Page 1

ASDECQ Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada

Aracati -Ce


Um Pouco de Nossa Historia

2003

Inicio das Atividades

2006

Inicio do Processo de Profissionalização 15 Associados


‌ continuando

2008

Inicio da Campanha para novos sĂłcios

2009

+ 80 Empresas Associadas


Canoa Quebrada - Aracati


Pr贸xima Meta Destino de Refer锚ncia

Destino Indutor


ASDECQ.COM.BR


I Encontro de Destinos Indutores Brasilia – Abril 2009


Feiras e Foruns de Turismo


Capital Gastron么mica do Nordeste


Eventos Reveillon

Shows Biquíni Cavadão

Canoa Blues

Aracanoa

Curta Canoa

Canoa Global


Eventos Campeonato de Kite Surf

Eventos internacionais


Jornais, Revistas e TV • • • • • • • • • • • •

Jornal Diario do Nordeste Jornal O Povo Jornal O Globo Revista Marie Claire Jornal Hoje Bom Dia Brasil Via Brasil Rede Globo Rede Record SBT Rede Vida E muitos outros…


Rede Globo e Rede Record •Troca de Familia

•Malhação


Parcerias de Sucesso


Desenvolvimento do Aracati

A Casa do Povo


Homenagem P贸stuma


Cursos Profissionalizantes


Broadway Praça de Alimentação


Ações Sociais e Ecológicas


Parceria Sebrae Treinamento

Qualificação

ASDECQ

Pequenas e Medias Empresas

Profissionalização


ASDECQ


Camara Municipal de Aracati Projetos Sociais Recursos

Parceiros

ASDECQ


APRESENTAÇÃO DA ASDECQ PARA OS SENHORES VEREADORES DE ARACATI – 28/05/2009 Prezados senhores vereadores, associados e a todos que nos honram com sua presença nesta noite aqui na câmara municipal de Aracati. Ocupo hoje está tribuna com a missão de contar um pouco sobre a história de nossa associação. A ASDECQ iniciou suas atividades no ano de 2003, nosso primeiro desafio era mudar o conceito de um destino pouco preparado para um destino de ponta, que atraísse de fato o verdadeiro turista. Em 2006 eu e o Ruy fomos convidados pelo Luis para auxiliá-lo a frente da entidade, já era a hora e momento de dar um novo salto e iniciar o processo de profissionalização da gestão da entidade, o desafio era grande, em nossos arquivos apenas 15 empresas figuravam como associadas, porém a entidade não tinha nenhuma receita fixa mensal. No inicio de 2008 iniciamos a campanha para agregar novos sócios, hoje apenas um ano após o inicio deste processo a ASDECQ conta com mais de 80 empresas afiliadas, que vão desde pequenos comércios até usina de geração de energia eólica. Temos crescido vertiginosamente não só em quantidade, mas principalmente na qualidade de nossos membros. Na história de nossa entidade temos muito que comemorar. Nosso destino ganhou recentemente destaque nacional passando a integrar a lista dos 65 Destinos Indutores do turismo Brasileiro que foram escolhidos pelo Ministério do Turismo. Figuramos entre os quatro únicos do estado do Ceará. Como pólo indutor do Turismo nosso município ganha fórum privilegiado e é base de uma indústria limpa geradora de riqueza e inclusão social. Lógico senhores vereadores que para mantermos este status e recebermos os benefícios de continuarmos com o privilegio de sermos município indutor é necessário trabalho, organização, união e profissionalismo. A ASDECQ é ambiciosa, quer mais, precisamos da parceria desta casa e dos poderes públicos constituídos para nos tornarmos destino de referencia, como já conseguiu nossa irmã cearense Jericoacoara.


Nosso site é referencia para outras entidades espalhadas por este país afora. Durante o I Encontro de Destinos Indutores ocorrido recentemente em Brasília no qual participamos junto com excelentíssimo Sr. Expedito Ferreira, prefeito municipal e a Senhorita Iane Sampaio Secretaria do Turismo de Aracati. Na ocasião a ASDECQ foi citada como exemplo pelo Ministro do Turismo Luis Barreto e pela diretora do Ministério do Turismo doutora Tânia Brisolla. Integrantes da ASDECQ participam ativamente de fóruns, comitês, audiências publicas e privadas, feiras e eventos capitalizando turistas e empresas sérias que queiram colaborar com o desenvolvimento sustentável de nosso município. O Programa Caminhos do Sabor, parceria entre a ASDECQ, ABRASEL, SEBRAE, MINISTÉRIO DO TURISMO garantiu a Canoa Quebrada o titulo de Capital Gastronômica do Nordeste. O projeto piloto aqui iniciado e concluído foi levado como exemplo de sucesso para todos os 65 destinos indutores no Brasil. Foram realizados grandes eventos no ano passado com o apoio efetivo da ASDECQ, podemos citar como exemplos- Réveillon, Show do Biquíni Cavadão, Aracanoa, Canoa Blues, Campeonato de Kit Surf, Curta Canoa e Canoa Global Durante todo o ano dezenas de jornalistas visitam Canoa Quebrada a convite ou com o apoio da ASDECQ. O resultado são centenas de matérias divulgando nosso destino para todo o mundo. A Secretaria de Turismo do Estado através de seu Titular Bismarck Maia articulou com a ASDECQ a vinda da novela Malhação exibida em horário nobre pela Rede Globo de televisão. A série está sendo exibida desde Janeiro, e até hoje durante o programa aparecem cenas e fala-se no nome de Canoa Quebrada. Em fevereiro foi exibido na Rede Recorde de Televisão o Programa Troca de Família, este programa foi trazido por nós da ASDECQ, fez tanto sucesso que foi repetido pela emissora.


Salientamos que a Prefeitura Municipal de Aracati, o Governo do Estado do Ceará, o Ministério do Turismo não tem se furtado a trabalharem de braços dados com nossa entidade. É visível na atitude e planejamento destes órgãos governamentais e nas autoridades que os representam a disposição em aumentar a parceria com nossa entidade. E agora perante esta casa os convido a se tornarem nossos parceiros, pois aqui é a casa do povo, e não temos duvidas em afirmar que nosso povo precisa de emprego, desenvolvimento sustentável e principalmente inclusão social, e nós como empresários e vossas excelências como representantes eleitos pelos cidadãos e cidadãs do Aracati podemos e temos como obrigação unir forças para que o nome do ARACATI seja conhecido em outras fronteiras, por que Canoa Quebrada é a vitrine do nosso município. Duas de nossas associadas merecem ser citadas em especial, são elas a Visão Empreendimentos e a Rosa dos Ventos que disponibilizaram recursos financeiros para que a ASDECQ fizesse varias obras em Canoa Quebrada, inclusive na área social. Abro aqui um parêntese para uma homenagem póstuma ao nosso estimado associado Dr. Armando Ferreira, presidente da Rosa dos Ventos e grande apoiador da ASDECQ. No ano passado, um ano de disputa política, abrimos democraticamente as portas da entidade para que todos os candidatos falassem aos empresários sobre suas metas e programas de governo. Trouxemos em parceria com SENAC e PMA a Carreta Móvel do SENAC. Por mais de 90 dias foram ministrados em Canoa Quebrada cursos profissionalizantes em varias áreas, treinando mais de 400 profissionais. Um problema que há anos desafiava a noite de Canoa Quebrada começou a ser resolvido depois que a ASDECQ conseguiu junto a PMA um terreno baldio paralelo a Rua da Broadway. Lá foram construídos dez Box com arquitetura padronizada, e hoje os antigos ambulantes podem exercer profissão digna, se tornando empresários do ramo de alimentação fora do lar comercializando seus produtos com segurança e higiene.


A Rosa dos Ventos, nossa associada, não mediu esforços em alocar recursos para que fizéssemos a recuperação da erosão nas falésias e a retirada de grande volume de areia que soterrava varias casas na comunidade do Estevão. Construímos um pátio coberto para os alunos da Escola do Estevão, além de melhorias em suas salas de aula e a disponibilização de um bebedouro inox de água potável. O busto do Dragão do Mar há muitos anos abandonado, foi recuperado numa ação do Curta Canoa, e ganhou um monumento construído pela ASDECQ e Rosa dos Ventos na praça que leva seu nome. O SEBRAE é nosso parceiro durante os 365 dias do ano, um contrato firmado entre a ASDECQ e o SEBRAE garantirá treinamento, qualificação, profissionalização e muitos outros benefícios as pequenas e médias empresas, que são as grandes responsáveis pela geração de empregos em nosso município. Construímos um auditório para 50 pessoas a fim de viabilizar reuniões e treinamentos em Canoa Quebrada e um novo escritório para a sede da entidade. Estes itens acima foram apenas algumas das realizações da ASDECQ , nós diretores da entidade sabemos que podemos fazer muito mais, para isso contamos com o empenho e dedicação de todos associados e parceiros. Precisamos captar recursos através de nossa entidade, estes recursos existem para vários programas sociais e podemos garantir, são abundantes, temos contatos, parceiros e necessitamos ser reconhecidos por esta casa como entidade de Utilidade Publica.


Agradecemos a confiança, as criticas construtivas, e principalmente aqueles que vieram a nosso encontro propondo soluções e colaborando com recursos e trabalho. Que Deus nos dê saúde, tolerância e muita disposição para continuarmos este trabalho, para que no final de 2009 estejamos comemorando juntos mais um ano de vitórias. Agradeço em meu nome e de meus companheiros da diretoria, Luis e Ruy, do conselho fiscal, dos Grupos de Trabalho, de todos os nossos afiliados pela oportunidade que a Presidente Marta nos concedeu ao ceder este tempo nesta tribuna para que pudéssemos mostrar um pouco do que somos.Meu muito obrigado aos senhores vereadores, aos companheiros aqui presente e as pessoas que nos ouviram nesta noite.

ASDECQ e Camara Municipal de Aracati  
ASDECQ e Camara Municipal de Aracati  

Apresentação da ASDECQ na Camara Municipal de Aracati no dia 28/05/2009