Page 19

Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE’s), Florestas Nacionais e Estaduais (FN’s e FE’s), Reservas Extrativistas (RESEX’s), Reservas de Fauna (RF’s), Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS’s), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s).

Estas UC’s podem ser criadas nos níveis municipal, estadual ou federal. O SNUC delibera que todas as UC’s de categorias diferentes das descritas na Lei sejam adequadas ao atual sistema. Outro aspecto importante do SNUC é uma maior abertura para a participação social nos processos de criação e gerenciamento das UC’s. As unidades de conservação são gerenciadas pelo poder público através de suas entidades especializadas em questões ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e Organizações Estaduais de Meio Ambiente – OEMA’s). A preocupação com o meio ambiente e a percepção de que o crescimento futuro dependerá de condições ecológicas preservadas, fez com que as metas ambientais estejam presentes nas agendas políticas de todos os países. A degradação do meio ambiente deve ser considerada como o resultado de um conjunto de ações e atividades impactantes sobre o meio natural que, indo além da capacidade de suporte do meio natural, acarreta o comprometimento dos recursos naturais e, conseqüentemente, afeta a qualidade de vida da população. Hoje mesmo com a preocupação com o desenvolvimento e o meio ambiente presente nas agendas de eventos e fóruns voltados para discussões sobre a questão ambiental, ainda não se tem um meio seguro de determinar que os agentes cujas práticas degradam o meio ambiente tenham o comprometimento em adotar medidas definitivas para evitar tal deterioração. Torna-se necessário, para que os danos ao meio ambiente possam ser previstos e evitados, levar em conta não só os aspectos ecológicos das políticas, mas também os aspectos econômicos, comerciais, energéticos, agrícolas e outros envolvidos. A proteção ambiental passou a ser uma função da administração, contemplada na estrutura organizacional e interferindo no planejamento estratégico, gerando políticas, metas e planos de ação empresarial.

PAGAMENTOS PELOS SERVIÇOS AMBIENTAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES.  

abe-se que o processo de ocupação econômica, pós-1970, foi extremamente prejudicial ao meio ambiente e às populações tradicionais da região...

Advertisement