Page 1

SINDICATO DOS PEDAGOGOS DO ESTADO DO TOCANTINS - SINPETO www.sinpeto.com.br

Interação das Escolas do Tocantins

Palmas 2010.


SINDICATO DOS PEDAGOGOS DO ESTADO DO TOCANTINS - SINPETO www.sinpeto.com.br

Projeto: Interação das Escolas do Tocantins.

Publico alvo: Comunidades das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares do Estado do Tocantins.

Elaboração: Diretoria de Projetos do SINPETO.

Responsáveis: Ruy Borges de Oliveira Sandreane Sousa Costa Ionaldo Tertuliano de Carvalho Marisa Aparecida Alves Santos Colaboradores: Valcenir Lourdes da Silva Oliveira Marcondes Pereira de Souza José Orlando Ferreira de Oliveira Período de Execução: Março/dezembro de 2010.

Parceiros: Ivan Xavier Araujo de Lima (UFT) Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (SEDUC) Secretarias Municipais de Educação do Estado do Tocantins Escolas particulares do Tocantins.

Palmas 2010.


Apresentação

Um dos instrumentos usados na aprendizagem é a interatividade. Na educação já existem projetos que colocam educandos e educadores em contato com pessoas de outros meios, havendo assim troca de experiências, pois se acredita que quando Escolas de comunidades com realidades diferentes, alunos e professores com conhecimentos e culturas diversificadas, se interagem, há um grande crescimento na educação dos envolvidos. Diante dos Projetos do Governo Federal e Estadual estarem construindo e equipando laboratórios de informática em todas as escolas públicas, dando oportunidade aos educandos a terem acesso aos recursos tecnológicos e aos educadores de possuírem seus próprios computadores, é possível visualizar o desenvolvimento de projetos que ofereça a todos, espaço suficiente para apresentarem seus trabalhos, promovendo um elo entre escolas e todos os envolvidos o que será de grande importância para a educação. Assim o presente projeto foi elaborado na intenção de proporcionar as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares do Tocantins esse elo que possibilitará o crescimento do educando, educadores e de toda comunidade tocantinense. As ações publicadas estarão dando oportunidades aos educadores de tomarem conhecimento do trabalho desenvolvido em todo Estado, assim acontecerá à interatividade entre as Escolas, as quais estarão oportunizando aos educadores a enriquecerem suas ações por meio de conhecimento do que foi realizado em outra Unidade de Ensino. Alunos estarão sendo incentivados a fazer o melhor para que seus trabalhos sejam divulgados. Pais e comunidade estarão orgulhando dos seus filhos e propondo ajudá-los a fim de melhorarem cada dia mais e Educadores serão valorizados por ter seus trabalhos reconhecidos.


Objetivo Geral

Proporcionar as Escolas da rede Estadual, Municipais e particulares do Estado do Tocantins oportunidade de estarem enviando a Diretoria de Comunicação do Sindicato dos Pedagogos do Estado do Tocantins – SINPETO, as ações desenvolvidas no decorrer do ano de 2009 e do presente ano, para publicação no SITE da referida instituição em forma de vídeos, slides ou Jornais, promovendo a interatividade entre as mesmas.

Objetivos Específicos

¾ Promover interatividade entre as Escolas Estaduais e Municipais do Estado do Tocantins; ¾ Motivar alunos e professores a melhorarem suas ações, usando os recursos tecnológicos existentes; ¾ Oportunizar aos pais a conhecerem os trabalhos dos seus filhos; ¾ Mostrar a comunidades as ações desenvolvidas pelas Escolas, através do SITE; ¾ Levar a Escola até as famílias por meio do portal educativos; ¾ Proporcionar aos alunos acesso a programas educativos na INTERNET; ¾ Valorizar a tecnologia da computação; ¾ Motivar o uso do teatro, a dança, a capoeira e da música nas Escolas. ¾ Incentivar todas as Escolas a desenvolver projetos educativos envolvendo alunos e comunidade. ¾ Estimular a todos os alunos a participarem dos projetos desenvolvidos pela Escola;


Metas

¾ Incluir todas as escolas públicas e privadas do Tocantins no espaço virtual de interação escolar para a troca de experiências; ¾ Publicar os trabalhos dos alunos e professores, motivá-los a fazerem o melhor possível; ¾ Colocar a disposição dos pais as atividades desenvolvidas pelos seus filhos nas Unidades Escolares; ¾ Disponibilizar por 24 horas na INTERNET a toda comunidade os trabalhos desenvolvido por alunos e Escolas para que sejam mais bem apreciados e valorizados; ¾ Disponibilizar na INTERNET, diversos modelos de vídeos, slides, jornaizinhos educativos criados por educando e educadores; ¾ Mostrar para alunos e comunidade o valor da tecnologia da computação na educação; ¾ Articular alunos e membros da comunidade para elaborar bons projetos e os desenvolve-los dentro das Unidades de Ensino para que sejam divulgados na INTERNET.


Fundamentação Teórica A escola tem por obrigação capacitar o aluno para interagir com os meios de comunicação e recursos tecnológicos de forma responsável e garantir o direito do educando o acesso aos mesmos. Também é papel da escola dar ao aluno condições para essa interação, atentando para a evolução do mundo e orientando o para a vida. O sistema educacional vem empenhando na luta por uma melhor qualidade de ensino. A LDB 9394/96 atenta para as diferenças regionais e sociais e a necessidade de adequar-se a realidade atual. Há mais de uma década já falavam da importância da tecnologia na educação, quanto mais agora que vivemos na era digital. Segundo Paulo Freire (2001a, p.98) a educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela. Utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Dependendo de quem o usa, a favor de que e de quem e para quê. O homem concreto deve se instrumentar com o recurso da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação. Nos dias atuais as crianças e jovens primam pelo uso da tecnologia em todos seus afazeres, assim ver se a necessidade da Escola está direcionando esse interesse dos educandos para ações tecnológicas educativas, tornado o ambiente escolar em um lugar mais agradável e atrativo. Apesar da resistência que ainda existe por parte de alguns educadores, temos que fazer nossas as palavras de Paulo Freire, (2001b, p. 198) “... faço questão de ir me tornando um homem do meu tempo. Como indivíduo recuso o computador porque acredito muito na minha mão. Mas como educador, acho que o computador, o vídeo, tudo isso é muito importante”. Reconhecendo a importância da interatividade para a melhoria da qualidade do ensino, a tecnologia tornar-se uma aliada em potencial para a socialização, visto que por meio dela é possível maior abrangência na comunicação entre pessoas de diferentes comunidades, lembrando que: “A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas idéias e concepções”. (FREIRE, 1998, p. 96).


Metodologia As Escolas estarão enviando as ações para publicação em formato de vídeos, slides ou Jornalzinhos, sendo que os vídeos/slides deverão ser elaborados para exibição, com tempo de no máximo 10 minutos, e o jornalzinho com até 12 páginas. As Escolas poderão mandar quantos vídeos quiserem. Todo trabalho publicado será divulgado na seguinte ordem:

Projeto Interação das Escolas do Tocantins

Projeto Interação das Escolas do Tocantins

Bem vindos as Escolas do Tocantins! 9

9

Projeto, Escolas. Escolha a rede

Estadual Busca Por Município Escolha o Município

Municipal

Particular

O material será revisto pela comissão de publicação antes da divulgação. Teremos uma autorização disponível no SITE para impressão e assinatura do gestor, a qual deverá ser enviada a diretoria do SINPETO juntamente com os trabalhos a serem publicados. Essas publicações contribuirão de forma significativa para a ampliação dos conhecimentos compartilhados entre professores, alunos de diferentes Escolas e Comunidades.


Cronograma Visto que as ações estarão acontecendo a todo o momento nas Escolas, a Diretoria de Comunicação do SINPETO estará disponível durante os dias letivos do calendário escolar estadual e publicará as matérias semanalmente.

Avaliação

A avaliação acontecerá através da apreciação dos trabalhos pela comissão de publicação e monitoramento do acesso ao material publicado no SITE.


Considerações Finais

A elaboração do presente Projeto teve a colaboração de pessoas que dedicam a sua vida a educação de crianças, jovens e adultos. Tendo em vista que o projeto tem grande abrangência, objetivando o crescimento de educandos e educadores, o mesmo foi elaborado baseado em estudos e ações desenvolvidas por profissionais da educação durante anos. Para concluirmos esse trabalho foi necessário muito esforço, nos finais de semana adentrando noites e madrugadas de trabalho, mas com certeza ainda oferecerá espaço para indagações. No entanto sentimo-nos gratificados pela elaboração desse projeto que será de grande valia para a educação no Estado do Tocantins e a todos quantos a ele tiver acesso. Revendo um pouco da história da educação, de onde viemos, e onde já nos encontramos foi possível entender a importância da tecnologia na educação e o quanto a interatividade faz parte do Ensino e Aprendizagem. Esse projeto contribuirá significantemente com as escolas para o bom desempenho de seu papel na formação de um cidadão participativo, crítico e consciente de seus direitos e deveres proporcionando um mundo melhor às novas gerações.


Referências Bibliográficas FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. Leis das Diretrizes e Bases – LDB 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido 30 anos depois. In: FREIRE. A. A.F. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Unesp, 2001b. FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a. http://www.google.com.br/#hl=pt=interatividadesnaescolas.

Profile for Sinpeto TO

Interação das Escolas do Tocantins  

Interação das Escolas do Tocantins

Interação das Escolas do Tocantins  

Interação das Escolas do Tocantins

Profile for aspet
Advertisement