Page 1

Programação cultural da cidade de Cubatão Ano 01 - no 03 - Março/2011

Corte Carnavalesca está completa em Cubatão Saiba tudo sobre o Desfile Oficial das Escolas de Samba


Expediente Tenha seu evento incluído na Revista Cultural de Cubatão: agendacultural@cubatao.sp.gov.br

Rua Assembléia de Deus, 435 - Pq. Anilinas Telefone: (13) 3362-0850 e 3362-0853 gcubatao@ig.com.br

Jornalista responsável

Publicação mensal da Secretaria Municipal de Cultura - Ano 01 - no 03

pág

Secretaria de Cultura de Cubatão

Morgana Monteiro (Mtb 29.202)

04

/

pág

Homenagem

Editorial

Especial Carnaval Rei Momo

pág

/

06 08 10 pág

/

22

/

/pág

05

Especial Carnaval

pág

26

/

24 20

/

pág

Artista cubatense Giovane Nazareth

/

Teatro do Kaos

Arte e profissionalização de mãos dadas

Rainha e Princesas Gays

pág

12

/

Especial Carnaval Escola Nações Unidas

pág

/

18 16

Evento

/

13

pág

Especial Carnaval

Especial Carnaval

pág

Programação

Rainha e Princesas

/pág

Lúcio Ialongo, operário da cultura!

Biblioteca Municipal

/

14

pág

pág

/

Concurso Fotográfico Revelando Cubatão Coordenação

Banho da Dona Dora

pág

Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

11

/

pág

Especial Carnaval Desfile oficial

Especial Carnaval

Escola Independência

Especial Carnaval Escola Unidos do Morro

15

/

Formatação de Projetos

Ensinando a pescar

Criação e Produção

Entrelinhas Agência de Publicidade

Fotos

Carlos Felipe e Rodrigo Fernandes

www.cubatao.sp.gov.br


04

Editorial

A

Secretaria de Cultura está proporcionando aos nossos artistas e profissionais da cultura, a oportunidade de realizar um grande sonho: aprender como formatar e conseguir o financiamento para produção e realização de seus projetos. O curso “Editais, Leis de Incentivo e Prêmios Culturais”, que será realizado de março a maio na Biblioteca Municipal, busca proporcionar conhecimentos básicos para a elaboração, gerenciamento e prestação de contas de projetos no âmbito artístico. Abordará conteúdos teóricos e práticos que possibilitem ao participante criar seu próprio projeto cultural para editais e leis de incentivo (federais ou estaduais), pontuando metodologia para elaboração e cadastramento destes para avaliação. É um grande passo para uma política cultural dinâmica e democrática. Secretaria Municipal de Cultura

05

Especial

Carnaval

Rei Momo

nas mãos dele que ficará a cidade durante as festividades do carnaval: Sua Alteza Real comanda, no coração dos foliões, a alegria que não pode ser contida. O Rei Momo, símbolo máximo da festa, assumiu seu trono em Cubatão no dia 19. Abram alas para Sua Majestade, Manoel Rocha do Vale, o “Rochinha”. Depois de muitos anos sem eleição, a cidade voltou a escolher um novo Rei do Carnaval. Com 1,69m de altura e respeitáveis 151 quilos, representando a Escola de Samba Unidos do Morro, Rochinha desfilou simpatia e foi o preferido da galera!


06

Especial

Carnaval

Todo rei precisa de uma rainha. No Carnaval, mais ainda. A Rainha do Carnaval da Cubatão é Rosângela da Costa Barreto, mulata, de 1,77m de altura, olhos e cabelos castanhos, representante da Escola de Samba Independência. Rosângela sambou, brilhou e encantou jurados e público, eletrizados com sua simpatia e gingado. E, como encanto nunca é demais, nossa rainha será escoltada por suas princesas Gisele da Silva, representante do Bloco Tô Virado, e Evelyn Stefane Feitosa, da Independência. A escolha também aconteceu no dia 19 e contou com a apresentação dos sambasenredos das três agremiações da cidade.

Corte Carnavalesca


08

Especial

Carnaval

E a nossa corte não estaria completa sem a Rainha Gay: Izadora Galvão foi aclamada pelo público e conquistou os jurados. Cabeleireira, moradora do Jardim Nova República, encantou a todos com o que há de mais refinado no Carnaval: muito samba no pé. Também foram eleitas as princesas Mirella Souza e Kessilyn D’Vaynner. Vinte candidatas participaram do concurso, no dia 19, um recorde. Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram a festa, único evento gay na região com apoio oficial. O Concurso da Rainha Gay é um exemplo de celebração da diversidade, afirmação da identidade do público LGBT e combate ao preconceito.

Corte Carnavalesca


10

Especial

Carnaval

Desfile das Escolas de Samba

A Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro, vai ser o espaço da felicidade carnavalesca dia 5/3. Uma grande estrutura montada no local vai abrigar uma arquibancada com capacidade para 5 mil pessoas. Para acompanhar de perto a paixão e alegria daqueles que desfilam pela agremiação, é preciso garantir o passaporte. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar) de 2 a 4/3 das 9h às 20h, e em 5/3 das 9h às 17h nos seguintes locais:

Centro Esportivo Castelão

{R. Emb. Pedro de Toledo, 365 - Centro}

Centro Esportivo Armando Cunha

O Carnaval nem começou e já arrastou mais de 10 mil pessoas para a Avenida Nove de Abril, no domingo, dia 20, para o Banho da Dona Dora. Pelo menos 13 blocos carnavalescos participaram, representando comunidades dos quatro cantos da cidade. A tradição dos banhos de blocos atravessa gerações, sempre recebendo uma multidão para muita água no fim do desfile. A melhor maneira de espantar o calor e o cansaço.

{Av. das Américas, 151 - Jd. Casqueiro}

Desfile Oficial das Escolas de Samba Dia 5/3 20h - Corte Carnavalesca 21h - GRES Nações Unidas 22h - GRES Unidos do Morro 23h - GRESC Independência


12

Especial

Desfile das Escolas de Samba

Carnaval

Escola Independência

Escola Nações Unidas

onhar, a mais fantástica de todas as viagens que a imaginação humana pode proporcionar, é tema do enredo da Escola de Samba Independência em 2011. Embalados por Morfeu, um dos filhos do deus do sono, a agremiação promete sacudir a Passarela do Samba, transportando todos para um mundo onde realidade e imaginação andam juntas. Serão 1500 componentes, divididos em 14 alas e 4 carros alegóricos. As cores da Escola são vermelho e branco. A Independência foi criada em 1976 e tem uma longa história de conquistas nos carnavais cubatense e metropolitano.

magia e a beleza dos Astecas foram inspiração para a Escola de Samba Nações Unidas em 2011. Abordando a garra e a força desse povo, com suas inovações e íntima relação com os elementos da natureza, a Nações vai mostrar que os Astecas influenciam os latinoamericanos até hoje. O enredo “Astecas – O Império do Sol” destaca o espírito guerreiro da agremiação que trará mil componentes para a avenida, divididos em 13 alas e 3 carros alegóricos. Com as cores oficiais azul e branco, a Escola foi fundada em 1978, tornando-se pentacampeã do Concurso Oficial. A quadra da agremiação é referência no bairro da Vila Nova.


14

Especial

Carnaval

Curso

15

Formatação de Projetos

Ensinando

a pescar

Escola Unidos do Morro

Do ouro azul à existência da vida, a água, nossa essência divina gua é tema do Carnaval deste ano na Escola de Samba Unidos do Morro. O enredo destaca a importância e necessidade de preservação deste bem natural, seguindo em defesa da vida e da Terra. Para contar essa história, a agremiação evoca quatro mitos: a criação do planeta água, Yemanjá, Oxum e a saga de Atlântida. Levará 950 componentes para a avenida, divididos em 12 alas e 33 carros alegóricos. Com as cores oficiais verde e amarelo, é a caçula do Carnaval cubatense. Criada em 1988, na Cota 95, é formada por gente guerreira que ama o samba, e a cada ano cresce em número de participantes.

M

uita gente tem ideias inovadoras, projetos transformadores, espetáculos surpreendentes, mas... não consegue tirar sua Arte do papel! Pensando nisso, a Secretaria de Cultura oferece uma oportunidade incrível a todos que têm essas boas ideias: o curso de Formatação de Projetos. Em dois meses de curso, os participantes aprenderão a elaborar projetos culturais e a maneira de apresentá-los para concorrerem em editais públicos, captar recursos através das leis de incentivo e vencer prêmios. O curso é dirigido às mais diversas expressões (dança, literatura, teatro, música, circo, moda, entre outras). As aulas começam em 14/3 e serão ministradas pela escritora Viviane Távora, vencedora de inúmeros editais e prêmios estaduais e nacionais.

Curso de Formatação de projetos – editais, leis de incentivo e prêmios culturais Inscrições até 4/3 na Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} ou 3361-6844 > 40 vagas


16

Concurso Fotográfico Concurso

Revelando Cubatão

o

Fotográfic

Podem participar fotógrafos amadores e profissionais com até seis trabalhos de sua autoria, originais e inéditos, coloridos ou preto e branco, com 20cm x 30cm em papel fotográfico ou mate, original digitalizado em CD ou negativo fotográfico. As imagens vencedoras participam de uma exposição no saguão do Paço Municipal, em abril. A premiação vai de R$ 300,00 a R$ 1800,00.

Inscrições até 22/3 na Secult (Av. Nove de Abril, 2275)

“O casario antigo e o rio que corta a Vila Light retratam bem a cidade e a nossa história. Eu nasci e cresci ali, e assisti toda a transformação do município.” Ivone Souza, aposentada e moradora do Jd. São Francisco

“Eu retrataria Cubatão através da Cachoeira Véu da Noiva. Aquela queda d’água é de tirar o fôlego!” Daniele Santana Souza, estudante e moradora da Cota 200

“Para mim é o espaço que melhor identifica a cidade, pois é sua entrada. Acho essa ponte muito bonita e costumo chamá-la de Ponte do Arco-Íris”. Edmar Fernandes, maçariqueiro morador da Vila Esperança


18

Evento

Biblioteca Municipal

Recreio na Biblioteca A garotada das escolas públicas da cidade terá a chance de desbravar cada cantinho da Biblioteca, e aprender tudo sobre os espaços, o acervo e como fazer empréstimos de livros. O projeto acontecerá durante todo o mês de março, e os colégios devem agendar sua participação.

Roda de Leitura Um passeio discreto e contemplativo pelos grandes nomes da literatura brasileira. Em março, as obras de Chico Buarque serão destaque no projeto dos poetas da SAB, Sociedade Amigos da Biblioteca.

Manhãs Musicais Nos sábados de março, a Biblioteca vai se transformar em um grande salão de baile da época medieval. O Grupo Rinascita embala as manhãs com o melhor da música renascentista e barroca.

Oficina de Dobradura e Hora do Conto

Além dos mais de 20 mil títulos disponíveis, a Biblioteca Municipal de Cubatão está de portas abertas à comunidade, com uma programação bem interessante. Confira!

A Sala de Leitura “Faz de conta” tem programação especial este mês, sempre às 15h. Nas terças, haverá oficina de dobraduras (origami) para pais e filhos; às sextas, a boa é a “Hora do Conto”, que invade o lugar com histórias incríveis.

Onde fica? Biblioteca Municipal Av. Nove de Abril, 1977


20

Teatro

Projeto Superação

Teatro é minha vida!

Sander Newton, 23 anos, é um dos participantes do Projeto Superação. Morador do Jardim Casqueiro, gosta de artes cênicas, desde criança: “Vejo aqui uma oportunidade de crescer com o grupo e aprender essa arte em toda sua profundidade. Teatro é minha vida!”, afirma.

Arte e profissionalização de mãos dadas O sonho de fazer teatro, com registro profissional, ficou mais próximo para 30 jovens cubatenses. Eles participam do projeto Superação, do Teatro do Kaos, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Durante dois anos, eles terão aulas de 13 matérias como Interpretação, História da Arte, Expressão Corporal e Vocal, Figurino e Cenografia. Os alunos receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 300,00 e, em contrapartida, vão ministrar oficinas teatrais em escolas públicas. Ao final do curso, receberão o registro profissional de ator, além da certificação do Sindicato dos Artistas. “Acreditamos que é possível viver de arte no Brasil. Enxergamos aqui um grande potencial”, disse Lourimar Vieira, idealizador da proposta e fundador do Teatro do Kaos.


22

Homenagem Figura incansável na luta pelo crescimento do teatro e do Carnaval em Cubatão, o artista Lúcio Ialongo foi um combatente intenso e vitorioso. Nascido e criado na cidade, Lúcio nos deixou em fevereiro, aos 50 anos de idade. Seu legado é o ativismo cultural, que proporcionou às futuras gerações portas e espaços abertos. Lúcio foi um dos primeiros profissionais do rádio a ter registro profissional no Ministério do Trabalho (o DRT) e, por muitos anos, Lúcio Ialongo participou do Centro Organizador do Teatro Amador de Cubatão - Cotac, interpretando personagens no Drama Sacro Paixão de Cristo.

Poesia - por Natan Alencar

poeta cubatense

Lúcio e sua corte Estamos mais chuvosos. Estamos mais tempestuosos. Estamos furiosos com o destino. Nem queiram nos desafiar. Nem queiram nos provocar. Nem queiram nos desmentir. O amigo não morreu. Ele é um pedaço importante de nós. Ele ainda luta. Ainda está no palco. Ele ainda nos oferece o cálice. Seremos sempre sua corte. E o vestimos com o tecido alvo de nossa memória. Saiba mais sobre o autor em:

www.tabuaepaixao.blogspot.com


24

Artista Cubatense

O artista Giovane Nazareth é apaixonado por cinema, música e por dar nova linguagem aos objetos. Pedaços de ferro, parafusos, madeira e sucatas mecânicas se transformam, facilmente, em obras de arte em seu atelier. As técnicas, que incluem a solda e a marcenaria, são resultado da experiência adquirida na área industrial na década de 90. A marca registrada do escultor é a mistura de elementos e materiais. Os anjos e magos de metal que enfeitaram a Av. Nove de Abril no Natal do ano passado, foram criados por Giovane. Ele também está elaborando os troféus do Carnaval 2011. Para ele, tudo pode se fazer novo através de um olhar diferenciado e criativo.

Giovane Nazareth


26

Programação Carnaval 5/3 às 20h

Desfile Oficial das Escolas de Samba Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro * Troca de ingressos de 2 a 5/3 nos Centros Esportivos Castelão (Centro) e Armando Cunha (Jardim Casqueiro)

19/3 às 10h

Manhãs Musicais na Biblioteca com apresentação do Grupo Rinascita Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977 }

27/3 às 9h

3º Roteiro Histórico - viagem pela história da cidade através da visitação de prédios e monumentos. Saída: em frente à Biblioteca Municipal {av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

7/3 às 15h

É preciso se inscrever: 3361-6844 ou bibliotecacubatao@yahoo.com.br

Apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba Local: Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco” {R. Embaixador Pedro de Toledo, 365 – Centro}

Agenda, Cursos e Concursos 2/3 às 9h30 e 30/3 às 14h

Concerto Didático do Grupo Rinascita de Música Antiga Local: UME Princesa Isabel {Pça. Getúlio Vargas, 50}

10/3 às 19h30

Roda de Leitura com poetas da SAB – Sociedade Amigos da Biblioteca > Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977 } (Gratuito )

12 e 13/3 às 20h

Peça teatral “Este ovo é um galo” Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} Ingressos: R$ 10,00 (renda revertida para o chargista Alfredo Karras)

14/3 às 19h

Início do Curso do Edital à Publicação – duração de 2 meses Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977 } (É preciso se inscrever até 4/3)

18/3 às 19h30

Espetáculo de Mímica “Cenas da Vida” com Tótila Ártigas Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977 } (Gratuito )

19/3 das 9h às 16h Projeto Ágora Música, literatura, varal de poesia, artesanato, artes plásticas hip hop e capoeira

Local: Praça Princesa Isabel

19/3 às 20h30

Concerto da Banda Sinfônica Local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº}(Gratuito )

Até 22/3 das 8h às 17h

Inscrições para o Concurso Fotográfico “Revelando Cubatão” Local: Secult {Av. Nove de Abril, 2275}

26 e 27/3 às 20h

Peça Teatral “O que teria acontecido a Rosemary?” Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} (Gratuito )

31/3 às 19h30

Peça multimídia “Relicário de Cicatrizes” Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

Programação Sala de Leitura “Faz de Conta” Local: Biblioteca Municipal -10 mil títulos infantis, infantojuvenis, fanzines, revistas e gibis -Todas as terças às 15h > Oficina de dobradura de papéis -Todas as sextas às 15h > Contação de Histórias (Gratuito )

Bailes da Melhor Idade > Sábados das 21h à 1h30

Local: GLC - Grupo Lazer e Cidadania {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 18 - Largo do Sapo} (Gratuito )

Domingos das 19h às 22h

Local: Conviver – Centro de Referência do Idoso {Rua Doutor Fernando Costa, 181 - Vila Paulista} (Gratuito )


Espaços culturais

de Cubatão Oriente-se aqui

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico Sala de Literatura Infantil “Faz de conta” – Av. Nove de Abril, 1977 (13) 3361-6844. Aberta de segunda a sexta-feira das, 8h às 17h, e www.bibliotecacubatao.blogspot.com} aos sábados das 9h às 13h. {

Biblioteca Ramal Jardim Casqueiro Rua Maria do Carmo, 1010 sexta-feira, das 8h às 17h.

(13) 3364-1400. Aberta de segunda a

Biblioteca Ramal Vila Nova

(13) 3372-3570. Aberta de Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biblioteca Ramal Jardim Anchieta

Rua Salgado Filho, 130 - Jardim Costa e Silva. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Estação das Artes

Av. Nove de Abril, 1208 – Vila Nova

(13) 3361-6937

Casa da Banda Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança

(13) 3362-0850. Ensaios Av. Nove de Abril, 2275 – Centro abertos aos sábados às 9h{ www.sinfonicadecubatao.org.br}

Casa da Banda Marcial de Cubatão & Corpo Coreográfico

(13) 3361-8366. Rua Pedro José Cardoso, 433 – Vila Paulista Ensaios abertos aos domingos às 9h { www.bmcubatao.blogspot.com}

Teatro do Kaos

Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo { www.teatrodokaos.org}

(13) 9124-7470

Ponto de Cultura Afrobanda

Aulas de música, dança e artesanato. Rua São Francisco de Assis, 70 (13) 3361-6802 { Vila Natal www.grupoafrobanda.blogspot.com}

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão

Aulas gratuitas de música, canto coral e dança. Av. Nove de Abril, 2275 (13) 3362-0845 – Parque Anilinas

Projeto Cubatão Sinfonia

Aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Av. Principal, (13) 3372-4859 1016 - Cota 200 (km 50 da Via Anchieta) { www.cubataosinfonia.org.br}

Revista Cultural n.3  

Revista Cultural com a programação e matérias especiais sobre a cidade de Cubatão/SP