Issuu on Google+

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

“De todos e para todos”

Balanço dos primeiros meses de Gestão


A imagem da capa ilustra todas as áreas do conhecimento que a Universidade oferece compondo peças de um quebra-cabeça. A cada semestre, uma delas será colorida representando a construção coletiva de uma universidade. No final dos quatro anos de gestão, esse conceito de Universidade e Sociedade será mostrado de maneira clara, com todas as peças em cores, representando a ciência viva numa instituição de ensino.

Expediente Universidade do Estado do Pará Assessoria de Comunicação (ASCOM) Jornalista responsável: Heleíze Sena (2021 DRT/PA) Jornalista: Janine Bargas (2212 DRT/PA) Estagiária de jornalismo: Valéria Lima Fotografia: Mácio Ferreira (1655 DRT/PA) Produção: Amalia Paes, Raphael Ferreira e Renata Carneiro Pinto Diagramação: Cristiano Reis e Pedro Brasil Xavier Estagiária de Publicidade e Propaganda: Thaís Gentile Web Designer: Greison Dias Envie suas sugestões e divulgue suas atividades Contatos: (91) 3244-5201/3299-2221 E-mail: ascom.uepa@gmail.com


Iniciamos nossa caminhada de 1461 dias na administração de nossa jovem universidade. Desde o dia 29 de junho de 2013, quando da solenidade de posse, trabalhamos incansavelmente para construir uma universidade de todos e para todos, buscando o entendimento e a união para avançar nas mudanças que nossa UEPA necessita. É este trabalho dos primeiros meses de gestão que apresentamos à comunidade acadêmica. Textos e fotos ilustram a sequência das boas decisões e realizações que tive a oportunidade pedagógica de participar, além das boas implementações acadêmicas, administrativas e políticas que caracterizem um Projeto de Universidade. Projeto este que vimos, eu e o Professor Doutor Rubens Cardoso, incansavelmente debatendo nos últimos meses com os colegas docentes, discentes e técnico-administrativos. Nos próximos anos, continuaremos a valorizar o diálogo sempre, pois ele também permite notar a pluralidade de pontos de vista e perspectivas, que são características fundamentais dentro de uma universidade. Por isso, conclamo a toda a comunidade para, neste momento, nos unirmos em prol do nosso maior patrimônio e, nos momentos em que não tenhamos os mesmos pontos de vista, lembrar que transigir é salutar. Finalmente, faço a todos um convite a prosseguir no compromisso para investir e conquistar a excelência no desempenho docente, na pesquisa, no atendimento e serviços em todas as unidades da Universidade, na capital e interior do Estado. Saudações acadêmicas,

Prof. Dr. Juarez Antônio Simões Quaresma Reitor da Universidade do Estado do Pará

Mácio Ferreira

Prezados membros da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará,


Mácio Ferreira

Juarez Quaresma e Rubens Cardoso tomam posse Os professores doutores Juarez Antônio Simões Quaresma e Rubens Cardoso da Silva foram empossados no dia 29 de maio nos cargos de reitor e vice -reitor, respectivamente, para o quadriênio 2013/2017. A solenidade de transmissão de cargo foi realizada no Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e contou com a presença do governador do Estado, Simão Jatene, que nomeou os professores em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

MAIO

Na ocasião, um dos momentos mais emocionantes e celebrados pela comunidade acadêmica foi a transmissão das vestes talares. Juarez recebeu das mãos da ex-reitora, Marília Brasil Xavier, o colar reitoral, o bastão, a samarra e o capelo na cor branca, que representa a união de todas as áreas do conhecimento.

Mácio Ferreira

No primeiro discurso como reitor, Juarez saudou professores, alunos, servidores e todos que fizeram parte da última gestão. Ele afirmou que a grande proposta é ir além e fazer melhor. “A expectativa é levar adiante esse projeto de universidade. Nós já tivermos um grande avanço nos últimos cinco anos. A Universidade tem um grande potencial, e o futuro é podermos estreitar as nossas parcerias com os órgãos do governo, construir um projeto de desenvolvimento do nosso estado nas diversas áreas e cada vez mais perseguir a melhoria da qualidade do ensino, investimento, valorização dos servidores, docentes e alunos de forma a construir uma universidade do tamanho do nosso estado”, garantiu o novo reitor.

Juarez recebe capelo e posa ao lado de suas antecessoras, Maria das Graças Silva e Marília Brasil Xavier

pag. 5


Uma das primeiras ações da Gestão Superior foi garantir, junto à Secretaria de Estado de Administração do Pará (Sead), que professores temporários tivessem seus contratos prorrogados até o final do mês, para que não houvesse prejuízos no semestre letivo.

Renan Malato/Ascom Sead

Parceria com a Sead garante prorrogação de contratos

A medida teve caráter extraordinário e foi baseada na continuação das atividades previstas no calendário acadêmico. A Gestão Superior também comunicou a decisão ao Sindicato dos Professores da Universidade e aos representantes dos Centros Acadêmicos da instituição. Nos meses seguintes, a Uepa fez um processo seletivo em caráter emergencial para ocupar as vagas necessárias à continuidade das atividades acadêmicas do segundo semestre.

Gestão reúne com Sead (acima). Novos pró-reitores são empossados na Reitoria

pag. 6

JUN Mácio Ferreira

O mês também foi marcado pela posse dos novos integrantes da Gestão Superior, realizada no auditório da Reitoria. Professores dos campi da capital e de outros municípios paraenses, e servidores prestigiaram o momento em que também foram anunciados novos diretores e integrantes que permanecem no cargo à frente de assessorias e coordenadorias ligadas ao Gabinete do Reitor. No mesmo período, também foram empossados vinte e dois novos membros do Conselho Universitário (Consun), eleitos para o biênio 2013-2015.


Mácio Ferreira

Um canal de comunicação com a comunidade acadêmica também se estabeleceu quando a Gestão Superior reuniu-se com os estudantes em busca de ideias para a melhoria no serviço prestado pelo Restaurante Universitário. Os alunos indicaram representantes para uma comissão que deu continuidade às discussões. O debate chegou também aos meios virtuais através do e-mail sugestoesru@uepa.br, para que todos pudessem participar e dar contribuições. Parcerias também foram firmadas para fortalecer as áreas de educação e formação profissional. Uma delas, veio a convite da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). A Uepa passou a realizar atendimentos para diagnóstico e cirurgia de pacientes com câncer de pele, para diminuir a fila de espera por atendimento do Hospital Ophir Loyola. Cerca de 50 casos já foram diagnosticados pela Uepa, que além de garantir a saúde das pessoas, também oferece formação de qualidade para os alunos e residentes.

HO Mácio Ferreira

Outra parceria, com a Universidade das Antilhas e da Guiana (UAG), contempla as pesquisas e os projetos desenvolvidos nas áreas de Biotecnologia, Arte e Música e Educação à Distância. O acordo prevê, entre outras ações, a formação continuada para alunos, técnicos e professores e os intercâmbios acadêmicos e profissionais de informações, experiências e práticas. Reitor assina acordo de cooperação com instituições de ensino da Guiana Francesa

pag. 7


Cristino Martins/Agência Pará

Uepa integra comitê do Pacto pela Educação No mês das férias, o trabalho na Universidade não parou. A instituição foi incluída oficialmente no Comitê Gestor do Pacto Pela Educação do Pará , projeto que nasceu no âmbito do Governo do Estado e já reúne uma grande quantidade de parceiros em vários setores, como profissionais da Educação, empresariado e movimentos sociais. Rumo à excelência na educação básica do Estado, o Comitê também mobiliza os mais diversos agentes em torno da melhoria da educação, além de acompanhar, avaliar e propor mudanças nas ações executadas.

JUL

“Nós, enquanto Universidade do Estado, não vamos medir esforços para que o Conservatório possa implantar seu bacharelado. Estamos dando todo apoio para esta emancipação porque acho que o Conservatório Carlos Gomes merece isso, por toda sua história”, afirmou Juarez Quaresma.

Uepa faz parte do Pacto pela Educação e orienta FCG no primeiro processo seletivo enquanto IES

pag. 8

Mácio Ferreira

Em julho, a Uepa também reuniu com a Fundação Carlos Gomes para discutir a estruturação do Conservatório enquanto Instituto de Educação Superior no Estado, a transição do Curso de Bacharelado em Música e a participação da Uepa nesta conquista.


Arquivo Ascom Uepa

Outro encontro marcante aconteceu com presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Allan Gomes Moreira, para tratar dos processos de aposentadoria dos docentes e técnicos da universidade. O reitor Juarez Quaresma destacou a importância de garantir a solução de pendências ligadas à aposentadoria, devido às limitações da Uepa relacionadas ao Plano de Cargos, Car reiras e Salários. Com a solução destes processos, foi possível reduzir a folha de pessoal da Universidade, possibilitando a liberação de vagas para novas nomeações e a realização de novos concursos.

HO Mácio Ferreira

O mês encerrou com o anúncio feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de que a Região Metropolitana de Belém contará com 81 pontos do Telessaúde. A Uepa é uma das parcerias do projeto, que prevê oferta de teleconsultoria, segunda opinião formativa, telediagnóstico e tele-educação para as equipes de Saúde da Família e da gestão de Saúde. Dos 81 pontos de Telessaúde na Região Metropolitana, 26 são em Belém, 26 em Ananindeua, 12 em Marituba, 13 em Benevides e quatro em Santa Bárbara. O objetivo é melhorar a qualidade da Atenção Primária, fortalecer as redes de Atenção à Saúde e integrar o ensino ao serviço por meio das tecnologias de informação e comunicação.

A solução das pendências sobre aposentadoria (acima) reduz as limitações em relação ao PCCS da Uepa, ao liberar vagas para novas nomeações

pag. 9


Arquivo Ascom Uepa

Governador ministra aula magna para calouros de Marabá Os 20 calouros da primeira turma de medicina da Uepa, em Marabá, deram início oficialmente ao segundo semestre letivo com as boasvindas do governador do Pará, Simão Jatene. A aula magna ministrada pelo chanceler da Universidade foi prestigiada pelos alunos da segunda turma de Biomedicina, calouros e veteranos de Engenharia de Produção e Ambiental, e ainda por professores, servidores e autoridades do município. Jatene parabenizou os futuros médicos e falou sobre o desafio de implantar o curso fora da capital, depois da experiência do município de Santarém, onde a Uepa oferta medicina desde 2006.

EmMarabá,governador saúdafuturosmédicos. ComitivadaChinavema Belémparaassinaracordode cooperaçãocomaUepa

pag. 10

AGO Mácio Ferreira

Na capital, a Universidade deu o primeiro passo para a instalação do Instituto Confúcio no Estado, que pode vir a ser o sétimo do Brasil e o primeiro no norte-nordeste do país. O acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU), da China, representa um avanço não apenas nas relações internacionais, como também na aproximação da China com outros países, como o Brasil, e, especialmente, o estado do Pará. A previsão é o que o curso de mandarim seja ofertado a alunos da Uepa e aos interessados da comunidade externa, a partir de 2014.


Cristino Martins/Agência Pará

Aliada às diretrizes do Governo do Estado, a Gestão Superior participou do I Seminário Estratégia e Profissionalização na Gestão Pública. O evento reuniu gestores, diretores e técnicos de áreas estratégicas da administração para discutir questões específicas da agenda pública estadual. A abertura do Seminário foi feita pelo governador, Simão Jatene, que em uma conversa franca e informal com os servidores, falou sobre gestão pública. Neste segundo semestre, a Uepa também lançou o edital dos Processos Seletivos 2014, que trouxe duas novidades: Licenciatura Plena em História e Biomedicina, ambos ofertados em Belém.

STO Antônio Carlos/Campus III

Em agosto foram retomadas as obras do campus de Educação Física, acompanhadas de perto pelo reitor, que visitou o ginásio e a pista de atletismo, e também se reuniu com a comunidade acadêmica do campus, representada por docentes, funcionários e alunos. A partir do segundo semestre, os integrantes da Gestão passaram a visitar os campi para verificar as necessidades e áreas prioritárias de atuação.

Obras foram inspecionadas pelo reitor e comitiva de gestores. Espaços reformados atendem comunidade interna e externa

pag. 11


Mácio Ferreira

Gestão efetiva pagamento do interstício e reúne com coordenadores de campi A Gestão cumpriu o compromisso de efetivar o pagamento da última, das três parcelas, do interstício para os servidores. A forma de pagamento foi efetivada de acordo com a disponibilidade orçamentária da instituição. Mais de cem servidores técnico-administrativos receberam o pagamento. O auditório do Telessaúde, no Campus II, sediou o I Seminário de Gestão Coletiva da Interiorização. O encontro contou com a participação da Gestão Superior, diretores e coordenadores de 15 dos 20 campi da Uepa. O objetivo do evento foi estreitar laço e planejar estratégias para o desenvolvimento da instituição.

SETE Mácio Ferreira

O mês também teve uma novidade para os alunos. Uma parceria com a empresa Vale trouxe a oportunidade de estágios de extensão e experiências práticas. Outra novidade foi a reabertura do Restaurante Universitário (RU), no CCSE, com uma nova empresa na administração.

Coordenadores de campi discutem melhorias com Gestão Superior (acima). Restaurante Universitário passa a funcionar sob nova administração

pag. 12


Mácio Ferreira

Neste mês, a pós-graduação da Uepa foi ampliada. O curso de especialização em Logística com Ênfase em Sustentabilidade foi lançado em parceria com a Associação dos Profissionais em Logística da Amazônia (Asplam). Além disso, o Mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso integra o primeiro Programa de Mestrado Profissional do Norte e Nordeste na área cirúrgica.

MBRO Mácio Ferreira

Em reunião com o Conselho Universitário, dois grupos de trabalho foram formados para rever, atualizar e apresentar uma nova proposta para a Lei Estadual nº 6.828/2006, referente à estrutura organizacional da Uepa, e para a Lei nº 6.839/2006, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) dos servidores da instituição. Nesta reunião, o reitor, Juarez Quaresma, propôs a composição de uma comissão responsável por apresentar, em três meses, uma minuta de resolução que regulamentasse a progressão dos servidores efetivos não-estáveis. Ainda como proposta do reitor, outras duas comissões foram aprovadas para estarem à frente do estudo e verificar as situações dos servidores de outros órgãos redistribuídos pela Uepa e o processo eleitoral para a escolha dos novos coordenadores de 15 dos 20 campi da instituição.

Vice-reitor recebe homenagem durante lançamento de curso de pósgraduação (acima). Consun aprova comissões para dar celeridade a processos

pag. 13


Mácio Ferreira

Conselho Gestor será canal de diálogo permanente com a comunidade acadêmica O diálogo aberto com a comunidade acadêmica é uma marca desta gestão. Por isso, foram realizadas reuniões com alunos de diversos municípios e visitas em todos os campi para levantar as reais necessidades dos espaços acadêmicos. O vice-reitor, Rubens Cardoso, informou que, em breve, os 20 campi terão mais um canal de diálogo para deliberar ações e propor iniciativas à Gestão Superior, de forma mais transparente. Trata-se do Conselho Gestor que facilitará o diálogo e a tomada de decisões. Em outubro, o Dia do Professor foi significativo para a Uepa, que foi recebeu o Prêmio Educador Antônio Gomes Moreira Junior, na categoria Instituição de Ensino Superior. A premiação fez parte dos festejos de 50 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE), comemorados em solenidade no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, recebeu das mãos da presidente do Conselho, Suely Menezes, a placa de homenagem às ações desenvolvidas em favor do ensino superior no Estado.

Mácio Ferreira

OUTU

Em seu Jubileu, Conselho Estadual de Educação concede à Uepa o Prêmio Educador Antônio Gomes Moreira Junior

pag. 14


Luís Oliveira/Ministério da Saúde

BRO

Num esforço conjunto com outras instituições de ensino superior, a Uepa discutiu ações junto ao Governo Federal para o ensino em saúde na região e os investimentos em equipamentos e em infraestrutura na instituição. Uma das propostas apresentadas pelos gestores da Uepa ao Governo Federal foi a aplicação de recursos para a construção dos ambulatórios que farão parte do Complexo de Clínicas Especializadas do CCBS. Em Brasília, o reitor e o vice-reitor da Uepa também se reuniram com o diretor da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço de Oliveira. Em pauta, o investimento nos laboratórios de ensino dos cursos da área da saúde da Universidade na capital e nos demais municípios do estado, que foi uma questão também sinalizada positivamente pelo Ministério.

Mácio Ferreira

No final do mês, a Uepa inaugurou o 17º mamógrafo do Governo do Estado, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa fez parte da programação em homenagem ao movimento Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Com o aparelho, as usuárias do Centro Saúde Escola da Uepa poderão realizar o exame logo após a consulta ao ginecologista ou ainda agendar atendimento de acordo com a disponibilidade do posto de saúde. A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Centro Saúde Escola da Uepa já conta com mamógrafo e pode oferecer melhor atendimento à saúde da mulher

pag. 15


Mácio Ferreira

Assinada ata que institui a Fundação de Inovação Tecnológica Quatro de novembro de 2013 entra para a história da Uepa como a data de criação da Fundação de Inovação Tecnológica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fitec). A ata de instituição foi assinada durante encontro na Reitoria, com a participação dos membros da Gestão Superior, de diretores de Centro, de professores e do diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Inovação (Secti), Geraldo Narciso. Com a Fundação, será possível apoiar projetos de ensino, pesquisa e extensão de interesse institucional, além de promover cursos e treinamentos nas áreas de atuação da Universidade e garantir parcerias e suportes a projetos que tenham captado fomento de agências externas. Na prática, a Fundação é uma ferramenta estratégica a resolução dos impasses administrativos ao fomento de projetos.

Gestão Superior assina ata de criação da Fundação Tecnológica com a missão de resolver impasses burocráticos (acima)

pag. 16

Mácio Ferreira

Outra conquista da Universidade foi a aprovação, por unanimidade, da entrega do título de Professor Emérito da instituição, ao primeiro reitor da Uepa, Manoel Viegas Campbell Moutinho, e do título de Doutor Honoris Causa à pesquisa do Instituto Evandro Chagas, Gilberta Bensabath. Ainda por proposição do presidente do Consun, o reitor Juarez Quaresma, foi aprovada a criação do título de Servidor Emérito. A alteração consta na resolução nº 2520/2013, que trata sobre a concessão de títulos honoríficos da Universidade.

NOVE


Mácio Ferreira

Após reforma e manutenção do ginásio poliesportivo e do parque aquático, o Campus III da Universidade sediou, pela primeira vez, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude. A competição reuniu mais de 4 mil alunos-atletas de todo o Brasil, em 13 modalidades esportivas: basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. Na avaliação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a estrutura oferecida pela Uepa é um legado para os alunos e futuros atletas. Neste mês, dois encontros também foram significativos. Juarez Quaresma recebeu representantes do Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade (Sintauepa) e o reitor da Universidade de Bruxelas, Paul de Knop.

MBRO

O grupo de servidores entregou uma lista contendo nove reivindicações, das quais cinco já vêm sendo encaminhadas pela Gestão Superior em cinco meses de atuação e antes mesmo da reunião solicitada pelo Sintauepa, entre elas, a revisão das Leis Estaduais nº 6.828/2006, referente à estrutura organizacional da Universidade, e nº 6.839/2006, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores. Mácio Ferreira

Já o encontro com o titular da universidade europeia teve como meta o estabelecimento de parcerias e cooperação técnico-científica entre as duas instituições nas áreas de saúde, da música e das artes. Durante a passagem pela capital paraense, Paul de Knop visitou o Campus III da Uepa.

Grandes nomes do atletismo estiveram no Ginásio da Uepa (acima), no mesmo mês em que o reitor da Universidade de Bruxelas visitou a instituição

pag. 17


Arquivo Ascom Uepa

Governo apresenta proposta de investimento federal na Uepa O fortalecimento e a interiorização do ensino superior é uma das prioridades do Governo do Estado, que apresentou proposta de investimento na Uepa aos representantes paraenses da bancada federal. Os recursos são indicativos do crescimento da instituição na capital e nos outros 15 municípios do Estado onde possui sede. Com o investimento, será possível melhorar a infraestrutura, com a construção de laboratórios, de salas de aula e de auditórios e, ainda, a reforma dos campi e a compra de novos títulos para as bibliotecas. O mês de dezembro também foi marcado pelas eleições para novos coordenadores dos campi de interiorização. Em seis meses, a Gestão deflagrou este processo de escolha dos novos titulares para que, em 2014, todos os candidatos eleitos sejam empossados, fortalecendo a democracia na instituição.

DEZE

Juarez Quaresma esteve reunido com os coordenadores de cursos e chefes de departamentos do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), para ouvir as necessidades, conhecer o andamento de projetos e definir estratégias para o melhor funcionamento do campus em 2014.

Das seis emendas federais destinadas ao Governo do Estado, uma será para a Universidade (acima). Em 2014, ocorrerá a posse dos coordenadores eleitos

pag. 18

Arquivo Ascom Uepa

No Consun, foram aprovados o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais para o Parfor e a Política de Assistência Estudantil, num esforço da atual gestão para cumprir os compromissos com a classe docente.


Nailana Thiely/Arquivo Ascom

MBRO

O último mês do ano também foi marcado pelo fortalecimento da pós-graduação na Uepa. A instituição aprovou o seu primeiro doutorado próprio, na área de Biologia Parasitária na Amazônia. O Curso recebeu nota 4 da Capes e chega para fortalecer a formação de novos profissionais na região norte. Agora, os interessados poderão concluir a pós-graduação na área sem precisar sair do Estado. A Uepa também passou a realizar o Processo Seletivo Unificado para os Programas de Residência Médica do Estado. A iniciativa é inédita e visa preencher todas as vagas disponibilizadas aos egressos do curso de Medicina e a médicos especialistas pelos hospitais associados. Todos os programas mantiveram sua classificação, segundo a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que garantiu a continuidade das atividades acadêmicas. Nesse sentido, a pós-graduação da Uepa demonstra, a cada período de avaliação, crescimento quantitativo e qualitativo, com o reconhecimento de seus pesquisadores, entre alunos e professores, a concessão de bolsas de incentivo à pesquisa, a realização de eventos acadêmicos e a consolidação de grupos de estudos e pesquisas.

Mácio Ferreira

A Universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa à pesquisadora do Evandro Chagas, Gilberta Bensabath. Ela recebeu as vestes talares das mãos do reitor, Juarez Quaresma, que destacou a parceria entre as duas instituições na produção do conhecimento e na formação de pesquisadores aptos aos desafios para a melhoria dos índices de saúde pública do Estado.

Uepa aprova primeiro doutorado próprio e concede o título de Honoris Causa à pesquisadora Gilberta Bensabath

pag. 19


Rua do Una, 156 - Telégrafo - Belém - Pará - Brasil Tel: (91) 3299-2200 - Fax: 3244-5460 www.uepa.br - gabinete@uepa.br - ascom.uepa@gmail.com

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE

soundcloud.com/uepa-oficial @uepa_pa facebook.com/UepaOficial flickr.com/photos/biuepa youtube.com/user/ascomuepa issu.com/ascom.uepa

pag. 20


Balanço dos primeiros meses de Gestão