Page 28

Games em ActionScript 3.0 //setando as propriedades da nave nave.x =100;//propriedade no eixo x nave.y = 100;//propriedade no eixo y Esta também é uma prática bem comum. Acredito que ficou claro: tudo o que estiver após as duas barras naquela linha será ignorado pelo interpretador. Algumas vezes se faz necessário comentar blocos de texto inteiros, e neste caso não é viável fazer o comentário linha-a-linha, mais prático utilizar o método desta forma: /* bloco de texto a ser ignorado pelo programa.*/ Tudo o que estiver entre /* e */ será ignorado. Sendo assim, comente todas as linhas de código que fez até agora no arquivo nave.

Eventos Eis aqui um recurso de extrema facilidade e importância no Actionscript 3.0: Os Eventos. Eles são responsáveis pelas configurações dos scripts e definem parâmetros, fazendo com que eles sejam executados. Eventos de teclado (KeyboardEvent), podem adicionar propriedades às teclas do teclado, eventos de mouse (MouseEvent), podem acionar botões na tela, caixa de textos e até mesmo chamar funções personalizadas. Existem inúmeros eventos, alguns deles são disparados quando se assiste a um vídeo, se trabalha com textos, se aciona um botão no teclado, quando uma animação precisa acontecer, ou até mesmo quando uma página é aberta. E eles ficam melhor ainda quando utilizados em conjunto com os Listeners.

Ouvintes de evento Os ouvintes de evento (Listeners) são um poderoso recurso do Actionscript 3.0, que permite ao programador atrelar eventos diretamente a objetos instanciados no código. Vamos utilizar a nossa nave como exemplo. nave.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_UP, naveRodaParaDireita); function naveRodaParaDireita(event:MouseEvent):void{ nave.rotation += 30; } Feito isso, clique na nave várias vezes. Clique fora da nave, e veja o que acontece. Com este script, toda vez que clicamos na nave, ela rotaciona 30° para o lado direito, mas nada acontece se clicarmos nas montanhas, por exemplo.

28

Web Games com ActionScript 3.0 - 01  

Apostila para iniciantes em desenvolvimentos de jogos. Neste número utilizo a linguagem ActionScript 3.0 por se tratar de uma linguagem robu...

Web Games com ActionScript 3.0 - 01  

Apostila para iniciantes em desenvolvimentos de jogos. Neste número utilizo a linguagem ActionScript 3.0 por se tratar de uma linguagem robu...

Advertisement