Issuu on Google+

Trimestral | N.º 02 Janeiro – Março 2010 www.becorga.blogspot.com

Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e de competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. MANIFESTO DA UNESCO, 1999

1


No dia 8 de Janeiro, em articulação com o grupo de Língua Portuguesa, a BE promoveu a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, tendo-se registado a participação de 35 alunos. Os alunos realizaram uma prova escrita, de escolha múltipla, sobre as obras O Guarda da Praia, Escrito na Parede (3º Ciclo) e Frei Luís de Sousa, Dentro de Mim (Secundário). A segunda fase do Concurso decorrerá no próximo dia 16 de Abril, na Biblioteca Municipal de Anadia, sendo que somos a única escola do Concelho de Santa Maria da Feira a participar com alunos do Ensino Secundário.

De 10 de Dezembro a 1 de Fevereiro, decorreu o Concurso “Faça lá um Poema” promovido pelo PNL e divulgado pela equipa da BE. As docentes Lurdes Carneiro, Maria Odete Rocha e Generosa Pinheiro participaram com as suas turmas enviando trabalhos para os escalões 2º, 3º Ciclos e Secundário.

De 14 de Janeiro a 15 Fevereiro, em articulação com o Clube de Jornalismo, decorreu o Concurso Dia de S.Valentim, em que os alunos foram convidados a participar com a elaboração de poemas/cartas de amor. Participaram 14 alunos com vários trabalhos. A vencedora foi a Eunice do 8ºE.

2


De 16 de Janeiro a 16 de Fevereiro, à semelhança do que aconteceu no período anterior, e com o objectivo de incentivar os alunos para a leitura, a equipa da BE continuou a implementar o Concurso “À Descoberta de um Livro de…”. Neste mês, ganhou o Bruno Almeida do 11ºA que descobriu que o livro da Ana Saldanha a concurso era Escrito na Parede.

De 25 de Janeiro a 1 de Fevereiro, a BE dinamizou uma actividade de Formação de Utilizadores destinada a todos os alunos dos 2º e 3º Ciclos. Pretendeu-se com esta actividade divulgar o Catálogo Colectivo das Bibliotecas Escolares de Santa Maria da Feira e esclarecer os alunos acerca das funcionalidades da pesquisa no catálogo. Além disso, foram apresentados os links do blogue da biblioteca que funcionam como material auxiliar do desenvolvimento curricular/ ocupação frutuosa dos tempos livres. Como no dia 9 de Fevereiro se comemorava o Dia da Internet Segura, aproveitouse para apresentar um PowerPoint sobre os riscos da Internet, divulgar sites de promoção da Internet Segura, trocar experiências e divulgar a iniciativa da DREN/gabinete de gestão do PTE.

Nos dias 29 de Janeiro e 19 de Fevereiro, a professora Abigail e o Clube de Teatro utilizaram as nossas instalações para apresentar à comunidade escolar As lições

do

Tonecas

(adaptação

Viveram-se momentos hilariantes.

3

actual).


De 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro, no âmbito das comemorações do Centenário da República, a professora Lisdália Ferreira, do Grupo de História, dinamizou uma exposição, na Biblioteca, intitulada "À Procura da Liberdade". Com esta exposição, deu-se a abertura

das

iniciativas

que

decorrerão

no

Agrupamento da Corga de preparação para a grande comemoração de 5 de Outubro de 2010.

De 5 a 26 de Fevereiro, realizou-se a exposição de Marcadores de Livro decorrente do Concurso lançado no 1º Período. Participaram 63 alunos com trabalhos. Foram vencedores os alunos Tânia Coelho ( 11ºA) e Eduardo (6ºB) e foram atribuídas Menções Honrosas a Carina Reis (8ºA) e Carla Sousa ( Assistente Operacional).

No dia 11 de Fevereiro, Ana Saldanha visitou o nosso Agrupamento. A escritora, de uma especial simpatia e cordialidade,

estabeleceu

diálogo

informal com os docentes da escola (especialmente

os

de

LP)

sobre

a

abordagem das suas obras. Com os alunos, ficou especialmente agradada com os vários trabalhos desenvolvidos desde o 1º Ciclo ao 12º ano (Cursos Profissionais): ilustrações, comentários, continuação de histórias, dramatizações (em função da faixa etária dos alunos) e encetou com eles um diálogo próximo característico de uma excelente comunicadora. Na sala de aula foram abordadas as obras: Ninguém dá prendas ao Pai Natal; Cinco Tempos, Quatro Intervalos; Uma Questão de Cor; Escrito na Parede e Dentro de Mim. 4


De 15 de Fevereiro a 15 de Março, o professor

Meireles,

de

Educação

Visual,

dinamizou, na BE, uma exposição de trabalhos dos

seus

alunos

sobre

vários

pintores

da

modernidade.

No dia 24 de Fevereiro, decorreu a 2ª Fase do Concurso de Cultura Geral. Participaram 22 alunos e ficaram apurados para a última fase 9. A 3ª Fase do Concurso de Cultura Geral decorrerá no 3º período, no dia 24 de Maio.

Nos dias 23 e 25 de Fevereiro, os alunos do 1º e 2º anos da EB1 da Igreja visitaram

a

participarem

Biblioteca na

Hora

Municipal do

Conto…

para pela

floresta. No final, os alunos elaboraram marcadores de livro!

No dia 25 de Fevereiro, a BE dinamizou uma actividade de Formação de Utilizadores destinada a professores. Pretendeu-se com esta actividade divulgar o Catálogo Colectivo das Bibliotecas Escolares de Santa Maria da Feira e esclarecer acerca das funcionalidades da pesquisa no catálogo. Além disso, foram apresentados os links do blogue da biblioteca que funcionam como material auxiliar do desenvolvimento curricular.

5


De 8 a 12 de Março, a BE dinamizou a Semana da Leitura.

Actividade - LER? CLARO! - LER COM OS DEDOS MURAL: “ Cantinho da Leitura”

Descrição - Como forma de abertura da Semana da Leitura, com a colaboração dos docentes das diferentes áreas curriculares, serão lidos, entre as 10:30h e as 11h contos/ pequenas histórias (3/ 4 minutos) previamente seleccionados pela equipa da Biblioteca. - Em articulação com os Directores de Turma/ Formação Cívica, será realizada uma palestra com um docente invisual que apresentará outra (s) forma (s) de leitura (s). - Dinamização de momentos de leitura de poemas com sonoridades apelativas à repetição/musicalidade. Trabalho de recolha/recorte de jornais /revistas com imagens que se prendem com momentos de leitura/ mensagem do poema.

Destinatários Todo o Agrupamento Alunos do 4º anos ao Secundário Pré-Escolar /1º Ciclo

-Concurso de Leitura Expressiva em Língua Portuguesa: Hora do Conto, Concurso, Lanche LER…em vários sotaques

1º Ciclo

ESCUTA QUE EU CONTO

- EE/ Professores/Alunos contam histórias na BE e/ou sala de aula. (consultar Calendário)

Todos os anos

EU LEIO E DRAMATIZO

- Apresentação de um excerto da obra “À beira do Lago dos Encantos” pelo grupo de teatro

5ºC e 4ºB 5º e 6º anos

Concurso de Leitura Expressiva em ING (Consultar Calendário) LER…em vários sotaques

- Apresentação do 7ºB de obras no âmbito da Biblioteca de Turma

7ºA

FÓRUM DE LEITURA

- A jornalista Regina Baptista fará uma palestra sobre a sua profissão e sobre a importância do jornal como meio difusor de informação

7º e 8º anos

- Concurso de Leitura Expressiva em LP - Concurso de Leitura Expressiva em FR - Concurso de Leitura Expressiva em ING (Consultar calendário)

2º/3º Ciclos/Secundário 7º, 8º, 9º anos 7º, 8º 9º anos

EU SOU JORNALISTA LER…em vários sotaques

6


No dia 26 de Março, a BE, em articulação com o Clube de Poesia, o Grupo de Língua Portuguesa, o 1º Ciclo, o Pré-escolar e o Ensino Articulado (Música) dinamizaram o 1º Sarau de Poesia do Agrupamento. Os alunos estiveram muito bem e os Encarregados de Educação aderiram em massa para aplaudir os seus educandos. No final, houve convívio e, mais uma vez os Encarregados de Educação colaboraram trazendo uma sobremesa para o efeito! Muito obrigada a todos! Estes momentos só são possíveis quando, em articulação, todos trabalhamos para o mesmo fim!

No dia 26 de Março, os alunos Pedro Silva, Tiago Mota e Maria João Moura, com a orientação da professora Amélia Rocha, deram por terminada a sua participação no Concurso Inês de Castro promovido pelo PNL. O trabalho elaborado pode ser

consultado

no

seguinte

endereço:

http://www.colodegarca.blogspot.com/

No dia 26 de Março, foi ultimado o Projecto História de Roda, em articulação com Língua Portuguesa, Educação Visual e CEF de Pré-impressão, que será publicado no próximo dia 23 de Abril, Dia Internacional do Livro.

7


Durante o 2º Período, o grupo de Língua Portuguesa continuou a dinamizar os fóruns de leitura, tendo feito as suas apresentações as turmas: 1ºA, B; 2ºA; 6ºA, B, C, e D e 7º A, B, C, D, E.

Até 31 de Março decorreu O Concurso “Conta-nos uma

história!”,

promovido

no

âmbito

do

Plano

Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL). Este concurso foi divulgado pela equipa da BE junto dos professores do 1º Ciclo e Pré-Escolar e teve várias participações. Durante o 2º Período, as Professoras Bibliotecárias continuaram o processo de inserção de documentos no programa WinLib tendo, até ao momento, inserido 3645 documentos. Foram apresentadas 2 candidaturas à RBE: BE do Centro Escolar de Louredo e Candidatura de Mérito Concelhio.

8


Fundo Documental – PNL – 2º Período

AUTOR

TÍTULOS

EDITORAS

TOTAL

Browne, Eillen

A surpresa de Handa

Caminho

Voltz, Christian

Ainda nada?

Kalandraka

Cunha, Clara

O Cupedo

Livros Horizonte

Couto Viana, António Manuel

Bichos diversos em versos

Texto Editores

Orelhas de Borboleta

Kalandraka

Garilli, Alessia et al

200 Amigos (ou mais) para uma vaca

Livros Horizonte

Soares, Luísa Ducla

O soldado João

Civilização

Rocha, Daphne

O que se vê no ABC

Caminho

Garilli, Alessia et al

Para onde foram os ovos da Paulina?

Livros Horizonte

Masini, Beatrice

Está um hipopótamo na minha cama

Livros Horizonte

Soares, Luísa Ducla et al.

Os Ovos Misteriosos

Afrontamento

Castel-Branco, Margarida

A bruxa Esbrenhuxa

Verbo

Pedreira, Maria do Rosário

Detective Maravilhas soma dois mais dois

Verbo

Letria, José Jorge

O Livro que falava com o vento e outros contos

Texto

Andresen, Sophia de M.ello Breyner

A Floresta

Figueirinhas

14

Mota, António

O Rebanho perdeu as asas

Ambar

12

Andresen, Sophia de Mello Breyner

A Árvore

Figueirinhas

13

Torrado, António

A cerejeira da Lua e outras histórias chinesas

Asa

12

Andresen, Sophia de Mello Breyner

O Cavaleiro da Dinamarca

Figueirinhas

12

Süskind, Patrik

A história do senhor Sommer

Sextante

12

Ferreira, Vergílio

A Estrela

Quetzal

12

Amado, Jorge

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Dom Quixote

13

Andresen, Sophia de Mello Breyner

Histórias da Terra e do Mar

Texto Editores

12

Carvalho, Mário de

A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho

Leya

12

Pais, Maria Amélia Pinto

Os Lusíadas em prosa

Areal

12

Steinbeck, John

A pérola

Livros do Brasil

12

Saint-Exupéry, Antoine de

O Principezinho

Presença

12

Aguilar, Luísa

ANO DE ESCOLARIDADE

3 3 3 3 3

Pré-Escolar

3 3 3 3 3 12 12 12 12

1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano

5º Ano 6º Ano

9

7º Ano

8º Ano

9º Ano


Fundo Documental – Centenário da República No âmbito das Comemorações do Centenário da República, foram adquiridos os seguintes documentos Autor

Título

Letria, José Jorge

A minha Primeira República

Magalhães, Ana Maria

Mataram o Rei!

Editora

Exemplares

Escolaridade

Dom Quixote

12

1º, 2º Ciclos e 7º ano

Caminho

9

3º Ciclo e Secundário

Fundo Documental – Concurso Nacional de Leitura No âmbito do CNL, foram adquiridos os seguintes documentos para os alunos fazerem a sua preparação para a 2ª Fase – Biblioteca Municipal de Anadia

Autor

Título

Editora

Exemplares

Ano de Escolaridade

Lagerlof, Selma

O Tesouro

Cavalo de Ferro

3

3º Ciclo

Pennac, Daniel

O Olho do Lobo

Terramar

2

3º Ciclo

Eco, Umberto

O Nome da Rosa

Difel

3

Secundário

10


11


12


13


14


15


O Boletim informativo pode ser lido em formato digital em www.becorga.blogspot.com FICHA TÉCNICA Textos, Imagens, Gráficos– Equipa da Biblioteca Arranjo Técnico – Anabela Santos

16


Boletim Informativo da Biblioteca 2