Issuu on Google+


2 - GERAL

04 a 10 de março de 2011

CURIOSIDADE BÍBLICA Mar Vermelho

DATAS E FATOS 04/03/1966 - John Lennon, na frase mais polêmica de sua vida, disse que os Beatles, naquele momento, eram mais populares do que Jesus. 05/03/1922 - Nosferatu, do diretor alemão W. Murnau, foi premiado no Festival de Berlim. O filme é tido como um grande exemplo do cinema expressionista alemão. 06/03/2001 - Morreu aos 70 anos o governador de São Paulo, Mário Covas, que já estava licenciado de suas funções. Ele lutava contra um câncer intestinal havia anos. 07/03/1997 - Numa operação não-oficial na favela Naval, em Diadema (SP), policiais militares assassinaram um homem com um tiro na nuca. A cena foi gravada por um cinegrafista amador e chocou o país inteiro. 08/03/1857 - Insatisfeitos com a greve das funcionárias, os donos de uma fábrica têxtil de Nova York, nos Estados Unidos, trancaram as grevistas e colocaram fogo no prédio. Todas morreram queimadas e a data foi transformada em Dia Internacional da Mulher. 09/03/1959 - A boneca Barbie, que hoje é vendida em mais de 150 países, chegou às lojas pela primeira vez. 10/03/1980 - O calouro Carlos Alberto de Souza, da Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, morreu em decorrência dos ferimentos causados pelos trotes de início das aulas.

FATOS QUE MARCARAM A SEMANA

08 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia da mulher foi instituído em homenagem ao ato desumano que pretendia reprimir as mulheres que reivindicavam melhorias no trabalho em 1857, e foram incendiadas dentro da fábrica. Porém hoje em dia, as mulheres ainda continuam passando por muitas situações de sofrimento e desrespeito! A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil e entre os homens entrevistados, 8 % admitiram já ter batido em mulheres! As mulheres têm conquistado seu espaço e respeito, nas empresas, na polícia e principalmente na política, chegando até a Presidência do País, mas muito ainda há de ser conquistado! Mulheres não se intimidem, denunciem, força e garra são atribuições do sexo feminino! Parabéns a todas as mulheres por suas conquistas pessoais, profissionais e sociais, são os Votos do jornal A SEMANA!

Sexta

Sábado

céu com muitas nuvens Máx. 24º Mín. 15º

céu com muitas nuvens Máx. 27º Mín. 15º

Algumas pessoas afirmam que o mar Vermelho é apenas um rio de alguns metros... estes tentam ocultar o PODER DO NOSSO DEUS! Vamos ver se isso procede? O mar Vermelho (árabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e o golfo de Áden. A norte se encontram a península do Sinai, o golfo de Aqaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o Mar Mediterrâneo). O mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma profundidade máxima de 2 500 metros na fossa central, com uma profundidade média de 500 m, sua água tem um percentual de salinidade de 40%. O mar Vermelho é famoso pela exuberância de sua vida submarina, sejam as inúmeras variedades de peixes ou os magníficos corais. A superfície do mar Vermelho é de aproximadamente 450 000 km², com uma população de mais de 1000 espécies de invertebrados, de 200 espécies de corais e de ao menos 300 espécies de tubarões. As temperaturas na superfície do mar Vermelho são relativamente constantes, entre 21 e 25 °C. A visibilidade se mantém relativamente boa até 200 metros de profundidade, mas os ventos podem surgir rapidamente e as correntes se revelarem traiçoeiras. A criação do mar Vermelho é devida à separação das placas tectónicas da África e da península arábica. O movimento começou há cerca de trinta milhões de anos e continua atualmente, o que explica a existência de uma atividade vulcânica nas partes mais profundas e nas margens. Admite-se que o mar Vermelho transformar-se-á em um oceano, como propõe o modelo de John Tuzo Wilson. O mar Vermelho é um destino turístico privilegiado, principalmente para os amantes de mergulho submarino. Os países banhados pelo mar Vermelho são Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão. Algumas cidades costeiras do mar Vermelho: Assab, Port Soudan, Port Safaga, Hurghada, Suez, Sharm el Sheikh, Eilat, Aqaba, Dahad, Jeddah, Al Hudaydah. Ao contrário do que possa parecer, o Mar Vermelho, braço do Oceano Índico entre a costa da África e a Península Arábica, não tem esse nome por causa de sua cor. De longe suas águas têm um aspecto azulado. Normalmente é também bastante límpidas, o que faz que a região seja utilizada para atividades de mergulho. A mais provável origem do nome são as bactérias trichodesmium erythraeum, presentes na superfície da água. Durante sua proliferação elas deixam o mar com manchas avermelhadas em alguns lugares. Outra possibilidade são as montanhas ricas em minerais na costa arábica, apelidadas de "montanhas de rubi" por antigos viajantes da região.

PIADAS Um homem estava reclamando com um amigo: - Eu tinha tudo: dinheiro, uma casa bonita, um carro esporte, o amor de uma linda mulher, e então tudo acabou. - O que aconteceu? - perguntou seu amigo. - Minha mulher descobriu. *** Maria vai ao ginecologista reclamando que não consegue engravidar. - Por favor, tire a roupa e deite-se naquela maca - diz o médico, preparando-se para examiná-la. E ela, indecisa: - Mas, doutor! Eu queria tanto que o filho fosse do meu Manuel!

Domingo

Segunda

Terça

céu com muitas nuvens Máx. 26º Mín. 16º

céu com muitas nuvens Máx. 26º Mín. 16º

céu com muitas nuvens Máx. 25º Mín. 15º Fonte: www.simepar.br

EXPEDIENTE

D&S COMUNICAÇÃO CNPJ: 08.707.885/0001-75

Jornal A Semana Metropolitana Av. Brasil, 1890 - Sobrado 01 Eucaliptos - Fazenda Rio Grande Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 jornal@asemananews.com.br

www.asemananews.com.br

Diretor: Sérgio Dal Gallo Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

REFLEXÃO Ao dia da Mulher escrito por um homem Uma mulher com mais de 40, nunca vai te acordar no meio da noite, para perguntar com o que você está sonhando... Simplesmente porque não lhe interessa com o que você está sonhando. Se uma mulher com mais de 40 anos, não quer assistir um jogo de futebol, ela não fica reclamando e andando em círculos no meio da sala. Ela simplesmente vai fazer algo que ela quer fazer, com grandes chances de ser muito mais interessante. Ela se conhece o suficiente para estar segura de si mesma, para saber o que quer, para saber quem quer. São poucas as mulheres com mais de 40 anos que se importa com o que você pensa delas. Ela já tem completa a sua cota de relações "importantes" e "compromissos". A última coisa que quer, na sua vida, é outro amante possessivo. As mulheres com mais de 40 são superiores. Nunca dão uma baixaria no meio do restaurante. Se você aprontou alguma, ela certamente pode até te acertar um tabefe, mas em regra simplesmente te abandonam e depois não te querem ver nem pintado (por mais que você implore desculpas e diga que está arrependido). Geralmente são muito carinhosas e te elogiam muito e sabem - por já terem vivido isso nas relações "importantes" e nos "compromissos" - como é desagradável que a pessoa de quem gostamos não seja carinhosa e cuidadosa. As mulheres com mais de 40 tem segurança o suficiente para te apresentar as suas amigas. Uma mulher mais jovem, quando está com você, pode ignorar a existência da sua melhor amiga. Independentemente da sua área de atuação, acaba se tornando meio psicóloga: você não precisa confessar os seus pecados, porque elas sempre sabem. Elas ficam absolutamente lindas com um batom vermelho. Uma mulher com mais de 40 é honesta e direta: dirá-lhe que você é um completo imbecil, se pensar mesmo isso de você. Há muitas coisas legais pra dizer das mulheres com mais de 40 e pelas razões mais diferentes. Mas lamentavelmente isso não é recíproco: porque para cada mulher com mais de 40, inteligente, bem sucedida, atraente, charmosa, bonita e sexy tem um homem com mais de 40, gordo, largado, se achando com uma mulher de 20 do lado dele. É incrível ver como os homens se enganam com as mulheres mais novas… Se cada homem soubesse aproveitar a mulher de mais de 40 anos que está ao seu lado, ele saberia a diferença entre a beleza física e a sabedoria madura. Se você tiver uma mulher de mais de 40 anos ao seu lado, usufrua dela enquanto puder, pois estará usufruindo o que a vida tem de mais belo.

PARA MEDITAR “Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil”.

Participe desta coluna, envie sua meditação para o e-mail: asemanametropolitana@gmail.com Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo Tiragem: 20 mil/mês Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A O jornal é distribuído na RMC

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)


LOCAL - 3

04 a 10 de março de 2011

Extensão da Linha Verde até Fazenda Rio Grande já tem data para começar

Obras devem resolver lentidão no semáforo da Pompéia

A tão esperada duplicação da BR-116 no percurso entre Fazenda Rio Grande e Curitiba começa a se tornar realidade. Após uma reunião na última segunda-feira entre o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, representantes da ANTT(Agência Nacional dos Transportes Terrestres), concessionária OHL, Governo do Estado e outras autoridades ficou definido que a duplicação e ainda, a extensão da Linha Verde Sul até Fazenda Rio Grande deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano. O único entrave a ser resolvido agora, segundo Ducci, é a liberação do licenciamento ambiental por parte do Ibama, em um processo que se encontra em andamento. A informação veio como um sinal de esperança para a população fazendense e milhares de motoristas que enfrentam diariamente o perigoso e lento percurso da rodovia. A estimativa é de que a duplicação entre os quilômetros 117 e 142 termine até 2016, de acordo com o contrato de concessão da Autopista Planalto Sul. Contudo, a meta é

concluir a primeira etapa, que corresponde ao trecho entre Fazenda e Curitiba, até a Copa de 2014. "A obra prevê canaleta exclusiva para ônibus, viadutos, pontes, novas trincheiras. A OHL fará obra. E a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) fica com integração do transporte coletivo", disse o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O anúncio confirma um compromisso de Beto Richa, quando ele esteve no município em campanha para o governo. À época, Richa prometeu trazer a Linha Verde até Fazenda Rio Grande. Para o prefeito de Curitiba, as relevantes intervenções - pois até aqui a Autopista Planalto Sul fez somente serviços paliativos de manutenção da via - irão contribuir para a melhoria do fluxo e o desenvolvimento da região. "São obras importantes para Curitiba e para as cidades vizinhas que se encaixam nas intervenções viárias previstas para a Copa do Mundo e que vão mudar a realidade de quem hoje enfrenta muita dificuldade para chegar a Fazenda Rio Grande e Mandirituba",

Luciano Ducci, deputado Toninho e representantes da OHL

completou Ducci. Licença ambiental Na última terça-feira, Ducci esteve em Brasília ao lado de deputados federais da bancada paranaense para tentar acelerar a liberação da licença ambiental. De acordo com informações de uma fonte que esteve na reunião, técnicos do Ibama farão, depois do feriado do Carnaval, uma vistoria no local em que serão realizadas as obras para dar prosseguimento ao processo de emissão do documento. Para o superintendente da ANTT, Mário Mondolfo "o projeto foi estruturado de forma a viabilizar a Linha Verde e a atender as demandas das prefeituras da região. Uma vez o licenciamento ambiental concedido as obras devem começar. Isso deve ocorrer no segundo semestre", previu. A intervenção no trecho da BR-116 para além dos limites de Curitiba, sob concessão da OHL, prevê a reserva de área para a linha exclusiva de transporte num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande e a duplicação da rodovia prosseguindo até o município de Mandirituba.

Trincheira Segundo o prefeito de Curitiba, as discussões em torno da duplicação da rodovia e da extensão da Linha Verde para a RMC marcam a continuidade de um processo consolidado há duas semanas quando assinou com a ANTT e a OHL convênio para a construção da trincheira em frente a Ceasa. A obra está orçada em R$ 29,5 milhões, na qual a Prefeitura de Curitiba será a responsável pelo investimento de R$ 13,5 milhões na construção das alças de acesso à rodovia e a OHL por 15,8 milhões para a execução da trincheira. O projeto ainda contempla novas pontes para o Rio Iguaçu e Rio Maurício. O deputado estadual Toninho Wandscheer que acompanhou a reunião, lembrou que na época em que foi prefeito de Fazenda Rio Grande, conquistou para o município a duplicação da BR116, no perímetro urbano da cidade, bem como a construção de uma trincheira e a iluminação da rodovia. "Assim como fiz no passado, não vou medir esforços para ajudar na realização dessa obra", comentou Toninho. (DR)

Estresse no sinaleiro da Pompéia pode terminar em breve Em um mês a OHL deverá iniciar as obras para melhorar o fluxo de veículos no trecho em que a BR encontra o acesso à Vila Pompéia, área considerada crítica. De acordo com Mário Mondolfo, da ANTT, para melhorar o trânsito na região, hoje sinalizada por semáforos, a concessionária irá fazer a adequação viária no local de forma que os veículos que venham do interior não precisem parar nos semáforos. "Trata-se de uma ação emergencial no local que irá contar futuramente com um viaduto, dentro das obras previstas na duplicação

Toninho (PT) tem acompanhado todas as reuniões da OHL

da rodovia", explicou. O diretor técnico da OHL Brasil, Paulo Pacheco Fernandes, ressaltou que a duplicação

da rodovia somada à extensão da Linha Verde irá trazer segurança e reduzir os acidentes na região. "A duplicação e o siste-

ma de transporte em pista exclusiva irá melhorar a eficiência dos deslocamentos diminuindo o tempo de viagem e beneficiando os habitantes de Curitiba e região", disse. Integração O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) ressaltou que a duplicação da rodovia é uma luta antiga e que a ligação entre Curitiba e Fazenda Rio Grande ficará mais rápida. "A integração de transporte existe, mas atualmente o tráfego dos ônibus em meio aos caminhões representa grande perigo aos usuários", disse.

EDITORIAL

O papel aceita tudo! Diante de tantas atrocidades que Fazenda Rio Grande vive é cômodo demais para o time do prefeito estampar na capa do jornal oficial do município a manchete: “Chico Santos anuncia trincheiras e a continuação da Linha Verde até Fazenda Rio Grande”, pois o papel aceita tudo. E a minha indignação respalda-se no fato de que o povo não elegeu o atual prefeito de Fazenda Rio Grande para ser atalaia, anunciador das obras do Governo Federal e Estadual. O povo quer é solução para os problemas que o assola. Contra fatos não há argumentos. E digo isto porque a cada dia mais se comprova que a atual administração municipal de Fazenda Rio Grande nasceu para fazer festa com o chapéu dos outros. É que durante os mais de dois anos de sua gestão o povo que o elegeu e também aqueles que o chamam de incompetente só puderam ver Vossa Excelência inaugurando obras que o Toninho deixou em andamento e agora vislumbram o senhor anunciando obras futuras que o governador Beto Richa vai fazer. Deixe de ir no embalo daqueles que o rodeiam e faça alguma coisa de bom para Fazenda Rio Grande. Verdade seja dita! Quem realmente vai construir a Linha Verde que ligará Fazenda Rio Grande a Curitiba é o prefeito da Capital, Luciano Ducci, em cumprimento a promessas de campanha do governador Beto Richa. É hora de acordar, caro e ilustre prefeito, e ir em busca de recursos para a área de saúde do seu município, uma vez que já é a segunda pessoa que morre em seu sistema por negligência médica. Pare de ficar requentando conquistas que não lhe pertencem e se preocupe em melhorar a vida dos cidadãos fazendenses. E a esta altura do campeonato não adianta mais o senhor dizer que o ex-prefeito o deixou engessado, pois o povo não é bobo e esta desculpa não cola mais. Todos já sabem que o senhor cancelou todos os contratos que o Toninho havia deixado encaminhado com intuito de realizar obras que viriam de encontro às necessidades do povo fazendense. E digo-lhe mais excelência: o povo está acompanhando os disparates que o senhor anda fazendo com o dinheiro público, pois nada se viu nestes anos de sua gestão além de adornos em épocas de festas, e agora a revitalização da já chamada “praça dos milhões” ao lado da prefeitura. Não adianta falar que não tem dinheiro, o que falta realmente é envergadura administrativa. É mesquinho demais a equipe do “não faz nada” ficar se preocupando com a reeleição e esquecerem que o mesmo eleitor do amanhã está morrendo hoje. O modo que age o prefeito da nossa querida e abandonada Fazenda Rio Grande é o do chamado chupa-cabra. Você se lembra dos boatos da existência do tal chupa-cabra? Pois é, deixa rastro de desolação, nunca ninguém viu, mas vive nos noticiários (negativos). Mas aqui nós temos um diferencial: o nosso prefeito usa idéias dos outros para tentar enganar o povo. Muda o rumo da sua prosa, caro prefeito, o povo da nossa cidade não agüenta mais ser enganado pelo seu jeitinho de fazer política. Aliás, o que se vê no atual mandato municipal fazendense é exatamente o que se vê em brincadeira de casinha, onde crianças brincam um de ser o prefeito, outro o médico, o outro o secretário e por aí afora. O senhor acha que uma praça bonita ou um asfalto que não agüentara até o final da sua gestão vai apagar a dor dos familiares que perderam seus entes queridos pelo seu desdém na saúde do município que está sob o vosso comando. E diante do que vemos acontecer e ouvimos constantemente do povo fazendense, o que resta realmente para a turma do não faz nada é continuar apenas trabalhando para reeleição, pois terão que tornar (e agora com muito custo) a convencer os vossos eleitores. É que hoje, além dos antigos adversários, até aqueles que os ajudaram a entrar no Palácio Jacarandá não darão outro voto de confiança a vocês. Enfim, é lamentável termos que, em mais uma edição deste veículo em apoio ao povo fazendense, mostrar aos vinte municípios em que este jornal chega a verdadeira face da administração pública do nosso município. E em meio a tudo isso, deixo meu abraço e um Viva ao Senhor Jesus.


4 - LOCAL

04 a 10 de março de 2011

Jardineira morre de leptospirose em Fazenda Rio Grande A morte de Cristina Mielk Moretto. 55 anos, por leptospirose, alerta sobre os cuidados para evitar a doença. A jardineira morreu no dia 23 no Hospital Nossa Senhora Aparecida de Fazenda Rio Grande, depois de ficar alguns dias passando pelo Pronto Atendimento do município e hospitais e postos de saúde de Curitiba. É a segunda morte registrada no município em menos de duas semanas. A causa da morte foi confirmada por meio de laudo médico. "Ela morreu pela negligência e que fique o alerta para todas as famílias que precisarem de atendimento no hospital ou no Pronto Atendimento de Fazenda Rio Grande que exijam exames mais detalhados, pois minha mãe foi tratada inicialmente como se estivesse com gripe, mas estava com leptospirose. Se no primeiro dia que passou no PA fizessem nela os exames necessários, com certeza hoje ela estaria entre nós. Foi assim com a família da Maryane que morreu de leptospirose no dia 10 e pode ser com alguém da sua família. Tomem cuidado", desabafou Luciane Mielk Moretto, filha da senhora Cristina, vítima da

Hospital Nossa Senhora Aparecida, onde a jardineira esteve internada

bactéria transmitida pela urina de rato. Dona Cristina reclamou de dores no dia 14 de fevereiro e foi ao Pronto Atendimento. Depois de mais de uma hora de espera, foi atendida pelo médico, que receitou um antiinflamatório e a dispensou. Os dias passaram e como a dor não passava, dona Cristina voltou ao PA. "Depois de ser atendida, o médico insinuou que minha mãe procurasse um psiquiatra. Deixamos o local revoltados mas relevamos o que o médico falou. Como ela continuava reclamando de dores e cada vez mais fraca, a levamos ao Hospital Cajuru no dia 20, mas não obtivemos êxito. Como estávamos em Curitiba, a levamos no 24 horas do Centenário e não conseguimos que a mãe

fosse atendida, pois não tínhamos cadastro lá. Então voltamos para casa. Na segundafeira dia 21, a mãe continua reclamando e retornamos ao Pronto Atendimento. Foi atendida e liberada. Na terça-feira, a levamos ao posto e a mãe ficou internada no hospital e o médico disse que pediria alguns exames de sangue. Durante a noite no hospital, ela reclamava que estava com o corpo todo dolorido. Pedimos orientação para uma médica e ela foi grossa, pois disse que a mãe estava medicada e que tinha outros pacientes para atender. O dia amanheceu e a enfermeira entrou no quarto e perguntei que horas ela (mãe) faria os exames e fui informada de que não tinha nada marcado. Quando o médico chegou, falei com ele e

a encaminhou para exames de sangue", contou Luciane. Segundo a filha, os resultados saíram perto do meio dia e Cristina Mielk Moretto foi encaminhada as pressas para o Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo. "Chegamos ao hospital daquela cidade por volta das 13 horas e pouco depois das 21 horas ela acabou morrendo. Lá ficamos sabendo que ela morreu de leptospirose. Ficamos mais de uma semana no vai e vem. Se na primeira vez que a levamos ao Pronto Atendimento os exames de sangue tivessem sido realizados, imagino que ela não teria morrido, pois a doença seria diagnosticada e tratada, mas a negligência imperou neste caso", lamentou Luciane. Não existe informação se a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande esteja visitando áreas onde ocorreram enchentes e orientando as pessoas que tiveram algum contato com água contaminada. Dona Cristina era jardineira e vivia em contato com a terra e consequentemente com águas de chuvas. Numa dessas ações pode ter contraído a bactéria leptospira.

ANTENADO jornal@asemananews.com.br Ataque a natureza

Depois de realizar cortes de árvores nativas no novo parque industrial que está sendo construído no município, ação que pode caracterizar crime ambiental e é investigado pelo IAP, as autoridades locais resolveram botar abaixo outras espécies centenárias. Nesta semana, o pessoal foi autorizado a cortar 5(cinco) eucaliptos na Praça da Vitória, árvores que são protegidas por leis ambientais. A justificativa era de que as árvores estavam "condenadas", porém, alguns vizinhos do local desaprovaram a decisão, pois nenhuma outra árvore foi plantada para substituir as centenárias espécies. Deste jeito, o bairro que é chamado de Eucaliptos em razão do grande número dessas espécies, pode até procurar outro nome. Alguma sugestão? Roçada e pintura de faixas

Custo das obras da Praça Brasil pode passar de R$1milhão As obras de revitalização da Praça Brasil em Fazenda Rio Grande, ao lado da Prefeitura, podem custar muito mais do que os R$233.600,21 reais informados na placa colocada no local. Na praça estão sendo executados serviços de paisagismo com a colocação de novo calçamento, reforma da cancha de futebol de areia, entre outros. Ali também está prevista a implantação da academia ao ar livre e só com esses equipamentos de lazer foram gastos R$221.430,00. A empresa que venceu a licitação e irá fornecer os equipamentos é a D. Mavinc Produtos e Serviços Ltda. Com isso, os recursos para viabilizar o projeto de reforma da praça e implantação da academia ultrapassam R$450 mil reais. E a despesa não para por aí. O sistema de iluminação do local deverá ser novo também.

Praça Brasil passa por reformas

A Prefeitura firmou um contrato milionário com três empresas do ramo para o fornecimento de materiais elétricos para a "manutenção do sistema de iluminação pública municipal". Parte desse material fará parte do novo visual da praça que já está sendo chamada pelos vereadores da Oposição de "Praça do Milhão". Em um dos contratos está previsto a aquisição de luminárias que são colocadas

em longos postes como os que estão instalados na praça em disposição de "pétalas". A empresa que venceu a licitação com o valor de R$703.067,50 é a Orion Soluções em Iluminação Ltda. A vigência do contrato é de 12 meses e foi assinado nos últimos dias do ano passado, mais precisamente no dia 20 de dezembro de 2010. Contrato milionário Além da Orion, outras

duas empresas irão fornecer materiais para o sistema de manutenção de iluminação pública de Fazenda Rio Grande: a Valle Avelino & Cia Ltda em um contrato anual de R$719.995,00 reais e Nelson Natalicio Moreira ME, em um montante de R$469.999,79. Assim, a Prefeitura terá que desembolsar nos três contratos a importância de R$1.889.062,29(hum milhão, oitocentos e oitenta e nove mil, sessenta e dois reais e vinte e nove centavos). "É um absurdo. As ruas nos bairros, mesmo as que têm asfalto estão precárias. Tem buraco até na própria César Carelli que é a porta de entrada da cidade. É uma falta de prioridade muito grande", opinou o advogado André Luiz Nogueira. (DR)

Marcio Wozniack pede instalação de tabelas com os horários dos ônibus no novo Terminal O vereador Márcio Wozniack apresentou nesta quarta-feira em sessão ordinária, o Requerimento Nº. 21/2011 onde pede que seja oficiado ao Grupo Leblon para que se realize estudo técnico na intenção de instalar tabelas com os horários dos ônibus que atendem a população fazendense no

novo terminal rodoviário da cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e agora segue para apreciação da empresa Leblon. "É um pedido que me fazem diariamente e por isso resolvi oficializar a empresa na intenção de que se torne viável

Vereador Márcio Wozniack

este benefício para a população. No antigo terminal havia estas tabelas e eram muito utilizadas pela população, acho que a instalação das tabelas melhora a qualidade dos serviços prestados no transporte coletivo" diz o vereador, autor de diversos pedidos relacionados ao transporte coletivo.

O que não se faz para ganhar um dinheiro fácil. A concessionária que administra o trecho da BR-116 que corta Fazenda Rio Grande está levantando milhares de reais com a cobrança de pedágio e em contrapartida, só faz obras paliativas de manutenção na via, como serviços de corte de mato e pintura de faixas. E pior que para realizar tais serviços montam um aparato como tivesse realizando obras de grande vulto e em pleno horário de pico do movimento. Nesta semana, por volta das 8h30 para passar a foice no mato, perto do crítico trecho do sinaleiro da Vila Pompéia sinalizaram há 700 metros de cada lado que o local passava por obras. Com isso, o trânsito ficou lento e longas filas se formaram. O povo não agüenta mais. Tomara que cumpram o prazo anunciado esta semana para o início das obras de duplicação, previsto para iniciar no segundo semestre. Essas obras já deveriam ter começado ou pelo menos, a questão do sinaleiro poderia ser resolvida. Clima quente A reunião dessa semana na Câmara de Vereadores de Mandirituba foi bastante agitada. Na pauta o veto do prefeito Machadinho que considerou improcedente a realização de um plebiscito na cidade em torno da vinda ou não do aterro sanitário para a cidade. Alguns manifestos de parte de pessoas mais agitadas e orientadas, mas a polícia e a guarda municipal lá estiveram para garantir a ordem. Forasteiros de plantão Evidentemente que o reclame é aceito, mas ver em meio a inocentes, pessoas infiltradas é algo inconcebível. Em meio aos manifestantes em Mandirituba, pessoas que vivem promovendo greve e outros agitos em Fazenda Rio Grande. Pessoas que se passam por representantes de associações pró moradias. Mas o que elas têm a ver com o problema do lixo em Mandirituba. Na foto, a presença de Orlando Bonette e um tal de Sidney, além de outros fazendenses. Mas quem patrocinou a balbúrdia na vizinha cidade? Participante de diversos manifestos em FRG, o cidadão da foto vestia camisa contra o lixão em Mandirituba


CURITIBA - 5

04 a 10 de março de 2011

Ducci apresenta projeto do metrô O prefeito Luciano Ducci apresentou na última quarta-feira os detalhes do projeto da primeira etapa do metrô de Curitiba e adiantou que a proposta será inscrita no Ministério das Cidades até 3 de abril. "Tivemos várias conversas e articulações políticas. Acredito que tudo está bem encaminhado. O diferencial de Curitiba para outras cidades é que temos um projeto pronto e viável", disse Ducci. O prefeito apresentou o projeto a lideranças do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), da Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea), do Sindicato da Habitação e dos Condomínios do Paraná (Secovi) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). "A cidade tem experiência na administração do transporte público. Na minha opinião, Cu-

Foto: Brunno Covello/SMCS

A obra concorrerá aos recursos do PAC da Mobilidade Urbana do governo federal

Ducci apresenta a entidades de classe 1ª etapa do metrô, da CIC-Sul ao Centro

ritiba é uma das favoritas a ter o projeto do metrô aprovado em Brasília", completou Ducci no encontro com os representantes classistas. O prefeito explicou que o projeto básico da Linha Azul está pronto. Sua extensão é de 14,2 quilômetros entre o CIC-Sul, próximo ao Ceasa, até a Rua das Flores, próximo ao Paço Municipal, no Centro. Serão 13 estações nesta primeira etapa. Nesta primeira etapa o projeto

está orçado em R$ 2,25 bilhões e vai concorrer aos recursos do PAC da Mobilidade Urbana do governo federal. Financiamento O projeto será inscrito no PAC da Mobilidade Grandes Cidades. O programa terá R$ 18 bilhões - R$ 6 bilhões da União e R$12 bilhões em financiamentos - para ampliar a capacidade de locomoção e melhorar a infraestrutura do trans-

porte público no país. A capital paranaense se enquadra no grupo "MOB 1" formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes e corresponde a 31% da população brasileira. Além de Curitiba, no grupo estão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de junho.

O prefeito Luciano Ducci, o governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cézar Silvestri, assinaram na última quarta-feira (2) convênio de R$ 6,56 milhões, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), para o início do processo licitatório das obras do Anel Viário de Curitiba. "As obras do Anel Viário vão beneficiar milhares de motoristas e usuários do transporte coletivo da cidade. Uma obra estruturante que garante a mobilidade segura e ordenada", afirmou Luciano Ducci. Do total de recursos, R$ 4.393.389,98 serão financiados pelo governo estadual e os R$2.171.053,85 restantes integram a contrapartida da Prefeitura de Curitiba. O governador Beto Richa

Foto: Orlando Kissner / AENotícias

Prefeito e governador assinam convênio de 6,5 milhões para desafogar trânsito na região central

PrefeitoDucci e o governador Beto Richa, assinam ordem de serviço para obras no anel viário de Curitiba

disse que a implantação do Anel Viário de Curitiba é mais um passo para deixar a cidade pronta para receber a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, em 2013. "É uma grande melhoria para os curitibanos e mais uma etapa do planejamento para que Curitiba seja a melhor das subsedes brasileiras da Copa", disse o governador. O projeto prevê o recape-

amento asfáltico das vias urbanas integrantes do Anel Viário de Curitiba com serviços de terraplenagem; drenagem, base de brita, meio-fio; paisagismo, infraestrutura para sinalização semafórica e infovia. As obras serão feitas nas ruas Desembargador Motta entre Av. Sete de Setembro e Av. Getúlio Vargas; Buenos Aires entre Av. Iguaçu e Rua Bra-

sílio Itiberê; Engenheiro Rebouças entre Rua Marechal Floriano Peixoto e Rua Buenos Aires e Brasílio Itiberê entre Rua Buenos Aires e Avenida Pref. Omar Sabbag. Estão previstos a revitalização de 25 quilômetros de ruas que formam um anel ao redor do centro de Curitiba. O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade em toda a região central. Também será feita a adequação e sincronização dos semáforos para o trânsito fluir melhor. O investimento total nas obras será de R$ 36 milhões. O Anel Viário passará por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde. As obras vão ajudar a desafogar o trânsito na área central, com deslocamentos mais seguros e contínuos.

GRUPO LEBLON


6 - PARANÁ

04 a 10 de março de 2011

O governador Beto Richa assinou na última quarta-feira (2) um protocolo de intenções com a empresa Potencial Petróleo, que vai implantar uma usina com capacidade para produzir até 170 milhões de litros de biodiesel (B100) por ano no município da Lapa, a 65 km de Curitiba. A Potencial Industrial e Comércio de Biodiesel receberá um investimento de R$ 87 milhões e abrirá pelo menos 120 empregos diretos. Este é o primeiro empreendimento a ser formalmente enquadrado no programa Paraná Competitivo, lançado pelo governador em 24 de fevereiro, para incentivar a geração de empregos por meio da concessão de incentivos para expansão de empresas e implantação de novos empreendimentos no Paraná. Menos de uma semana depois do lançamento, estão autorizados onze empreendimentos, que somam mais de R$ 265 milhões e devem abrir 3.532 novos postos de trabalho. "É um momento especial para o Paraná, uma conquista importante para o Estado e para a Lapa e seu povo, que confiou nas nossas propostas. É uma

Foto: Ricardo Almeida / AENotícias

Richa assina protocolo de intenções para construção de usina de biodiesel na Lapa

O governador Richa durante assinatura do protocolo de intenções com a empresa Potencial Petróleo

prova de que o setor público pode ser tão rápido e competente quanto a iniciativa privada", disse o governador. O secretário de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, disse que o anúncio da Potencial Petróleo é o primeiro de uma série de empresas que vão se instalar no Paraná, onde vão gerar empregos e contribuir com impostos que ajudarão a vencer o desafio de melhorar a vida dos paranaenses. "Estamos alongando o prazo para que as empresas paguem os impostos em troca da geração imedi-

ata de novos empregos para os paranaenses, principalmente os jovens", afirmou Barros. O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse que o programa Paraná Competitivo já está dando mostras de sua qualidade e agilidade. "Esse anúncio é a demonstração de que a partir de agora as empresas terão segurança e agilidade para investir no Paraná", afirmou Hauly. Receita anual A previsão da Potencial Petróleo é de alcançar uma receita de R$ 350 milhões por ano com a produção de biodiesel B100, o que deve aumentar o PIB da

Lapa em aproximadamente 30%. O biodiesel é um produto biodegradável, não é tóxico e é uma fonte de energia renovável. O empresário Arnoldo Hammerschmidt, presidente da Potencial Petróleo, elogiou a agilidade e a competência da equipe do governador Beto Richa, que estudou e aprovou rapidamente a proposta da empresa para implantação da usina. "Sinto-me ainda mais valorizado em ter sido o nosso o primeiro projeto deste novo programa de incentivos para a industrialização do Paraná", disse o empresário.

Detran alerta para cuidados redobrados no trânsito durante o carnaval O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o carnaval. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o órgão alerta para as infrações mais cometidas

nas estradas e vias paranaenses. Em 2010, foram registradas mais de 2 milhões de violações às leis de trânsito em todo o Estado. O ranking de desrespeito é liderado pelo excesso de velocidade. Mais de 478 mil multas foram emitidas para punir motoristas que conduziam até 20% acima da velocidade per-

mitida. De acordo com o diretor-geral do Detran/PR, Marcos Traad, é necessário promover a cultura do respeito mútuo no trânsito. "Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. O que devemos fazer para diminuir esses índices tão altos de faltas é respei-

tar as normas, estimulando a prática da cortesia", afirma. A segunda posição na lista é ocupada pelas infrações ao estacionar em locais proibidos, o que gerou cerca de 269 mil multas no ano passado. Em seguida, aparecem as ações de avanço do sinal vermelho ou de parada obrigatória, com aproximadamente 150 mil infrações.

Governo anuncia a contratação de mais de 600 servidores para hospitais do interior O governador Beto Richa determinou a nomeação imediata de 618 servidores para melhorar o atendimento em dois hospitais do interior do Estado. São 524 servidores para o Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, e 94 para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, de Cascavel. Com as contratações, o hospital de Francisco Beltrão dobrará sua capacidade de atendimento, passando a atuar com 612 funcionários efetivos. O hospital de Cascavel colocará em funcionamento mais sete UTIs e 12 leitos de enfermaria. "Encontramos o hospital de Francisco Beltrão em situação precária, com poucos funcionários, e contratados temporariamente. Agora, com as contratações dos concursados iremos substituir esses profissionais provisórios e colocar o hospital para funcionar com 2/3 de sua capacidade total", afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. Para solucionar a situação do Hospital Regional do Sudoeste, o atual governo nomeou, em janeiro, 81 servidores concursados do edital 195/2006, dos quais 50 já tomaram posse. Os 524 novos profissionais, aprovados nos concursos de edital 114/2009 e 115/2009, deverão assumir imediatamente. Desta forma, os servidores contratados este ano se juntam aos 38 efetivos que atuam no hospital desde sua inauguração, totalizando 612. Os nomeados pelo governador Beto Richa para o hospital de Francisco Beltrão são 70 profissionais de nível superior, incluindo 20 médicos, 181 técnicos de enfermagem, 48 de nível médio e 225 profissionais de apoio. Isso significa colocar em funcionamento 100 leitos de enfermaria, as alas de obstetrícia e ortopedia, que ainda não funcionavam, além de manter 28 UTIs atuando plenamente. Desde que foi inaugurado, o Hospital Regional do Sudoeste funcionava com menos de 1/3 de sua capacidade. Cascavel Para o hospital de Cascavel serão nomeados 70 servidores aprovados em concursos públicos da Secretaria da Saúde (Sesa) e 24 servidores aprovados em concursos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Dos 70 profissionais nomeados pela Sesa, 60 são técnicos de enfermagem, aprovados pelo concurso de edital 115/2009, e 10 são enfermeiros aprovados no concurso de edital 195/2006. "É mais um compromisso assumido que estamos cumprindo. Na última sexta-feira (25) entregamos equipamentos para sete novos leitos de UTI no Hospital de Cascavel e agora contratamos mais 94 profissionais. O hospital universitário é fundamental para a região Oeste porque é referência em todas as áreas", disse Caputo Neto.


QUATRO BARRAS - 7

04 a 10 de março de 2011

Gestão Tolardo chega ao terceiro ano de mandato com maior parte do plano de governo já executado Em audiência pública, prefeito anunciou oficialmente a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Secretários também apresentaram balanço das obras e ações realizadas Quatro Barras está no caminho certo e com as contas em dia, conforme apresentado na quinta-feira (24), durante Audiência Pública da Prefeitura Municipal. O evento foi marcado pela prestação de contas à população, com a avaliação do cumprimento das metas fiscais no período de setembro a dezembro de 2010 e apresentação do balanço de obras realizadas pela gestão Tolardo. "Hoje, chegamos ao nosso terceiro ano de mandato com a maior parte do plano de governo já cumprido. Até o fim do ano que vem devemos cumprir 100% do que nos propusemos em nossa campanha. Esta é a nossa grande meta", destacou o prefeito na abertura do evento. Avanço em todas as áreas A enumeração de ações foi iniciada com o anúncio oficial da construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), prevista para os próximos meses. "É um compromisso nosso e um sonho da comunidade que está prestes a ser concretizado. Em breve, realizaremos a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, autorizando o início das obras da Unidade, que ficará localizada já na entrada da cidade", contou Tolardo. Ainda na área da Saúde, foram apresentados outros avanços. Desde 2009, o setor recebe uma fatia de 19% a 22% da arrecadação do município - superando a meta de 15% prevista pela Constituição Federal. Resultado disso é a construção de um novo conceito de saúde pública, que pode ser observada na prática com a nova Unidade de Saúde do Jardim Menino Deus; construção da Unidade de Saúde da Colônia Maria José - autorizada no início do mês; reforma do Centro de Atenção Psicossocial (Caps); extensão do atendimento médico especializado para a área rural; ampliação da área de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) de 19% para 93%; e mais medicamentos nas prateleiras das farmácias: em comparação a 2008, o município triplicou os índices, registrando hoje um investimento de mais de R$ 650 mil na compra de remédios e

Ações têm garantido melhorias em diversos setores da cidade

atendendo cerca de 300 pessoas diariamente. A Educação também está entre as áreas prioritárias e já cumpre grande parte das metas do plano de governo. Entre as ações colocadas em prática estão a construção da creche do Jardim Patrícia - iniciada na semana passada; construção da quadra coberta na Escola Municipal Ernesto Milani, na Colônia Maria José; entrega do kit escolar mais completo da história, com uniforme de verão e inverno, tênis, mochila, penal, agenda e materiais de papelaria; funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até às 18h30 e abertura aos finais de semana em sistema de rodízio; e investimento na capacitação dos educadores. O resultado de todo este trabalho já começa a aparecer: hoje Quatro Barras está classificada como a segunda melhor da área metropolitana norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em termos de qualidade de ensino. Nas ruas e bairros, as melhorias também são visíveis. São homens e máquinas trabalhando na construção de um verdadeiro canteiro de obras. São diversas ações que estão mudando a cara da cidade e beneficiando milhares de moradores. Na relação consta a pavimentação de mais de 15 ruas em vários bairros, revitalização da Estrada da Graciosa - que já tem cerca de 17 quilômetros de pavimentação já concluídos; sinalização de vias públicas, criação de duas praças-modelo no centro da cidade: Nove de Novembro e Raulino Alves Cordeiro; e andamento da construção da Praça Esportiva no Jardim Santa Luzia.

Melhoria também na infraestrutura da cidade, com recuperação e manutenção de estradas, extensão de rede elétrica e conservação de canteiros. Na geração de empregos, mais avanços: em apenas dois anos, 10 novos empreendimentos de grande porte foram instalados na cidade, o que resultou na criação de 700 novas vagas. A Agência do Trabalhador também vem atingindo índices expressivos: só no ano passado mais de duas mil pessoas foram colocadas no mercado de trabalho. O município ainda investe na capacitação dos profissionais e, em breve, trará novidades com o lançamento de novos cursos no Centro Permanente de Capacitação, que foi inaugurado em novembro. Evolução também na área da segurança. Com o objetivo de somar forças com o Estado, o município investiu em importantes ações, como a criação da secretaria de Ordem Pública e Cidadania, criação do disquedenúncia 156, implantação do sistema de monitoramento e câmeras 24 horas, e rondas nos bairros - serviço que passará a ser reforçado principalmente aos finais de semana e feriados. O esporte, a cultura e o lazer também estão mais próximos do povo. Ação resultante da implantação dos projetos de contraturno escolar, que hoje contam com dez modalidades esportivas e culturais e mais de dois mil alunos inscritos - o equivalente a 10% da população; implantação do Linhão do Esporte; criação do programa itinerante Domingão da Família; revitalização e informatização da Biblioteca Municipal Princesa Izabel; instalação do Cine Clube Quatro Barras, que

oferece sessões de cinema gratuitas; lançamento do Programa Arca das Letras, bibliotecas móveis que facilitam o acesso à leitura na área rural; e implantação de dois telecentros, na Sede e no Jardim Menino Deus. Com este olhar voltado à comunidade, a Prefeitura ainda desenvolve outras importantes ações e programas, como o Bolsa Família, que hoje conta com 450 famílias cadastradas; o Armazém da Família, que passou a garantir à população de baixa renda uma alimentação de qualidade e baixo custo; o Programa Aprendiz, que dá aos jovens a oportunidade do primeiro emprego; e o Programa Estar de Bem com a Melhor Idade, que tem hoje mais de 120 idosos inscritos. Além dos serviços prestados, a Prefeitura também investiu na estrutura da secretaria de Ação Social, que ganhou nova sede, passando a atuar junto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. A população hoje também tem mais acesso à Prefeitura e ao prefeito. Além de estender o atendimento dos setores de protocolo e tributação durante o horário de almoço, a gestão também criou novas ferramentas de aproximação e interação com a comunidade, como os programas Prefeitura de Portas Abertas, Audiência Pública Bairro a Bairro, Fale com o Prefeito, Portal da Transparência e TV Quatro Barras. Valorização também dos servidores municipais, que receberam melhores condições de trabalho, reajuste salarial e cestas básicas. Prestação de contas A audiência pública, realizada no plenário da Câmara Municipal, foi encerrada com a prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2010, que comprovou a saúde financeira do município, que fechou o ano com superávit. Os demonstrativos foram ao encontro das ações apresentadas pelos secretários, apontando o cumprimento das metas previstas para a Saúde, Educação e gastos com pessoal, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em dois anos, Quatro Barras triplicou os investimentos em remédios e o atendimento à população Quatro Barras oferece hoje três vezes mais medicamentos na Farmácia Básica do que há dois anos. A estatística faz parte do levantamento realizado pela secretaria municipal de Saúde, que aponta o crescimento dos investimentos destinados à compra de remédios e do atendimento à população. Em 2008, o município investia cerca de R$ 189 mil e atendia uma média de 80 pessoas por dia; em 2009, os números subiram para R$ 300 mil e 200 pessoas atendidas diariamente; e em 2010, os investimentos ultrapassaram a ordem de R$ 650 mil - o equivalente a 2% da receita líquida - aumentando o atendimento diário para cerca de 310 pacientes. Para prestar este serviço, o município conta hoje com uma Farmácia Central, na Sede, e outros cinco postos de dispensação de medicamentos básicos, que funcionam junto às Unidades de Saúde do Jardim Menino Deus, Borda do Campo, Itapira, Campininha e Palmitalzinho. Em breve, um novo ponto de dispensação também vai funcionar na Colônia Maria José, assim que forem concluídas as obras da nova Unidade Básica de Saúde. "Entendemos que a Saúde é uma das áreas que mais requer atenção do governo, e por isso, não temos medido esforços para oferecer não apenas estrutura, como também qualidade no atendimento que é prestado à população. Nos últimos dois anos, vemos como este trabalho evoluiu. O Programa Saúde da Família ampliou sua cobertura de 19 para 93%, e a média de investimentos na Saúde vem atingindo 20% dos recursos arrecadados pelo município, superando os 15% que são previstos pela Constituição Federal. E agora triplicamos o que era investido na aquisição de medicamentos", disse o prefeito Loreno Tolardo. Medicamentos Na Farmácia Central são fornecidos todos os medicamentos previstos na Rede Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), elaborada pelo Ministério da Saúde, e também no Convênio Paraná - o que inclui medicamentos padronizados, não padronizados e psicotrópicos. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, hoje o município adquire uma quantidade de medicamentos prevendo atender um público de aproximadamente 20 mil pessoas - número populacional estimado da cidade. Em alguns casos isolados, a demanda por determinados medicamentos ainda é maior do que a oferta, o que ocasiona uma falta pontual. Para equilibrar estes índices, a Prefeitura agora realiza um recadastramento epidemiológico, que vai verificar a autenticidade de endereços e fazer a recontagem dos usuários do sistema de saúde do município. O levantamento já está 60% concluído e avança para a reta final, o que deve auxiliar na distribuição dos medicamentos. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Julio Lopes, também está em negociação com o Ministério da Saúde a implantação da Farmácia Popular, que vai oferecer medicação gratuita para tratamentos de hipertensão e diabetes. O programa deve ser implantado em breve, com o credenciamento de duas farmácias da região, que vão oferecer o atendimento. Determinações A partir deste mês, começa a ser implementada em todo o país a obrigatoriedade de apresentação do Cartão Nacional de Saúde - o cartão SUS - recadastrado para procedimentos disponíveis nas unidades municipais de saúde, que incluem todos os casos de atendimento médico e ambulatorial, agendamento de consultas e exames, e distribuição de medicamentos, em cumprimento a uma nova determinação do Ministério da Saúde. Outras mudanças relacionadas às receitas também já vigoram nas unidades de distribuição de medicamentos. Receitas médicas que prescrevem antibióticos aos pacientes devem ser preenchidas em duas vias, e agora tem validade por apenas 10 dias. Para receber o antibiótico, o paciente deve apresentar a carteira de identidade, junto ao cartão SUS, e na receita deve constar o endereço, conforme determinação da ANVISA. No caso dos remédios de uso contínuo, as receitas são válidas por 6 meses, mas o fornecimento é realizado por etapas, para cada 30 dias.


8 - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

04 a 10 de março de 2011

Cursos promovem inserção de portadores de deficiência no mercado de trabalho Nesta segunda-feira (28/ 02), teve início o curso de Mecânica Básica Industrial para pessoas portadoras de deficiência, que já está em sua segunda edição. É um dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais para facilitar a inclusão social e a empregabilidade aos alunos especiais – no total, são disponibilizadas 200 vagas. As aulas contam com professores especializados e, também, com intérpretes em Libras (Língua Brasileira dos Sinais). De acordo com Vilson Marques, responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, a procura e a empregabilidade dos cursos são sempre muito grandes. “No primeiro curso, realizado no final de 2010, dos 23 alunos formados, 22 estão emprega-

Aula do curso de Mecânica Básica Industrial

dos”, conta. Os cursos são promovidos conforme a procura na Secretaria de Trabalho. As empresas que precisam de mão-de-obra qualificada procuram a Secretaria que, em contrapartida, oferece a capacitação aos interessados, cadastrados no banco de dados. “Nesta turma que teve início hoje, 90% já está pré-selecionada para uma empresa. Os demais serão direcionados a outras empresas parceiras da

Secretaria. Os cursos representam a abertura do mercado de trabalho e a inclusão destes alunos”, afirma. Para Abraão Severino da Silva, de 47 anos, aluno desta segunda edição de Mecânica Básica, o curso representa uma oportunidade única de qualificação. “Eu estou afastado do mercado de trabalho formal há 14 anos e durante toda a minha vida, trabalhei em apenas um emprego. Estar aqui é

muito gratificante e a certeza de um futuro melhor”, comemora ele, que é portador de deficiência auditiva. Abraão destaca, ainda, a importância da abertura do mercado para os portadores de deficiência. “Qualificarme me traz a possibilidade de encontrar uma empresa comprometida com a responsabilidade social”, conclui. O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência organiza cursos direcionados em diversas áreas. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego através da Agência do Trabalhador. Serviço: Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego Telefone: 3283-6800 Avenida Rui Barbosa, 9244 - Centro

Caravana Orgânica com foco na Copa de 2014 passa por São José dos Pinhais Mais de 40 produtores rurais de São José dos Pinhais estiveram na Secretaria de Agricultura durante a tarde de segunda-feira (28 de fevereiro) para participar da Caravana Copa Orgânica – Brasil 2014. O intuito é incentivar a produção de orgânicos no município, que já se destaca nessa área, segundo o secretário de Agricultura, Pedro Persegona. “Enquanto secretaria, queremos também que os produtores conheçam ainda mais sobre o assunto e outros se interessem”, destacou. O vice-prefeito Jairo Melo também esteve presente, representando o prefeito Ivan Rodrigues, e destacou

a sustentabilidade como um dos pilares dos orgânicos. “Vou levar aos outros produtores de Campina do Taquaral as novidades que ouvi aqui. Como estamos nos estruturando, e usando alguns conceitos do turismo ecológico, a produção desse tipo de cultura agrega mais valor ao que podemos oferecer aos visitantes”, disse José Augusto Zanchetta, presidente da Associação dos Agricultores da Campina do Taquaral. “Sem dúvida esse é o momento ideal para preparar-se para o grande evento que será a Copa de 2014”, conclui. São José dos Pinhais é considerada o cinturão verde da

região metropolitana e produz 80 mil toneladas de orgânicos ao ano. Os vegetais convencionais também têm posição de destaque, colocando a cidade como a maior fornecedora do CEASA no Estado. “Além de fomentar o aumento dessa agricultura natural, também visamos que o processo tenha continuidade e siga para além de 2014”, ressaltou Moacir Kretzmann, consultor do Instituto BioSistêmico (IBS), que realiza a Caravana. O curso foi divido em quatro pontos: negócios com o evento de 2014, definição de

agricultura orgânica, a lei que rege a produção e técnicas para fazer isso, como compostagem, adubação, manejo do solo e etc. “O projeto passará por doze estados brasileiros que serão sede da Copa daqui três anos. Até então percebi que o principal problema é que os agricultores unam-se para conseguir fornecer grandes quantidades”, revelou o engenheiro agrônomo do IBS, Shigueo Sumi. “As cooperativas ou associações fortalecem e dão mais possibilidades aos agricultores”, finaliza.

O site www.caravanacopaorganica.com.br traz mais informações sobre o assunto, bem como os eventos, cidade a cidade.

GuardadeMunicipal Prefeitura São José dos promove Pinhais preparapalestra 12º Carnaval pedofilia desobre Bonecos Gigantes Profissionais da área de ensino e guardas comunitários de São José dos Pinhais tiveram uma lição de combate à pedofilia na tarde desta sexta-feira (25). A sargento da Polícia Militar do Paraná, Tânia Mara Abrão Guerreiro, proferiu palestra sobre o tema na sede da Guarda Municipal da cidade. Entre os temas abordados, a sargento explicou como identificar um pedófilo, o que o atrai, quais suas preferências e como ele age. Ela falou dos sinais que a criança apresenta, que devem servir como alerta aos pais e professores. Para isso, relatou casos e mostrou vídeos sobre o assunto. Um dos ensinamentos da palestrante foi que os pais e educadores prestem sempre atenção nas atitudes das crianças. “Não é invadir a privacidade, é vigiar”, destacou a sargento. Ela citou também como perfil de possível pedófilo adultos que não moram com crianças, mas possuem brinquedos em casa e vivem com a casa cheia delas. A sargento possui 29 anos de serviço, sendo 27 de experiência em estudos sobre pedofilia e 20 no serviço reservado da Polícia Militar do Paraná. Ela também é educadora social do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e desenvolveu trabalhos com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) na Europa e na América do Norte. Tânia tem licenciatura em pedagogia e está cursando pós-graduação em metodologia de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. A coordenadora do projeto Guarda Comunitária, da Guarda Municipal de São dos Pinhais, Fernanda Fraiz, explicou que a palestra foi incentivada pela rede de proteção do Território de Paz, que é composto pelas regiões do Grande Guatupê e Borda do Campo. O projeto, criado em parceria com o governo federal, foi criado para integrar diversos profissionais e setores da sociedade como diretores de escolas, pedagogos, conselhos tutelares e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A palestra abordou temas de nosso cotidiano. Diariamente temos casos assim, e suspeita é só suspeita. Com a capacitação temos a oportunidade de fazer o diagnóstico”, afirmou Valéria da Silva da Rocha, membro do Conselho Tutelar do Afonso Pena.

A sargento da Polícia Militar do Paraná, Tânia Mara Abrão Guerreiro, proferiu palestra sobre o tema


MANDIRITUBA - 9

04 a 10 de março de 2011

Discussão sobre aterro gera tumulto na Câmara de Mandirituba Populares com faixas e cartazes participaram da reunião ordinária dessa semana da Câmara de Vereadores, quando entrou em pauta o veto do prefeito Antonio Machado ao Projeto 027/2010, que dispõe sobre a consulta popular sobre a proibição da instalação de aterro sanitário em Mandirituba para recebimento de resíduos sólidos de origem de outros municípios. A intenção era a realização um plebiscito para que a população decidisse sobre a vinda ou não do aterro. Como o assunto é polêmico, o plenário do Legislativo ficou lotado. Depois da leitura dos pareceres jurídicos da Câmara e da Procuradoria Jurídica da prefeitura, os vereadores iniciaram a votação da manutenção ou não do veto. Para que o veto fosse derrubado, seriam necessários seis votos. Ao final foram cinco votos pela derrubada e quatro pela manutenção. O resultado causou indignação e os presentes promovem intensos protestos e houve até um

princípio de vandalismo, quando um cidadão quebrou um dos vidros da porta de acesso. A Polícia Militar e a Guarda Municipal garantiram a ordem no recinto. Segundo o Dr. Luiz Fernando Kemp, assessor jurídico da prefeitura de Mandirituba, o Projeto de Lei de iniciativa popular fere a Lei. Disse ele, na justificativa, que o assunto em questão não abrange interesse específico de Mandirituba, já que o município, como membro do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos

Sólidos Urbanos, não pode sozinho tomar decisão que afete os demais membros do grupo, o que afasta a legalidade da iniciativa popular apresentada no Projeto de Lei. "Vale ressaltar que a participação no Consórcio foi objeto de deliberação e aprovação pelos vereadores, sendo juridicamente válida, gerando obrigações e responsabilidades ao município", disse Kemp. Ainda de acordo com o procurador, quem tem autoridade para dizer se os idealizadores do plebiscito são eleitores é a Justiça Eleitoral. "A Câmara

não tem condições de verificar se todos os interessados existem e se são eleitores. Para tanto, deveria ter sido apresentado uma certidão, expedida pelo Juízo Eleitoral da Comarca, certificando que foram atingidos os requisitos legais. Ainda pelo parecer do Dr. Luiz Fernando, a consulta popular pretendida parece descabida, visto que a legislação municipal (483/2008) impede a instalação de um aterro sanitário no município, que é exatamente o objetivo do plebiscito, vetado pelo Chefe do Executivo. Embora o veto estar amparado pela Lei, os moradores presentes à sessão promoveram alguns protestos, mas a Policia Militar e a Guarda Municipal garantiram a ordem no plenário. "Tudo foi feito dentro da legalidade e entendemos a revolta de parte da comunidade, mas o prefeito tomou a medida certa e estamos de portas abertas para dar todas as explicações necessárias em torno desse assunto", comentou Kemp.

BR - 116 que liga Mandirituba a Curitiba será duplicada até 2016 A esperada duplicação da BR - 116, entre o trecho de Mandirituba e Curitiba foi anunciada se iniciará no segundo semestre deste ano com o término previsto para 2016. A notícia foi dada nesta segunda - feira (28), durante a reunião com o Prefeito Machadinho, representante da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), concessionária OHL e Governo do Estado. Junto à duplicação da BR - 116, também deve se iniciar no segundo semestre as obras de extensão da linha verde até Fazenda Rio

Grande e a desativação do semáfora da região de Vila Pompéia, assim melhorando o tráfego de veículos que se deslocam de Mandirituba e toda região. Ainda a concessionária OHL firmou compromisso com o prefeito Machadinho em melhorar a sinalização de acesso a localidade de Colônia Matos e em contrapartida a Prefeitura de Mandirituba estuda a implementação de uma via marginal com inicio no KM 141 até o trevo no KM 141,6 que dá acesso ao trevo da cidade. A medida ira facilitar o acesso, e diminuir ou até mesmo sanar os constantes acidentes no trecho.

Carnaval consciente nas escolas de Mandirituba

Nesta sexta-feira (04), a prefeitura de Mandirituba, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte estará promovendo o "Carnaval Consciente" nas escolas municipais e CMEI's. O objetivo é que as crianças aprendam de maneira sustentável a confeccionar tanto a parte de decoração quanto a de fantasias e máscaras para festas utilizando materiais

recicláveis. Além disso, diversos desfiles, concursos e marchinhas típicas do carnaval farão parte do evento que mobilizará mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino. Segundo a Secretária de Educação Sandra Mara Zimerman, o evento além de trabalhar conceitos como reciclagem e cooperação, servirá para integrar os alunos com a comunidade.


10 - RMC

04 a 10 de março de 2011

Região Metropolitana de Curitiba tem menor desemprego da série histórica em janeiro O Ipardes divulgou na última quarta feira (2) a taxa de desocupação na Região Metropolitana de Curitiba, estimada em 3,5%. É a menor taxa da série histórica para o mês de janeiro e também a mais baixa entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. O aumento da população desocupada frente a dezembro (quando a taxa ficou em 2,8%) deve-se principalmente ao fim da vigência de contratos de trabalho temporário.

Levantamento do Ipardes aponta que o emprego com carteira assinada no setor privado vem aumentando, ao mesmo tempo em que ocorre declínio dos empregados sem carteira assinada. Isso indica que o processo de formalização do trabalho se mantém em ascensão. Entretanto, os que permanecem na informalidade têm seu rendimento elevado em 3,8%, enquanto os com carteira assinada sofreram uma queda de 0,9% no rendimento. O

rendimento médio real dos trabalhadores na RMC em janeiro foi de R$ 1.650,00, sendo o maior entre as regiões metro-

politanas pesquisadas pelo IBGE. O valor representa um aumento de 2,1% em relação a dezembro de 2010.

ARAUCÁRIA

Iniciam as atividades do mês da mulher 2011 Como ocorre todo ano, a Prefeitura de Araucária, com o apoio das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e da Saúde (SMSA), irá promover e oferecer às mulheres do município uma programação diversificada, contendo uma série de atividades em homenagem ao seu dia. A festividade foi aberta na última quarta-feira e segue nos próximos sábados (12, 19 e 26). Em todos os dias acontecerá uma série de atividades direcionadas para o bem estar das mulheres araucarienses. Estão previstos, na programação, sorteios de brindes, apresentação de palestras, shows, distribuição de camisetas e lanches, atividades esportivas,

serviços de manicure, pedicure e cabeleireiro, entre outras. O principal objetivo das atividades no mês da mulher, para a primeira dama e secretária da pasta de Assistência Social, Uriema Rita Ehlke Gomes, é oferecer atividades acessíveis a todas as araucarienses. ''Optamos por promover as ações em datas e locais diferentes para que haja a possibilidade das mulheres de todas as regiões de Araucária aproveitarem'', disse. Inscrição As mulheres que tiverem interesse em participar das atividades devem se dirigir ao Núcleo de Assistência Social mais próximo de sua residên-

Secretaria de Meio Ambiente investe em paisagismo urbano A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está investindo no paisagismo urbano, com plantio de flores nos canteiros da região central. "Nós já fizemos a poda e o replantio de azaléias nos canteiros da Av. Pedro Druszcz. Já em frente ao Colégio Schimanski estamos plantando sálvias e tagetes", detalhou o diretor do Departamento de Infraestrutura, José Carlos Rosa. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Kuduavski, a Prefeitura também mostra preocupação com um ambiente saudável nos bairros.

É o caso da Praça Vereador José Haiduk, no Jardim Ipês, onde estão sendo realizados serviços de jardinagem e paisagismo. "Há cerca de um mês nós colocamos um novo kit de brinquedos para playground na Praça do Ipês. Além disso, a SMMA realizou a recuperação do entorno, com plantio de árvores nas margens do córrego que passa pela região. E durante esta semana, estaremos refazendo o paisagismo no local, com o plantio de palmeiras ornamentais e flores da estação", finalizou Eduardo Kuduavski.

cia e realizar a inscrição. Não é obrigatório este registro prévio, é apenas uma forma de obter maior controle sobre a quantidade de mulheres que irão comparecer ao evento, proporcionando assim mais conforto as presentes. Para a participação na Clínica da Saúde da Mulher e do Idoso não precisa de inscrição. ''As mulheres do nosso município são muito participativas e sempre comparecem em peso aos eventos promovidos. Acredito que este ano não será diferente. Estamos planejando tudo com o maior carinho para que se sintam ainda mais especiais nesta data'', contou Uriema.

Programação 12 de março - Horário:9h Caminhada Local: em frente ao Paço Municipal Endereço:Rua Pedro Druszcz, 111 - centro Horário: 13h30 Atividades Local: Ginásio Joval de Paula Souza Endereço: Rua Ceará, 120 Jardim Iguaçu 19 de março Atividades Local: Salão do Tiête Horário:13h30 26 de março Atividades Local: Colônia Cristina Sociedade São Casemiro Horário: 13h30

PINHAIS Luizão concede reajuste aos servidores com índice acima da inflação

Os servidores municipais de Pinhais terão reajuste salarial em 2011 com índice acima do IPCA. O projeto de lei já foi encaminhado para a Câmara Municipal, e após a aprovação incidirá sobre os salários do mês de março. Esta medida faz parte da política de valorização dos servidores públicos adotada pela a atual gestão. Neste ano o reajuste será de 7,5%, enquanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que mede a inflação do ano ficou em torno de 5,91%. "Nos últimos anos o reajuste salarial acima da inflação significou um ganho real aos servidores, garantindo a melhoria do poder aquisitivo", enfatizou o Prefeito Luizão Goulart. Desde o inicio da atual administração, o Prefeito se preocupou em oportunizar melhorias salariais ao funcionalismo público, tanto que em Pinhais nenhum servidor ganha menos que o salário mínimo regional, que é substancialmente maior que o mínino nacional. Ainda neste mês os servidores serão convidados para participar da finalização da proposta do plano de carreira que será implantado neste ano, cumprindo assim a promessa de elaborar um plano mais justo para todos.

PIRAQUARA Empresas de caçamba de entulhos descarregam em área irregular de Piraquara Neste dia 1º de março a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Piraquara realizou uma ação para autuar e multar empresas de caçambas de entulhos, além de apreender os caminhões pegos em flagrante descarregando em área irregular. A ação foi acompanhada pela Polícia Militar, já que este problema acontece há um bom tempo e outras ações não foram respeitadas. Muitas empresas já foram autuadas e multadas, mas as solicitações não foram atendidas. Nesta terça-feira foram pegas em flagrante 6 empresas. Além de multas, os caminhões foram apreendidos, totalizando 9 caçambas. Para algumas empresas esta não foi a primeira multa recebida. O caso foi registrado na polícia para que seja aberto um inquérito policial por crime ambiental. Contexto Empresas de caçambas de entulhos de Curitiba e Região Metropolitana descarregam os detritos em área irregular de Piraquara, no bairro Guarituba. O terreno onde o entulho é descarregado fica na Rua São José, 400, e faz parte de uma área com restrição à ocupação, onde não é permitido este tipo de despejo. A área já é utilizada por essas empresas de caçambas há muitos anos, mas o problema tornou-se mais sério no último ano. Além desta área concentrada, as caçambas são descarregadas em outros pontos do bairro.


11

04 a 10 de março de 2011

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic. BRAVA 2001 2.0, cinza, completa, alarme, excelente estado, confira. Fone: 36081000 Rotta 8 veículos PALIO 4P 2006, placa A, ar condicionado, dh, air bag duplo, pára-choques personalizados. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br PALIO Celebration 2009, vermelho, ar condicionado, vidros elétricos, pára-choques personalizados. Sem entrada + 60 X . Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br PALIO ELX, 2007/2008, FLEX, cinza, placa a, dh, vidros e travas elétricas, limpador e dês. Traseiros, manual, chave reserva , computador de bordo. Sem Entrada + 60 X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br PALIO EX, 1.0,98/99, 4 portas, placa a, prata, ar quente, vidros elétricos, limpador e desembaçador traseiro, rodas de liga leve. Entrada + 60 X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br PALIO EX, 99, gasolina. R$ 10.900,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. Palio fire ,2008, 4 portas placa A, prata, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br PALIO fire 2003 4p, azul, ar quente, desembaçador, limpador, excelente estado. Financia até 60x. Confira. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos PALIO fire flex 2008, placa A, pintura metalizada, pára-choques personalizados. Em excelente estado de conservação. Sem entrada + 60X. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br PALIO weekend adventure 1.8, branca, completa, flex, kit gas. Excelente estado. Financia até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos PALIO Young, 2000/01, 4 portas, branco, baixa quilometragem. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br SIENA 2005, cinza, direção hidráulica, vidros elétricos, ar quente, desembaçador, baixa kilometragem. Financia até 60x. Confira. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos SIENA Fire 8V, 2003, placa A, prata, ar condicionado, direção hidráulica, párachoque personalizado. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/30148867 www.vancarmultimarcas.com.br SIENA Fire 8V, 2003,placa A, prata, ar cond., dh, pára-choque personalizados. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

TEMPRA IE, 1996, 4 portas, completo, 2º dono. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. UNO 2004 GNV. Sem entrada + 60X . Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3079-8868 www.vancarmultimarcas.com.br UNO 2006 cinza, flex, ar condicionado, trava alarme, rodas de ll. Excelente estado. Financia até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos UNO 2006, prata, flex, ar quente, desembaçador, limpador, alarme. Baixa quilometragem. Financia até 60x. Fone: 36081000 Rotta 8 veículos UNO Economy way, 4 portas, 2009, documentos 2011 pagos, em excelente estado de conservaçã. Fone: 3079-8866/30148867, www.vancarmultimarcas.com.br UNO fire 2p 2003, vermelho, ar quente, desembaçador, limpador, financia até 60x. Confira. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos UNO Mille, Eletronic, 94/94, vermelho, som. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA hatch 1.6,2007, flex, prata, direção hidráulica, ar condicionado, desembaçador, limpador, alarme e trava elétrica. Financia ate 60 x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos FIESTA sedan 1.6, 2006, flex, prata, direção hidráulica, vidros elétricos, ar quente, desembaçador, trava elétrica, alarme. Baixa kilometragem. Financia até 60 x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos FOCUS, 1.6, 2006, impecável, preto. R$ 25.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. FOCUS, GLX, 1.6, 2008, Flex, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br ROYALE 1996, placa A, pint. metálica, dh, ve, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA confort 2005, flex, prata, completo, placa a, excelente estado, financia em até 60x. Confira. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos. ASTRA Sedan , branco, ano 2003, álcool,1.8, original. R$ 24.500,00. Tratar com Mailton, fone: 3627-2215 / 9966 7085/ 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br. ASTRA sedan advantage 2009, prata, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, alarme, CD. Em excelen-

te estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br ASTRA Sedan advantage, 2009, prata, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme, cd. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br

OMEGA GLS 1997,placa A, pint. Metálica, dh, rodas. R$ 10.900,00. Em excelente estado de conservação.Fone: 3079-8866/3014-8867, www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2008, prata, ac, trava elétrica, pára-choque personalizados, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br

VECTRA GLS 2.2, 1998/98, bordô, completo, ar digital. Entrada +48X. Fone: 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br ZAFIRA 2001. Prata, completa, 7 lugares. Excelente estado. Financia em até 60x. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos.

CELTA 2008, prata, ar condicionado, pára-choque personalizados. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 / 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br CELTA 2009,ar condicionado, GNV. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br CELTA 2p azul 2003, azul, ar quente, desembaçador e limpador, placa a. Financia até 60x. Confira. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos. CELTA VHCE 2009,placa A, preto, ar condicionado.Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br CELTA VHCE, 2009, placa A, preto, ar condicionado. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br CORSA 1.8. joy, 2004/05, 4 portas, azul, FLEX, ar quente, limpador e desembaçador traseiro, alarme e trava elétrica. Sem Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br CORSA 1998/99 wind, 02 portas, branca,desembaçador traseiro e insulfilme. Entrada + 60x de R$ 399,00. Fone: 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br CORSA GL, 1.6, 98/98, cinza, trava elétrica, desembaçador e limpador traseiros, rodas de liga leve , antifurto, manual, placa a . Entrada + 60X . Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br CORSA, 2003/2003, gasolina, azul, limpador e desembaçador traseiro, trava elétrica, placa a. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br IPANEMA, flair, 1.8, 93, álcool, completo, segundo dono. R$ 8.000,00. Fone: 36046258 Fazenda Automóveis. KADET GS, 91, completo. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. MERIVA 1.8 2003, branca, completa, alarme, excelente estado. Financia em até 60x. Confira. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos. OMEGA cd, 3.0, 93, completo. R$ 10.900,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

TORRO Chevete, 82, motor novo. R$ 1.900,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

GOL 1.0, 8V, 2004, 4 portas, placa A, álcool, limpador e desembaçador, pára-choque personalizados. Em excelente estado de conservação. Sem Entrada + 60 X. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br GOL 1.6, 2008, pára-choques personalizados, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867. www.vancarmultimarcas.com.br GOL 16V, completo, 4 portas, 2002, R$ 16.000,00. Fone: 3627-6868/9626-9506. Naza Motos. GOL CL, 1.6, motor AP, 1991. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. GOL CL, 1.8, 94, prata, rodas orbital. R$ 8.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. GOL CLI, 1.6, motor AP, bola, completo, roda orbital. R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. GOL GIV 8V 2008 GNV, pára-choque personalizado,GNV,manual,em excelente


12 - CLASSIFICADOS

04 a 10 de março de 2011

estado de conservação. Fone:3079-8866 / 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br GOL GIV 8V 2008,pára-choque personalizado, manual. Fone: 3079-8866 /30148867 www.vancarmultimarcas.com.br GOL MI, 1.0, 8 v, preta, rodas de liga leve. R$ 10.800,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. GOL Power, 1.6, 2007, FLEX, 4 portas, dh, rodas de liga leve, único dono, baixa quilometragem. R$ 26.000,00. Fone: 36046258 Fazenda Automóveis.

estado de conservação. Fone: 3079-8866/ 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br CIVIC 1998, automático, prata, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos. Em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/3014-8867, www.vancarmultimarcas.com.br

GOLF GL 1.8 MI, 4 portas, branco, 1997/ 1997, completo, alarme, ac, aq, des/limp tras, rodas de liga leve, dh , trio elétrico, espelho e para choques pers. Entrada + 60X. Fone: 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

LOGAN 1.6 privilege 2008, placa a, prata, ac, dh, air bag, vidros e travas elétricas, al, cd, rodas, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

GOLF 2.0 Glx, 1996, bordo, gasolina, vte, teto solar, dh, ar , rodas de liga leve,aro 17, desemb. traseiro. Entrada em 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

MEGANE Dynamique 2008, pintura metálica, couro, ac, ve, air bag, dh, piloto automático, manual, ch. cópia, rodas,em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI 1.8 plus 2008, placa a, prata, ac, dh, vte, pára-choque personalizados. R$29.900,00. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br PARATI, 2001/2001, 1.0, turbo de fábrica, prata, completa, dh, ac, vte, limp traseiro, bancos de couro e rodas de liga leve. Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

CLASSE A 190, Elegance, Spirit,2002, prata, air bag duplo, ac, dh, vidros e travas elétricas, cd player, manual, NF,couro, impecável, aceito troca. R$ 23.500,00. Fone 3627-4882 / 9981-3927.

PEUGEOT presence, Sw 206, 8 V, motor 1.4, FLEX, 2007/2008 dh, ve, limp/des, prata, completo, sem entrada + 60X. Fone: 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

SCENIC RXE 2.0 2002, preta, automática, manual, chave copia, ac, vd. el, dh, air bag duplo, banco de couro, som, rodas. Fone: 3079-8866 / 3079-8868 www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA Quantum, evidence, 1996, 04 portas, completa. R$ 10.500,00. Fone: 36046258 Fazenda Automóveis. SANTANA, 4portas Completo ano 2000. Ótimo estado! R$ 15.500. Fone: 3627-6868/ 9216-0091. NAZA MOTOS. VENDO ou troco FOX 1.0,FLEX, 2005/ 2006, branco, 04 portas, travas elétricas. Limpador e des. Traseiro, pneus novos, docs. ok, revisado. Entrada R$ 8.000,00 + financiamento. Fone: 3608-1466 / 96487908/ 8897-2074.

BLAZER DLX, 4.3, 98, automática, GNV, branca. R$ 23.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. BLAZER Executive 1998, preta, ac, dh, ve, couro, rodas, CD. 41-3079-8866 /30798868 www.vancarmultimarcas.com.br BLAZER Executive 1999, preta, top de linha. Preço imperdível, excelente estado. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos. COURIER 1.6 L, 2001, toda prova. R$ 14.700,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. FIORINO 2002, placa A, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/ 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br FRONTIER XE 2007 4X4 Diesel, placa A, pintura met, ac, dh, manual. R$ 55.900,00. Fone: 41-30798866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br HILUX 1999 Diesel 4X4, dh, Cabine dupla. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br STRADA Adventure 2010,vermelha, ac, dh,

BMW 540 I/A Touring 1995,pintura metálica, dh, vidros e travas elétricas, air bag, rodas. Em excelenteestadodeconservação.Fone:3079-8866/30148867, www.vancarmultimarcas.com.br CIVIC 1998, automático, prata, ar cond., dh, vidros e travas elétricos. Em excelente

ÁREA localizada no Bairro Sidom, contendo 7.000,00m², própria para construção de condominio - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br JJA IMÓVEIS

BIZZ 2005, ótimo estado. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. DAFRA 0 KM SUPER 100, ano 2009, preta. R$ 3.000. Fone: 3627-6868/9216-0091. NAZA MOTOS HONDA XLX 250R ANO 91 Preta. R$ 2.800. Fone: 3627-6868/9216-0091. NAZA MOTOS SHADOW prata inox 1998, em perfeito estado, 600cc, toda customizada, estilo chopper. R$ 16.000,00. Fone: 8527-2988 - 36042428 Riale. www.rialeveiculos.com.br SUZUKI 125 CC , 2007. R$ 3.500,00 . Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. TWISTER 250 cc, 2008/08 amarela, 3 mil Km, estado de zero. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br TWISTER, 2006, prata.R$ 5.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

SCENIC 2002, top preta, completa,+ couro. Excelente estado, placa a. Financia até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

PARATI, CLI, 1.6, 1997. Completo. R$ 12.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis. POLO Classic 1.8 MI 1998, placa A, em excelente estado de conservação. Fone: 3079-8866/ 3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br POLO Hatch 1.6, 2008, prata, ac, dh, air bag, vte, MP3, manual, chave cópia, sensor de ré. Fone: 3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

VENDO troco Quantum, 96, único dono, cinza, baixa quilometragem, trio elétrico, documentos ok. Fone 3627-1869 / 9686-9656

ve, MP3, manual, chave copia. Fone: 3079-8866/ 3014-8867, www.vancarmultimarcas.com.br STRADA Treking 2009, pintura metálica, dh, manual, chave copia. Fone: 3079-8866/ 3014-8867, www.vancarmultimarcas.com.br

EXCELENTE residência contendo 300m² e terreno amplo com 3.313m² localizado na Avenida Portugal - Condominio dos Nobres em frente ao loteamento Palmeiras - R$ 450.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

BLAZER 2.2, 1997, GNV, a toda prova, com kit executivo. R$ 19.500,00. Fone: 36046258 Fazenda Automóveis.

TERRENO contendo 552,00m² com 3 residências em alvenaria, localizado na Rua Mangueira, 192 - R$ 170.000,00 CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

EXCELENTE quadra contendo 24 lotes em frente a BR 116 com 8.640,00m², ótima área para quem procura investir na cidade - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS EXCELENTE casa averbada com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem, localizada na Rua Nogueira - Sidom - R$ 130.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

SANTA TEREZINHA- Área de 3.600,00 m2,(residencial/comercial) em uma região nobre, com asfalto, calçada, já com estudo de frações R$380.000,00 – IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA - CRECI- 1564-J FONE: 36271002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br SANTA TEREZINHA – Casa com 50,00m2 (RES. FELIPE) – sendo 02 dms, sala, coz, bwc e área de serviço, R$85.000,00 Quitada ou Ent+Financ. CAIXA podendo Utilizar seu FGTS- e ganhe até R$17.000,00 da CAIXA com o Plano Minha Casa Minha Vida- IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br (Continua na página 14)


04 a 10 de marรงo de 2011

CLASSIFICADOS - 13


14 - CLASSIFICADOS GRALHA AZUL - Casas com 52,00m2, 02 dormitorios, sala,coz + dep excelente localização, pequena entrada, utilize seu FGTS - PLANO MINHA CASA MINHA VIDA Casas a partir de R$85.000,00. IMOBILIARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

04 a 10 de março de 2011 FAZENDA RIO GRANDE - Vendo terreno de esquina 12X23, com casa de 5 peças, mais ponto de comercio medindo 15metros quadrados, aceito troca por imovel em FRG e Curitiba. Fone: 9610-3485.

RESIDENCIAL GRALHA AZUL - Casa com 50 m², 2 dorm., sala, coz, bwc, área de serviço e garagem, próx. Supermercados Boza. Utilize se FGTS-PLANO MINHA CASA MINHA VIDA. Casas a partir de R$90.000,00. Imobiliária Panakol LTDA CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 www.panakol.com.br

MMD INCORP. E PARTICIPAÇÕES LTDA, CRECI J 0158, convida você cliente em situação de inadimplência ref. ao lote situado no Jd. Santarém I e Santarém II, a comparecer em nosso escritório sito a rua Jacarandá, 208, sl 04, para tratarmos sobre a regularização do mesmo. Não ponha em risco o seu patrimônio. Tel: 3627-2037 ligue para agendar um horário.

SANTA TEREZINHA- RESIDENCIAL FELIPE II - Casas com 55,00m2, 02 dormitorios, sala,coz + área de serviço externa excelente localização, pequena entrada, utilize seu FGTS - PLANO MINHA CASA MINHA VIDA - Casas a partir de R$90.000,00. IMOBILIARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564J Fone: 3627-1002 www.panakol.com.br-

FAZENDA RIO GRANDE – “VENDA” Casas em alvenaria – 03 Quartos – 55,00m2 – Bairro IGUAÇÚ – “AVERBADA”, próximo a RAIA e ótimo espaço de terreno nos fundos. R$ 103.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

SANTA TEREZINHA - RESIDENCIAL FELIPE I - Casa com 48,00,00m2, 02 dormitorios, sala,coz + área de serviço externa excelente localização, rua de ônibus, colégio, pequena entrada, utilize seu FGTS PLANO MINHA CASA MINHA VIDA R$90.000,00. IMOBILIARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 www.panakol.com.br-

CASAS EM ALVENARIA – 03 Quartos – 56,00m2 – Bairro IGUAÇÚ – “AVERBADA”, ESQUINA, próximo ao COLÉGIO DR. BAYARD OSNA. R$ 105.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9940-7171 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

SANTA TEREZINHA - RESIDENCIAL TALINE Casas com 63,00,00m2, com laje, 03 dormitorios, sala,coz + área de serviço externa excelente localização, asfalto, colegio, utilize seu FGTS - PLANO MINHA CASA MINHA VIDA - R$110.000,00 IMOBILIARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

CASAS EM ALVENARIA, com laje – 02 Quartos – 46,00m2 – Bairro SANTA TEREZINHA – “AVERBADAS”, próximo ao Posto MIME e Colégio CUNHA PEREIRA. R$ 97.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA – 02 Quartos, – á partir de 40,00m2 – Bairro JD CANAÃ – “AVERBADAS”, COM LAJE, ótimo acabamento, próximo ao CONDOR, a poucos metros da BR. Á partir de R$ 91.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br CASAS EM ALVENARIA – 02 Quartos – 54,00m2 – Bairro GRALHA AZUL – “AVERBADA”, próximo ao SUPERMERCADO ESTRELA. R$ 85.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9940-7171 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br CASAS EM ALVENARIA – 02 Quartos, com laje – 47,00m2 – Bairro IGUAÇÚ – “AVERBADA”, próximo ao SUPERMERCADO ASSIS. Á partir de R$ 88.500,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

VEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br CASAS EM ALVENARIA – 02 Quartos – 45,00m2 – Bairro SANTA TEREZINHA – “AVERBADAS”, próximo ao Posto MIME e Colégio CUNHA PEREIRA. R$ 88.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br CENTRO/EUCALIPTOS - FAZENDA RIO GRANDE linda casa 2qts, averbada, condom. fechado sem taxa, semi-nova, estacionamento, rua tranqüila, asfaltada, ótimo p/ investir. Financia. R$75mil. 32483030 www.varnierimoveis.com.br c15442. VENDE-SE CHÁCARA em Agudos do Sul apartir de 2.500 m2. Tratar: ( 041) 36241554 / 8864-1894 SOBRADO em fase de acabamento em excelente localização, duas suítes, mais dois quartos, quatro banheiros, três salas, área total construída 430 m2. Tratar direto com o proprietário. Tel:(41) 7813-9317.

CASAS EM ALVENARIA – 02 Quartos – 51,00m2 – Bairro NAÇÕES – “AVERBADA”, próximo ao Supermercado BOZA. R$ 93.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br CASAS EM ALVENARIA – 02 e 03 Quartos – á partir de 43,00m2 – Bairro GRALHA AZUL – “AVERBADAS”, Av. Albatroz, ônibus na frente. Á partir de R$ 80.000,00 Quitadas, ESQUINA p/ R$ 95.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓ-

COMPRO ÁREA de 3 a 4 alqueires de mata para reserva ambiental legal, dentro da micro-bacia do Iguaçu, com documentação em dia. Tratar: Fone: 3627-2037 com Luiz.


CLASSIFICADOS - 15

04 a 10 de março de 2011

MONTADOR DE MÓVEIS- desmontagens e montagens de móveis. Para orçamentos ligar (041) 9969-1102 falar com Wiliams. Rua Laranjeiras 587. Bairro: Eucaliptos- Fazenda Rio Grande. ANTENA PARABÓLICA, marca Century. Valor R$ 280,00. Fone: 9907-5409. DIVISÓRIAS EM EUCATEX novas e usadas, montagem e desmontagem, Tel: 9225-0925 com Eziel. VENDO LOJA de presentes 60 m², completa R$ 11.500,00. Balcão L, 10 m, prateleiras, vitrines 8mm, 9 conjuntos de prateleiras de aço, vitrine com chaves e luz, 2 gôndolas de 2,5 m, prateleira vidro encaixe, aparelho leitor óptico para código de barras e notas, programa financeiro e administrativo, estoque e etiquetas. Fone: 30427078 e 9126-3278.

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA AUX DE ELETRICISTA ( AUTOMOTIVO) AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE MARCENEIRO AUXILIAR DE MECÂNICO AUXILIAR DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO BORRACHEIRO BORRACHEIRO CARPINTEIRO CARPINTEIRO COPEIRO ELETRICISTA ELETRICISTA ELETRICISTA DE INSTALAÇÃO FERRAMENTEIRO JARDINEIRO LAVADOR DE VEÍCULOS LAVADOR DE VEÍCULOS PESADOS MANOBRISTA MECÂNICO – AUTOMOTIVO MECÂNICO GEOMETRISTA MOTORISTA – HABILITAÇÃO C MOTORISTA CARRETEIRO – HAB (E) MOTORISTA HABILIATAÇÃO (B) OPERADOR DE PLAINA PEDREIRO PEDREIRO

1196277 1205419 1201156 1204233 1192308 1203109 1200092 1206251 1206403 1206813 1207402 1198814 1204580 1200601 1200632 1195098 1197576 1203812 1199430 1203909 1192662 1199414 1206319 1207593 1199873 1203787 1204885 1205273 1201358 1206801 1207395 1192343 1199626

MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS

PEDREIRO PEDREIRO PINTOR LATOEIRO PLAINADOR RASTREADOR VIA SATÉLIE SERVENTE DE PEDREIRO SERVENTE DE PEDREIRO SOLDADOR MIG SOLDADOR MIG & ELÉTRICA TORNEIRO MECÂNICO

1200913 1196405 1199441 1206294 1201437 1192359 1199630 1199622 1206824 1207259

MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS MAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA AJUDANTE DE COZINHA AJUDANTE DE COZINHA AJUDANTE DE LAVACAR ATEDENTE DE BALCÃO ATENDENTE DE BALCÃO AUXILIAR DE COZINHA AUXILIAR DE COZINHA AUXILIAR DE COZINHA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO AUXILIAR DE ESTOQUE AUXILIAR DE LIMPEZA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS CAIXA NO COMÉRCIO CAMAREIRA DE HOTEL CAMAREIRA DE HOTEL COSTUREIRA COZINHEIRA COZINHEIRA COZINHEIRA EMPREGADA DOMÉSTICA MANICURE PROMOTORA DE VENDAS RECEPCIONISTA ATENDENTE VENDEDOR INTERNO

1205258 1203179 1204227 1206340 1197160 1205569 1192133 1203538 1197560 1205149 1205210 1199882 1196383 1195474 1192149 1203186 1193587 1203172 1193327 1197599 1204760 1193545 1194203 1206988 1205240

FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM

AÇOUGUEIRO ATENDENTE DE BALCÃO AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO AUXILIAR DE ALMAXORIFADO AUXILIAR DE COZINHA AUXILIAR DE PRODUÇÃO CONFERENTE DE CARGA DESENHISTA TÉCNICO INSTRUTOR DE INFORMÁTICA INSTRUTOR DE INGLÊS LOCUTOR ANUNCIADOR MOTORISTA – HABILITAÇÃO (D) SERVENTE DE LIMPEZA TELEFONISTA VENDEDOR INTERNO VENDEDOR INTERNO VENDEDOR PRACISTA

1205416 1201973 1203093 1205099 1194279 1205137 1197989 1207335 1207105 1207115 1193109 1204042 1204980 1204054 1204785 1196490 1200352

INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF INDF

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

AGÊNCIA SJP Motorista de ônibus urbano Possuir habilitação D, 1° grau completo e curso de capacitação de transporte coletivo. Salário de R$ 1.234,00, transporte e cesta basica. Possuir experiencia com caminhão ou onibus.Interessados comparecer ao sine com carteira de trabalho e o numero da vaga 1168146. Cobrador de transporte coletivo. Possuir 1° grau incompleto, disponibilidade para trabalhar em escala de turno, finais de semana e feriado. Salário de R$ 700,00, transporte e cesta basica. Sem experiência. Interessados comparecer ao sine com carteira de trabalho e o numero da vaga 1168091. Operador de caixa Possuir 1° grau completo, sem experiência, salário de R$ 640,00 reias, mais vale transporte, vale refeição, e alimentação na empresa, para trabalhar no centro de São José dos Pinhais. Interessados comparecer ao sine com carteira de trabalho e o numero da vaga 1174878. Oficial de serviços gerais Possuir 1° grau incompleto, para realizar serviços de limpeza e jardinagem, salário de R$ 548,00 mais R$102,00 de insalubridade, vale alimentação de R$ 255,00 e vale transporte. Interessados comparecer ao sine com carteira de trabalho e o numero da vaga 1186301. Jardineiro Para fazer poda, corte de árvore, tem que saber trabalhar com roçadeira. Segunda a sexta das 08h as 18h. Para trabalhar em São José dos Pinhais. R$ 640,00 Vale Transporte e Vale Alimentação. Interessados comparecer ao Sine com carteira de trabalho e o numero da vaga 1175749.

À Empresa A.F. Montagem de Estruturas Metálicas, sob o nº de CNPJ: 10.739.657/000129, solicita o comparecimento do funcionário João da Conceição Alves Moreira, sob o número de RG: MG12.353.089, que desde 03/ 01/2011 não comparece a empresa; Sendo que a ausencia a mais de trinta dias sem justificativa, acarreta abandono de emprego. Abandono de Emprego Nilson Ribeiro da Silva CTPS: 3474179 série: 001-0 Solicitamos o comparecimento de V.Sa. ao estabelecimento desta Empresa, no prazo de 02 dias, no intuito de justificar suas faltas que vem ocorrendo desde o dia 12/11/2010 até o dia 25/02/2011, sob pena de caracterização de abandono de emprego, ensejando a justa causa do seu contrato de trabalho conforme, dispõe o artigo 485, letra I, da CLT. Madeireira Tupiniquim Ltda. Rua Magnólia, 174 Eucaliptos


16 - SEGURANÇA

04 a 10 de março de 2011

Ricardo Miranda é vítima de assalto em plena luz do dia Em plena luz do dia, como se não bastasse a ação de meliantes durante a noite, principalmente em bairros mais afastados do centro, eles agora resolveram "atacar" durante o dia em ruas centrais e movimentadas, tamanha é a ousadia dos criminosos. O vereador Ricardo Miranda, que reside no Bairro Nações, em Fazenda Rio Grande, foi assaltado na tarde da sexta-feira (25), perto das 17 horas, por um elemento armado de revólver. O parlamentar foi abordado ao descer do carro no entorno do antigo terminal e teve que entregar a chave do veículo. A PM foi solicitada, empreendeu diligências e conseguiu localizar e apreender o elemento, que estava na companhia de duas mulheres. O trio acabou preso e levado para a delegacia de polícia, onde foi autuado. Depois de roubar o carro de Ricardo Miranda, Marcos Jonathan Wolf Prudenciano, 21

Trio é acusado de outros roubos em Fazenda Rio Grande

anos, apanhou duas mulheres que estavam nas imediações da trincheira. Daiane Cardoso de Carvalho, 21, e Jessiele Correia Maia Amaro, 33, que pelo que levantou a polícia, ajudavam o homem em assaltos. "Eu desci do carro e caminhava em direção do Edifício Cordilheira. O rapaz me pediu a chave do carro, mas pensei que era brincadeira e em seguida ele sacou do revólver e exigiu a chave e a entreguei, ainda o vi

apanhar as mulheres perto da trincheira. Chamei a polícia, que iniciou as buscas e em seguida recebi a informação de que as pessoas estavam detidas. Graças a ação rápida da Policia Militar o carro foi recuperado", comentou Miranda. Marcos, Daiane e Jessiele, que inicialmente se apresentou como menor, são acusados de vários roubos em Fazenda Rio Grande e região. O rapaz, antes de roubar o carro de Ri-

cardo, abordou uma empresária que tem escritório nas imediações do terminal. Como não conseguiu o intento, "emprestou" o carro de Ricardo para a fuga. O superintendente Valdir Ferreira ressalta que qualquer pessoa que acredita ter sido vítima de roubo cometido por Marcos, Daiane e Jessiele, que entre em contato com a delegacia para fazer o reconhecimento, pelo telefone 3627-1402. Ainda na sexta-feira (25), a polícia prendeu três elementos, acusados de assaltos a mercados em Fazenda Rio Grande e região. Eles foram presos em uma área de mata na divisa de Fazenda Rio Grande com Araucária. Rubens Alves Ferreira Silva, 27 anos, Giovani Aparecido da Silva, 30, e Alexander André Vissoto, de 21 anos negaram as acusações e falaram que estavam na região pescando, mas a polícia não encontrou nenhum equipamento de pesca com o trio.

Moradores de Mandirituba ameaçam interditar BR-116 Em função do número preocupante de atropelamentos, muitos com vítimas fatais, moradores de Mandirituba planejam interditar a rodovia BR116. A comunidade vem pedindo a concessionária, que administra a rodovia, a instalação de lombadas no trecho urbano. A data do fechamento ainda não foi definida, mas ganhou força depois da morte de Ari Sebastião Borges, 46 anos, atropelado e morto na tarde da sexta-feira (25). Arizinho, como era conhecido tentou transpor a rodovia com sua mobilete, quando colidiu em um caminhão e morreu na hora. Cansada de assistir a acidentes terrivelmente trágicos, sem obter retorno por parte da Autopista Planalto Sul, Joana

Paulo Pereira, o motorista, junto ao corpo de Arizinho

de Castro da Cruz conta porque a rodovia será fechada. "Muitas pessoas já perderam a vida nesta rodovia e se uma lombada não for instalada aqui, mais pessoas vão morrer. Ninguém quer isso, mas diante de

tantas vidas perdidas não resta alternativa a não ser fechar a BR para que não morra mais gente", diz Joana, que era comadre de Arizinho. Ari pilotava uma mobilete e quando tentou transpor a ro-

dovia, bateu lateralmente no caminhão MB, placa AQC9496, dirigido por Paulo Pereira. "Passo todos os dias neste local e ouvi um barulho e ao olhar no retrovisor, vi o homem caído no asfalto. Parei o caminhão e fui ao local e vi o motoqueiro sem vida. É uma coisa terrível, mas não tive culpa. Com certeza uma lombada tem que ser instalada no local", sugeriu Paulo, que mora em Rio Negro. A Semana enviou e-mail para a Assessoria de Comunicação da Autopista Planalto Sul, pedindo informações sobre a instalação de uma lombada física ou eletrônica no local do acidente, mas até o fechamento desta edição ninguém da mencionada Assessoria tinha retornado.

Em dois meses, FRG registra 13 homicídios Fazenda Rio Grande registrou mais uma morte por assassinato e soma 13 homicídios em apenas dois meses, o que dá uma média de 6,5 mortes por mês. Sérgio Pereira, 28 anos, o Macarrão foi morto a pauladas. Ela morava com a família no Bairro Eucaliptos. Macarrão levava uma vida conturbada e segundo a família já esteve preso por rou-

bo. Era viciado em drogas e roubava constantemente para sustentar o vicio. A polícia conseguiu poucas informações, mas trabalha com a hipótese de vingança, pois acredita que o rapaz devia a traficantes. Sérgio foi encontrado morto em um carreador ao final da Rua Butiá, no Bairro Eucaliptos. Pelo que foi levantado, perto das 21 horas da quinta-feira (24), o rapaz passava pelo caminho, quan-

Local onde Macarrão foi morto a pauladas

do foi atacado por uma ou mais pessoas. Os golpes atingiram

a cabeça de Macarrão, que morreu na hora.

IML vai pedir exumações para tentar localizar corpo desaparecido Corpo de Nilton desapareceu do IML

O Instituto Médico-Legal (IML) reconheceu que o corpo de um homem de 27 anos pode ter sido sepultado por engano como "não identificado". Para tentar localizar o cadáver, o órgão vai solicitar à Justiça que autorize a exumação dos cadáveres sem identificação ou não reclamados por familiares e que foram enterrados como indigentes a partir de 19 de janeiro. O sumiço do corpo do fazendense Nilton Lopes Santana foi constatado no dia 25 último, 36 dias depois de ter dado entrada no instituto. Segundo o diretor-geral do IML, coronel Almir Porcides Júnior, os indigentes terão que ser desenterrados para a coleta de material, que será submetido a exames de DNA, a fim de tentar encontrar o corpo de Santana. "Será trabalhoso, mas é algo que precisa ser feito, porque, ao que tudo indica, houve uma falha", disse. Funcionários do IML preparavam um levantamento para apontar quantos corpos sem identificação ou não reclamados foram sepultados desde a data em que o cadáver de Santana foi encaminhado ao órgão. O IML informou que vai abrir um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades e eventuais falhas no caso. Porcides Júnior ressaltou que funcionários do órgão continuam a varredura na tentativa de localizar o corpo desaparecido. "Mas se o cadáver realmente foi enterrado por engano, os funcionários que cometeram o erro vão ter que responder", disse. A punição vai desde a simples suspensão à exoneração, segundo o diretor. Porcides Júnior apontou que a estrutura física do chamado "setor de putrefeitos" (corpos que dão entrada já em estado de decomposição) está defasada. De acordo com o diretor, há apenas uma câmara fria, com capacidade para conservar até 30 cadáveres. Entretanto, há mais de 50 na seção. "Como alternativa, instalamos geladeiras para os demais corpos. Mas é como enxugar gelo: a gente consegue enterrar 15, entram 40", explicou. O corpo de Nilton Lopes Santana deu entrada no IML no dia 19 de janeiro, quando foi encontrado já em estado de putrefação em um milharal, na localidade do Passo Amarelo. Segundo a família, Santana havia sido assassinado a facadas três dias antes. A mãe Neuza Fátima Santana afirma ter reconhecido o corpo do filho a partir da roupa, tatuagem e cabelo, mas, mesmo assim, não conseguiu a liberação para o sepultamento. Trinta e cinco dias depois, o juiz Pedro Sanson Corat, da Vara de Inquéritos Policiais, autorizou o IML a liberar o cadáver para que a família procedesse com o enterro. Entretanto, o corpo não foi localizado por funcionários do órgão. "Eu nem sei o que dizer. O que eu sei é que o corpo do meu filho deu entrada aí [no IML]", disse Neuza.

Atentado na madrugada em Mandirituba A polícia de Fazenda Rio Grande aguarda laudo da polícia técnica para descobrir quem efetuou três disparos contra o prédio do Legislativo de Mandirituba. Funcionários, ao chegarem na manhã desta quinta-feira (3) para trabalhar, encontraram pelo menos três projéteis, possivelmente de arma calibre 38. A assessoria do legislativo mandiritubense disse que a Mesa Diretora espera o resultado da perícia para se manifestar, mas acredita que os tiros foram uma forma de intimidar alguns vereadores que votaram a favor da manutenção do veto do prefeito Antonio Maciel Machado, que amparado em lei, não aceitou a realização de plebiscito para decidir a vinda ou não do aterro sanitário para Mandirituba. Na votação ocorrida na terçafeira, a sessão na Câmara foi tensa e alguns moradores intimidaram os vereadores que teriam votado a favor do veto. O laudo da perícia deve sair em 15 dias. "Foi uma intimidação política", opinou um assessor da presidência.


04 a 10 de marรงo de 2011

GERAL - 17


18 - DIVERSÃO

04 a 10 de março de 2011

HORÓSCOPO

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Áries No campo profissional, manter contato com chefes e líderes será uma boa pedida. Tente fazer mais do que foi solicitado e só terá a ganhar. Tudo de bom no campo afetivo. Um clima de companheirismo vai invadir seu relacionamento. Touro Concentre seus esforços e sua criatividade em seu trabalho e poderá obter sucesso. Os astros enviam boas vibrações para quem tem um relacionamento. Se está só, com seu poder de sedução vai conquistar quem deseja. Gêmeos Bom momento para a carreira. Solucionar problemas só dependerá de seu empenho. Romance protegido. Quanto maior o envolvimento, melhor o clima. Se ainda não tem um par, aproveite os amigos e vá para as baladas! Câncer O trabalho em equipe está favorecido nesta semana. Sua vida social estará mais agitada e seu carisma estará em destaque. A dois, a sintonia com o par estará em alta. Na paquera, passeios podem estimular sua vida sentimental. Leão No trabalho, ouvir o conselho de pessoas mais experientes e refletir antes de tomar decisões vai ser muito importante para a conquista da sua autonomia. No romance, se tem problemas, aproveite para pensar se vale a pena continuar. Virgem No setor profissional, suas conquistar serão proporcionais aos seus esforços. Trabalho em equipe está favorecido. No amor, vai sentir mais necessidade de segurança. Se está solteiro(a), poderá se interessar por alguém do seu convívio. Libra Fazer e se dedicar ao que gosta pode ser garantia de sucesso no setor profissional. No relacionamento afetivo, aproveite para curtir a companhia de sua alma gêmea. Está só? A paquera pode virar um romance, invista! Escorpião O período não é dos mais favoráveis no trabalho. Pense mais antes de tomar decisões. No amor, a troca de carinhos com o par vai realçar o astral do romance. O período é bom para conhecer pessoas e lugares. Sagitário Quem trabalha em casa ou por conta própria vai ter a ajuda dos astros para ganhar uma grana extra. Terá paciência para lidar com amigos e familiares. No amor, saia da rotina e tente conversar mais com sua cara-metade. Capricórnio Estará com um grande poder de comunicação, podendo assumir novas atividades profissionais com tranquilidade. Tudo de bom no relacionamento familiar, só não deixe que seus parentes interfiram no seu romance. Aquário No emprego, é tempo de tomar decisões. Use a sua criatividade para ganhar um dinheirinho extra esta semana. Tudo de bom na paixão. Estará esbanjando charme e poder de encantamento. Se está só, aproveite o período para conquistar! Peixes Expor seus projetos será ótimo para seu progresso profissional. No setor afetivo, grande cumplicidade com a pessoa amada, só tenha cuidado com seu egoísmo. Sair e curtir os amigos será ótimo para quem está só.

Zé Ramalho desembarca em Curitiba Com uma bagagem de mais de três décadas no cenário da música brasileira, o cantor Zé Ramalho desembarca mais uma vez em Curitiba, no dia 19 de março, sábado, para o show da Tour 2011, no Curitiba Master Hall ((Rua Itajubá, 143). Assinado pela Multi Eventos, o evento que promete esquentar o ritmo do público curitibano tem início a partir das 23h30. Para a apresentação na capital paranaense, o artista preparou um repertório com canções que fizeram históri-

as nos palcos, como Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos. Para completar a noite do show, o paraibano traz ainda as releituras de Bob Dylan, gravadas por ele, como Batendo na Porta do Céu e Tá Tudo Mudando. O cantor que arrasta multidões de fãs por onde passa, derrubando fronteiras e conquistando seu público de norte a sul do país, tem como umas das características mais fortes na carreira, a mistura de estilos

musicais. Com interpretações de Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros, o

paraibano é comparado por muitos aos ícones da música mundial, especialmente Bob Dylan e, não por acaso, pois

seu último disco conta com o encontro entre esses dois poetas, “Zé Ramalho canta Bob Dylan” indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria de melhor disco de rock. A parceria com os amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, rendeu ao cantor um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, “O Grande Encontro”, que arrastou multidões aos shows em todo o país, no qual concedeu o lançamento de um disco ao vivo, vendendo mais de 500.000 cópias.

veillon do Club Alma, em Bogotá. Com tamanho currículo e talento, Angel revela-se uma DJ multimídia, não apenas com técnica e versatilidade, mas profundo conhecimento musical. Entre os projetos atuais, Angel desenvolve um do-

cumentário sobre a produção de música eletrônica que será lançado no inicio do próximo ano juntamente com a conclusão de seu mestrado, além de se preparar para partir em duas turnês internacionais: Europa e Américas.

Dj Angel comanda festa house Consagrada nacionalmente pelas suas apresentações na pista do Big Brother Brasil, DJ Angel combina maestria e técnica nas pick-ups, versatilidade na escolha do repertório e uma conduta exemplar, aprimoradas em dez anos de carreira. A curitibana é uma das atrações da festa House Sessions, que acontece nesta sexta, dia 04 de março, véspera de carnaval, no Yankee American Bar (R: Bispo Dom José, 2160), a partir das 22 horas.

Completam o line-up Gio Vicent & Bia, Cass e Jhonny Linhares. Nos sets serão destilados a house music e suas vertentes. As entradas custam R$15,00 (feminino) e R$30,00 (masculino). Entre os projetos recentes, Angel concluiu seu mestrado sobre música eletrônica e já ingressou no doutorado, preparando-se para partir em duas turnês internacionais: Europa e América do Norte e Sul. Se não bastassem todos os estudos e

gigs nas principais festas, a DJ prepara-se para partir em duas turnês internacionais: Europa e América do Norte e Sul. Pioneira da cena eletrônica do sul do Brasil, DJ Angel tem formação e experiência profissional pra lá de exemplar. A DJ decidiu investir cedo na carreira e hoje tem em sua bagagem consagradas apresentações nos melhores clubs e festas de todo Brasil e alguns países da América Latina, como o Ré-

CINEMA Bruna Surfistinha Cinesystem Cidade 3: 14h10, 16h50, 19h20 e 21h50 Curitiba 5: 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40 Estação 1: 14h, 16h20, 18h40 e 21h Cinemark Barigüi 1: 12h50, 15h20, 18h10 e 20h40 Cinemark Müeller 8: 13h30, 16h, 18h30 e 21h CinePlus Jardim das Américas 4: 14h40, 17h, 19h15 e 21h25 Cinesystem Total 4: 14h10, 16h50, 19h20 e 21h50 Palladium 3: 12h20, 14h40, 17h, 19h20 e 21h40 Cinemark São José 3: 13h30, 16h, 18h30 e 21h Justin Bieber: Never Say Never Cinesystem Cidade 5: 3D 14h e 19h (dub) Água Verde 1: 3D14h30 e 16h40 (dub) Curitiba 6: 3D 13h10, 15h20 e 17h30 (dub) Estação 5: 3D 12h, 14h20, 16h40, 19h, 21h20 e 23h40 Cinemark Barigüi 6: 13h, 15h30, 18h e 20h30 (dub) Cinemark Müeller 5: 3D 13h, 15h30, 18h e 20h30 (dub) CinePlus Jardim das Américas 1: 3D 13h30, 16h, 18h30 e 20h30 (dub) Cinesystem Total 2: 3D 14h e 19h.(dub) Palladium 5: 3D 12h, 14h, 16h40, 19h e 21h20 (dub) Cinemark São José 4: 12h50, 15h30, 18h10 e 20h40 (dub) Cinemark São José 5: 3D 14h10 e 19h30 (dub) 127 Horas Curitiba 3: 16h30 e 19h Estação 4: 17h30, 19h40 e 21h50 Cinemark Müeller 7: 13h35, 15h50, 18h20 e 20h50 A Rede Social Cinesystem Total 5: 17h, 19h30 e 22h Além da Vida CinePlus Jardim das Américas 3: 21h05 Cineplex Batel 3: 16h10 e 20h40 As Viagens de Gulliver Estação 4: 13h30 e 15h30 (dub) CinePlus Xaxim 3: 18h30 (dub) Cineplex Batel 1: 13h50 e 15h40 Desconhecido Curitiba 1: 14h30, 17h, 19h30 e 21h5014h30, 17h, 19h30 e 21h50 Estação 10: 13h40, 16h05, 18h30, 20h55 e 23h20 Cinemark Barigüi 7: 13h45, 16h15, 18h55 e 21h30 Palladium 1: 13h20, 15h45, 18h20, 20h50 e 23h15

De Pernas Pro Ar Palladium 8: 15h40 e 20h Cinemark São José 2: 19h20 e 21h40 Enrolados Estação 3: 12h30, 14h40 e 16h50 (dub) Cinemark Barigüi 5: 3D 11h20 (dub) somente no sab. e dom. CinePlus Jardim das Américas 2: 3D 14h30 (dub) CinePlus Xaxim 2: 14h30 (dub) CinePlus Xaxim 3: 20h30 (dub) Cineplex Batel 5: 14h (dub) O Discurso do Rei Estação 9: 14h10 Cinemark Barigüi 4: 15h40, 18h15 e 20h50 Cinemark Müeller 1: 12h40, 18h45 e 21h20 Palladium 6: 13h Cinemark São José 1: 14h20 O Ritual Cinesystem Cidade 4: 17h10, 19h30 e 22h Curitiba 3: 14h e 21h20 Estação 2: 13h, 15h25, 17h55, 20h20 e 22h45 Cinemark Barigüi 2: 13h10, 16h10, 18h40 e 21h10 Cinemark Müeller 6: 17h10, 19h40 e 22h20 Palladium 2: 15h20, 17h45, 20h10 e 22h35 O Turista Cinemark Barigüi 8: 15h Cinemark Müeller 2: 17h15, 19h35 e 22h Cineplex Batel 5: 16h20, 18h45 e 20h35 Cinemark São José 2: 19h20 e 21h35 Cineplus Campo Largo 1: 19h10 e 21h10 Zé Colmeia - O Filme Cinesystem Cidade 4: 15h (dub) Água Verde 2: 14h, 15h40 e 17h20 (dub) Estação 6: 3D 12h10, 16h30 e 20h50 (dub) Cinemark Müeller 2: 15h (dub) CinePlus Jardim das Américas 3: 13h30, 15h30 e 17h20 (dub) Cinesystem Total 5: 15h (dub) CinePlus Xaxim 3: 14h40 e 16h30 (dub) Cineplex Batel 4: 14h05 e 16h (dub) Palladium 4: 3D 12h, 16h20 e 20h40 (dub) Cinemark São José 2: 13h, 15h e 17h10 (dub)


SOCIAL - 19

04 a 10 de março de 2011

"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar."

Imóvel Magazine Foto: Eneas Gómez

Na última terça-feira (1) aconteceu o lançamento da primeira edição de 2011 da Revista Imóvel Magazine no plantão de vendas do Le Jardin, lançamento imobiliário da Cyrela, que está na capa da publicação. Na foto, a supervisora de marketing da Rossi, Barbara Bongiolo, a diretora comercial da Imax, Irene Ferreira e o diretor da Imóvel Magazine, Carlos Eduardo Canto.

ANIVERSÁRIOS DA SEMANA

Thaís (ao centro) comemorou seus 15 anos no último sábado. Recebe o abraço e o carinho dos empresários da Ivan Autopeças, mãe Iolanda e pai Iva e do irmão Thiago. Felicidades!

Glamour e romantismo

A Lafort apresentou suas apostas para o inverno, traduzidas em uma coleção que destaca o glamour e o romantismo do new look. Ícone de feminilidade. A coleção batizada Théatre de La Mode propõe um retorno à feminilidade, depois das privações da Segunda Guerra, com um estilo bem lady like que valoriza o corpo das mulheres. Na foto, as gerentes Rosa e Lea Leal, a empresária Irit Czerny e a jornalista Nereide Michel.

Agora é a vez da pequena Julia e da mamãe Thaine felicitarem o papai Fábio, que na última sexta-feira comemorou mais um aniversário. O jornal A SEMANA também abraça o amigo. Sucesso!

Mara Belly reuniu amigos no mais requintado ponto de encontro de Fazenda Rio Grande, Caffe Saint Germain, para comemorar o seu niver, todos saíram muito satisfeitos com o atendimento da casa.


20 - POLÍTICA

04 a 10 de março de 2011

"Secretários-deputados" mantêm funcionários na Assembleia O secretário chefe da Casa Civil, Durval Amaral e o do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli que se licenciaram como deputados para compor o governo estadual no início do ano, mantém em seus gabinetes na Assembleia Legislativa uma estrutura funcional.

Segundo reportagem da Gazeta do Povo e o Portal da Transparência, Amaral apesar de ser substituído por Duílio Genari mantém na Casa sete funcionários, enquanto Romanelli, 14. "A opção de manter a estrutura parlamentar está amparada em lei. A

manutenção de uma estrutura mínima na Assembleia é necessária para o prosseguimento do trabalho parlamentar, atendendo às demandas da sociedade e dos municípios [que represento]", traz parte da nota do deputado licenciado Durval Amaral(DEM).

Uma lei aprovada no ano passado permite que deputados licenciados para assumir uma secretaria optem em continuar recebendo o salário de parlamentar (junto com todas as outras vantagens) ou seu salário no Executivo.

Aprovação de requerimento mostra racha entre vereadores da situação em Fazenda Rio Grande A discussão de um requerimento de autoria do vereador Caio Szadkoski (PMDB) na reunião da última quarta-feira (2), mostrou um racha entre os vereadores da base aliada do prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos. Dos cinco, três foram contrários ao documento e dois favoráveis. O trio que votou contrário, disse que Caio procura fazer politicagem, pois no mesmo momento em que pede informações sobre investimentos da ordem de R$ 315 mil em realizações de pesquisas, julga o prefeito como culpado e sugere ação civil de improbidade administrativa. O requerimento ganhou intensos debates. Caio, ao justificar o pedido, disse achar estranho os

Sessão da última quarta-feira foi quente

valores gastos em pesquisas. Segundo ele, ao todo, foram relacionadas 17 pesquisas e divulgação publicitária, com valores que variam de 300 reais a R$200.833,50. Esse valor foi gasto para pesquisa de coleta e dados pela Secretaria de Administração para uso da Se-

cretaria de Planejamento. Outros empenhos do montante foram gastos com pesquisas pelas diversas secretarias municipais. "Somos fiscais e temos o dever de cobrar explicações de parte do prefeito, pois gastar mais de R$ 315 mil em pesquisas nos faz acredi-

tar que estão de brincadeira e não podemos aceitar uma coisas dessas", disse Caio. Em sua opinião, o povo fazendense tem o direito de conhecer os atos praticados pela administração pública, passo a passo. "É simples, basta nos passar a finalidade de todas as pesquisas, pois alguém precisa explicar esse investimento alto", finaliza o vereador oposicionista. Os três vereadores da base aliada que votaram contra, afirmam que são favoráveis ao requerimento, mas em função da justificativa estar condenando os atos do prefeito, decidiram votar contra. Apesar de várias manifestações, o requerimento foi aprovado por sete votos contra três.

A SEMANA NA POLÍTICA Rossoni atropela Nelson Justus e revoga nomeações na CCJ A nomeação de cargos comissionados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) provocou a primeira trombada desta legislatura entre o novo presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), e o anterior, Nelson Justus (DEM).Rossoni revogou o ato de nomeação de todos os doze ocupantes de cargos contratados por Justus, ao assumir a presidência da CCJ. Transparência total vai ficar para depois do Carnaval Alegando problemas técnicos, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) adiou para depois do carnaval o lançamento do Portal da Transparência com todas as informações que prometeu disponibilizar online para os cidadão paranaenses. Até lá, a atualização diária das informações contidas no Portal será realizada, em caráter provisório, no próprio site da Assembleia no link "Relatórios e Publicações". Governo Dilma começa a colocar o PDT na "geladeira" O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, disse ao deixar a reunião entre a presidente Dilma Rousseff e líderes aliados, que a decisão de não convidar o PDT para o encontro no Palácio do Planalto foi do governo."Nós estamos num regime presidencialista. Essa decisão é do governo. Num regime presidencialista a decisão é sempre do presidente", resumiu Vaccarezza. Bolsa Família maior tira da miséria menos de 10% O reajuste acima da inflação dos benefícios do Bolsa Família, vai tirar da miséria cerca de 500 mil famílias cadastradas no programa de transferência de renda. Isso representa menos de 10% das famílias incluídas no programa e que ainda não superaram a pobreza extrema porque os pagamentos não são suficientes para que elas ultrapassem o limite de renda de R$ 70 mensais por pessoa da família, o que caracteriza a miséria no Bolsa Família. Gastos de R$ 33,9 bi deixados por Lula podem ser cancelados A ministra Miriam Belchior (Planejamento) já orientou seus colegas de Esplanada a selecionar despesas contratadas pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que não serão honradas pela sucessora Dilma Rousseff. Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo indica que o cancelamento de contra-

tos pode alcançar R$ 33,9 bilhões, valor equivalente ao custo estimado do polêmico trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro. PMDB fiscalizará fundos de pensão, feudo do PT O PMDB começou a se vingar das rasteiras que tem levado do PT, tanto na montagem dos ministérios quanto na do segundo escalão. O partido conseguiu o comando da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para José Maria Rabelo, funcionário do Banco do Brasil e homem de confiança do ministro da Previdência, o peemedebista Garibaldi Alves. Aécio vai propor 'distritão misto' nas eleições O senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu no tucanato a coordenação das propostas de reforma política e já defende a adoção de um sistema de votação já chamado de "distritão misto".Nomeado como responsável pela coleta e organização das propostas do PSDB, Aécio cita como exemplo o caso da bancada de São Paulo, formada por 70 deputados. Pelo sistema sugerido, as primeiras 40 vagas seriam destinadas aos mais votados, independentemente de coeficiente eleitoral ou de voto de legenda. As 30 restantes seriam preenchidas por listas apresentadas previamente pelos partidos. Hélio Costa e Anastasia ainda brigam em Minas Gerais. Nos tribunais Quatro meses após as eleições, os principais adversários na disputa ao governo de Minas Gerais, o governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB) e o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), mantêm uma batalha jurídica iniciada antes mesmo da campanha eleitoral. Para Sarney, opinião pública vai ajudar na aprovação da reforma política A pressão da opinião pública fará com que a Reforma Política seja aprovada de forma rápida, disse o presidente José Sarney ao chegar ao Senado à Casa.Para o senador, a diferença de prazos das duas comissões do Congresso para promover mudanças na política nacional - 45 dias no Senado e 180 na Câmara - não comprometerá a aprovação de um projeto sobre o tema. Salário mínimo do RJ será de R$ 594, diz Cabral O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que o salário mínimo do Estado vai acompanhar o reajuste determinado pelo governo federal para o salário mínimo nacional. Com isso, o valor irá subir para R$ 594, cifra próxima aos R$ 600 estabelecidos por São Paulo.

ECONOMIA Por César Graça Professor da FALEC e Engenheiro Mecânico (ITA)

A Escolha da Dilma Num filme dos anos 80, A Escolha de Sofia, uma mãe polonesa presa num campo de concentração, durante a 2ª Guerra, é forçada, por um soldado nazista, a escolher um de seus filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos. No filme, Sofia é representada por Meryl Streep, que transfere todo o peso de uma decisão difícil para nós. A presidenta Dilma se encontra num momento de uma difícil decisão. Herdou do presidente Lula uma situação econômica descontrolada. Apesar do crescimento da economia no ano passado ter sido boa, acima de 7,5%, a conta não foi paga. O governo anterior gastou muito mais que deveria, ganhou a eleição, mas deixou uma herança difícil de administrar. A inflação está crescendo, com muitas possibilidades de passar da barreira superior da meta, ou seja, 6,5% ao ano. A infraestrutura está numa situação de pré-colapso. Apagões nas redes de energia; estradas, portos e aeroportos estrangulados. Serviços públicos de educação, saúde e segurança precários. Para conter a inflação, o governo lançou mão da sua ferramenta favorita, o aumento da taxa Selic. O que aumenta ainda mais as despesas do governo. Em 2011 os juros da dívida interna vão alcançar 250 bilhões de reais. A primeira reação foi jogar uma cortina de fumaça, para esconder a situação difícil. Foi anunciado um corte de 50 bilhões de reais no gasto público, foi um corte no vento. Foram cortados os aumentos de despesas que o Congresso inflou no orçamento e alguns investimentos. Na realidade o orçamento de 2011 continua maior do que o de 2010. Com a primeira brisa a fumaça se desfaz. A estratégia da avestruz de enfiar a cabeça no buraco para se esconder não funcionou. A presidenta está numa encruzilhada. Ela pode continuar fingindo que está cortando despesas, como fez até agora, continuar alimentando o Estado com mais recursos e construindo uma crise econômica, que elevará a inflação e a dívida interna. Os seus últimos dias no governo serão muito difíceis. Por incrível que pareça essa alternativa é a mais popular entre os nossos presidentes. O atual presidente do Senado, José Sarney, quando era presidente apelou para essa alternativa. O mesmo aconteceu com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Sem esquecer o presidente Lula, que governou os últimos anos só pensando em eleger a sua candidata presidenta. A segunda alternativa da presidenta Dilma é cortar as despesas operacionais do Estado Brasileiro. Reduzir o seu gigantismo e prepará-lo para ser mais eficiente. A dificuldade dessa alternativa é afrontar os privilégios dos funcionários públicos e da sua base de apoio. A dependência dos cargos públicos para a sua sustentação política é muito grande. Afrontar essa base é um risco muito grande. Essa é a escolha de Sofia da nossa presidenta. Pensar no Brasil ou na sua base política de sustentação. A tradição política mostra que os presidentes brasileiros colocam a sua base de sustentação política acima dos interesses do país. Essa é a causa das nossas crises econômicas. O setor público sofre de uma obesidade mórbida. Está muito acima do seu peso, e acredita que a solução é aumentar ainda mais a sua despesa. A solução está no sentido contrário. Reduzir o seu tamanho, para aumentar a sua eficiência. Para que isso ocorra é necessário um cirurgião com mãos firmes e decididas. Reduzir o gasto do setor público é o primeiro passo. O segundo melhorar a sua eficiência. Para que isso ocorra é necessário afrontar os privilégios dos funcionários públicos e dos políticos. Será que a presidenta Dilma vai escolher as necessidades do país, ou vai se render, como fizeram tantos outros presidentes, aos interesses da sua base de apoio?


BRASIL - 21

04 a 10 de março de 2011

Dilma Roussef: uma mulher brasileira A eleição da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi destacada como importante marco na luta das mulheres pela igualdade de gênero, na sessão solene realizada da última terça-feira (1º), no Senado, para marcar o Dia Internacional da Mulher. A comemoração foi antecipada em virtude da data - 8 de Março coincidir com o feriado do Carnaval. Dilma que na posse se emocionou por ter entrado na história do País, considerou que sua eleição foi mais uma

"ousadia" da sociedade brasileira. "A vontade de mudança

de nosso povo levou um operário à Presidência do Brasil.

Seu esforço, sua dedicação já estão gravadas no coração de cada brasileiro. A força dessas transformações permitiu que vocês, o povo brasileiro, tivessem uma nova ousadia, colocar pela primeira vez uma mulher na Presidência do Brasil", disse. Ela destacou que não se trata de uma conquista pessoal, mas coletiva. "Minha eleição vai além da minha pessoa. A valorização da mulher melhora nossa sociedade e valoriza a democracia", afirmou durante o discurso de posse.

Piloto de avião que caiu em Curitiba é enterrado em Campina Grande do Sul O corpo do piloto Victor Ascânio Caldonazo, 65 anos, foi cremado na manhã da última quinta-feira, em Campina Grande do Sul, na RMC. Victor conduzia o monomotor A36 Bonanza que caiu sobre uma residência localizada ao lado do aeroporto Bacacheri, em Curitiba. O acidente ocorreu por volta das

9h40 da manhã da última sexta e ganhou repercussão nacional. As quatro pessoas que estavam na casa, onde também funcionava um escritório, conseguiram sair sem ferimentos. Caldonazzo era um piloto experiente e chegou a ser dono de uma escola de aviação. A Aeronáutica está investigando o acidente.

Receita já recebeu mais de 400 mil declarações do Imposto de Renda Brasília(ABr) - O número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física enviadas à Receita passou de 400 mil. Segundo o balanço mais recente do órgão, divulgado na última quinta-feira (3), 417 mil formulários haviam sido entre-

gues até as 17h. O prazo vai até o dia 29 de abril e o programa gerador da declaração está disponível na internet. Este ano não poderá mais ser usado o formulário de papel. A Receita Federal estima

receber 24 milhões de declarações, praticamente o mesmo volume de 2010 e 2009. De acordo com o Fisco, o número de contribuintes não cresceu por causa de mudanças que desobrigaram a entrega do documento em de-

terminadas situações. Este ano, a Receita desonerou os contribuintes com patrimônio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil e acabou com a obrigatoriedade para quem preenchia o formulário apenas por ter sido sócio de empresa.

Ministra do Planejamento mostra otimismo com expansão do PIB Brasília(ABr) - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto), ficou muito otimista com a expansão de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 comparada à de 2009. O resultado foi anunciado hoje (3). "Nós estamos superanimados com esse resultado, é um número bom para o país e bom para as pessoas", afirmou Miriam. Segundo a ministra, o crescimento econômico do país tem ocorrido de forma ordenada. "Este é o desenho de um país que cresce de maneira equilibrada. Existe crescimen-

to de renda, aumento do consumo das famílias, aumento dos programas de crédito e da inclusão social. Este é o país que a gente está construindo." Além disso, para Miriam, o resultado positivo não traz à

tona o superaquecimento da economia. "Acredito que o próprio resultado do quarto trimestre (2010) aponta um crescimento um pouco menor. Trabalhamos com estimativa entre 4,5% e 5%. Isso indica que a economia não está superaquecida. É importante para o país estabilizar a economia", avaliou. O crescimento do quarto trimestre foi de 0,7% do PIB ante o trimestre anterior. Sobre o reajuste de 4,5% na tabela de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011, a ministra do Planejamento não

quis entrar em detalhes. Em entrevista coletiva, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou o percentual e afirmou que o aumento vai gerar renúncia fiscal de R$ 1,6 bilhão. De acordo com Mantega, a compensação deve ocorrer com ajuste de outro tributo ou anúncio de novo corte. "Estamos discutindo o assunto internamente e analisando qual a melhor maneira de aplicar isso. O anúncio deve ser feito proximamente, mas prefiro não antecipar a data", esquivou-se a ministra Miriam Belchior.

A A SEMANA SEMANA NO NO BRASIL BRASIL TRF suspende decisão que dispensava exames da OAB O desembargador Olindo Menezes, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, suspendeu as sentenças do juiz federal Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, que dispensou a necessidade de realização de exames na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da profissão. Brasil faz levantamento sobre consumo de crack O Brasil está desenvolvendo o maior estudo sobre consumo de crack do mundo. De acordo com a diretora da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, o objetivo é ter dados estatísticos reais do consumo de crack no país, das grandes cidades à zona rural. A pesquisa está sendo feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a universidade americana de Princeton e os primeiros resultados serão divulgados em abril. Preso motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre O bancário Ricardo Neis, acusado de ter atropelado e ferido pelo menos 12 ciclistas em Porto Alegre, foi preso nos últimos dias. De acordo com a Polícia Civil, o bancário foi preso no Hospital Parque Belém, clínica psiquiátrica em que foi internado. A Justiça do Rio Grande do Sul decretou a prisão preventiva de Neis. A decisão foi tomada pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, a pedido da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. Falso médico produzia remédio para emagrecer em SP O atendente de farmácia Cléber Vitor Goes, de 33 anos, foi preso em Carapicuíba (SP), acusado de produzir e vender medicamentos para emagrecer. Ele utilizava e-mails e assinava como médico para oferecer os produtos.As investigações da 4ª Delegacia de Repressão a Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos (DIG) descobriram um esquema de produção e de venda de fórmulas para emagrecer administrada pelo atendente de farmácia, que se intitulava como médico Takeo Kitano. Só 49% das mulheres usam camisinha em nova relação Uma pesquisa divulgada pelo Ibope sobre os hábitos de saúde e consumo das mulheres mostra que apenas 49% usam preservativos em todo novo relacionamento. Entre os homens, esse índice é de 55%.O estudo foi realizado entre agosto de 2009 e julho de 2010, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Foram ouvidas 18.884 pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, e com idade acima de 18 anos. Ministério da Educação fará prova para seleção de professores O Ministério da Educação (MEC) começa a preparar sua entrada em uma área até agora intocada pelo governo federal: a seleção de professores para as redes estaduais e municipais. O MEC põe na rua a matriz de competências conjunto de temas que deve nortear a formação pedagógica dos docentes - para a formulação de uma prova nacional de acesso que poderá ser usada por Estados e municípios para selecionar professores. Frota de SP chegará neste mês a 7 milhões de veículos A frota paulistana vai atingir neste mês a impressionante marca de sete milhões de veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que recebe informações da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), janeiro já fechou com 6.973.958 de carros, motos, caminhões e ônibus. Os números de fevereiro ainda serão divulgados, mas, seguindo a evolução mensal dos emplacamentos, o último milhão está prestes a ser alcançado.


22 - MUNDO

04 a 10 de março de 2011

No meio do caminho, tinha uma pedra - ou um carro

SEU DIREITO Daniele Silvia de Oliveira - Advogada, especialista em Direito pela FEMPAR

Empreiteiros ignoram presença de carro ao asfaltar estacionamento Empreiteiros foram designados para asfaltar o chão de um estacionamento em uma zona metropolitana de Manchester, Inglaterra. Placas recomendavam que pessoas não estacionarem ali até as 8h da manhã do dia 14 de fevereiro. Porém, os trabalhadores só chegaram para realizar seu serviço dois

dias depois. Glynn Normoyle parou seu Ford Focus no estacionamento e foi até uma agência dos correios próxima.

Fotógrafo flagra cobra comendo a perereca Ele parou tudo que estava fazendo quando viu a cena e correu para pegar sua câmera Um cobra comendo a perereca. Um dos flagras mais legais dos últimos tempos. É o que o guia turístico e fotógrafo Luis Fernando Espin conseguiu capturar ao passar pela parte equatoriana da floresta amazônica. - Eu estava pronto para comer quando vi a cobra. Eu percebi que a cobra estava pegando a perereca. Eu corri para pegar minha câmera e tirei várias fotos. (R7)

Quando voltou, o cara se surpreendeu ao ver que estavam pavimentando o chão ao redor de seu carro. - Quando percebi que estavam asfaltando em volta do meu carro, não pude acreditar. Os trabalhadores até ficaram certo tempo ao telefone tentando achar o dono do carro, mas não deu certo. Então deci-

diram fazer o serviço mesmo sem remover o automóvel. Pessoas que presenciaram a cena pensaram ser algum tipo de pegadinha de televisão. Um porta-voz da prefeitura disse que a parte não asfaltada será preenchida assim que possível. (Nossa, ainda bem!) (R7)

Papelão: James Bond é confundido com bandido Um instrutor de direção estava passando na frente de um apartamento na cidade de Augsburg, na Alemanha, quando viu o que parecia ser um homem na janela com uma arma na mão. Ele alertou a polícia e oficiais armados foram mandados para pegar o homem com “licença para matar”. Só que, quando os policiais chegaram ao local, descobriram que se tratava de um pedaço de papelão cortado no formato de Pierce Brosnan, ator que já interpretou o agente secreto James Bond.

A figura em tamanho real tinha sido usada para promover uma oferta especial de filmes da série 007. Não que a intenção do instrutor tenha sido ruim, mas ele poderia ter disfarçado dizendo que Sean Connery é o melhor James Bond que já existiu. Qualquer coisa para tentar diminuir a vergonha que ele passou. (R7)

Fuja da ressaca do Carnaval fotos: R&

Lei Maria da Penha No próximo dia 8 de março comemoraremos o dia das mulheres. Por isso, nesta semana falaremos acerca de uma lei criada e promulgada com o intuito de proteger e guardar a nós mulheres: a Lei Maria da Penha. Criada em 2006, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) foi assim batizada com o fim de homenagear Maria da Penha Fernandes, vítima de duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido - na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado. A lei alterou o Código Penal possibilitando que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, não podendo mais serem punidos com penas alternativas. A legislação também aumentou o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. A Lei de Execuções Penais também foi alterada, passando a permitir que juízes obriguem o agressor a comparecer a programas de recuperação e reeducação e, uma vez constatada a violência doméstica, de imediato o juiz poderá aplicar ao agressor medidas de proteção da mulher, como suspensão ou restrição do porte de armas e afastamento do lar. O acusado também poderá ser proibido de manter contato ou se aproximar da mulher e de seus familiares e amigos (fixando um limite mínimo de distância entre ambos) e de freqüentar determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da mulher ofendida. Contudo, mesmo diante de uma lei que visa a proteção da mulher perante seu agressor, a integridade física da mulher continua sendo constantemente desrespeitada. É comum vermos na mídia e até mesmo perto de nossas residências mulheres sendo espancadas e até mortas por aqueles que deveriam lhe dar amor, respeito e proteção. Casos como o de Sandra Gomide, Mércia Nakashima e tantas outras Marias, Anas, Joanas, etc. continuam preocupando e assustando a sociedade brasileira. E isso nos faz refletir sobre a validade, abrangência e, principalmente, a eficácia desta lei tida como importante para a proteção do direito a integridade física da mulher. O fato é que, além da polícia não ter estrutura para dar o fiel cumprimento da lei (uma vez que não há como “vigiar” aquele que foi proibido de chegar perto de determinada mulher), muitas vítimas tem medo de denunciar e assim ficar sozinha e não conseguir sustentar sua família, entre outros tantos motivos. Mas nos casos de denúncia a lei vem sendo aplicada. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, nos locais com juizados mais estruturados, as mulheres têm mais coragem para denunciar. Desde o início de vigência da lei mais de 7,5 mil agressores foram presos em flagrante. O Paraná concentrou o maior número: 1.151. Segundo o levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça a aplicação da lei tem realidades diferentes no país. No período de vigência da lei foram abertos 278,8 mil processos no Brasil, com mais de 76 mil sentenças. O estado do Rio de Janeiro é o campeão em processos de violência contra a mulher: 89.985. Na outra ponta, estão Ceará, Tocantins e Alagoas, que juntos têm 6.899 ações. Ainda que tais dados sejam surpreendentes, é preciso atentar que esses números não retratam a realidade, pois a violência muitas vezes não é denunciada pela vítima. Somente 10% das agressões sofridas por mulheres são levadas ao conhecimento da polícia. Isso tem que mudar! Você tem alguma dúvida? Mande-a para o e-mail jornal@asemananews.com.br, e estaremos respondendo nas próximas edições.


ESPORTE- 23

04 a 10 de março de 2011

Prefeito garante que Curitiba pode sediar Copa das Confedereções

Cruzada da Semana nº 42

Segundo Luciano Ducci as obras para o Mundial estarão prontas em 2012 O prefeito Luciano Ducci garantiu que obras para a Copa do Mundo de 2014 estarão prontas entre 2012 e 2013, o que credencia a capital do Paraná a sediar também jogos da Copa das Confederações. "Curitiba vai ser um grande canteiro de obras para Copa do Mundo neste ano e todas estarão prontas em 2012, no máximo em março de 2013. Estaremos prontos para receber a Copa das Confederações", disse o prefeito ao se encontrar na sexta-feira (25), com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e com o governador Beto Richa, no Palácio das Araucárias.

Gov. Beto Richa recebe ministro dos esportes Orlando Silva, e pref. de Curitiba Luciano Ducci para reunião no Palácio das Araucárias

"A visita do ministro Orlando Silva foi bastante positiva. Ele viu o avanço das obras em andamento na cidade", completou Ducci. Cu-

ritiba vai investir, com apoio dos governos estadual e federal, R$ 222,2 milhões em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

Aulão de boxe solidário

Pilates O Pilates é um corpo, tornando-o mento físico pode praticá-lo. método de alongamenforte, bonito, saudáExperimente! Só na Acato e exercícios físicos vel, harmonioso e demia Sculptor você encontra que se utilizam do peso elegante. tudo isso e muito mais para a do próprio corpo em O Pilates é sua saúde. sua execução, onde o agradável, fácil e traz Venha nos conhecer e foco é a melhora da resultados rápidos. marque sua aula experimental! saúde, a busca do Qualquer pessoa, Serviço: bem-estar e de maior com mais de 12 Rua Itália, 156 qualidade de vida, o anos e em todos os Daniela Próximo ao Teatro Bispo Método Pilates une o níveis de condicionaTel.: (41) 3627-2501 CREF: 013091-G/PR corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas Parabenizo a mulher pelo seu dia! procuram nos dias de hoje. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios capazes de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força, melhora a respiração, promove a definição muscular, corrigi a postura e preveni lesões. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do

1- (?) Neill, ator britânico, com participação no filme O Enigma do Horizonte (Event Horizon). 2- Principal cidade do "Agreste Alagoano". 3- Nota musical, considerada a base do sistema tonal. 4- Advanced Encryption Standard (Sigla). 5- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Sigla). 6- "Ano Internacional das (?)", proclamado pela Assembléia Geral da ONU em 2011. 7- "Bacalhau à Gomes de (?)", tradicional receita do bacalhau seco português. 8- (?) Santos, lateral do Brasil nas copas de 1954/ 58/62/66. - Ilha do mar Mediterrâneo oriental, onde viveu o "Minotauro". 9- "(?) Vozes" (Some Voices), filme dirigido por Simon Cellan Jones. 10- "Os Senhores do (?)", livro de Conn Iggulden. 11- (?) Portnoy, mestre de cerimônias, DJ e produtor musical. 12- (?) Morales, pugilista filipino. 13- "Punta (?) Este", cidade sede de famoso e luxuoso balneário. - Aparicio Torelly, vulgo "Barão de Itararé", pioneiro no humorístico político brasileiro. 14- "Anjos da Vida - Mais Bravos Que o (?)", filme dirigido por Andrew Davis. 15- "Soberania, o Único Fator (?)", livro de Domar Campos. - "(?) Com a Minha Musica", composição de Caetano Veloso. 16- "(?) Oreille", condado do Estado Americano de Washington, com a capital em Newport. - Hans-Walter (?), diretor do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg .

17- "Beat (?)", (Cai Fora), 5ª canção do 6º álbum solo Thriller, de Michael Jackson. 18- Tereza Rachel, intérprete de Lola na novela "Marron Glacê". - (?) Lanza, vocalista da banda "Restart". 19- (?) Transfigurados, 14º álbum do grupo português "Mão Morta". 20- "Camada (?)-sal", termo geológico, referente ao conjunto de reservatórios petrolíferos mais antigos aos que poderiam ser encontrados acima da camada de sal, principalmente halita e anidrita. - "The (?)", personagem do seriado Futurama. 21- Um dos sete pecados capitais. 22- Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (Sigla). 23- (?) Guiñazú Estrella, político argentino do século XIX. - "Top of the (?)", filme dirigido por John Paddy Carstairs. 24- Status de Mohammad Reza Pahlevi, o último da Pérsia, quando deposto através golpe de estado em 1979. 25- "Ojos (?)", single lançado pela cantora colombiana Shakira. 26- Rei bíblico de Hamate. 27- Flor de (?), figura heráldica associada à monarquia francesa. 28- Nikola Tesla, físico croata, inventor da máquina de raios-x. - Nhô Belarmino e (?) Gabriela, saudosa dupla sertaneja. 29- Material de uso escolar. - "Dia do (?)", cuja primeira comemoração ocorreu no museu Exploratorium de São Francisco, em 1988. 30- "As (?)", peça de teatro popular, obra de Wilson Dias da Fonseca. 31- "Atrás das Linhas (?)", filme dirigido por John Moore.

SOLUÇÃO Nº 42 1- Sam; 2- Arapiraca; 3-DO; 4- AES; 5- ADS; 6- Florestas; 7- Sá; 8- Djalma, Creta; 9Estranhas; 10- Arco; 11- Edan; 12- Ciso; 13- Del, AT; 14- Mar; 15- Escasso, Nu; 16- Pend, Rix; 17- It; 18- TR, Pé; 19- Rituais; 20- Pré, Sting; 21- Ira; 22- ORTN; 23- Oséas, Form; 24- Xá; 25- Asi; 26- Toí; 27- Lís, 28- NT, Nhá; 29; Cartolina, Pi; 30- Pastorinhas; 31- Inimigas

Cerca de 80 quilos de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o aulão de boxe solidário, que ocorreu no Bosque Municipal de Pinhais, no domingo (27). A iniciativa é do professor de boxe Claudio Pedra, 29 anos. Este é o segundo aulão, o primeiro foi realizado em agosto de 2009. Todo o alimento arrecadado será doado ao Asilo Belo Lar, que fica no bairro Weissópolis, em Pinhais. A entrega será no dia 13 de março. Pedra (foto) é Tri Campeão Paranaense de Boxe Amador.


24 - ESPORTE

04 a 10 de março de 2011

Atlético enfrenta Arapongas na abertura do segundo turno Time que se classificou a 2ª fase da Copa do Brasil precisa vencer o returno do Estadual para convencer a torcida As duas vitórias seguidas do Atlético nos últimos jogos e o 100% de aproveitamento do técnico Geninho a frente do time ainda não convenceram completamente boa parte da torcida rubro-negra em relação ao potencial da equipe para o restante da temporada. Apesar de passar pelo Rio Branco-AC por 3 a 1 na noite da última quarta-feira e avançar para a segunda fase da Copa do Brasil, o time recebeu vaias ao final do jogo. Para o técnico Geninho que reconheceu o baixo rendimento do time, o importante neste momento de instabilidade é vencer os jogos, mesmo jogando feio. "Prefiro ganhar jogando mal, a perder jogando bem. O time continua jogando mal, mas agora está vencendo", afirmou Geninho ao final da partida contra o time acreano. Assim, classificado a duras penas, a equipe irá enfrentar o Paulista que levou a me-

Lucas e Gerron estão afinados

lhor sobre o São José-RS, no dia 16 de março. Antes, inicia o segundo turno do Paranaense diante do Arapongas, em Paranavaí, neste sábado, às 16h20. O torcedor espera que a equipe evolua a partir de agora e conquiste o turno para se credenciar para a final do Estadual. Para isso, a dupla Lucas e Guerrón que começa a mostrar um bom entrosamento na frente, precisa repetir o rendimento dos últimos dois jogos. "Com o Lucas eu me entendo bem. Ele sabe como gosto que me lancem a bola. Sempre estamos nos cobrando. Estamos

demonstrando atitude e alegria em cada jogo. Acho que faremos uma dupla boa daqui pra frente. E fazendo gols porque é assim que se ganha jogo", finalizou o equatoriano. Madson fora O meia Mádson está fora do jogo contra o Arapongas. O jogador saiu da partida pela Copa do Brasil com dores na coxa e pode ser substituído por Heverton. Outra opção de Geninho é colocar Kléberson no meio e reconduzir Wagner Diniz , recuperado de contusão, para a lateral direita. (DR)

Kerlon deve (finalmente) estrear com a camisa do Paraná O atacante Kerlon (foto) finalmente está liberado para fazer sua estreia com a camisa do Paraná Clube. O jogador que chegou em janeiro no clube, mas aguardava um longo trâmite burocrático de sua transferência junto ao Inter de Milão teve o nome publicado no BID e está liberado para enfrentar o Corinthians Paranaense, na abertura do segundo turno do

Estadual, no próximo domingo no estádio Janguito Malucelli. Desde janeiro o jogador que

ficou conhecido mundialmente por executar o drible da foca (conduzir a bola com a cabeça), mas teve a carreira marcada por seguidas lesões, tenta recuperar o pleno condicionamento físico na Vila Capanema. Bem recebido no clube, o jogador mostra ansiedade em voltar a jogar, "nem que seja um pouquinho" como disse em entrevista coletiva na última quinta-feira.

Coxa quer liquidar campeonato no segundo turno Campeão com sobras do primeiro turno, o Coritiba não pretende relaxar no Estadual. O time abre o segundo turno contra o Operário, neste domingo, às 18h30, no Couto Pereira e avisa que quer liquidar o campeonato sem a necessidade de disputar a final. "As dificuldades vão existir, mas temos que ter o pensamento positivo que pode-

mos ser melhor do que fomos no primeiro turno. Cada partida é uma decisão. a equipe do Coritiba entra forte no segundo turno para tentar vencer e liquidar esse campeonato. Hoje temos um grupo ciente do que tem que ser feito e o importante é que estamos no caminho certo. Temos que manter essa concentração e encarar cada

partida como uma decisão para tentar vencer", disse o goleiro Edson Bastos. O Coritiba, que já estava classificado para a segunda fase da Copa do Brasil após vencer os dois jogos contra o Ypiranga, descobriu seu próximo adversário. Será o Atlético-GO, que venceu ontem a equipe do Brusque por 1x0 e avançou na competição.

www. a s e m a n a n e w s . c o m . b r

Fonte e fotos: Site Terra

Fórmula 1: Pirelli apóia idéia de Ecclestone sobre chuva artificial A ideia do chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, de molhar artificialmente alguns trechos dos circuitos da categoria para dar mais emoção às provas ganhou o apoio da Pirelli, fornecedora de pneus das escuderias da categoria. "Achei os comentários de Bernie bem interessantes. Poderíamos molhar os circuitos usando um sistema de borrifação. A ideia não é tão maluca quanto parece", disse o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, ao site britânico Autosport. Segundo o diretor da fornecedora de pneus, a ideia é justificável do ponto de vista comercial. A intenção de Ecclestone é deixar as provas mais emocionantes e assim atrair o interesse do público e mais patrocinadores para a Fórmula 1. Rumo a 2012: Bruno Souza retorna à Seleção após dois anos A lista de convocados da Seleção Brasileira de handebol trouxe uma surpresa, na última quarta-feira. Após dois anos afastado da equipe, o bicampeão pan-americano Bruno Souza volta para tentar o tricampeonato. "Com a evolução do handebol brasileiro em edições de Pan-Americano, depois das duas medalhas, acredito que para manter isso o projeto tem que ser muito bem feito. E eu sempre fui uma pessoa que consegue focar em um objetivo como esse que o Brasil terá no Pan deste ano, por isso vou contribuir", disse Bruno Souza, lembrando os ouros conquistados pelo Brasil em Santo Domingo/2003 e no Rio de Janeiro/2007. Lista de convocados: Goleiros: Maik, Marcão e Rick. Pontas: Felipe, Alemão, Gil, Renat e David. Armadores: Japa, Jaqson, Tuiuiu, Thiagus, Bruno Souza, Zeba, Júlio César e Zepam. Centrais: Leonardo, Bruno Santana, e Henrique. Pivôs: Vinícius, Tchê e Ales. Para "cuidar da imagem", musa argentina nega posar nua A argentina Luciana Aymar, estrela da seleção do hóquei sobre a grama, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol AS e comentou sobre uma proposta de posar nua para a revista Playboy. A "Leona", apelido da seleção argentina da modalidade, afirmou que a quantia em dinheiro oferecida foi muito boa, mas decidiu recusar para cuidar de sua imagem. "Tenho fãs que são crianças e não me parece bom vincular minha imagem com a revista", disse a melhor jogadora de hóquei do mundo. Futebol: Ronaldo se despede da Seleção em junho contra Romênia O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, definiu que a despedida do ex-atacante Ronaldo da Seleção será no dia 7 de junho, em amistoso contra a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo. Teixeira acertou na manhã da última quarta-feira os últimos detalhes com dirigentes romenos para realizar o evento. No dia 4 de junho, a equipe de Mano Menezes já tem outro amistoso agendado contra a Holanda, no Serra Dourada, em Goiânia. "O Ronaldo merece um jogo de despedida, e o torcedor brasileiro muito mais ainda vê-lo pela última vez com a camisa da Seleção Brasileira em um estádio no país. Tenho certeza de que será uma grande festa, à altura da carreira desse grande craque, um dos maiores que vi atuar", disse o presidente da CBF ao site oficial da entidade. Futebol Internacional: Jogador que matou coruja é suspenso e multado por crueldade O zagueiro panamenho Luis Moreno, do Deportivo Pereira, que chutou uma coruja durante o jogo contra o Junior Barranquilla, foi suspenso por dois jogos no Torneio Apertura colombiano e multado em US$ 560 (cerca de R$ 930) pela Divisão Maior do Futebol Colombiano (Dimayor). A Comissão Disciplinar da Dimayor considerou que Moreno realizou um ato cruel contra uma espécie animal. A resolução, além disso, colocou que "o animal era praticamente um símbolo da torcida do Barranquilla e a agressão ocorreu à vista direta de todos, por isso, tal atitude pode ser interpretada como provocação ao público". A coruja, que levou primeiro um golpe com a bola e depois um chute do jogador, morreu na última terça-feira. Brasil 2014: COL e Fifa fazem 1ª reunião para acompanhar preparativos para Copa O Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa tiveram, na última quarta-feira, a primeira reunião para discutir a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O conselho, formado por representantes de diretoria das duas entidades, é conduzido por Ricardo Teixeira, presidente do COL, e Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa. "Esta reunião do conselho é um fórum importante para a preparação da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo, que serão o nosso foco principal nos próximos três anos. É muito bom ver o comprometimento e progresso feito pelo Comitê Organizador Local", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Além da Copa das Confederações e do Mundial, o conselho também está acompanhando os aspectos operacionais da preparação para o sorteio das Eliminatórias, em 30 de julho de 2011. As reuniões passarão a acontecer a cada dois ou três meses.


Edição 172