Issuu on Google+

Ano II - nº 27 Belo Horizonte 24 de abril de 2014

e-foc Informativo Eletrônico do CBMMG

Entrevista CEL EZEQUIEL - CHEFE DO EMBM

Primogênito de três irmãos, o Coronel Ezequiel nasceu no dia 25 de março, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ingressou na carreira militar em 1987, aos 17 anos, no Curso de Formação de Oficiais da PMMG e em 1990, graduou-se no Curso de Bombeiro Oficial. Concluiu ainda o Curso de Altos Estudos de Estratégia e Política, na Escola Superior de Guerra. Possui, dentre outras medalhas: Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha Pedro II, Medalha Mérito Profissional, Medalha Mérito Militar, Medalha do Mérito Militar Judiciário, Medalha Santos Dumont e Medalha Alferes Tiradentes. Acompanhe a entrevista com o novo Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais : Copa do Mundo - Para um evento desse porte, com as questões sociais que o envolvem, a Corporação deve estar preparada para as situações adversas que podem ocorrer. Para tanto, planejamento, qualificação, aquisição de equipamentos e parâmetros de coordenação e controle, foram os grandes eixos discutidos e consolidados, tendo como auge o início da execução das ações, antes mesmo que as primeiras equipes participantes estejam em Minas Gerais. Desafios - Harmonização de esforços dos diversos setores da Corporação, buscando uma prestação de serviços à comunidade, de forma eficiente, eficaz e consequentemente, efetiva. Nunca se esquecendo do grande patrimônio da Instituição, que são seus milhares de bombeiros.

Prioridades - Estruturação no sistema de ensino, para bem preparar seus integrantes, aquisição adequada de viaturas e equipamentos, oferecendo o suporte logístico necessário ao cumprimento das missões, primando sempre pela qualidade de vida dos bombeiros militares. Mudanças - Não há como prometer mudanças drásticas na estrutura da Corporação. Necessitamos auxiliar o Comandante a potencializar os nossos pontos fortes, para minimizar os efeitos de fragilidades e mantermos o CBMMG em níveis satisfatórios de integração com as inúmeras organizações e entidades, com as quais interagimos. Ser bombeiro - Ser Bombeiro Militar é ter fé, acreditar que a sua ação pode contribuir para mudar a vida de outros, que invariavelmente, nas mais diversas situações, depositam suas esperanças, nas mãos dos integrantes de nossa Corporação. Mensagem - Bombeiros, conheçam de fato a Corporação da qual fazem parte, por meio de pesquisas, estudo de legislações afetas à nossa profissão e dos diversos documentos doutrinários. Pois, conhecendo-a, terão condições de defendê-la e de melhor representá-la. A segunda mensagem é no sentido de que desempenhemos nossas atribuições com dedicação, responsabilidade e compromisso, pois estes são valores que sempre devem pautar nossas atitudes, tanto em relação a cada de um de nós, bombeiros militares, quanto em relação à população em geral, que vê em nossa Corporação “o Amigo certo, nas horas incertas”. Salvar!!!

Com a palavra “Apesar de ter servido no CBMMG de maio de 1966 a dezembro de 1973, guardo em minha memória o orgulho de ter pertencido à brilhante corporação.” Maestro Garcia - via Facebook

Fique por dentro Se você ainda não acertou as suas contas com o Leão, fique de olho. O prazo para entrega do Imposto de Renda termina no próxima dia 30 de abril.

Medalha da

Inconfidência Parabéns aos agraciados com a mais alta comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, nesta segunda-feira (21/04), em Ouro Preto.

Grande Medalha Coronel Ivan Gamaliel

Medalha de Honra Coronel Ezequiel Silva

Medalha da Inconfidência Tenente-Coronel Orlando José Silva (Corregedoria) Capitão Paulo Giovani Parreira (CSM) Sargento Peterson Monteiro Pereira (PA Centro/1º) Cabo Elder Valeriano de Souza (10º BBM - Divinópolis)

Causos de Bombeiros “BOLA AMARELA” Lá pelos idos de 1900 e lá vai pedrada, uma turma de recruta recém-chegada, desce rapidinho na hora do almoço até o centro de BH. Os recrutas se embrenham em meio à multidão e eis que uma equipe da Rotam estava na Praça 7 abordando várias pessoas. Os recos ao perceberem a abordagem, mudam de direção, mas um Soldado Aluno continua em direção aos militares e é abordado pela GUPM. -Você aí! Encosta na viatura; mão na cabeça! De onde você é e pra onde você vai? O recruta mais que depressa responde: Eu sou “Bola Amarela”. E o Polícia pergunta: O quê? O Soldado responde: Eu sou “Bola Amarela”, sou Soldado Aluno Bombeiro Militar. O Polícia começa a rir e diz: Você quer dizer que é “Bala Maré”. Mas o recruta em posição de sentido insiste: Não Senhor, sou “Bola Amarela” mesmo!!! Em MG não tem mar... então....como vou ser “Maré”????? Colaboração: Ten Tresinari /1ºBBM

Viagem e lazer JOÃO PESSOA Imagine uma cidade com belas praias urbanas, tranquilidade característica de interior, riqueza cultural e a poucos quilômetros de verdadeiros paraísos naturais. Acrescente ainda um centro histórico rico em arquitetura colonial, um rio emoldurando a paisagem e terá idéia do que é a capital da Paraíba. Em visita à cidade, vale a pena passear pelo centro histórico assistindo ao pôr do sol no antigo Hotel Globo, atual sede do Consulado da Espanha e Centro de Informações Turísticas, com vista para o rio Sanhauá e suas verdes margens contornando os prédios históricos. Quem gosta de ir às compras pode se esbaldar no Mercado de Artesanato Paraibano, em Tambaú. São 130 lojas abertas diariamente. A culinária regional é outro destaque. Entre os pratos principais da região estão carne do sol,

com arroz de leite e macaxeira cozida ou no rubacão, feita com feijão branco, arroz, queijo e verduras. As praias da cidade encantam. Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco são as principais. A badalação noturna fica por conta de Tambaú, com seus bares, restaurantes e casas noturnas. É lá também que ficam a principal feira livre de artesanato da cidade e o hotel Tropical Tambaú, construído praticamente no mar. Ao norte de João Pessoa está a rústica praia de Cabedelo, bem próxima à praia fluvial do Jacaré. Destaque também para as praias de Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, a mais famosa praia de nudismo do país. Para o banhista que preferir não se aventurar na onda naturalista, há uma faixa de 200 metros de extensão.

Fonte: Férias Brasil

Sua Unidade tem Facebook? Twitter? Divulgue aqui as suas mídias sociais. Um lembrete: compartilhe sempre o conteúdo de nossa página oficial: Bombeiros Minas Gerais ou twitter @bombeiros_mg.

ATENÇÃO! Para visualizar corretamente o e-foco marque a opção BAIXAR o arquivo PDF. Boa Leitura!

Quer receber o e-foco? Mande um e-mail para imprensa@bombeiros.mg.gov.br com seu nome e Unidade. Ajude-nos a fazer o e-foco. Envie fotos, sugestões, causos ou ideias sobre que você gostaria de ler. Aguardamos sua contribuição.

EXPEDIENTE Informativo Eletrônico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Produzido pela Assessoria de Comunicação Organizacional - BM5 www.bombeiros.mg.gov.br Telefone: (31) 3915-7553 ou 3915-7554 E-mail: imprensa@bombeiros.mg.gov.br Facebook: Bombeiros Minas Gerais Twitter: @bombeiros_mg


Informativo e foco 27 24abr14