Page 1

2015 - 2017 1


Publicação foi organizada pela

Diretoria de Planejamento Estratégico - DIPE/Uepa Aurycélia Silva Dias Diretora de Planejamento Estratégico Equipe Técnica da Diretoria de Planejamento Estratégico Tatiane Monte Santana Eline Salgado Ferreira Ivanete Modesto do Amaral Natália Alexandre dos Santos da Silva Caio José Lima Gouvêa Nogueira Vanessa Rodrigues de Barros Danielle Vieira Paraense Pereira Facilitação do Processo Tatiane Monte Santana Maria Elisabete Moreira Barata


Missão “Produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”


Juarez Antônio Simões Quaresma Reitor Rubens Cardoso da Silva Vice-Reitor Ana da Conceição Oliveira Pró-Reitora de Graduação Douglas Rodrigues da Conceição Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Mariane Cordeiro Alves Franco Pró-Reitora de Extensão Carlos José Capela Bispo Pró-Reitor de Gestão e Planejamento


Objetivos Estratégicos 1.

Consolidar os cursos existentes e ampliar a oferta em áreas e/ou regiões estratégicas para o desenvolvimento do estado.

2. 3.

Implementar a avaliação institucional da UEPA.

4. 5.

Fortalecer e ampliar a Política de Assistência Estudantil.

Rever e/ou ampliar as políticas de acesso e permanência da educação superior. Fortalecer a construção de projetos em áreas de conhecimento de referência da UEPA, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, em áreas estratégicas do desenvolvimento do Estado.

6.

Fortalecer a inserção social e política da universidade em organizações da sociedade

7. 8.

Promover a reestruturação organizacional da Universidade.

9.

Ampliar e diversificar a captação de recursos e melhorar a capacidade de gestão operacional.

Garantir a adequação e modernização da infraestrutura acadêmica e administrativa em todos os níveis de atuação da UEPA.

10. 11.

Minimizar os custos operacionais da Universidade.

12. 13.

Desenvolver uma política de comunicação institucional.

Aperfeiçoar o acompanhamento e controle sobre as ações planejadas e realizadas.

institucional

Garantir o acesso às informações da UEPA à comunidade interna.

14.

Garantir a gestão participativa na UEPA no âmbito administrativo e acadêmico.

15.

Valorizar o servidor da UEPA.


1.

Consolidar os cursos existentes e ampliar a oferta em áreas e/ou regiões estratégicas para o desenvolvimento do estado.

INDICADORES:

Percentual de cursos consolidados por nível. Percentual de cursos ofertados nas regiões estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

ESTRATÉGIAS Ampliar o número de vagas nos cursos de graduação. Ofertar número de vagas nos cursos de graduação, por meio do Programa UAB, com manutenção de 12 polos regionais. Ampliar o número de vagas e garantir qualidade aos cursos de graduação oferecidos por meio dos programas especiais (PARFOR). Fortalecer as Coordenações de Apoio e Orientação Pedagógica. Aperfeiçoar o processo de lotação e distribuição de carga horária docente da UEPA, inclusive dos programas especiais. Criar o Programa de Consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu. Criar novos cursos de pós-graduação stricto sensu. Criar cursos de mestrado profissional em áreas de interesse público. Criar cursos de pós-graduação Lato Sensu (gratuito) nos Campi do interior, aproveitando capacidade instalada da UEPA. Promover curso de aperfeiçoamento e formação 6 Plano Estratégico da Uepa


continuada para educadores e agentes culturais da arte e cultura em regiões estratégicas do Estado. Criar projetos e programa de extensão nas áreas de conhecimento da UEPA para atender a demanda em regiões estratégicas do Estado. Implementar os programas e projetos de extensão existentes nas áreas de conhecimento da UEPA para atender as demandas das regiões estratégicas de desenvolvimento do Estado.

2.

Implementar a avaliação institucional da UEPA.

INDICADORES:

Número de avaliações realizadas. Número de relatórios avaliativos por unidades. Número de instrumentos avaliativos aplicados por categoria (docente, discente, técnico administrativo). Índice de satisfação dos servidores da UEPA.

ESTRATÉGIAS Implantar a avaliação institucional interna nos 24 cursos de graduação da UEPA, estabelecendo cronograma de prioridades de acordo com a avaliação externa dos cursos. Fortalecer as ações da Coordenação de Avaliação da DAA/UEPA visando melhor acompanhamento dos cursos de graduação e consequentemente, contribuindo para a avaliação Institucional.

2015 - 2017 7


3.

Rever e/ou ampliar as políticas de acesso e permanência da educação superior.

INDICADORES:

Índice de vagas ofertadas por ano. Percentual de satisfação dos inscritos nas modalidades de acesso à UEPA. Índice de Permanência. Percentual de satisfação de permanência dos estudantes da UEPA.

ESTRATÉGIAS Aprimorar as políticas de acesso Aperfeiçoar e executar processos de transferências internas e externas. Aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio como possibilidade acesso aos cursos ofertados pela IES Ampliar a política afirmativa da IES.

8 Plano Estratégico da Uepa


4.

Fortalecer e ampliar a Política de Assistência Estudantil.

INDICADORES:

Índice de alunos atendidos pela assistência estudantil. Índice de ações de assistência estudantil realizadas. Percentual de satisfação dos estudantes c/ o Programa de Assistência Estudantil.

ESTRATÉGIAS Implantar subprogramas para garantir apoio à aquisição de material técnico/didático e apoio à talentos, dentro do Programa de Apoio Sócio Econômico. Ampliar o subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico. Implantar programa de apoio biopsicossocial ao estudante. Implantar programa de apoio pedagógico. Implantar programa de apoio ao estudante com deficiência. Implantar programa de apoio à organização e participação estudantil em eventos acadêmicos. Integrar os diversos setores da UEPA (Pró-Reitorias e Núcleos) que lidam com bolsas estudantis (Bolsas de Iniciação Científica, Monitorias, Extensão, Incentivo Acadêmico, Iniciação à docência, dentre outras). Realizar lançamentos conjuntos dos editais competentes às Pró-reitorias relativo a Bolsas de Iniciação Científica, Monitorias e dentre outras. Disponibilizar plataforma objetivando com que os alunos contemplados nos programas possam avaliar o desenvolvimento do programa e propor melhorias. 2015 - 2017 9


5.

Fortalecer a construção de projetos em áreas de conhecimento de referência da UEPA, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, em áreas estratégicas do desenvolvimento do Estado.

INDICADORES:

Número de projetos desenvolvidos por área estratégias. Número de projetos referenciados em editais externos.

ESTRATÉGIAS Captar recursos por meio da participação em editais públicos para retomar os projetos de ensino da PROGRAD (PET-SAÚDE, LIFE, PIBID, PROLIND, SABERES INDÍGENAS, PRODOCÊNCIA). Implantar o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR). Articular com a gestão superior a reserva de cota de orçamento para a execução de chamadas anuais de projetos de ensino. Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de ensino por meio da ação das coordenadorias: PETSAÚDE, LIFE e PIBID. Divulgar os resultados obtidos na execução dos projetos de ensino por meio do incentivo e/ou realização de eventos acadêmicos e científicos, assim como por mídias impressas e/ou digitais. Manter o acompanhamento e discussão das ações desenvolvidas pelos cursos de graduação.

10 Plano Estratégico da Uepa


Fortalecer parceiras com entidades públicas, estaduais e federais, que estejam alinhadas às políticas públicas de interesse prioritário do estado, notadamente, nas áreas de educação, saúde e ambiente. Criar novas parcerias com entidades públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, nacionais ou estrangeiras, que estejam alinhadas às políticas públicas de interesse prioritário do Estado. Induzir ações de pesquisa, a partir da capacidade instalada da UEPA, visando ao atendimento de demandas de interesse público. Criar cursos de mestrado profissional em áreas de interesse público. Criar cursos de pós-graduação Lato Sensu (gratuito) nos Campi do interior, aproveitando capacidade instalada da UEPA. Dotar a universidade de transporte marítimo e terrestre para o desenvolvimento de ações junto as comunidades ribeirinhas nas praticas de saúde, educação, tecnologia e meio ambiente em regiões estratégicas para o desenvolvimento do Estado Consolidar projetos e programas de caráter permanente: Campus Avançado, chamadas de extensão, PROEXT, UEPA nas Comunidades, Cine clube, círio de todos os timbres, entre outros.

2015 - 2017 11


6.

Fortalecer a inserção social e política da universidade em organizações da sociedade.

INDICADORES:

Percentual de participação da UEPA em organizações e segmentos nas áreas de saúde, educação e tecnologia. Percentual de representantes de servidores por categoria nas organizações da sociedade. Percentual de participação da UEPA em premiações, eventos e projetos.

ESTRATÉGIAS Manter a participação da UEPA nas organizações externas da sociedade - CEE, Fórum Estadual de Educação – FEE; Fórum Municipal de Educação; Fórum Nacional de Formação de Professores da Educação Básica; Fórum Nacional de Graduação; Fórum de Educação Escolar Indígena. Ampliar a participação da UEPA em outras organizações da sociedade, tais como: Conselhos Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Saúde, Fórum dos Comitês Gestores Institucionais (FORCOMFOR), etc... Induzir a concorrência de servidores da UEPA em premiações, eventos e projetos oferecidos por instituições com reconhecida respeitabilidade em tais iniciativas.

12 Plano Estratégico da Uepa


7.

Promover a reestruturação organizacional da Universidade.

INDICADORES:

Quantitativo de unidades estruturadas e reestruturadas.

ESTRATÉGIAS Concluir a elaboração da proposta de reestruturação organizacional da UEPA. Aprovar a proposta de reestruturação nas instâncias superiores (CONSUN, SEAD e Assembleia Legislativa). Aprovar o novo estatuto da UEPA.

2015 - 2017 13


8.

Garantir a adequação e modernização da infraestrutura acadêmica e administrativa em todos os níveis de atuação da UEPA.

INDICADORES:

Índice de modernização. Percentual de satisfação dos professores, estudantes e funcionários c/ as unidades construídas, reformadas, adaptadas à acessibilidade e equipadas.

ESTRATÉGIAS Ampliar a Infraestrutura Acadêmica e Administrativa dos Campi da Capital e Interior. Adaptar e adequar a infraestrutura acadêmica e administrativa dos Campi da capital e interior. Aparelhar os campi da UEPA com equipamentos, material permanente e mobiliário.

14 Plano Estratégico da Uepa


9.

Ampliar e diversificar a captação de recursos e melhorar a capacidade de gestão operacional.

INDICADORES:

Relação entre captação de recursos externa e do Tesouro do Estado. Percentual de recursos externos captados no âmbito da iniciativa privada. Percentual de recursos externos captados no âmbito regional. Percentual de recursos externos captados no âmbito nacional. Percentual de recursos externos captados no âmbito internacional. Percentual de execução de recursos captados.

ESTRATÉGIAS Reestruturar e Fortalecer o Núcleo de Contratos e Convênios Criar uma rede de pesquisa de captação de recursos externos. Ampliar a participação nos fóruns de discussão para editais. Criar um catálogo de competências da UEPA para buscar parcerias junto às instituições públicas e privadas. Estabelecer Parcerias com instituições públicas e privadas: Banco da Amazônia,Vale /CDP. Promover curso de elaboração de projetos para captação de recursos externos.

2015 - 2017 15


10.

Minimizar os custos operacionais da Universidade.

INDICADORES:

Percentual de custos por unidade administrativa. Percentual de custos por curso.

ESTRATÉGIAS Analisar todos os contratos da UEPA visando obter informações sobre inconsistências, prazos, necessidade de prorrogação. Fortalecer a fiscalização dos contratos da UEPA. Implantar programa de redução de custo na Universidade.

11.

Aperfeiçoar o acompanhamento e controle institucional sobre as ações planejadas e realizadas.

INDICADORES:

Número de ações planejadas e realizadas. Quantitativo de reuniões de monitoramento e avaliação do Plano Estratégico da UEPA.

ESTRATÉGIAS Implantar o Sistema de Informação Gerencial da UEPA Monitorar e avaliar as ações planejadas.

16 Plano Estratégico da Uepa


12.

Desenvolver uma política de comunicação institucional.

INDICADORES:

Quantidade de ações de comunicação no âmbito da comunicação interna. Quantidade de ações de comunicação no âmbito da comunicação externa. Quantidade de ações de comunicação no âmbito da comunicação interinstitucional. Quantidade de pessoas alcançadas pelas ações de comunicação.

ESTRATÉGIAS Padronizar a identidade visual das comunicações e sinalizações internas. Criar política de comunicação institucional. Promover a participação da UEPA em eventos objetivando parcerias e oportunidades de negócio. Veicular resultado de ações realizadas pela UEPA. Promover pesquisas de satisfação junto a clientes internos e externos. Reformular o portal da UEPA.

2015 - 2017 17


13.

Garantir o acesso às informações da UEPA à comunidade interna.

INDICADORES:

Quantidade de ações socializadas.

ESTRATÉGIAS Promover o funcionamento adequado do mídia indoor. Promover um sistema integrado intrainstitucional de comunicação e compartilhamento de informações de forma descentralizada. Manter listas de e-mails de comunicação direcionada. Definir murais de comunicação oficial em cada campus.

14.

Garantir a gestão participativa na UEPA no âmbito administrativo e acadêmico.

INDICADORES:

Quantidade de representações colegiados da UEPA por Campi. Quantitativo de colegiado gestor por nível de atuação da UEPA. Quantidade de representações colegiados da UEPA por categorias.

ESTRATÉGIAS Promover a gestão colegiada nos campi da UEPA. Promover a disseminação de informações geradas no âmbito dos colegiados. 18 Plano Estratégico da Uepa


Promover a capacitação continuada dos gestores dos campi da interiorização. Promover a pratica da gestão itinerante no âmbito da Universidade. Realizar encontros da administração superior da UEPA.

15.

Valorizar o servidor da UEPA.

INDICADORES:

Quantidade de representações colegiados da UEPA por Campi. Quantitativo de colegiado gestor por nível de atuação da UEPA. Quantidade de representações colegiados da UEPA por categorias.

ESTRATÉGIAS Promover a gestão colegiada nos campi da UEPA. Promover a disseminação de informações geradas no âmbito dos colegiados. Promover a capacitação continuada dos gestores dos campi da interiorização.

2015 - 2017 19


Rua do Una, 156 - Telégrafo - Belém - Pará Fone: (91) 3299-2200 / www.uepa.br 20 Plano Estratégico da Uepa

Plano Estratégico Uepa  

Plano Estratégico 2015 - 2017 da Universidade do Estado do Pará - Uepa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you