Page 1

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER - SEEL DIRETORIA GERAL DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E CIDADANIA - DGTEC UTEC GREGÓRIO BEZERRA MULTIPLICADORA: SUELY BEZERRA DA SILVA S

ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

DIRIGENTES

AMANDA AMORAS GERTRUDES

COORDENADORA ROSÂNGELA CUNHA

COORDENADORA DE BIBLIOTECA ISABEL

ANO 2011


ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

HISTÓRICO

A Escola foi fundada na década de 60 com o nome de GRUPO ESCOLAR JOSÉ ALVARENGA, onde funcionava o ensino primário (1ª a 4ª série) e a Educação Integrada, que correspondia ao ensino primário para os alunos fora de faixa etária. Ao final da década de 70 foi iniciada uma turma de Admissão ao ginásio e a cada ano uma nova turma era formada até completar todas as séries do curso ginasial (5ª a 8ª série). Em 1975 ocorreu uma grande cheia, a qual causou grandes transtornos para a Escola, inclusive em relação aos documentos escolares. Na década de 80 a Educação de Jovens e Adultos foi incluída no turno da noite. Dentro da área onde funcionava o Grupo Escolar José Alvarenga, havia também a Escola de Artes e Ofícios 13 de Maio, que funcionou até o ano de 1986. Era uma escola tipo profissionalizante que oferecia vários cursos, entre eles: Culinária, Confeitaria, Bordado, Corte e Costura, Marcenaria e Mecânica Industrial. Em 12 de outubro de 1987 a escola mudou de nome, passando a ser chamada de Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesusem homenagem ao Monumento Histórico Forte do Arraial Novo d Bom Jesus, situado próximo à escola. Nesse período a Escola oferecia o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissionalizante (apenas os cursos de Serralharia e Mecânica Industrial).


Em setembro de 1995, a SEC/PCR em convênio com a UFPE inaugurou o Núcleo de Informática e Telemática/NITE Arraial Novo do Bom Jesus. Com o final do convênio o NITE transformou-se em Núcleo Profissionalizante de Informática/NUPI, supervisionado pelo Departamento de Educação Profissionalizante da Diretoria Geral de Programas Especiais –DGPE. Tanto o NITE como o NUPI, oferecia cursos de introdução à Microinformática, nos 3 turnos com quatro módulos: DOS, WINDOWS, WORD E EXCEL, com uma carga horária de 80 horas. Os cursos eram dirigidos apenas aos alunos das 8ªs séries e a comunidade. Por volta de 1997 os cursos de Serralharia e Mecânica Industrial foram retirados da Escola e passaram a funcionar nas escolas Profissionalizantes, que concentravam apenas cursos com esse fim. O NUPI ao final da década de 90 passou a ter outro caráter, tornou-se Laboratório de Informática, cujo objetivo era utilizar o computador como instrumento pedagógico. Atualmente a Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus funciona em 3 turnos, oferecendo o Ensino Fundamental através dos Ciclos de Aprendizagem em 9 anos e a Educação de Jovens e Adultos (módulos II, III, IVe V). Aos finais de semana tomos o Programa Escola Aberta, onde os alunos participam de diversas atividades através de oficinas, contando também com a participação dos estagiários enviados pela Gerência de Animação Cultural (GAC) que desenvolvem atividade culturais, como: capoeira, danças, teatro e Artes Plásticas.


FATOS E FOTOS

CONSTRUINDO FOTO NOVELA EM HAGÁ QUÊ

TELINHA NA ESCOLA 2011.1

AULAS DINÂMICAS

ARRAIAL TESTE  

testando aprendizagem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you