Issuu on Google+

SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 1

Informativo Unimed-BH | Ano 2 | Jul, ago e set de 2011 | Número 6

saúde sempre AGENDAMENTO ON-LINE

FERRAMENTA FACILITA ACESSO A CONSULTAS MÉDICAS

Com tranquilidade, a cliente Juliana Flister agenda consulta via web para o filho Francisco, de 4 anos

❚ TEMPORADA DAS INFECÇÕES: SAIBA COMO SE PROTEGER DAS DOENÇAS DA ESTAÇÃO E BUSCAR O MELHOR ATENDIMENTO ❚ POR DENTRO DE UM PRONTO-SOCORRO: COMO FUNCIONA E QUANDO BUSCAR ESSE TIPO DE SERVIÇO


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 2

02| CONECTADOS

Na CENTRAL DO CLIENTE, você tem acesso rápido a canais que facilitam o dia a dia, como agendamento de consulta on-line, boletos, documentos e formulários. Pelo canal FALE CONOSCO, tire suas dúvidas e exponha suas sugestões. Entraremos em contato, para retorno, em 48 horas. Pelo ATENDIMENTO ON-LINE, converse com nossos atendentes em tempo real. Tudo isso em: www.unimedbh.com.br SAÚDE SEMPRE ON-LINE Consulte a agenda dos eventos dos Centros de Promoção da Saúde, além de dicas e informações sobre como prevenir doenças e manter uma vida saudável: www.saudesempreonline.com.br SAÚDE NA TELEVISÃO Médicos da Unimed-BH debatem temas relacionados à saúde e dão dicas de como viver melhor. Acompanhe o programa Pense Saúde, toda segunda-feira, às 21h, na TV Horizonte. Reprises às quartas-feiras, 16h; sábados, 7h e domingos, 3h30. CENTROS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (CPS) - Além de consultas clínicas, as unidades do Barro Preto e Contagem oferecem palestras com especialistas, cursos e grupos voltados a cuidados preventivos, incluindo gestantes, atenção ao diabético, cessação de tabagismo, atenção ao hipertenso e reeducação alimentar. Inscreva-se pelo Unidisk: 08000 30 30 03.

UNIDISK Serviço de ambulância, autorizações, marcações de consultas e exames. 08000 30 30 03

ALÔ SAÚDE Orientações médicas por telefone 24 horas por dia, dadas por especialistas. Tome a melhor atitude em relação à sua saúde, disque 4002-3100.

SITE UNIMED-BH Acesse e fique por dentro das novidades da Unimed-BH, obtenha informações sobre planos, serviços e muito mais.

ESPAÇO DO LEITOR A revista Saúde Sempre está de cara nova, com mais páginas, informações e seções atrativas aos clientes da Unimed-BH. Opine, faça sugestões, contribua para a publicação melhorar cada vez mais. Envie e-mail para: saudesempre@unimedbh.com.br

EXPEDIENTE Diretor-presidente: Helton Freitas; Diretor de Provimento de Saúde: Luiz Otávio Andrade; Diretor Administrativo-financeiro: Paulo Pimenta de Figueiredo; Diretor Comercial: Orestes Miraglia Júnior. Coordenação: Gestão de Marketing Unimed-BH - Analista responsável: Harlem William Patrício de Queirós. Produção Editorial: BH Press Comunicação - jornalista responsável: Brígida Alvim (MG 12.015 JP). Fotos: Fernando Lutterbach e Alexandre Mota. Projeto Gráfico: Brava Design. Impressão: Imprimaset.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 3

VOCÊ E A UNIMED-BH |03

EXPANSÃO NOS CUIDADOS NEONATAIS A Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais do Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH ampliou sua capacidade de atendimento. Desde abril, o número de leitos para cuidados intensivos e semi-intensivos passou de 21 para 30 e conta com andar exclusivo. Com estrutura moderna e profissionais especializados, a unidade é capaz de atender todos os níveis de complexidade de assistência ao recém-nascido, com qualidade e segurança.

CENTRO CLÍNICO EM VENDA NOVA

MAIS ESPECIALISTAS À DISPOSIÇÃO

Para maior comodidade de quem mora ou trabalha em Venda Nova, Pampulha e adjacências, a Unimed-BH credenciou o Centro Clínico Venda Nova. A unidade oferece área de urgência e emergência, com serviços de apoio em diagnósticos, }como raios-x, ultrassom, tomografia computadorizada e laboratório de patologia clínica. Há também pronto-atendimento em Clínica Médica e Pediatria, e ambulatório em 16 especialidades.

A rede de cooperados da Unimed-BH ganhou, em fevereiro, 147 novos integrantes, de 35 especialidades médicas. Com isso, a Cooperativa passa a contar com um corpo clínico de cinco mil profissionais à disposição dos clientes.

Centro Clínico Venda Nova Rua Doutor Álvaro Camargo, 2.400, bairro São João Batista, Venda Nova. Fone: (31) 3115-4700.

FACILIDADE NO ENVIO DE LAUDOS E RELATÓRIOS Agora você pode enviar laudo de exames e relatórios médicos solicitados pela Auditoria Médica da Unimed-BH por fax: (031) 3229-6209 ou por e-mail: relatorio.autorizacao@unimedbh.com.br. Lembre-se de identificar o documento enviado com o seu nome e o número do seu cartão de cliente. Tudo de forma simples, prática e rápida. Para envio da documentação via e-mail ou fax, a guia de perícia deve estar previamente cadastrada, por meio do Unidisk, Autweb ou pessoalmente.

RELEVÂNCIA EM DIAGNÓSTICOS As decisões médicas estão cada vez mais apoiadas em exames de imagens. As tecnologias atuais são capazes de investigar, identificar e acompanhar alterações em diversas partes do corpo, de forma a elevar a precisão e a segurança de diagnósticos e tratamentos. Dois Centros de Radiologia e Exames (CRE) estão disponíveis na Rede Própria da Unimed-BH, em Contagem e Belo Horizonte. As unidades fornecem exames de raios-X, ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia. Centro de Radiologia e Exames Contagem Av. Babita Camargos, 1.695, Cidade Industrial Contagem. Centro de Radiologia e Exames Hospital Unimed Rua Ponta Porã, 45, Santa Efigênia Belo Horizonte. Tendo o pedido médico à mão, agende seu exame pelo Unidisk: 08000 30 30


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 4

04| ACESSO

BASTA UM CLIQUE Proximidade | Agendamento on-line reduz caminho para marcar consulta com especialistas urante 40 anos, o Guia Médico foi o principal canal para levar os clientes da Unimed-BH até os médicos e outros profissionais cooperados. Agora, a Cooperativa disponibiliza um novo recurso que torna esse caminho bem mais prático e eficiente: o Agendamento On-line de Consultas. Com ele, o cliente pode marcar consulta conforme sua escolha pelo profissional, dia, horário, localização e outras preferências. O agendamento on-line está disponível na página principal do site da Unimed-BH (www.unimedbh.com.br). Basta acessar e cadastrar-se para utilizá-lo. O sistema de busca oferece diversas formas de pesquisa, que permitem encontrar com facilidade um profissional disponível nas diversas

D

“Achei o sistema de agendamento on-line muito fácil. Usei mais de uma vez e deu tudo certo. O sistema funciona muito bem, não tive dificuldade nenhuma.” Artur Henrique Cliente da Unimed-BH

especialidades médicas. “Há muito tempo eu estava tentando marcar uma consulta, mas tinha que ficar ligando para todas as possibilidades do catálogo médico. Agora, todos os dados estão na tela e posso escolher a opção que melhor me atende. Muito bom, o serviço é perfeito”, comemora a cliente Iara Amorim Figueiredo. “Há pouco tempo, precisei agendar consulta com um hepatologista, então entrei no site da Unimed-BH para pesquisar no Guia Médico. Vi um anúncio sobre o agendamento on-line e resolvi experimentar. Fiquei surpreso com a eficiência do sistema. Agendei, recebi a confirmação e fiz a consulta. Como ficou mais fácil, até aproveitei para agendar outras consultas de rotina”, conta o cliente Artur Henrique Dias.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 5

|05

“Agendei consultas com dois especialistas diferentes e o serviço funcionou perfeitamente. Tenho que parabenizar a Unimed-BH pela iniciativa, que é 100%.” Iara Amorim Cliente Unimed-BH MAIS OBJETIVIDADE A ferramenta on-line foi criada para apresentar ao cliente oferta de vagas em consultórios, e facilitar seu acesso à consulta médica. A necessidade foi percebida pela Cooperativa, com base em queixas de clientes sobre a dificuldade em encontrar horários vagos para consultas, mesmo quando havia médicos com horários disponíveis. Para descobrir as causas e propor soluções, em 2010 a Unimed-BH realizou uma pesquisa telefônica para avaliar a capacidade de busca oferecida pelo Guia Médico. Percorrendo os nomes registrados no catálogo, um a um, verificou-se que em todas as especialidades encontrava-se consulta para o dia seguinte. O trabalho mostrou que o meio para se chegar às consultas não era o mais eficiente. “O catálogo é limitado, não indica disponibilidade de consultas por médico, então a pessoa acaba perdendo a paciência se não encontra logo nos primeiros nomes. Além do mais, ele torna-se obsoleto rapidamente, pois não é capaz de acompanhar as atualizações”, ressalta Luiz Otávio Andrade, Diretor de Provimento de Saúde da Unimed-BH. O Agendamento On-line corrige as limitações do Guia Médico e oferece ao cliente um

leque de opções para agendar consultas conforme critérios pessoais, como data, horário, profissional e localidade. A ferramenta começou a ser utilizada em novembro de 2010 e já registra um grande número de adesões, tanto de clientes, quanto de cooperados. “Essa será a forma mais frequente de marcar consultas. As pessoas estão passando a confiar nos serviços on-line e a recorrer a eles. Assim como ocorreu com a venda de passagens aéreas via web, no início houve muito estranhamento, mas logo os clientes se acostumaram com a comodidade”, compara Luiz Otávio Andrade. MÉDICOS TAMBÉM TÊM VANTAGENS Para os médicos, o agendamento on-line tem trazido benefícios como praticidade e aproximação com clientes. “É excelente, muito adequada para uso em consultório. Proporciona ao paciente a facilidade em marcar a consulta, mesmo fora do horário comercial”, diz o psiquiatra Protógenes Sidney de Faria. A ginecologista e obstetra Elaine Maia Costa da Silveira tem percebido a chegada de novos clientes no consultório. “É uma forma de divulgar as vagas disponíveis e oferecer mais horários aos clientes”, diz.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 6

06| ESTAÇÃO SAÚDE

AATCHIM... SAÚDE!

Ameaça | Inverno requer mais atenção e cuidado à saúde Saiba como evitar e tratar as infecções respiratórias

E

stá aberta a temporada das doenças de inverno, infecções respiratórias nas quais se enquadram gripes, resfriados, rinites, sinusites, bronquites, pneumonias e outras. A maior incidência dessas enfermidades neste período ocorre principalmente porque o ar seco e o clima frio alteram as condições das mucosas das vias aéreas, reduzindo a capacidade de defesa e predispondo o organismo às infecções. Portanto, o cuidado e a atenção à saúde devem ser redobrados, especialmente em crianças e idosos, que possuem defesa imunológica mais frágil. Segundo o pneumologista Flávio Mendonça Andrade da Silva, há dois tipos de infecções respiratórias agudas: as de vias aéreas superiores e inferiores. Ambas podem ser contraídas por bactérias ou vírus e requerem cuidados para que não haja complicações. Rinites, sinusites, amigdalites, otites, faringites, laringites são as infecções mais comuns das vias áreas superiores. Já as infecções das vias áreas inferiores são as que acometem os brônquios e o pulmão, causando bronquite e pneumonia, que podem resultar em quadros mais graves. “Processos alérgicos também favorecem a entrada de infecções, assim como a pré-existência de alguma doença pulmonar como asma, bronquite ou enfisema. Nesse caso, a infecção piora os sintomas e pode trazer consequências mais graves”, acrescenta o especialista. ALERTA AOS SINTOMAS Ao identificar o início dos sintomas, a recomendação do pneumologista Flávio Mendonça é procurar atendimento médico precocemente para obter a correta avaliação e indicação de tratamento adequado. “Não se deve, de forma alguma, praticar a autome¬dicação. O uso indiscriminado de antibiótico, por exemplo, pode gerar resistência bacteriana e até promover efeitos colaterais que pioram o estado do paciente”, alerta.

Para controle preventivo, Maria Mônica consulta periodicamente com o médico Flávio Mendonça

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS MAIS COMUNS NO INVERNO Gripes, resfriados, rinites, sinusites, amidalites, faringites, otites, asma, bronquite, pneumonia. Como preveni-las: ❚ Manter hábitos saudáveis ❚ Evitar exposição a ambientes frios e poluídos ❚ Lavar as mãos com frequência ❚ Evitar locais de aglomeração de pessoas, com pouca ventilação ❚ Evitar mudança de ambientes com diferença de temperatura brusca ❚ Manter controle e tratamento adequados de doenças crônicas respiratórias pré-existentes como asma, bronquite e enfisema ❚ Evitar compartilhar utensílios e ter contato próximo com pessoas possivelmente infectadas. Como identificá-las (principais sintomas): ❚ Congestão nasal ❚ Corisa ❚ Cefaleia ❚ Tosse ❚ Aumento da expectoração ❚ Dor de garganta ❚ Dor de ouvido ❚ Falta de apetite ❚ Dificuldade de respirar ❚ Prostração ❚ Dores musculares ❚ Febre Primeiros cuidados, ao sentir os sintomas: ❚ Fazer repouso ❚ Manter alimentação adequada, apesar da falta de apetite ❚ Ingerir bastante líquido (água, sucos, chás) ❚ Buscar orientações médicas precocemente.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:00 Page 7

|07 “Ao buscar o recurso adequado, tendo a devida orientação, o paciente ganha tanto em rapidez quanto em melhor resolução do caso.” Valéria Maakaroun Diretora Clínica do Alô Saúde

ALÔ SAÚDE AUXILIA NA MELHOR ESCOLHA o identificar sintomas de possíveis infecções das vias respiratórias, qual a melhor atitude a tomar: procurar uma unidade de urgência ou marcar consulta eletiva? A resposta certa é: nenhuma das opções anteriores. Para esclarecer dúvidas e orientar quanto a medidas assertivas nos cuidados à saúde, a Unimed-BH disponibiliza, via telefone, o Alô Saúde. Afinal, ninguém melhor para essa consulta que uma equipe médica disponível a qualquer hora do dia ou da noite. A médica Valéria Maakaroun, diretora clínica do Alô Saúde, relata que neste período do ano, grande parte das ligações está relacionada às doenças respiratórias. “Apuramos o maior número possível de informações com o paciente. Perguntamos sobre as características da tosse, cor das secreções, febre e outros sintomas. A partir daí, sabemos se é um quadro grave ou de potencial agravamento, em que se deve buscar recurso médico de urgência, ou se podem ser tomadas medidas em casa, como incrementar a hidratação, fazer repouso e evitar choque térmico, até que se possa fazer uma consulta com o médico de referência”, explica. O cliente é atendido por um colaborador que pergunta dados para identificação e os encaminha ao médico. O profissional acessa a ficha do paciente, por meio de cruzamento de dados com o sistema da Unimed-BH, que lhe permite conhecer o perfil e sugerir o melhor caminho. As orientações prestadas seguem protocolos da McKesson, instituição norte-americana líder em definição de protocolos clínicos. O Alô Saúde tem a aprovação e o reconhecimento do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG).

A

Sheila tira dúvidas quanto à saúde do filho

DIRECIONAMENTO ADEQUADO Sheila Barbosa Queiroz recentemente recorreu ao Alô Saúde para buscar orientações para o filho Victor, de 1 ano. “Ele estava irritado e com o nariz coberto por bolhinhas de pus. Pensei que não fosse nada demais, até ele ter febre. Fiquei preocupada e liguei para o Alô Saúde. A médica orientou a levá-lo logo a um pronto-atendimento”, relata. No Hospital Unimed, Victor foi diagnosticado com impetigo, infecção bacteriana que afeta a camada superficial da pele, e recebeu prescrição para tratamento com antibiótico. “Graças ao Alô Saúde, corri com meu filho para o hospital e em três dias ele estava totalmente recuperado. Agora, a qualquer alteração que percebo nele, ligo para o Alô Saúde”, conta Sheila. Segundo estatísticas do Alô Saúde, a procura pelo serviço tem aumentado gradativamente. Em maio de 2009, quando foi criado, prestou 604 aconselhamentos médicos. Em maio de 2010, foram 2.077 e, em maio de 2011, 7.315 aconselhamentos.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 8

08| NA REDE

ATITUDES CERTAS NO

TEMPO EXATO Pronto-atendimento | Recursos necessários para salvar vidas e reduzir sequelas

C

asos clínicos que configuram emergência médica e requerem ação imediata, como infarto do miocárdio, paradas cardiorrespiratórias, acidente cardiovascular (AVC), fraturas e politraumas, encontram o melhor encaminhamento possível nas unidades de pronto-atendimento (ou pronto-socorro). Elas estão aptas a receber os mais diversos tipos de urgência e emergência, com tecnologia para diagnóstico e tratamentos, equipe médica e corpo de enfermagem especializados. Além de recursos técnicos e humanos, o tempo é essencial para salvar vidas em momentos críticos. Qualquer minuto faz diferença e pode determinar a sobrevida e recuperação do paciente. Levando-se em conta a complexidade desses atendimentos, as equipes seguem fluxos e protocolos que asseguram as melhores práticas e fazem com que as unidades de pronto-atendimento cumpram com seus principais propósitos: salvar vidas e reduzir danos à saúde dos pacientes. A Unimed-BH dispõe de 36 unidades de pronto-atendimento, incluindo serviços próprios e contratados. O Hospital Unimed, inaugurado em dezembro de 2009, foi planejado para ser uma das maiores instituições privadas voltadas para emergência e urgência de Minas Gerais. Ela conta com pronto-socorro com várias especialidades médicas disponíveis, juntamente com toda a estrutura hospitalar, 24 horas por dia. Em plantão contínuo, estão profissionais de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral, neurologia e neurocirurgia. Para apoio a diagnósticos, aparelhos de raios-X e ultrassom digital, tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais estão à disposição das equipes médicas. O hospital conta ainda com unidades de hemodinâmica, centros cirúrgico e de terapia intensiva (CTI) para tratamentos médicos. A interação entre as áreas contribui para o sucesso de uma assistência completa, precisa e imediata. Na composição também está incluído o atendimento pré-hospitalar, como são chamadas as ambulâncias, acionadas pelo Unidisk (08000 30 30 03). Algumas são de suporte avançado e contêm equipamentos como respirador, bombas de infusão e cardiodesfibrilador.

Atendimento pré-hospitalar de urgência

O paciente grave é imediatamente socorrido

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA URGÊNCIA - ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. EMERGÊNCIA - constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo tratamento médico imediato. Fonte: Conselho Federal de Medicina. Site CFM, resolução nº 1451/95.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 9

O pronto-socorro reúne os melhores recursos, aliados à rapidez e qualificação do atendimento

O Hospital Unimed aplica sistema de estratificação com o objetivo de identificar pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A estratificação é amplamente utilizada no mundo e na rede pública de saúde brasileira. ATENDIMENTO PRECISO PRESERVA VIDA Hercília Fonseca Macedo comprovou a eficiência de um pronto-socorro. O marido dela, Nilson Macedo, de 85 anos, sofreu um AVC hemorrágico e foi atendido no Hospital Unimed. Os riscos eram altos, mas o atendimento de emergência fez com que a trajetória de Nilson fosse bem-sucedida. Aliviada e surpresa com a evolução do marido, Hercília conta como ocorreu a emergência. “No dia 7 de abril, tínhamos acabado de jantar e estávamos na sala assistindo jornal. Fui até a cozinha recolher os pratos e quando voltei, depois de alguns segundos, vi que ele tinha caído da poltrona. Bateu com a cabeça e cortou o supercílio. Chamei meus filhos e fomos depressa para o Hospital Unimed. Assim que chegamos, os funcionários nem pediram para fazer a ficha, já o encaminharam direto à sala de emergência, onde foram tomadas as providências”, lembra. Hercília calcula que, do momento em que o vaso rompeu, causando o acidente cardiovascular hemorrágico em Nilson, até o instante em que foi atendido, devem ter se passado cerca de 15 minutos. A proatividade da família em levá-lo imediatamente ao Hospital somada à presteza da equipe que o atendeu foram determinantes para a sobrevida e a rápida recuperação de Nilson. Agora, ele já está em casa e recebe acompanhamento médico cardiológico, fisioterápico e neurológico. “Fiquei muito satisfeita com o tratamento dado ao meu marido. Ele está se recuperando muito bem e tenho certeza de que o atendimento fez toda a diferença”. Certa da gradativa recuperação de Nilson, Hercília já prepara, junto com os filhos, a celebração dos 60 anos de casamento, prevista para novembro.

Exames auxiliam diagnósticos e tratamentos

A humanização é característica da assistência

Hercília e Nilson se beneficiaram da eficiência do serviço


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 10

10 | NA REDE VERMELHO

EMERGENTE

LARANJA

MUITO URGENTE

AMARELO

URGENTE

VERDE

POUCO URGENTE

AZUL

NÃO URGENTE

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ara se ter a adequada priorização dos atendimentos, com gerenciamento de risco, é feita segmentação de pacientes, de forma que os casos mais graves tenham prioridade sobre os menos graves. Na entrada do pronto-atendimento, a classificação é demarcada por cores: vermelho para casos de emergência; laranja para casos muito urgentes; amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul, não urgente. As cores são impressas em pulseiras colocadas nos pacientes. A classificação é feita por profissionais da enfermagem capacitados na identificação de prioridades de atendimentos clínicos. De acordo com o protocolo seguido, pacientes com pulseira vermelha e laranja têm maior potencial de agravamento e por isso são atendidos com prioridade.

P

ESTATÍSTICAS APONTAM MAU USO DOS RECURSOS Estatísticas da Unimed-BH apontam que nos últimos 12 meses, de junho de 2010 a maio de 2011, foram realizados 365 mil atendimentos nos pronto-socorros do Hospital Unimed e da Unidade Contagem. Os pacientes com classificação Verde ou Azul, casos menos graves e de menor complexidade, que poderiam ser assistidos no consultório, representaram 74% dos atendimentos nas duas unidades, durante o período. ALTERNATIVAS GERAM SOLUÇÕES Para pacientes classificados como Verde ou Azul, caso não possam aguardar uma consulta programada, é oferecida a Agenda Livre, opção de atendimento nos serviços próprios da Unimed-BH, nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica e Ortopedia. Na unidade de Contagem, além dessas especialidades, há agenda para consultas de Ginecologia. O Alô Saúde, serviço de aconselhamento médico via telefone, oferecido gratuitamente a clientes

A classificação é feita por profissionais capacitados da Unimed-BH, tem se mostrado boa alternativa para redirecionar o percurso assistencial dos pacientes. Isso fica claro nas pesquisas de intenção feitas pela equipe. Os resultados mostram que, em média, 59% das pessoas que buscam o Alô Saúde têm intenção de se dirigir à uma unidade de pronto-atendimento. Após o aconselhamento médico, apenas 13% delas são orientadas a buscar atendimento de urgência. As demais têm como recomendação procurar seu médico de referência ou solucionar o problema no próprio domicílio. O redirecionamento traz amplos benefícios, por apontar caminhos mais coerentes. Não havendo a necessidade de estrutura hospitalar, o ideal é que o paciente procure atendimento médico em consultório, para ter atenção mais personalizada. Para encontrar vaga com facilidade, o cliente pode utilizar o Agendamento On-line de Consultas, que oferece mais possibilidades para marcação de consulta em curto prazo.

AGENDA LIVRE – disponível nos serviços próprios para realização de consultas. ALÔ SAÚDE – aconselhamento médico 24h por dia. Fone: 4002-3100 AGENDAMENTO ON-LINE DE CONSULTAS - Acessível pelo site: www.unimedbh.com.br


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 11

VOCÊ SAUDÁVEL| 11

Lucas, de quatro anos, é acompanhado pela médica Margarida Delgado em consultas periódicas

AMIGO DA FAMÍLIA Relacionamento | Vínculo com um médico de referência influencia no desenvolvimento da criança os primeiros anos de vida, é fundamental que a criança tenha acompanhamento médico. A vinculação a um pediatra de referência é ideal para tranquilizar a família, que pode contar com quem conhece o histórico da criança e é capaz de identificar condições de risco. “O relacionamento estabelece um vínculo nosso com a criança e com a família, gerando segurança para todos”, diz a pediatra neonatologista Margarida Delgado. Maria Aparecida Carvalho de Castro tem a tranquilidade de ter o filho Lucas, de quatro anos, no programa de puericultura, com vinculação à pediatra. “A doutora Margarida acompanha o desenvolvimento do Lucas desde antes do nascimento. Por isso ela se tornou uma referência, tenho plena confiança nos diagnósticos, orientação e encaminhamentos passados por ela”. A confiança se estende à criança. “Quando o Lucas se sente mal, me pede para levá-lo à Drª Margarida. Quando vamos ao consultório, ele fica tão à vontade que é difícil leva-lo embora”, conta Aparecida, entre risos.

N

PASSO A PASSO O programa de Puericultura da Unimed-BH prevê o acompanhamento pediátrico desde a gestação até os 19 anos de idade, possibilitando ao médico acompanhar o desenvolvimento em cada etapa da vida. Na fase pré-natal, o pediatra orienta sobre a importância da amamentação e dos primeiros cuidados com o bebê. Já no primeiro ano de vida, a criança é levada ao consultório mensalmente, por ser um período em que ocorrem transformações

rápidas e significativas. “Nessa etapa, o bebê triplica de peso – geralmente, nasce com cerca de 3 kg e, ao fim do primeiro ano, chega a 9kg. Em comprimento, ganha quase 50% – a medida inicial é em média 48 a 50 cm e pode chegar a 75 cm. Outro fator considerável é o crescimento do perímetro cefálico, que passa de 35 a 48cm, em média, e está relacionado ao desenvolvimento cerebral”, explica Margarida Delgado. A partir do segundo ano, as consultas programadas passam a ter intervalo de três meses. Ao longo do tempo, o espaçamento entre as consultas aumenta, mas é importante que seja mantido o acompanhamento médico. Até mesmo na adolescência é relevante, pois o especialista pode atuar em questões preventivas relacionadas ao consumo de álcool, drogas ou gravidez precoce. VALORIZAÇÃO DO PEDIATRA Para incentivar o vínculo com o paciente, a Unimed-BH desenvolve iniciativas de valorização do trabalho médico. Em março de 2011, a Cooperativa incrementou o valor das consultas de gerenciamento à saúde de crianças e adolescentes em 25%, para agregar mais valor à atuação do pediatra, sem repassar o custo aos clientes.

CONSULTAS MÉDICAS PERIÓDICAS 1º mês de vida 1º ano 2º ano 3 a 4 anos 4 anos em diante

2 a 3 vezes 1 vez por mês a cada 3 meses a cada 6 meses 1 vez ao ano


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 12

12 | SUA UNIMED

40 ANOS DO SEU LADO

Lealdade | Quatro décadas oferecendo soluções em prol da saúde dos clientes A marca de um milhão de clientes recentemente conquistada é reflexo da longa trajetória seguida pela Unimed-BH em defesa da valorização e qualidade da assistência médica. “Tornamos referência e queremos oferecer soluções cada vez mais qualificadas aos nossos clientes” declara Helton Freitas, diretor-presidente da Unimed-BH. Ao completar 40 anos, a Cooperativa reafirma seu compromisso nos cuidados com a saúde da população da cidade, executando o maior plano de investimentos do Estado em saúde privada. Iniciado em 2010 e com conclusão prevista para 2014, o plano prevê a injeção de mais de R$ 500 milhões em recursos próprios e contratados, na Grande Belo Horizonte. Serão abertos dois novos centros de promoção da saúde, uma central de consultórios médicos, um hospital geral com 280 leitos e mais 300 leitos no Hospital Unimed (que já possui 250). “No conjunto dos projetos, a iniciativa significa elevar nossa rede própria dos atuais 350 leitos para 900 leitos até 2014”, afirma o diretor-presidente. Ainda, em linha com o desafio de inovação, será aberto um instituto de ensino e pesquisa em saúde, pioneiro em Minas Gerais.

TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO A confiança e a união fizeram nascer, há 40 anos, uma proposta ousada no campo da Medicina em Belo Horizonte. Em busca de alternativa ao sistema corporativo no qual o trabalho médico estava sendo direcionado, no início da década de 1970, um grupo de médicos, com apoio da Associação Médica de Minas Gerais, decidiu montar uma cooperativa para assegurar a autonomia, valorização e qualidade da assistência médica. Foi aí que surgiu a Unimed-BH, então chamada Mediminas. Inicialmente, a Cooperativa foi instalada na sede da Associação Médica, mas ainda em 1971 mudou-se para uma casa alugada na Rua da Bahia. Sete anos depois, em 1978, já contava com mais de 42 mil clientes e tinha sede própria, na rua Rio de Janeiro. “Foi uma fase, sobretudo, de aprendizado e divulgação do negócio”, lembra Benedito Afonso Rodrigues, um dos médicos fundadores, que participou da gestão nesse período. Estavam lançadas, a partir daí, as raízes que possibilitariam à instituição crescer nos anos seguintes.

COM VIGOR AOS 40 ANOS, A UNIMED-BH ALCANÇOU:

1milhão 5.000 R$ 500 milhões 76%das internações são realizadas de clientes

médicos cooperados

investimento em abertura e expansão de serviços próprios

em instituições com qualidade reconhecida por acreditação hospitalar, obtidas com incentivo da Unimed-BH


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 13

| 13

Milton Nascimento foi o artista escolhido para celebrar o aniversário da Unimed-BH

O show atraiu quatro mil pessoas à Praça do Papa

Intervenções em espaços públicos surpreenderam a população

COMEMORAÇÕES Em gratidão ao acolhimento e apoio recebido pela cidade, a Cooperativa realizou um grande show na Praça do Papa, com acesso gratuito. Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram a apresentação de Milton Nascimento, que teve a abertura de Vander Lee e participação do quarteto Cobra Coral, formado pelos músicos Flávio Henrique, Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais. Para marcar o aniversário da cooperativa, du-

rante o mês de abril foi desenvolvida campanha com o tema “A vida inteira do seu lado”, com vídeos, hotsite, banners, concurso cultural e uma série de intervenções artísticas chamadas de Flash Mob Dance (mobilização rápida, instantânea). Com base na dança, as intervenções surpreenderam e divertiram quem passava pela Praça Sete, pelo Itaú Power Shopping, e pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins).

No último ano (2010):

6 milhões 120 mil de consultas médicas

internações hospitalares

12 milhões 1,79 bilhão 10milhões

mais de

de exames / terapias complementares

de receita bruta

investidos em responsabilidade social


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:01 Page 14

14 | VOCÊ SUSTENTÁVEL

Área foi projetada para acolher pessoas de todas as idades

PRESENTE À POPULAÇÃO Para todos | Praça da Saúde é novo espaço para atividades físicas e de lazer, no bairro Grajaú Belo Horizonte tem agora mais um espaço de convivência: a ‘Praça da Saúde’, inaugurada no bairro Grajaú, em abril desse ano. “Fomos além do desafio colocado pela Regional Oeste da Prefeitura de nos tornarmos responsáveis pela preservação e manutenção da área verde do local. Optamos por construir um espaço comunitário voltado à promoção da saúde, destinado à prática de atividades físicas, lazer e cultura”, explica Helton Freitas, diretor-presidente da Unimed-BH. Além de aparelhos e área adequada para prática de atividades físicas, outro destaque do projeto é o foco na inclusão. Há rampas, pisos táteis e rebaixados, que facilitam o acesso a deficientes visuais. Para os idosos, há aparelhos para alongamento corporal de baixo impacto, com orientações de uso impressas. Na área das crianças, há um brinquedo projetado especialmente para cadeirantes, de acordo com a Lei Municipal nº 10.142, de março de 2011, que normaliza a instalação de brinquedo inclusivo em locais de diversão abertos ao público. Antecipadamente, a Unimed-BH tomou a iniciativa, quando revitalizou a Praça Floriano Peixoto, entregue ao final de 2010. Além disso, a área infantil da Praça da Saúde foi projetada para diminuir riscos de acidentes e traumas graves às crianças; com piso feito a partir de pneu reciclado, para amortecer quedas e colaborar com a higiene do local. Pensando na segurança dos frequentadores, a Unimed-BH firmou parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que monitoram a Praça da Saúde 24h por dia.

CIRCUITO CULTURAL A Praça da Saúde recebe a programação do Circuito Unimed-BH, que oferece atividades de cultura e lazer, com foco em qualidade de vida. Apresentações musicais e teatrais ocupam o novo teatro de arena, com acesso gratuito. A Praça Floriano Peixoto, do bairro Santa Efigênia, foi o primeiro espaço revitalizado pela Unimed-BH, e também recebe atividades de promoção da saúde e apresentações culturais (veja programação das duas praças na página 15).

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA A Rede de Amigos da Praça Floriano Peixoto é exemplo de cidadania. O grupo foi criado com o apoio do Instituto Unimed-BH, da Prefeitura e do 1° Batalhão da Polícia Militar. Com cerca de 50 integrantes - entre cooperados da Unimed-BH, moradores e comerciantes da região –, a Rede de Amigos realiza reuniões periódicas para discutir problemas da região e promove ações para conservar o local, como mutirões de limpeza e atividades de combate ao vandalismo. Seguindo o exemplo, a comunidade que reside e trabalha próxima à Praça da Saúde já formou uma rede de amigos a favor da preservação do local.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:02 Page 15

VIVA COM SAÚDE |15

SOPA DE

ALHO PORÓ E ABÓBORA Alimentar-se bem é fundamental para manter a saúde durante o inverno. A sugestão fica melhor ainda quando se reúne a família para saborear uma sopa leve, nutritiva e deliciosa. Confira a receita da nutricionista Sheyla Cordeiro, do Centro de Promoção de Saúde da Unimed-BH. INGREDIENTES: 1 colher de sopa de margarina light 1 cebola cortada em cubos. ½ xícara de chá de alho poró picado 1 tablete de caldo de galinha ¾ xícara de chá de iogurte natural desnatado Sal a gosto Pimenta-do-reino preta a gosto, moída na hora 2 ramos de salsa picada 3 xícaras de chá de abóbora cortada em cubos 3 batatas pequenas cortadas em cubos 3 xícaras de chá de leite desnatado PREPARO: Refogue a cebola e o alho poró, com margarina. Acrescente na panela a abóbora, a batata, o leite e o caldo de galinha dissolvido em 3 xícaras (chá) de água fervente. Quando levantar fervura,

tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos, mexendo sempre. Bata os legumes cozidos no liquidificador. Adicione o iogurte e reserve uma parte para decorar. Aqueça a mistura, sem deixar ferver, e tempere com sal e pimenta. Por cima da sopa, ao centro, coloque o iogurte reservado. Com um palito de madeira, espalhe o iogurte até as bordas do prato, mesclando-o com as cores da sopa. Salpique salsa e sirva. Rendimento: 6 porções

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CIRCUITO UNIMED-BH JUNHO Dia 5 Domingo Espetáculo teatral Mais alto que a lua, do Projeto Pé na Rua (Galpão Cine Horto) Horário: 16h. Classificação: Livre. Local: Praça da Saúde

JULHO Dia 2 Sábado Espetáculo teatral Brincante na Roda, do Projeto Pé na Rua (Galpão Cine Horto) Horário: 16h Classificação: Livre Local: Praça da Saúde

Dia 11 Sábado Show do grupo de samba e choro Flor de Abacate Horário: 11h Classificação: Livre Local: Praça da Saúde

Dia 8 Sexta-feira Show de música instrumental com grupo Pau Brasil, participação de Renato Braz Horário: 20h Classificação: Livre Local: Praça Floriano Peixoto

Dia 25 Sábado Espetáculo teatral Brincante na Roda, do Projeto Pé na Rua (Galpão Cine Horto) Horário:11h Classificação: Livre Local: Praça Floriano Peixoto

Dia 30 Sábado Espetáculo teatral Espreme que sai sangue, da Cia. Malarrumada Dia: 30 de julho Horário: 16h Classificação: Livre Local: Praça Floriano Peixoto

Praça da Saúde: Avenida Silva Lobo, esquina com Rua Viamão, bairro Grajaú. Praça Floriano Peixoto: Avenida do Contorno, esquina com Rua Manaus, bairro Santa Efigênia.


SAÚDE SEMPRE Capa Teste:SAÚDE SEMPRE 15/06/2011 19:02 Page 16


Saúde Sempre Unimed-BH 6ª edição