Page 1

NOTÍCIAS DA ANVFEB Boletim Informativo – Ano II – N°. 03 – jul 2010 ttt

A AS SS SO OC CIIA AÇ ÇÃ ÃO ON NA AC CIIO ON NA ALL D DO OS SV VE ETTE ER RA AN NO OS SD DA A FFO OR RÇ ÇA A E X P E D I C I O N Á R I A B R A S I L E I R A “ C A S A D A F E B ” EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA - “CASA DA FEB” Fundada em 16 de julho de 1963 Presidente da ANVFEB: Veterano Tenente Dalvaro José de Oliveira Presidente do Conselho Deliberativo: Veterano Tenente Israel Rosenthal Rua das Marrecas 35 – Lapa – Rio de Janeiro / RJ - BRASIL – 20031-040 - Tel / Fax: (21) 2532-1933 http://www.veteranos.org.br ----- e-mail: anvfeb@uol.com.br

22° Encontro Nacional da ANVFEB Jaraguá do Sul – SC - novembro 2010 Será de 12 a 15 de novembro, aproveitando o feriado. A Secretaria de Cultura de Jaraguá do Sul e Fundação Cultural da Prefeitura vem mostrando todo o empenho da cidade para que o Encontro seja histórico, de natureza cívico-cultural, contando entre outras atividades com desfile e homenagens aos ex-combatentes, mesa redonda de pesquisadores da FEB e exposição de viaturas militares antigas. O programa será apresentado em breve.

Museu da Casa da FEB A empresa TECNOLACH, de Curitiba, continua apoiando integralmente a realização das obras, com a presença constante na Casa da FEB do seu Diretor, Dr Breno Amorim, e a colaboração de Frederico Ferraz. Nas imagens vemos a situação em que se encontravam semana passada os trabalhos no térreo e no 5°. Andar, com previsão de inauguração final em set/2010.

“Conspira contra a sua própria grandeza o povo que não

cultiva os seus feitos heróicos.” Aniversário da ANVFEB


16 de julho de 1963 – 2010 = 47 anos Sessão Solene na nova Casa da FEB – Rua das Marrecas – sexta-feira 16/jul/2010 as 1430. No programa: Outorga da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, Breve Palestra – O ROTEIRO DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA - pelo Cel Cláudio Skora ROSTY, da DPHCEx, IGHMB e AHIMTB. Às 1530: Coquetel no Salão de Eventos refrigerado, visita às novas instalações e visualização do projeto do novo Museu da FEB. A data de 16 de julho comemora o desembarque da FEB na Itália, com a chegada do 1º. Escalão ao Porto de Nápoles, tendo embarcado a 02 jul 1944 no Porto do Rio de Janeiro, sob o comando do Gen Zenobio da Costa, acompanhado pelo Comandante da FEB Gen Mascarenhas de Moraes.

Colabore com a preservação da memória de nossa Pátria e prestigie aqueles que deram o sangue pela liberdade das gerações futuras: nossos pracinhas! O atendimento ao público é realizado as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. Para mais informações, acesse a página eletrônica http://www.veteranos.org.br ou envie uma mensagem para anvfeb@uol.com.br. Conheça a Casa da FEB e contribua com a sua manutenção! Banco Bradesco - 237 Agência 3176-3 - Cinelândia C/C 84.692-9 CNPJ 33.856.7758/0001-85 Homenagem à FEB e Maj Elza na Policlínica Militar da Praia Vermelha No dia 21 Maio 2010, em comemoração ao 53º aniversário da Policlínica Militar da Praia Vermelha, foram inaugurados Placa e retrato em homenagem à Maj Enf Elza Cansanção, com a presença de familiares da saudosa guerreira e ícone da FEB, e Pintura em homenagem ao soldado de saúde da FEB, obra do Sgt Eira da PMPV. Participaram do evento o Cmt da 1ª RM, Gen Div Evangelho, o Dir da PMPV, Cel Med QEMA HAROLDO de Freitas Bezerra, Diretor da PMPV, Comandantes de Unidades, familiares da Maj Elza e todo o efetivo civil e militar da PMPV.


Doações A ANVFEB recebeu em doação a biblioteca do saudoso ex-combatente Dr Joaquim Xavier da Silveira, que foi incorporada ao acervo da Casa da FEB. Agradecemos este gesto tocante, na família, na pessoa da viúva, Sra Wilma Xavier da Silveira. Prezados Senhores, meu pai Fuhad Fadel Sahione foi da (FEB) e guardava um uniforme de soldado como recordação, após o seu falecimento em 2008, a família quer doar este uniforme ao museu da FEB. Gostaria de saber do interesse e qual o procedimento. Sds, Jorge Sahione Resposta: Sim, o Museu está sempre aberto a enriquecer seu acervo. Contactos pelo nosso email ou tel, que mandaremos buscar.

CERIMÔNIA COMEMORATIVA do Discurso de 18 DE JUNHO DE 1940 DO GENERAL DE GAULLE, em Londres, pela BBC. Realizou-se na Maison de France, com Discurso do Sr. Roland Melo, Presidente da Associação Francesa dos antigos Combatentes e a Inauguração do Medalhão dos FFL colocado sobre a placa comemorativa dos Mortos pela França, pelo Sr. Moises Graziani, COLOCAÇÃO DE BRAÇADA DE FLORES , pelo Sr. Gilles Barrier, Cônsul Adjunto, Representaram a ANVFEB o Ten Israel Rosenthal e o Ten Israel Blajberg Em Londres, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico David Cameron comemoraram o apelo de De Gaulle à resistência francesa, depois da rendição do país à ocupação nazista, enquanto uma formação rasgava o céu de Londres: um Spitfire, o caça emblemático da Força Aérea Real, cercado pelos sucessores, um Rafale francês e um Typhoon inglês. Acompanhado de sua esposa Carla Bruni, Sarkozy inaugurou uma placa comemorativa na sede histórica da rádio BBC e se encontrou com o príncipe Charles. Cerca de 850 veteranos e membros de associações francesas para preservar a memória do general De Gaulle e da resistência viajaram até Londres em um trem Eurostar especialmente fretado para a ocasião e decorado com a efígie do general De Gaulle.


ALMOÇO MENSAL do CONSELHO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL - Realiza-se mensalmente na segunda sexta-feira o tradicional ALMOÇO MENSAL dos Ex-Comb - Próximo Almoço Sexta-feira 06 agosto 2010 as 12h no CLUBE NAVAL - Avenida Rio Branco 180, Praça d’Armas 4º andar Traje Esporte Fino, Adesão Individual R$ 25,00 Confirmações e Informações: cnaexcb@terra.com.br tel 2233 2715 Representaram a ANVFEB em julho o Ten Israel Rosenthal e o Ten Israel Blajberg

Almoço dos Caçadores Veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália Sempre realizado na primeira sexta-feira a partir das 11:00 horas, no Clube de Aeronáutica ao lado do INCAER na Praça XV, que fica ao lado do IIIº COMAR e tem estacionamento interno a disposição. O valor do almoço é de R$ 25,00. Uniforme: Esporte Fino 1A (Informação de João Henrique Barone) SENTA A PÚA!

Posse no Clube Militar O Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa tomou posse como Presidente do Clube Militar, tendo a ANVFEB sido representada pelo Cel Herbert Seixas, Diretor Secretario, também sendo na ocasião empossado Conselheiro do Clube Militar, Cel Seixas Marques, Diretor de Patrimônio, Ten Rosenthal, Presidente do CD e Ten Israel, Diretor de RP.


Noticias do Front A Casa da FEB passará a integrar o Circuito Cultural do Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Lançado ao mar em 24 jun 2010 o petroleiro Celso Furtado, da TRANSPETRO, homenageando aquele que foi também Ten R/2 INF FEBiano. Da coluna ANCELMO GOIS – O GLOBO de 20 jun 2010: “Os 34 números de O CRUZEIRO DO SUL, jornal dos pracinhas na Itália em 1945, vão virar livro em novembro, com apoio da FGV. A edição é organizada por Roberto Mascarenhas, neto do Marechal Mascarenhas de Moraes, que comandou a FEB. O Cel Roberto informa que o lançamento será no Monumentos aos Pracinhas as 11h de 13 nov 2010, dia do aniversário do seu avô Mar. Mascarenhas.

Atividades da Casa da FEB Reunião do Conselho Deliberativo e Direção Central Em 24 jun tivemos na Casa da FEB a reunião da Diretoria Central, com 11 presenças, e a 3ª. Reunião Ordinária e 4ª. Reunião Extraordinária do 24º. Conselho Deliberativo, com 14 presenças. Na pauta as obras do Museu, comemoração do 16 de julho, Admissão de Novos Sócios e Concessão da MMMM. Na Mesa Diretora (foto), Vet Newton Cidade - Presidente do Conselho Fiscal, Dr Breno Amorim da TECHNOLACH, Ten Dr Israel Rosenthal - Presidente do CD, Ten Dalvaro Jose de Oliveira - Presidente da ANVFEB-DC e Cel Herbert Andrade de Seixas Duarte - Diretor-Secretário.

Exposição Pracinhas de Teresópolis - Casa da Memória Arthur Dalmasso Inaugurada no dia 8 de maio, a exposição “Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial” tem se revelado um enorme sucesso e recebeu inúmeros visitantes, entre público em geral e alunos de diversas escolas da cidade, que assistiram a exibição do filme “O Lapa Azul”, abordando o III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da FEB, produzido pelo Major Durval Jr. Organizada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura (Marcos Lopes, Romildo Machado, Magali Leal, Márcia Bastos e Regina Rebello, sob a supervisão do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha), a mostra reúne painéis que narram a 2ª Guerra e a participação dos 22 soldados teresopolitanos, com fotografias, documentos da FEB, cartas de soldados brasileiros e objetos utilizados pelos soldados no Teatro de Operações da Itália


31 de maio 2010 - Obama homenageia os veteranos de guerra dos EUA WASHINGTON, EUA — O presidente Barack Obama prestou homenagem neste sábado aos veteranos de guerra americanos, afirmando que a nação deve honrar seu sacrifício não apenas com palavras, mas com atos. O tradicional discurso por rádio de sábado foi difundido visando à comemoração, na segunda-feira, do Dia da Memória, feriado nacional destinado a homenagear os combatentes dos EUA nas guerras que ocorreram desde a fundação do país. No Dia da Memória, disse, Obama, o país não apenas honra os que usaram o uniforme militar americano, como também os homens e mulheres que morreram defendendo seus concidadãos. Também pediu aos americanos que celebrem o Dia da Memória colocando flores nos cemitérios onde repousam os heróis nacionais.

Publicações Recebidas O MONTESE - da ANVFEB-MS, n.° 52 de jun/2010 O ADESGUIANO, jun 2010 JORNAL INCONFIDENCIA, numero 152 julho 2010 Informativo ANVFEB – Seção Regional de Belo Horizonte, n°. 213 mai/jun 2010 Informativo Nr 27/2010, enviado pelo Cel Borges, Ch SIP/2, sempre com importantes informações para os Inativos e pensionistas. VISITEM A PÁGINA DA 2ª RM E ACESSEM INFORMAÇÕES SOBRE O SIP/2 E OUTROS SERVIÇOS DA 2ª RM, ALÉM DOS INFORMATIVOS ANTERIORES http://www.2rm.eb.mil.br/novo/

O CANHÃO EL CRISTIANO É NOSSO, do Cel Cláudio Moreira Bento, Historiador militar e Presidente da AHIMTB e do IHTRGS

ORDEM DE ALERTA !!! – CASA DA FEB GUARNECER !!! VOLUNTARIOS !!!! • •

Junte-se a nós como Sócio Especial ou Voluntário. Precisamos de WEBMASTER para alimentar o nosso site, que está desatualizado (www.veteranos.org.br) Usuário de Banco de Dados para imprimir os boletos bancários de cobrança da mensalidade Quem puder ajudar, por favor, envie um e-mail para anvfeb@uol.com.br


Visitantes Recebemos a visita do Dr. Francisco Ferraz, historiador e professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina., Pesquisador Visitante CPDOC-Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro e autor de "Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial" (Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005).

Novos Sócios Aprovada em Reunião de 24 jun 2010 a admissão como Sócio Especial do Cel R/1 CAV RICARDO ARNALDO LINDENBLATT, Diretor de Esporte e Lazer do Clube Militar. Como 1º. Ten foi Instrutor reconhecido pelos Alunos do C Cav de 1979, e como Cap comandou em 1982 a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear.

Mensagens Recebidas Agradecemos e desejamos que sejam todos da Casa da FEB agraciados com apoios que merecem pela causa dos Heróis Brasileiros da Segunda Guerra Mundial. Saudações, Ivo Kretzer - Secretário Executivo da Seção Regional da FEB, de Jaraguá do Sul-SC. Segue site sobre o 22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB: http://cultura.jaraguadosul.com.br

Acuso o recebimento do Informativo ANVFEB, mai/jun/2010. Agradeço a gentileza. Atenciosamente, Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa, Presidente do Clube Militar Caro Ten Dalvaro. Parabéns pelo muito bem elaborado BOLETIM INFORMATIVO - NOTICIAS DA ANFEB, demonstrando o cuidado e o zelo que os Srs. dedicam a causa dos Ex-Combatentes. Contem com o nosso apoio e a admiração da nossa Instituição - ADESG/Administração Nacional. Com um forte abraço. Brig. Helio Gonçalves – Presidente da ADESG Prezado Ten Israel, Agradeço o honroso convite, mas não poderei estar presente à solenidade, uma vez que resido em Brasília. A FEB tem especial significado para mim, filho de um veterano da Itália. Meu pai é o falecido Gen Ex Paulo Campos Paiva, tenente do Regimento Sampaio (I / 1º RI - Btl Uzeda), condecorado com a Cruz de Combate de 2ª Classe por ação meritória em campanha. Atenciosamente, General de Brigada R1 Luiz Eduardo Rocha Paiva. Prezados companheiros da ANVFEB - Desde já os cumprimento pela data do aniversário de tão nobre e valiosa Instituição. Agradeço o convite feito a mim pessoalmente, mas não poderei comparecer por estar em Itatiaia, em reunião de comando da 1ª RM no dia 16. Aproveito, na condição de neto de oficial de marinha morto na ll GM, para perguntar se existe a possibilidade de tornar-me sócio e ajudar de alguma forma. Obrigado e mais uma vez parabéns. Haroldo, Cel Med QEMA Dir da Pol Mil Praia Vermelha Sou jornalista, atualmente radicada em Roma, na Itália. Chegou-me às mãos o texto de Cláudio Mischi (anexo), que traduzi do italiano, e que dize respeito ao 1o Grupo Brasileiro de Caça, que operava em Pisa, na Segunda Guerra. Junto a esse texto está a carta de Gianni Madella, um caro amigo, que me pede de enviar aos srs. sua narração a respeito desses fatos. Não sei se os srs. já tinham conhecimento dessa descrição. Em todo caso, espero que seja importante para seu acervo, como seguramente o é para a memória de nossos bravos na luta contra o fascismo. Cordiais saudações. Solange Cavalcante.

Sr. Blajberg, obrigada por sua resposta para atualização de dados do Cadastro Nacional de Museus! A atualização em breve estará disponível no link http://museus.ibram.gov.br/sbm/cnm_conhecaosmuseus.htm, e estamos à disposição para mais informações sobre o Cadastro Nacional de Museus. ADRIANA BANDEIRA CORDEIRO Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/MinC


Parabéns pela conquista - José Luiz Gomes de Moraes, 2º ten R/2 Art CPOR/RJ Será com o maior prazer J C BERNARD Aliados /FRANÇA

CONVITE O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) situado no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, Parque do Flamengo, faz parte do corredor turístico da cidade do Rio de Janeiro, e tem por missão a guarda dos despojos dos militares mortos na Segunda Guerra Mundial e a preservação e divulgação da participação do Brasil naquele conflito. O “Monumento aos Pracinhas”, como carinhosamente é conhecido pela população, completará em 05 de agosto de 2010, cinqüenta anos, e a Direção do MNMSGM, buscando divulgar a imagem deste Espaço Cultural e do Exército Brasileiro, realizará uma série de atividades comemorativas: - 31 Jul 2010 - Gincana de Pintura comemorativa ao Jubileu de Ouro do MNMSGM; - 1º Ago 2010 - Troca da Guarda Festiva, entre a FAB e o Exército Brasileiro (10:00h); - 03 Ago 2010 - Seminário Histórico-Cultural: "50 anos do MNMSGM - O porquê da sua existência", com inscrições já abertas pela página eletrônica do MNMSGM (http://www.mnmsgm.ensino.eb.br); e - 05 Ago 2010 - Solenidade Cívico-Militar comemorativa ao 50º aniversário de criação do MNMSGM. Contamos com a presença de V Sª nos eventos acima citados. "MNMSGM - 50 anos preservando e divulgando a memória da participação brasileira na 2ª. GM"

Vem aí !!

Encontros FEBianos 2010 Fórum sobre a FEB - Força Expedicionária Brasileira e a Participação do Brasil na 2ª. Guerra Mundial

Participe com seus trabalhos sobre a FEB Os Encontros serão realizados quando da inauguração do Museu da FEB, ainda este ano, das 14 as 17h no Auditório da Casa da FEB, Rua das Marrecas, Rio de Janeiro. As sessões serão dedicadas a temas específicos, pelo agrupamento dos trabalhos recebidos. Poderá haver sessões simultâneas. O tempo de apresentação e debates será ajustado por moderadores. Haverá uma conferencia de abertura e outra de encerramento. Será organizada uma Comissão Coordenadora Permanente dos Encontros FEBianos, composta por Ex-Combatentes, representantes da área acadêmica, militar, cultural, empresarial e outras, apoiada por uma Secretaria-Executiva, composta por integrantes da ANVFEB - Casa da FEB. Informações e recebimento de propostas de Mesas e Trabalhos: anvfeb@uol.com.br

Colaboradores para o Boletim Informativo Envie-nos seu texto sobre temas de interesse, via correio ou

e-mail  anvfeb@uol.com.br Expediente Editor: Israel Blajberg – Ten R/2 Art - Sócio Especial Diretor RP - Educação Cívica - Cultural

Not anvfeb 16 jul 2010