Page 1

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ( João 15:5)

Jornal

Associação Árvore da Vida • Publicação Mensal • Ano 24 - Número 246 • R$ 2,80

por que precisamos nascer de novo A palavra regeneração significa renascimento, nascer de novo. Quando nascemos de nossos pais, ganhamos naturalmente a vida humana, mas quando cremos em Jesus, Ele nos confere uma vida diferente, uma vida especial – a vida do próprio Deus. Portanto, todo cristão tem duas vidas: a vida humana e a vida divina dentro dele. Apesar de lermos no terceiro capítulo do Evangelho de João sobre a necessidade de Nicodemos nascer de novo, foi o apóstolo Pedro quem primeiro escreveu sobre regeneração. Às vezes não percebemos isso, porque os livros da Bíblia não estão dispostos segundo sua cronologia, mas sim segundo o assunto e quantidade de capítulos. Os escritos de João foram redigidos por volta do ano noventa da era cristã; já os escritos de Pedro datam do ano sessenta e quatro da mesma era. Isto quer dizer que o apóstolo Pedro escreveu sobre esse assunto vinte e seis anos antes de João. Por que estamos trazendo esse assunto à tona? Porque ele é fundamental para nossa carreira cristã. Muitos filhos de Deus tentam viver a vida cristã por

crescer para fazer a vontade de deus

2

O Senhor espera que Sua vida cresça em nós. Já nascemos de novo, mas precisamos buscar esse crescimento de vida, que ocorre por meio de negarmos a nós mesmos. Confira mais na coluna Fundamentos para novos crentes.

DISQUE JAV

meio da vida que receberam de seus pais terrenos. Geralmente a maneira de pensar, a maneira de reagir emocionalmente e os desejos dos filhos de Deus originamse somente da vida que eles receberam de seu primeiro nascimento. Isso é um grande problema porque essa vida é extremamente limitada. Essa vida tem restrições em todas as esferas. Por exemplo, nossa paciência, amor, perdão, espera, tolerância são todos muito limitados. Será muito difícil, após receber um tapa na face, dar o outro lado para alguém bater novamente, como também andar mais uma milha com quem nos pede, ou dar nossa roupa excedente àquele que não tem, quando dependemos somente da vida humana. Daí a necessidade de vivermos mediante a vida que recebemos do Senhor Jesus. Essa vida não conhece limites, não sabe o que é restrição ou impossibilidades. Quando o apóstolo Pedro falou dessa vida em sua primeira carta, ele bendisse ao Senhor; ele reconheceu que o Senhor tinha sido muito misericordioso com ele em dar uma vida tão elevada como esta: uma

Bookafé: uma porta para as pessoas

4

Você já ouviu falar do BooKafé? Sabe qual é a sua função? Convidamos nossos leitores para lerem a coluna Novidades. Ela fala sobre o propósito do BooKafé e traz um testemunho muito encorajador.

assine o jav: a ligação é gratuita! você pode ter mais informações também no nosso website. Acesse já!

vida que podia salvá-lo de si mesmo, uma vida capaz de agradar a Deus em tudo. O apóstolo Pedro, por tantas vezes, tentou agradar ao Senhor em si mesmo e não conseguiu. Foi ele quem disse ao Senhor que jamais morresse ou sofresse nas mãos dos principais sacerdotes (Mateus 16:21-22); foi ele que cortou a orelha de Malco ( João 18:10) e também disse que jamais negaria o Senhor (Marcos 14:29-31). Embora Pedro tivesse tantas intenções boas, muitas foram frustradas, e ele acabou descobrindo que era incapaz de agradar a Deus por si mesmo. Provavelmente por isso escreveu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:3). Querido leitor, se queremos viver mediante a vida de Deus, precisamos negar a nós mesmos, permitindo que a vida divina governe a vida humana, para que Cristo viva em nós (Mateus 16:24-25; Gálatas 2:20). Façamos a escolha correta.

praticar a palavra é o novo mandamento

6

Você sabia que o apóstolo João escreveu suas epístolas com o objetivo de ajudar os irmãos a praticarem o que o apóstolo Paulo já havia escrito antes? Ele não se preocupou em escrever algo novo. Saiba mais lendo a coluna Jovens com uma meta.

0800 555 123

o adultério (1)

7

Nesta edição, na coluna O que Deus uniu, trouxemos uma palavra que irá abordar um assunto muito delicado: o adultério. Leia e descubra por que muitos casais, até mesmo cristãos, têm sofrido com esse mal, e conheça o caminho para guardar o casamento.

www.arvoredavida.org.br

JAV 246  

Jornal Árvore da Vida 246

Advertisement