Issuu on Google+

Foto: Arquivo ASBKF Florianopolis

Boletim informativo nº 03, janeiro de 2013

Reforço extra para o curso de shuaijiao! Novidades prometem animar o ritmo dos treinos para os participantes do curso de shuaijiao. Chegaram, neste mês de janeiro, os coletes tradicionalmente utilizados para a prática (dalian). A relação de uso é similar à aplicada com os kimonos de judô, auxiliando nas pegadas para prender, desequilibrar e derrubar o oponente. A principal diferença com o kimono é o corte da roupa, sem mangas, o que dificulta o manejo do apresamento. A ASBKF também está estudando a possibilidade de uma participação do Professor Marcelo Antunes em módulos futuros do curso. Antunes foi graduado professor, em 1993, nos estilos Shaolin do Norte e Taijiquan pelo Grão-Mestre Chan Kowk Way. Em 1994 iniciou seus primeiros treinamentos em shuaijiao com o curso ministrado pelo Mestre Kao Chian Tou e pelo Mestre Nereu Graballos. Em 1997 iniciou os treinamentos de Baoding Shuaijiao com o Professor Roberto Baptista e alcançou o grau de Professor (9º deng) em 1999. O próximo módulo do curso em Florianópolis será realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, na sala de artes marciais do Colégio Catarinense.

Aniversários Estamos elaborando uma listagem de aniversariantes da nossa academia! Para isto, pedimos que todos os alunos e professores colaborem preenchendo com seu nome e dia a tabela de meses dispoível no link: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AmzBDxeJaC_ UdHYyV0JKNFhqNmZJRUxxZVA5Qk0xZXc. Também há a opção de enviar por e-mail para informativoasbkf@ gmail.com

Treinos: horários diferenciados Os treinos de kung fu continuam diariamente até março, no Ginásio de Esportes do Colégio Catarinense. Em fevereiro, estão retomadas as aulas no príodo matutino e, em março, serão retomadas as aulas regulares nas segundas, quartas e sextas-feiras na sala de artes marciais. O tai chi chuan permanece no horário habitual - terças e quintas, às 19h.


Foto: Sonora Satya

Associação Sino-brasileira de Kung Fu. Florianópolis - SC. Boletim informativo nº 03, janeiro de 2013

Sou

!

Kilian Johnny Hochsteiner Cidade atual: Florianópolis - SC

Integração de artes Parece que a combinação entre música e tai chi chuan deu certo pelos festivais brasileiros! A professora Liz Tessmer ministrou, em outubro de 2012, uma oficina de tai chi durante o Revolution Festival (foto), evento de música eletrônica realizado em Lages-SC. E, no mesmo ano, Liz também foi convidada para dar aulas de tai chi chuan durante o festival de rock Psicodália, realizado entre os dia 28 de dezembro e 2 de janeiro,

na fazenda Evaristo, em Rio Negrinho-SC. O evento reuniu cerca de 4.500 pessoas e, além das atrações musicais, foram oferecidas cerca de 20 oficinas de diversas práticas artísticas. A próxima parada será em Luziânia-GO, onde ela também dará uma oficina do estilo no Zuvuya Festival, realizado de 8 a 13 de fevereiro.

Conhecendo nossos estilos: Shaolin do Norte A origem do shaolin do norte é permeada por várias lendas, sendo que a mais famosa remete à passagem do monge Bodhidharma pelo mosteiro Shao Lin, localizado na província chinesa de Henan. Bodhidharma teria ensinado aos monges de Shao Lin os primeiros exercícios respiratórios para aumentar a resistência física e concentração exigidas pelos longos períodos de meditação. Alguns afirmam que mais tarde estes exercícios, combinados com técnicas de combate praticadas na região, dariam início as primeiras formas de arte marcial de Shao Lin. O estilo caracteriza-se principalmente pelo uso acentuado de pernas (70%) conjugado ao trabalho de braços (30%) que proporcionam uma maneira singular de boxear. Suas características marcantes são ataques longos e curtos, de mãos e principalmente de pés, cotovelos, rasteiras e quedas. O shaolin do norte está estruturado inicialmente por dez rotinas principais (katis) e mais de vinte e cinco armas diferentes, cada uma com uma ou duas formas aproximadamente. A força e técnica empregadas nos movimentos denotam grande eficiência sendo este considerado o mais completo de todos os estilos de arte marcial chinesa.

Quando você começou a treinar kung fu? Por volta de 1983 comecei a treinar com Prof. Rogério e em 1995 me formei no Shaolin do Norte. Qual a principal motivação que levou você a começar na prática? Eu aspirava ser como os monges do mosteiro Shaolin que eram retratados nos filmes. Não me refiro a habilidade deles na prática das artes marciais, mas sim na paz de espírito, na clareza de pensamentos e no profundo conhecimento de si mesmo. Então um dia um amigo me convidou para assistir a uma aula de Kung Fu e fui seduzido pela beleza das rotinas do Shaolin do Norte executadas pelo Prof. Rogério. Há algum estilo abrangido pelo sistema sino-brasileiro que você considere seu preferido? Tai chi chuan Mensagem final O Kung Fu está muito além das formas e do combate. Identificar e apropriar-se dos valores inerentes às práticas é o nosso principal desafio. Agradeço a inestimável ajuda de um grande mestre: Prof. Rogério.

Expediente Academia Sino-brasileira de Kung Fu - Florianópolis-SC Professor Rogério Leal Soares Endereço: Colégio Catarinense. Rua Esteves Júnior, 711 - Centro.

Telefone: (48) 9104-6572 E-mail: rogeriols9@yahoo.com.br Sugestões de matérias: informativoasbfk@gmail.com


Informativo ASBKF, nº3, janeiro de 2013