Page 1

XX 241 06/12/2012

Superintendência de Comunicação Integrada

CLIPPING Nesta edição:

Clipping Geral Procon-MG Patrimônio Cultural Meio Ambiente Deficientes e Idosos Tráfico e Abuso de Drogas

Destaques: Novo procurador-geral garante MP democrático - p. 02 Defesa e MP recorrem da condenação de Fernanda - p. 07 Funcionalismo e ministros do STF devem ter reajuste - p. 13


01 diário do comércio - mg - p. 24 - 06.12.2012

HOJE EM DIA - mg - p. 07 - 06.12.2012


02 hoje em dia - MG - P. 06 - 06.12.2012


03 ESTADO DE MINAS - mg - on line - 06.12.2012

MAUS-TRATOS

Ato pela dignidade animal

Militantes anunciam protestos para cobrar esclarecimento de denúncias contra Sociedade Mineira Protetora dos Animais, acusada de maltratar cães e gatos em ambiente superlotado Juliana Cipriani Defensores dos direitos dos animais prometem fazer barulho para cobrar da Justiça rapidez no julgamento da ação que pede afastamento da diretoria da Sociedade Mineira Protetora dos Animais (SMPA), diante da denúncia de superlotação e maus-tratos, que teriam transformado a entidade em uma espécie de campo de concentração de cães e gatos. O grupo está convocando cerca de 7 mil militantes para um protesto no início da tarde de amanhã, diante da sede da SMPA, no Bairro Guarani, Região Nordeste de Belo Horizonte. Na segunda-feira, o movimento promete novo ato público, em frente ao Fórum Lafayette, já que é lá, na 12ª Vara Cível, que o processo aguarda julgamento.

gências nem mesmo para ser um depósito de lixo.

Conforme mostrou o Estado de Minas em sua edição de ontem, a Promotoria de Justiça de Associações Civis pede intervenção na instituição – mantida com recursos de doações e beneficiada por isenção fiscal – apontando uma série de irregularidades administrativas, além de desvios no funcionamento. Três laudos de veterinários que visitaram o abrigo em 20 de agosto, a pedido do Ministério Público, constatam problemas como superlotação, medicamentos vencidos e um ambiente insalubre em que estavam cerca de 500 cães e gatos, reforçando vídeos e denúncias de ex-voluntários que relatam até mesmo canibalismo entre os bichos.

SUMIDOURO

Para Leonardo Maciel Andrade, mestre em veterinária clínica e de cirurgia pela UFMG e um dos que acompanharam a vistoria, não há dúvidas quanto aos maus-tratos. “Se você coloca um animal doente em local fechado e não o trata, isso já representa mau-trato. Fui notificado a fazer a vistoria e confirmamos a denúncia: os animais estavam em estado lamentável”, afirmou. O médico reclamou da morosidade para uma decisão da Justiça, segundo ele ainda mais lenta em se tratando de animais. “Faço um apelo para que seja dada atenção ao caso, que se esclareça a situação. Seria importante para que o local fizesse jus ao nome que tem, o que hoje não ocorre.”

O veterinário analista do MP que assina o terceiro laudo constante do processo, Wender Paulo Barbosa Ferreira, constatou a presença de apenas três sacos e meio de ração no depósito durante a visita (informa que foram comprados outros durante a inspeção). Na chegada dos veterinários, apenas um comedouro estava cheio. O analista do MP falou da necessidade de um ambiente mais limpo “com menor pisoteio de fezes”. Apontou ainda o acondicionamento inadequado de medicamentos e equipamentos com problema técnico. Uma fiação elétrica era usada como suporte para soro. Segundo o laudo, a Sociedade Protetora dos Animais pratica tratamentos em desconformidade com resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária e, portanto, tem sua capacidade de assistência aos animais recolhidos comprometida. Ele sugeriu a necessidade de inspeção também da Vigilância Sanitária Municipal, e que se ajuste a distribuição dos animais para abrigar no máximo 30 cães por canil. Ouvido pelo EM, o vice-presidente da entidade, Carlos Alberto Marchetti, afirmou que os problemas contábeis foram sanados e alegou que as denúncias se referem a gestões anteriores, não tendo sido ainda investigadas. Ele admite que pode ter havido mortes, já que os animais chegam da rua, debilitados ou atropelados, mas negou que tenham ocorrido maus-tratos.

Em seu parecer, Leonardo Andrade aponta como um dos problemas a falta de ração suficiente para o número de cães e ausência de visita criteriosa de veterinários ao local, para verificar o estado de saúde deles. Também faltam abrigos para os animais se protegerem do frio e os locais são sombrios e úmidos. O profissional constatou ainda estoque de medicamentos vencidos. “O que seria centro cirúrgico é na verdade uma sala coberta de pó, mofo e gaiolas, que devido ao grau de ferrugem não podem ser recuperadas e se apresentam como um risco de vida ao animal que seja lá alojado.” No relatório, avalia que o local não atenderia exi-

Outra especialista que acompanhou a vistoria, Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho, professora da Escola de Veterinária da UFMG, conta que ao chegar à sede da entidade encontrou superlotação e, em um dos canis, um animal morto havia mais de 12 horas. Na enfermaria, segundo a veterinária, não havia luz ou ventilação e as fichas mostravam que os animais não eram medicados havia três dias. As fichas eram incompletas e sem assinatura. Segundo o laudo, uma funcionária admitiu que, se os cães mais fracos fossem colocados nos canis, seriam mortos pelos outros, devido à superlotação. A mesma pessoa que cuidava dos animais durante a vistoria afirmou à médica da UFMG que o canil “é um sumidouro de cães”. Apesar de constar uma placa quase apagada na entrada da SMPA, informando que a instituição não receberia mais animais, a veterinária flagrou alguém deixando dois filhotes de cães e pagando R$ 30 a título de contribuição à atendente. “Nunca vi local mais sujo e sem higiene. É inaceitável, incabível cuidar de vidas, tratar, operar ou mesmo trabalhar em local imundo daquela forma”, concluiu em seu relatório.


04 estado de minas - MG - P. 08 - 06.12.2012


05

PORTAL G1 - 05.12.2012

Juiz eleitoral julgou parciamente procedente pedido do Ministério Público

Advogados dos políticos cassados vão recorrer da decisão.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro A Justiça Eleitoral acatou, nesta terça-feira (4), o pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito de Romaria, no Triângulo Mineiro, Ferdinando Rezende e do vice-prefeito, Geovani Leonardo Alves dos Reis, reeleitos na última eleição. O juiz eleitoral, João Marcos Luchesi, da comarca de Monte Carmelo, julgou parcialmente procedente o pedido do Ministério Público, interposto no dia 20 de setembro, que denunciou ambos por se beneficiarem diretamente da veiculação de propaganda no site da Prefeitura de Romaria durante os três meses que antecederam a eleição, o que é proibido de acordo com a Lei Eleitoral. Além dos candidatos, a coligação ‘A Força do Povo de Novo’ também foi multada em R$ 5.320,50. Eles têm três dias para recorrer da decisão. Caso isso não ocorra, eles perdem o direito de tomar posse em janeiro de 2013 e também ficam proibidos de se candidatar para cargos públicos durante oito anos. A advogada Íris Cristina Fernandes Vieira, que atua na defesa dos políticos e da coligação, afirmou que o pedido de suspensão imediata da decisão será feito nesta quarta-feira (5). “O que temos a dizer é que a decisão do juiz eleitoral de Monte Carmelo está em confronto com o entendimento majoritário dos tribunais eleitorais - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e que entraremos com as medidas cabíveis”, afirmou.

jornal aqui - bh - mg - p. 15 - 06.12.2012


06 HOJE EM DIA - mg - p. 26 - 06.12.2012


07 estado de minas - MG - ON LINE - 06.12.2012

CASO BRUNO

Defesa e MP recorrem da condenação de Fernanda

Thiago Lemos Dias depois de a ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes de Souza, Fernanda Gomes de Castro, enfrentar um júri popular e receber condenação de cinco anos pelo sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio e do menino Bruninho, a defesa dela entrou com recurso contra a sentença. A avaliação do pedido, que será feita em 2ª instância por desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ainda não tem data para acontecer. Paralelamente a esse requerimento, o Ministério Público solicita que o regime de cumprimento da pena de Fernanda seja alterado, passando de aberto para semiaberto. A advogada Carla Silene, que defende Fernanda, informou que o pedido foi protocolado na sexta-feira. Ela no entanto, não quis divulgar os argumentos usados para embasar o apelo. De acordo com o tribunal, a solicitação está nas mãos da juíza Marixa Fabiane Lopes. Depois de avaliar se o recurso é admissível e se cumpre requisitos legais, a magistrada o encaminhará para segunda instância, onde será julgado por uma turma de desembargadores. Em 23 de novembro, Fernanda Castro foi condenada pelo 1º Tribunal do Júri de Contagem, na Grande BH, a três anos pelo sequestro e cárcere privado de Bruninho e a dois pelo de Eliza, em regime aberto. No mesmo dia, Macarrão, amigo de Bruno, foi condenado a 12 anos pelo assassinato de Eliza e a três pelos sequestros. Na sentença dada pela magistrada para Fernanda, ficou determinado que a condenação fosse cumprida em regime aberto, e que ela poderia recorrer da decisão em liberdade. O Ministério Público discorda da decisão, alegando que, se a sentença é acima de quatro anos, ela não pode ser executada em regime aberto, e sim no de semiliberdade. Uma apelação sobre esse tema foi enviada à magistrada pelo promotor Henry Vasconcelos de Castro. Ele pede que a juíza Marixa delibere com mais clareza os detalhes sobre o regime em que Fernanda deverá cumprir a partir da sentença proferida por ela. A solicitação do promotor chegou ao Tribunal de Justiça no dia 28. De acordo com o MP, a progressão de regime em

caso de pena de cinco anos só poderia ser concedida ao condenado após o cumprimento de um sexto do prazo estipulado, ou seja, 10 meses. No caso de Fernanda, como ela ficou presa durante quatro meses na fase de inquérito, ainda teria de passar seis meses dormindo na penitenciária, podendo deixar o local durante o dia para trabalhar.

Promotor Henry Vasconcelos e advogada Carla Silene voltam a se enfrentar. Ela pede punição mais branda. Ele, mais rigor (Beto Magalhães/EM/D.A Press 23/11/12)


08 HOJE EM DIA - mg - p. 06 - 06.12.2012


09 o estado de sp - sp - p. c3 - 06.12.2012


ŝŐƵĂůĚĂĚĞ ŝŐƵĂůĚĂĚĞ

İĐŝůnjĞůĂƌƉĞůĂƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ >ĂĐĞƌĚĂ ĚĂ ĂƉŝƚĂů Ğ ŽƐ ŵĞŵĞŵDŝŶĂƐ͘WĞůŽƚƌ workshop na UFMG sobre ƌĞƐĚĞ^ŽƵnjĂZŽĐŚĂ͘dƌŝŶKďƌŽƐ ĐŚĞĨĞ ĚĂ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͕ LJů- ^ƵƉĞƌŝŽƌ ďƌŽƐ ŽŶƐĞůŚŽ ^ƵƉĞƌŝŽƌ K ĐŚĞĨĞ ĚĂ WŽůşĐŝĂĚĂ ŝǀŝů͕ LJů-ŝǀŝů͕ ŽŶƐĞůŚŽ ^ƵƉĞƌŝŽƌ ĚĂ ĚŽ ĚĞ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂ͕ Ă ƐƐĞŵ K ĐŚĞĨĞ WŽůşĐŝĂ LJů- ĚŽ ďƌŽƐ ĚŽ ŽŶƐĞůŚŽ ĚĂ ĚĞ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂ͕ Ă  envelhecimento saudável ƉĞƐƐŽĂƐ ƋƵĞ ĚĞ ĂůŐƵŵĂ ƚŽŶ ƌĂŶĚĆŽ ĚĂ DĂƩĂ͕ ĚĞƐƚĂĐŽƵ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͖ ĂůĠŵ ĚĞ ĚŝǀĞƌƐ ƚŽŶ ƌĂŶĚĆŽ ĚĂ DĂƩĂ͕ ĚĞƐƚĂĐŽƵ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͖ ĂůĠŵ ĚĞ ĚŝǀĞƌƐĂƐ ŐŝƐůĂƟǀĂ ĂƉƌŽǀŽƵ ůĞŝ Ě ƚŽŶ ƌĂŶĚĆŽ ĚĂ DĂƩĂ͕ ĚĞƐƚĂĐŽƵ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͖ ĂůĠŵ ĚĞ ĚŝǀĞƌƐĂƐ ŐŝƐůĂƟǀĂ ĂƉƌŽǀŽƵ KĮůŚŽĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ>Ƶŝnj^ŽĂĮůŚŽĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ>Ƶŝnj^ŽĂ*** ƌŝďƵşƌĂŵƉĂƌĂĂŵĞůŚŽƌŝĂ KĮůŚŽĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ>Ƶŝnj^ŽĂŽǀĂůŽƌĚĂůŝďĞƌĚĂĚĞĞĚĂŶĞĐĞƐƐŝĂƵƚŽƌŝĚĂĚĞƐĞƉŽůŝĐŝĂŝƐĐŝǀŝƐ͘ ŽǀĂůŽƌĚĂůŝďĞƌĚĂĚĞĞĚĂŶĞĐĞƐƐŝĂƵƚŽƌŝĚĂĚĞƐĞƉŽůŝĐŝĂŝƐĐŝǀŝƐ͘ ŶŽŵĞĚŽĚĞůĞŐĂĚŽăŵĞ ŽǀĂůŽƌĚĂůŝďĞƌĚĂĚĞĞĚĂŶĞĐĞƐƐŝĂƵƚŽƌŝĚĂĚĞƐĞƉŽůŝĐŝĂŝƐĐŝǀŝƐ͘ ŶŽŵĞĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ ƌĞƐĚĞ^ŽƵnjĂZŽĐŚĂ͕DĂƌĐŽŶƚƀĞ^ŽƵnjĂZŽĐŚĂ͕DĂƌĐŽŶƚƀNo Jornal Minas 1ª Edição ŶĕĂƉƷďůŝĐĂĨŽƌĂŵŚŽŵĞƌĞƐĚĞ^ŽƵnjĂZŽĐŚĂ͕DĂƌĐŽŶƚƀĚĂĚĞĚĞƵŵƐĞŶƟŵĞŶƚŽĚĞƌĞŇĞ10ƉŽůŝĐŝĂů ĚĂĚĞĚĞƵŵƐĞŶƟŵĞŶƚŽĚĞƌĞŇĞŵĠƌŝƚŽŵĠƌŝƚŽ ƉŽůŝĐŝĂů ĞŶƚƌĞŐƵ ĚĂĚĞĚĞƵŵƐĞŶƟŵĞŶƚŽĚĞƌĞŇĞĞŶ ŶŝŽDĞůŽ^ŽĂƌĞƐ͕ĂŐƌĂĚĞĐĞƵƉĞůĂƐ ĞůŽ^ŽĂƌĞƐ͕ĂŐƌĂĚĞĐĞƵƉĞůĂƐ Raquel Capanema convers ŶŝŽDĞůŽ^ŽĂƌĞƐ͕ĂŐƌĂĚĞĐĞƵƉĞůĂƐ ŶŽ ĞǀĞŶƚŽ ƌĞĂůŝnjĂĚŽ ŶŽ džĆŽƐŽďƌĞĞƐƐĂďƵƐĐĂ͘͞ĞǀĞŵŽƐ MEDALHA  Ͳ ƌŝĂĚĂ ƉĞůĂ džĆŽƐŽďƌĞĞƐƐĂďƵƐĐĂ͘͞ĞǀĞŵŽƐ MEDALHA  Ͳ ƌŝĂĚĂ >ĞŝƉĞůĂ ŵĞŶƚĞƉĞůĂWŽůşĐŝĂŝǀŝů͘ džĆŽƐŽďƌĞĞƐƐĂďƵƐĐĂ͘͞ĞǀĞŵŽƐ MEDALHA  Ͳ ƉĞůĂ ƌŝĂĚĂ >Ğŝ ŵĞŶƚĞƉĞůĂWŽůşĐŝĂ com o presidente do CreaĂąŵĂƌĂĚŽƐŝƌŝŐĞŶƚĞƐ MINAS GERAIS - P.06 - 06.12.2012 Clémemceau Chiabi Saliba >Ϳ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘ que fala sobre a novidade ĞŵďĂƌŐĂĚŽƌ ĚŽ dƌŝďƵŶĂů ŝŶƐƟƚƵŝĕĆŽ͕ƋƵĞĐƌŝŽƵŵĞĚ  tĂŶĚĞƌůĞLJ ^ĂůŐĂĚŽ ĚĞ ĞĂƌďŝƚƌĂŐĞŵĚĞĐŽŶŇŝƚŽƐƉ Ƶ Ğŵ ŶŽŵĞ ĚŽƐ ŚŽŵĞƚŽĚŽƟƉŽĚĞƉƌŽďůĞŵĂůŝŐĂ ZĞƐƐĂůƚŽƵĂŝŵƉŽƌƚąŶĐŝĂ ĞŶŐĞŶŚĂƌŝĂ͘ŽŶĮƌĂ͕ăƐϭϮ ŝǀŝů Ğ ŚŽŵĞŶĂŐĞŽƵ Ă *** ƉĂƌĂ ĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ>Ƶŝnj^ŽĂƌĞƐ͘ ĞƌĐĂ ĚĞ ϱϬϬĞŶƚƌĞ ƉĞƐƐŽĂƐ͕ ĞŶƚƌĞ ƚĞƌĕĂͲĨĞŝƌĂ;ϰͿĞƚĞƌŵŝŶĂŚŽũĞ͕ĐŽŵ ůĞƐƚƌĂƐ͘ ŽƐĂƉƌĞƐĞŶƚĞŵĂƐůĞƐƚƌĂƐ͘ ĂƉƌĞƐĞŶĐŽŶƚƌŝďƵŝĕĆŽ ĞƌĐĂ ĚĞ ϱϬϬ ƉĞƐƐŽĂƐ͕ ĞŶƚƌĞ ƚĞƌĕĂͲĨĞŝƌĂ;ϰͿĞƚĞƌŵŝŶĂŚŽũĞ͕ĐŽŵ ŶƚƌĞ ŽƐ ƚĞŵĂƐ ĞƌĐĂ ĚĞ ϱϬϬ ƉĞƐƐŽĂƐ͕ ƚĞƌĕĂͲĨĞŝƌĂ;ϰͿĞƚĞƌŵŝŶĂŚŽũĞ͕ĐŽŵ ůĞƐƚƌĂƐ͘ ŶƚƌĞ ŽƐŶƚƌĞ ƚĞŵĂƐ ĐŽŶƚƌŝďƵŝĕĆŽ ƉĂƌĂ ĂƉƌĞƐĞ Ž ^ŝƐƚĞ Nesta época do ano, éKƐ com ŝĂ Ğ ďƌĂǀƵƌĂ ĚŽ ĚĞůĞŐĂŐĞƐƚŽƌĞƐĞƚĠĐŶŝĐŽƐƐŽĐŝĂŝƐ͕ƐƵƉĞƌǀŝƉƌŽŐƌĂŵĂĕĆŽĞƐƉĞĐşĮĐĂƉĂƌĂĐĂĚĂ ƚĂĚŽƐ ŶĂƐ ĞdžƉŽƐŝĕƁĞƐ ĞƐƚĆŽ͕ ƉŽƌ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͘ WƌĞĨĞŝƚŽDĂƌĐŝŽ>ĂĐĞƌĚĂ͕ĚĞƐĞŵďĂƌŐĂƌĚŽƌ:ŽĂƋƵŝŵ,ĞƌĐƵůĂŶŽ͕ĚĞůĞŐĂĚŽLJůƚŽŶƌĂŶĚĆŽĚĂDĂƩĂ͕ ŐĞƐƚŽƌĞƐĞƚĠĐŶŝĐŽƐƐŽĐŝĂŝƐ͕ƐƵƉĞƌǀŝƉƌŽŐƌĂŵĂĕĆŽĞƐƉĞĐşĮĐĂƉĂƌĂĐĂĚĂ ƚĂĚŽƐ ŶĂƐ ĞdžƉŽƐŝĕƁĞƐ ĞƐƚĆŽ͕ ƉƉ ŽƌĞƐĞƚĠĐŶŝĐŽƐƐŽĐŝĂŝƐ͕ƐƵƉĞƌǀŝƉƌŽŐƌĂŵĂĕĆŽĞƐƉĞĐşĮĐĂƉĂƌĂĐĂĚĂ ƚĂĚŽƐ ŶĂƐ ĞdžƉŽƐŝĕƁĞƐ ĞƐƚĆŽ͕ ƉŽƌ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͘ KƐ ƉƌŽŐƌĂŵ ĨĞŝƚŽDĂƌĐŝŽ>ĂĐĞƌĚĂ͕ĚĞƐĞŵďĂƌŐĂƌĚŽƌ:ŽĂƋƵŝŵ,ĞƌĐƵůĂŶŽ͕ĚĞůĞŐĂĚŽLJůƚŽŶƌĂŶĚĆŽĚĂDĂƩĂ͕ os Correios receberem milh ƐŽƌĞƐŵĞƚŽĚŽůſŐŝĐŽƐĞĞƐƚĂŐŝĄƌŝŽƐ͕ ĂĕĆŽƌĞĂůŝnjĂĚĂŶŽƐƚĂĚŽ͘ĂďĞƌƚƵĞdžĞŵƉůŽ͕Ž^ŝƐƚĞŵĂĚĞĞĨĞƐĂ^ŽƚĆŽ ƌĞĨĂnjĞŶĚŽ ƌĞǀŝƐ Ƶŵ şĐŽŶĞ ĚĞ ƌĞĨĞƌġŶĐŝĂ general IlídiodeGaspar Filho e Marco Antônio de Melo Souza ƐŽƌĞƐŵĞƚŽĚŽůſŐŝĐŽƐĞĞƐƚĂŐŝĄƌŝŽƐ͕ ĂĕĆŽƌĞĂůŝnjĂĚĂŶŽƐƚĂĚŽ͘ĂďĞƌƚƵĞdžĞŵƉůŽ͕Ž^ŝƐƚĞŵĂĚĞĞĨĞƐĂ^ ƐŵĞƚŽĚŽůſŐŝĐŽƐĞĞƐƚĂŐŝĄƌŝŽƐ͕ ĂĕĆŽƌĞĂůŝnjĂĚĂŶŽƐƚĂĚŽ͘ĂďĞƌƚƵĞdžĞŵƉůŽ͕Ž^ŝƐƚĞŵĂĚĞĞĨĞƐĂ^ŽƚĆŽ ƌĞĨĂnjĞŶĚŽ ƌĞǀŝƐƁĞƐ ŵ neral Ilídio Gaspar Filho e Marco Antônio Melo Souza de cartas endereçadas a P ƋƵĞĂƚƵĂŵũƵŶƚŽĂŽƐϯϵĐĞŶƚƌŽƐĚĞ ƌĂŽĮĐŝĂůĨŽŝƌĞĂůŝnjĂĚĂŶĂŵĂŶŚĆĚĞ ĐŝĂůĞŽĐĞƐƐŽă:ƵƐƟĕĂ͕ƚĞŵĂĚĂ ůſŐŝĐĂƐĞŝƐƐŽŵŽƐƚƌ ŝƐ͘dŽĚŽĂƋƵĞůĞƋƵĞƚĞŵ ƋƵĞĂƚƵĂŵũƵŶƚŽĂŽƐϯϵĐĞŶƚƌŽƐĚĞ ƌĂŽĮĐŝĂůĨŽŝƌĞĂůŝnjĂĚĂŶĂŵĂŶŚĆĚĞ ĐŝĂůĞŽĐĞƐƐŽă:ƵƐƟĕĂ͕ƚĞŵĂĚ ĂƚƵĂŵũƵŶƚŽĂŽƐϯϵĐĞŶƚƌŽƐĚĞ ƌĂŽĮĐŝĂůĨŽŝƌĞĂůŝnjĂĚĂŶĂŵĂŶŚĆĚĞ ĐŝĂůĞŽĐĞƐƐŽă:ƵƐƟĕĂ͕ƚĞŵĂĚĂ ůſŐŝĐĂƐĞŝƐƐŽŵŽƐƚƌĂƵŵ ƉĂůĂǀƌĂƐƋƵĞŽĞŵŽĐŝŽŶĂƌĂŵĞĂ ƚƌĂŶƐĐĞŶĚĞƌ Ž ƉĂƌĂĚŝŐŵĂ ŝůƵƐŝŽŶǑϳ͘ϵϮϬĚĞϴĚĞũĂŶĞŝƌŽĚĞϭϵϴ Noel. Para tentar atender a ĂǀƌĂƐƋƵĞŽĞŵŽĐŝŽŶĂƌĂŵĞĂ ƚƌĂŶƐĐĞŶĚĞƌ Ž ƉĂƌĂĚŝŐŵĂ ŝůƵƐŝŽŶǑϳ͘ϵϮϬĚĞϴĚĞũĂŶĞŝƌŽĚĞϭϵϴϭ͕Ă ă ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ;WƐͿ ŽŶƚĞŵ ƉĞůŽ;WƐͿ ƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ƉĂůĞƐƚƌĂĚĂƉĞƐƋƵŝƐĂĚŽƌĂĚŽĞŶĞƵŵĂĐƌşƟĐĂŝŶƚĞƌŶ ĂĞĨĠŶĂƐŽĐŝĞĚĂĚĞ͕ƚĞŵ WƌĞǀĞŶĕĆŽ ă ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ŽŶƚĞŵ ƉĞůŽ ƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ƉĂůĞƐƚƌĂĚĂƉĞƐƋƵŝƐĂĚŽƌĂĚŽĞ ĞŶĕĆŽ ăWƌĞǀĞŶĕĆŽ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ;WƐͿ ŽŶƚĞŵ ƉĞůŽ ƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ƉĂůĞƐƚƌĂĚĂƉĞƐƋƵŝƐĂĚŽƌĂĚŽĞŶĞƵŵĂĐƌşƟĐĂŝŶƚĞƌŶĂĚĞ WŽůşĐŝĂŝǀŝůĚĞDŝŶĂƐƉĞůĂŚŽŵĞŶŝƐƚĂ ĚĞ ƋƵĞ WŽůşĐŝĂ ƐĞƌǀĞ ƉĂƌĂ ŽƵƚŽƌŐĂ ĚĞƐƟŶĂͲƐĞ Ă ĐŽŶƚĞŵƉ ƉĞĚŝĚŽƐ͕ĞŵƉƌĞƐĂƐŝŶĐĞŶƟǀ ĐŝĂŝǀŝůĚĞDŝŶĂƐƉĞůĂŚŽŵĞŶŝƐƚĂ ĚĞ ĚĞ ƋƵĞ WŽůşĐŝĂ ƐĞƌǀĞ ƉĂƌĂ ŽƵƚŽƌŐĂ ĚĞƐƟŶĂͲƐĞ Ă&ĞƌƌĂnj͕ ĐŽŶƚĞŵƉůĂƌ ŽĚĞ ƐƚƵĚŽƐ ĚĞ DŝŶĂƐ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵĚĞ ĚŽDŝŶĂƐ ŶĐŽŶƚƌŽ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͕ ZƀŵƵůŽ &ĞƌƌĂnj͕ ƚƌŽ ĚĞ ƐƚƵĚŽƐ ĚĞ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ĂŝŶĚĂ ^ĂďĞŵ ĞŶƚĞ͘͟ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵ ĚŽZƀŵƵůŽ ŶĐŽŶƚƌŽ ĚĞ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͕ ZƀŵƵůŽ ƚƌŽ ĚĞ ŵĂŝƐ͘ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚ DŝŶĂƐ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵ ĚŽ ŶĐŽŶƚƌŽ ĚĞ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͕ &ĞƌƌĂnj͕ ƚƌŽ ĚĞ ƐƚƵĚŽƐ ĚĞ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ĂŝŶĚĂ ŵĂŝƐ͘ ^ĂďĞŵŽƐ Ƌ ŶĂŐĞŵ͘͞&ĞůŝnjŵĞŶƚĞŵĞƵƉĂŝƉƌŽĐĂĕĂƌďĂŶĚŝĚŽƐ͘hŵƉŽůŝĐŝĂůĚĞǀĞ ŵĠƌŝƚŽ ĚĞ ƉŽůŝĐŝĂŝƐ ĐŝǀŝƐ͕ ƉĞƌƐŽ ŽƐĨƵŶĐŝŽŶĄƌŝŽƐĂƉĂƌƟĐŝƉĂ Ğŵ͘͞&ĞůŝnjŵĞŶƚĞŵĞƵƉĂŝƉƌŽĐĂĕĂƌďĂŶĚŝĚŽƐ͘hŵƉŽůŝĐŝĂůĚĞǀĞ ŵĠƌŝƚŽ ĚĞ ƉŽůŝĐŝĂŝƐ ĐŝǀŝƐ͕ ƉĞƌƐŽŶĂůŝŶƵĂů ĚĂ WŽůşƟĐĂ ĚĞŶƵĂů WƌĞǀĞŶĕĆŽ ă ĞƉĞůŽĐŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ ;ƌŝƐƉͿ͕ ĚĂ ĞƐƚĂŵŽƐ ŝŶĐůƵşĚŽƐ ĚĂ WŽůşƟĐĂ ĚĞ WƌĞǀĞŶĕĆŽ ă ĞƉĞůŽĐŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ ;ƌŝƐƉͿ͕ Ě Ăů ĚĂ WŽůşƟĐĂ ĚĞ WƌĞǀĞŶĕĆŽƚĂŐŽŶŝnjŽƵ ă ĞƉĞůŽĐŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ ;ƌŝƐƉͿ͕ ĚĂ ĞƐƚĂŵŽƐ ŝŶĐůƵşĚŽƐ ĂƉĞŶĂ ƵŵĂ ŚŝƐƚſƌŝĂ ĚĂ ƋƵĂů ĂƐƐƵŵŝƌ Ă ƉŽƐŝĕĆŽ ĚĞ ĐƌŝŵŝŶſůŽĚĂĚĞƐĞŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐƋƵĞƉƌĞƐƚĂ campanha. No Emprego & K ĞǀĞŶƚŽ Ġ ƵŵĂ ăƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕dĂůůĞƐŶĚƌĂĚĞĚĞ hŶŝǀĞƌƐŝĚĂĚĞ &ĞĚĞƌĂů hŶŝǀĞƌƐŝĚĂĚĞ ĚĞ DŝŶĂƐ ĞƐƚƌƵƚƵƌĂ İƐŝĐĂ͕ ŵĂ ŽŶŝnjŽƵ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͘ ƵŵĂ ŚŝƐƚſƌŝĂ ĚĂ ƋƵĂů ĂƐƐƵŵŝƌ Ă ƉŽƐŝĕĆŽ ĚĞ ĐƌŝŵŝŶſůŽĚĂĚĞƐĞŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐƋƵĞƉƌĞƐƚĂƌĂŵ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͘ K ĞǀĞŶƚŽ Ġ ƵŵĂ ăƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕dĂůůĞƐŶĚƌĂĚĞĚĞ &ĞĚĞƌĂů ĚĞ DŝŶ ŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͘ K ĞǀĞŶƚŽ Ġ ƵŵĂ ăƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕dĂůůĞƐŶĚƌĂĚĞĚĞ hŶŝǀĞƌƐŝĚĂĚĞ &ĞĚĞƌĂů ĚĞ DŝŶĂƐ ĞƐƚƌƵƚƵƌĂ İƐŝĐĂ͕ ŵĂƐ ŶƵŵ ƚĂŶƚŽ ŶŽƐ ŽƌŐƵůŚĂŵŽƐ͘  WŽůşĐŝĂ͕ ŐŽ͕ƉŽŝƐĂƐƐŝŵƐĞƌǀŝƌĄĂƐŽĐŝĞĚĂĚĞ ƌĞůĞǀĂŶƚĞƐƐĞƌǀŝĕŽƐăƐŽĐŝĞĚĂĚĞ ŝŶŝĐŝĂƟǀĂ ĚĂ ^ĞĐƌĞƚĂƌŝĂ ĚĞ ŐŽ͕ƉŽŝƐĂƐƐŝŵƐĞƌǀŝƌĄĂƐŽĐŝĞĚĂĚĞ ƐƚĂĚŽ ^ŽƵnjĂ͕ŶŽĂƵĚŝƚſƌŝŽĚŽ^ĞƐĐͲsĞŶĚĂ 'ĞƌĂŝƐ͕>ƵĚŵŝůĂDĞŶĚŽŶĕĂ>ŽƉĞƐ ƉŽƐƚĂ ŵĂŝƐ oĂŵƉůĂ Renda, às 12h35, telespeĚ ƚŽ ŶŽƐ ŽƌŐƵůŚĂŵŽƐ͘  WŽůşĐŝĂ͕ ƌĞůĞǀĂŶƚĞƐƐĞƌǀŝĕŽƐăƐŽĐŝĞĚĂĚĞ͘ ŝŶŝĐŝĂƟǀĂ ĚĂ ƉĂŝ ^ĞĐƌĞƚĂƌŝĂ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ^ŽƵnjĂ͕ŶŽĂƵĚŝƚſƌŝŽĚŽ^ĞƐĐͲsĞŶĚĂ 'ĞƌĂŝƐ͕>ƵĚŵŝůĂDĞŶĚŽŶĕĂ>ŽƉ ĂƟǀĂ ĚĂ ^ĞĐƌĞƚĂƌŝĂ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ^ŽƵnjĂ͕ŶŽĂƵĚŝƚſƌŝŽĚŽ^ĞƐĐͲsĞŶĚĂ 'ĞƌĂŝƐ͕>ƵĚŵŝůĂDĞŶĚŽŶĕĂ>ŽƉĞƐ ƉŽƐƚĂ ŵĂŝƐ ĂŵƉůĂ ĚĞ ĐŽŵŽ ŵĞƵ ĐŽƐƚƵŵĂǀĂ ĚŝnjĞƌ͕ ĐŽŵ ƵŵĂ ƉŽƐƚƵƌĂ ĠƟĐŽͲƉŽůşƟĐĂ͘ Kvai ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌĂů ĞƉŽů Ğdž ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů ;^ĞĚƐͿ͕ ƉŽƌ ŵĞŝŽ EŽǀĂ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘͞ƉŽůşZŝďĞŝƌŽ͕ĞĂŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚŽWůĂŶŽ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ conhecer organizações ŵŽ ŵĞƵĚĞ ƉĂŝ ĐŽƐƚƵŵĂǀĂ ĚŝnjĞƌ͕ ĐŽŵ ƵŵĂ ƉŽƐƚƵƌĂ ĠƟĐŽͲƉŽůşƟĐĂ͘ K ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌĂů Ğ ĞdžͲĚĞĚĞ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů ;^ĞĚƐͿ͕ ƉŽƌ ŵĞŝŽ EŽǀĂ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘͞ƉŽůşZŝďĞŝƌŽ͕ĞĂŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚŽWůĂŶ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů ;^ĞĚƐͿ͕ ƉŽƌ ŵĞŝŽ EŽǀĂ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘͞ƉŽůşZŝďĞŝƌŽ͕ĞĂŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚŽWůĂŶŽ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ ŶĆŽĠůƵŐĂƌƉĂƌĂŽƐĨƌĂĐŽƐ͕ŽƐơK ĐƵŵƉƌŝŵĞŶƚŽ ĚĂ ůĞŝĚĞ ĞƐƚĄ ƐĞŵ- ĚĞ ƉƵƚĂĚŽ ĞƐƚĂĚƵĂů͕ >Ƶŝnj ^ŽĂƌĞ ĚĂŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌŝĂĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽă ƟĐĂĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽĂĐƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ͕ WĂƌƟĐŝƉĂƌĂŵ ĚĂ trabalhadores que se emp ĠůƵŐĂƌƉĂƌĂŽƐĨƌĂĐŽƐ͕ŽƐơK ĐƵŵƉƌŝŵĞŶƚŽ ĚĂ ůĞŝ ĞƐƚĄ ƐĞŵƉƵƚĂĚŽƐƚĂĚƵĂů ĞƐƚĂĚƵĂů͕ >Ƶŝnj ^ŽĂƌĞƐ ĚĂŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌŝĂĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽă ƐƚĂĚƵĂů ĚĞ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐ ŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌŝĂĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽă ƟĐĂĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽĂĐƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ƐƚĂĚƵĂů ĚĞ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ͕ WĂƌƟĐŝƉĂƌĂŵ ĚĂ ĂďĞƌĚ ŵŝĚŽƐ Ğ ŽƐ ĐŽǀĂƌĚĞƐ͘ ^ŽŵĞŶƚĞ ƟĐĂĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽĂĐƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ƉƌĞĂƐĞƌǀŝĕŽĚĂŝŐƵĂůĚĂĚĞ͘͟ ^ŽƵnjĂƉĂƌĂŐĂƌĂŶƟƌEĂƚĂůŵĂŝƐũƵ ZŽĐŚĂ ŽĐƵƉŽƵ ǀĄƌŝŽƐ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕ĞŵƉĂƌĐĞƌŝĂĐŽŵŽ ƚĞŵƐŝĚŽĞdžŝƚŽƐĂŶŽƐƚĂĚŽĞĐŽŶƚƌŝĂƉƌĞƐĞŶƚĂĚŽ ƉĞůŽ ĂƐƐĞƐƐŽƌͲĐŚĞĨĞ ĞǀĞŶƚŽ Ž ĚŝƌĞƚŽƌ ŽƐ Ğ ŽƐ ĐŽǀĂƌĚĞƐ͘ ^ŽŵĞŶƚĞ ƉƌĞĂƐĞƌǀŝĕŽĚĂŝŐƵĂůĚĂĚĞ͘͟ ^ŽƵnjĂ ZŽĐŚĂ ŽĐƵƉŽƵ ǀĄƌŝŽƐ ĐĂƌƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕ĞŵƉĂƌĐĞƌŝĂĐŽŵŽ ĂƉƌĞƐĞŶƚĂĚŽ ƉĞůŽ ĂƐƐĞƐƐŽƌͲĐŚĞ ŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕ĞŵƉĂƌĐĞƌŝĂĐŽŵŽ ƚĞŵƐŝĚŽĞdžŝƚŽƐĂŶŽƐƚĂĚŽĞĐŽŶƚƌŝĂƉƌĞƐĞŶƚĂĚŽ ƉĞůŽ ĂƐƐĞƐƐŽƌͲĐŚĞĨĞ ĞǀĞŶƚŽ ĚŝƌĞƚŽƌ ĚĞ ĂƋƵĞůĞƐ ƋƵĞ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵƚĂŵďĠŵ ĚĞƐƐĂ ƚĞŵƐŝĚŽĞdžŝƚŽƐĂŶŽƐƚĂĚŽĞĐŽŶƚƌŝƚĂŵďĠŵ ŐŽƐ^ĞĚƐ͕ ŶŽ ĂůƚŽ ĞƐĐĂůĆŽ ĚĂ ƉĞƐ ƉŽů /ŶƐƟƚƵŽůŽ͘KŽďũĞƟǀŽĠƉƌŽŵŽǀĞƌ ďƵşĚŽƉĂƌĂĂƌĞĚƵĕĆŽĚĂǀŝŽůġŶĐŝĂ͕͟ 'ĞƐƚĆŽ ƐƚƌĂƚĠŐŝĐĂ ĚĂ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĚŽ para osŽpequenos. ĞůĞƐ ƋƵĞ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵ ĚĞƐƐĂ WĂƌƚŝĐŝƉĂƌĂŵ ĚĂ WĂƌƚŝĐŝƉĂƌĂŵ ŐŽƐ ŶŽĚĞ ĂůƚŽ ĞƐĐĂůĆŽ ĚĂ ĚĂ ƉŽůşĐŝĂ͕ /ŶƐƟƚƵŽůŽ͘KŽďũĞƟǀŽĠƉƌŽŵŽǀĞƌ ďƵşĚŽƉĂƌĂĂƌĞĚƵĕĆŽĚĂǀŝŽůġŶĐŝĂ͕͟ ĚĞ 'ĞƐƚĆŽ ƐƚƌĂƚĠŐŝĐĂ ĚĂ ^ĞĚ ƚƵŽůŽ͘KŽďũĞƟǀŽĠƉƌŽŵŽǀĞƌ ďƵşĚŽƉĂƌĂĂƌĞĚƵĕĆŽĚĂǀŝŽůġŶĐŝĂ͕͟ ĚĞ 'ĞƐƚĆŽ ƐƚƌĂƚĠŐŝĐĂ ĚĂ ^ĞĚƐ͕ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĚŽ/ŶƐƟƚ ƵŵĂǀŝƐĆŽĂŵƉůĂƐŽďƌĞƐĞŐƵƌĂŶĕĂ ĚĞƐƚĂĐŽƵŽƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ͘ >ƵŝƐKƚĂǀŝŽDŝůĂŐƌĞƐ͘ &ĂďŝĂŶŽEĞǀĞƐ͖ŽĚŝƌ ŝŶƐƟƚƵŝĕĆŽƐĂďĞŵŽƋƵĂŶƚŽĠĚŝƐŽůĞŶŝĚĂĚĞ Ž ƉƌĞĨĞŝƚŽ DĂƌĐŝŽ ĐŚĞŐĂŶĚŽ Ă ĐŚĞĨĞ ĚĂ ŝŶƐƟƚƵ *** ƟƚƵŝĕĆŽƐĂďĞŵŽƋƵĂŶƚŽĠĚŝ- ƐŽůĞŶŝĚĂĚĞ Ž ƉƌĞĨĞŝƚŽ DĂƌĐŝŽ ĐŚĞŐĂŶĚŽ Ă ĐŚĞĨĞ ĚĂ ŝŶƐƟƚƵŝĕĆŽ ƵŵĂǀŝƐĆŽĂŵƉůĂƐŽďƌĞƐĞŐƵƌĂŶĕĂ ĚĞƐƚĂĐŽƵŽƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ͘ ǀŝƐĆŽĂŵƉůĂƐŽďƌĞƐĞŐƵƌĂŶĕĂ ĚĞƐƚĂĐŽƵŽƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ͘ >ƵŝƐKƚĂǀŝŽDŝůĂŐƌĞƐ͘ &ĂďŝĂŶŽEĞǀĞƐ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚ ƉƷďůŝĐĂĞƐŝƐƚĞŵĂĚĞĚĞĨĞƐĂƐŽĐŝĂů͕ ƵƌĂŶƚĞĞ ƐĞƵ KƉĞƌĂĐŝŽŶĂůĚĂWŽůş İĐŝůnjĞůĂƌƉĞůĂƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ >ĂĐĞƌĚĂ ĚĂ ĂƉŝƚĂů Ğ ŽƐ ŵĞŵ- >ƵŝƐKƚĂǀŝŽDŝůĂŐƌĞƐ͘ ĞŵDŝŶĂƐ͘WĞůŽƚƌĂďĂůŚŽŶĂ njĞůĂƌƉĞůĂƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ >ĂĐĞƌĚĂ ĚĂ ĂƉŝƚĂů ŽƐƉƌŽŶƵŶĐŝĂŵĞŶŵĞŵĞŵDŝŶĂƐ͘WĞůŽƚƌĂďĂůŚŽŶĂĄƌĞĂ Às 19h40, o Agenda desta ƉƷďůŝĐĂĞƐŝƐƚĞŵĂĚĞĚĞĨĞƐĂƐŽĐŝĂů͕ ƵƌĂŶƚĞ ƐĞƵ ƉƌŽŶƵŶĐŝĂŵĞŶŝĐĂĞƐŝƐƚĞŵĂĚĞĚĞĨĞƐĂƐŽĐŝĂů͕ ƵƌĂŶƚĞ ƐĞƵ ƉƌŽŶƵŶĐŝĂŵĞŶKƉĞƌĂĐŝŽŶĂůĚĂWŽůşĐŝĂDŝů ĂůĠŵ ĚĞ ƉƌŽŵŽǀĞƌ Ă ŝŶƚĞŐƌĂĕĆŽ RESPONSABILIDADESͲKĐŽƌŽŶĞůdo DĞŶ KďƌŽƐ ĐŚĞĨĞ ĚĂƚŽ͕ZƀŵƵůŽ&ĞƌƌĂnjĚŝƐƐĞƋƵĞ͕ŶĞƐWŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͕ LJů- ďƌŽƐ ĚŽƐĞŐƵƌĂŶĕĂ͕ ŽŶƐĞůŚŽ ^ƵƉĞƌŝŽƌ ĚĂ >ĞĚĞ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂ͕ ĂůĄƵĚŝŽ ƐƐĞŵďůĞŝĂ K ĐŚĞĨĞ ĚĂ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͕ LJůĚŽ ŽŶƐĞůŚŽ ^ƵƉĞƌŝŽƌ ĚĂ ĚĞ Ă ƐƐĞŵďůĞŝĂ exposição artista plástic ĂůĠŵ ĚĞ ƉƌŽŵŽǀĞƌ Ă ŝŶƚĞŐƌĂĕĆŽ ƚŽ͕ZƀŵƵůŽ&ĞƌƌĂnjĚŝƐƐĞƋƵĞ͕ŶĞƐRESPONSABILIDADESͲKĐ ŵ ĚĞ ƉƌŽŵŽǀĞƌ Ă ŝŶƚĞŐƌĂĕĆŽ ƚŽ͕ZƀŵƵůŽ&ĞƌƌĂnjĚŝƐƐĞƋƵĞ͕ŶĞƐRESPONSABILIDADESͲKĐŽƌŽŶĞů ůĄƵĚŝŽ DĞŶĚĞƐ͖ ĚŽƐ ƉƌŽĮƐƐŝŽŶĂŝƐ ŶŽƐ ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ƚĞĂŶŽ͕ĨŽŝĚŝƐƉŽŶŝďŝůŝnjĂĚŽƌĞĐƵƌƐŽ ŽƌĚĞŶĂĚŽƌ dĂůůĞƐ ŶĚƌĂĚĞ͕ ĚŝƐƐĞ ĚŽ ϭǑ ĞƉĂƌƚĂŵĞŶ ƚŽŶ ƌĂŶĚĆŽ DĂƩĂ͕ ĚĞƐƚĂĐŽƵ WŽůşĐŝĂ ŝǀŝů͖ ĂůĠŵ ĚĞ ĚŝǀĞƌƐĂƐ ĂƉƌŽǀŽƵ ůĞŝ ĚĂŶĚ  ƌĂŶĚĆŽ ĚĂ DĂƩĂ͕ ĚĞƐƚĂĐŽƵ WŽůşĐŝĂĚĂ ŝǀŝů͖ ĂůĠŵ ĚĞ ĚŝǀĞƌƐĂƐ ŐŝƐůĂƟǀĂ ĂƉƌŽǀŽƵ ůĞŝ ĚĂŶĚŽ ŐŝƐůĂƟǀĂ Ž carioca Sérgio Telles. No Ž ĚŽƐ ƉƌŽĮƐƐŝŽŶĂŝƐ ŶŽƐ ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ƚĞĂŶŽ͕ĨŽŝĚŝƐƉŽŶŝďŝůŝnjĂĚŽƌĞĐƵƌƐŽ ŽƌĚĞŶĂĚŽƌ dĂůůĞƐ ŶĚƌĂĚĞ͕ ĚŝƐ ŽĚŽĚĞůĞŐĂĚŽ>Ƶŝnj^ŽĂƉƌŽĮƐƐŝŽŶĂŝƐ ŶŽƐ ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ƚĞĂŶŽ͕ĨŽŝĚŝƐƉŽŶŝďŝůŝnjĂĚŽƌĞĐƵƌƐŽ ŽƌĚĞŶĂĚŽƌ dĂůůĞƐ ŶĚƌĂĚĞ͕ ĚŝƐƐĞ ĚŽ ϭǑ ĞƉĂƌƚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ &ŝĐĂsŝǀŽ͕͊DĞĚŝĂĕĆŽĚĞŽŶŇŝƚŽƐ͕ ƋƵĞ ƉŽƐƐŝďŝůŝƚŽƵ Ă ƌĞĂůŝnjĂĕĆŽ ĚĞ ƋƵĞĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂůĠŝŵƉŽƌƚĂŶƚĞ ŝǀŝů͕ ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌ ŽǀĂůŽƌĚĂůŝďĞƌĚĂĚĞĞĚĂŶĞĐĞƐƐŝŶŽŵĞĚŽĚĞůĞŐĂĚŽăŵĞĚĂůŚ ĂůŽƌĚĂůŝďĞƌĚĂĚĞĞĚĂŶĞĐĞƐƐŝĂƵƚŽƌŝĚĂĚĞƐĞƉŽůŝĐŝĂŝƐĐŝǀŝƐ͘ ĂƵƚŽƌŝĚĂĚĞƐĞƉŽůŝĐŝĂŝƐĐŝǀŝƐ͘ ŶŽŵĞĚŽĚĞůĞŐĂĚŽăŵĞĚĂůŚĂĚĞ programa, ele apresenta &ŝĐĂsŝǀŽ͕͊DĞĚŝĂĕĆŽĚĞŽŶŇŝƚŽƐ͕ ƋƵĞ ƉŽƐƐŝďŝůŝƚŽƵ Ă ƌĞĂůŝnjĂĕĆŽ ĚĞ ƋƵĞĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂůĠŝŵƉŽƌƚĂŶ njĂZŽĐŚĂ͕DĂƌĐŽŶƚƀsŝǀŽ͕͊DĞĚŝĂĕĆŽĚĞŽŶŇŝƚŽƐ͕ ƋƵĞ ƉŽƐƐŝďŝůŝƚŽƵ Ă ƌĞĂůŝnjĂĕĆŽ ĚĞ ƋƵĞĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂůĠŝŵƉŽƌƚĂŶƚĞ ŝǀŝů͕ ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌĂů Ŷ ĞŶƚƌĂů ĚĞ ĐŽŵƉĂŶŚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ ĚŝĂŐŶſƐƟĐŽƉĂƌĂŝŵƉůĂŶƚĂĕĆŽĚĞ ƉĂƌĂĐŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚĞĐŽŶŚĞĐŝŵĞŶůĐąŶƚĂƌĂ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌ ĚĂĚĞĚĞƵŵƐĞŶƟŵĞŶƚŽĚĞƌĞŇĞŵĠƌŝƚŽ ƉŽůŝĐŝĂůda ĞŶƚƌĞŐƵĞ ĂŶ ĞĚĞƵŵƐĞŶƟŵĞŶƚŽĚĞƌĞŇĞŵĠƌŝƚŽ ƉŽůŝĐŝĂů ĞŶƚƌĞŐƵĞ ĂŶƵĂůCaminhos Cor, com obr ĞŶƚƌĂů ĚĞ ĐŽŵƉĂŶŚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ ĚŝĂŐŶſƐƟĐŽƉĂƌĂŝŵƉůĂŶƚĂĕĆŽĚĞ ƉĂƌĂĐŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚĞĐŽŶŚĞĐŝŵĞ ŽĂƌĞƐ͕ĂŐƌĂĚĞĐĞƵƉĞůĂƐ WĞŶĂƐ Ğ DĞĚŝĚĂƐ ůƚĞƌŶĂƟǀĂƐ͕ /ŶƚƌġƐŶŽǀŽƐĞŶƚƌŽƐĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ ƚŽĞƉĂƌĂƌĞŇĞdžĆŽĚŽƐƉĂƌƟĐŝƉĂŶdĠĐŶŝĐĂƐĚŽŽƌƉŽĚ ƚƌĂů ĚĞ ĐŽŵƉĂŶŚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ ĚŝĂŐŶſƐƟĐŽƉĂƌĂŝŵƉůĂŶƚĂĕĆŽĚĞ ƉĂƌĂĐŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚĞĐŽŶŚĞĐŝŵĞŶůĐąŶƚĂƌĂ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚĞƟ džĆŽƐŽďƌĞĞƐƐĂďƵƐĐĂ͘͞ĞǀĞŵŽƐ  Ͳ ƌŝĂĚĂ ƉĞůĂ >Ğŝ ŵĞŶƚĞƉĞůĂWŽůşĐŝĂŝǀŝů͘ ƐŽďƌĞĞƐƐĂďƵƐĐĂ͘͞ĞǀĞŵŽƐ MEDALHA  Ͳ ƌŝĂĚĂ ƉĞůĂ >Ğŝ MEDALHA ŵĞŶƚĞƉĞůĂWŽůşĐŝĂŝǀŝů͘ retratam lugares por onde WĞŶĂƐƚƌġƐŶŽǀŽƐĞŶƚƌŽƐĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ DĞĚŝĚĂƐ /Ŷ- ƚƌġƐŶŽǀŽƐĞŶƚƌŽƐĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ ƚŽĞƉĂƌĂƌĞŇĞdžĆŽĚŽƐƉĂƌƟĐŝƉĂ ĐůƵƐĆŽ^ŽĐŝĂůĚĞŐƌĞƐƐŽƐĚŽ^ŝƐƚĞŶĂůƚĞƌŶĂƟǀĂƐ͕ ZĞŐŝĆŽ DĞƚƌŽƉŽůŝƚĂŶĂ͘  ƉƌŽ- ƚĞƐ͕ ƵŵĂ ǀĞnj ƋƵĞ ŐĂƌĂŶƚĞ ŵĂŝŽƌ ƚĞŶĞŶƚĞͲĐŽƌŽŶĞů ĂƐ Ğ DĞĚŝĚĂƐ ůƚĞƌŶĂƟǀĂƐ͕ /ŶƚŽĞƉĂƌĂƌĞŇĞdžĆŽĚŽƐƉĂƌƟĐŝƉĂŶdĠĐŶŝĐĂƐĚŽŽƌƉŽĚĞŽŵ As telas podem ser vistasDn ĐůƵƐĆŽ^ŽĐŝĂůĚĞŐƌĞƐƐŽƐĚŽ^ŝƐƚĞŶĂ ZĞŐŝĆŽ DĞƚƌŽƉŽůŝƚĂŶĂ͘  ƉƌŽƚĞƐ͕ ƵŵĂ ǀĞnj ƋƵĞ ŐĂƌĂŶƚĞ ŵĂŝ ŵĂWƌŝƐŝŽŶĂůĐŽŵĂƐŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐĞ ŐƌĂŵĂĕĆŽ ĚŽ ĞǀĞŶƚŽ ŝŶĐůƵŝ ĂƉƌĞĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĞƌĞƐƉŽŶƐĂďŝůŝĚĂĚĞ ŽƌŐĞƐ͖ ĚĞƐĞŵďĂƌŐ ĆŽ^ŽĐŝĂůĚĞŐƌĞƐƐŽƐĚŽ^ŝƐƚĞ- ŶĂ ZĞŐŝĆŽ DĞƚƌŽƉŽůŝƚĂŶĂ͘  ƉƌŽ- ƚĞƐ͕ ƵŵĂ ǀĞnj ƋƵĞ ŐĂƌĂŶƚĞ ŵĂŝŽƌ ƚĞŶĞŶƚĞͲĐŽƌŽŶĞů DŝŐƵĞů Flynn Galeria de Arte, na S ŵĂWƌŝƐŝŽŶĂůĐŽŵĂƐŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐĞ ŐƌĂŵĂĕĆŽ ĚŽ ĞǀĞŶƚŽ ŝŶĐůƵŝ ĂƉƌĞĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĞƌĞƐƉŽŶƐĂďŝůŝĚĂĚ ſƌŐĆŽƐƋƵĞĐŽŵƉƁĞŵŽƐƐŝƐƚĞŵĂƐ ƐĞŶƚĂĕƁĞƐ ĚĂƐ ĂĕƁĞƐ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝĚĂƐ ĞƋƵŝƉĞƐ Ğŵ ƌĞůĂĕĆŽ ĂŽƐ ŽďďƵŶĂů ĚĞ :ƵƐƟĕĂ ,Ğ WƌŝƐŝŽŶĂůĐŽŵĂƐŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐĞ ŐƌĂŵĂĕĆŽ ĚŽ ĞǀĞŶƚŽ ŝŶĐůƵŝ ĂƉƌĞ- ĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĞƌĞƐƉŽŶƐĂďŝůŝĚĂĚĞ ŽƌŐĞƐ͖ ĚĞƐĞŵďĂƌŐĂĚŽƌ *** ĚĞĞĨĞƐĂ^ŽĐŝĂůĞ:ƵƐƟĕĂƌŝŵŝŶĂů ůŵĞŝĚĂ ĂƌŶĞŝƌŽ ſƌŐĆŽƐƋƵĞĐŽŵƉƁĞŵŽƐƐŝƐƚĞŵĂƐ ƐĞŶƚĂĕƁĞƐ ĚĂƐũĞƟǀŽƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐĚĂƉŽůşƟĐĂ ĂĕƁĞƐ ĚĂƐ ĞƋƵŝƉĞƐ Ğŵ ƌĞůĂĕĆŽ ĂŽƐ ŽĞ ŽƐƋƵĞĐŽŵƉƁĞŵŽƐƐŝƐƚĞŵĂƐ ƐĞŶƚĂĕƁĞƐĚĂƐƉĞůĂƐĞƋƵŝƉĞƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ĚĂƐ ĂĕƁĞƐ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝĚĂƐ ĞƋƵŝƉĞƐ ĞŵĚĞƐĞŶǀŽůǀŝƌĞůĂĕĆŽ ĂŽƐ ŽďďƵŶĂů ĚĞ :ƵƐƟĕĂ ,ĞƌďĞƌƚ O Brasil das Gerais discute ĚŽƐƚĂĚŽ͘ ĚƵƌĂŶƚĞŽĂŶŽ͕ĂƐĚŝƐĐƵƐƐƁĞƐĚĂƐ ĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽ͘͞KƋƵĞƉƌĞƚĞŶĚĞƉƷďůŝĐĂ ŐĞƌĂůĞĚŽ Ɛ ĚĞĞĨĞƐĂ^ŽĐŝĂůĞ:ƵƐƟĕĂƌŝŵŝŶĂů ĚĂƐƉĞůĂƐĞƋƵŝƉĞƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ũĞƟǀŽƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐĚĂƉŽůşƟ ĞĨĞƐĂ^ŽĐŝĂůĞ:ƵƐƟĕĂƌŝŵŝŶĂů ĚĂƐƉĞůĂƐĞƋƵŝƉĞƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ũĞƟǀŽƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐĚĂƉŽůşƟĐĂ ůŵĞŝĚĂ ĂƌŶĞŝƌŽ Ă ĚĞ ŽƉůĂŶĞũĂŵĞŶƚŽĞĞƟƋƵĞƚĂ K ĞŶĐŽŶƚƌŽ ƚĞǀĞ ŝŶşĐŝŽ ŶĂ ŵĞƚĂƐ Ğ ĚĞƐĂĮŽƐ͕ ĂůĠŵ ĚĞ ƉĂŵŽƐ Ġ ĚĞŝdžĂƌ ĐůĂƌŽ ƋƵĂů Ă ŶŽƐƐĂ ďƌŝƩĂ'ĂƌnjŽŶdŽŶĞ ĚŽƐƚĂĚŽ͘ ĚƵƌĂŶƚĞŽĂŶŽ͕ĂƐĚŝƐĐƵƐƐƁĞƐĚĂƐ ĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽ͘͞KƋƵĞƉƌĞƚĞŶĚ ƐƚĂĚŽ͘ ĚƵƌĂŶƚĞŽĂŶŽ͕ĂƐĚŝƐĐƵƐƐƁĞƐĚĂƐ ĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽ͘͞KƋƵĞƉƌĞƚĞŶĚĞ- ƉƷďůŝĐĂ ŐĞƌĂů ĚŽ ƐƚĂĚŽ͕ ƉĂƌĂĂƐĨĞƐƚĂƐĚĞĮŵĚĞĂŶ ĞŶĐŽŶƚƌŽ ƚĞǀĞ ŝŶşĐŝŽ ŵĞƚĂƐŵŽƐ Ğ ĚĞƐĂĮŽƐ͕ ĚĞ ƉĂŵŽƐ Ġ ĚĞŝdžĂƌ ĐůĂƌŽ ƋƵĂů Ă ŶŽƐ K ĞŶĐŽŶƚƌŽ ƚĞǀĞ ŝŶşĐŝŽ ŶĂ KŵĞƚĂƐ Ğ ĚĞƐĂĮŽƐ͕ ĂůĠŵŶĂ ĚĞ ƉĂĠ ĚĞŝdžĂƌ ĂůĠŵ ĐůĂƌŽ ƋƵĂů Ă ŶŽƐƐĂ ďƌŝƩĂ'ĂƌnjŽŶdŽŶĞƚ͘ ZŽďĞƌƚĂĂŵƉĞƫĨĂůĂƐŽď ĕĂͲĨĞŝƌĂ;ϰͿĞƚĞƌŵŝŶĂŚŽũĞ͕ĐŽŵ ůĞƐƚƌĂƐ͘ ŶƚƌĞ ŽƐ ƚĞŵĂƐ ĂƉƌĞƐĞŶĐŽŶƚƌŝďƵŝĕĆŽ ƉĂƌĂ ŽĂƉƌĞƐĞŶ^ŝƐƚĞŵĂ ĚĞ ƋƵĂŶƟĚĂĚĞƐĚĞĐŽŵŝĚĂĞď Ă ĚĞ ϱϬϬ ƉĞƐƐŽĂƐ͕ ĞŶƚƌĞ ƚĞƌĕĂͲĨĞŝƌĂ;ϰͿĞƚĞƌŵŝŶĂŚŽũĞ͕ĐŽŵ ůĞƐƚƌĂƐ͘ ŶƚƌĞ ŽƐ ƚĞŵĂƐ ĐŽŶƚƌŝďƵŝĕĆŽ ƉĂƌĂ Ž ^ŝƐƚĞŵĂ ŽŐƌĂŵĂĕĆŽĞƐƉĞĐşĮĐĂƉĂƌĂĐĂĚĂ ƚĂĚŽƐ ŶĂƐ ĞdžƉŽƐŝĕƁĞƐ ĞƐƚĆŽ͕ ƉŽƌ ^ŽĐŝĂů͘ KƐĞƐƚĆŽ͕ ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ um dete ĞƚĠĐŶŝĐŽƐƐŽĐŝĂŝƐ͕ƐƵƉĞƌǀŝ- ƉƌŽŐƌĂŵĂĕĆŽĞƐƉĞĐşĮĐĂƉĂƌĂĐĂĚĂ ƚĂĚŽƐĞĨĞƐĂ ŶĂƐ ĞdžƉŽƐŝĕƁĞƐ ƉŽƌ ĞƐĞĨĞƐĂadequadas ^ŽĐŝĂů͘ KƐpara ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ĆŽƌĞĂůŝnjĂĚĂŶŽƐƚĂĚŽ͘ĂďĞƌƚƵĞdžĞŵƉůŽ͕Ž^ŝƐƚĞŵĂĚĞĞĨĞƐĂ^ŽƚĆŽ ƌĞĨĂnjĞŶĚŽ ƌĞǀŝƐƁĞƐ ŵĞƚŽĚŽnúmero de convidados, a ƚŽĚŽůſŐŝĐŽƐĞĞƐƚĂŐŝĄƌŝŽƐ͕ ĂĕĆŽƌĞĂůŝnjĂĚĂŶŽƐƚĂĚŽ͘ĂďĞƌƚƵĞdžĞŵƉůŽ͕Ž^ŝƐƚĞŵĂĚĞĞĨĞƐĂ^ŽƚĆŽ ƌĞĨĂnjĞŶĚŽ ƌĞǀŝƐƁĞƐ ŵĞƚŽĚ ŽĮĐŝĂůĨŽŝƌĞĂůŝnjĂĚĂŶĂŵĂŶŚĆĚĞ ĐŝĂůĞŽĐĞƐƐŽă:ƵƐƟĕĂ͕ƚĞŵĂĚĂ ůſŐŝĐĂƐĞŝƐƐŽŵŽƐƚƌĂƵŵĞƐĨŽƌĕŽ quantos e quais pratos se ŵũƵŶƚŽĂŽƐϯϵĐĞŶƚƌŽƐĚĞ ƌĂŽĮĐŝĂůĨŽŝƌĞĂůŝnjĂĚĂŶĂŵĂŶŚĆĚĞ ĐŝĂůĞŽĐĞƐƐŽă:ƵƐƟĕĂ͕ƚĞŵĂĚĂ ůſŐŝĐĂƐĞŝƐƐŽŵŽƐƚƌĂƵŵĞƐĨŽ ƚĞŵ ƉĞůŽ ƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ;WƐͿ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ƉĂůĞƐƚƌĂĚĂƉĞƐƋƵŝƐĂĚŽƌĂĚŽĞŶĞƵŵĂĐƌşƟĐĂŝŶƚĞƌŶĂĚĞĂǀĂŶĕĂƌ Cozinha da Roberta, o ch Ž ă ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ŽŶƚĞŵ ƉĞůŽ ƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ƉĂůĞƐƚƌĂĚĂƉĞƐƋƵŝƐĂĚŽƌĂĚŽĞŶĞƵŵĂĐƌşƟĐĂŝŶƚĞƌŶĂĚĞĂǀĂŶ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͕ ZƀŵƵůŽ &ĞƌƌĂnj͕ ƚƌŽ ĚĞ ƐƚƵĚŽƐ ĚĞ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ĂŝŶĚĂ ŵĂŝƐ͘ ^ĂďĞŵŽƐ ƋƵĞ ŶĆŽ Morais^ĂďĞŵŽƐ apresenta opção Ɛ ƉĂƌƟĐŝƉĂŵ ĚŽ ŶĐŽŶƚƌŽ ĚĞ ĞĨĞƐĂ ^ŽĐŝĂů͕ ZƀŵƵůŽ &ĞƌƌĂnj͕ ƚƌŽ ĚĞ ƐƚƵĚŽƐ ĚĞ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ĂŝŶĚĂ ŵĂŝƐ͘ ƋƵĞ Ŷ ƉĞůŽĐŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ ;ƌŝƐƉͿ͕ ĚĂ ĞƐƚĂŵŽƐ ŝŶĐůƵşĚŽƐ ĂƉĞŶĂƐ ŶƵŵĂ deŝŶĐůƵşĚŽƐ Natal simples e ensina  WŽůşƟĐĂ ĚĞ WƌĞǀĞŶĕĆŽ ă ĞƉĞůŽĐŽŽƌĚĞŶĂĚŽƌĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ Ğ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ ;ƌŝƐƉͿ͕ ĚĂ ĞƐƚĂŵŽƐ ĂƉĞŶĂƐ ŶƵŵ ƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕dĂůůĞƐŶĚƌĂĚĞĚĞ hŶŝǀĞƌƐŝĚĂĚĞ &ĞĚĞƌĂů ĚĞ DŝŶĂƐ ĞƐƚƌƵƚƵƌĂ&ĞĚĞƌĂů İƐŝĐĂ͕ ŵĂƐ peruİƐŝĐĂ͕ preparado à modaƉ ĚĂĚĞ͘ K ĞǀĞŶƚŽ Ġ ƵŵĂ ăƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ͕dĂůůĞƐŶĚƌĂĚĞĚĞ hŶŝǀĞƌƐŝĚĂĚĞ ĚĞ ŶƵŵĂ DŝŶĂƐƉƌŽĞƐƚƌƵƚƵƌĂ ŵĂƐ ŶƵŵĂ ƵnjĂ͕ŶŽĂƵĚŝƚſƌŝŽĚŽ^ĞƐĐͲsĞŶĚĂ 'ĞƌĂŝƐ͕>ƵĚŵŝůĂDĞŶĚŽŶĕĂ>ŽƉĞƐ ƉŽƐƚĂ ŵĂŝƐ ĂŵƉůĂ ĚĞ ƉŽůşƟĐĂ ĚĞ inglesa. Às 20ĚĞ horas. ĚĂ ^ĞĐƌĞƚĂƌŝĂ ĚĞ ƐƚĂĚŽ ^ŽƵnjĂ͕ŶŽĂƵĚŝƚſƌŝŽĚŽ^ĞƐĐͲsĞŶĚĂ 'ĞƌĂŝƐ͕>ƵĚŵŝůĂDĞŶĚŽŶĕĂ>ŽƉĞƐ ƉŽƐƚĂ ŵĂŝƐ ĂŵƉůĂ ƉŽůşƟĐĂ ǀĂ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘͞ƉŽůşZŝďĞŝƌŽ͕ĞĂŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚŽWůĂŶŽ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ Ă ^ŽĐŝĂů ;^ĞĚƐͿ͕ ƉŽƌ ŵĞŝŽ EŽǀĂ͕ĞŵĞůŽ,ŽƌŝnjŽŶƚĞ͘͞ƉŽůşZŝďĞŝƌŽ͕ĞĂŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚŽWůĂŶŽ ƐĞŐƵƌĂŶĕĂƉƷďůŝĐĂ͘͟ *** ĂĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽĂĐƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ƐƚĂĚƵĂů ĚĞ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ WƷďůŝĐĂ͕ ĚĂ WƷďůŝĐĂ͕ ĂďĞƌƚƵƌĂ ĚŽ WĂƌƟĐŝƉĂƌĂŵ Nesta semana, Imagem ĞŶĂĚŽƌŝĂĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽă ƟĐĂĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽĂĐƌŝŵŝŶĂůŝĚĂĚĞ ƐƚĂĚƵĂů WĂƌƟĐŝƉĂƌĂŵ ĚĞ ^ĞŐƵƌĂŶĕĂ ĚĂ oĂďĞƌƚƵƌĂ ŵƐŝĚŽĞdžŝƚŽƐĂŶŽƐƚĂĚŽĞĐŽŶƚƌŝĂƉƌĞƐĞŶƚĂĚŽ ƉĞůŽ ĂƐƐĞƐƐŽƌͲĐŚĞĨĞ ĞǀĞŶƚŽ Ž ĚŝƌĞƚŽƌ ĚĞ ƉĞƐƋƵŝƐĂ Ğ Palavra homenageia Déci ĚĂĚĞ͕ĞŵƉĂƌĐĞƌŝĂĐŽŵŽ ƚĞŵƐŝĚŽĞdžŝƚŽƐĂŶŽƐƚĂĚŽĞĐŽŶƚƌŝ- ĂƉƌĞƐĞŶƚĂĚŽ ƉĞůŽ ĂƐƐĞƐƐŽƌͲĐŚĞĨĞ ĞǀĞŶƚŽ Ž ĚŝƌĞƚŽƌ ĚĞ ƉĞƐƋƵŝƐĂ ĚŽƉĂƌĂĂƌĞĚƵĕĆŽĚĂǀŝŽůġŶĐŝĂ͕͟ ĚĞ 'ĞƐƚĆŽ ƐƚƌĂƚĠŐŝĐĂ ĚĂ ^ĞĚƐ͕ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĚŽ/ŶƐƟƚƵƚŽůŽ͕ Pignatari e exibe programa ůŽ͘KŽďũĞƟǀŽĠƉƌŽŵŽǀĞƌ ďƵşĚŽƉĂƌĂĂƌĞĚƵĕĆŽĚĂǀŝŽůġŶĐŝĂ͕͟ ĚĞ 'ĞƐƚĆŽ ƐƚƌĂƚĠŐŝĐĂ ĚĂ ^ĞĚƐ͕ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĚŽ/ŶƐƟƚƵƚŽ ƐƚĂĐŽƵŽƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ͘ >ƵŝƐKƚĂǀŝŽDŝůĂŐƌĞƐ͘ &ĂďŝĂŶŽEĞǀĞƐ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚĞƉŽŝŽ gravado em 2010, na cida ŽĂŵƉůĂƐŽďƌĞƐĞŐƵƌĂŶĕĂ ĚĞƐƚĂĐŽƵŽƐĞĐƌĞƚĄƌŝŽ͘ >ƵŝƐKƚĂǀŝŽDŝůĂŐƌĞƐ͘ &ĂďŝĂŶŽEĞǀĞƐ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚĞƉ ƵƌĂŶƚĞ ƐĞƵ ƉƌŽŶƵŶĐŝĂŵĞŶ- ƵƌĂŶƚĞ ƐĞƵ ƉƌŽŶƵŶĐŝĂŵĞŶKƉĞƌĂĐŝŽŶĂůĚĂWŽůşĐŝĂDŝůŝƚĂƌ͕ĐŽSão Paulo. Na entrevista, D ƐŝƐƚĞŵĂĚĞĚĞĨĞƐĂƐŽĐŝĂů͕ KƉĞƌĂĐŝŽŶĂůĚĂWŽůşĐŝĂDŝůŝƚĂƌ͕ ZƀŵƵůŽ&ĞƌƌĂnjĚŝƐƐĞƋƵĞ͕ŶĞƐRESPONSABILIDADESͲKĐŽ- RESPONSABILIDADESͲKĐŽƌŽŶĞů ůĄƵĚŝŽ DĞŶĚĞƐ͖ Ž ĐŚĞĨĞ fala sobreDĞŶĚĞƐ͖ sua vida, obra ƉƌŽŵŽǀĞƌ Ă ŝŶƚĞŐƌĂĕĆŽ ƚŽ͕ZƀŵƵůŽ&ĞƌƌĂnjĚŝƐƐĞƋƵĞ͕ŶĞƐƌŽŶĞů ůĄƵĚŝŽ Ž ĐŚe ĂŶŽ͕ĨŽŝĚŝƐƉŽŶŝďŝůŝnjĂĚŽƌĞĐƵƌƐŽ ŽƌĚĞŶĂĚŽƌ dĂůůĞƐ ŶĚƌĂĚĞ͕ ĚŝƐƐĞ ĚŽ ϭǑ ĞƉĂƌƚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ WŽůşĐŝĂ Billy com limão verde m ĮƐƐŝŽŶĂŝƐ ŶŽƐ ƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ƚĞĂŶŽ͕ĨŽŝĚŝƐƉŽŶŝďŝůŝnjĂĚŽƌĞĐƵƌƐŽ ŽƌĚĞŶĂĚŽƌ dĂůůĞƐ ŶĚƌĂĚĞ͕ ĚŝƐƐĞ ĚŽ ϭǑ ĞƉĂƌƚĂŵĞŶƚŽ ĚĞna WŽůş Ğ ƉŽƐƐŝďŝůŝƚŽƵ Ă ƌĞĂůŝnjĂĕĆŽ ĚĞ ƋƵĞĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂůĠŝŵƉŽƌƚĂŶƚĞ ŝǀŝů͕ ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌĂů ŶĚĞƌƐŽŶ ar às 22h30. ͕͊DĞĚŝĂĕĆŽĚĞŽŶŇŝƚŽƐ͕ ƋƵĞ ƉŽƐƐŝďŝůŝƚŽƵ Ă ƌĞĂůŝnjĂĕĆŽ ĚĞ ƋƵĞĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂůĠŝŵƉŽƌƚĂŶƚĞ ŝǀŝů͕ ĚĞůĞŐĂĚŽͲŐĞƌĂů ŶĚĞƌƐ ŐŶſƐƟĐŽ ƉĂƌĂ ŝŵƉůĂŶƚĂĕĆŽĚĞ ƉĂƌĂĐŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚĞĐŽŶŚĞĐŝŵĞŶůĐąŶƚĂƌĂ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚĞƟǀŝĚĂĚĞƐ *** ĚĞ ĐŽŵƉĂŶŚĂŵĞŶƚŽ ĚĞ ĚŝĂŐŶſƐƟĐŽƉĂƌĂŝŵƉůĂŶƚĂĕĆŽĚĞ ƉĂƌĂĐŽŶƐƚƌƵĕĆŽĚĞĐŽŶŚĞĐŝŵĞŶůĐąŶƚĂƌĂ͖ŽĚŝƌĞƚŽƌĚĞƟǀŝĚĂĚ ƐŶŽǀŽƐĞŶƚƌŽƐĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ ƚŽĞƉĂƌĂƌĞŇĞdžĆŽĚŽƐƉĂƌƟĐŝƉĂŶdĠĐŶŝĐĂƐĚŽŽƌƉŽĚĞŽŵďĞŝƌŽƐ͕ Às 23 horas, o Noturno ch DĞĚŝĚĂƐ ůƚĞƌŶĂƟǀĂƐ͕ /Ŷ- ƚƌġƐŶŽǀŽƐĞŶƚƌŽƐĚĞWƌĞǀĞŶĕĆŽ ƚŽĞƉĂƌĂƌĞŇĞdžĆŽĚŽƐƉĂƌƟĐŝƉĂŶ- dĠĐŶŝĐĂƐĚŽŽƌƉŽĚĞŽŵďĞŝƌ ZĞŐŝĆŽ DĞƚƌŽƉŽůŝƚĂŶĂ͘  ƉƌŽƚĞƐ͕ ƵŵĂ ǀĞnj ƋƵĞ ŐĂƌĂŶƚĞ ƚĞŶĞŶƚĞͲĐŽƌŽŶĞů DŝŐƵĞů EŽǀĂĞƐ ao mês de dezembro todo ŽĐŝĂůĚĞŐƌĞƐƐŽƐĚŽ^ŝƐƚĞŶĂ ZĞŐŝĆŽ DĞƚƌŽƉŽůŝƚĂŶĂ͘  ƉƌŽ-ŵĂŝŽƌ ƚĞƐ͕ ƵŵĂ ǀĞnj ƋƵĞ ŐĂƌĂŶƚĞ ŵĂŝŽƌ ƚĞŶĞŶƚĞͲĐŽƌŽŶĞů DŝŐƵĞů EŽǀĂ ŵĂĕĆŽ ĚŽ ĞǀĞŶƚŽ ŝŶĐůƵŝ ĂƉƌĞĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĞƌĞƐƉŽŶƐĂďŝůŝĚĂĚĞ ŽƌŐĞƐ͖ ĚĞƐĞŵďĂƌŐĂĚŽƌ ĚŽ dƌŝreformulado. Para o prime ŶĂůĐŽŵĂƐŝŶƐƟƚƵŝĕƁĞƐĞ ŐƌĂŵĂĕĆŽ ĚŽ ĞǀĞŶƚŽ ŝŶĐůƵŝ ĂƉƌĞ- ĞŶǀŽůǀŝŵĞŶƚŽĞƌĞƐƉŽŶƐĂďŝůŝĚĂĚĞ ŽƌŐĞƐ͖ ĚĞƐĞŵďĂƌŐĂĚŽƌ ĚŽ ŶƚĂĕƁĞƐ ĚĂƐ ĂĕƁĞƐ ĚĞƐĞŶǀŽůǀŝĚĂƐ ĞƋƵŝƉĞƐ ĞŵĚĞƐĞŶǀŽůǀŝƌĞůĂĕĆŽ ĂŽƐ ŽďďƵŶĂů ĚĞĞŵ :ƵƐƟĕĂ ,ĞƌďĞƌƚ :ŽƐĠ ĚĞ programa série, o:ŽƐĠ telesp ƵĞĐŽŵƉƁĞŵŽƐƐŝƐƚĞŵĂƐ ƐĞŶƚĂĕƁĞƐ ĚĂƐ ĂĕƁĞƐ ĚĂƐ ĞƋƵŝƉĞƐ ƌĞůĂĕĆŽ ĂŽƐ ŽďďƵŶĂů ĚĞ :ƵƐƟĕĂda ,ĞƌďĞƌƚ ƐƉĞůĂƐĞƋƵŝƉĞƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ũĞƟǀŽƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐĚĂƉŽůşƟĐĂ ůŵĞŝĚĂ ĂƌŶĞŝƌŽ Ğ Ă ĚĞĨĞŶƐŽƌĂ confere show em que Túlio Ă^ŽĐŝĂůĞ:ƵƐƟĕĂƌŝŵŝŶĂů ĚĂƐƉĞůĂƐĞƋƵŝƉĞƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐ ũĞƟǀŽƐĚŽƐƉƌŽŐƌĂŵĂƐĚĂƉŽůşƟĐĂ ůŵĞŝĚĂ ĂƌŶĞŝƌŽ Ğ Ă ĚĞĨĞŶƐŽ ƌĂŶƚĞŽĂŶŽ͕ĂƐĚŝƐĐƵƐƐƁĞƐĚĂƐ ĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽ͘͞KƋƵĞƉƌĞƚĞŶĚĞƉƷďůŝĐĂ ŐĞƌĂů ĚŽ ƐƚĂĚŽ͕ ŶĚƌĞĂ Mourão recebe Thiago De Ž͘ ĚƵƌĂŶƚĞŽĂŶŽ͕ĂƐĚŝƐĐƵƐƐƁĞƐĚĂƐ ĚĞƉƌĞǀĞŶĕĆŽ͘͞KƋƵĞƉƌĞƚĞŶĚĞ- ƉƷďůŝĐĂ ŐĞƌĂů ĚŽ ƐƚĂĚŽ͕ ŶĚƌ ĞƚĂƐ Ğ ĚĞƐĂĮŽƐ͕ ĂůĠŵ ĚĞ ƉĂŵŽƐ Ġ ĚĞŝdžĂƌ ĐůĂƌŽ ƋƵĂů Ă ŶŽƐƐĂ ďƌŝƩĂ'ĂƌnjŽŶdŽŶĞƚ͘ Wagner Tiso e Titane. ŶĐŽŶƚƌŽ ƚĞǀĞ ŝŶşĐŝŽ ŶĂ ŵĞƚĂƐ Ğ ĚĞƐĂĮŽƐ͕ ĂůĠŵ ĚĞ ƉĂ- ŵŽƐ Ġ ĚĞŝdžĂƌ ĐůĂƌŽ ƋƵĂů Ă ŶŽƐƐĂ ďƌŝƩĂ'ĂƌnjŽŶdŽŶĞƚ͘

Programas de Prevenção à Criminali Programas de Prevenção à Criminalidade rogramas de Prevenção à Criminalidade ƐĆŽĚĞďĂƟĚŽƐĞŵĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂů ƐĆŽĚĞďĂƟĚŽƐĞŵĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂů ĆŽĚĞďĂƟĚŽƐĞŵĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂů

ƵŵƉƌŝŵĞŶƚŽ ĞƐƚĄƐĞŵƉƌĞ ƐĞƌǀŝĕŽĚĂ ŐƵĂůĚĂĚĞ

ogramas de Prevenção à Criminalidade e Prevenção à Criminalidade ƐĞŵĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂů ŽĚĞďĂƟĚŽƐĞŵĞŶĐŽŶƚƌŽĂŶƵĂů


11 O Globo - RJ - 06/12/2012

Presos fazem conferência pelo celular em presídio de São Paulo Detentos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, fazem conferências pelo telefone celular para discutir compra de drogas, negociam armas e até os rumos da principal facção criminosa que atua no estado. É o que apontam as investigações das polícias Federal e Civil. Uma das conferências feita de dentro do presídio, que discutiu venda de drogas e o investimento com o dinheiro vindo do tráfico, durou quase dez horas, segundo reportagem publicada ontem pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Participam das conferências presos e criminosos que estão em liberdade. Todos pertencem a uma facção criminosa que atua dentro e fora das penitenciárias brasileiras e está ligada à onda de violência que atinge São Paulo nos últimos meses. gravações feitas desde 2010

Em média, participam quatro pessoas em cada conferência. Mas, de acordo com a investigação policial, já houve casos de nove pessoas conversando ao mesmo tempo. Elas podem durar alguns minutos, mas também chegam a doze horas, segundo revelam as investigações policiais. A cada dia, um preso diferente fala ao celular em nome da facção. Depois da conferência, os assuntos são debatidos com outros detentos. Horas depois ou no dia seguinte, um preso retorna com a decisão. As conversas entre os criminosos foram gravadas pela Polícia Federal dentro da Operação Leviatã, realizada para combater o tráfico internacional de drogas. As gravações começaram em outubro de 2010 e duraram até maio de 2012. Apesar das interceptações não terem registrado ordem de presos para matar policiais, há informações sobre acesso dos detentos à internet. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que, de janeiro a agosto deste ano, foram apreendidos 8.335 celulares, sendo 12 em Presidente Venceslau. Nesse presídio estão chefes da facção criminosa que não cometeram faltas administrativas. A pasta negou que os presos tenham acesso a internet e informou que, além do uso dos aparelhos de raios X, são feitas revistas periódicas para evitar a entrada de celulares. mais três mortes

Entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem três pessoas foram mortas e três ficaram feridas em ocorrências registradas na Zona Sul de São Paulo. Durante a tarde de ontem, mais crimes. Em Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo, um ex-policial militar matou a ex-mulher, os sogros, o cunhado e se matou. O ex-policial estaria descontente com o fim do relacionamento. Ele chegou ainda a balear o filho, de 7 anos, que sobreviveu e foi socorrido. No bairro do Grajaú, também na Zona Sul da capital pualista, um casal foi morto a tiros e outra pessoa ficou ferida. Os três feridos foram socorridos ao pronto-socorro do Hospital Geral do Grajaú, mas o motorista e a passageira não resistiram aos ferimentos. De acordo com a Polícia Civil, Claudecir Bento dos Reis, de 37 anos, Ana Maria dos Santos, de 31, e uma pessoa de 47 anos foram abordados quando passavam de carro pela avenida Professor Papini. Dois homens em uma moto de cor escura ultrapassaram o veículo e fizeram vários disparos contra o carro, sem falar nada. Nada foi levado das vítimas e ninguém foi preso pelo crime até o momento.


12 O ESTADO DE SP - sp - p. a11 - 06.12.2012


13 o globo - rj - p. 09 - 06.12.2012


14 FOLHA DE SP - SP - P. A11 - 06.12.2012


15 HOJE EM dia - P. 02 - 06.12.2012


16 estado de minas - edição eletrônica - vrum - 05.12.12

NOVOS GOL E VOYAGE -

Volkswagen engana consumidor?

Ministério Público de Minas Gerais apura irregularidade e notifica fabricante, que lançou duas vezes a linha 12/13, prejudicando muitos consumidores

Paula Carolina O Ministério Público de Minas Gerais instaurou uma investigação para averiguar possível propaganda enganosa da Volkswagen do Brasil no início deste ano ao lançar dois Gols e dois Voyages ano/modelo 12/13. Em fevereiro, os modelos, exatamente como já eram comercializados como 12/12, passaram a ser 12/13, causando a impressão de que já se tratava de carros obviamente do ano seguinte. Só que poucos meses depois, em julho, a montadora não só promoveu a reestilização do Gol e do Voyage, que tiveram alterações de estilo e no motor 1.0 e novamente foram lançados como 12/13, como descontinuou os 12/13 colocados no mercado em fevereiro. Dor de cabeça para quem havia acabado de comprar os 12/13 “antigos” pensando estar adquirindo um produto novo e atualizado. Um sonho de carro novo que durou cinco meses. Situação como a da contadora Thânia Kely Costa de Sousa, que o caderno Vrum mostrou na edição de 26 de setembro. “Fiz um esforço para comprar esse carro porque a vendedora me disse que já era modelo 2013, pois estava até mais caro do que os outros concorrentes que olhei, que ainda eram 12/12. Foi isso que decidiu a minha compra. Só que depois descobri que meu carro já era um modelo velho”, contou Thânia, que mora em Jaboatão

dos Guararapes (PE) e chegou Análise da notícia a acionar o Procon-PE. Ano/modelo - Boris Feldman Queixas como a de ThâMuitos consumidores nia, a reportagem publicada aguardam ansiosos o lançapelo caderno Vrum e outras mento do carro de “duas careclamações que chegaram ao beças”, ou seja, fabricado num Procon do Ministério Público ano, mas como modelo do ano levaram o promotor de Justi- seguinte. E o adquirem assim ça Amauri Artimos da Matta que oferecido pela fábrica. Há a estudar o caso. “Há indícios muitos anos, o novo “ano mode propaganda enganosa, pois delo” era lançado no segundo o consumidor passa a ter dois semestre do ano anterior, mas veículos ano/modelo iguais, as montadoras, na ânsia de mas com características di- atrair fregueses, começaram a ferentes”, afirma. Segundo o antecipar a data do novo ano promotor, a montadora, agora, modelo. Já houve caso (Honda será notificada e terá um prazo Fit) que o evento ocorreu em de aproximadamente 15 dias fevereiro do ano anterior. para prestar esclarecimentos A estratégia que implica sobre o assunto. normalmente a valorização do carro depois de usado e, ao VW RESPONDE mesmo tempo, uma forma de Consultada, a VW infor- aumentar, naquele ano vigenmou que “lançou a sua linha te, o preço sugerido do carro 2013 dos modelos Gol e Voya- (tabela). Isso ocorre mesmo ge em fevereiro desse ano, com que o carro não tenha nenhuma novos equipamentos de série e alteração de estilo. No entanto, novos pacotes de opcionais. E, quando vai haver mudança no no final de julho, dentro da es- veículo, a exemplo da reestitratégia de renovação constan- lização ocorrida com o Gol e te da linha de produtos, lançou o Voyage, é praxe no mercatambém o Novo Gol e o Novo do que o ano/modelo só seja Voyage, que trouxeram o novo trocado no momento de landesign mundial da marca e no- çamento do novo carro ou do vas tecnologias e equipamen- modelo reestilizado. Não foi o tos de série.” Ainda segundo a que a VW fez. A marca comemontadora, “a mudança de mo- çou o ano vendendo os Gols e delos está relacionada à conti- Voyages 12/12, depois mudou nua evolução da linha de pro- a nomenclatura para 12/13 e, dutos, com o objetivo de tornar em julho, lançou ambos reos modelos mais competitivos estilizados, novamente como no mercado. Os dois modelos 12/13. O sonho de ter em 2012 têm entre seus principais atri- um modelo 2013 durou apenas butos um alto valor de revenda cinco meses para os milhares no mercado.” que compraram o “primeiro” Gol ou Voyage 2012/2013.


17 ESTADO DE MINAS - mg - on line - 06.12.2012

PATRIMÔNIO

Renascimento de imagens

Programa desenvolvido pelo Iepha-MG vai permitir ao público admirar peças sacras dos séculos 18 e 19 em processo de restauração na sede do instituto, na Praça da Liberdade Gustavo Werneck de Direitos Difusos. A expectativa é restauradores, serão postadas fotos Oportunidade de ouro para co- de que as atividades abertas ao pú- e comentários sobre o serviço. Ana nhecer a riqueza, diversidade e be- blico se prolonguem até outubro de ressalta que todas as imagens são leza do patrimônio cultural de Mi- 2013, afirma a gerente, ressaltando de igrejas integrantes do programa nas Gerais. A partir do dia 14, sem- que parceria firmada com a Escola Minas para Sempre, donas, portanpre às sextas-feiras, 19 imagens dos de Belas Artes da Universidade Fe- to, de toda segurança, com alarmes séculos 18 e 19 poderão ser admi- deral de Minas Gerais (UFMG) vai e sistema de conservação eficazes. radas na sede do Instituto Estadual permitir pesquisa mais aprofundada “Dessa forma, elas estarão protegido Patrimônio Histórico e Artístico das imagens, com análises cientí- das.” (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, ficas (conhecimento das madeiras, Em 2009, o Iepha iniciou o prona Região Centro-Sul de Belo Hori- intervenções com total segurança, jeto de Ateliê Vitrine com a restauzonte. O mais importante é que as coleta de material e radiografia) no ração de 122 tábuas de cedro que peças sacras de cidades como Serro, Centro de Conservação e Restaura- compõem o forro da Igreja Bom Conceição do Mato Dentro, Belmi- ção de Bens Culturais Móveis (Ce- Jesus do Matozinhos, de Couto de ro Braga, Congonhas do Norte, Mi- cor) da instituição federal, no câm- Magalhães de Minas. No ano senas Novas, Belo Vale, Chapada do pus da Pampulha. guinte, o Programa Restauração Norte e Piranga estarão em processo É impressionante ver as con- de Acervos recuperou 10 imagens de restauração, dentro do programa dições das imagens e seus atribu- de Itapecerica, Chapada do Norte, Ateliê Vitrine, realizado pela tercei- tos (coroas de prata, resplendores, Campanha, Santos Dumont, Berilo, ra vez, uma delas ao ar livre, nos complementos de madeira, como Minas Novas, Couto de Magalhães jardins da praça. “Os visitantes vão a cadeira da Santa Mestra e joias). de Minas, Córrego do Bom Jesus conhecer todo o processo de recu- Entre os maiores impactos sofridos e Campo Belo. Também em 2010, peração dos objetos, acompanhar o ao longo dos tempos, estão o ataque com a restauração das fontes das trabalhos dos especialistas e, claro, de cupins, perda de policromia e de Três Graças (ou dos Desejos) e a da apreciar o acervo”, diz a gerente de madeira, repinturas, com camadas escultura da Moça Mirando EspeElementos Artísticos do Iepha, Ana de tinta encobrindo as cores e dou- lho D’água, na Praça da Liberdade, Martins Panisset. rado originais, acréscimos inade- o programa inaugurou novo formaNa tarde de ontem, as equipes quados, como fraldas de pano cor- to, com uso de espaços públicos. As do Iepha e de duas empresas con- de-rosa no Menino Jesus, craquelês, pessoas que faziam caminhadas ou tratadas para a realização do serviço sujidades e outros. No conjunto, di- passavam de carro pela praça pude–Memória Arquitetura, sob respon- vido em duas salas, chama atenção, ram acompanhar, dia a dia, as musabilidade técnica da especialista de imediato, a imagem de Santana danças nas fontes. Serviço Carla Castro Silva e Acantos, a car- Mestra, da Matriz de São José das go de Elisabeth Kiefer – prepara- Três Ilhas, de Belmiro Braga, na vam as salas do ateliê e mostravam Zona da Mata, que chegou à instio processo de restauro, iniciado em tuição em condições deploráveis e 27 de novembro. “O Programa Res- agora mostra sinais claros de que tauração de Acervos Ateliê Vitrine poderá retornar ao altares da comutem caráter educativo e estará aber- nidade. to a professores, estudantes, párocos TECNOLOGIA e zeladores de igrejas e capelas, diUma das novidades do Ateliê retores de museus e demais interes- Vitrine é que as pessoas que não puAbertura: 14 de dezembro. Dissados na preservação do patrimônio deram vir à capital poderão acom- ponível para visitas toda cultural”, informa Ana. panhar o processo de recuperação sexta-feira, das 9h às 17h Os recursos para a empreitada das peças no blog Restauração de Grupos devem fazer agendasão do Programa Minas Patrimônio Acervos, acessado no site do Ie- mento: (031)3235-2865 ou e-mail Vivo, do governo estadual, e Fundo pha. A cada 15 dias, adiantam os restauracaoacervo@iepha.

Programa de Restauração de Acervos Ateliê Vitrine, do Iepha-MG


18 cont.... ESTADO DE MINAS - mg - on line - 06.12.2012

mg.gov.br . O trabalho poderá ser Mesmo com tantos problemas, houacompanhado no blog Restau- ve salvação, e os visitantes vão coração de Acervos, acessado no site nhecer esse processo. do Iepha Iepha: Praça da Liberdade, s/nº, IMAGENS EM RESTAURO Região Centro-Sul de BH Nossa Senhora dos Prazeres Memória Milho Verde, Serro, Vale do Jequitinhonha Nossa Senhora do Rosário Em maio de 2011, o EM mos- Santo Antônio do Norte, em Controu a situação precária da imagem ceição do Mato Dentro, Região da Santana Mestra, de Belmiro Bra- Central ga, agora em processo de restauro Nossa Senhora do Carmo - Sanno Iepha. A peça faz parte do Ateliê to Antônio do Norte, Conceição do Vitrine e está coberta de papel japo- Mato Dentro, Região Central nês, como se fossem ataduras. Foi São João Batista - São Gonçalo idealizado um verdadeiro processo do Rio das Pedras, Serro, Vale do cirúrgico para salvar a joia do sécu- Jequitinhonha lo 19. Na época da chegada do obSão Gonçalo - São Gonçalo do jeto sacro a BH, os especialistas in- Rio das Pedras, Serro, Vale do Jeformaram que ele apresentava tudo quitinhonha que não se deve fazer com um paSantana Mestra - São José das trimônio dessa natureza: abandono Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da associado à ação do calor, umidade, Mata luz solar, ataque de cupins e outros São José - São José das Três fatores de risco. Essa combinação Ilhas, Belmiro Braga, Zona da foi devastadora para a estrutura da Mata escultura, que apresentava o interior Nossa Senhora - São José das praticamente oco, perdas na madei- Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da ra e policromia e face desfigurada. Mata

Cuidados cirúrgicos

Senhor dos Passos, de Belo Vale, Região Central do estado (Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Nossa Senhora dos Prazeres, do distrito de Milho Verde, Serro (Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Santa Rita - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata Nossa Senhora da Conceição - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata Santo Antônio - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata Santana Mestra - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha São Francisco - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha Santana Mestra - Congonhas do Norte, Região Central

São Sebastião - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central Senhor dos Passos - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central São Francisco - Couto Magalhães de Minas, Vale do Jequitinhonha São Joaquim - Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha São Sebastião - Santo Antônio do Pirapetinga, Piranga, Zona da Mata

Santana Mestra, de Belmiro Braga, Zona da Mata mineira (Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


19 HOJE EM DIA - mg - p. 24 - 06.12.2012


20 cont... HOJE EM DIA - mg - p. 24 - 06.12.2012


21 hoje em dia - MG - 1ÂŞ P. - 06.12.2012


22 HOJE EM DIA - mg - p. 22 e 23 - 06.12.2012


23 cont.... HOJE EM DIA - mg - p. 22 e 23 - 06.12.2012


24 hoje em dia - MG - P. 29 - 06.12.2012


25 ESTADO DE MINAS - mg - p. 06 - 06.12.2012

ESTADO DE SP - SP - P. C5 - 06.12.2012


26 HOJE EM DIA - mg - p. 25 - 06.12.2012


06 Dez 2012  

Clipping Geral e Espec. Eletrônico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you