TECNOLOGIAS SOCIAIS E FORÇA DE VONTADE AJUDAM A TRANSFORMAR REALIDADE DE FAMÍLIAS QUE VIVEM NO SEMIÁ

Page 1

Ano 7 • nº 1341 Julho/2013

ACAUÃ Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

TECNOLOGIAS SOCIAIS E FORÇA DE VONTADE AJUDAM A TRANSFORMAR REALIDADE DE FAMÍLIAS QUE VIVEM NO SEMIÁRIDO Terra e conhecimento não faltam para a família do seu Marcelino e da dona Maria Perpetua. Há anos eles vivem na comunidade Barra, Data Serrinha, Acauã Piauí. Eles São felizes vivendo no campo. Nos últimos meses a rotina dessa família tem ganhado novos hábitos, depois do recebimento da cisterna de água potável do P1MC e de terem conhecido hortas comunitárias em forma de Mandala que consiste no consórcio de culturas (plantas) e a diversificação da produção baseada nos conceitos agroecológicos, que está sendo difundido em pequenas comunidades. Nesse Boletim Informativo, falaremos um pouco da experiência dessa família antes do acesso à água através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pelo o Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (CELTA), com o patrocínio da Petrobras. É na zona rural que dona Maria Perpetua e sua família vivem bem. "Aqui ficamos a vontade. Depois da construção da cisterna de água potável e da descoberta das hortas comunitárias forma mandala, temos de quase tudo um pouco. Temos água boa para beber, tomate, coentro, abobara, cenoura, beterraba, cebola e alface para nossa alimentação. O tomate e o coentro sempre vendemos e já é uma renda extra que vem pra gente, pra mim é uma maravilha, é bom demais, sem falar que muita gente vem aqui pra comprar, só não faço mais dinheiro por que ainda plantamos pouco, devido a água que utilizamos pra molhar ser de um riacho, mas com certeza quando a Família do Senhor Marcelino nossa cisterna enxurrada terminar de ser construída na nossa casa, vai melhorar cem por cento, uma vez que vamos poder plantar mais e assim vamos ter mais para vendermos".

TENDO ÁGUA TEMOS COMO PRODUZIR Vivendo numa região onde chove menos do que a quantidade de água que evapora, às famílias que vivem no semiárido precisam de apoio para sair da situação de insegurança hídrica e mais apoio ainda para conseguir transformar a terra batida e seca em terra fofa e fértil e conquistar a segurança alimentar. Esse apoio é o que elas encontram no P1+2. Além de tecnologias sociais de armazenamento de água, as famílias recebem também subsídios para implantar ou ampliar o seu espaço produtivo. Todos os dias dona Maria Perpetua acordava cedo para buscar água enfrentando sol forte e muita poeira. Para beber, cozinha, escovar os dentes e tomar banho, a família usava água de um barreiro


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.