Page 1

O QUE É YOGA?


Quando se ouve a palavra Yoga é muito comum associá-la com o termo “união”, mas sinto que esta não é uma tradução que faz jus à complexa e ampla gama que esta palavra traz e abarca.

Yoga é uma palavra que possui muitas significações, entre as mais conhecidas estão: unir, jungir, juntar, integrar, atrelar, manter junto, trabalho e aplicação. Sendo este último, a forma como era encontrada a aproximadamente 5.000 a.C, no Rig Veda, uma escritura antiga da Índia.


Yoga é o nome genérico de várias disciplinas, uma série de técnicas e práticas, mas, ao mesmo tempo, é algo maior do que isso. É o estado de consciência no qual você entra quando as utiliza.

Um grande mestre do yoga, Paramahansa Yogananda, pontua que a consciência é formada pela fusão de três princípios fundamentais, “... funções características de buddhi (intelecto discriminativo), ahamkara (princípio egoístico) e manas (mente ou consciência dos sentidos).”


Ou seja, o termo yoga pode ser empregado tanto para referir-se à técnica de unificação da consciência, quanto ao próprio estado consequente – a libertação. Yoga é liberdade. Assim como o estado de perfeita integração extática com o objeto de contemplação, ou, como pontuou o sábio codificador do yoga, Patañjali, consiste na paralisação dos turbilhões da mente.


Independente das mais diversas conceituações e meios e fins do yoga, precisamos nos lembrar, algo que Luiz Albertini, pontua muito bem, em seu livro, Yoga para Corredor: “A disciplina do Yoga existe há milhares de anos e é atemporal e ao mesmo tempo contemporânea, porque foi desenvolvida para o ser humano subtendendo-se que ele está sempre num processo gradual e progressivo em direção à sua Essência. É uma filosofia com base na disciplina para o aprimoramento do físico ao espiritual, podendo ser empregada em todos os nossos hábitos. Atingir o estado de Yoga é algo muito elevado, é conseguir o controle psicofísico transcendendo todos os fatores limitantes para alcançar o grau de consciência humana mais elevada que chamando no Yoga de supraconsciência ou samadhi.”


Como pudemos ver até agora, o Yoga tanto é um meio quanto um fim ao mesmo tempo. Porque as técnicas originalmente, foram concebidas para conduzir ao estado de yoga. Ao estado de samadhi, citado acima, onde a pessoa se encontra em sua real natureza. Para vivermos de forma a nos centrar na Realidade e nos afastar das percepções e tendências distorcidas pelas pertubações de uma mente instável. Alcançando um controle de nossas respostas emocionais, e uma vida pelo menos mais equilibrada e saudável.

A qualidade de se praticar e buscar o Yoga é a intenção de permitirmos ser quem verdadeiramente somos. É permitir que nossa alma se expresse em tudo que fizermos, da atividade mais banal a mais sagrada. Pois tudo pode ser feito com a intenção de estar em yoga.


Para que serve o Hatha-Yoga? Hatha-yoga é o que encontramos na grande maioria das práticas de yoga que veio para o ocidente. Se seguirmos as literaturas tradicionais, como a Hatha Yoga Pradipika, encontraremos posturas (asanas), técnicas respiratórias (pranayamas), técnicas de purificação (kriyas), técnicas canalização energias (bandha), técnicas retenção de energias (mudras), entre outras das técnicas que conhecemos e praticamos.

Já, segundo a literatura dos nathas yogins, Ha referese a Surya (Sol) e THA a Chandra (Lua), e sua união denomina-se Hatha Yoga. Surya e Chandra são também sinônimos dos canais energéticos (nadis), conhecidas de pingala e ida, respectivamente. São também representações simbólicas de prana e apana, e sua união no pranayama que é um ponto característico do Hatha-Yoga.


No portal yogaway, você encontrará as técnicas do Hatha-Yoga, entre asanas, pranayamas, bandhas, mudras, entre outras contemporâneas. Sendo que o mais importante, você encontrará práticas e técnicas específicas para seu biotipo, dentro de cada segmento e categoria. Porque como diz no Vasistha Samhita, cap. I, v.31, “O verdadeiro yoga (...) é um dever comum designado para todos.” Yoga é uma filosofia prática, portanto, vamos praticar! Acesse! www.yogaway.com

Por Ana Paula Malagueta

O que é Yoga?  

Mais informações para você sobre o que é yoga?

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you