Issuu on Google+

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ( João 15:5)

Jornal

Associação Árvore da Vida • Publicação Mensal • Ano 24 - Número 250 • R$ 3,20

A batalha espiritual O capítulo 12 de Apocalipse apresenta um dos quadros mais espetaculares da Bíblia. Precisamos de espírito de sabedoria e de revelação para compreender o significado espiritual da mulher, do dragão e do filho varão. Por meio desses três personagens que encontramos ali, temos a visualização de uma batalha espiritual que acontece há tempos, mas que poucos enxergam. “Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (21:1). Essa mulher, vista por João, representa todo o povo de Deus ao longo da história. Esse povo está classificado em três grupos: o primeiro, os filhos de Deus, no Novo Testamento, representados pelo sol; o segundo, a nação de Israel, representada pela lua e, por fim, o terceiro grupo, os patriarcas, representados pela coroa com as doze estrelas. “Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho [...] e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse” (12:2-4). João afirma que o grande dragão é a antiga serpente, que

deus precisa de você

2

Deus é Todo-poderoso, porém, para realizar Sua obra, Ele precisa da cooperação do homem. A Bíblia mostra vários exemplos de cooperação mútua entre Deus e o homem. Veja alguns desses exemplos na coluna Novidades e apresentese ao chamamento de Deus.

DISQUE JAV

se chama diabo e Satanás. Ela devorou tanta gente em sua jornada medonha e disfarçada que cresceu até atingir o porte de um dragão. Por meio desses versículos, concluímos que o principal papel de Satanás é seduzir e acusar o povo de Deus e opor-se a Deus para frustrar Seu plano. “Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até seu trono” (v. 5). O Senhor, além de mostrar a mulher e o dragão, também revelou a João o filho varão, que corresponde à parte forte e amadurecida do povo de Deus. O homem, depois que é regenerado, passa a fazer parte da mulher; se ele continua se alimentando da Palavra, se consagrando e se santificando, passa a fazer parte do grupo de pessoas que tem a força para vencer Satanás e estabelecer com Cristo Seu reino na terra. Esta é a razão por que Satanás se detém em frente da mulher. Seu alvo não é a mulher propriamente, isto é, sua preocupação não reside sobre todo o povo de Deus, mas na parte forte que está dentro dela. É essa parte que pode destruí-lo completamente.

praticar a verdade

5

Se não praticarmos a Palavra de Deus, nosso fim será como o de um homem que edificou a sua casa sobre a areia, mas as adversidades vindas do vento, chuva e rios fizeram com que ela caísse, pois não havia um sólido fundamento. Saiba mais na coluna Ouvir e praticar.

assine o jav: a ligação é gratuita! você pode ter mais informações também no nosso website. Acesse já!

Mas como tornar-se um filho varão, como ser a parte daqueles que podem ameaçar, lutar e vencer o dragão? O Senhor Jesus apresentou a João três segredos: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que nele habitais” (vs. 11-12). Aplicar o sangue, usar a Palavra de Deus como uma espada e negar a si mesmo mexe com o poderio de Satanás. Vamos fechar a revelação de que estamos em uma batalha espiritual com as palavras cheias de força e de vitória de João: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” (Apocalipse 20:6). Amigo soldado, você escutou o chamado? Então, é hora de lutar! “Senhor, queremos ser o filho varão! Por isso nos leve a praticar Sua palavra! Aleluia!”

o líder delega tarefas

6

O líder experiente usa a delegação de tarefas como um recurso poderoso para atingir suas metas, desenvolver pessoas e estar livre para receber outros encargos, sem maiores problemas. Leia mais sobre esse assunto na seção Lições para os líderes.

0800 555 123

irai-vos, mas não pequeis

8

Quando os pais estão sob o domínio da ira, os problemas ficam muito maiores, a sobriedade cede espaço para muitas coisas negativas. Quando estamos dominados pela ira, pecamos. Leia a coluna Aos pais e descubra como lidar com as emoções familiares.

www.arvoredavida.org.br


Jav 250