FAMÍLIA SE ALEGRA AO PROMOVER A AGROECOLOGIA E GERA RENDA COM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Page 1

Ano 8 • nº 1770 Julho/2014

Cipó-Ba Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

FAMÍLIA SE ALEGRA AO PROMOVER A AGROEOLOGIA E GERA RENDA COM A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS A família de seu João e dona Bernadete vive na comunidade Tamanduá, no município de Cipó-Bahia, e em conjunto com seus cinco filhos, sendo quatro homens e uma mulher, desenvolve uma belíssima experiência a caminho da agroecologia. É bonito de ver a alegria de seu João Romão, como é conhecido, ao falar da sua caminhada até aqui, pois até o ano de 2000, o sustento da família vinha do trabalho de diarista e como vendedor ambulante, que o distanciava da família durante meses. 'Comecei minha vida como diarista nas roças dos outros, depois decidir viajar, viajei por quase todos estados do Brasil, além de países como Argentina, Bolívia e Paraguai. Mas sempre pensando em um dia voltar pra casa e realizar meu sonho', relata seu João. Seu João e dona Bernadete

O envolvimento com os movimentos sociais da região transformou a vida da família. Há quatorze anos, seu João Romão e dona Bernadete se engajaram na Pastoral Rural da Diocese de Paulo AfonsoBa e possibilitou que seus filhos vivenciassem a Pedagogia da Alternância e a educação contextualizada (5ª à 8ªsérie do ensino médio) realizada pela Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal-ECFARP. A escola é fruto da luta de tantos agricultores e agricultoras por uma educação mais igual, de qualidade e do campo para o campo, instituição onde seu João também contribui na diretoria. Seu João Romão fala do desejo de tirar o sustento da família da propriedade, que vem sendo fortalecida e participe de capacitações .'Assim que completei alguns anos de vida, eu tinha um sonho, de começar a viver da roça, mas não encontrava uma saída'. A família afirma que não precisa ter muita terra para produzir o alimento, visto que iniciaram a experiência no quintal de sua casa que só tem cerca de 1000 m². Ao redor da casa, seu João Romão começou a experimentar algumas técnicas de produção de hortaliças e criação de galinha caipira, atividade que rende a família alimentos de qualidade na mesa e mais R$ 400,00 mensal, com a venda do excedente.

Seu João mostra a estrutura para cobertura das hortaliças com sombrite


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.