Page 154

162

porque a imagem dentro da câmara escura fica invertida, explico que era muito usada por pintores para retratar uma imagem. Apresento uma máquina do tipo Polaróide que parte do processo de revelação instantânea. Os alunos ficam surpresos, apresento uma fotografia realizada pela máquina, comento sobre outros tipos de máquinas usadas profissionalmente enquanto se usava filmes, como as marcas Kapsa de fabricação brasileira e Rolleiflex de fabricação alemã, através de imagens, comento que a evolução das máquinas fotográficas aconteceu juntamente com a indústria cinematográfica, como o fabricante das máquinas Leicas que com suas descobertas contribuiu para testar películas cinematográficas, até chegar nas máquinas digitais.

Imagem da primeira máquina fotográfica exposta no mundo. Disponível em: http://www.insidetechno.com/2009/05/24/primeira-camera-fotografica-do-mundo-exposta-emmacau/. Acesso em: 21/01/10.

Percebo que com estas explicações os alunos se interessam pelo assunto, fazem perguntas, e querem ver as imagens apresentadas, repreendem os colegas que estão conversando, reclamam com os que passam na frente das imagens. No início da aula passei uma folha pedindo o nome completo, telefone, e e-mail de quem tivesse, com o intuito de realizar uma chamada, pois a professora queria saber que estava presente com alista de nomes poderia memorizar cada aluno. Uma aluna me perguntou se eu não podia passar estas imagens por e-mail para ela, pois o retroprojetor é precário, concordei e outros alunos também demonstraram interesse, fiquei surpresa, mas muito contente, pensei em ter os e-mails e telefones para as vezes lembrá-los dos materiais solicitados, mas com esta atitude de alguns alunos da turma percebi que eles estavam realmente motivados.

Fotografia e arte na educação  

Trabalho de Curso apresentado por Nátia Pereira Vargas em dezembro de 2010

Advertisement