Page 1

Programação cultural da cidade de Cubatão Ano 01 - no 05 - Maio/2011

• Conheça as imagens e os fotógrafos que melhor retrataram a cidade • E ainda: I Encontro Regional de Contadores de Histórias • Exposição “ Direito à memória e à verdade a ditadura no Brasil”


Expediente Tenha seu evento incluído na Revista Cultural de Cubatão: agendacultural@cubatao.sp.gov.br

Morgana Monteiro (Mtb 29.202)

pág

04

/

Cursos e Oficinas

/pág

05

Eventos Militantes do Rock and roll alistem-se!

/

06

Concurso Fotográfico

pág pág

26

/

A ditadura no Brasil

pág

/

21 14 08 16 18 10 12 /

pág

Concurso Fotográfico

Olhares diferenciados

/

/

pág

Artista do Mês

22

/

Exposição

Programação

Garimpando imagens

pág

pág

24

/

Contação de Histórias

Editorial

pág

Av. Nove de Abril, 2275 - Pq. Anilinas Telefone: (13) 3362-0850 e 3362-0853 gcubatao@ig.com.br

Jornalista responsável

Publicação mensal da Secretaria Municipal de Cultura - Ano 01 - no 05

pág

Secretaria de Cultura de Cubatão

Poesia

Por Tótila Artigas

pág

/

pág

Daniela Martins

pág

/

/

Turismo Cultural

Projeto Roteiro Histórico

Formação

Música Brasileira para crianças

Oficina de curta-metragem

Novas cenas e sons surpreendentes

20

/

Coordenação

Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

Criação e Produção

Entrelinhas Agência de Publicidade

Fotos

Carlos Felipe e Rodrigo Fernandes

www.cubatao.sp.gov.br

Patrimônio Cultural

Ruínas encontradas na Vale Fertilizantes

Concursos

Mapa Cultural Paulista


04

Editorial

05

Eventos

Militantes do

CULTURA AO ALCANCE

DE TODOS

A

Cultura em Cubatão caminha a passos largos, e nossos artistas já percebem que um futuro novo aguarda esse cenário cultural. As ações da Secult têm transformado sonhos em iniciativas, vontade de fazer em atos concretos. O curso de formatação de projetos abre caminho pra realização de inúmeras atividades. A Biblioteca Municipal promove a formação de leitores em vários bairros. As pessoas têm conhecido mais o município por meio do Roteiro Histórico. O Concurso Fotográfico revelou que o cubatense se orgulha do lugar onde vive. O Fundo Municipal de Cultura será, em breve, realidade. Enfim, a Cultura é encarada como gênero de primeira necessidade. A Secretaria de Cultura tem proposto a descentralização das ações, através de encontros e reuniões que congregam todos os segmentos da Arte, sempre em busca da diversidade e do abastecimento cultural da cidade com projetos estratégicos. Os frutos dessa agitação já aparecem: artistas se mobilizam, espetáculos acontecem por todo o município e nossos Grupos Artísticos (Banda Sinfônica e Cia de Dança, Banda Marcial e Corpo Coreográfico, Grupo Rinascita, Coral Zanzalá e Coral Raízes da Serra) são, cada vez mais, valorizados. Dialogar e unir forças: este tem sido nosso lema e nossa missão.

Secretaria Municipal de Cultura

om da fúria, trilha Ssonora dos rebeldes, a música dos conflitantes e por aí vai… Não faltam expressões para definir o bom e velho rock and roll. Mas o estilo musical segue além da qualificação das diferentes bandas que apareceram ao longo de décadas e ainda surgem a cada dia. Em Cubatão, a Secult quer reunir todo esse pessoal, promovendo o I Cubatão Rock Festival. Se você quer participar, divulgando o trabalho de sua banda de Rock, procure a Secretaria e inscreva-se.

Secult Av. Nove de Abril, 2275 Tel.: 3362-0850

alistem-se


06

Concurso Fotográfico

1o lugar

Categoria profissional

Revelando Cubatão

Revelando Cubatão

Raimundo Rosa Título: sambaquis Local: Usiminas

O

s cenários diferenciados oferecem inúmeras possibilidades de se conhecer uma Cubatão escondida para muitos! Entre cachoeiras, casas antigas, árvores que parecem nos abraçar, a cidade aparece em sua beleza e paisagens surpreendentes. Todas essas imagens fizeram parte do I Concurso Fotográfico “Revelando Cubatão”. Conheça as fotos vencedoras na categoria Profissional que teve 15 concorrentes. Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e troféus criados pelo artista plástico Giovane Nazareth.

o

1º lugar “Sambaqui” Raimundo Rosa

2º lugar “Divisa”

Jorge Tadeu Cavalcanti de Melo

3º lugar “1º Vista Aérea”

Antonio Sérgio Furtado

r

luga de Melo 2 Jorge Tadeu C. Divisa Categoria : ulo Tít ional iro profiss bre Rio Casque Local: Ponte so

3o lugar

Antonio Sérgio Categoria Título: 10 vista Furtado profissional Local: Serr aérea a do Mar


08

Concurso Fotográfico

Revelando Cubatão

o

A

lém dos trabalhos premiados, outras obras fizeram parte de uma Exposição que percorreu o saguão da Prefeitura, a UME Martim Afonso (Jardim Nova República) e que permanece, durante o mês de maio, na Biblioteca Municipal. A previsão é de que a mostra seja itinerante, passando ainda este ano por várias cidades da Baixada Santista. No futuro, todas as fotos farão parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal.

2o lugriaar Catego amador

bouças Vanessa Re s de Sol Título: Raio ue do Perequê Local: Parq

Os três primeiros colocados na categoria Amador também receberam prêmios em dinheiro e troféus.

1º lugar “Estrutura” Laurici Carlsson

2º lugar “Divisa”

Vanessa Rebouças

3º lugar “A arte da realidade” Carolina Pierre Alonso

ar

Laurici Carlsson 1 lugria Título: Estrutura Catego r rio Casqueiro amado Local: Ponte sobre o

3 o lugar

Categoria Carolina Pierre Alon so Título: A ar amador te Local: Cam da realidade inho do Mar


10

Cursos e Oficínas

Cia. deDJ Dança e Curta-metragem da Sinfônica

tra me ? a rt Arte cu Um ar em sim! ? m ens m e de ué i p alg a se im, s dade e r i d s S l i p tes to riar? a rea prof r on men á c r s z a i t e s na ci or ra er s h onhe spira a ape desp gem esa o a lia de c e in trat m a pr etr d mp e re gué ta-M a em e os o a font apaz não d l r s e a u s e íd a é c gem levar de C travé mes cluir o v ser on mo ode agem etra até icina es, a de 3 e c o C p em Of do im ão ara lm a-m m ge nte a curt oden ão, a rô Fi uraç ses p ilmag do! t d a p ue fa ef ba rá lig me nte, o troi, Cu l da Q a te as as cas d que So s e n m i in tod a fi co alm .E cn so e, fic Atu em o ente pes . A o das ia, té brev o o u f o m l t t l q em pe ão na gra oje sio trada o pr nder , foto ições d e r o s r l ir p sc ni ia mi soc tes a , rote o. In ã n o ç a ã ip duç za ali o rtic fin pa ta: pr ur oc

N

ão basta acompanhar o trabalho audiovisual do outro, ou curtir o som elaborado por quem está do lado de lá. No cenário recente da Cultura em Cubatão, o jovem artista se vê instigado a também ser um criador. Reside, nesta mudança, a nova postura da Secult, que abre os braços para os cursos de formação e oferece, ainda este ano, Oficinas de DJ e Curta-metragem. A ideia é abastecer os novos talentos com uma base de qualidade. Até então, a cidade não havia investido em cursos desse tipo.

DJ é a abrev ou se iação le para siçõe ciona e to “disc ca pa s mu jocke sicai Mas o y”. É s, com ra o públi um a s om d co as apen e rtist f e a bat i mais t o as a t s , tran i d difere a que cria a r i e lha s s l e i no M ç t nte r õ ô e onora nica sem P3… deixo istura s compode di hoje, aprov u s , s cri c o h o estilo á tecas eitar da di é pop e boa muito tem ativas. o Cur scote u t s po, d e l o a s r . Em de DJ cage e ser músi casa que a e, com ce m ao ca, d , r no ca c t a o e p n z rendi esbra a, mu tecer DJ Jog rro, zado á em vand ita ge ado dos d o equ Cuba nte v área, , um cuba i t i ai f ã p e o a rente . Da t ment tense traba s é os: tu lhand que t do iss ritmos e e cnica em m o, inc stilos o ser ais d lusiv á abo e 20 de e, no rdado anos circu d p ito re e e e lo x periê giona ncia l da d na iscot ecag em.


12

Patrimônio

Cultural

M

uitos ainda se perguntam o que as ruínas que existem dentro da empresa Vale Fertilizantes teriam abrigado. Alguns acreditam que a construção, feita em pedra e cal, foi uma capela jesuítica. Outros, apostam em pouso de tropeiros. A notícia é que, em breve, o mistério poderá ser desvendado. A Magma Editora Cultural vai publicar um livro sobre o assunto, que compreende, numa primeira fase, escavações realizadas pelo arqueólogo Manoel Gonzalez. A ideia é que os objetos encontrados ali recontem a história dessa edificação que, segundo pesquisadores, foi erguida entre os séculos XVI e XVII, período em que os jesuítas estiveram no litoral. A restauração do lugar é uma etapa futura que compreende, quem sabe, até visitações públicas.

Ruínas encontradas na Vale Fertilizantes


14

Artista

Daniela Martins

do mês

D

aniela Martins é uma daquelas raras artistas que podemos descrever com a palavra “completa”. Cantora, musicista, regente, educadora musical... essa cubatense é dona de uma técnica apuradíssima, utilizando isso de forma incrivelmente criativa e sensível. Sua história com a Música começou cedo, aos 9 anos de idade, dentro da Igreja. De lá pra cá, se formou em Música e Regência na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. Por 13 anos tocou flauta transversal na Banda Sinfônica de Cubatão e hoje integra o Coral Zanzalá como soprano - onde é chefe de naipe, sempre encantando com suas interpretações pra lá de afinadas. Alguns se lembram de Daniela Martins como a voz da canção “Beatriz”, de Chico Buarque; outros, da flautista da Sinfônica; e os mais jovens, da professora de canto do Programa BEC e Cubatão Sinfonia. Mas para ela, viver a música é como respirar: “É uma parte do meu corpo, a Música é minha paixão”, diz, suspirando acordes.


16

Concursos

Mapa Cultural Paulista

R

evelar virtuoses dos diversos segmentos das Artes nas diferentes regiões do Estado é o objetivo do Mapa Cultural Paulista 2011/2012. Em Cubatão, as inscrições para a Fase Municipal do Mapa estão abertas até dia 15/5 na Secretaria de Cultura (Secult). O mapeamento será feito em três fases: primeiro são selecionados os vencedores na Fase Municipal que, em Cubatão, acontecerá de 20 a 22/5. Depois, os campeões de cada cidade reúnem-se, ainda este ano, para, então, ser escolhido o representante regional de cada expressão artística. E a Mostra Estadual será realizada em 2012, quando os selecionados de cada região apresentam seus trabalhos circulando por vários municípios paulistas.

• Artes visuais – artes plásticas, desenho de humor e fotografia; • Vídeo – animação, documentário ou ficção; • Música Instrumental – solista acústico, instrumental acústico; • Canto Coral – coro e coro cênico; • Literatura – conto, poema e crônica; • Teatro – adulto, infantil e de rua; • Dança – clássica, contemporânea, jazz, popular, de rua ou sapateado.

Inscrições para o Mapa Cultural Paulista Fase Municipal até 15/5 das 9h às 17h Local: Secult {Av. Nove de Abril, 2275}


18

Formação

de Público

Em

Cubatão, alunos de várias escolas da cidade têm aprendido música através de canções que falam sobre natureza, frutas preferidas e até os diferentes tipos de passarinhos. É o projeto “Música Brasileira para Crianças”, da Banda Marcial em parceria com o Coral Infantil do Projeto Crescer, que tem por objetivo resgatar a tradição das cantigas de rodas e do folclore brasileiro. A ideia foi do maestro Alexandre Felipe Gomes, que queria modificar a estrutura dos concertos didáticos. Entre uma música e outra, lá estão as brincadeiras, danças e participação maciça da garotada. O Coral Infantil conta com 80 cantoras mirins na parte da manhã e outras 70 à tarde, que se revezam nos dias de apresentação.

Banda Marcial e Coral Infantil Crescer


20

Turismo

21

Cultural

L Av argo eir d o o

o do Larg o p a S

ca liote l Bib nicipa Mu

o Paç al p i c uni

por

Tótila Artigas

poeta cubatense

Sigo tua sombra Sombra de um pensamento Que caminha os meus passos Uma lembrança Perdida num sonho Encontrada num desejo Realizada num momento No momento de um beijo Cálido, apaixonado Beijo de adeus Beijo de encontro Beijo de lembranças Momentos passados Que permanecem Tão vivos em minha lembrança

Vil

aL

igh t

M

Poesia

a ça d Pra Bíblia

C Q ruz uin e he iro tis ta

O Projeto Roteiro Histórico, que percorre os principais espaços e monumentos de interesse histórico de Cubatão, continua atraindo muita gente. E agora, o percurso foi ampliado, somando nove pontos diferentes. Foram incluídos no Passeio: o Largo de Aveiro (Praça Portugal), a Praça da Bíblia e a Esplanada do Paço Municipal. Sempre acompanhados por um historiador, os participantes conhecem as curiosidades sobre as construções e a importância de cada monumento. O Roteiro Histórico acontece sempre no último domingo do mês e é gratuito.

Para entrar em contato com o artista:

totilaartigas@yahoo.com.br Os interessados devem se inscrever pelo telefone: 3361-6844 ou biblotecacubatao@yahoo.com.br


22

Exposição

A ditadura no Brasil

C

ubatão abriga de 3 a 15/5, no Bloco Cultural, a Exposição “Direito à Memória e à Verdade – a ditadura no Brasil 1964-1985”. A Mostra reúne painéis compostos por 110 fotografias, com 1,60m de altura e 70m de extensão. As imagens marcam desde o golpe militar até a retomada da democracia, passando pelas revoltas estudantis e campanhas da anistia e das Diretas Já: registros de um passado marcado pela violência e violação dos direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento, principalmente aos jovens, é fundamental, e faz parte das ações do governo municipal este ano. A programação inclui, ainda, um Seminário no dia 9/5, com presença de Rose Nongueira (Pres. Grupo Tortura nunca mais), Ivan Seixas (Pres. Conselho Estadual de Direitos Humanos), Antônio Funari Filho (Pres. Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de SP), Luiz Gonzaga Dantas (Ouvidor das Polícias de SP).

Direito à

Memória e à Verdade

Dia 3/5 às 20h

Abertura da Exposição “Direito à Memória e à Verdade” - mostra fica até 15/5.

Dia 9/5 às 19h

Seminário “Direito à Memória e à Verdade apresentação do Coral Zanzalá, participação de militantes na defesa dos direitos humanos e combate à repressão local: Bloco Cultural {Pça. Dos Emancipadores, s/nº}


24

Cursos e Oficinas

Contação de Histórias Cubatão sedia nos dias 19 e 20/5, o I Encontro Regional de Contadores de Histórias. Com palestras e oficinas, a ideia é levar conhecimento, técnicas e aperfeiçoamento a educadores, atores e quem mais quiser participar. Através de atividades criativas e apresentações, o Encontro visa preservar os contos populares, valorizar a linguagem oral, estimular o exercício do imaginário e o gosto pela leitura. Se você se interessou, corra e inscreva-se, pois as vagas para as oficinas são limitadas.

Oficinas gratuitas de... • A arte de contar histórias – com Nalva Leal (30 vagas) • Histórias com fantoches – com Lúcia Oliver (10 vagas) • A música e o contador de histórias – com Sonia Onuki (20 vagas) • Teatro de sombras – com Tótila Artigas (12 vagas) • Laboratório cênico para contar histórias – com Eliana Tavares (15 vagas) • Panos e lendas – com Aparecida de Paula (15 vagas)

Inscrições de 4 a 13/5 www.bibliotecacubatao.blogspot.com www.portaldecubatao.com.br

Informações: 3361-6844


Programação

26

14/5 às 20h 2 a 15/5 das 9h às 17h Inscrições para o Mapa Cultural Paulista > local: Secult {Av Nove de Abril, 2275} (Informações: 3362-0850)

2/5 às 9h

Banda Marcial Infantil em Concerto Didático > local: ETEC {Rua Tamoyo, 230 - Vila Couto} (Gratuito )

6/5 às 10h30 e 16h30

Concerto do Coral Zanzalá em homenagem ao Dia das Mães >local: UME Espírito Santo {av. Martins Fontes, 1191}(Gratuito )

6/5 às 18h

Concerto “Mães” da Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia >local: E.E. Maria Helena Duarte Caetano {Rua 11, s/nº Cota 200} (Gratuito )

7/5 às 20h

Concerto “De filho para mãe” da Banda Sinfônica de Cubatão (repertório popular) > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (Gratuito )

8/5 a partir das 12h 3/5 às 20h

Abertura da Exposição “Direito à Memória e à Verdade – a ditadura no Brasil, 1964-1985” - fica até 15/5 > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (Gratuito )

4 a 13/5

Inscrições para I Encontro Regional de Contadores de Histórias através do www.bibliotecacubatao.blogspot.com www.portaldecubatao.com.br (informações: 3361-6844)

4,11,12,19, 25 e 26/5 às 9h e 15h Recreio na Biblioteca com o Grupo Rinascita >local: Biblioteca Municipal {av. Nove de abril, 1977}

4 a 29/5

Exposição Fotográfica “Revelando Cubatão” >local: Biblioteca Municipal {av. Nove de abril, 1977}

5/5 às 11h Sarau Literário com poetas da SAB (Sociedade Amigos da Biblioteca) > local: ETEC {Rua Tamoyo, 230 – Vila Couto} (Gratuito )

Festa da Banana >Local: Av. Nações Unidas {Vila Nova} 12h - Abertura 13h - Banda Refresh 14h - Ministério Moriá Music 15h - Banda Conexão Vida Nova 16h - Escola de Samba Nações Unidas 17h - Veteranos do Samba 18h20 – Homenagem às mães 19h45 - Simone Ancelmo e Banda 21h45 - Leandro Sapucahy

9/5 às 19h

Seminário “Direito à Memória e à Verdade - A ditadura no Brasil, 1964-1985” >Local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº}(Gratuito )

10/5 das 19h às 22h

Capacitação para agentes culturais elaboração de projetos para concorrer ao Prêmio “Ensaiando um país melhor” > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (Inscrições pelo www.ensaiandoumpaismelhor.com.br)

14/5 às 15h

Concerto da Banda Marcial Infantil Homenagem às Mães > local: Casa da Banda Marcial {Rua Fernando Costa, 433 - Vila Paulista} (Gratuito )

Concerto da Orquestra e Banda do Programa BEC > local: Igreja Assembleia de Deus {Rua Assembleia de Deus, 251} (Gratuito )

14 e 15/5 às 20h

Peça teatral “Dona menina, cadê seu riso?” > Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} (ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada)

15/5 a partir das 13h

Projeto Ágora - Arte da Praça (música, literatura, teatro, artesanato, artes plásticas) (Confira o local em www. agoracubatao.blogspot.com)

18/5 às 9h e 15

Recreio na Biblioteca com Grupo Rinascita > local: Biblioteca ramal Lorena {Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 - Vila Nova}

I Encontro Regional de Contadores de Histórias

> local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} Dia 19/5

8h30 - Credenciamento e café 9h30 - Abertura com apresentação de Dan Lisboa 10h - Palestra com Carlos Sereno 11h - Feira de Livros e Artesanato 12h - intervalo 13h30 - Oficinas

Dia 20/5

9h - Café 9h30 - Performance “O burrinho azul” (Cecília Meirelles), com Natan Alencar 10h - Apresentações na Biblioteca e escolas 12h - Intervalo 13h - Feira de livros 14h - Roda de histórias 14h45 - Coral Zanzalá em “Cantando Histórias” 15h30- Considerações do Secretário de Cultura 15h40- Performance “Boca cheia de histórias” com Zé Bocca

20 a 22/5

Mostra de Artes do Mapa Cultural Paulista - Fase Municipal (Consulte horários e atrações em www.cubatao.sp.gov.br)

21/5 às 10h e 15h

Peça “Mala de histórias” com palhaço Fuzuê > local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de abril, 1977} (Gratuito )

22/5 a partir das 10h

Festa da Carne Seca > local: Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio - Jardim Nova República

24/5 às 15h

Projeto “Música Brasileira para crianças” da Banda Marcial > local: UME Estado do Amapá {Rua José de Castro, 325 - Ilha Caraguatá}

26/5 às 10h e 15h

Concerto Didático da Banda Sinfônica de Cubatão > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (repertório popular) (Gratuito )

28/5 às 20h

Concerto Didátido do Programa BEC > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (repertório popular) (Gratuito )

29/5 às 9h

Roteiro Histórico - Passeio por monumentos e prédios históricos. Saída em frente à Biblioteca Municipal {Av.

Nove de abril, 1977}

(* é preciso se inscrever pelo 3361-6844 ou bibliotecacubatao@yahoo.com.br)

29/5 às 15h

I Chamada de projetos de empreendedorismo social- Geração Muda Mundo Ashoka 2011 local: Someca {Rua Maria Graziela, 565 Jardim Casqueiro} (Gratuito )

29/5 às 16h

Concerto da Camerata, Coral e Musicalização Infantil do Programa BEC > local: Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (repertório popular) (Gratuito )


Espaços culturais

de Cubatão Oriente-se aqui

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico Sala de Literatura Infantil “Faz de conta” – Av. Nove de Abril, 1977 (13) 3361-6844. Aberta de segunda a sexta-feira das, 8h às 17h, e www.bibliotecacubatao.blogspot.com} aos sábados das 9h às 13h. {

Biblioteca Ramal Jardim Casqueiro Rua Maria do Carmo, 1010 sexta-feira, das 8h às 17h.

(13) 3364-1400. Aberta de segunda a

Biblioteca Ramal Vila Nova

(13) 3372-3570. Aberta de Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biblioteca Ramal Jardim Anchieta

Rua Salgado Filho, 130 - Jardim Costa e Silva. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Estação das Artes

Av. Nove de Abril, 1208 – Vila Nova

(13) 3361-6937

Casa da Banda Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança

(13) 3362-0850. Ensaios Av. Nove de Abril, 2275 – Centro abertos aos sábados às 9h{ www.sinfonicadecubatao.org.br}

Casa da Banda Marcial de Cubatão & Corpo Coreográfico

(13) 3361-8366. Rua Pedro José Cardoso, 433 – Vila Paulista Ensaios abertos aos domingos às 9h { www.bmcubatao.blogspot.com}

Teatro do Kaos

Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo { www.teatrodokaos.org}

(13) 9124-7470

Ponto de Cultura Afrobanda

Aulas de música, dança e artesanato. Rua São Francisco de Assis, 70 (13) 3361-6802 { Vila Natal www.grupoafrobanda.blogspot.com}

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão

Aulas gratuitas de música, canto coral e dança. Av. Nove de Abril, 2275 (13) 3362-0845 – Parque Anilinas

Projeto Cubatão Sinfonia

Aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Av. Principal, (13) 3372-4859 1016 - Cota 200 (km 50 da Via Anchieta) { www.cubataosinfonia.org.br}

Revista Cultural n.5  

Rveista Cultural da cidade de Cubatão. agenda cultural e reportagens

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you