__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Edição digital • www.peninsulanet.com.br

Ano 11 • No 137 • Dezembro de 2020

Luz para o mundo É fim de ano e a percepção é que nunca foi vivido nada tão desafiador, mas, ao mesmo tempo, há muito o que celebrar. 2021 pode chegar com suavidade, trazendo paz, saúde e alegrias. Que as luzes de Natal iluminem o coração de cada um. Boas festas!


5• 4 • EDITORIAL

SUMÁRIO Quando tudo isso PASSAR...

2

020 começa a se despedir e há quem diga: “não vou sentir saudades”, “anozinho difícil, que é isso, gente?!”.

Tudo isso tem um “que” de verdade, mas também quantas lutas foram vencidas? O universo em colapso puxou a orelha de todos e ofereceu uma oportunidade única de transformação, de mudança, de enxergar a vida por um novo prisma. Fato é que ficou visível que não precisamos de muita coisa, que não há necessidade de consumir tudo sempre, que se pode ficar mais em casa, e o que realmente é importante é o ser em sua majestosa presença na vida de cada um. As relações de afeto ganharam mais força, o trivial do dia a dia ficou mais forte e as verdadeiras relações ganharam mais significado. Em alguns casos, é possível até agradecer as lições de 2020.

Que haja o barulho de crianças correndo nos pátios das escolas, famílias indo onde desejam com total segurança e alegria, que a vida, mesmo no novo normal, ganhe rotina, robustez e siga com mansidão. Nada mais de sobressaltos, medo e tanta ansiedade.

06

ASSAPE em Ação

14 Enquanto a vacina não vem

Somos todos testemunhas oculares de um período que fará parte da história, que será sempre lembrado com espanto e que terá tanto a ensinar às gerações futuras. Belo, pequeno e tão importante planeta azul, ensinando mais e mais lições. Aqui, continuaremos cuidando de todos que escolheram esse espaço como morada. Homem e natureza coabitando com respeito, reciprocidade e gratidão. Pode chegar, 2021!

16

20

06 16

Balanço fim de ano

20

Que a chegada do novo ano renove as esperanças, nos traga a vacina e tempos melhores para todos.

Natal

22

Segurança EDITORA RESPONSÁVEL www.peninsulanet.com.br revistapeninsula@peninsulanet.com.br (21) 3325-0342 Revista Península é uma publicação

Tereza Dalmacio

REPORTAGEM

Aldilene Mafra e Luana Dantas

REVISÃO

Laila Silva

DIREÇÃO DE ARTE Rachel Sartori

DESIGN/DIAGRAMAÇÃO Rachel Sartori e Marcilia Almeida

COMERCIAL (21) 3471-6799

www.grupocoruja.com editora@grupocoruja.com Av. Armando Lombardi, 205, sls. 211 a 215 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

24

Clube de benefícios


6 • ASSAPE E M AÇ ÃO

ASSAPE EM AÇÃO ESPECIAL

É bom pra você, é bom pra todo mundo: desfrutar a Península seguindo o regulamento interno. Saúde, bem-estar, lazer, esporte, tudo isso em conexão com uma natureza exuberante. Aqui, a convivência entre o homem e a natureza é harmônica e se completa. E a beleza dessa relação é perceptível nos jardins, parques, trilhas, quadras e em cada metro quadrado da Península. E dentro desse conceito de ocupação urbana com jeito de cidade pequena, com qualidade, leveza e boa vizinhança, tem a mão de uma Associação que prima e cuida de cada equipamento, além da jardinagem e do meio ambiente, e está atenta às necessidades das famílias. Essa parceria entre morador e ASSAPE se reflete em cada depoimento colhido pela reportagem. Encontramos moradores que se refugiam em cada canto do condomínio, desfrutando de tudo isso com responsabilidade, prezando pelo bem comum e pelo próximo. Gente que não esconde a alegria de viver aqui e que mesmo em meio a uma pandemia não perde o entusiasmo e a esperança de dias melhores.


8 • ASSAPE E M AÇ ÃO

ASSAPE • 9 E M AÇ ÃO

// TÊNIS

Lenir de Souza (Smart) admitiu que o condomínio é perfeito para quem procura tranquilidade, bem-estar e segurança: “aqui temos qualidade de vida, um amplo espaço arborizado, que é perfeito; incomparável com qualquer outro da região. Sempre que posso, estou nas quadras”.

Quem não sabe que o tênis é um dos esportes queridinhos da Península? Seus praticantes, entusiasmados, contam sobre a possibilidade de continuarem ativos.

Clayton Conservani (360 On The Park) mora na Península há 5 anos e desfruta bastante das áreas verdes, dos parques e das trilhas. “Sou um apaixonado pelo esporte. Já percorri 35 km na trilha, pois a areia utilizada não prejudica as articulações; e isso é ótimo. Além disso, o tênis é um esporte que me acompanha desde garotinho e sempre estou praticando”, informou.

Joana Alves (8 anos) pratica tênis feliz da vida no Green Park. A mãe, Ana Claudia Fernandes (Quintas), que não quis sair na foto, disse que o espaço da Península é ideal para que crianças e adultos possam se manter ativos mesmo diante da pandemia, pois a ASSAPE toma todos os cuidados de higienização e a maioria dos moradores têm respeitado o isolamento social.

“Ter esse espaço da Península é muito legal, pois assim não precisamos ficar presos em casa, mesmo neste momento de pandemia, pois os parques são abertos e assim corremos menos riscos, além da nossa segurança”, disse Sávio Viana (Saint Martin).

Carmem Silvia de Camargo (360 On The Park) destacou que morar na Península é um privilégio: “é uma área abençoada, com muito verde, frutas, visual incrível e uma área de lazer espetacular. Durante a pandemia, podemos aproveitá-la respeitando todas as medidas de isolamento, evitando aglomeração. Tudo depende da gente se cuidar e preservar”.


10 • A S S A P E E M AÇ ÃO

A S S A P E • 11 E M AÇ ÃO

// BASQUETE A galerinha mais nova da Academia Carioca de Basquetebol também entra em quadra e, com todos os cuidados, mantem a saúde em dia.

Valentina Lira (Excellence), companheira de João em quadra, disparou que, se todos se unirem, verdadeiramente, respeitando uns aos outros e mantendo o distanciamento, principalmente, usando máscara, passarão por esse momento de pandemia com crianças e pessoas mais saudáveis. “O esporte cura. E estou aproveitando muito”, falou.

Felipe Amaral (Via Bella), fã de basquete, sai de casa para as aulas com muita alegria e vontade! “Melhor do que só jogar no computador, o que estava me fazendo muito mal, fisicamente e mentalmente. Ter essa facilidade dentro do nosso quintal está sendo muito gratificante. Aproveito para parabenizar os professores, que são muito dedicados e solícitos”, informou.

João Pedro Giglio (Life), aluno da Academia Carioca de Basquete, disse que ter um espaço como esse, com todos os protocolos de segurança exigidos por conta da pandemia, está sendo fundamental para que consiga se exercitar, socializar e desestressar num ano tão complicado e difícil. “É um privilégio que não podemos deixar de reconhecer e agradecer”, disse.


12 • A S S A P E E M AÇ ÃO

A S S A P E • 13 E M AÇ ÃO

// FUTEBOL E o que dizer da meninada do futebol? Com eles não há tempo ruim! Empolgados, eles correm, pulam, se divertem e sonham com a tão desejada carreira no futebol.

Kihan Jordan Olsen (Saint Barth) expressou que seu ano foi atípico, mas que o esporte fez a diferença. “O meu time da Península, o Esporte Education, os professores, Denis, Waguinho e Douglas, e os outros me ajudaram a ter muitas alegrias neste ano diferente. Eu quero agradecer a eles por serem meus mestres e também por morar aqui, na Península, que é um paraíso para mim. Não posso esquecer do meu ídolo, Diego Cavalieri, que me inspirou a ser goleiro. Eu espero que eu possa ser tão bom quanto ele é”, relatou.

Agradecimento

• Lucas Frota (Mondrian) desce de bicicleta para jogar bola com os amigos, mesmo que em um período de tempo menor, está sendo a melhor forma de lidar com isolamento. O esporte ajuda muito em todos os sentidos!

Nicolas Aliki (Via Bella) está feliz demais por reencontrar os amigos e jogar futebol, que é o que ama.

A ASSAPE agradece ao morador que atendeu ao apelo da campanha de conscientização e deixou de usar as quadras antes das sete da manhã. É a ação positiva do indivíduo em prol da coletividade.


14 • S A Ú D E

E D I T O - • 15 RIAL

ENQUANTO A VACINA não vem...

A

s expectativas de um verão mais solto e com a Covid mais controlada não vingou. O que vemos no estado do Rio é a subida da curva. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, foram registrados, até o dia 11 de dezembro, 384.942 casos confirmados e 23.630 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 425 óbitos em investigação e 2.399 foram descartados. Entre

os casos confirmados, 353.207 pacientes se recuperaram da doença. É preciso evitar aglomerações, usar máscara nas áreas comuns da Península e higienizar as mãos. A ASSAPE, seguindo as recomendações oficiais, voltou a fazer o atendimento remoto. Para cadastro, carteira de transporte e TAG, basta solicitar via e-mail

(assape@peninsulanet.com.br) a ficha para preenchimento, enviar documentos necessários e, posteriormente, retirar na sede da Associação de forma rápida. Ainda seguindo o protocolo oficial, a tradicional queima de fogos foi cancelada. Apesar da frustração, essa é a melhor forma de manter todos protegidos e cuidados.


16 • P O R T A - R E T R AT O

P O R T A - • 17 - R E T R AT O

BALANÇO DE

fim de ano

P

odemos afirmar que 2020 foi um ano atípico e que ninguém poderia imaginar tal cenário. O mundo parou diante de um vírus. De repente, a rotina foi mudando: escolas fechadas, trabalho remoto, ansiedade em alta e a insegurança diante de tantas notícias. Mas o que fica no coração das pessoas? Qual a lição aprendida? O que esperar de 2021? Alguns moradores responderam uma ou mais perguntas. Confira.

• “Este ano, definitivamente, não foi fácil. Vivemos situações nunca vividas, ficamos longe das pessoas mais importantes da nossa vida, outros até perderam familiares, enfim... Porém, pela fé, acreditamos em dias melhores e é essa a nossa esperança e é o que desejamos. Um novo ano cheio de paz, alegrias, amor, conquistas e vitórias!”, destacou Adriana Arydes (360 On The Park), que na foto está com o marido Fabiano Arydes e o filho Davi.

Agatha Dutra (360 On The Park) fez um balanço de 2020: “foi um ano de muita reflexão, resiliência e superação. Um ano que fez todo mundo ‘parar’. Um ano que fez muita gente exercitar a própria fé! Um ano que fez todo mundo oscilar em suas emoções. Um ano que nos ensinou a darmos valor a cada detalhe, a cada instante, a cada companhia e a cada presença. Oramos e esperamos 2021 de braços abertos, com muita fé e esperança de dias melhores. Dias de muita saúde, alegria e gratidão. Feliz 2021”. Na foto: Agatha, Wagner Dutra (esposo), Linda e Vicente (filhos).

Robério, Gisele, João Lucas e Maria Luísa Andriolo (360 On The Park) enfrentaram um ano de 2020 duro e desafiador. “Foi importante para a nossa família. Vimos pessoas partindo, chegando, famílias surgindo e acabando, e nos vimos várias vezes pensando no motivo e na razão de nossa existência. Ficou evidente a nossa presença passageira no mundo, e, por isso, nos conectar ao nosso propósito foi a grande lição que tiramos deste ano, entendendo que estamos aqui para deixar um legado, e isso é muito maior que todos nós individualmente. Queremos ensinar aos nossos filhos o que ouvi de um amigo este ano: a única coisa que transforma o mundo de um lugar feio para um lugar lindo é o amor. O amor traz esperança, empatia e uma fé inabalável de que venceremos no final”, finalizou Gisele.

Eduardo Veras (Green Lake), casado com Simone Lourenço e pai de Bernardo e João, ressaltou que a apreensão e a ansiedade geradas em um primeiro momento pela chegada da Covid-19, em março de 2020, deram lugar à reflexão sobre as rotinas pessoal e profissional. “Foi possível discutir novos planos e objetivos de médio e longo prazo. Com muita confiança na ciência para o desenvolvimento de diferentes vacinas eficazes contra o Sars-CoV-2, esperamos um 2021 de muita saúde e muito sucesso para todos”, disse.

Elizabeth e Cláudio Moraes, moradores do Atmosfera, viviam em ponte aérea. “A pandemia nos deixou isolados! As fronteiras fecharam, voos cancelados, enfim... Tudo mudou para muitas famílias. Pude ter meu filho de SP aqui por um bom tempo, o que foi ótimo. O que desejamos para 2021 é que a vacina chegue, nos cure dessa pandemia e que possamos voltar a viver livremente! Encontrar a família, abraçar os amigos e viver tranquilamente”, destacou Elizabeth.


18 • P O R T A - R E T R AT O

P O R T A • 19 - R E T R AT O

• Marco Tulio Mazzoni (Saint Barth), a esposa Carla Mazzoni e os filhos, Luca Mazzoni (11 anos), Enrico Mazzoni(9 anos) e Theo Mazzoni (5 anos), enfrentaram um ano difícil. “2020 foi um ano de dificuldades e muita necessidade de adaptação. Aproveitamos para curtir nossa família e procuramos não deixar de praticar esportes e cuidar da saúde. Em 2021 esperamos que a vida melhore em todos os aspectos e seja um ano muito positivo”, destacou Marco.

• •

Christian Clasen (360 On The Park) informou que o ano foi totalmente atípico e desafiador: “nunca imaginamos viver uma situação de isolamento como essa! Tivemos que nos reinventar para tentar criar uma nova rotina de trabalho, escola, negócios e vida social! Um aprendizado para todos. Mas todos com saúde, que é o mais importante. No próximo ano, teremos a expectativa de normalidade, provavelmente, a partir de fevereiro. Espero que nos tornemos melhores pessoas com todos esses aprendizados adquiridos”. Feliz, ele posou ao lado da esposa Alessandra e dos filhos, Eduardo e Carina.

Viviane Pires (Península Way) destacou que foi um ano atípico que entrou para a história da humanidade. “Há quem diga que foi um ano perdido, perfeitamente compreensível a colocação, mas vejamos por outro ângulo. Também foi um ano em que passamos mais tempo com nós mesmo, em nossos lares; e como foi bom desenvolver essa sintonia. O home office, às vezes foi mais office do que home, mas de uma forma ou de outra, verdadeiramente, aprendemos a curtir o nosso cantinho. Para 2021, que os bons aprendizados dessa época perdurem. Que a qualidade de vida seja prioridade“, informou.

Maria Cecília da Rocha Ruivo (Bernini) e o marido, Humberto Moraes Ruivo, torcem por um 2021 melhor. “2020 nos mostrou que precisamos de tão pouco para sermos felizes e muita experiência para compreender isso. Que 2021 seja um ano de luz e paz para toda a humanidade”, disse Cecília.


20 • N A T A L

N A T A L • 21

O Natal,

suas cores e seus símbolos

O

s primeiros registros de celebrações natalinas datam de 336 d.C., quando a Igreja, ao invés de proibir festas pagãs existentes, as transformava em cristãs. Mas qual o significado das luzes de Natal? Há várias interpretações, mas a mais tradicional é que elas simbolizam a Estrela, o caminho a ser seguido, a esperança do Messias. A tradição natalina está presente em várias varandas, no pórtico da Península e na Associação. A iluminação cria uma atmosfera de beleza, alegria e renovação.

PRESÉPIO O menino Jesus é o grande protagonista dos festejos natalinos. Independentemente da fé de cada um, a história de Jesus Nazareno é bela, amorosa e revolucionária. Esse amor incondicional pela humanidade nunca foi tão clamado como em 2020. Diante de um ano de isolamento social, a fé tem sido companhia permanecente. E na sua representatividade, o presépio, montado em frente à Paróquia de Santo Antônio, chama a atenção dos moradores. O espaço vazio no centro da estrutura receberá seu principal personagem, o menino Jesus, no dia 25 de dezembro. Curiosidade: o primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália, por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.


22 • S E G U RANÇA

S E G U - • 23 RANÇA

COLCHÃO SONO & RELAXAMENTO

BARRA PRESENTE: 1 ano de trabalho

C

om um ano de operação, o programa Barra Presente, instalado em novembro de 2019, apresenta resultados positivos: 185 mandados de prisão, 714 detidos/presos e mais de 60 mil abordagens de rua. Os agentes também realizaram 1.453 atendimentos, 886 conduções à delegacia e 196 mandados.

Barra Clube com a presença de agentes civis, policiais militares, assistentes sociais, moradores e da Comunidade Surda de Jacarepaguá. Os destaques da equipe deste primeiro ano de operação e lideranças comunitárias receberam um diploma como forma de agradecimento pelo serviço prestado e apoio.

A equipe do Barra Presente comemorou o primeiro ano da operação com uma cerimônia especial no dia 30/11, no Arouca

Vale destacar que o Programa Segurança Presente na Barra da Tijuca funciona diariamente, das 6h às 22h. Os policiais estão

Casa Shopping Av. Ayrton Senna, 2150 - Bloco D Loja I - Barra da Tijuca

sempre presentes no entorno da Península, reforçando a segurança local. O 31º Batalhão da Polícia Militar também fecha 2020 com números positivos em comparação com 2019. Ao todo, foram resolvidos 100% dos roubos de cargas, 39% dos roubos de rua e 35% dos roubos de veículos. Fotos: Magno Segllia

RENOVAÇÃO DA CNH O horário de funcionamento do posto de habilitação da Barra da Tijuca, localizado no Shopping Aerotown, mudou. O atendimento, que era das 8h às 17h, agora irá até às 21h, com agendamento prévio para evitar aglomerações. Com a ampliação, o departamento aumentará em até 40% a capacidade de atendimento da unidade. Além disso, outra informação importante é que a CNH vencida em 2020 terá um ano a mais de validade. A medida inclui também a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor. Pelo texto, a renovação ocorrerá com base no mês de vencimento do documento.

Visite nossa nova loja no Casa Shopping e faça uma consultoria do sono gratuita.

(21) 3030-3764 (21) 99351-6261 i_wanna_sleep_rj casashopping.iwannasleep.com Acesse nossa loja online!


CLUBE DE BENEFÍCIOS DA ASSAPE

A Associação apresenta algumas empresas que oferecem descontos em serviços ou produtos para o morador da Península. Para usufruir dos benefícios, basta apresentar a carteirinha da ASSAPE. O morador também pode indicar a empresa que desejar para fazer parte do Clube, oferecendo prêmios, descontos ou vantagens para o cliente Península. Lembramos que são fechadas somente as parcerias que não contrariam o Estatuto, o Regulamento Interno e o Código de Ética da Associação. Mais informações pelo telefone 3325-0342, das 9h às 18h. RICHET_Anuncio_ContinuamosAqui_MarcaDeCorte_202x133mm.pdf 1 29/10/2020 11:59:40

*Consulte o Guia Comercial em penínsulanet.com.br e descubra os descontos para moradores da Península.

Clube benefícios

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


Boas Festas!

Segunda egunda de 9h às 19h, Terças T rças Te ças à Sabados de 9h às à 20h Península Open Mall - 3º andar, lojas 301 à 303 Tel.: (21) 2408 4282 / 2408 4296 Cel. e WhatsApp: (21) 98807 5176 /espaconoor

@espaconoor

Profile for Assape Peninsula

Revista Península nº137  

Revista Península nº137  

Profile for assape
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded