, nas estradas municipais, estaduais e federais os faróis deverão estar acesos. Nas vias urbanas (ruas, avenidas, pistas de trânsito rápido), os automóveis podem continuar com faróis apagados ou utilizando luzes diurnas. -A PRF esclarece que a lei determina que seja o facho baixo e não lanternas, faróis de milha, faróis auxiliares, faróis de neblina ou qualquer outra iluminação que não seja o facho baixo. No entanto, os LEDs diurnos ou DRL´s serão encarados como válidos pela PRF. A lei é semelhante à aplicada em motos, caminhões e ônibus. -Ou seja, não adianta ligar nenhum destes dispositivos, pois a multa será de R$ 85,13 com quatro pontos na CNH do condutor ou proprietário do veículo. A partir de novembro, essa infração passará a custar R$ 130,16. Desde 1998 o Contran já recomenda o uso de farol baixo como parte integrante da segurança do veículo.

FAROL BAIXO (USO OBRIGATÓRIO NAS RODOVIAS):

SAIBA IDENTIFICAR CORRETAMENTE AS DIFERENTES LUZES DO SEU CARRO: LUZ ALTA OU FAROL DE MILHA:

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016

31


R.I - PREVIDÊNCIA

Servidores públicos já se preparam para dar cota de sacrifício

com reforma da Previdência. A reforma da Previdência, que o governo pretende aprovar, se possível, até o fim do primeiro semestre de 2017, pegará os servidores públicos, mas, para eles, as regras serão mais flexíveis, admite um técnico do Ministério da Fazenda. Ele ressalta que também os militares devem dar uma cota menor no sacrifício que será imposto a todos os trabalhadores. “No caso dos militares, ainda há algumas pendências a serem fechadas”, diz. “Mas não há como atender o pleito de deixar tudo como está”, acrescenta. Policiais e professores, que hoje se aposentam depois de 25 anos de contribuição, terão as regras igualadas gradualmente ao longo de 15 anos. Quer dizer, ao fim desse período, terão que cumprir a idade mínima para deixar suas funções e receberem os benefícios. No caso das mulheres que trabalham no campo e hoje podem se aposentar aos 55 anos, a partir da aprovação da reforma, a idade mínima aumentará um ano a cada oito meses, até os 65 anos. “Com certeza, com as mudanças, teremos um sistema mais justo”, afirma Renato Follador, especialista em Previdência. Para Follador, o ideal é que todos os sistemas de previdência hoje vigentes convirjam para um só. Ele ressalta que a base do projeto de reforma que

32

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

está sendo divulgado pelo governo contempla quase todas as propostas que ele sugeriu ao secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. “Não muda nada para quem já está aposentado, mas implanta a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres (o governo pode definir 62 anos ou 63 para elas), 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres, regra de transição que aumenta em até 50% o tempo que falta para se aposentar para quem tem mais de 50 anos”, assinala. Andar de cima A funcionária pública Luciana Ribeiro de Melo, 36 anos, há nove anos trabalhando no Ministério do Meio Ambiente, acredita que o governo não pode fazer distinção para a idade mínima de aposentadoria entre homens e mulheres. “Acho besteira homem se aposentar mais velho e mulher mais nova. Meu marido me ajuda muito em casa e com nossos dois filhos. Não tem porque eu me aposentar antes dele”, frisa. “Como estou inserida nas regras novas do funcionalismo, acredito que não serei tão afetada pela reforma, pois o meu teto já será igual ao do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, completa. Para Amaro Henrique do Nascimento, 66, coronel reformado da Aeronáutica, se realmente o governo quiser convencer a sociedade de que a reforma da Previdência é necessária, as mudanças precisam começar de cima, pegando deputados, senadores, magistrados. A fatura, no entender dele, não deve recair apenas sobre os trabalhadores que ganham menos.“A sociedade não aguenta mais pagar impostos para bancar um sistema

desigual, cheio de privilégios para poucos”, diz. Ele ressalta ainda que o sistema previdenciário está quebrado e o Estado não tem mais como bancá-lo, não do jeito que está. A advogada Melissa Folmann, diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBPD), afirma que a reforma será importante para acabar com mitos que se constroem em cima da desinformação, resultando em um enorme prejuízo para a população. Ela recomenda às pessoas que não se assustem nem corram para antecipar a aposentadoria, pois o resultado pode ser desastroso, com benefícios menores do que se fossem requeridos dois ou três anos depois. “Não haverá retirada de direitos, mas regras de transição. É importante que isso fique bem claro”, enfatiza. Lado bom Na avaliação do funcionário público Fernando Pereira, 32, o lado bom da reforma é que todos terão regra única. “Veremos um sistema mais justo. Além disso, as mudanças darão garantias de que os meus filhos receberão a parte deles no futuro. O lado ruim é que meu benefício fica limitado ao teto do INSS, mas eu prefiro viver num lugar melhor, que garanta o quinhão das próximas gerações”, sintetiza. O governo já recebeu indicações de que não será fácil quebrar as resistências do Congresso em relação à reforma da Previdência. Por isso, quer encaminhar aos parlamentares um projeto bem elaborado, com substância, para evitar que as corporações, que inviabilizaram as mudanças num passado recente, tenham a voz abafada. “Estamos mapeando todos os focos de resistência, inclusive aqueles fincados na Esplanada dos Ministérios. Vamos derrotá-los. O discurso está pronto para a batalha. Vamos para o tudo ou nada”, diz um auxiliar do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “A população entenderá que estamos propondo o melhor para ela”, conclui.

Brasília, 10h13min POR CELIA PERRONE


R.I - NOTÍCIAS DA ASSEFACRE

PULSEIRAS

DE IDENTIFICAÇÃO PARA USO DAS PISCINAS Para conhecimento de todos os nossos associados apresentamos abaixo as PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO - (Uso obrigatório para maiores de 8 anos) que deverão ser usadas diariamente por todos os usuários dos Clubes de Campo e de Praia da ASSEFACRE, por todos os associados,

médico deverá ser apresentado na secretaria do C. de Praia por ocasião da hospedagem); e quando da confecção da Carteira de Piscina, para o caso do Clube de Campo de Piraquara-PR,

dependentes e convidados que desejarem utilizar as piscinas dos mencionados Clubes, já a partir de setembro de 2016. As pulseiras só serão cedidas mediante apresentação de atestado médico válido para o caso do Clube de Praia (o atestado

Neste caso as carteiras serão emitidas pela associação em sua sede administrativa de Curitiba-PR. 1 - PULSEIRA VERDE - Uso nas Piscinas do Clube de Campo de Piraquara-PR. 2 - PULSEIRA AZUL - Uso nas Piscinas do Clube de Praia de Matinhos-PR. 3 - PULSEIRA PRETA - Para usuários dos Clubes de Campo e Praia que não desejam ou possam utilizar-se das piscinas.

AD

O AGASALH O

A

E

16ª C AM

H AN

ACR EF SS

P

16ª CAMPANHA DO AGASALHO DA ASSEFACRE, “O CORAÇÃO FAZENDÁRIO É QUENTE”.

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

33


Problemas com sua casa? Nós podemos!

FAZFÁCIL Fácil! Fácil!

A ASSOCIAÇÃO REATIVOU EM 01/08/2016 UM DE SEUS SERVIÇOS MAIS UTILIZADOS POR NOSSOS ASSOCIADOS E DEPENDENTES:

O FAZFÁCIL.

INSTALACÃO

ELÉTRICA

O QUE É O FAZFÁCIL? Este serviço foi criado para auxiliar os associados a resolver problemas do dia- a-dia, tais como pequenos consertos, reformas de pisos, trocas de azulejos, pequenas reformas em banheiros e cozinhas, problemas com encanamentos, chuveiros, troca de voltagem para uso de aparelhos domésticos, soldas e grades e portões, colocação de portões elétricos, pinturas em pequenas áreas internas, adaptação de lavanderias e edículas, pequenas extensões de muros etc. São inúmeras as situações que podem ocorrer a cada dia. Nestes casos nem sempre nossos associados têm um profissional qualificado a quem recorrer para resolver o problema. O FAZFÁCIL então é a solução...

34

| JUL/AGO/SET 2016 | REVISTA INTEGRAÇÃO

PINTURA

HIDRAULICA COMO FUNCIONA?

Identificado um problema ou necessidade, o Associado deverá ligar para um dos seguintes telefones: (41) 9603-6313 ou (41) 9117-1735 – ou email: nereuteider@hotmail.com, e contatar diretamente o SR. NEREU TEIDER, estabelecido à Rua Santo Agostinho, 22 – Bairro Santa Terezinha - Fazenda Rio Grande-PR, CPF: 403.866.949-15, RG:3.683.755-1-PR, 126, credenciado pela Assefacre como PRESTADOR AUTÔNOMO DE SERVIÇOS (sem exclusividade) para atender o FAZFÁCIL, durante a vigência do Contrato firmado com o referido Prestador. Na ocasião o associado deverá dizer ao PRESTADOR de Serviços o que precisa, informando o endereço do local do(s) serviço(s) a ser (em) executado (s), fone/celular, local de trabalho do associado


solicitante e contato e a hora em que alguém da casa poderá comentar e informar detalhadamente sobre o serviço pretendido. DIGA O QUE VOCÊ PRECISA! O PRESTADOR de Serviços credenciado pela associação, devidamente identificado, irá no dia e horário combinados até a casa do Associado. Durante a visita o Associado contratante e o PRESTADOR de serviços deverão preencher e assinar um Memorial Descritivo detalhando os serviços necessários e que serão contratados pelo associado. Com base neste memorial descritivo, o prestador de serviços fará um orçamento da mão-de-obra e do material necessário e se o Associado contratante concordar e autorizar os serviços e o pagamento dos mesmos, o PRESTADOR informará a data de início dos trabalhos e o prazo estimado para término. No caso de edifícios e condomínios caberá ao associado contratante verificar com o síndico ou responsável os dias e horários permitidos para a execução do serviço desejado e se o mesmo pode ser executado. Exemplo: colocação de um ar condicionado em uma janela.

7 - QUANDO E COMO CONTRATAR? Os contatos para utilização do FAZFÁCIL poderão ser feitos durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados, mediante agendamento prévio e disponibilidade de dias e horários do PRESTADOR, pelos telefones acima mencionados diretamente com o SR. NEREU TEIDER. RESPONSABILIDADES As partes contratantes estão cientes e desde já manifestam sua expressa ciência e concordância que a ASSEFACRE não tem nenhuma responsabilidade fiscal, trabalhista, comercial, tributária, financeira, previdenciária etc nos serviços contratados e nos valores e prazos combinados e acertados entre as partes. A Associação apenas aproximas partes e disponibiliza este serviço aos seus associados, no intuito de ajudar e indicar profissional de seu conhecimento sobre o qual não pairam duvidas até o momento de sua idoneidade e habilidades necessárias para a execução dos pequenos serviços retromencionados entre outros. INFORMAÇÕES FINAIS

QUEM PODE UTILIZAR O FAZFÁCIL? Todos os associados em dia com a tesouraria e os estabelecimentos e profissionais e parceiros conveniados ou credenciados com a Assefacre. QUANTO CUSTA USAR O SERVIÇO? Por toda a comodidade que a ASSEFACRE está proporcionando, o Associado pagará diretamente ao PRESTADOR, na forma acertada entre ambos, apenas o valor orçado aprovado e constante no memorial descritivo, preenchido durante a visita combinada entre as partes ao local da obra ou serviço. COMO É O PAGAMENTO DO(S) SERVIÇO(S) CONTRATADO(S)? IMPORTANTE: o valor da mão-de-obra orçado a ser cobrado dos associados e parceiros pelo PRESTADOR, procurará sempre ser inferior ao valor médio praticado pelo mercado especializado para serviços da mesma natureza, adicionando-se como plus, a confiança e a qualidade exigidas pela Assefacre, já que nosso objetivo e tornar a vida do associado menos complicada e onerosa.

- Conforme informado acima, o FAZFÁCIL é um serviço disponibilizado para pequenas coisas e consertos e não será nem poderá ser utilizado pelos associados para solicitar grandes reformas, construções etc, que ultrapassem mais de cinco dias úteis para sua execução, afim de não se desvirtuar o objetivo principal e prejudicar os demais interessados. - Este é mais um serviço de qualidade que disponibilizamos para você. - APROVEITE E DIVULGUE AOS SEUS COLEGAS AS INUMERAS VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO. - O serviço está disponibilizado inicialmente somente para Curitiba (PR) (em função dos problemas de deslocamento).

NEREU TEIDER

PRESTADOR DE SERVIÇOS AUTÔNOMO - FAZFÁCIL

REVISTA INTEGRAÇÃO | JUL/AGO/SET 2016 |

35


ESPETARIA SIMPRÃO CHURRASCO RÁPIDO. A MELHOR DO BACACHERI... Ambiente acolhedor e amigo. Desconto de 10% para associados da ASSEFACRE para pagamentos em dinheiro e 5% no cartão de débito. -ESPETINHOS DIVERSOS COM PORÇÕES GENEROSAS: -Alcatra, Picanha, Peito de Frango, Coração de Frango, Panceta (pernil de porco), Kafka, Linguicinha, Calabresa, Bacon, Queijo Coalho no espeto e Pão de Alho assado na brasa etc, Todas as opções com ou sem pão especial.

Confira e venha

As porções vêm acompanhadas de Vinagrete, Farofa da Casa e um sensacional Molho de Pimenta especial, em embalagens individualizadas e descartáveis. Embalagens especiais para viagem que garantem a qualidade do produto.

Ambiente com TV DE TELA GIGANTE com CANAIS POR ASSINATURA. Banheiro masculino e feminino + lavabo estilo europeu para os frequentadores.

CERVEJAS SEMPRE BEM GELADAS E "REFRIS" DIVERSOS .

ficar

FREGUÊS.

MENTE DE A I R A I D ABERTA SÁBADO A ) A D N 2ª(SEGU 23.30 HORAS. S DAS 18 À

: NÃO ESQUEÇA GAR O MELHOR LU É I U Q A " O Ã R P M SI PONTO DE ESPETARIA "O DIÁRIO. SEU R U O H PY P HA MÍLIA. PARA O SEU IGOS E SUA FA M A S O M CO ENCONTRO

NAMENTO.

FÁCIL ESTACIO

RUA ÁLVARO BOTELHO, 47-APRÓXIMO À BASE AÉREA (AV. ERASTO GAERTNER).

Revista Integração 13  
Revista Integração 13  
Advertisement