Page 1

Programação cultural da cidade de Cubatão Ano 01 - no 02

Folia de Momo Saiba tudo sobre os concursos, os blocos carnavalescos e Desfile Oficial das Escolas de Samba

Mar de faz de conta Escritora Viviane Távora lança livro “Mareliques da Praia-louca”


Publicação mensal da Secretaria Municipal de Cultura - Ano 01 - no 02

pág

04 05 pág

/

26

/

Programação

Editorial

pág

/

Cultura Popular Grupo Zabelê

pág

pág

08

/

06

/

Patrimônio Histórico Fundação do povoado

pág

Grupos Artísticos

Banda Sinfônica de Cubatão

11

/

/

10

pág

Especial Carnaval

Nos altares do Samba

Especial Carnaval Concursos da Corte

/

12

pág

Especial Carnaval Desfile de Blocos Carnavalescos


Expediente

Secretaria de Cultura de Cubatão

Tenha seu evento incluído na Revista Cultural de Cubatão:

Rua Assembléia de Deus, 435 - Pq. Anilinas Telefone: (13) 3362-0850 e 3362-0853 gcubatao@ig.com.br

agendacultural@cubatao.sp.gov.br

Jornalista responsável

Morgana Monteiro (Mtb 29.202)

pág

24

/

Concurso Fotográfico

pág

Revelando Cubatão

25 22

/

pág

Poema

Eventos

Faces do Amor

/

Fique sabendo

Literatura

pág

Escritora lança livro em Cubatão

/

14

pág

pág

18

/

/

20

Especial Carnaval Escola de Samba Unidos do Morro Coordenação

Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

pág

Especial Carnaval Escola de Samba Independência

/

16

Especial Carnaval Escola de Samba Nações Unidas

Criação e Produção

Entrelinhas Agência de Publicidade

Fotos

Carlos Felipe e Rodrigo Fernandes

www.cubatao.sp.gov.br


04

Editorial

Todos nós compartilhamos um mesmo espaço urbano. E aqui aprendemos a conviver com nossas diferenças, representadas especialmente pela diversidade cultural e artística. E para construir a cidade que desejamos, com igualdade e respeito a todos, é preciso investir nessa multiplicidade e garantir o acesso de todos aos bens culturais, gerando mais oportunidades para a expressão do talento de nossa gente. As ações da Secretaria de Cultura são pautadas por esse entendimento; ampliar, descentralizar e democratizar o fazer cultural. Nossos artistas progressivamente desfrutam de mais Secretaria Municipal Cultura espaços e o patrimônio cultural é valorizado. Umde exemplo é o Projeto Ágora – Artes na Praça, que realizará, ao longo do ano, uma série de intervenções culturais em todo o município, resgatando a autoestima dos cubatenses e valorizando a atividade artística como expressão da cidadania e instrumento de transformação da sociedade. Secretaria Municipal de Cultura


05

Cultura

popular

Grupo Zabelê

da na çar i en n re m a da lclo os, a r o il a ss pa o f est gri o e le , a r o d e ve chã icas o d ita a fite s de s a ri o íp irã u ra n do io eg n s t e m g ve a al pé ica ald om p e s jo Vil rêm eto , a o s c c ho o a P r lê um põe mú elo ura ip o a s d no ão P be roÉ e as b ist , h iss ite e iç Za p m qu tar um ê m nos do lim aqu (ed , o 135 de ns n m l a tu os st a m en e e, ca o. E abe fric ina ou de ltur Tui ntre pre uag ad te e ir Z a s s o u o e m g tid ar . ile po os en as nd C rc ar co lin n nd tos as ru ritm ue trap , te o da Ma lug os as ide sta an r b oG , q ul eu ri ro 4º n m sa e c da po po asc isté itei o alu co os o o s os a f u s e n d c m u n tu o te gr de n Mi gra ato s, o rfac uzir an todo a b m . O on do lo reb na te ad lev a es o , 0 pe ar ci in tr z, ar m atã res 201 do iz, ofi em am pa pul ta a s a r a o ub o C cad Hop en e R ssa tin ocu ra d a P s s e i d e es r u ur Pe Hip epr fitt il. N ord ue p cult ult C R ra s N q a ). o G Bra e éis s e da z a e et o ir in e hó oj o le a ar G Pr tod asi o p mili o e br d a m s d fro ntan s f o c sta A o ulo a po ltur s, m vínc u na s C a rba do o u n a iz or l va


06

Patrim么nio

hist贸rico


Fundação do povoado

Dia 10 de fevereiro de 1533. Há exatos 478 anos, o local que hoje abriga nossa cidade começou a ser colonizado pelos portugueses quando um grande pedaço de terra, então chamado de sesmaria, foi doado a Rui Pinto. Na carta de doação, assinada por Martim Afonso de Souza, já aparece o nome “Cubatão”. O Largo do Sapo é, desde então, um dos pontos principais da cidade, já que ali funcionava o Porto Geral e teve início o processo de povoamento. Símbolo secular do nosso crescimento e desenvolvimento, seu tombamento, realizado no ano passado, garantirá a preservação dessa memória para as próximas gerações.

Cartilha resgata isso e muito mais! A Cartilha “Vamos Aprender a Arqueologia”, que será lançada no mês de fevereiro, fala sobre achados arqueológicos no Largo do Sapo e também em outros pontos da cidade, como os sambaquis – indícios da passagem de homens pré-históricos. As pesquisas foram coordenadas pelo Cerpa (Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas). O livreto revela aspectos interessantes sobre o povoamento de Cubatão, descobertos a partir de pedaços de conchas, pedras e faianças encontrados. Os autores são os arqueólogos Manoel Gonzalez, Rossano Lopes e Milene Gonzalez.


08

Grupos

ArtĂ­sticos

Saiba mais no www.sinfonicadecubatao.org.br


Banda Sinfônica de Cubatão

Banda Sinfônica de Cubatão foi convidada para representar toda a América Latina no Festival Mid Europe, na Áustria, em julho deste ano. O congresso reúne bandas e orquestras de todo o planeta e é uma oportunidade incrível para divulgação do trabalho dos músicos e regentes. A Banda já está preparando um repertório especial, com canções de vários compositores latinoamericanos. O Projeto Áustria já tem a aprovação da Lei Rouanet e a Sinfônica aguarda o apoio de empresas interessadas em patrocinar esse sonho.

Sinfônica e Cia de Dança Criada pelo maestro Roberto Farias em 1970 como Banda Musical, o grupo venceu concursos por todo o Brasil. Transformada em Banda Sinfônica, tornou-se uma orquestra de sopros e percussão e hoje é composta por cerca de 80 artistas, sob o comando do maestro Marcos Sadao Shirakawa e do regente-assistente Ulysses Damacena. A Sinfônica é sucesso por onde passa, com um repertório variado que transita por diversos estilos musicais. A Banda e sua Companhia de Dança fazem parte dos Corpos Estáveis de Artes, mantidos financeiramente pela Secretaria de Cultura de Cubatão.


10

Especial

Carnaval

Durante o Carnaval, milhares de cubatenses se entregam de corpo e alma ao samba. Pessoas das mais variadas profissões despem-se de seu status para ingressar no “anonimato”, tornando-se integrantes apaixonados de sua agremiação, defendendo a Escola com garra e alegria. Considerada a maior manifestação da cultura popular brasileira, a folia arrastam multidões aos concursos e os Desfiles de Blocos Carnavalescos (dias 20/2 e 27/2). O Desfile Oficial (dia 5/3) reúne, na passarela democrática do Jardim Casqueiro, as escolas de samba cubatenses. Ali estarão os operários da alegria que fabricam seus próprios sonhos, proclamam sua liberdade em cada verso, criam sua identidade cultural, incomodam e fascinam. O Carnaval traz uma carga enorme de criatividade e alegria ao mundo. Bem-vindos! O reinado de Momo vai começar! *Confira a programação do Carnaval em Cubatão em:

www.cubatao.sp.gov.br


Nos altares do samba

Inscrições para Rei Momo, Rainha do Carnaval e Rainha Gay Até dia 11/2, das 9h às 12h e das 14h às 17h Secult Av. Nove de Abril, 2275

Abram alas para a corte! { } Durante o Carnaval tomam - ter no mínimo 18 anos completos posse da cidade o Rei Momo e - não ter sido eleito Rei ou Rainha sua Rainha, as Princesas, e a em anos anteriores Rainha e as Princesas Gays, num Concurso Rei Momo e reinado de irreverência e aleRainha do Carnaval gria. Neste ano, Cubatão volta a Dia 18/2 às 20h eleger seu Rei Momo, o que não ocorria há anos. A escolha será Concurso Rainha Gay dia 18, mesmo dia do Concurso Dia 19/2 às 20h da Rainha e das Princesas. Já Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco” no sábado, 19, será a vez do Concurso da Rainha Gay, uma festa que celebra a paz, a liberdade e a diversidade. Os concursos serão realizados no Centro Esportivo Humberto de Alencar Castelo Branco, no Centro, com apresentações musicais e performances de artistas da cidade. Nomeada a nobreza carnavalesca, tem início a maratona de desfiles.


12

Especial

Carnaval

A heroica energia daqueles que fazem o Carnaval de rua sempre contagiou a cidade e fez dos Desfiles de Blocos uma tradição em Cubatão. Das performances românticas do século passado, dos cordões de rapazes e moças e ainda do Bloco dos Cabeções, da Vila Fabril, da Vila Light, surgiram os banhos da Dona Dora, no Centro, e da Dona Doroti, no Jardim Casqueiro. Todos os anos, milhares de foliões organizam-se em diversas comunidades nos mais diferentes bairros do município: criam enredo, abadá, e vão para as avenidas, pés no chão, mostrando suas performances de alegria, iluminados pelo samba.


Desfile de Blocos Carnavalescos

Banho da Dona Dora

20/2, a partir das 13h Av. Nove de Abril, Centro

Banho da Dona Doroti

27/2 a partir das 13h

Av. Beira Mar - Jardim Casqueiro


14

Especial

Carnaval

A mais fantástica de todas as viagens que a mente humana pode proporcionar! O sonho é tema do enredo deste ano da Escola de Samba Independência. Embalados por Morfeu, os foliões prometem unir realidade e imaginação, fabricando alegria e fantasia. Criada em 1976, a escola tem como cores oficiais vermelho e branco, foi heptacampeã em Cubatão de 1977 a 1983, venceu o Carnaval Metropolitano na Praia Grande em 2006 e conquistou o desfile oficial em Cubatão, de 2005 a 2010.

Enredo:

O Mundo Mágico dos Sonhos Nos braços envolventes de Morfeu O imaginário toma o seu lugar Felicidade, um sonho que sonhei Alegria delirante que está no ar Crianças como nós, princesas e heróis A inocência de um final feliz Entre acordes vem a explosão da bateria E um grito de gol, o mundo contagia Um famoso artista de cinema Ao receber o prêmio da Academia

Em cada estrela uma lembrança Que está guardada lá no céu E brilha a lua de São Jorge padroeiro Olhai por nós, guia este povo tão guerreiro Na festa do meu Carnaval E hoje o nosso sonho é realidade São trinta e cinco anos de felicidade Vem sambar!

A morte chegou, virei milionário No amor de Don Juan apaixonado Mas eu acordei pra minha verdade Foi mais um sonho fora da realidade

A Independência vem aí O povo inteiro a aplaudir Vermelho e branco eu sou É o meu grande amor Razão do meu sonhar

Mas assustado fiquei Não posso mais cochilar Se liga que Freddy vem aí O pesadelo pode começar Então durma com Deus, sonho com os anjos

Wagner Pontual, Joel, Marquinho Maluko, Edu, Junior, Campeão e Alexandre do Cavaco

Compositores:


Escola de Samba Independência

Presidente: Severino Batista de Oliveira (Tatai) Carnavalesco: Comissão de Carnaval Coreógrafo: Eduardo Dark Madrinha da bateria: Tamires Bateria Independência sob o comando do Mestre Dão Músicos: Zé Pereca, Joacir e Jefferson Intérpretes: Pindá, Elizete, Minha, Carlinhos e Negô


16

Especial

Carnaval

A Escola de Samba Nações Unidas inspirou-se nos astecas para brilhar em 2011. A agremiação aborda a força desse povo, com suas invenções e relação com a natureza. O enredo “Astecas – O Império do Sol” destaca também o espírito guerreiro da escola, que vai fazer brilhar a paixão do “sangue azul”. Fundada em abril de 1978, a Nações Unidas foi a primeira campeã em um desfile regulamentado pela Prefeitura de Cubatão e tornou-se também pentacampeã. Com a sede passando por uma ampla reforma, a Nações Unidas tem como prioridade destacar e valorizar a cultura popular. Suas cores oficiais são azul e branco.

Enredo:

Asteca – O Império do Sol Ao nascer do sol Águia soberana vem mostrar O sinal que os deuses revelaram Um novo universo a germinar Nascia assim Povo guerreiro com valor Eram astecas que surgiam O Império do Sol se revelou Transformando... A imaginação Pura realidade então nasceu Lindas construções, invocaram Os seus deuses no seu apogeu Sacrifício sobrenatural Berço de uma civilização Com muito ouro e amor no coração

E assim, o episódio aconteceu A força do jaguar que era temida Enfraqueceu a sua proteção Assim surgiu a extinção Na ambição dos espanhóis Para alimentar sua ganância Todo império se desmoronou Com fogo da destruição E o calendário terminou No fim da era surge assim um novo tempo A esperança fruto do renascimento O meu manto azul e branco Minha alma verdadeira Dá a volta por cima, sacode a poeira São muitos anos de glória da mais querida Eu me orgulho de ser da Nações Unidas

No jogo, nas lutas, guerreiros... Venceram Com sua armadura sagrada... Proteção Sacrificando o deus sol e deusa lua Continuando uma nova geração

Compositores: Sérgio Gomes, Duda Pagode, Jájá e Gordo


Escola de Samba Nações Unidas

Presidente: Faboca Sorriso Carnavalescos: Célio Santos e Veronildo Coreógrafo: Verô Madrinha da bateria: Lady Sapucahy Bateria Sangue Azul sob o comando do Mestre Madeira Músicos: Emerson, Tony, Waguinho e Brian Intérpretes: Joãozinho da Brasil, Fabrício da Nações, Christian, Zumbi e Vantuil


18

Especial

Carnaval

Presidente: Trick Comissão de Carnaval: Carioca, Amélia e Magrão Coreógrafo: Alexandre Madrinha da bateria: Priscila Bateria Unidos do Morro sob o comando do Mestre Vando e Cris Músicos: Luizinho, Edvaldo, Cristiano e Bininho Intérpretes: Fernandinho, Jonathan Barbosa (Jhol), Marcelo, Kisuco e Carlinhos


Escola de Samba Unidos do Morro

A água é tema do enredo da Escola de Samba Unidos do Morro este ano. A agremiação destaca a importância e a necessidade de preservação desse bem natural. Serão evocados 4 mitos: a criação da planeta através da narrativa bíblica, a história de Iemanjá, a fecundidade retratada na figura de Oxum e a história de Atlântida, civilização lendária que teve seu continente submergido. Com as cores verde e amarelo, a caçula das escolas de samba cubatenses foi fundada em janeiro de 1988, na Cota 95. Conquistou o 3º lugar nos desfiles oficiais de 2007 a 2009 e o vice-campeonato em 2010.

Enredo:

Do Ouro Azul à Existência da Vida, a Água, Nossa Essência Divina Das mãos do criador Nasceu a natureza Em formas tão geniais Surgiu a fauna, flora e mananciais Das criações tão divinas Brotou a água A fonte da vida Onde recursos gerou Dando vida às criaturas Tão importante, a indústria e agricultura Salve mamãe Iemanjá Deusa, rainha do mar Pelas águas doces, Oxum Venham nos abençoar O homem comercializou em sua ganância Em ouro transformou

Trazendo prejuízo à natureza Empanando a beleza Poluindo o rio e o mar Lixos em nossos esgotos Dejetos químicos também mineração Que nos riachos causa destruição Vamos conservar, sabendo usar, não vai faltar Acorda brasil, vamos preservar E na avenida, desce o morro pra cantar Canta mocidade Unidos do Morro A minha paixão, meu amor, minha raiz Fazendo meu povo mais feliz

Compositores: Amaral, Pitico, Leandro Paçoca e Juninho de Paula


20

Literatura

Viviane Veiga Távora navega há muito tempo pelos oceanos da Literatura. Filha de carnavalesco, a cubatense tem a arte no sangue. Pedagoga e produtora cultural, ela acaba de lançar “Mareliques da Praia-louca”, livro infantil de limeriques, poemas curtos que se diferenciam por possuírem temática, métrica e rima especiais. No livro, a autora passeia por uma praia maluca, onde há ondas de areia, um surfista-sereia e até tubarão usando touca! Com ilustrações de Walter Moreira, o título foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Estado. O lançamento oficial será no dia 25 de fevereiro, às 14h, na Biblioteca Municipal de Cubatão. No mesmo espaço, à noite, a escritora realiza o bate-papo “Do Edital à Publicação”, sobre a experiência de edição do livro. Viviane Távora é premiada nacionalmente, tendo vencido II Concurso Literatura Para Todos e os prêmios Mais Cultura de Literatura de Cordel e Interações Estéticas, da Funarte.

Você sabe o que são limeriques? São poemas curtos que falam de coisas malucas e têm sempre cinco versos, de 10 ou 12 sílabas. A primeira, a segunda e a quinta linhas têm a mesma rima. Já a terceira e a quarta são mais curtas e rimam diferentemente das outras. Ninguém sabe ao certo como surgiram os limeriques, mas começaram a fazer sucesso no século XIV, com o inglês Edward Lear.


Lançamento em Cubatão

Anote aí!

Dia 25/2, às 14h Lançamento do livro “Mareliques da Praia-louca” Às 20h - Bate-papo de Viviane Veiga Távora: “Do Edital à Publicação” Local: Biblioteca Municipal

Mais sobre a escritora

www.varaldecasa.blogspot.com www.praialouca.com


22

Eventos Programa Livro Aberto

Por meio do programa de incentivo à leitura, crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento de Cubatão receberam dezenas de livros infantojuvenis e histórias em quadrinhos.

1º Fórum Metropolitano de Hip Hop

“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. A galera do hip-hop de Cubatão decidiu inverter essa lógica e definiu que o lema agora é: “se não unir, o bicho foge”. A união foi a tônica do 1º Fórum Metropolitano de Hip Hop e Juventudes, realizado no último dia 16, pela Frente Nacional do Hip Hop e do Brasil Hip Hop em Ação, com o apoio da Prefeitura de Cubatão.

Hora do Conto

Uma das manifestações culturais mais antigas da humanidade, a contação de histórias é uma arte que nunca sai de moda e atraiu dezenas de pessoas à Biblioteca Municipal no último dia 20, onde a educadora Eliana Grecco encantou com histórias antigas e contemporâneas.

Sarau de Literatura

Poetas da Sociedade Amigos da Biblioteca, a SAB, se reuniram no dia 21 de janeiro para trocar ideias e compartilhar seu trabalho recente.

Projeto Ágora

Uma praça totalmente dedicada à Cultura! Dezenas de artistas cubatenses de vários segmentos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos em um dia inteiro dedicado às manifestações culturais. Foi no dia 22 de janeiro e a Praça Princesa Isabel ficou lotada para apresentações de teatro, música, poesia e exposição de quadros, esculturas e fotografias.


Fique sabendo

Roteiro histórico

Quem participou do primeiro Passeio Roteiro Histórico, realizado em janeiro, conheceu espaços pitorescos e cheios de boas histórias. A viagem começou pelo prédio da Biblioteca Municipal, que abrigou a primeira escola da cidade e já foi até sede da Prefeitura, e prosseguiu pelo Largo do Sapo, Cemitério Israelita, Cruzeiro Quinhentista, e pelas Vilas Light e Fabril. Participaram 45 pessoas, superando as expectativas dos organizadores. O próximo passeio acontece no dia 27 de fevereiro, com partida às 9h em frente à Biblioteca Municipal. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3361-6844 ou pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br.


24

Concurso Fotográfico

Cubatão, a Rainha das Serras Participe (Inscrições gratuitas) De 21/2 a 22/3 na Secult {Av. Nove de Abril, 2275}

Começam no dia 21 de fevereiro as inscrições para o concurso fotográfico Revelando Cubatão, que traz como tema “Cubatão, Rainha das Serras”. A ideia é incentivar fotógrafos amadores ou profissionais a mostrarem suas visões de Cubatão, revelando detalhes e formando um grande mosaico da nossa riqueza natural, histórica, arquitetônica e cultural. Não há limite de idade. Os interessados podem participam com até seis fotografias de sua própria autoria, originais e inéditas. Os trabalhos devem ter dimensões de 20 cm x 30 cm (em papel fotográfico), coloridos ou em PB. Os prêmios vão de R$ 600 a R$ 1.500, além de troféus e certificados de participação. A exposição dos trabalhos vencedores acontece em abril, no saguão do Paço Municipal.


25

Poesia

por

Roberto Facoro poeta cubatense

Amor de Carnaval Me senti o tal Melhorei o astral Mas não foi até o final Amor boêmio Me deixou sem jeito Me feriu o peito Me tirou o respeito Amor de balada Me deixou sem nada Me deixou sozinho Me deixou na estrada

Saiba mais sobre o autor em:

recantodasletras.uol.com.br/autores/facoropoeta


Programação

26

Carnaval 2011 27/2 a partir das 13h

18/2 às 20h

Banho da Dona Doroti Desfiles de blocos carnavalescos, com banho de água nos foliões Local: Passarela do Samba {Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro}

Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval Local: Centro Esportivo Castelão {R. Embaixador Pedro de Toledo, 365 – Centro} (Gratuito )

5/3 às 20h

19/2 às 20h

Concurso Rainha Gay do Carnaval Local: Centro Esportivo Castelão {R. Embaixador Pedro de Toledo, 365 – Centro}

20/2 a partir das 13h

Banho da Dona Dora Desfiles de blocos carnavalescos, com banho de água nos foliões {Local: Av. Nove de Abril – Centro}

Desfile Oficial das Escolas de Samba Local: Passarela do Samba {Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro}

7/3 a partir das 15h

Apuração do Desfile das Escolas de Samba Local: Centro Esportivo Castelão {R. Embaixador Pedro de Toledo, 365 – Centro}

21/2 a 22/3 das 8h às 17h > Inscrição para o Concurso Fotográfico “Revelando Cubatão” Local: Secult

{Avenida Nove de Abril, 2275} > Podem participar fotógrafos amadores e profissionais

27/2 às 9h Passeio Roteiro Histórico

Viagem pela história da cidade através da visitação de prédios e monumentos.

Local: Biblioteca Municipal

{Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito

)

É preciso se inscrever: 3361-6844 ou bibliotecacubatao@yahoo.com.br


Bailes da Melhor Idade > Sábados das 21h às 1h30

Local: GLC - Grupo Lazer e Cidadania {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 18 - Largo do Sapo} (Gratuito )

Domingos das 19h às 22h

Local: Conviver – Centro de Referência do Idoso {Rua Doutor Fernando Costa, 181 - Vila Paulista} (Gratuito )

Agenda Cultural, Cursos e Concursos 5/2 às 20h

12, 19 e 26/2 às 10h

De 7 a 10/2 das 9h às 17h

24/2 às 19h30

Peça “Sobre Meninos, Mendigos e Poetas” > Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} (Gratuito ) Inscrições para cursos de música no Projeto Cubatão Sinfonia - 40 vagas Local: Cubatão Sinfonia {Rua Principal, 1016 - Cota 200}

10/2 - Comemoração aos 478 anos da

fundação do Povoamento em Cubatão.

Manhãs Musicais na Biblioteca com apresentação do Grupo Rinascita Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

Roda de Leitura com poetas da SAB Sociedade Amigos da Biblioteca Tema: Cecília Meireles Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

25/2 às 15h

9h - Bate-papo com autoridade e arque-

ólogo Manoel Gonzalez. Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977}

Lançamento do Livro “Mareliques da Praia-louca” de Viviane Veiga Távora Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

10/2 às 19h30

25/2 às 20h

Roda de Leitura com poetas da SAB Sociedade Amigos da Biblioteca Tema: Carlos Drummond de Andrade Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

11 e 12/2 às 21h

Peça “O Analista e a Sexóloga de Bagé” Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} Valor do ingresso: a consultar

12/2 das 9h30 às 16h

Programa Legal do Ponto de Cultura Afrobanda - Oficina e Troca de Saberes Local: rua São Francisco de Assis ,70 - Vila Natal

Bate-papo “Do Edital à Publicação” com Viviane Veiga Távora – processo de publicação de livros através de editais públicos. Local: Biblioteca Municipal > {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito )

26/2 às 20h

Concerto da Banda Sinfônica de Cubatão – abertura da temporada 2011 Repertório popular e erudito Local: Bloco Cultural {Pça. Dos Emancipadores, s/nº} (Gratuito )


Espaços culturais

de Cubatão Oriente-se aqui

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico Av. Nove de Abril, 1977 (13) 3361-6844. Aberta de segunda a sextafeira das, 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. { www.bibliotecacubatao.blogspot.com}

Biblioteca Ramal Jardim Casqueiro Rua Maria do Carmo, 1010 sexta-feira, das 8h às 17h.

(13) 3364-1400. Aberta de segunda a

Biblioteca Ramal Vila Nova

(13) 3372-3570. Aberta de Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biblioteca Ramal Jardim Anchieta

Rua Salgado Filho, 130 - Jardim Costa e Silva. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Sala de Literatura Infantil “Faz de conta” Av. Nove de Abril, 2205 - Parque Anilinas

Estação das Artes

Av. Nove de Abril, 1208 – Vila Nova

(13) 3362- 0850

(13) 3361-6937

Casa da Banda Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança

(13) 3362-0850. Ensaios Av. Nove de Abril, 2275 – Centro abertos aos sábados às 9h{ www.sinfonicadecubatao.org.br}

Casa da Banda Marcial de Cubatão & Corpo Coreográfico

(13) 3361-8366. Rua Pedro José Cardoso, 433 – Vila Paulista Ensaios abertos aos domingos às 9h { www.bmcubatao.blogspot.com}

Teatro do Kaos

Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo { www.teatrodokaos.org}

(13) 9124-7470

Ponto de Cultura Afrobanda

Aulas de música, dança e artesanato. Rua São Francisco de Assis, 70 (13) 3361-6802 { Vila Natal www.grupoafrobanda.blogspot.com}

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão

Aulas gratuitas de música, canto coral e dança. Av. Nove de Abril, 2275 (13) 3362-0845 – Parque Anilinas

Projeto Cubatão Sinfonia

Aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Av. Principal, (13) 3372-4859 1016 - Cota 200 (km 50 da Via Anchieta) { www.cubataosinfonia.org.br}


Revista Cultural n.2  

Artes e Cultura da cidade de Cubatao/SP, edição n2

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you