Page 1

Boletim informativo nº 09, julho de 2013

ASBKF Florianópolis prestigia formatura em Curitiba

Chi kung e as barreiras energéticas

Foto: Senda

No dia 13 de julho, o mestre Rogério Leal Soares, representando a ASBKF Florianópolis, participou em Curitiba da solenidade de formatura de Carlos Bodziak Neto. O evento também contou com a presença dos mestres Lee Chung Deh, Edecir Martins e Jorge Jefremovas, além dos alunos da Academia Senda. Carlos iniciou seus treinos há 12 anos com os professores Jorge Jefremovas e Rafael Orlando de Oliveira. “Sempre quis treinar por causa dos filmes e, como eu queria praticar uma arte marcial visando tanto desenvolvimento fisico e mental, o kung fu me atraiu muito. Na época, eu tinha 16 anos e a minha visão do que era o kung fu é totalmente diferente do que é agora. Hoje eu vejo que não é só chutar e socar, mas também envolve valores importantes que eu aprendi em todos esses anos de treino, como amizade, diciplina e humildade. Pretendo levar isso comigo para o resto de minha vida. Agradeço muito ao mestre Rogério Leal Soares, o mestre Lee e o mestre Edecir por terem vindo prestigiar a minha formatura”, conta o novo professor. Desejamos muito sucesso em mais esta etapa!

ARTIGO

Por Jorge Jefremovas*

A prática regular do Chi Kung harmoniza a energia do nosso corpo, criando as chamadas barreiras energéticas, denominadas de Wei Chi . Esses campos energéticos são diferenciados pelas suas densidades, frequência vibratória, luz e temperatura. Quando nossos órgão internos estão desequilibrados, geralmente a manifestação do desequilíbrio se dá previamente nessas camadas, antes de haver alteração física propriamente dita. A primeira barreira energética está relacionada ao Dan Tien Inferior que vai além do corpo físico, 5 centímetros. O chi não se limita nem é contido dentro do corpo e que o contorno do ser humano não é delineado pela superfície do corpo. As pesquisas têm demonstrado que existem freqüências e campos energéticos que envolvem e penetram o organismo humano, incluindo cam-

pos magnéticos e radiação infravermelha.O Wei Chi exerce as seguintes funções: proteção (vento, frio, calor e umidade), hidratação da pele e músculos, e regula a sudorese e a temperatura corpórea. O segundo campo energético está ligado ao Dan Tien Médio (Coração-Mente) e se extende 30 centímetros além da superfície do corpo. Relaciona-se ao sistema límbico e sistema nervoso autônomo. Esse é o campo da nossa esfera de influência emocional. A lei da ressonância afirma que somente podemos entrar em contato com aquilo que nós mesmos vibramos. Essa barreira atua no sentido de proteção contra as emoções negativas e sentimentos destrutivos. A prática do Chi Kung visa fortalecer e curar o sistema nervoso, os pensamentos, as emoções, as atitudes, os

condicionamentos e as crenças arraigadas. Ao desintoxicar e purificar o chi em excesso ou bloqueado, os praticantes sentem menos tensão, uma vez que o sistema nervoso é limpo. Nessa fase, trabalha-se mais a intenção mental (Yi), assim , evitamos que o chi se disperse. A manutenção da calma e da tranquilidade em meio às agitações da vida, são sinais de que a prática do chi kung está sendo feita corretamente.

* Professor de Educação Física, Psicólogo, Especialista em Psicologia do Trabalho e Dependências Químicas. Mestre em Kung-Fu Tradicional, Tai-Chi-Chuan e Chi Kung há mais de trinta anos. Discípulo do Grão-mestre Chan Kowk Wai, é proprietário da Academia Senda, que há 20 anos difunde práticas corporais chinesas em Curitiba e no Brasil.


Associação Sino-brasileira de Kung Fu. Florianópolis - SC. Boletim informativo nº 09, julho de 2013

Foto: Arquivo / Eduardo Bastos

!

Sou Eduardo Henrique Silva Bastos

Visita do Mestre Thomaz Chan Com alegria recebemos, no dia 12 de julho, a visita do mestre Thomaz Chan, filho do Grão-Mestre Chan, em Florianópolis! Foi a primeira passagem de Thomaz pela ilha, proporcionando ótimos momentos de confraternização entre professores e alunos da sino-brasileira. Atualmente, Thomaz Chan é Diretor Técnico Geral da Confederação Brasileira de Kung fu-Wushu e Técnico da Equipe Hon Kit de Wushu Moderno.

Conhecendo nossos estilos: Garra de Águia (Fonte: www.shaolindonorte.com.br)

O estilo Garra de Águia é o resultado da união de dois antigos estilos de kungfu: o Fanzi quan, sistema originário de Shaolin, cujos primeiros registros vêm do início da dinastia Ming (1368 – 1644 d.C.); e o sistema Garra de Águia, que tem sua origem atribuída a Yue Fei (1103 – 1142 d.C.), famoso general da dinastia Song (960 – 1279 d.C.). Criado Por Liquan Seng, em 1149, aproximadamente, o estilo Yingzhao Fanzi tem no seu nome uma referência à águia por sugerir que seus movimentos imitam a agilidade, força e precisão desse pássaro. Possui técnicas elaboradas de torções e imobilizações e seu treinamento é específico para o desenvolvimento de força das mãos e dos braços, sempre buscando imobilizar o adversário com o menor dispêndio energético possível. Além do completo sistema de qinna (imobilizações e torções), o estilo Garra de Águia ainda possui uma grande diversidade de chutes. Mestre Chan Kowk Wai ensina quatro formas de mão: kaoshen, lianhua tiaojian, meihua e luohan. Aprendeu o estilo de Zhang Zhanwen em Hong Kong.

Parabéns! Felicidades ao colega que completou anos neste mês de julho! 01- Otávio Landerdahl Garcia Se você ainda não preencheu nossa lista com seu nome e data, acesse aqui!

31 anos, natural de Santos-SP, mora atualmente em Florianópolis. Quando você começou a treinar kung fu? Comecei a treinar em abril de 2001. Qual a principal motivação que levou você a começar na prática? Eu frequentava a academia de musculação do Colégio Catarinense e fiquei curioso ao ver o cartaz de divulgação dos treinos, que aconteciam no andar superior da academia. Desde a infância sempre ficava impressionado com a habilidade dos lutadores em filmes, sejam os do Bruce Lee, Jack Chan, Jet Li ou outros. Então, resolvi praticar para descobrir o que era realmente verdade e o que era truque. Concluo que onde havia truque nada mais é do que um “prolongamento divertido” da realidade. Há algum estilo abrangido pelo sistema sino-brasileiro que você considere seu preferido? Seria muito óbvio eu dizer que o Shaolin do Norte é meu estilo preferido por reunir o que há de melhor nos estilos que o influenciaram. Posso citar então o LuoHan, estilo dos guardas do Templo, como um dos preferidos por apresentar golpes simples, porém muito contundentes. Mensagem final Há dias em que acordamos extremamente dispostos, e outros completamente apáticos. Com isso, devemos sempre escutar o que nossa intuição e nosso corpo nos diz. Se hoje não está afim de treinar, simplesmente não treine. Amanha será um novo dia e, certamente, você estará sintonizado novamente. O importante é sempre manter o vínculo com o grupo e ansiar pela constante evolução.

Expediente Academia Sino-brasileira de Kung Fu - Florianópolis-SC Professor Rogério Leal Soares Endereço: Colégio Catarinense. Rua Esteves Júnior, 711 - Centro.

Telefone: (48) 9104-6572 E-mail: rogeriols9@yahoo.com.br Sugestões para matérias, envio de artigos e opiniões: informativoasbfk@gmail.com

Informativo ASBKF, nº 9, julho de 2013  

Informativo da Academia Sino-brasileira de Kung Fu Florianópolis-SC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you