Mobilização comunitária resulta em superação de problemas e acesso às tecnologias sociais

Page 1

Ano 7 • nº 1327 Novembro/2013 Pedra Branca

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Mobilização comunitária resulta em superação de problemas e acesso às tecnologias sociais A comunidade de Pombinhas situada na serra do município de Pedra Branca (CE), distante 36 km da sede, é uma localidade de difícil acesso em virtude do sobe e desce de ladeiras, característico da geografia da região, que tem influência direta nas condições de vida de seus habitantes, principalmente com relação ao abastecimento de água, por não haver condições apropriadas para a construção de açude com grande capacidade de armazenamento. Por muitos anos a comunidade viveu em constantes oscilações de abastecimento, chegando a momentos de escassez de água potável para o consumo humano, problemática comum em comunidades rurais do Semiárido cearense. O agricultor José Milton da Silva, 64 anos, mora na comunidade desde criança, é um profundo conhecedor da história de Pombinhas. Ele falou da histórica dificuldade de acesso à água para suprir as necessidades básicas das famílias, “era muito difícil, era de olho-d'água e das cacimbas. Tinha um açude que meu pai construiu em costa de jumento, mas muito pequeno, no mês de outubro secava, aí a gente ficava na água ruim, salgada”. A professora da escola da comunidade, Rizalva Mendes Cardoso, 54 anos, também relembra o sofrimento vivido por muitos anos, “por causa da água poluída, morreram dois filhos meus”. Mas o povo do Semiárido, é um povo que resiste e luta, rivaliza com as intempéries do meio e com as estruturas de dominação. O isolamento, os terrenos acidentados, os longos períodos de estiagem não seriam motivos para não buscarem melhorias. Cansados de tanto sofrerem por falta d'água para consumo humano e até para os animais, além de outras demandas, os habitantes resolveram se organizar em uma Associação Comunitária que foi fundada no ano de 1995, com o objetivo de reivindicarem direitos e a busca de melhores condições de vida para os habitantes da comunidade. Segundo José Milton, algumas pessoas começaram a conversar sobre a busca de soluções para os problemas que os afligiam, ele foi um dos que mobilizaram a comunidade para se organizar. “Desse tempo pra cá, que foi fundada essa Associação, aí veio motivando, trabalhando junto, discutindo os problemas, e foi juntando, e foi trazendo alguma coisa. Aí lá se vem uma energia, a gente foi lutando, foi descobrindo mais alguma coisa, foi furado uns poços profundos. A gente conseguiu uma adutora e ficou puxando água desse poço pra adutora. Depois a gente construiu um açude maior, mas apareceu uma revência. Se não fosse a revência, o açude tirava dois anos tranquilo. Mas só tira um ano, um ano e pouco”, afirmou. Foi a partir da fundação da Associação Comunitária, que a história do abastecimento d'água Integrantes da Associação Comunitária de Pombinhas e representante do CDDH-AC na comunidade começou a mudar.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Mobilização comunitária resulta em superação de problemas e acesso às tecnologias sociais by ArticulaçãoSemiárido - Issuu