Page 1

1986 - 2011

Boletim Informativo - Edição nº 96 - Abril/2011

E vai rolar a festa... É no dia 17 de maio que acontece a festa de 25 anos da Associação. Não fique de fora!

ASSEMBLEIA GERAL Eleita nova Diretoria para o Biênio 2011/2013. Pág. 03

NOSSA HISTÓRIA Encarte nessa edição conta a história dos 25 anos de nossa Associação. Pág. 04

TURISMO Confira a programação dos passeios e viagens do primeiro semestre. Pág. 08

CONVITE TRT 4ª Região convida para exposição comemorativa aos 70 anos da Justiça do Trabalho. Abertura em 09/05, no saguão do Tribunal.


Página 02

ASA- 4

EDITORIAL No dia 29 de março último, por pressão e insistência de vários associados, me rendi ao apelo e assumi a Presidência desta prestigiada entidade. Aqueles mais chegados sabem que nunca foi pretensão minha ser presidente. Frequento a ASA-4 desde 2006, quando me desvinculei das atividades advocatícias, nas quais atuei após a aposentadoria no TRT, trabalhando nos bastidores da ASA-4 sempre que solicitada. Desta forma pensava que tal trabalho era suficiente. Mas, como somos uma associação, que presume trabalho em grupo, achei que estava na hora de dar uma colaboração maior e aqui estou exercendo este cargo, que podem ter certeza, não sei sobre o resultado, pois eu e as minhas companheiras estamos no início, mas faremos o melhor por essa Associação pela qual tenho muito carinho. Com exceção da Ignês Moraes, que já exerceu vários cargos na ASA-4, inclusive a Presidência, sempre competentemente, todos os demais membros da diretoria são “marinheiras de primeira viagem”, sim, porque é uma diretoria essencialmente feminina. Assim, junto com as minhas companheiras de trabalho e com a colaboração de outros sócios que já se colocaram à disposição, pretendemos continuar o trabalho até aqui já desenvolvido, mas procurando sempre acrescentar algo mais, visando o constante crescimento de nossa associação. Tive a honra de ser eleita Presidente para o biênio 2011/2013 da ASA-4, que no dia 15 de maio próximo completará 25 anos de existência, motivo de comemoração para todos nós. Coincidentemente, também há 25 anos fui chamada na Direção Geral do TRT e convidada para assumir a Chefia da Seção de Inativos e Pensionistas, que seria criada, atendendo pedidos de magistrados e servidores para que houvesse uma seção exclusivamente para tratar dos seus assuntos. Contei este fato somente para dizer que a minha ligação com os nossos queridos aposentados e pensionistas vem de longa data, antes de conhecê-los na associação, muitos deles já conhecia do próprio TRT, pois lá estiveram em busca de seus direitos de aposentadoria. Acredito que as coisas não acontecem por acaso. Voltei a ser a “Chefe” dos Inativos!!!! Liris Maria Harres Braga Presidente.

RAPIDINHAS Contatos Imediatos Com a ASA-4 Informamos aos associados que a partir desta data a secretaria estará atendendo pelo telefone fixo n° (51) 32192466 e pelo telefone móvel nº (51) 85242466. Os contatos também poderão ser efetivados, através do novo endereço eletrônico asa4rs@hotmail.com.

Novos Associados Neste mês de abril, tivemos o prazer de receber as associadas abaixo, as quais damos as boas vindas. Que sejam muito felizes na ASA-4! Inês Elizabeth Haffner DAll Ago Magda Lessa Gaudie Ley Maria de Lourdes Feula de Moura Rosa Maria Andreoni Terezinha Izabel Barcelos Pheula

Terças-Feiras Todas as terças-feiras, na sede da ASA-4, realiza-se almoço de confraternização. O cardápio é variado, ligue, confirme sua presença e venha reencontar aqueles colegas do tempo da atividade. Venha cedo, para curtir o aperitivo, afinal de contas somos aposentados e temos todo o tempo do mundo para curtir a vida.

Recadastramento ASA-4 Acompanha a presente edição, formulário a ser preenchido pelos associados, com vista atualização dos nossos registros, o qual solicitamos seja devolvido no envelope anexado.

Contracheques Aqueles associados que desejarem receber o contracheque pelo Correio, poderão procurar a secretaria da ASA-4 para formalizar o pedido.


Página 03

ASA-4

INAUGURAÇÃO ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA Através do Edital de Convocação publicado no Correio do Povo datado de 19/04/2011 foi convocada Assembléia Geral Ordinária, a qual realizou-se na sede, com vista a prestação de contas e eleição da nova diretoria. Antes do início da Assembléia, o então Presidente Deoclécio Galimberti, promoveu a abertura inaugural do novo andar superior, construído em substituição ao telhado que carecia de amplas reformas. Assim, a sede passou a contar com um novo ambiente de lazer, que ficou lindo, amplo, moderno, que será ainda decorado e mobiliado oportunamente, propiciando um novo espaço para os sócios. Já neste novo ambiente, foi servido um coquetel acompanhado de espumantes, enquanto iniciavam-se os trabalhos da assembléia. Prestação de Contas: Primeiramente o então Presidente informou, presente que as obras de reforma do prédio não estavam concluídas, oportunamente as contas serão auditadas pelo Conselho Fiscal. Com relação a obra, o Presidente elogiou os membros da Diretoria e demais associados que colaboraram para o êxito dos trabalhos, destacando o nome dos colegas Jair Teixeira e Maria Amélia Marques, como os mais exigidos. Foi ainda lida nominata da então Diretoria, numa placa afixada no próprio salão, em agradecimento ao desempenho de todos.

Assim, eleita a nova Diretoria, a qual tomou posse no ato, mas com biênio iniciando em 01/04/2011, manifestou-se a nova Presidente agradecendo o apoio dos colegas, propondo-se a continuar o excelente trabalho de seu antecessor, pela iniciativa de reforma da sede, tarefa nada fácil, bem como a envidar esforços para bem atender o quadro de associados.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA A seguir, passou o Presidente a reportar-se ao edital de convocação, informando que foi apresentada uma chapa para concorrer à Presidência do Biênio 2011 a 2013. Lidos os nomes dos componentes da chapa, foram eleitas por aclamação: Presidente: Liris Maria Harres Braga Vice Presidente: Ivete Froner Secretária: Jussara Maria Leal Ayres Secretária Suplente: Anna Maria Brust Tesoureira: Ignês Tamar Brugnara Moraes Tesoureira Suplente: Terezinha Izabel Barcelos Pheula E, para Conselho Fiscal, foram escolhidos: Titulares: Léa Ceres Machado da Rosa, Melânia Helena Lenz e Maria Pachaly Goltz Suplentes: Therezinha de Jesus de Figueiredo Palácios, Maria Emília Rolim Garcia de Vasconcellos e Analuza Fonseca da Cruz

A eleição da nova Diretoria foi noticiada no Site do TRT, em 08/04/2011. Acesse a notícia pelo link: http:// migre.me/4o4Qs


Página 04

ASA-4

NOSSA HIST No dia 15 de maio de 1986 um grupo de servidores aposentados do TRT da 4ª Região reuniu-se na sala nº 620 do prédio nº 35 da Rua Uruguai, no Centro de Porto Alegre, gentilmente cedida por um colega e decidiram fundar a UNIÃO DOS APOSENTADOS CIVIS, com o objetivo de “dar aos colegas aposentados a mais ampla assistência, e apoio, defendendo seus interesses, particularmente os que se referem a proventos, vencimentos, pensões, ou qualquer outro tipo de remuneração”, conforme constou textualmente naquela histórica ata, lavrada em livro próprio e que foi assinada por Jair Teixeira, Odete Toneloto, Olga Cepik, Helena Correa, Iacy Filgueiras, Irma de Oliveira, Teresinha Aquino, Teresa Lovato, Jorge da Rosa, Maria Kriski, Helena Werlang, Corália Arieta, Iveti Dizzas e João Pedro da Conceição. Com os Estatutos devidamente registrados passaram a cobrar mensalidades dos sócios, como forma de sustentar a associação. Os encontros aconteciam em restaurantes da cidade. Num segundo momento, com o dinheiro arrecadado com as contribuições mensais, foi possível a aquisi-

ção da primeira sede própria. Assim, foi efetivada a compra de um imóvel, na Av. Alberto Bins nº 660/604, no Centro de Porto Alegre, onde passou a funcionar. A Associação continuou a crescer e também cresceu a necessidade de um espaço maior que os sócios pudessem desfrutar. Com a venda do imóvel do Centro, foi então concretizada a compra de uma casa, na Rua Afonso Pena nº 179, Bairro Azenha, a qual, para atender as necessidades dos Associados foi totalmente reformada. A vida, caminha para frente, e, em 02/05/2006, através de uma Assembléia Geral Extraordinária foram alterados os estatutos, adequando-os ao novo Código Civil, tendo sido aproveitada a oportunidade para atualizálo em aspectos que foram julgados necessários, como a possibilidade de

representar os associados, a mudança do nome para vinculá-lo ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, a exemplo de outros Regionais. A UNIÃO DOS APOSENTADOS CIVIS passou então a denominar-se ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS DO TRT DA 4ª REGIÃO – ASA-4. A seguir, também o logo, antes representado pelo mapa do RS, passou a ser conhecido pela imagem que representa três pessoas conversando, nas cores da bandeira do nosso Estado. O novo Estatuto, em seu art. 4º resume os objetivos da Associação, quais sejam os de promover a solidariedade entre seus associados e destes com demais entidades afins, promover reuniões sociais, artísticas e culturais, proporcionar lazer a seus associados através de excursões, viagens, exposições e atividades afins, promover palestras, cursos, simpósios, seminários, debates, conferências e promover o desenvolvimento cultural e profissional de seus associados, inclusive através da publicação de trabalhos de valor cultural. Mas, a solidariedade entre os associados materializa-se, com mais presença, nos almoços das terças feiras na sede da entidade.

Rua Uruguai

Av. Alberto Bins

Rua Afonso Pena


Página 05

ASA-4

TÓRIA

Os almoços das terças-feiras viraram tradição. Além de contar com a colaboração dos próprios associados que habilmente pilotam o fogão ou a churrasqueira, também são contratados parceiros para o fornecimento das refeições. Hoje, a ASA-4 é uma realidade, com a permanência de seus princípios, e, a mudança de denominação, ligandoa ao órgão ao qual estamos indelevelmente vinculados, era uma necessidade. E, esta realidade está completando 25 anos, anos em que diversos colegas se dedicaram, e, em nome da entidade, trabalharam com afinco para proporcionar aos demais o cumprimento dos objetivos estatuídos. Portanto, esta é a nossa Associação dos Servidores Aposentados do

TRT da 4ª Região – ASA-4, materializada numa sede própria para ser desfrutada, para que cada associado saiba aproveitar tudo que a entidade oferece, traduzindo-se carinhosamente na continuação do convívio com os nossos colegas de trabalho. Afinal, um registro tem que ser feito, nestes 25 anos teve alguém que além de grande mentor desta história, dedicou-se incondicionalmente a esta entidade e não é por nada menos que em, 22/10/2002, JAIR TEIXEIRA foi condecorado com o título de ”PRESIDENTE DE HONRA” de nossa Associação, merecidamente.


Página 06

ASA-4

Ao longo dos anos, a Associação contou, em sua direção, com a colaboração, de vários associados:

Jair Teixeira

Marília Ruth Martins Guerra Rego

Fundação: 15/Maio/1986 - Diretoria Provisória Presidente: Jair Teixeira Secretária: Odete Natália Franceschi Toneloto Tesoureira: Olga Cepik Complementação Biênio 1986/1988 – Eleições em 02/Julho/1987 Presidente: Marília Ruth Martins Guerra Rego Secretária: Odete Natália Franceschi Toneloto Tesoureira: Olga Cepik Biênio 1988/1990 – Eleições em 26/Julho/1988 Presidente: Heloisa Mailaender Vice-Presidente: Jair Teixeira Secretária: Odete Natália Franceschi Toneloto Secretária Suplente: Maria Inocência Provitina Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang Biênio 1990/1992 – Eleições em 28/Julho/1990 Presidente: Heloisa Mailaender Vice-Presidente: Jair Teixeira Secretária: Odete Natália Franceschi Toneloto Secretária Suplente: Maria Inocência Provitina Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang

Heloisa Mailaender

Dolty Theresa Pinto de Brum

Eni Helen Holmer Ne

Biênio 1992/1994 – Eleições em 14/Julho/1992 Presidente: Jair Teixeira Vice-Presidente: Heloisa Mailaender Secretária: Odete Natália Franceschi Toneloto Secretária Suplente: Maria Carmem Araújo Nodari Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang Biênio 1994/1996 – Eleições em 26/Outubro/1994 Presidente: Dolty Theresa Pinto de Brum e em 14/09/1995: Eni Helena Holmer Neves Vice Presidente: Jair Teixeira Secretária: Clariza Joana Rohde Pachaly Secretária Suplente: Maria Carmem Araújo Nodari Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang Biênio 1996/1998 – Eleições em 07/Novembro/1996 Presidente: Ignês Tamar Brugnara Moraes Vice Presidente: Maria Amélia Marques Secretária: Eni Helena Holmer Neves Secretária Suplente: Yara Maria Magalhães Coronel Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang


na eves

Página 07

ASA-4

Ignês Tamar Brugnara Moraes

Zilma Maria de Assis Vargas

Deoclécio Galimberti

Liris Maria Harres Braga

Biênio 1998/2000 – Eleições em 28/Outubro/1998

Biênio 2007/2009 – Eleições em 23/03/2007

Presidente: Ignês Tamar Brugnara Moraes Vice Presidente: Maria Amélia Marques Secretária: Eni Helena Holmer Neves Secretária Suplente: Odete Natália Franceschi Toneloto Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang

Presidente: Ignês Tamar Brugnara Moraes Vice Presidente: Ivete Froner Secretária: Maria Pachaly Goltz Secretária Suplente: Nilza Cardoso Martins Tesoureira: Odete Natalia Francheschi Toneloto Tesoureira Suplente: Maria Amélia Marques

Biênio 2000/2002 – Eleições em 26/Outubro/2000 Biênio 2002/2004 – Eleições em 22/Outubro/2002

Biênio 2009/2011 – Eleições em 10/03/2009

Presidente: Zilma Maria de Assis Vargas Vice Presidente: Maurício Fortes Secretária: Yara Assunção Nodari Secretária Suplente: Corália Glória Borba Arieta Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Helena Lisboa Werlang Biênio 2004/2006 – Eleições em 19/Outubro/2004 Prorrogação até 31/03/2007 – Assembleia de 02/05/2006 Presidente: Zilma Maria de Assis Vargas Vice Presidente: Ignês Tamar Brugnara Moraes Secretária: Maria Pachaly Goltz Secretária Suplente: Corália Glória Borba Arieta Tesoureira: Olga Cepik Tesoureira Suplente: Maria Amélia Marques

Presidente: Deoclécio Galimberti Vice Presidente: Luiz Almeida Henriques Secretária: Corália Glória Borba Arieta Secretário Suplente: Jair Teixeira Tesoureira: Maria Amélia Marques Tesoureira Suplente: Ignês Tamar Brugnara Moraes Biênio 2011/2013 – Eleições em 29/Março/2011 Presidente: Liris Maria Harres Braga Vice Presidente: Ivete Froner Secretária: Jussara Maria Leal Ayres Secretária Suplente: Anna Maria Brust Tesoureira: Ignês Tamar Brugnara Moraes Tesoureira Suplente: Terezinha Izabel Barcelos Pheula


Página 08

VIAGENS E PASSEIOS Maio DIA 12 PASSEIO A NOVA PETRÓPOLIS/RS Saída: 10:00h da Sede da Associação Almoço: Restaurante Colina Verde Visita: FESTIMALHAS Retorno: 18:00h ou a combinar Valor da Passagem: R$ 30,00 (Trinta reais) DIAS 31/05, 01/06 E 02/06 - (TERÇA A QUINTA-FEIRA) VIAGEM A RIVERA/URUGUAI Saída: 8:00h da frente do Teatro São Pedro Hospedagem: Hotel Jandaia Valor Transporte e Hospedagem, por pessoa: Sócios: Single: R$ 390,00 Duplo: R$ 320,00 Triplo: R$ 290,00 Não Sócios: Single: R$ 410,00 Duplo: R$ 340,00 Triplo: R$ 310,00 OBSERVAÇÃO: confirmar até 17/05/2011.

Boletim Informativo da Associação dos Servidores Aposentados do TRT da 4ª Região – ASA-4 Rua Afonso Pena nº 179 - Bairro Azenha CEP nº 90160020 - Porto Alegre / RS Fone/fax: (51) 32192466 - Celular: (51) 85242466 E-mail: asa4rs@hotmail.com Redação: Liris Maria Harres Braga Diagramação: Regina Saucedo e colaboração de Luciano Harres Braga Impressão: VT Propaganda

ASA-4

Junho DIAS 14 A 17 (TERÇA A SEXTA-FEIRA) VIAGEM À MONTEVIDEO/URUGUAI Incluindo city tour e passeio a Colônia de Sacramento, voando pela Gol. Opcional - Casa de Show de Tango “El Milongon” com traslado, jantar e bebidas incluso: U$ 58 Hospedagem: Hotel Balmoral Saída: 13:15h do Aeroporto Salgado Filho (chegada em 14/06, às 14:45h em Montevideo) Retorno em 17/06, às 15:58 hs com destino à Porto Alegre (chegada prevista para 17:00h) Valor: U$ 587, apto. duplo ou triplo, incluindo a passagem aérea. OBSERVAÇÃO: O valor do pacote, sem a passagem aérea, importa em U$ 369. Prazo final para pagamento e garantia dos lugares do grupo: 13/05/2011.

Julho

DIA 07/07 – (QUINTA-FEIRA) PASSEIO A GRAMADO E CANELA/RS

Almoço: Restaurante Cervejaria Farol Saída: 8:30h da frente da Associação Retorno: 18:00h ou a combinar Valor da Passagem: R$ 30,00 (Trinta reais)

PRESIDENTE DE HONRA

JAIR TEIXEIRA DIRETORIA Presidente: Liris Maria Harres Braga Vice-Presidente: Ivete Froner Secretária: Jussara Maria Leal Ayres Secretária Suplente: Anna Maria Brust Tesoureira: Ignês Tamar Brugnara Moraes Tesoureira Suplente: Terezinha Izabel Barcelos Pheula

Informativo #96  

Informativo nº 96 da ASA-4.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you