Page 1

RURAL SEMANAL Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ANO XIX - 2012

EDITORIAL

Foto:UNRC

Acesso à Informação Uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública é o que prevê a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 /11/2011), que regulamenta a consulta de documentos públicos e que entrará em vigor no próximo dia 16/5. A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse durante a Conferência de Alto Nível Parceria para Governo Aberto, em 17/4, que a Lei de Acesso à Informação é um passo histórico para a ampliação da transparência no país. A lei estabelece que o acesso é a regra e que o sigilo é a exceção. Qualquer cidadão poderá solicitar acesso às informações públicas – aquelas que não forem classificadas como sigilosas – conforme procedimento que observará regras, prazos, instrumentos de controle e recursos previstos. Autoridades responsáveis – Na UFRRJ foram designadas pelo reitor, de acordo com o artigo 40 da Lei de Acesso à Informação, autoridades responsáveis por monitorar a implementação do disposto na Lei e apresentar relatórios periódicos sobre o seu cumprimento. Além disso, tais autoridades devem recomendar as medidas indispensáveis à implementação e ao aperfeiçoamento das normas e orientar as unidades no tocante ao cumprimento do que a norma e seus regulamentos determinam (confira, na página 3 deste número, a Portaria 478, de 3/5/2012, que trata desse tema). GT vai adequar a UFRRJ à Lei – Também foi criado um Grupo de Trabalho na UFRRJ, cujo objetivo é orientar todas as unidades e órgãos da universidade a divulgarem na web, ou em locais de fácil acesso, dados sobre a estrutura organizacional; registros de programas, ações, projetos e obras; repasses ou transferências de recursos financeiros; registros de despesas, de processos licitatórios, entre outros (leia, também na página 3, a Portaria 479, de 3/5/2012, que está relacionada a essa questão). Informações claras – Conforme declarou a própria presidenta, “todos os brasileiros poderão consultar documentos e informações produzidos pela administração pública, que deverão ser oferecidos de forma clara em linguagem simples e direta com apoio de ferramentas de busca e pesquisa”. Nesse sentido, nada mais pertinente que nossa universidade lance mão de dispositivos legais que objetivem uma transparência cada vez maior na divulgação de informações aos cidadãos brasileiros. Mais informações na página da UFRRJ e no Portal de Acesso à Informação da CGU (www. cgu.gov.br/acessoainformacaogov). Há também um guia sobre a lei, disponilizado pela UFPE em www.ufpe.br/ufpenova/images/guia_ lei_acesso_2012mar03.pdf

Técnico da UFRRJ profere palestra no VI Workshop de TIC das Ifes Pág.2

S

T

Q

14

15

16

MAIO

11

Q

S

S

D

17

18

19

20

CALENDÁRIO ACADÊMICO a6/6 - Prazo final para trancamento de matrícula nos cursos de graduação no 1º período. a6/6 - Prazo final para solicitação de prorrogação do prazo e reintegração ao curso de graduação para ex-alunos para o 2° período. a7/6 - Feriado nacional (Corpus Christi). a8/6 e 9/6 - Emenda do feriado de Corpus Christi. Doutorado binacional Atividades Coletivas e Interdisciplinares: 16/5 e Colegiado se reúne na Universidade de 18/6. Veja na íntegra em www.ufrrj.br (‘Calendário’). Río Cuarto, Argentina

O Colegiado do doutorado binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária reuniu-se no mês passado (foto) para analisar a possibilidade de solicitar ao Ministério da Educação da Argentina a cotitulação do curso. O Colegiado é formado por representantes da UFRRJ (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária/PPGCTIA) e da Universidade Nacional de Río Cuarto (UNRC). Participaram do encontro os professores do PPGCTIA Lúcia Helena Cunha dos Anjos , Fabio Barbour Scott – respectivamente, coordenadora e vice-coordenador do curso – Cezar Augusto Miranda Guedes, Mauro Antonio Homem Antunes, Angel Ramon Sanchez Delgado e Miliane Moreira Soares de Souza. Também marcou presença o professor José Airton Chaves Cavalcante Júnior (IM/UFRRJ), doutorando do PPGTIA que permanecerá três meses na UNRC realizando pesquisas. Integração – A reunião foi notícia no site da UNRC (www.unrc.edu.ar), que destacou a presença dos professores da Rural na instituição argentina, onde ministram cursos e colaboram nas co-orientações de trabalhos de pesquisa. O texto também trouxe uma declaração do professor Cezar Augusto sobre a importância da formação binacional proporcionada pelas duas instituições. “O processo de integração tem vários espaços. Um deles é o da ciência, da tecnologia e do ensino de graduação e pós”, disse ele. “A integração é muito mais do que comércio e investimentos. Se quisermos aproveitá-la de forma mais intensa, devemos incluir aspectos vinculados à cultura, à ciência e à mobilidade das pessoas”. “Um ponto importante que discutimos foi o encaminhamento da proposta de co-titulação, que implica na concretização de novas formas institucionais visando ao fortalecimento da integração entre ambos os países”, acrescentou o professor. “Trata-se de uma proposta inovadora e que tem novos desafios à frente”.

Lançamento ‘Uso ecológico de materialies humificados’

O livro ‘Uso ecológico de materialies humificados – Retención de metales pesados y actividad biológica’ (Editorial Académica Española) tem coautoria do doutorando Andrés Calderín García, do Curso de Pós-Graduação em Agronomia-Ciência do Solo (CPGA-CS/UFRRJ), e dos professores Ricardo Luis Louro Berbara (CPGA-CS) e Fernando Guridi Izquierdo, doutor em Agronomia-Ciência do Solo pela UFRRJ e docente da Universidade Agrária de Havana (UNAH), em Cuba. A publicação é resultado dos estudos de mestrado de Calderín, iniciados em Cuba sob a orientação do Prof. Guridi, e que foram concluídos após a primeira passagem do pesquisador pela UFRRJ, em 2008, para um estágio de três meses no laboratório do Prof. Berbara. Calderín é professor assistente no Departamento de Química da Faculdade de Agronomia da UNAH. Atualmente, ele cursa o doutorado no CPGA-CS, sob orientação do Prof. Berbara. A obra expõe as técnicas de caracterização e espectroscópicas que demonsCPGF/UFRRJ recebe inscrições químico-físicas tram as propriedades de retenção em um solo huEstão abertas, até 5/6, as inscrições (processo mificado. Demonstra-se, assim, o emprego da seletivo 2012/II) para o Curso de Pós-Graduação ciência para a resolução sustentável de dois dos em Fitotecina (CPGF/UFRRJ), mestrado e douto- principais problemas enfrentados hoje pela socierado. Informações em www.ia.ufrrj.br/cpgf dade: a contaminação e a alimentação.

Pesquisadores da UFRRJ são contemplados pela Faperj Pág.3

Doutora em Agronomia/UFRRJ recebe Prêmio Frederico de Menezes Veiga Pág.3


Pág. 2

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

14 a 20/5/2012

RURAL SEMANAL

‘Educação sem fronteiras’ Na cerimônia de entrega dos títulos de Doutor ‘Honoris Causa’ ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 4/5, o reitor da UFRRJ e presidente do CRUB, Prof. Ricardo Motta Miranda, parodiando o nome do programa Ciência Sem Fronteiras, disse que “o Brasil finalmente prioriza a ‘Educação sem fronteiras’, sem limites. É isso que o Brasil precisa, e foi isso que o senhor [Lula] implementou.” Emocionado, Lula agradeceu às universidades (UFRRJ, UFRJ, UNIRIO, UFF e UERJ): “Entendo esta honraria como uma homenagem ao povo brasileiro, que realizou, pacificamente, uma verdadeira revolução na Educação”. Além do título, o reitor da UFRRJ entregou a medalha comemorativa do centenário de origem da universidade (foto à direita). Fotos de Luiz Roberto Lima.

UFRRJ na Semana Nacional de Museus A UFRRJ vai promover o ‘I Seminário Memória, Patrimônio e Cultura’, como parte da 10ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 18/5. Confira no link http://bit.ly/JEqo8Z a programação completa do seminário, que vai de 15 a 17/5.

Parabéns, Geovane! Parabéns, Ana Luíza! O Colégio Técnico da UFRRJ e, especialmente, a equipe de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira parabenizam os alunos Geovane Henrique Salgado do Carmo e Ana Luíza Pereira pela classificação no Concurso Nacional Novos Poetas Prêmio Sarau Brasil 2012. Suas poesias foram contempladas entre as 250 melhores composições, num total de 2.321 textos inscritos. Esse resultado dará aos discentes, ambos da terceira série do ensino técnico de nível médio, o prêmio de inclusão dos seus textos no livro ‘Antologia Poética, Prêmio Sarau Brasil 2012’.

Desmistificação da polêmica do futsal feminino da UFRRJ A Atlética Central (A.C.) da UFRRJ vem utilizar seu direito de resposta para esclarecer à comunidade a assim nomeada ‘polêmica do futsal feminino da UFRRJ’. 1. Da acusação feita pelas ex-atletas sobre o fim do Bolsa Atleta – De fato, a informação foi dada. Porém, admitimos que nos excedemos em passar essa informação incompleta e prematuramente. Alegamos que a bolsa atleta acabaria. Entretanto, quem acompanhasse a discussão desde o início saberia que queríamos dizer que acabaria neste período, pois, até então, não tínhamos a informação de que o governo não havia enviado a verba. Além disso, o edital do Bolsa Atleta está passando por reformulação, visto que o usado anteriormente foi contestado pelas mes-

Ineagro/UFRRJ tem projetos aprovados 1. A Ineagro teve seu projeto para implantação do Sistema de Certificação de Incubadoras (CERNE) aprovado no edital Sebrae/Anprotec no valor de R$ 120 mil. 2. A empresa Explante Biotecnologia (Fabio Cruvinel), incubada na Ineagro, teve seu projeto – ‘Utilização de um biorreator de imersão temporária (BIT) para acelerar a produção de mudas micropropagadas’ – aprovado no edital ‘Apoio à Inovação Tecnológica no RJ’, da Faperj.

mas. Isso fez com que, mais uma vez, perdêssemos tempo para criar um novo edital, acabando com qualquer possibilidade de haver Bolsa Atleta neste período. 2 - Sobre a perda do direito de treinar no ginásio – Como foi dito no RS, o motivo foi a ausência da seleção de futsal feminino no campeonato de 2011, em Itajubá/MG. Porém, o direito foi repassado para a equipe de vôlei feminino. Temos oito seleções universitárias e não há horário para que todas treinem no ginásio. A A.C. utiliza o seguinte critério: seleções que obtêm melhor desempenho nos torneios ganham o direito de utilizar o ginásio. Como apenas três atletas do futsal feminino compareceram ao torneio (e as outras ex-atletas sequer compareceram às reuniões marcadas para dar um justificativa), cedemos o direito de treinar no ginásio à equipe de vôlei feminino. Apenas no ano seguinte conseguimos realizar uma reunião com a antiga equipe de futsal feminino e informamos o que elas já sabiam: após mostrarem que realmente havia comprometimento da equipe, poderiam retornar aos treinos no ginásio. 3 - Sobre o incentivo dado à equipe de futsal feminino pela A.C. – Entendemos as dificuldades culturais mencionadas. Por isso, a A.C. resolveu retirar as atletas (...), pois pretendemos montar uma nova equipe de futsal feminino com atletas mais comprometidas que nos ajudem a quebrar os tabus culturais impostos por nossa sociedade. Pois para a A.C. o esporte deve ser respeitado acima de qualquer discriminação. Para aqueles que ainda possuem dúvidas, basta procurar as atuais seleções e buscar informações sobre o serviço que a Atlética Central presta aos nossos atletas. Atlética Central UFRRJ

Rural em eventos Técnico da UFRRJ profere palestra no VI Workshop de TIC das Ifes O técnico Sandro Freire, analista de Tecnologia da Informação da Coordenadoria de Informática (CoInfo/UFRRJ), proferiu a palestra 'Proposta de utilização da Programação Extrema na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro', durante o VI Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Brasil, em Goiás. A apresentação de Freire abordou o processo de melhoria de desenvolvimento de softwares que estão sendo implantados na Rural. Também participaram do evento o professor Valdomiro Neves Lima, coordenador especial dos Programas de Reestruturação e Expansão da UFRRJ, e Marlúcio Barbosa, coordenador interino da CoInfo. O workshop, organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ocorreu entre 7 e 11/5 e teve como tema ‘Mobilidade e Integração Nacional e Internacional’. Mais informações em www. viwticifes.ufba.br

Ascom nas redes sociais facebook.com/UFRRJ twitter: @ufrrjbr

Clipping da Rural Acesse em www.ufrrj.br/portal/modulo/ home/clippins.php


RURAL SEMANAL

UNIVERSIDADE

Doutora em Agronomia/UFRRJ recebe Prêmio Frederico de Menezes Veiga

Pág. 3 14 a 20/5/2012

Lei de Acesso à Informação

Portaria nº 478/GR, de 3/5/2012 O Reitor da UFRRJ, no uso das suas atribuições A pesquisadora Mariângela Hungria da Cunha (foto), doutora em Foto: cnpso.embrapa.br legais e estatuárias, e considerando a necessidade Agronomia (Ciência do Solo, 1985) pela UFRRJ e pesquisadora de atendimento às determinações constantes na Lei da Embrapa Soja (Londrina/PR), recebeu o Prêmio Frederico de nº 12.527, de 18/11/11 (Lei de Acesso à InformaMenezes Veiga das mãos do ministro da Agricultura, Pecuária e ção), resolve designar a servidora Ana Lucia dos Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, durante cerimônia realizaSantos Barbosa, coordenadora de Planejamento e da na sede da Embrapa, no dia 25/4. Orçamento (Siape 0387278); e Teresinha Maria Mariângela é pesquisadora da Embrapa desde 1982. DestaSena Pacielo, assessora de Comunicação e cou-se pelo trabalho em fixação biológica de nitrogênio com a soInformação (Siape 0386919), como autoridades ja e realizou mais de 150 estudos sobre o tema. Tem mais de 700 responsáveis – titular e suplente, respectivamente publicações sobre o assunto. – pelo processo de implantação das medidas previstas na Lei de Acesso à Informação, assegurando sua aplicação, no âmbito da UFRRJ, e exercenRaimundo Braz Filho é homenageado em simpósio do as atribuições estabelecidas no Art. 40 da O professor Raimundo Braz Filho – membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), pesquisador referida lei. Ricardo Motta Miranda 1A do CNPq, ex-reitor da UENF e professor emérito da UFRRJ, entre outros títulos – recebeu mais uma homenagem em sua notável trajetória acadêmica: ele foi o ‘Homenageado de Honra da Portaria nº 479/GR, de 3/5/2012 Farmacognosia Brasileira’ do VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, realizado em Ilhéus/BA, O Reitor da UFRRJ, no uso de suas atribuições entre 18 e 22/4. legais e estatuárias, e considerando a necessidade de atendimento às determinações constantes Lei nº 12.527, de 18/11/11 (Lei de Acesso à InPesquisadores da UFRRJ são contemplados pela Faperj da formação), com vistas a assegurar o direito funO edital ‘Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas (Biofísica), ambas do Departamento de Ciências damental de acesso à informação, resolve: 1- designar os servidores Ana Lucia dos Santos Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Fisiológicas (IB/UFRRJ). Janeiro 2011’, cujo resultado foi divulgado no dia 3/5, Já o projeto ‘Avaliação clínica e experimental do Barbosa, coordenadora de Planejamento e Orçaaprovou três projetos de pesquisadores da UFRRJ, risco cardiovascular na obesidade’, coordenado mento (Siape 0387278); Teresinha Maria Sena em parceria com pesquisadores externos. pela professora Eliete Bouskela (UERJ), teve a Pacielo, assessora de Comunicação e InformaA pesquisa ‘Fisiopatologias associadas à defi- participação do professor Emerson Lopes Olivares ção (Siape 0386919); Eduardo Mendes Callado, pró-reitor de Assuntos Financeiros (Siape 0387 ciência de estrogênio: alvos metabólicos e meca- (Farmacologia), do DCF/UFRRJ. nismos multifacetados’, coordenado pela profesPor fim, ‘A construção da memória da educa- 433); Pedro Paulo de Oliveira Silva, pró-reitor de sora Denise Pires de Carvalho (UFRJ) contou com ção prisional’ – trabalho coordenado pelo profes- Assuntos Administrativos (Siape 0386935); Mara participação das professoras Alba Cenélia Matos sor Francisco Farias (UNIRIO) – contou com a lúcio Barbosa, coordenador de Informática substida Silva (Fisiologia) e Michelle Porto Marassi parceria da professora Leila Dupret (IM/UFRRJ). tuto (Siape 174985); e Carlos Alberto Gomes da Rocha, chefe da Seção de Arquivo e Protocolo Geral (Siape 0386148), para, sob a coordenação da primeira, constituir Grupo de Trabalho com a Professora da UFRRJ colabora UFRRJ na mídia finalidade de acompanhar, planejar e estabelecer em livro sobre criminalística O ‘Jornal Hoje’ (Rede Globo) exibiu, em 5/5, uma diretrizes para a implantação e execução da Lei nº A professora Fabíola de Sampaio R. G. Garrido entrevista com o pesquisador da UFRRJ, Adriano 12.527, de 18/11/11 (Lei de Acesso à Informação), (ITR/UFRRJ) é uma das colaboradoras do livro Lucio Peracchi (IB/Área de Zoologia). Peracchi, que no âmbito da UFRRJ; 2 - Esta portaria entra em ‘Ciência forense: uma introdução à criminalística’, coordena o Laboratório de Mastozoologia, lidera vigor na data de sua publicação. Ricardo Motta de Rodrigo Grazinoli Garrido e Alexandre Giova- equipe de pesquisadores que está catalogando Miranda espécies de morcego numa reserva ao norte do nelli (Techinical Books). A obra é um pequeno manual e tem como propos- Espírito Santo. Eles registraram a maior diversidade ta revelar um pouco do mundo da criminalística, de morcegos em Mata Atlântica do país, identifican- Portaria nº 099/ICHS, de 8/5/12 O diretor do ICHS/UFRRJ, nos termos da alínea podendo ser utilizada em cursos introdutórios ou do mais de 50 espécies. “Os morcegos disseminam sementes, polinizam XVIII do Artigo 67 do Regimento Geral da UFRRJ, para auxiliar aqueles que pretendem realizar conplantas e controlam as populações de insetos. resolve designar a docente Maria do Rosário da curso público para perito criminal. Fabíola Garrido possui graduação em Ciências Todo este conjunto de atividades contribui para o Silva Roxo (Siape 1.450.409), e os técnicos-administrativos Isaías Evaristo Ferreira (Siape 0.3 Biológicas, além de mestrado e doutorado em equilíbrio da natureza”, disse o professor. Confira o vídeo em http://bit.ly/KITdpJ 85.577) e Luanda dos Santos Alves (Siape 01. Agronomia-Ciência do Solo (UFRRJ). 466.501) para, sob a presidência da primeira, constituírem Comissão de Sindicância encarregada de inserir, na apuração que consta no processo Eleições ao CEPE nº 23083.000335/2012-01, os fatos relatados nos Inscrições de 14 a 18/5. Dias de votação: 4 e 5/6, em locais e horários a serem divulgados pelas Memorandos nº 227/11-DGV e 372/11-ICHS. comissões setoriais. Mais informações no portal www.ufrrj.br (clique no banner ‘Eleições para doAntonio Carlos Nogueira centes e técnicos junto ao CEPE’). Deliberação nº 13, de 18/4/2012

Deliberação nº 14, de 18/4/2012

O CEPE da UFRRJ, tendo em vista a decisão tomada em sua 306ª Reunião Ordinária, realizada em 18/4/12, resolve aprovar o edital sobre normas para eleição de representantes dos servidores docentes junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ, conforme consta no anexo a esta Deliberação. Ana Maria Dantas Soares, vice-presidente no exercício da presidência

O CEPE da UFRRJ, tendo em vista a decisão tomada em sua 306ª Reunião Ordinária, realizada em 18/4/12, resolve aprovar o edital sobre as normas para eleição dos representantes dos servidores técnico-administrativos junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ, conforme consta no anexo a esta Deliberação. Ana Maria Dantas Soares, vicepresidente no exercício da presidência

Obs.: anexos e mais informações no link www.ufrrj.br/portal/eleicoes_docentes_tecnicos

Trote na UFRRJ Deliberação n° 9, de 1/2/12 O Conselho Universitário da UFRRJ, tendo em vista a decisão tomada em sua 275ª Reunião Ordinária (sessão II), realizada em 1/2/2012, e considerando o que consta no processo nº. 23083.000342/2012-02, resolve: I. proibir, terminantemente, a prática de qualquer tipo de trote estudantil no âmbito desta Universidade. II. revogar a Delib. nº 2, de 8/1/1994. Ricardo Motta Miranda, presidente


Informes Gerais Resenha

Fala sério que você ainda não leu esse livro? O livro infanto-juvenil ‘Fala sério, amor’ (Editora Rocco), da autora Thalita Rebouças, é febre entre as adolescentes em geral. Custa em torno de R$ 30 o exemplar, variando entre as livrarias, e conta diversas histórias, em ordem cronológica, da biografia amorosa da personagem principal: Malu. A cada capítulo, enumerados como a idade de Malu, a autora nos conta pelo menos uma situação da vida sentimental da personagem: o primeiro amor, uma briga com um namorado, aniversário de namoro, término, ciúmes, etc. A cada situação, os pensamentos e atitudes de Malu são detalhadamente expostos e, por ser uma ‘adolescente comum’, com muitos pensamentos comuns, várias outras adolescentes da atualidade se identificam com a protagonista e tornam o livro no que chamamos hoje de ‘modinha’. A música ‘Já sei namorar’, dos Tribalistas, estabelece uma relação de intertextualidade com o livro, em função de ser uma composição de descobertas amorosas. O trecho “Já sei namorar, já sei beijar de língua, agora me resta sonhar” é

inclusive mencionado no próprio livro, no capítulo 12, em que Malu narra o seu primeiro beijo de língua. E o trecho “Eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também” se encaixa como uma luva para as histórias amorosas de Malu, pois, a cada capítulo, ela tem ao menos um ou dois namorados. Em suma, o livro se apresenta de forma simples e de fácil leitura. Seu vocabulário é bem prático e as histórias cotidianas e comuns às adolescentes conquistaram a fama e o respeito deste grupo de leitoras. Por Emanuelle Cristine Rangel, da turma 23 do CTUR, sob a orientação da professora Ana Lúcia da Costa Silveira. (Ilustração:www. thalita.com)

Economize! Ao término do expediente, verifique se as luzes e os aparelhos estão desligados. Colabore!

Participe! A Rural é de todos!

Carteiras escolares A Divisão de Patrimônio da UFRRJ possui carteiras escolares (cor marrom, com braços e não espumadas) disponíveis e em bom estado para serem utilizadas nesta universidade pelos institutos que se interessarem. Favor entrar em contato pelo telefone 2682-2802.

Água: um bem natural que deve ser preservado

Segurança no campus Faça a sua parte para que não haja violência no campus. Qualquer ocorrência, comunique-se com a DGV: ramal 4645 e telefone 2682-1871. Tenha sempre um documento de identidade, especialmente o que ateste seu vínculo com a UFRRJ.

Embrapa seleciona bolsista de IC A Embrapa Agrobiologia está formando cadastro reserva de bolsistas de Iniciação Científica (IC) dos seguintes cursos: Agronomia, Biologia, Tecnologia em Biotecnologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Química, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Produção de Fármacos, Zootecnia, ou outros afins, provenientes de universidades conveniadas. Inscrições, de 14 a 18/5, na portaria do prédio da Embrapa, das 14h às 16h (dias 14 e 15/5) ou das 9h às 11h (de 16 a 18/5). Mais informações em http://bit.ly/Jf5jmD

IC Fisiologia: resultado do processo seletivo Comunicamos o resultado do processo seletivo para o preenchimento de uma vaga como bolsista de iniciacão cientifica em Fisiologia, realizado no dia 26/4. O aprovado foi o estudante Cesar Rafael Marins Costa. Informamos aos interessados que, em breve, realizaremos um novo processo no início do próximo período. DCF/IB/UFRRJ

Eventos na Rural

Bolsas PIBIC e PROIC

Assembleia – o D.A. de Economia Doméstica convoca os alunos para uma assembleia geral em 16/5, às 17h, na Sala de Reuniões do ICHS.

Última semana de inscrição

Mostra 'A Educação Infantil e suas Interfaces' – Dia 18/5, no Espaço Paulo Freire (ICHS/UFRRJ). III Encontro dos Estudantes de Administração e Turismo – Dia 19/5, das 9h às 17h, no campus Seropédica da UFRRJ. Gestão ambiental – De 21 a 25/5, no Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), acontece o Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (Sigabi). Inscrições até 18/5. Informações: http://cenaga. webnode.com Olhares sócio-históricos sobre a religião – De 22 a 23/5, no IM/UFRRJ. Mais informações em seminarioreligiaoufrrj.wordpress.com

O Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa (NAAP), da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação da UFRRJ comunica aos interessados que as inscrições do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e PROIC/ PROPPG) se encerram no dia 16/5, às 16h.

Químicos realizam encontro científico A Sociedade Brasileira de Química realizará, de 28 a 31/5, em Águas de Lindóia/SP, sua 35ª Reunião Anual. Mais informações no site do evento: www.sbq.org.br/35ra

Seminário ‘Rumos da UFRRJ – Contribuições de seus Egressos’ – Dia 30/5, no Salão Azul (P1), a Apresenta, em 16/5, às 19h, no Gustavão O céu de Lisboa (Alemanha/1994; drama/musical). partir das 9h. Direção de Wim Wenders; com Patrick Bauchau e grande elenco. Sinopse: O engenheiro de som Philip vai a LisRural Semanal Uma construção coletiva da comunidade universitária boa para ajudar o amigo Fritz a terminar seu filme. Os conceitos, opiniões, declarações, comunicados, O desaparecimento de Fritz leva Philip a uma resenhas e cartas são de total responsabilidade viagem de descobertas pela cidade, onde se dos autores. Colabore enviando artigos, cartas e apaixona pelos sons e pela bela Teresa, vocalista notas até terça-feira para ascom@ufrrj.br da banda Madredeus.

RURAL SEMANAL: Informativo da Reitoria da UFRRJ, fundado em 26/9/1994 Reitor: Ricardo Motta Miranda Vice-reitora: Ana Maria Dantas Soares Pró-Reitores: Assuntos Administrativos: Pedro

Rural Semanal Ano XIX - número 11 - 14 a 20/5/2012

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

IMPRESSO

Paulo de Oliveira Silva Assuntos Financeiros: Eduardo Mendes Callado Assuntos Estudantis: Carlos Luiz Massard Graduação: Nidia Majerowicz Extensão: José Claudio Souza Alves Pesquisa e Pósgraduação: Aurea Echevarria Assessora de Informação e Comunicação: Teresinha Sena Pacielo Editor colaborador: Valdomiro Neves Lima Colaboradora: Aline Avellar (jornalista/Mtb06470-MG) Redação/revisão/diagramação: João Henrique Oliveira (jornalista/Mtb24325-RJ) Distribuição: Aline da Silveira Figueroa Bolsista: Julio Salles Estagiário: Pablo Meireles Impressão: Imprensa Universitária Tiragem: 3.500 Redação: Assessoria de Informação e Comunicação - BR 465 - Km7, Pavilhão Central, sala 131, CEP 23890-000 Seropédica/RJ. Tel.: (21) 2682-2915 e 2682-1080/1090; fax: (21)2682-1120. E-mail: ascom@ufrrj.br Portal: www.ufrrj.br ‘A exatidão dos dados dos eventos é de responsabilidade de seus organizadores’.

Rural Semanal 11 (de 14 a 20/5/2012)  

Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you