Issuu on Google+

01

Clube da Luta | Fight Club


Editorial

Se a primeira regra do Clube da Luta era não falar a respeito dele, imagine algo além do diálogo: a produção de imagens. Tyler teria um colapso, porém, antes disso, certamente espancaria cada um dos participantes desta edição – a começar pelos idealizadores da revista -- para depois, explodir o prédio da esquina. Pensando bem, uma das idéias não seria caçar uma boa briga e perder? Objetivo alcançado, afinal, a confusão foi armada com o fundador do Clube. Preparese para lutar e, acima de tudo, divertir-se. If the first rule of Fight Club is do not talk about it, think in something bigger : image production. Tyler would be sick, but before it, he would spank each one of participants of this edition – Kino owners first – and after that, explodes the building next corner. But, one of the ideas wouldn’t find a good fight and lose it? We got it because we ask for troubles with the master of the Club. Get ready to fight and, the most important, have fun.

Expediente direção | direction Renato Loose

capa | cover

Germán Cuervo

coluna legenda | subtitle column Karla Monteiro de Moraes

imagens | images

Andreas Klammt, Bruno Marinho, Carlos Marques, Eva Han, Fábio Favaro, Flávia Alice, Ida Belog, Jak3!,,João Lucas, Jorge Restrepo, Lesepierre,Lopezgrafico, Maikon Nery, Márcio Resende, Maykel Andrades, Pilar Berrío, Pitt, Simone Belintani


Capa

Germán Cuervo galimatias1000@yahoo.com

Germán Cuervo tem 29 anos e é natural da Colômbia mas, atualmente, está baseado em Buenos Aires, Argentina. Em 2006, foi o vencedor de um concurso realizado pelo Cartoon Network. A disputa reuniu mais de 700 ilustradores da América Latina e o primeiro colocado recebeu uma bolsa de estudos no Image Campus, Buenos Aires. Suas influências passam pelos animes de Otomo Katsuhiro (Akira), Mamoru Oshii (Fantasma do Futuro), Akira Toriyama (Dragon Ball) e Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), além de Watterson (Calvin & Hobbes) e Quino (Mafalda). Hoje em dia, Germán trabalha com outros cinco ilustradores numa empresa chamada Roboto, que desenvolve diversos trabalhos gráficos de animação.

Trabalho realizado pela Roboto: www.flickr.com/photos/robotoanimacion


Cover

Germán Cuervo galimatias1000@yahoo.com

Germán Cuervo is 29 years old, was born in Colombia but nowadays is based in Buenos Aires, Argentina. At 2006, he was a Cartoon Network contest winner. The event recieved more than 700 works made by Latin America’s artists. The prize was a Image Campus schoolship, at Buenos Aires. He is influenced by anime artists as Otomo Katsuhiro (Akira), Mamoru Oshii (Ghost in The Shell ), Akira Toriyama (Dragon Ball) and Hayao Miyazaki (Spirited Away) as well as Watterson (Calvin & Hobbes) and Quino (Mafalda). Presently, he is working with another five illustrators at a company called Roboto, that develops lots of graphic animation works.

Roboto’s work: www.flickr.com/photos/robotoanimacion


Karla Monteiro de Moraes

Socoselacunas

Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk e dirigido por David Fincher, Clube da Luta é um filme complexo, que disseca de forma divertida e instigante o homem contemporâneo e a sociedade em que ele vive. Para amarrar esses temas, o autor nos conduz à psique de Jack – um protótipo de sujeito criado no capitalismo, para o capitalismo. Nascido numa família tipicamente pós-moderna, o personagem foi abandonado pelo pai e educado pela mãe.

Desprovido desde cedo de referências masculinas, ele precisou aprender, sozinho, o que é ser “macho” em nossa sociedade, e não deve ter demorado a descobrir que ser um exemplo bem sucedido da espécie significa trabalhar duro e comprar tudo o que as pessoas esperam que se tenha. Note que, na ânsia de chamar a atenção do progenitor para seu sucesso pessoal, Jack telefonava, a cada grande conquista, para o pai, perguntando qual seria o próximo passo. E foi assim que ele tornou-se dono de um bom emprego e de um supermobiliado apartamento. Mas, no fundo, Jack não se sentia bem encarnando esse estereótipo, tanto é que se torna refém de uma insônia permanente. Sua busca inconsciente por um novo mo-

delo de masculinidade, por companhia e proteção masculinas, negadas pelo pai, o leva a Tyler Durden (Brad Pitt), uma figura que condensa muita testosterona e um caráter altamente revolucionário. Irreverente, Durden é a antítese perfeita de Jack e enxerga nas mais simples tarefas uma oportunidade para burlar o sistema capitalista, a que o executivo servia. Na concepção de Tyler, esse paradigma social aprisiona o indivíduo, o impedindo de vivenciar seu verdadeiro “eu”.


llimjacklswastedlifell Era necessário detonar o capitalismo, também o velho Jack, e dar um novo sentido à vida. Nessa volta às origens, Jack depara-se com seu maior trauma – o abandono – e com a conseqüente obsessão pelo universo masculino.

Mantendo o “pensamento” longe de Marla, e com Tyler “na cabeça”, Jack funda o Clube da Luta, uma congregação de homens criados na polida moral moderna que extravasam suas frustrações à moda antiga, trocando socos.

Tanto é que ele esnoba a única mulher de relevância nesse filme: Marla Singer (Helena Bonham Carter), por quem cultiva um sentimento ambíguo, de atração e repúdio. “Somos uma geração de homens criados por mulheres, será que o que precisamos é de mais uma?”, indaga-se.

Os golpes de ação e reação parecem saídas perfeitas para minar o desgosto dos “filhos do meio da história”, sujeitos perdidos entre o que são e o que sonharam, em frente à TV, que um dia seriam. Pessoas que já assistiram à morte de seus heróis, seus ideais, do fascismo e do comunismo e agora vislumbram, perplexos, o capitalismo devorando o que restou de suas vidas apáticas.


Essaeasuavida! /

Apesar da empolgação dos membros e da brilhante retórica de Tyler, a tão sonhada liberdade não foi alcançada pelo Clube da Luta. Evoluindo para uma organização armada e clandestina, de tendências terroristas, o Clube passou a ser permeado por ordens, missões, continências e humilhações, que mantiveram as pessoas carentes de identidades próprias, só que por métodos diferentes dos desenvolvidos no capitalismo. Os militantes tornaram-se “macacos espaciais”, “prontos para serem jogados no espaço por um bem maior”.

Nesse ponto, o argumento do filme – assim como a montagem – torna ao início da narrativa: o homem contemporâneo sofre de um enorme vazio que, muito mais que político, é existencial. Essa falta de plenitude toma proporções insustentáveis para Jack quando Tyler Durden sai de casa. Bêbado, ele murmura: “Estou sozinho. Meu pai me abandonou. Tyler me abandonou. Eu sou o coração partido do Jack”. Diante desse novo abandono, Jack reage, e procura Durden nos vários lugares por onde o revolucionário havia passado nos últimos tempos. Novamente desprovido da proteção masculina (do pai e do amigo), ele abre guarda para o temido sexo oposto e telefona para Marla. par v

A conversa torna-se crucial para as surpreendentes descobertas e conclusões a que Jack chega ao longo dessa viagem pelas cidades e, principalmente, para dentro de si mesmo.

Karla Monteiro de Moraes é jornalista, pós-graduada em História e Literatura e fanática por cinema. karlademoraes@gmail.com Ilustrações Renato Loose Ask english version kinomag@gmail.com


Sua sala vai ficar

matadora!

Pôsteres exclusivos a partir de r$ 20 FRETE GRÁTIS para todo Brasil kino.cafeina.info

Em BH podem ser adquiridos na livraria do

Usina Unibanco de Cinema


Ida Belog - Roma, Itรกlia - www.b-9.it


Lopezgrafico - Bogot谩, Col么mbia - www.lopezgrafico.com


Pilar Berrío - Bogotá, Colômbia - www.flickr.com/people/pilarberrio


Simone Belintani - S達o Paulo, Brasil - www.flickr.com/photos/simonebeli


Pitt - S達o Paulo, Brasil - www.atentadodigital.com.br


Eva Han - Brussel, BĂŠligica - evahan.weebly.com


Flรกvia Alice - Sorocaba, Brasil - www.flickr.com/people/flavialice


Carlos Marques - Rio de Janeiro, Brasil - www.1972dg.com


Maikon Nery - Londrina, Brasil - www.ultra-grafismo.com.br


Maikon Nery - Londrina, Brasil - www.ultra-grafismo.com.br


Jorge Restrepo - Bogot谩, Col么mbia - www.wonksite.com


Andreas Klammt - Hamburg, Alemanha - www.breitengrad535.de


Jo達o Lucas Favassa - Vila Velha, Brasil - eddie4853@hotmail.com


Fรกbio Favaro - Sรฃo Paulo, Brasil - fabiofavaro.com


Jak3! - Santiago de Cali, Col么mbia - jakemutante@hotmail.com


Maykel Andrades - Rio de Janeiro, Brasil - www.miximagem.com


Mårcio Resende - Uberlândia, Brasil - www.flickr.com/people/marcioresende


Bruno Marinho - Rio de Janeiro, Brasil - www.brunomarinho.com.br


Lesepierre - S達o Paulo, Brasil - lesepierre.multiply.com


Lesepierre - S達o Paulo, Brasil - lesepierre.multiply.com


pr贸ximo tema prazo: 15 de setembro next issue deadline: september 15


Revista Kino | Kino Mag copyright 2007 Š todos os direitos reservados | all rights reserved www.revistakino.com


kino01