Issuu on Google+


2

A SEMANA

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

CALENDÁRIO

DATAS E FATOS 19/02/1878 - Thomas Edison patenteou o fonógrafo. A primeira canção gravada foi "Mary Tinha um Cordeirinho".

REFLEXÃO Para refletir...

20/02/1941 - Adolf Hitler, ditador alemão, proibiu os judeus que viviam na Polônia, então tomada pelos alemães, de andarem em transporte público. 21/02/1848 - Karl Marx e Friedrich Engels publicam pela primeira vez o "Manifesto Comunista". 22/02/1950 - Estreou Cinderela, um dos maiores sucessos da Disney em todos os tempos. 23/02/1904 - Os americanos pagaram 10 milhões de dólares e passaram a ter controle sobre o Canal do Panamá.

CONDIÇÕES DO TEMPO O eixo da frente fria avança para nordeste e gradualmente se afasta definitivamente do Paraná, nos setores oeste, central, sul e no sudoeste o dia amanhece com pouca nebulosidade e temperaturas um pouco mais amenas do que as registradas nas últimas horas. Nos demais setores a nebulosidade baixa predomina reduzindo a visibilidade pela manhã e mantendo as condições de chuvas rápidas ao longo do dia.

24/02/1932 - O presidente Getúlio Vargas publicou o novo Código Eleitoral, estabelecendo o voto secreto e o direito de as mulheres votarem e serem votadas. 25/02/1819 - A primeira instituição bancária com poupança foi aberta nos Estados Unidos. Sexta

Sábado

parcialmente nublado com chuva leve Máx. 25º Mín. 17º

parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde Máx. 25º Mín. 17º

Domingo

Segunda

céu com muitas nuvens à tarde Máx. 26º Mín. 18º

parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde Máx. 27º Mín. 17º

Terça

parcialm. nublado com pancadas de chuva e trovoadas à tarde Máx. 30º Mín. 19º Fonte: www.simepar.br

Um dia Jesus e Satanás estavam conversando e Jesus perguntou a Satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra. Ele respondeu : - Estou me divertindo com elas, ensino a fazer bombas e a matar, a usar revolver, a odiar umas a outras, a casar e a divorciar, ensino a abusar de criancinhas, ensino a jovens usar drogas , a beber e fazer tudo o que não se deve! Estou me divertindo muito com eles! Jesus perguntou: - E depois o que você vai fazer com eles? - Vou matá-los e acabar com eles! Jesus perguntou: - Quanto você quer por eles? Satanás respondeu: - Você não vai querer essas pessoas, elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, egoístas e avarentas! Elas não vão te amar de verdade, vão bater e cuspir no Teu rosto, vão te desprezar e nem vão levar em consideração o que você fizer! - Quanto você quer por elas Satanás!? - Quero toda a tua lágrima e todo o teu sangue! - Trato feito! E..... Jesus pagou o preço da nossa liberdade! Como nos esquecemos de Jesus! Acreditamos em tudo o que nos ensina, mas sempre questionamos as coisas que vem de Deus! Todos querem um dia estar com Deus, mas não querem conhecê-lo! E ama-lo! Muitos dizem: Eu acredito em Deus, ( Satanás também! ) mas não fazem nada por Ele! Dizem a todo o momento, a qual clube pertence, para que time torce, mas pensam duas vezes antes de dizerem: SOU DE CRISTO E AMO A DEUS! Tentam ser invisíveis, quando se trata de Jesus Cristo! POR QUE? Será que quando você terminar de ler essa mensagem, você mandará para alguém ou você não esta seguro do que as pessoas pensarão sobre você se você enviar ! Falar sobre Jesus Cristo não é um assunto que as pessoas querem ouvir! Somente querem a Jesus quando estão em grandes apuros! Quem passará essa mensagem? Deus perguntou: A quem enviarei? Envia-me a mim SENHOR.

Participe desta coluna, envie sua meditação para o e-mail: asemanametropolitana@gmail.com

CURIOSIDADES E PIADAS

O SIGNIFICADO DO CARNAVAL? Todo mundo gosta de dançar o carnaval mais não sabem de onde ele veio e também não sabem como ele chego ao nosso país e se tornou uma das festas mais conhecidas em todo o mundo. O carnaval chegou ao Brasil por meio de duas rotas, a primeira veio por meio da África onde os negros trouxeram para o nosso país suas danças e seus cantos plantando assim a semente do carnaval no nosso país. E a outra veio por meio da Europa através das festas que tinha em Portugal, como o entrudo onde as pessoas jogavam de tudo nelas mesma e então unindo essas duas culturas formou o carnaval que todo mundo conhece.

QUARESMA – O SEU SIGNIFICADO A Quaresma é momento comemorado pela Igreja Católica e Anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. Toda quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas quando termina o Carnaval e termina na quinta-feira santa. Na verdade a quaresma não dura 40 dias, mas sim 47 dias, pelo fato dos domingos não serem contados. O número 40 está repleto de simbolismos e significa o número da provação. O número 40 aparece diversas vezes na Bíblia: os 40 dias de dilúvio e os 40 dias de peregrinação dos Judeus pelo deserto quando fugiam do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias no deserto

em jejum quando sofreu algumas tentações. Para seguir a quaresma, conforme determina a tradição católica, é necessário dedicar estes 40 dias para orações, abstinência e caridade. No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos como, por exemplo, comer alguma coisa. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto e empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem comer no Deserto. NÃO DUVIDE DE DEUS: VEJAM SÓ... JOHN LENNON Ao dar uma entrevista a uma revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)" Lennon foi baleado por um dos seus fãs. PIADAS RAPIDINHAS PRA NÃO PERDER MUITO TEMPO! — Alô eu gostaria de falar com o Pedro? — É o próprio. — Oi próprio, tudo bem? Você pode chamar o Pedro por favor? ***** O sujeito entra num boteco e pede um copo de vinho.

— Branco ou tinto? — pergunta o balconista. — Tanto faz, eu sou cego! ***** O homem fala para o garçom: — Garçom, tem uma mosca no meu prato! E o garçom, distraído: — E quantas o senhor pediu? PERGUNTAS IDIOTAS, RESPOSTAS CRETINAS!? *** Qual é o antônimo de fumo? - Vortemo. *** Qual o vinho que não tem álcool? - O vinho de codorna. *** Você sabe o que o tomate foi fazer no banco? - Tirar extrato. *** Como se fala top-less em chinês? - Xem-xu-tian. *** Você sabe qual a diferença entre a lagoa a padaria? - Na lagoa há sapinho, e na padaria, assa pão.

PARA MEDITAR: "Quase todos os homens podem suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder."

Expediente D&S COMUNICAÇÃO CNPJ: 08.707.885/0001-75 Jornal A Semana Metropolitana Av. Brasil, 1890 - Sobrado 01 Eucaliptos - Fazenda Rio Grande Fone: (41) 3627-1997 / 3604-1225 asemanametropolitana@gmail.com

www.asemananews.com.br

Diretor: Sérgio Dal Gallo Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR Diagramação e arte final: Tatiana Carla de Souza Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Piên e Tijucas do Sul Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A O jornal é distribuído na RMC

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)


3 LOCAL

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

O Carnaval 2010 passou e como se repete a cada ano, a diversão das escolas de samba, dos trios elétricos, blocos e bailes carnavalescos se contrasta com os números assustadores da violência. De sexta até a manhã da última quarta-feira, 45 pessoas foram mortas de forma brutal, com armas de fogo em Curitiba e Região Metropolitana. Existe então uma relação entre a festa do Rei Momo e o grande número de mortes violentas? Para muitos, é simples coincidência. A justificativa mais ouvida se refere ao aumento de carros nas estradas que por consequência, está diretamente ligado a maior ocorrência de acidentes e óbitos trágicos. As mortes causadas por armas são relacionadas às brigas de boteco, ignorância e em grande parte em razão do tráfico de drogas e as brigas por pontos de venda e dívida de viciados. Outras milhares de pes-

Fotos: Divulgação

Carnaval mistura alegria e tragédia

Brasil de tantos carnavais

Diversão da festa popular contrasta com mortes violentas

soas especialmente cristãos e religiosos têm um ponto de vista diferente. Eles alertam que essa alegria é obscura e cultua no fundo o mal. Nesses dias de festa se promove a promiscuidade sexual, a violência urbana, o consumo de drogas e a descontrução de valores essenciais como a família. Os beijos e contatos íntimos extraconjugais aumentam e assim, inicia o rompimento de relações até então eternas. Tal celebração é antiga.

Historiadores dizem que a origem do Carnaval se deu no Antigo Egito com a adoração à deusa Ísis. Os gregos posteriormente, em meio a orgias e muita bebida, reverenciavam o deus Dionisio. Os romanos tinham no deus Baco, o que era para os gregos Dionisio, e as festas a ele eram regadas a vinho e excessos da carne. Hoje, o Carnaval é celebrado com base no pensamento do “beber até cair”, sexo livre – mas com “prote-

ção” e músicas com letras, muitas vezes, impróprias para menores. E assim, de acordo com religiosos, a festa vai em direção contrária aos preceitos cristãos. E o diabo com isso, se satisfaz com essa celebração e supostos sacrifícios indiretos relacionados aos efeitos dessa festa, como acidentes em razão da ingestão de bebidas alcoólicas e mortes pelo uso ou envolvimento com as drogas. (DR)

Em uma hora chove pelo mês em Fazenda Rio Grande Fotos: Barbosa Jr

Forte precipitação na sexta-feira de Carnaval causou alagamentos na cidade

Dimas Rodrigues A população de Fazenda Rio Grande se assustou com a forte chuva que atingiu a cidade por volta das 14 horas da última sexta-feira. O céu escureceu e em segundos, um grande volume de água despencou sobre a cidade, causando alagamentos em ruas e em vários bairros. Nos últimos meses, as chuvas constantes e torrenciais não haviam causado problemas no município, em decorrência das obras de limpeza de córregos e rios feitos pela atual administração, mas desta vez, a precipitação foi além do esperado e as conseqüências foram imprevisíveis. Choveu em uma hora aproximadamente 60 mm, volume que equivale a aproximadamente 50% do previsto para todo o mês na região. Cada

EDITORIAL

O prefeito Chico Santos percorreu os bairros prestando ajuda

milímetro de chuva representa 1 litro de água por m². Foram registrados alagamentos nos bairros Gralha Azul,

Casas foram invadidas pela água

Santa Terezinha, Vila Baldan, Iguaçu, Eucaliptos e Jardim Colonial. Uma casa construída em local inadequado no bairro Gralha Azul teve o muro destruído pela enxurrada. Equipes da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, com o apoio dos membros locais da Defesa Civil, sob a coordenação do prefeito Chico Santos percorreram os locais mais afetados e prestaram atendimento aos moradores. Serviços emergenciais foram executados por máquinas da Prefeitura. “Foi uma chuva muito forte e pegou de surpresa mui-

tos moradores. Trabalhamos intensamente nos últimos dias ao lado da população para diminuir os estragos provocados pela tempestade. Choveu em uma hora o que deveria chover no mês inteiro”, disse o prefeito Chico Santos. Duas residências desabaram, mas nenhuma pessoa ficou ferida. Além de Fazenda Rio Grande, a repentina tempestade da tarde de sexta-feira também foi registrada em Araucária, Contenda, Mandirituba e também Araucária, Contenda, Mandirituba e também na região Sul de Curitiba.

Grande parte das pessoas de todo o mundo conhecem o Brasil como país do futebol e do carnaval, sem, contudo, sequer imaginar que enquanto alguns festejam, outros muitos sofrem. A grande realidade da nossa nação se resume no fato de que enquanto alguns passaram o feriado prolongado se divertindo em praias, colônias de retiros, em casa de parentes, amigos ou clubes de diversão desfrutando do bom e do melhor, muitos se mantiveram reclusos em seus lares por estarem passando por dificuldades financeiras, de saúde, problemas familiares, etc. É... Seja bem vindo ao mundo da fantasia! E você em seu merecido descanso neste feriadão de carnaval, parou para pensar quantas pessoas sofriam em leitos de hospitais? Você já parou para pensar em quantas crianças ainda estão sofrendo sem educação, comida, família e sem carinho? Embora você possa até dizer que o problema não é seu, o fato é que todos nós fazemos parte dessa enganação que é o nosso Brasil. Pudemos vislumbrar através da incansável programação da televisão os luxos utilizados pelas escolas de samba do estado de São Paulo, enquanto na mesma cidade pessoas sofrem por terem perdido suas casas e tudo que havia dentro delas em decorrência das chuvas. Ainda, devido as mesmas chuvas, muitos estão tendo a sua saúde afetada pelas águas sujas que ainda estão nas ruas da capital. Mas o Brasil e seus governantes? Estes ainda estão curtindo o feriado que foi prolongado até a próxima segunda-feira, mesmo existindo vários problemas para serem resolvidos. A festa até que é bonita sim. Se voltarmos aos nossos tempos de crianças em que brincávamos nas matinês de carnaval, aonde ainda não havia maldade. Entretanto hoje as plumas e paetês, cores e ritmos servem para esconder a sujeira da nossa nação, sem falar na prática das coisas erradas, como o uso da maldita droga. É que o Brasil, além do país das festas, do futebol, também é o país da impunidade e da carteirada. “Não podemos reprimir fulano, porque o pai dele é amigo de sicrano, que é irmão de beltrano e o cara é poderoso!” Quantas vezes não ouvimos coisas parecidas em nosso meio, ou até já passamos por situações constrangedoras como esta? Quem não se recorda de um parente do nosso governador que atropelou de madrugada bêbado e, ao final entrou em cena da turma do “deixa pra lá”, pois ao contrário poderia ser aplicada a carteirada. E eu já desgostei muito mais do carnaval. Cheguei até a acusar o maldito evento de ser o culpado pelo atraso do nosso país. Já disse, também, que o Brasil só começa a trabalhar depois do carnaval. Já obstinei que o carnaval é coisa imunda, que a bebedeira é generalizada e que só participa da festa quem não tem a menor consciência de quão atrasados somos por causa de uma festa que pára o país “apesar da origem do carnaval ser um pouco mais imunda”. Ocorre que eu me equivoquei quando disse que o carnaval pára o país. E isto porque o país é quem se rende para apreciar o carnaval. E apesar do equívoco, há uma grande diferença de significados com a inversão da frase “o país pára com o carnaval”. É que o país pára também com o futebol, com o natal, com os feriados. Pára sempre. Pára por qualquer motivo que seja supérfluo! Só não pára por uma mobilização contra a corrupção, contra a falta de comando, a falta de vontade de tentar pelo menos acabar com a calamidade em que vive o povo brasileiro. E recentemente outro acontecimento também parou o Brasil: a tragédia do Haiti. Como se o povo brasileiro não tivesse tragédias suficientes passíveis de paralisação para resolver. O tal país assolado por terremoto precisa sim de ajuda, mas e aquele povo que mora embaixo da ponte há anos senhores políticos? E o povo das favelas brasileiras? Aloouuuuuu.... Aliás, amigo leitor, não sei se você já percebeu como promovem eventos no Brasil, principalmente quando precisam acobertar alguma coisa lá em Brasília. O carnaval, por exemplo, é uma das maravilhas que escondem a podre política brasileira. Amigo e fiel leitor o nosso país pára de pensar mesmo em dias da semana, como, por exemplo, em uma segunda-feira atribulada. Não é necessário carnaval. Não há nenhum problema com a festa. Aliás, tem um velho ditado que diz que “uma asa de frango dá uma sopa”. Tal ditado deve ter sido criado para satirizar o próprio povo surrado, porém fácil de ser enganado, o povo brasileiro. E vá se acostumando, pois este ano o nosso país irá parar ainda muitas vezes. Daqui alguns dias será pela páscoa, depois pela copa do mundo, após, devido as eleições e então virá novamente mais um final de ano. E por falar em eleições, este certamente será um dos motivos da paralisação nacional brasileira em 2010. E os protagonistas de tal espetáculo, os políticos, já pararam faz tempo, pois já estão garimpando voto em seus respectivos garimpos. Aliás, a sua cidade já está sendo sondada por alguns destes garimpeiros, os quais visam instalar um ponto de compra de voto aí mesmo no seu quintal. Então vamos parar por uma causa nobre, para dizer não a estas velhas raposas que nem pinho sol mais é capaz de dar brilho em suas caras lavadas. Eu parei para continuar lhe lembrando a este respeito amigo e fiel leitor, e vou continuar até que você pare. Um forte abraço e viva o Senhor Jesus.


4

LOCAL

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Na próxima quarta-feira , (24) serão retomadas as atividades legislativas da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande. O vereador Ricardo Miranda (PSC) falou sobre as expectativas para 2010. “A retomada dos trabalhos na Câmara chega num momento muito positivo. E espero que o ritmo dos trabalhos continue o mesmo do ano passado, quando os vereadores demonstraram muita capacidade de discernir, debater, criticar, elogiar e decidir. Espero também que o povo participe, como já vem fazendo de várias maneiras, compare-

Foto: Arquivo

Ricardo Miranda fala da retomada dos trabalhos no Legislativo sifique, porque quanto mais o povo nos acompanhar, criticar nosso trabalho, tiver uma análise crítica do que a gente fez ou deixou de fazer, ele contribui para que o mandato de cada vereador e vereadora se aperfeiçoe, fique cada vez melhor. Assim, aumentamos nossa capacidade de contribuir para que Fazenda Rio Grande seja, cada vez mais, uma cidade onde as pessoas estão em primeiro lugar”. Por ser um ano eleitoral, Miranda acredita que no primeiro semestre os trabalhos serão intensificados, pois pensa que

Vereador Ricardo Miranda

cendo às sessões e audiências, acompanhando nossas atividades. Minha expectativa é de que essa participação se inten-

a eleição vai tornar as reuniões mais mornas. Ele sugere que a administração municipal viabilize os projetos para a realização de obras para a devida votação, pois entende que a própria administração vai estar envolvida na campanha. “Não queremos afirmar que as reuniões deixarão de acontecer e, sim, que a campanha vai tornar as pautas mais enxutas. Evidentemente que vamos analisar todos os projetos do Executivo, mas não tenho dúvidas de que a campanha vai trazer algum tipo de consequência neste ano eleitoral”, finaliza.

Canalização mal planejada comprometeu o escoamento, causando alagamento Fotos: Barbosa Jr

O tráfego no principal acesso a Fazenda Rio Grande ficou interrompido por quase duas horas. Um veículo quase foi arrastado em outra via de grande fluxo. A forte tempestade de pouco mais de uma hora de duração causou transtornos no trânsito fazendense na tarde da última sexta-feira, dia 12 de fevereiro. Mas não se pode apontar apenas ao grande volume de água que caiu em pouco tempo na cidade a culpa pelos prejuízos e incômodos que a população teve que passar. A tempestade revelou também obras mal planejadas da gestão anterior. A trincheira da BR-116 na entrada da cidade alagou por completo e nem caminhão passava por ali. O nível de água acumulada atingiu quase 1 metro de altura. E a razão desse alagamento foi a falta de um projeto adequado de canalização de águas pluviais. De acordo com o secretário municipal de Obras, João Munaro, todo o volume de água da chuva que atinge os bairros próximos à rua César Carelli convergem para a trincheira e a tubulação muitas vezes não suporta tamanho escoamento. A tubulação embaixo do asfalto, segundo Mu-

Foto: Tatiana Carla

Tempestade revela obras mal feitas pela gestão passada

Carro foi arrastado na rua Jatobá

naro, deveria ter o dobro do diâmetro para melhorar o fluxo da água e diminuir o risco de alagamento. “Afoga o fluxo porque colocaram uma tubulação de 1 metro de diâmetro e tinha que ser uma manilha de 2 metros”, apontou Munaro. De acordo com o atual secretário de Obras, a trincheira deveria apenas receber o fluxo de água que escorre da rua César Carelli. “Para outras ruas, o certo seria ter uma tu-

bulação que cortasse por baixo da BR para escoar essa água para não parar tudo na trincheira. Estamos realizando estudos, mas são obras que demandam tempo e tem custo elevado e nesse momento não há previsão orçamentária”, disse Munaro. Já na rua Jatobá, via que recebe um grande fluxo de caminhões, pois é o acesso da BR-116 ao Parque Industrial de Fazenda Rio Grande, a forte

chuva causou o alagamento de um córrego e ao tentar passar por ali, o veículo Renault, placas ABK 8020, de uma empresa de vigilância, por pouco não foi arrastado pela enxurrada. A rua virou um rio com forte correnteza. Há aproximadamente três anos, a administração Antonio Wandscheer pavimentou parte da rua Jatobá, mas o asfalto e os serviços de melhoria na via pararam em frente a empresa do ex-vice-prefeito, Saul Carelli. À época, o ex-Secretário de Obras, Caio Szadkoski, hoje vereador, garantiu em reportagem do jornal A SEMANA e aos comerciantes locais a conclusão total da obra. Promessa não cumprida. “O que aconteceu na sexta-feira foi muito sério. Quando chove ninguém passa pela rua Jatobá que é o caminho para o Parque Industrial e quando está calor o pó toma conta. E as promessas são antigas do fim dessa obra”, afirma Milton Boeira, da empresa Sider Du Brasil, instalada em Fazenda há mais de sete anos. “Conforme a chuva ali, ninguém passa, é um absurdo”, emendou. (DR)

Novo semáforo é instalado após reivindicação do vereador Marcio Wosniack Tráfego intenso na esquina da Avenida das Araucárias com a Av. Brasil será controlado por sinaleiro Foto: Divulgação

Visando a organização do trânsito de Fazenda Rio Grande, o vereador Márcio Wozniack(PSDB) tem feito várias reivindicações buscando melhorias tanto para pedestres como para motoristas. Além de inúmeros pedidos de redutores de velocidade, regulamentação de vias para fins de estacionamento, limpeza e construção de calçadas e ciclovias, Márcio é o autor do pedido de um semáforo que nesta semana foi instalado na Avenida Brasil esquina com a Avenida das Araucárias. O vereador indicou como parte dos recursos do orçamento a instalação desse equipamento, conforme emenda ao Projeto de Lei N°. 044/09. “A realização desta obra foi de suma importância, tendo em vista o grande numero de automóveis e pedestres que utilizam este cruzamento, fiz o pedido em sessão ordinária e voltei a reforça-lo fazendo emenda ao orçamento, o que nos permite indicar e destinar recursos para a execução de serviços ou obras e uma vez o orçamento aprovado significa que a obra se inclui na previsão de gastos do município tornado-se assim, viável a sua execução”, comentou Wosniack. Como trabalha em busca de obras significativas e serviços de melhoramento em vários setores, Márcio espera, além deste, muitos outros pedidos atendidos pelo Executivo.

Sessões plenárias voltam a acontecer no horário das 18 horas Os representantes do povo campo-belense retornaram às atividades parlamentares, após o recesso de final de ano previsto em Lei Federal. Na noite de segunda-feira passada, 1º de fevereiro, ocorreu a primeira reunião ordinária de 2010. Vários trabalhos foram apresentados, algumas indicações foram aprovadas e serão levadas ao Poder Executivo. Outros Projetos de Leis também foram distribuídos e assim que forem colocados em votação, nas próximas reuniões, serão divulgados. Conforme foi regulamentado pela portaria interna 03/ 2010, da Câmara municipal, o horário de atendimento dos vereadores ao público será SOMENTE no período da manhã, de 8 horas ao meio-dia. Na parte da tarde, os edis exercem os trabalhos internos e estudam os projetos que estão em tramitação. As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras à partir das 18 horas.

O líder do governo na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Beto Rocha (PSDB), afirma que a administração municipal vai ampliar os investimentos do município na recuperação dos bairros da cidade e construir muitas obras estruturadoras que beneficiam a população. No âmbito da Câmara, Beto diz que os vereadores deverão se dedicar à votação de várias matérias, sem deixar que

o ano eleitoral prejudique o andamento dos trabalhos. Diz que as expectativas para 2010 "são as melhores possíveis, porém o maior desafio é que, sendo este um ano eleitoral, possamos manter uma Câmara ainda mais atuante, com uma ação cada vez mais voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade". Beto Rocha destaca ainda que manteve muitos contatos no

Foto: Barbosa Jr

Beto Rocha não acredita que ano eleitoral prejudique ações na cidade

Vereador Beto Rocha

recesso e que se reuniu várias vezes com o prefeito Chico Santos tratando do cronograma de obras para este ano. “A cidade passará por uma ampla transformação, pois as melhorias acontecerão em várias regiões da cidade e mesmo na área central. Assim como os bairros, muito a que ser feito no anel central. Dessa forma, Fazenda Rio Grande será transformada num verdadeiro canteiro de obras” destaca Beto,

acrescentando a canalização de muitos quilômetros de rede de esgoto e a instalação de água potável em várias vilas. “Estamos satisfeitos e temos certeza de que a comunidade ficará feliz e ver tantas obras na cidade”, observa Beto Rocha. Rocha, preocupado com a onda de assaltos nas imediações dos bancos da cidade, está solicitando a colocação de divisórias, como forma de proteger clientes que fazem retira-

das, consideradas altas. Segundo o edil, muitos assaltos já foram perpetuados, pois existem pessoas infiltradas dentro dos bancos passando informações para ladrões que ficam para fora. Assim os ataques acontecem.” Dessa forma ocultar o atendimento, especialmente para pessoas idosas, aposentados, vai evitar ações nas cercanias das agências. Um investimento baixo e de grande utilidade”, finaliza o vereador.


5 PARANÁ

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Criação de empregos em Curitiba em janeiro é o triplo em relação ao ano passado

Fazenda Rio Grande ganha opção em móveis planejados

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Fotos: Barbosa Jr

período, mostrando boa recuperação. A construção civil manteve o ritmo de crescimento, com aumento de 2,8% no estoque do emprego formal 986 novos postos de trabalho. Entre as principais capitais, com mais de um milhão de habitantes, Curitiba apresentou a quarta maior variação do estoque de emprego em janeiro, com aumento de 0,5% no mês, permanecendo como a quarta capital com maior número de empregos formais no Brasil 623.615 trabalhadores com vínculo formal. Os dados do Caged mostraram que o país obteve o melhor índice para o mês desde o início da série histórica em 2000, com saldo positivo de 181.419 empregos. O Paraná gerou 13.911 empregos formais

O mercado de trabalho começou o ano aquecido em Curitiba. Em janeiro foram criados 3.252 novos empregos formais no Município, o triplo de janeiro de 2009, quando o saldo foi de apenas 990 novas vagas, devido à crise financeira internacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. "Os números comprovam o bom momento da economia local e do mercado de trabalho em Curitiba", diz o prefeito Beto Richa. O setor de serviços, maior gerador de empregos na capital paranaense, teve o maior saldo em janeiro, com 1.535 novas vagas. A indústria da transformação teve saldo de 998 novos postos de trabalho no

no mês de janeiro deste ano. O número de contratações em janeiro se reflete nas estatísticas da Agência do Trabalhador de Curitiba. A Agência intermediou 1.800 contratações, número 67,1% superior ao mesmo mês em 2009. Também houve um aumento significativo na oferta de emprego por

empresas que utilizaram a intermediação pública de mãode-obra, que chegou a 9.662 vagas - crescimento de 87,5% sobre janeiro de 2009. O número de pessoas que procuraram a Agência para se inscrever, em busca de emprego, também cresceu. Em janeiro, 14.954 pessoas inscreveram-se na Agência - aumento de 21,1% em relação a janeiro de 2009. Outro número que comprova o bom momento da economia local e do mercado de trabalho em Curitiba é a procura pelo seguro-desemprego. Em janeiro, 8.021 pessoas fizeram o requerimento do seguro, o que representa uma queda de 13,2% no número de pedidos apresentado em janeiro de 2009.

QUATRO BARRAS

Orientar e defender os direitos do consumidor, garantindo facilidade de acesso e atendimento de qualidade. Estas são as principais atribuições do Procon de Quatro Barras, que é um órgão mantido pela Prefeitura e que coloca à disposição da população serviços gratuitos de informações e assistência jurídica relacionados a produtos e prestação de serviços, sem a necessidade do deslocamento até Curitiba. Em 2009, mais de 200 consumidores foram atendidos no município. Entre os principais problemas reclamados estiveram os serviços fi-

Foto: Caroline Rocha/PMQB

Procon garante atendimento facilitado à população

Em 2009, mais de 200 atendimentos foram registrados

nanceiros e de telefonia fixa. Segundo o prefeito Loreno Tolardo, o Procon é uma ferramenta de defesa do con-

sumidor, que mostra a preocupação da administração com o atendimento das demandas dos cidadãos quatrobarren-

ses. “A maior missão do Procon é a de garantir à população o conhecimento de seus direitos. É o poder público trabalhando em defesa dos interesses do povo”, afirma. Em tempo Localizado no prédio anexo à Prefeitura, o Procon funciona das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Para efetuar reclamação, o consumidor deve comparecer ao local munido do RG, CPF, comprovante de residência e da relação de consumo – como ticket de caixa, nota fiscal, recibo ou contrato. Para mais informações: 3671-8806.

Tolardo acompanha obras no Centro de Saúde do Jardim Menino Deus

As obras do Centro de Saúde do Menino Deus seguem a todo vapor. No último dia 11, o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, acompanhou de perto o andamento dos trabalhos, juntamente com o secretário de Saúde, Dr. Júlio Lopes. A ampliação da unidade trará um novo conceito de atendimento à saúde no bairro. O novo prédio, mais moderno, contará com 698 metros quadrados de área, incluindo a Unidade de Diabetes, conjunto de odontologia e fisioterapia, sala de

fonoaudiologia, cinco consultórios médicos, farmácia, Centro de Treinamento, sala de curativos e vacinas, sala de enfermagem, sala dos agentes comunitários de saúde, almoxarifado e refeitório. O projeto foi elaborado em função da expansão demográfica do bairro, que é o mais populoso do município, com capacidade para atendimento da demanda até 2020. Conforme explica o prefeito, o Centro de Saúde não apenas será referência na região, como também vai abrir uma série de outros

investimentos na cidade. “O Jardim Menino Deus tem demandas cada vez maiores, em virtude dos índices populacionais. Por isso a relevância da obra, que vai garantir um atendimento ainda mais amplo para os moradores do Jardim Menino Deus e também da Colônia Maria José, que utilizam o serviço. Em paralelo, a prefeitura estuda a viabilidade de outras obras vinculadas à área da Saúde”, explicou. Atendimento não para Mesmo com a Unidade

fechada para obras, os atendimentos não param. As consultas com clínico geral acontecem no Centro de Treinamento, ao lado da Unidade em reforma, e especialidades como odontologia, endocrinologia, pediatria e ginecologia estão sendo atendidas na Unidade da Sede. A prefeitura também está oferecendo transporte aos pacientes com consulta agendada. A cada meia hora um ônibus parte da Unidade do Menino Deus com destino à Unidade de Saúde da Sede.

O incentivo do governo federal para a compra de imóveis no programa habitacional Minha Casa Minha Vida está realizando o sonho da casa própria para milhares de pessoas em todo o País. As construtoras lançam empreendimentos a todo instante e nos últimos meses, vários deles já ficaram prontos e neles, habitam novos e felizes moradores. Entretanto aquela casa grande dos sonhos, com quartos e cozinhas amplas permanece no imaginário. Os imóveis mais novos têm espaços mais reduzidos, conforme tendência do mercado. E se antes, os móveis comprados se encaixavam em qualquer espaço, hoje os ambientes planejados são a melhor alternativa para deixar a casa do jeito que a patroa gosta! Em Fazenda Rio Grande, a Kaza bella Móveis oferece móveis projetados que são cada vez mais procurados por aqueles que pretendem otimizar os espaços. “O cliente agenda um horário conosco e vamos até a casa dele, sem compromisso e tiramos as medidas dos ambientes e fazemos o projeto dos móveis no computador. Assim, a cozinha, o quarto e outros espa-

ços, podem receber o móvel adequado àquelas medidas”, disse o empresário Luciano José da Silva, sócio da empresa. Com grande experiência, Luciano explica que o mercado oferece produtos produzidos em série e que muitas vezes não atende as reais necessidades do cliente. “Muitas vezes o espaço da cozinha, por exemplo é reduzido e como vai colocar um kit pronto com nove, dez peças? Por isso se faz o projeto aqui e os clientes tem várias opções na linha de móveis para deixar a casa do jeito que imagina, algo personalizado mesmo”, ressalta Luciano. Os móveis planejados que antes só eram vistos em casas e apartamentos de pessoas de alto poder aquisitivo, hoje se popularizaram. As condições de pagamento oferecidas pela Kaza bella indicam o quanto ficou mais fácil comprar um móvel sob medida. “O pagamento é até em 18x sem juros e o cliente pode começar a pagar a primeira parcela em até 120 dias. A negociação é direta com o proprietário. Não precisa sair de Fazenda Rio Grande para comprar, garantimos o melhor preço da região”, destacou seguro o sócio da Kaza bella Móveis. (DR) Serviço: Avenida Brasil, 1967 - Telefone: 41 3604-4463.


06

PARANÁ

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

MANDIRITUBA

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Um dos objetivos da atual administração é melhorar significativamente a malha viária do município, tanto nas estradas rurais como nas urbanas. Porém nos últimos meses as fortes e constantes chuvas prejudicaram o andamento de algumas obras e o adiamento de outras. Outra questão são os altos custos que as obras de pavimentação envolvem. Para se ter uma idéia, a construção de 1 km de asfalto completo custa 800 mil reais segundo a secretaria de obras do município. Por isso a prefeitura vem conquistando diversos convênios, um deles com o Ministério das Cidades, prevê recursos para obras de pavimentação asfáltica num trecho de 200 metros na Av. Paraná principalmente nos pontos onde há grande concentração de buracos. Além de ser uma das principais ruas, a Avenida Paraná é a primeira entrada da BR 116 com o município e no futuro com a duplicação da BR será a principal entrada da cidade. Com a pavimentação, localidades próximas a avenida, como a da

Lagoinha e do Diamante se beneficiaram, além de escolas, estabelecimentos e principalmente as linhas de ônibus, como a da Reunidas, que utilizam a avenida em parte do trajeto Mandirituba – Curitiba. Outro convênio deu-se com o governo estadual através do Paraná Cidade e com o apoio da secretaria de desenvolvimento urbano e da secretaria de transportes. Pretende-se até o inicio do segundo semestre, o começo das obras de recapagem em trechos da Rua Castelo Branco, da Avenida Paraná, em partes da Rua Getúlio Vargas. Serão mais de 16.100 metros quadrados de RECAP (recuperação asfáltica de pavimentação) nas principais vias da cidade. Segundo a secretaria de obras da prefeitura de Mandirituba, está sendo desenvolvido um trabalho árduo no mapeamento das localidades que necessitam de maiores investimentos na malha viária, levantamento dos recursos disponíveis além da busca de novos convênios e parcerias com o governo estadual e federal.

Foto: PMMAND

Ruas irão receber pavimentação

Foto: PMSJP

Trabalho de ensaibramento nas estradas rurais ameniza estragos das chuvas

Pesquisa aponta aceitação de Machadinho Em pesquisa realizada no começo deste ano, pela Globo Pesquisas Ltda, apontou que 68% dos entrevistados avaliaram a administração do prefeito Antonio Maciel Machado como boa e ótima. 15% consideram-na regular, 14% como péssimo e ruim e 3% não souberam opinar. Participaram da pesquisa homens e mulheres residentes da área rural e urbana de Mandirituba que possuem título de eleitor. Segundo o coordenador da pesquisa Donizeti Godoy em toda e qualquer pesquisa há possibilidade de erro de 3% para mais ou para menos. “A satisfação por grande parte do eleitorado e a insatisfação de uma pequena parte são estímulos para continuarmos com o nosso trabalho de forma digna e planejada, vamos em busca de um bem maior para as famílias de Mandirituba”, conclui o prefeito Machadinho.

QUITANDINHA

Foto: SECMS

Neco Prado vai quitar precatórios até 2012

Desde que assumiu a administração pública de Quitandinha, em 2005, o prefeito Neco Prado (foto) tem procurado quitar as dívidas que o município tem com precatórios trabalhistas. Durante seu primeiro mandato, foi constatada a existência de sete dívidas atrasadas entre os anos de 1994 a 1996, que juntas somavam R$ 1.006.070,16, além de juros e atualizações monetárias de aproximadamente R$ 10 mil por mês.

No decorrer de sua administração, o prefeito firmou acordo junto ao Tribunal Regional do Trabalho para efetuar o pagamento parcelado dos precatórios acumulados. De acordo com o Departamento Jurídico da Prefeitura de Quitandinha, esti-

mula-se que todo o valor deverá ser quitado até meados de 2012. Em virtude do atraso, o valor total pago pela administração do atual prefeito chegará a cerca de R$ 1.130.000,00. “Esse é o resultado das dívidas trabalhistas que os prefeitos anteriores deixaram acumular.”, explica o procurador do município de Quitandinha, Carlos Sprotte, destacando ainda que do total da dívida acumulada,

mais de 50% do valor é representado por juros e correção monetária, dado ao descaso dos gestores públicos anteriores. Precatórios O precatório é uma ordem judicial para pagamento de débitos dos órgãos públicos federais, estaduais, municipais ou distritais. Esses débitos recaem sobre esses órgãos públicos por terem sido condenados a indenizar o cidadão.

ARAUCÁRIA

Município realiza a primeira Pesquisa de Clima Organizacional

A Prefeitura de Araucária irá realizar a primeira Pesquisa de Clima Organizacional com o funcionalismo do poder executivo, a partir de 23 de fevereiro. Sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Humanos (SMRH), a pesquisa tem como objetivo buscar melhorias e encontrar soluções comuns para possíveis problemas existentes. Irão participar desta pesquisa todos os funcionários celetistas, estatutários, com cargos em comissão e estagiários. Estão inclusos, também, os funcionários das autarquias: Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar), Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), da Companhia de Habitação de Araucária

(COHAB) e do Fundo de Previdência Municipal de Araucária, exceto os terceirizados. São cerca de 5.000 pessoas que responderão perguntas sobre vários temas. Estas questões abrangerão informações tanto da vida pessoal, que inclui escolaridade e finanças pessoais, como do ambiente de trabalho. Também serão avaliados dados sobre os serviços ofertados para o funcionário na Prefeitura e serviços ofertados pela Prefeitura para o cidadão araucariense. “Nosso interesse é abrir um espaço para que as pessoas possam expressar os seus sentimentos em relação ao seu ambiente de trabalho e tudo aquilo que possa estar ajudando ou prejudicando o seu desempenho. É im-

Vagas abertas para o Coral Cantarolando

portante destacar que não será necessário identificar-se. As informações são individuais e totalmente confidenciais”, explicou a Secretária da pasta de RH, Rhuanita Graciela Drozd. Como irá funcionar A partir do dia 23 de fevereiro serão distribuídas as pesquisas para cada funcionário em seu setor. Esta distribuição é de responsabilidade da SMRH, não sendo necessário o servidor retirar o formulário em algum lugar. “Para que possamos conhecer sua opinião, o formulário deve ser preenchido com calma e de maneira mais sincera possível. Só assim teremos um retrato da realidade, possibilitando mudanças efetivas naquilo que se fizer neces-

sário. Portanto é muito importante a participação de todos”, salientou Rhuanita. Para que as respostas de cada um sejam mantidas em sigilo, o formulário deverá ser depositado em uma urna lacrada que estará disponível em cada local de trabalho, que posteriormente será recolhida pela SMRH. Em tempo Quando todos os funcionários já tiverem respondido a Pesquisa de Clima, a equipe da SMRH irá levantar os dados, analisar e confrontar as informações. Com o resultado fechado esta pesquisa servirá para promover melhorias e planejar ações que beneficiem os funcionários da Prefeitura, das Autarquias e, consequentemente, a população de Araucária.

A Secretaria Municipal de Cultura está com as inscrições abertas para o curso de coral Cantarolando, voltado ao pessoal da melhor idade. Com a finalidade de proporcionar qualidade de vida aos participantes, o coral, regido pelo músico Airton Mann, existe desde 2006 e tem mostrado que a música é mais que simples entretenimento. “O coral tem uma função social muito importante, e pretende trazer ao pessoal da melhor idade uma atividade cultural que divirta e, também, traga uma oportunidade até mesmo profissional”, comenta o coordenador da Escola de Linguagens Culturais, onde o curso é realizado, João Carlos. O coral, que já se apresentou na Câmara Municipal, na Casa do Papai Noel, em shoppings e em emissoras de TV, trabalha com um repertório bem variado de músicas, como MPB, músicas natalinas e outros, levando arte não só para os locais de apresentação, mas também para o dia a dia dos participantes, que têm de 55 a 86 anos. “O coral é muito bom pra gente, porque, além de promover a integração e a amizade, faz com que a gente estabeleça um vínculo com a arte e com as pessoas. Aliás, a gente até brincou que queria fazer um decreto proibindo férias, porque ninguém aguenta ficar longe do coral”, afirma a coordenadora do coral e aluna desde 2006 Maria Ivonete Sabbag, 63 anos, aposentada. Para quem quiser se inscrever, basta comparecer à Secretaria da Escola de Linguagens Culturais com cópia do RG, do comprovante de residência e duas fotos 3 X 4. As inscrições e o curso são gratuitos e as aulas acontecem todas as segundas-feiras às 16h10. A Escola fica na Rua Joaquim Nabuco, 3136, Centro. O telefone para contato é 3381 5910 ou 3381 5914.

AGUDOS DO SUL

Prefeitura solicita ampliação das linhas de ônibus O prefeito de Agudos do Sul, Antônio Gonçalves da Luz e integrantes da secretaria de Administração de Finanças deverá se reunir nos próximos dias com o secretário de Assuntos Metropolitanos, Michele Caputo Neto. Em pauta a ampliação das linhas de ônibus para interligar Agudos do Sul com Curitiba. A necessidade de se deslocar constantemente para Curitiba é uma realidade para muitas pessoas que moram nos municípios da região metropolitana e em Agudos do Sul não é diferente. Porém a grande dificuldade na cidade são as limitações do transporte coletivo até a capital. Em virtude disto, o secretário municipal de Administração e Finanças, Genézio Gonçalves da Luz, que já pediu ampliação de linhas e horários à empresa responsável, fará a reivindicação agora junto ao secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Michele Caputo Neto. Segundo Genézio, atualmente o ônibus metropolitano vai somente de Agudos até Fazenda Rio Grande e em apenas dois horários, com saída às 5h50 e às 12h20 e retorno saindo de Fazenda às 11h15 e às 19 horas. O secretário conta que, além da lotação, a pouca opção de horários também dificulta o transporte para muitos moradores. A intenção é de que a linha seja ampliada para que chegue até Curitiba, no bairro Pinheirinho. “Também reivindicaremos ao menos mais dois horários de saída e outros dois de retorno”, disse Genézio.


07

PARANÁ

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Automóveis Financia em ate 60x fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto. SANTANA 2000 MI, completo, ano 1997, cor bordo. Ent + parc de R$ 295,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto. VECTRA ELEGANCE Top de Linha, Completo, ano 2006, preto, placa A. Financia em até 60x. Fone: 3604-4136 Eliauto.

UNO MILLE, IE, 1996, cinza, 2 pt. R$ 8.500,00 ou 48x R$ 329,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros UNO SX, 99, Young, verde metálico, aq, limp/ dês, película, ótimo. R$ 9.400,00 ou 48x R$ 375,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros

Ent + parc de R$ 365,00 fixas. Fone: 36044136 Eliauto.

SAVEIRO SUPER Surf 1.6 Flex, ano 2006, ar cond, vidros e travas, bancos de couro, proteção de caçamba, capota marítima, rodas, placa A. Financia em ate 60x fixas. Fone: 36044136 Eliauto.

VERSAILLES GL, ano 1995, azul, dh, aq, travas eletr, desembaçador, rodas. Ent + parc de R$ 289,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto. VOYAGE CL 1.8, ano 1990, cor bege, alarme, desemb, travas eletr. Ent + parc de R$ 239,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

CELTA 2002, vermelho metalico, aq, limp/desemb, placa A, manual, chave res., 60mkm, ótimo estado. A vista ou R$ 1000,00 + parc. de R$ 483,00. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

ASTRA HATCH GLS, completo + rodas, preto, ano 2000. Ent + parc de R$ 479,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

CLIO SEDAN 2006 1.6 FLEX, prata, dh, ac, aq, desemb, isofilme. Confira até 60x, aceito valor. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

CELTA FLEX Power, ano 2009, prata, 04 pts, aq, limp/desemb, travas, isulfilm, placa A. Ent + parc de R$ 449,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

CORSA 2002 4p, aq, limp/desemb, isofilme. A vista ou financia até 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

CORSA GL 1.4, ano 1995, vermelho, ar qt, travas eletr, rodas, isulfilm. Ent + parc de R$ 249,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

CORSA SEDAN 2005, prata, aq, placa A, vidro e trava elet., desemb. A vista ou financio até 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

A ELIAUTO VEÍCULOS ACEITA TERRENOS E CASAS BEM LOCALIZADAS EM FAZENDA RIO GRANDE NA TROCA.

CORSA HATCH VHC Flex, prata, ano 2004, 04 pts, alarme, travas, aq, limp/des. Ent + parc de R$ 479,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

GOL 1000 (quadrado), ano 1995, "impecável". Ent + parc de R$ 229,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

GOL G4 Flex, ano 2008, 04 pts, prata, dh, ac, aq, vidros e travas elétricas, limp, desemb, placa A. Ent + parc de R$ 479,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

GOL SPECIAL, ano 2000, travas eletr, isulfilm. Ent + parc de R$ 329,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

MONZA GL 2.0, 04 pts, azul, ano 1994, ar qt, vte, des, cd player, álcool original. Ent + parc de R$ 259,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

PALIO WEEK Sport 1.6, ano 1998, cor cinza, completa + volante escam+ regulagem de faróis no painel + rodas liga. Ent + parc de R$ 365,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

PARATI TOUR, ano 2002, 04 portas, dh, vte, aq, limp/des, alarme, isulfilm, placa A. Ent + parc de R$ 379,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto.

PARATI TRACK & Field 1.6 Flex, ano 2006, bege, 04 pts, completa, top de linha, placa A.

CORSA SEDAN MILENIUM 2000, prata metalico, dh, trava e vidro elét, aq, rodas, desemb. Financio até 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS FIESTA 03, prata, 4pt, dh, aq, limp/des., trava. R$ 14.900,00 ou 60x R$ 460,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros

FIESTA 2005 4p, vermelho, aq, limp/desemb, placa A, ótimo estado. A vista ou financio até 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

FIESTA GL, 00, 4pt, verde. R$ 10.900,00 ou 48x R$ 422,00 sem entrada. Fone: 36272627 Pioneiros

GOL 1.0 1997, aq, metalico, 1.0, 8V, ótimo estado. R$ 10.700.00 ou financio até 48x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

IPANEMA SLE, 1992, azul, 1.8, álcool. R$ 7.800,00. Fone: 3627-2627 Pioneiros

GOL 2003 - G3, prata metalico, aq, desemb, ótimo estado. A vista ou s/ entrada + parc. de R$ 502,00. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

KA IMAGE, 2000, prata, dh, vidro e trava elétrica. R$ 12.900,00. Fone: 3627-2627 Pioneiros KADETT SLE, 1.8, 1992, vermelho. R$ 4.900,00. Fone: 3627-2627 Pioneiros MONZA GL, 1996, 4 pt, vermelho. R$ 9.900,00 ou 48x R$ 394,00. Fone: 3627-2627 Pioneiros OMEGA GLS, 2.2, azul, dh, ac, vidro e trava elétrica, rodas. R$ 10.500,00 ou 48x R$ 399,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros PALIO 1.0, 1999, branco, 4 pt, vidro e trava elétrica, dh, ac. R$ 12.400,00. Fone: 36272627 Pioneiros PALIO 1.6, 16V, 1997, azul, 4 pt, dh, vt, limp/ des traseiro. R$ 11.900,00 ou 48x R$ 449,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros PALIO EDX, 1998, 2 pt, branco, limp/desemb traseiro. R$ 10.400,00 ou 48x R$ 399,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros PALIO EX, 2000, cinza, 2 pt. R$ 11.900,00 ou 60x R$ 370,00 sem entrada. Fone: Fone: 3627-2627 Pioneiros PRÊMIO S, 1988, gasolina. R$ 3.900,00. Fone: 3627-2627 Pioneiros QUANTUM CL, 1.8, 1996, verde, dh, vidro elétrico, rodas de liga. R$ 9.900,00 ou 48x R$ 394,00 sem entrada. Fone: 3627-2627 Pioneiros

GOL G4 1.6 2007, prata, dh, ac, vidro e trava elet, aq, limp/desemb. A vista ou financio até 60x. . Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS KA 1.0 1998, metalico, aq, ac, limp/desemb. Financio até 48x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS MONZA 650 1993 4p, bordo, dh, ac,vidro e trava elet., 1.8, álcool, isofilme. A vista ou R$ 500,00 + parc. de R$ 391,00. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS PALIO FIRE 2005, 4p, azul metalico, aq, desemb/limp, isofilme. A vista ou financio até 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS PALIO FIRE 2006 4p, placa A, aq, ac, limp/ desemb., parachoque personalizado, ótimo estado. A vista ou financio ate 60x. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS UNO MILLE FIRE FLEX 2006, isofilme, 4 pneus novos, ótimo estado, placa A. A vista ou s/ entrada + parc. de R$ 488,00. Fone: 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

Particular

CAMINHÃO CAÇAMBA, ano 76, motor 1113, basculante, em bom estado, inclusive pneus. R$ 25.500,00. Fone: 3608-2348 c/ Jordani.

GOL furgão, 1.8, 92, branco, turbo, rodas liga leve, bancos recaro. R$ 12.000,00. Fone: 3627-6868. AUDI A3 1.8 AST ano 1997 teto coro magazine impecável valor R$, 27.500. Fone: 36276868 ou 96269506 Naza motos.

MONZA SL, 1.8, 90, álcool, 2 pts, verde. R$ 5.500,00 ou 36x de R$ 299,00 sem entrada. Fone: 3604-5011 ou 9161-6874 com Clóvis.

Motos

XLX, 150cc, 89, preta, impecável. R$ 3.200,00. Fone: 3627-6868 Naza Motos. YAMAHA FACTOR 125cc, 0km, 48x sem entrada. Fone: 3627-6868 Naza Motos DAFRA KANSAS, 150cc, 0 km. S/entrada e financiamento em até 48x. Leva de brinde emplacamento e capacete. Fone: 3627-6868 Naza Motos

TRAXX SKY, 0km. S/entrada + 48x R$ 160,00. Brinde um capacete. Fone: 3627-6868 Naza Motos YAMAHA FAZER, 250, 0km. S/entrada + 48x R$ 390,00. Brinde dois capacete. Fone: 3627-6868 Naza. SUZUKI BURGMAN 0km, 48x sem entrada. Brinde 2 capacetes. Fone: 3627-6868 Naza Motos

Utilitários/Caminhonetes

SUZUKI INTRUDER 0km, 48X s/entrada. Brinde 2 capacetes. Fone: 3627-6868 Naza Motos

KOMBI 1.6 2005, envidraçada, c/todos os bancos, ótimo estado. A vista ou financio até 60x - Fone 3608-1000 ROTTA 8 VEICULOS

SUZUKI YES, 0km, 48x s/ entrada. Brinde 2 capacetes. Fone: 3627-6868 Naza Motos

SAVEIRO 1.8, ano 1998, vermelha, isulfilm, proteção de caçamba, capota marítima.

ANUNCIE 3627-1997 • 9162-6192


08

GERAL

De 19 a 25 de fevereiro de 2010 MIME . R$ 78.800,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA MINHACASA,MINHAVIDA(UseseuFGTS).IMOBRAS – 3604-7878 / Creci 3308-J www.imobras.com.br NAÇÕES Casa em alvenaria – 02 Quartos – A partir de 50,00m2 – – AV.ESTADOS UNIDOS “AVERBADA”, A partir de R$ 75.000,00 Quitado ou Ent. + Financ. CAIXA MINHA CASA, MINHA VIDA (Use seu FGTS) IMOBRÁS – 3604-7878 / Creci 3308-J www.imobras.com.br IGUAÇU Casasemalvenaria02Quartos.83,00m2, terreno de 360m2,uma boa localização na rua Rio Tanguá .Opurtunidade de bom negocio R$66.000,00 IMOBRÁS3604-7878/Creci3308-Jwww.imobras.com.br IGUAÇU Casa em Alvenaria – com 118,00m2 -2 Quartos-2 bwc – Rua:Rio Jaú,no Valor:R$140.000,00 – Amplo Terreno – e uma Edícula com + 2 Quartos – Lavand.–Churrasqueira. IMOBRÁS–3604-7878 Creci 3308-J www.imobras.com.br NAÇÕES Duas Casas de alvenaria – 03 Quartos – 172,00m2–“AVERBADO”,ótimopadrãodeacabamento, próx. A Prefeitura esquina com AV Paraguai. R$ 159.000,00 mil Quitado ou Ent. + Financ. (use seu FGTS). IMOBRÁS 3604-7878 /Creci 3308-J www.imobras.com.br

Imóveis - Venda

SANTA TEREZINHA Casa em alvenaria – 02 Quartos – 55,00m2 – “AVERBADA”, Ao lado do POSTO

0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS. JARDIM CANAÃ - Terreno contendo 360m² na Avenida Paraná, próximo à Igreja Congregação, R$ 90.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 36080347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMOVEIS NAÇÕES - Excelente casa em alvenaria com 115m² contendo 3 quartos, sala, cozinha, banheiro + edícula, localizada na Rua Colômbia R$ 135.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 36080347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS NAÇÕES - Excelente casa em alvenaria, contendo 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem e area de serviço + edicula nos fundos tendo um total de 150,00m² de área construída. R$ 145.000,00 Fone: 3608-0347 CRECI 16.499, www.imobiliariajja.com.br - JJA IMOVEIS NAÇÕES - Sobrado com 160m² contendo 3 quartos sendo uma Suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem e churrasqueira, excelente localização para moradia, próximo ao colégio Guisela - R$ 150.000,00 CRECI 16.499- Fone: 36080347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMOVEIS

J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – Terreno com 146,25m2 – pronto para construir com uma Entr. R$5.500,00 + saldo com prestações de R$200,13- IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 84177720 - www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – 02 Terrenos sendo 01 (esquina) 12x18 com 216,00m2 com um total de 432,00m2, terrenos prontos para construir com uma Entr. R$15.000,00 cada + saldo com prestações de R$298,36- IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 www.panakol.com.br SANTA TEREZINHA – Casa de madeira com 72,00m2 , 02 dormitorios, sala, coz, bwc, lav e garagem coberta, terreno 12x31R$48.000,00 (QUITADA) IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 36271002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

Imóveis - Locação

PATRIA MINHA - Casa em alvenária com 115m² contendo 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, churrasqueira, garagem - R$ 100.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

FAZENDA RIO GRANDE: Aluga -se Meia Agua Fundos no Bairro: Pioneiros ( ao lado da Policlinica). Fone: 9950-9294 com Nadir.

PIONEIROS - Área contendo 2.100m², próxima ao Materiais de Construção Santos - R$ 350.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

ALUGA-SE SALA COMERCIAL - Sobreloja – 70 m2. Avenida das Araucárias, 787 – Eucaliptos – Telefone:3627-0343

LOTES EM FAZENDA RIO GRANDE, Jardim Santarém, com 360m2 ou mais, com luz, água, colégio, entrada a partir de R$ 2.000,00, prazo ate 180 meses para pagar, prestações a partir de R$ 200,00, aproveite, poucas unidades. MMD Incorp. E participações Ltda, CRECI- J0158, RUA.Jacarandá 208, sobre loja 04, telefone, 3627-2037. PIONEIROS – Sobrado com 93,18 sendo 03 dormitórios, 1 (suíte), sala, cozinha, 02 bwc, garagem e churrasqueira- R$138.000,00 (QUITADO), Financie através da CAIXA. – IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 www.panakol.com.br

CENTRO - Terreno localizado na Rua Itália, excelente área comercial, 15x24 totalizando 360m², R$ 144.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS IGUAÇU II - Terreno 12x30 localizado próximo ao Supermercado Mai na Rua Cubatão R$ 30.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-

SANTA TEREZINHA- Área de 3.600,00 m2,(residencial/comercial) em uma região nobre, com asfalto, calçada, já com estudo de frações R$380.000,00 – IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA - CRECI- 1564-J FONE: 36271002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br SANTA TEREZINHA – Casa com 50,00m2 (RES. FELIPE) – sendo 02 dormitórios, sala, cozinha, bwc e área de serviço, R$80.000,00 Quitada ou Ent+Financ. CAIXA podendo Utilizar seu FGTS- e ganhe até R$17.000,00 da CAIXA com o Plano Minha Casa Minha VidaIMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-

Diversos VENDE-SE UMA MÁQUINA fotográfica Yashica XR-3 – 2000 (filme), com uma lente zoom 35x70 mm e uma tele objetiva 80x2000. Fone: 9670-8626 com Silva Junior. VENDO FILHOTES de cachorro Labrador puro, nas cores preto e marrom, a escolher. Serão desmamados com 45 dias, com todas as vacinas. Fone: 9907-5409


De 19 a 25 de fevereiro de 2010

09

GERAL


10

GERAL

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Empregos Unidade Curitiba: Av. Pedro Ivo, 744 - Centro Telefone: (41) 3883-2200 Unidade Fazenda Rio Grande: Av. Brasil, 2171 - Telefone: (41) 3604-5011 AÇOUGUEIRO 1028199 MAS AJ. DE CARGA E DESCARGA 1028996 MAS AJUDANTE DE PADEIRO 1029246 MAS ATENDENTE DE BALCÃO 1031270 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1029687 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1029871 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1030238 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1030298 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1030803 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1027507 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1023839 MAS AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1028968 MAS AUXILIAR DE MARCENEIRO 1022568 MAS AUXILIAR DESERVIÇOS GERAIS 1027608 MAS BALCONISTA DE AÇOUGUE 1027697 MAS CHURRASQUEIRO 1029537 MAS COZINHEIRO DE RESTAURANTE 1031265 MAS CUMIM 1029557 MAS ELETRICISTA DE MANUT. IND. 1027396 MAS ENCANADOR 1031468 MAS FISCAL DE LOJA 1028187 MAS FUNILEIRO (CALHEIRO) 1030678 MAS FUNILEIRO (CALHEIRO) 1030639 MAS INSTALADOR DE INSUFILM 1029161 MAS JATEADOR 1027440 MAS LOCUTOR ANUNCIADOR 1030327 MAS MECÂNICO A DIESEL 1030698 MAS MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE CAMINHÕES A DIESEL 1031035 MAS MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA DE EMBALAGEM 1027196 MAS MOTOBOY 1029924 MAS MOTOBOY 1030810 MAS OPERADOR DE EMPILHADEIRA 1031219 MAS OPERADOR DE EMPILHADEIRA 1023632 MAS OPERADOR DE EXTRUSORA DE BORRACHA E PLÁSTICO 1026244 MAS OPE. DE MÁQ.S FIXAS EM GERAL 1026355 MAS PADEIRO 1028182 MAS PEDREIRO 1031431 MAS PEDREIRO 1031404 MAS PROMOTOR DE VENDAS 1026323 MAS REPOSITOR EM MERCADOS 1027315 MAS REPOSITOR EM MERCADOS 1032484 MAS SERRALHEIRO 1032294 MAS SERRALHEIRO 1028611 MAS SERVENTE DE PEDREIRO 1031410 MAS SOLDADOR (MONTADOR) 1028649 MAS

TORNEIRO MECÂNICO 1032219 MAS VENDEDOR NO COM. DE MERC. 1026753 MAS VENDEDOR PRACISTA 1030282 MAS ACOMPANHANTE DE IDOSOS 1029379 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 1029716 ATENDENTE DE BALCÃO 1030309 PIZZAIOLO 1030689 MANICURE 1030730 ATEND. DE CONS. DENTÁRIO 1026059 COSTUREIRA 1025980 CAIXA (SUPERMERCADO) 1027308 AUXILIAR DE COZINHA 1031256 SALADEIRA 1031259 TEC. EM SEGUR. NO TRABALHO 1032263 VENDEDOR EM DOMICILIO 1031453 ATEND. DE POSTO DE GASOLINA 1022001

FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM FEM

ATENDENTE DE BALCÃO 1026491 AUXILIAR DE COZINHA 1027822 AUX. DE LINHA DE PRODUÇÃO 1032256 AUX.DELINHADEPROD.(MADEIREIRA) 1028534 CABELEIREIRO 1030719 CAIXA (SUPERMERCADO) 1032460 CONFERENTE DE MERCADORIA 1027644 CORRETOR DE IMÓVEIS 1021845 DIGITADOR 1024044 FISCAL DE CAIXA 1028195 PIZZAIOLO 1024435 REPOSITOR EM MERCADOS 1027161 TEC. EM SEG. NO TRABALHO 1030638 VENDEDOR DE ELETRO 1028144 VENDEDOR INTERNO 1026359 VENDEDOR INTERNO 1031483

INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF INDIF

INTERESSADOS COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE FRG - AV. BRASIL, 2171 DAS 8:00 AS 12:00 - 13:00 AS 17:00HS MUNIDOS DE CARTEIRA DE TRABALHO, DOCUMENTOS DE IDENTIDADE, CPF E COMPROVANTE DE CURSOS.

Editais e Publicações


11

SEGURANÇA

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

PM desvenda roubo de caminhão e prende sequestradores

O roubo de um caminhão carregado com lâminas de aço em um posto em São José dos Pinhais foi elucidado pela Polícia Militar menos de 24 horas e o veículo foi localizado pelo próprio motorista em um posto de combustível em Fazenda Rio Grande. Dois homens foram presos e o homem que conduzia o caminhão afirmou que vai largar da profissão, já que nas estradas não existe segurança. Ele mora no Rio Grande do Sul e nas horas em que ficou em poder dos sequestradores foi intimidado e ameaçado. O motorista, cujo nome não foi revelado, disse que chegou a um posto em São José dos Pinhais na noite do domingo. Ao descer para ir ao banheiro foi rendido e colocado no porta malas de um carro por quatro homens. Os sequestradores rodaram por aproximadamente seis horas e o abandonaram em um matagal. "Pensei que seria morto, pois os homens me ameaçaram várias vezes. Graças a Deus fui abandonado em um matagal por volta das 3 horas da manhã.

Caminhão foi recuperado em FRG. No detalhe Pedrinho o suposto mandante do roubo

Andei alguns quilômetros até chegar a uma cidade, onde fiquei sabendo chamar Balsa Nova", contou a vítima, que procurou ajuda. Em seguida ligou para o patrão no Rio Grande contando o fato e ele (patrão) pediu para que fosse até Fazenda Rio Grande onde se encontrariam no posto 22. Com ajuda de uma pessoa, o caminhoneiro foi ao local combinado e quando chegou ao posto 22 teve uma grande surpresa, pois viu seu caminhão deixando o pátio em direção de Curitiba. Um funcionário do posto lhe prestou auxílio e seguiram o Volvo. A pes-

soa que dirigia o pesado veículo, entrou em uma estrada secundária que dá acesso à Vila Pompéia, porém a inexperiência de parte do motorista ladrão, fez com que o Volvo emperrasse. O motorista ficou observando de longe e com a aproximação de uma viatura da PM, contou aos policiais o que tinha acontecido. Os PMs foram até o caminhão e deram voz de prisão para Fábio de Campos, que disse que levava o caminhão até Araucária onde receberia pelo transporte. A PM desconfiou, mas fez com que Fabio seguisse com o plano, mas ele teve a compa-

nhia de três policiais militares que se esconderam no interior da cabine. Chegando ao local combinado, a PM prendeu o suposto mentor do seqüestro, identificado apenas pelo nome de Pedrinho, que seria proprietário de um frigorífico na Vila Pompéia. Fabio de Campos e o tal de Pedrinho foram levados para a Delegacia de Estelionato e Roubos de Cargas onde permanecem presos. Depois de prestar depoimento na delegacia de polícia, o motorista seqüestrado disse que pretendia chegar em casa no Rio Grande do Sul e ficar ao lado da família. "Foi uma experiência que nunca vou esquecer, pois imaginei que seria morto. Depois de anos de estrada penso em abandonar a profissão que tanto amo. Porém enfrentar estradas cheias de buracos e sem nenhuma segurança, pretendo trocar de profissão e ficar próximo da família", desabafou o motorista, que temendo pela sua vida, preferiu não se identificar e tampouco revelar a cidade onde mora.

Homem é assassinado na frente da esposa e dos filhos

Um pedreiro de 38 anos foi morto a tiros em sua casa na rua Santa Mônica, região do bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande na noite de sábado de Carnaval. O crime foi presenciado pelos filhos e pela esposa. A vítima fora chamada ao portão por dois rapazes. Um filho saiu para fora e permitiu a entrada da dupla que disse que precisava de um orçamento. Quando entrou na casa, foi atirando contra o pedreiro que não teve tempo para se defender. Conforme Rosinha de Castro, por volta das 20.30 horas, Márcio Camargo dos Santos assistia televisão na sua companhia e dos filhos na sala, quando alguém chamou Márcio no portão. Um filho saiu para fora e observou dois homens no por-

Pedreiro Marcio Camargo morreu em ato cruel

tão e um deles disse que precisava de um orçamento. "Pai, tem gente querendo falar com você", teria dito o filho. O pai teria permitido a entrada das pessoas. Ao entrarem na moradia, um dos elementos, sacou um revólver e foi atirando contra o pedreiro que estava acomodado no sofá. Levou quatro tiros,

informou o perito. Após o crime, a dupla deixou o local como se nada tivesse ocorrido. Rosinha disse à polícia que Márcio não possuía inimigos. "Ele nunca teve problema com nenhum vizinho. Desconheço se estivesse sendo ameaçado e se estava, nunca comentou", disse a

esposa, afirmando que era uma pessoa que se dedicava muito ao trabalho. "Foi crueldade o que fizeram com ele", conta Rosinha de Castro, que ao lado dos filhos viu o marido ser morto sem defesa. A Polícia Civil investiga o crime e pode solucionar o caso em breve, pois uma filha da vítima disse que "todos conhecem eles aqui na vila", referindo-se aos autores. Um parente de Márcio relatou que alguns meses atrás, o carro de Márcio teria sido alvejado e o autor do disparo seria um dos rapazes que invadiu a casa do pedreiro para cometer o crime. Isso leva a polícia acreditar que o assassinato ocorreu por vingança. Ainda segundo o parente, Márcio pretendia deixar Fazenda Rio Grande para morar em outra cidade.

Onda de assaltos preocupa comerciantes de FRG

Comerciantes e moradores de Fazenda Rio Grande sentemse desesperados perante a onda de assaltos que vem ocorrendo na cidade, principalmente contra mercados, lojas e mesmo pizzarias. Alguns empresários já contrataram segurança privada, para se sentirem mais seguros. A maioria reclama da única viatura para atender uma população estimada em 100 mil habitantes. No período de carnaval foram registrados três assaltos e num deles, contra um tradicional mercado, os assaltantes usaram de violência e um funcionário levou um tiro na cabeça. Eram 16 horas do dia 12 (sexta-feira), quando dois homens adentraram o São Fran-

cisco Materiais de Construção, na Rua Venezuela, no Bairro Eucaliptos e renderam funcionários e fregueses que estavam no local. Armados, foram ao caixa e roubaram R$ 4.500,00, além de celulares. Tranquilamente fugiram no veículo Siena ALH-6256 tomando rumo ignorado. A polícia militar foi chamada, promoveu buscas, mas não encontrou os assaltantes. No sábado, dia 13, cinco elementos fortemente armados invadiram o Mercado Boza do bairro Nações e renderam fiscais, caixas e clientes. Ficaram no recinto por mais de 15 minutos e levaram todo dinheiro que havia nos caixas. Edgard Krul, fiscal do estabelecimento, segundo um cli-

ente, teria reconhecido um dos assaltantes e dito que duvidava que atirasse. Isso irritou o delinqüente que mirou a arma e efetuou um disparo contra a cabeça de Krul. O quinteto, para fugir, roubou um carro de cliente que chegava para as compras, o qual foi abandonado na Rua Gaviões, algumas quadras do estabelecimento roubado. A Polícia Militar e Siate foram acionados. Edgar foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador e apesar de levar um tiro na cabeça, não corre risco de vida. A PM fez buscas, mas não localizou o bando. Por volta das 23 horas do domingo, dois elementos assaltaram a Pizzaria Planeta, na Rua Paraguai no bairro Nações e

renderam a proprietária Alessandra Barros. Apossaram-se de R$ 170,00 que estava no caixa e mais dois celulares. Fugiram na moto Titan CG-125, placa AMD0675, mas se deram mal, pois na fuga bateram em um carro. A polícia, que foi acionada para atender a ocorrência, teve conhecimento do acidente e no local identificou os assaltantes como sendo Endriú Costa, 20 anos e Adriano Soares de Oliveira, 21 anos, ambos moradores no Pinheirinho em Curitiba. Endriú recebeu voz de prisão e autuado em flagrante, enquanto Adriano foi levado para o Hospital do Trabalhador onde ficou internado. Assim que receber alta será levado direto para a cadeia.

Jovem é executado quando pescava em cava no Bairro Iguaçu

Familiares lamentam a morte de Tiago

A pescaria na companhia de um amigo na noite de segunda-feira (15) em uma cava existente no Bairro Iguaçu foi trágica para um jovem de pouco mais de 20 anos, que acabou sendo executado por vários tiros nas costas. Os matadores, pelo que levantou a polícia, queriam vingar a vítima por algum motivo. "Quem sabe por motivo de drogas, algum tipo de acerto", opinou um policial ainda no local do crime. Segundo Patrícia Regina de Almeida, o esposo Tiago da Silva Jorge, o Tiaguinho, saiu dizendo que iria pescar na companhia de um vizinho. Ele, disse a mulher, saiu de casa pouco antes das 19 horas. No amanhecer da terça-feira recebeu a notícia do assassinato do esposo. "Ele vinha sendo ameaçado de morte e temia por isso. Infelizmente aconteceu isso", disse a mulher em uma entrevista no rádio, mas sem dar detalhes de quem poderiam ser os autores. De acordo com as informações, Tiaguinho e o companheiro de pesca foram surpreendidos por cinco homens armados e encapuzados. Um deles pediu para o colega da vítima sair correndo, enquanto os demais seguraram Tiago. "Eu escutei alguns tiros, mas não imaginei que tivessem matado meu parceiro de pesca", teria dito o homem, cuja identidade não foi revelada. "Claro, eles foram até a cava pois sabiam que meu marido estava lá. Penso que são moradores da região", disse Patrícia, que não soube informar se ele (Tiago) tinha alguma rixa com alguém ou se tinha envolvimento com drogas. A polícia já investiga o crime.

Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência começa a atuar nos bairros Integrando o Programa de Saúde da Mulher, da prefeitura de Quatro Barras, a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência começa a atuar neste ano mais incisivamente nos bairros. A primeira reunião com a comunidade e os agentes comunitários de Saúde aconteceu na última quinta-feira (11), na Unidade de Saúde do Palmitalzinho, onde já foram esclarecidos os objetivos e atuação da rede, que visa o encaminhamento e orientação das vítimas agredidas. O encontro também contou com a presença do prefeito Loreno Tolardo e do secretário de Saúde, Dr. Julio Lopes. A reunião na área rural é a primeira de muitas que serão realizadas no município. A secretaria de Saúde já planeja uma reunião por mês em cada Unidade de Saúde, contemplando todos os bairros e envolvendo também todos os profissionais da área. O objetivo é esclarecer o que é a rede, como atua e sua relevância no acompanhamento de mulheres em situação de violência, tendo como foco o fortalecimento da autoestima das mulheres e o cumprimento dos direitos. Proteção Durante encontro no Palmitalzinho, Tolardo reforçou a importância de iniciativas que coíbam a violência e garantam a segurança das mulheres. “Essa é uma luta de todos nós: acabar com as agressões às mulheres, conscientizar a população sobre a importância das denúncias, e combater definitivamente a violência em todas as suas formas. É um direito da mulher, que vamos defender com determinação”, disse o prefeito. Conforme informações da presidente do comitê da rede, Elisangela Vieira, a sede da Rede de Proteção à Mulher está em período de instalação na prefeitura, e em breve deve estar em funcionamento. Com os avanços obtidos na área, Quatro Barras recebe hoje (19), delegações de várias cidades da Região Metropolitana, que estarão reunidas no encontro estadual do Centro de Atenção à Mulher de Curitiba e RMC. Estão convidados representantes da rede e profissionais da Saúde dos 26 municípios da região. No encontro, que inicia às 14h, no auditório da secretaria de Educação, serão debatidas as ações, dificuldades e novas propostas para implantação nos municípios.


12

GERAL

De 19 a 25 de fevereiro de 2010


13

SOCIEDADE

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Coluna Social

A estudante de Direito Camila Antonio é destaque nos meios jurídicos de FRG. Sucesso!

Shirlei, Almeida e a filha Eduarda, proprietários do Salão Lady Hair, curtiram um fim de semana juntos em Santa Felicidade.

Marco Camargo, gerente empresarial da Caixa, recebe os parabéns da equipe do jornal A SEMANA pela passagem do seu aniversário. Felicidades!

A banda Bela Música mais uma vez encantou os convidados, no último sábado em casamento e Bodas de 60 anos na Paróquia Nossa Senhora da Luz. www.belamusica.com.br. Para contratar a banda: 41 8891-6603

Participe da Coluna Social do Jornal A SEMANA. Contato: 3627-1997

Horóscopo

Áries Valorize o seu trabalho. Há boas chances de conquistar um aumento ou promoção. Poderá ter aborrecimentos com pessoa que julgava amiga. A cumplicidade tende a aumentar com quem ama. Touro Pode pintar um clima de competição no trabalho. Confie em sua capacidade de vencer uma crise. Um emprego novo ou uma nova área pode ser explorada. No amor, a discrição será sua aliada. Gêmeos Jogue suas energias no trabalho e veja como tudo acontece. Há chance de se destacar na profissão, podendo conquistar um aumento. Sair da rotina pode ser muito bom para o romance. Câncer Mostre mais interesse por sua profissão e não vai se arrepender. Pode surgir a oportunidade que sempre desejou. Nas relações afetivas, há um sentimento de confiança muito forte.

Caffé Saint Germain - 3627-2257 Leão Cuidado com perdas financeiras. Tudo o que conseguir agora, será fruto do seu trabalho, por isso, não corra atrás de negócios mirabolantes. Vale a pena investir numa conquista amorosa. Virgem Você vai perceber que é possível conciliar o prazer com o trabalho, principalmente se tem o domínio da sua profissão. Cuidado com a tendência a sacrificar a sua vida sentimental. Libra Problemas de comunicação podem tumultuar o ambiente onde vive, devendo tomar cuidado com mal-entendidos. O astral será bastante promissor no campo sentimental. Aproveite ao máximo! Escorpião Convém ser mais realista. Some forças com pessoas que visam os mesmos objetivos seus. Poderá ter muito o que aprender com pessoas mais velhas. No amor, sua generosidade será marcante.

Sagitário Deverá ter prudência para não fazer gastos desnecessários. Tudo o que conseguir neste período será fruto do seu trabalho. No romance, não tenha receio de declarar os seus sentimentos. Capricórnio Convém dar ouvidos à sua intuição. Não perca seu tempo com discussões improdutivas e tente não se irritar com imprevistos. Na paixão, a atração física pode exercer um papel importante. Aquário Cuidado com perdas, alguém pode tentar abusar da sua generosidade. Deverá se destacar em atividades que exijam maior concentração e privacidade. O romance promete muitas emoções. Peixes O desejo de se destacar na área profissional pode ganhar terreno. Tente exercitar mais a sua criatividade. Cuidado com prejuízos. Fortaleça o romance e controle a possessividade.

Moisés e Raquel aproveitaram a casa mais badalada de FRG com amigos para comemorar o aniversário da sua filha Caroline. Parabéns!

Caffé Saint Germain, cultura, lazer e muita descontração. Não passe pela Fazenda sem degustar o melhor da gastronomia. Confira!


14

POLÍTICA

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Projeto prevê punição para trotes violentos

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Ney Leprevost (PP) (foto), na Assembleia Legislativa, pretende acabar com os trotes violentos a estudantes que entram em faculdades e universidades do Estado. De acordo com a proposta, o aluno que aplicar trote violento nos colegas ficará proibido de fazer estágio em órgãos públicos e de fazer concurso para cargos públicos nos três primei-

ros anos após a conclusão do curso. O projeto também determina uma punição à instituição de ensino que incentive, permita ou

facilite a aplicação de trote violento, dentro de suas dependências. A faculdade e universidade que descumprir a lei será multada em 20 mil UFIRs, o que corresponde a R$ 21.282,00. Leprevost diz que o trote violento, que tem se tornado cada vez mais comum no país, é uma manifestação de desrespeito ao ser humano. “Não podemos permitir que a entrada numa universidade, que é um

motivo de festa, se transforme num momento de tristeza e dor”, diz. O projeto apresentado pelo parlamentar, que implanta as punições, acrescenta um artigo à Lei Estadual n.º 12.857, de 1.º de fevereiro de 2000, que já proíbe a prática do trote em alunos das instituições da rede pública de ensino de ensino fundamental, médio e superior mantidas pelo Estado do Paraná.

Rossoni critica governo pela falta de valorização ao produtor

De acordo com o 4º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Grãos, o Paraná deve produzir 522,9 mil toneladas de feijão na 1ª safra 2009/2010. O número é 39,4% maior que no ano passado. Apesar do crescimento da produtividade, a área de plantio do grão reduziu 10,6% no Paraná por causa

dos baixos preços. A grande disponibilidade

de feijão no mercado interno pressiona os valores. O custo de produção no Paraná (Campo Mourão), segundo a Conab, é R$ 72,35/sc. No entanto o produtor tem recebido entre R$45,00/sc a R$65,00/sc, bem abaixo do mínimo fixado pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) de R$80,00. “Eu conversei com pro-

dutores que estão recebendo R$51,00 a saca, valor que não paga nem o custo da produção. Alguns agricultores ainda chegaram a perder feijão ainda na lavoura por causa das chuvas. É aí que o Paraná sente falta de um governo que se preocupa com o produtor”, conclui o deputado Rossoni (foto), presidente do PSDB no Paraná.

Assembleia retoma trabalhos após Carnaval Os deputados estaduais esticaram o Carnaval. Enquanto a grande maioria da população já está em plena atividade após a fo-

lia, os deputados e assessores parlamentares só retornam nessa segunda-feira à Assembleia Legislativa do Paraná.

O principal assunto que deve movimentar a Casa na semana é a possível definição do PSDB em relação ao nome do candidato ao governo es-

tadual. Reunião do partido marcada para o dia 22, deve apontar o nome do prefeito de Curitiba, Beto Richa ao pleito.

A Semana Política Eduardo Requião pede para deixar o governo O governador Roberto Requião (PMDB) rejeitou pedido de demissão do secretário especial de Representação do Paraná, em Brasília, Eduardo Requião. O irmão do governador estuda a possibilidade de se candidatar a deputado federal nas eleições deste ano e teria tomado a iniciativa de deixar o cargo, antes do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, no dia 3 de abril. Petistas cobram criação da Comissão da Verdade Depois de contornar a crise instalada no governo com a divulgação do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado por auxiliares que há nova turbulência à vista. Salários do TJ superam teto do serviço público A divulgação dos salários pagos pelo Tribunal de Justiça (TJ) a seus servidores, cumprindo resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), causou espanto a quem consultou os números, disponíveis no site do TJ www.tjpr.jus.br.Uma checagem de reportagem nas mais de 160 páginas do relatório do mês de dezembro de 2009 da Estrutura Remuneratória no Portal da Transparência do Tribunal, apontou que mais de cem funcionários receberam, em dezembro do ano passado, salários superiores ao teto do serviço público no País, que é de R$ 26.723,13, equivalente aos vencimentos de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). PSB quer colocar Ciro Gomes como contraponto O Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai se colocar, durante o programa da legenda no rádio e na TV, como um contraponto ao debate hoje polarizado entre PT e PSDB sobre a sucessão presidencial. Lula inicia agenda de viagens internacionais após o carnaval O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia uma série de viagens internacionais, depois do carnaval. A agenda começa no dia 22 e vai até o dia 26. O ritmo de compromissos fora será tão intenso que há situações em que ele ficará apenas algumas horas em determinado país, como no caso do Haiti. PR é Osmar. PTB espera até abril Enquanto os principais nomes para a disputa pelo governo do Estado e a coligação que farão não são confirmados, partidos que serão coadjuvantes na corrida ao Palácio Iguaçu aguardam a definição para também tomarem suas posições na composi-

ção das alianças. PV e PSOL estudam candidatura própria, PC do B e PTB só querem conversar depois de abril. Pesquisa mostra Serra com 36% e Dilma com 25% Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Incra rebate alegação de sem-terra para invasões em SP Os recursos para a reforma agrária no Estado de São Paulo estão sendo liberados conforme as previsões, informou a superintendência estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A falta de verba para a arrecadação de terras e assentamento das famílias acampadas no Estado foi uma das razões invocadas pelo líder dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), José Rainha Júnior, para a mobilização do chamado "Carnaval vermelho". Renúncia de Arruda é indiferente, diz advogado O advogado José Gerardo Grossi, que integra a equipe de defesa do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, disse que uma eventual renúncia de Arruda "não faria diferença absolutamente nenhuma" na obtenção de uma habeas-corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). TSE suspende eleições em Paraíso das Águas (MS) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou o pedido de liminar feito pela Procuradoria Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e suspendeu as eleições em Paraíso das Águas, município recém-criado no Estado, que estavam marcadas para 14 de março. Verri pode disputar cadeira na Câmara dos Deputados Com o anúncio da desistência do ministro Paulo Bernardo de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, André Vargas respirou aliviado, com a baixa na concorrência. Pessuti tenta emplacar candidatura própria Enquanto os peemedebistas da ala pró-aliança com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), esperam pelo fim do impasse tucano, o vice-governador Orlando Pessuti começou a testar seu poder de fogo entre os filiados do partido no interior do Estado.

ECONOMIA Por César Graça Professor da FALEC e Engenheiro Mecânico (ITA)

Supersafra Após um verão chuvoso temos uma supersafra. Parece novela da tarde, vamos ver tudo de novo. Grandes filas de caminhões no Porto de Paranaguá, estradas vicinais que não suportam o tráfico dos caminhões, faltam silos para armazenar a safra, grãos sendo secados ao sol em ruas. Cada governo que chega diz que as mazelas são culpa do governo anterior, passam 7 anos e os problemas são os mesmos. O Brasil vai crescendo apesar da falta de infraestrutura, o estado anda a reboque. E que reboque difícil de carregar! É interessante a autocrítica que os governos fazem. O PAC2 é um ótimo exemplo, é uma relação de obras que o governo atual deveria ter feito e não fez. Por que essa relação não foi apresentada no início? Fazer essas relações no final de governo é só para colocar no seu obituário. Somos um país agrícola que teima em crescer. O setor privado faz grandes investimentos, e quando produz, pega o setor público sempre desprevenido. A bem da verdade, nem tudo no governo é ruim. Um exemplo de bom funcionamento é a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Graças as suas pesquisas o Brasil domina tecnologia de produção agrícola nos trópicos. Essa tecnologia é base da supersafra de soja. A origem da soja é a China. Só que o clima da China é subtropical. A soja precisou se adaptada ao clima tropical do Brasil. Esse trabalho foi feito ao longo de mais de trinta anos. Hoje a soja é plantada do sul ao norte. Várias variedades foram desenvolvidas para os diversos climas e terrenos. Esse é o cenário do governo no Brasil, algumas ilhas de excelência cercadas por um mar de ineficiência. Para que avancemos com maior rapidez é fundamental melhorar a qualidade da gestão do serviço público. E o momento de se pensar em melhoria é agora. Estamos próximos de eleições. Muitas promessas são feitas, e poucas serão cumpridas. Os que já prometeram muito, pouco fizeram, devem dar oportunidade aos novos. É fundamental que haja renovação. Quem sabe alguém dos novos, que tenha competência, realize a transformação que o Brasil almeja? É fundamental uma avaliação dos novos candidatos. E a ferramenta de avaliação é a vida de cada um. Ninguém dá o que não tem. É só se estudar a trajetória de vida de cada candidato: os passos dados, as obras construídas, o progresso conquistado são frutos de uma vida. O eleitor deve avaliar os frutos do trabalho de cada candidato. Não se deve ater nas folhas, nos tamanhos dos galhos, que são os discursos. Para cada palavra dita, se deve avaliar se ela tem relação aos passos percorridos. Não é possível continuar acreditando em palavras, é fundamental avaliar as ações praticadas. É só observar os países que hoje estão bem a frente do Brasil. Eles fizeram grandes realizações. Enfrentaram grandes desafios, e os venceram. O Brasil precisa fazer o mesmo. Escolher os desafios que devem ser vencidos. Educação é um deles. Continuamos a ter uma educação pública de baixa qualidade. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada. A nossa supersafra só está ocorrendo pour causa da qualidade das pesquisas feitas na agricultura pela Embrapa. O nosso avanço na agricultura é fruto da conquista feita na educação agrícola. Temos centros de pesquisas de ponta. Bons técnicos agrícolas são formados no ensino médio e superior. Mas é só uma ilha, num mar de um ensino de baixa qualidade. Na agricultura familiar, que ainda emprega a maior parte da população brasileira que vive na zona rural, o domínio dessas técnicas agrícolas avançadas é muito restrito. Os votos são como sementes lançadas no solo. Algumas só lançadas ao léu, sem nenhuma preocupação com a colheita. São os votos feitos de forma descuidada. Outras sementes são lançadas na terra preparada, mas são deixadas sem acompanhamento. Vem o mato e encobre a plantação, e a produção é comprometida. São os votos feitos com muita esperança, mas não feito o acompanhamento dos trabalhos dos candidatos eleitos. E muitos abandonam os seus planos e não cumprem o que foi prometido. Algumas sementes são plantadas em boa terra, no momento certo e acompanhadas de cuidados especiais em todo o seu ciclo de desenvolvimento. Essas sementes produzem muito, algumas 100 por 1, outras 70 por 1. Essas são as sementes que produzem a supersafra. Os votos são como sementes. Precisam ser plantados com muita dedicação, no tempo certo, nas pessoas que escolhemos com discernimento. Mas não é suficiente plantar bem, é fundamental um cuidadoso acompanhamento, para que eles frutifiquem e produzam uma supersafra.


15

BRASIL/MUNDO

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Farmácias dizem que vão adotar novas regras da Anvisa

Curitiba(ABr) - As cerca de 5 mil farmácias de Curitiba têm 30 dias, contados a partir da última quinta-feira, para se adequar às novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que instituem as chamadas Boas Práticas Farmacêuticas. As novas regras integram resolução que entra em vigor hoje em todo país. A prorrogação em Curitiba resultou de duas audiências públicas realizadas no início deste mês com a participação de representantes das farmácias e da Vigilância Sanitária Municipal. Até o fim do prazo, as farmácias serão orientadas sobre as novas normas.

O Conselho Regional de Farmácias do Paraná (CRFPR) garante que vai cumprir rigorosamente a determinação da Anvisa. Para a presidente do conselho, a médica Marisol Dominguez Muro, medidas como colocar medicamentos fora do alcance dos consumidores garantem que o ambiente farmacêutico seja realmente um estabelecimento de saúde. “Por esse motivo apoiamos toda ação que vem ao encontro dos anseios da profissão”, disse. “O Paraná entende que a farmácia é um estabelecimento de saúde e a Anvisa veio melhorar ainda mais esse conceito”, acrescentou.

Segundo ela, no estado, o comércio em farmácias já é diferenciado. “Uma resolução estadual de 1996 já institui a separação dos medicamentos, que aqui não ficam em gôndolas, ao alcance da população. Nem mesmo os fitoterápicos ou chás medicinas são permitidos.” Na avaliação do conselho, a venda de produtos como chocolates nas farmácias também fere os princípios do setor. Segundo ele, em março vencem as licenças para o comércio desses produtos. “O conselho não emitirá a renovação automática”, afirmou o vice-presidente da entidade, Dennis Bertolini.

Já o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná (Sindifarma), Edenir Zandoná, entende que, pelo fato de o comércio de conveniência ser devidamente separado, produtos embalados como chocolates, bolachas e sorvetes poderiam continuar sendo vendidos nesses estabelecimentos. “Esse tipo de venda, realizado há 14 anos nas farmácias paranaenses, é responsável, em alguns estabelecimentos, por até 30% do faturamento. A medida pode acarretar prejuízos econômicos e demissões no setor”, disse.

Ministro defende taxas de juros baixas para crescimento do emprego

Rio de Janeiro(ABr) - O ministro do Trabalho, Carlo Lupi, defendeu na última terça-feira taxas de juros mais baixas para estimular o setor produtivo e a geração de empregos no país. Ao divulgar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ele descartou risco “de bolha inflacionária” e avaliou que não há moti-

vos para aumento dos juros. “Cada vez que se aumenta a taxa de juros, há impacto sobre o capital produtivo, quem quer investir. Só favorece quem especula com o dinheiro. Por isso, sou o maior defensor das mais baixas taxas de juros para alimentar o crescimento da economia”, afirmou Lupi, no Rio de Janeiro.

Embora alguns produtos apresentem variação de preços, como material escolar, em fevereiro, o ministro disse que não há risco de pressão inflacionária. “O país está produzindo bem”, afirmou citando o desempenho do setor industrial em janeiro. O consumo interno e a retomada das exportações, se-

gundo o ministro, são sinais claros de recuperação depois da crise financeira mundial e favorecem a indústria, que registrou recorde em janeiro, com a criação de 68.920 vagas. O setor industrial puxou a alta do emprego no mês, que bateu recorde histórico com a geração de 181 mil postos no primeiro mês do ano.

A Semana Mundo Irã descarta suspender enriquecimento de urânio O Irã não suspenderá o enriquecimento de urânio em troca de radioisótopos, como oferecido em carta de Estados Unidos, França e Rússia à Organização das Nações Unidas (ONU), informou o Ministério das Relações Exteriores do país. Britânico que confessou morte de companheiro é preso A polícia britânica prendeu o jornalista de televisão Ray Gosling sob suspeita de homicídio. Gosling, de 70 anos, afirmou em um programa da rede BBC que matou seu companheiro, portador do vírus da aids, para que ele não sofresse mais. OMS pede que médicos permaneçam no Haiti A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu que as agências de auxílio médico permaneçam no Haiti o máximo de tempo possível. A OMS lembrou que essas entidades são cruciais no esforço de reconstrução, após o violento terremoto do dia 12 de janeiro. Paquistão confirma prisão de nº 2 do Taleban no país O Exército do Paquistão confirmou que o número 2 do Taleban afegão, mulá Abdul Ghani Baradar, está preso no país. Segundo autoridades paquistanesas, ele tem fornecido informações de inteligência que estão sendo compartilhadas com os Estados Unidos. Motorista de trem belga sobrevive a acidente Funcionários ferroviários da Bélgica afirmaram que um dos motoristas dos dois trens que colidiram nas proximidades de Bruxelas sobreviveu ao acidente, apesar de ter ferimentos sérios. Pelo menos 18 pessoas morreram na colisão.

Papa pede honestidade e coragem a bispos da Irlanda O Vaticano informou que o papa Bento XVI está pedindo aos bispos irlandeses que sejam honestos e corajosos para lidar com o escândalo de abusos sexuais envolvendo membros da Igreja Católica. Um porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que o eventual afastamento dos bispos não foi discutido, nas reuniões para tratar da crise. Irã reage a acusações de Hillary sobre ditadura militar O Irã reagiu aos comentários da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de que o país está se convertendo em uma ditadura militar. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, afirmou que os norte-americanos foram os arquitetos da Guerra do Vietnã e são os verdadeiros ditadores militares. Sob críticas de Pequim, Obama recebe hoje dalai-lama O presidente norte-americano, Barack Obama, recebe o dalai-lama para um encontro a portas fechadas na Casa Branca. A reunião deve exacerbar as tensões entre China e Estados Unidos, que vêm crescendo nos últimos meses. Autoridades chinesas advertiram os EUA no início do mês e pediram à Casa Branca que cancelasse a reunião com o líder espiritual tibetano. Reino Unido rechaça decisão argentina sobre Malvinas O governo britânico rechaçou a decisão da Argentina de que as embarcações que cruzem pelo território continental até as ilhas Malvinas precisem ter permissão especial de Buenos Aires. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que a Argentina não pode controlar as águas territoriais no entorno das ilhas, chamadas pelos britânicos de Falklands.

Seu Direito Daniele Silvia de Oliveira Advogada, especialista em Direito pela FEMPAR

Auxílio-reclusão Esta semana vamos tratar de um benefício concedido pelo INSS aos seus segurados que é de conhecimento de poucos: o auxílio-reclusão. O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto, não sendo devido aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto. Para que tenha direito ao benefício é necessário que o segurado/preso não esteja recebendo salário da empresa na qual trabalhava, nem estar em gozo de auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço. A reclusão, ainda, deverá ter ocorrido dentro do período de manutenção da qualidade de segurado e o último salário-de-contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições), tomado em seu valor mensal, deverá ser igual ou inferior aos referidos em tabela contida no site da Previdência Social. Não é exigido tempo mínimo de contribuição (carência) para que os dependentes tenham direito ao benefício. São considerados dependentes, para fim de recebimento de auxílio reclusão o esposo ou esposa, companheiro ou companheira, filhos pais e irmãos e e filho equiparado, vale dizer, menor tutelado e enteado. Após a concessão do benefício, os dependentes devem apresentar à Previdência Social, de três em três meses, atestado emitido por autoridade competente de que o trabalhador continua preso, sob pena de suspensão do benefício. O auxílio reclusão, contudo, deixará de ser pago com a morte do segurado sendo, neste caso, convertido em pensão por morte, em caso de fuga, liberdade condicional, transferência para prisão albergue ou cumprimento da pena em regime aberto. Deixará ainda de ser pago se o segurado passar a receber aposentadoria ou auxílio-doença, quando os dependentes e o segurado poderão optar pelo benefício mais vantajoso, mediante declaração escrita de ambas as partes, bem como ao dependente que perder a qualidade e com o fim da invalidez ou morte do dependente. Caso o segurado recluso exerça atividade remunerada como contribuinte individual ou facultativo, tal fato não impedirá o recebimento de auxílio-reclusão por seus dependentes. O valor do auxílio-reclusão corresponderá ao equivalente a 100% do salário-de-benefício. Você tem alguma dúvida? Mande-a para o e-mail jornal@asemananews.com.br, e estaremos respondendo nas próximas edições.


16

ESPORTE

De 19 a 25 de fevereiro de 2010

Coritiba e Paraná Clube se enfrentam em momentos distintos

De um lado um time invicto, líder disparado, com o melhor ataque na competição e apontado como favorito ao título. De outro, uma equipe fora do G8(grupo que se classifica à segunda fase), há cinco partidas sem vencer e com o técnico ameaçado de perder o emprego. Coritiba e Paraná vivem momentos distintos no Paranaense e nesse domingo, se enfrentam no clássico Paratiba. O desacreditado Tricolor aposta em uma reviravolta entoando o velho ditado de que clássico não há favorito, embora tenha um retrospecto negativo até aqui. Para piorar, a equipe paranista não terá em campo o lateral Pará, um dos únicos destaques da equipe que sofreu uma contusão no empate em 1 a 1 com o Operário. O técnico Marcelo Oliveira que

saiu vaiado pelo torcedor, assim como todo o time, após aumentar o jejum sem vitorias na última quarta-feira na Vila Capanema, sabe que corre risco de demissão caso o limitado time que comanda não se supere diante do tradicional rival. O treinador deverá fazer uma única alteração com a ausência de Pará. Jefferson que é ala direito deverá jogar improvisado na esquerda, pois o substituto imediato da posição, o lateral Guaru também está contundido. Já o astral no Coritiba é bem diferente. A equipe alviverde soma 22 pontos – 12 a mais que o adversário e lidera a primeira fase do Paranaense com uma campanha irrepreensível de sete vitórias e um empate. A única preocupação do time para o clássico foi o atraso na

definição do local de jogo, marcado para Paranaguá e a expulsão de dois jogadores no empate em 1 a 1 com o ACP, na noite da última quarta-feira, em Paranavaí. O Coxa mostrou superação e teve sorte – levou três bolas na trave. "Eu digo o seguinte: é um ponto para ser comemorado. Nós somamos mais um ponto em um jogo muito dificil. Essa equipe tem uma grande tradição no futebol paranaense, já foi campeã e está se credenciando como uma das equipes para passar de fase e ir longe nessa competição", avaliou o técnico Ney Franco. O treinador que perdeu o zagueiro Jéci e o volante Willian, expulsos só irá anunciar a equipe para enfrentar o Paraná momentos antes do jogo. (DR)

Curitiba vive expectativa por etapa do WTCC

Pelo quinto ano consecutivo, Curitiba receberá uma etapa do WTCC - Campeonato Mundial de Carros de Turismo. A competição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está no mesmo patamar de qualidade e organização da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rally (WRC). A abertura da temporada 2010 está marcada para o dia 7 de março no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais. De acordo com o organizador do evento, o Augusto Farfus, a expectativa é de novo recorde de público, que no ano passado superou os 45 mil expectadores que trocaram

alimentos por ingresso. Testes O paranaense Augusto Farfus encerrou na última quinta-feira a segunda bateria de testes coletivos de pré-temporada do WTCC - Mundial de Carros de Turismo, em Valencia, na Espanha. Com o asfalto do cir-

cuito espanhol seco até a metade da tarde e com a aderência comprometida pela garoa que se seguiu, Farfus completou cerca de 70% do programa de treinos estabelecido pela BMW para os dois dias de ensaios. Os carros começam a chegar a Curitiba no final deste mês.

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2010 Local: Campo da Lagoinha - Mandirituba Início: 07/03 As inscrições deverão ser feitas no Departamento de Esportes, até o dia do Congresso Técnico que ocorrerá em 03/03, às 20h, no ginásio Mandiritubão. As partidas serão realizadas aos domingos.

O campeão terá a chance de representar o município na Amsulep. 1º lugar: Troféu + Medalhas 2º lugar: Troféu + Medalhas 3º lugar: Troféu Melhor Artilheiro e Goleiro Informações: 36261122 ramal 231

Fonte e fotos: Site Terra

Fórmula – 1: USF1 admite que pode sair da Fórmula 1, diz jornal Mais do que perder as primeiras três corridas do calendário, a participação da USF1 no campeonato de 2010 está em risco. De acordo com o jornal La Voz, da Argentina, Peter Windsor, diretor esportivo da equipe norte-americana, admitiu que os carros não serão construídos nos prazos combinados. O diário revela que Windsor se reuniu em Charlotte com José López(foto), pai de Pechito López, piloto da USF1, e com o empresário Felipe McGough. Com lágrimas nos olhos, o diretor esportivo da equipe norte-americano teria confessado que não sabe o que fazer com seu projeto. Segundo o La Voz, a situação financeira da USF1 é tão precária, que a equipe sequer recebeu os motores da Cosworth. NBA: Lesionado, Leandrinho pode se envolver em negociações dos Suns O armador brasileiro Leandrinho está momentaneamente de fora das quadras, mas vê a possibilidade de sua carreira começar a se movimentar em solo americano. O brasileiro, que já foi um dos melhores reservas da NBA, poderá trocar de equipe, sendo envolvido na negociação do Phoenix Suns por outros jogadores. O Cleveland Cavaliers, do ala Anderson Varejão, e o Miami Heat estão interessados no jogador e no ala-pivô Amare Stoudemire. Golfe: Tiger Woods tenta, mas não consegue reaver casamento Apesar de já ter saído de uma clínica de reabilitação, onde foi tratar o vício por sexo, Tiger Woods não conseguiu solucionar seus problemas familiares. Informações de diversos sites internacionais descrevem a atual situação do golfista, que está tentando reaver o casamento. De acordo com o site RadarOnline, sua mulher, Elin Nordegren, não está preparada para voltar com Woods por ainda não confiar suficientemente nele. Jogos Olímpicos de Inverno: Patinação tem pequenas "gandulas" para tirar pelúcias da pista No final de cada apresentação da patinação artística lá estão elas, prontas para deixar a pista em ordem para a entrada do atleta seguinte. Sempre atentas aos movimentos dos ídolos e da plateia, pequenas "gandulas" mostram agilidade quando precisam entrar em cena. Ao todo, doze meninas ficam sentadas lado a lado na beira da pista do Pacific Coliseum, em Vancouver. Momentos antes do término de cada prova, duas delas tiram a blusa que usam para se proteger do frio e aguardam a autorização de uma pessoa do Comitê Organizador dos Jogos de Vancouver para seguirem em frente. É a chance que elas têm de mostrar o dom sobre os patins enquanto se revezam para retirar objetos atirados por torcedores no local. Ao invés de bolas isoladas por jogadores de futebol, as garotas recolhem bichos de pelúcia e flores que tinham como destino os esportistas. No final, os presentes são realmente entregues aos atletas. Futebol: Adriano diz estar pronto para voltar à Itália Mesmo de bem com a vida no Flamengo, o atacante Adriano admitiu em entrevista ao canal de televisão Sky Sport 24 que aceitaria voltar à Itália. O atacante afirmou que, após reencontrar a felicidade, está pronto para retornar ao futebol europeu. "Agora que reencontrei vontade, determinação e felicidade posso voltar à Itália", afirmou o jogador. Adriano, uma das esperanças do Flamengo na Libertadores, diz que só vai pensar em volta para a Itália após a Copa do Mundo... Futebol Internacional: Jogador Cabañas sai da UTI e se prepara para reabilitação O atacante paraguaio Salvador Cabañas, atingido por uma bala na cabeça no dia 25 de janeiro, saiu na última quarta-feira da Unidade de Terapia Intensiva e já começa a ser preparado para a reabilitação, informou a equipe médica que o atende. "A evolução tem sido muito satisfatória. Isto nos permite retirá-lo da terapia intensiva e passá-lo para um quarto", disse Ernesto Martínez, neurocirurgião que cuida do jogador, acrescentando que, com isso, "o risco de vida se distancia cada vez mais". Copa 2010 - África do Sul: Comitê da Copa de 2010 exalta "melhores estádios do mundo" Da desconfiança ao estrelismo. Assim pode ser resumido o sentimento dos dirigentes sul-africanos quando o assunto envolve os dez estádios que serão palcos dos jogos da próxima Copa do Mundo. Depois de enfrentarem atrasos nas obras e gerarem um clima de desconfiança ao redor do planeta, os estádios estão praticamente prontos e, segundo Danny Jordan, responsável pelo Comitê Organizador Sul-Africano, entre os "melhores do mundo".


Edição 119