Issuu on Google+

Programação cultural da cidade de Cubatão Ano 01 - no 04 - Abril/2011

Grupo Zabelê de cultura popular

atão Cub 7 o de em 182

oad Pov

Grupo dos Emancipador es

Cubatão

• Independência: Campeã do Carnaval 2011 • Conheça o grupo Rinascita de música antiga

de vida, Arte e Cultura


Expediente Secretaria de Cultura de Cubatão

Tenha seu evento incluído na Revista Cultural de Cubatão:

Rua Assembléia de Deus, 435 - Pq. Anilinas Telefone: (13) 3362-0850 e 3362-0853 gcubatao@ig.com.br

agendacultural@cubatao.sp.gov.br

Jornalista responsável

Publicação mensal da Secretaria Municipal de Cultura - Ano 01 - no 04

Morgana Monteiro (Mtb 29.202)

pág pág

04

/

Editorial

/pág

Oficinas e cursos Contação de histórias

06 08 10 pág

pág

/

/

Biblioteca Municipal

Programação 620 Aniversário de Cubatão

Rinascita - Música Antiga

Programação

12

Formação de leitores

História

Emancipação de Cubatão

/

Artista cubatense Manoel Ferreira

pág

20

/

Rock and Roll Mulheres

/

18 14 16 17

Formação Artística

/

Grupos Artísticos

/

pág

Eventos

pág

pág

/

pág

Grupos artísticos

Escola de Samba Independência

/

pág

05

Carnaval 2011

pág

25 24 22

/

Cia. de Dança da Sinfônica

Pequenos Bailarinos

pág

/

Formatação de Projetos Construindo sonhos culturais

pág

/

Poema

Olhar Perscrutador

Coordenação

Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

Criação e Produção

Entrelinhas Agência de Publicidade

Fotos

Carlos Felipe e Rodrigo Fernandes

www.cubatao.sp.gov.br


04

Editorial

05

A liberdade de expressão é um direito inalienável do ser humano e sua proteção, um elemento essencial para a construção de uma sociedade democrática. A história recente do Brasil nos apresenta como um dos períodos mais marcantes, as décadas de 1960 e 1970 e meados da década de 1980, quando a ditadura militar teve seu auge em termos de restrições aos diversos meios de comunicação e, sobretudo, à produção cultural, privando o povo de uma visão mais crítica da realidade brasileira. É nosso dever manter viva a memória dos acontecimentos desse período turbulento da história brasileira. Por isso, nos próximos meses, realizaremos várias ações para que o tema seja discutido por artistas, escritores, professores, alunos, comunidade... enfim, toda a população. Acontecerão exposições, seminários, concertos musicais, peças teatrais e debates sobre o assunto. Tudo para que valorizemos nossa democracia, conquistada a um alto preço. Preservando a memória, estaremos contribuindo para que a história da repressão e da violação dos direitos humanos não se repita.

Secretaria Municipal de Cultura

Oficina e

Cursos

D

Contação de Histórias

izem por aí que todo mundo tem um contador de histórias dentro de si. Em Cubatão, existem muitas pessoas espalhadas pela cidade que conhecem as mais variadas histórias e que inventam modos de contá-las em inúmeros estilos de atuação. E esse mundo do “faz de conta” será destaque no mês de maio: o município vai abrigar o I Encontro Regional de Contadores de Histórias. A ideia é reunir o pessoal interessado na área, resgatando a tradição da narrativa. Através de participação de profissionais em palestras e oficinas, serão destacados e praticados os primeiros passos, como habilidades ligadas à memorização, ritmo, gesto e pausa. A presença de gente da Baixada Santista e, quem sabe, de outras regiões, significa que Cubatão terá, em breve, muitas histórias pra contar!


06

Grupos

Grupo Rinascita

Artísticos

Imagine-se em um grande salão de baile da Renascença, do período Barroco ou da Idade Média... e aquelas canções que flagravam todo esplendor e metamorfose de uma época de ouro, em que o homem era o centro de todas as coisas. Essa viagem no tempo por meio da música acontece em Cubatão, através do talento do Grupo Rinascita, criado em 1974 pelo maestro Rodrigo Tavares, com o objetivo de divulgar o repertório de época que o pessoal do então Conservatório Musical aprendia em sala de aula. De um projeto experimental, o Rinascita foi oficializado como grupo artístico do município e tombado, ano passado, patrimônio imaterial de Cubatão. Sob a regência de Albino Oliveira, tem hoje 16 músicos e um repertório que não se esgota em riqueza de melodias e ritmos, percorrendo os séculos XVI e XVII.

O olhar fin o dos comp e amoroso ositore renascen tistas, barr s ocos e da Idade aparece a Média do som cri través instrumen stalino dos to réplicas d s musicais, os utilizad os naquela é poca. • viola da • guitarra gamba barro • alaúde ca • cello barr o • percussã co • contraba o ix • flauta do o ce

Saiba m

ais sobr e o Rina www.rin scita e ascitapm c.blogsm pot.co

m


08

Carnaval

2011

Escola de Samba Independência

Nem uma, nem duas, nem três... mas sete vezes campeã! A Escola de Samba Independência conquistou o heptacampeonato em Cubatão com o enredo “O Mundo mágico dos sonhos”. Com 196,5 pontos e uma energia de dar inveja, seus 1.500 componentes transportaram o público a um mundo de fantasia e felicidade. A agremiação é vencedora do Desfile Oficial desde 2005. A Escola de Samba Nações Unidas ficou em 2º lugar e a Unidos do Morro, com a 3º colocação.

aí vem r a i c ên udi pend o a apla sou e d n eu A I o inteir v anco or r o b p e O am elho nde Verm meu gra Éo


10

Biblioteca Municipal

ar é ensin s a c e t blio ciar das Bi tal ini o e ã u ç q n E u os e os. cipal f Menin os livr , ? r s A prin a o n m i a n icipam e t a u r s q a e a p p o o s os atã as pes ca de Cub cio com í s f a o ibliote c i e B l c b o à ú d s p e a las ess rad tem de esco monito s s a a n t ioteca” i i l n s b i i v B me e ,d e de " Recreio na março eitura l o t a e j l e desde o p r p to Em ipal. O pertar o gos licas. b ú p Munic s s de eca tem ivo de bibliot s à s l, exis o objet a a t i r t s i n e v var os nos dade c d i a n h u l a incenti a p d ca es o, além ibliote ta e B a Cubatã d is im Cos a d r m a a J r va, s outros ila No V (veja o a o d r i s e o u r q bair Cas ardim J a). e a tracap Silv n o c a ços n endere

Formação de leitores

página. a t s e n as! ão cabem maginad i n e s i u a q m s s ja tanto o de a viagen Eles são m a v de acerv e l n a s r o g n e m m m al tem u ndidos e p e Inspira i v c i s n i u a os m teca M o topo d n A Biblio m a r u les: ue fig e Meyer lguns de Stepheni títulos q a – ó s ” a a v j o o s. Ve Lua N aramag se” e “ livraria – José S , “Eclip to” sculo” sus Cris e J o • “Crepú d n i gu Houssein gelho se n d a sa le v a e h K O •“ argas Llo s”– a V p i o p i r e a d ador á”– M • “O caç enina m m lling a d s a J.K. How essur r v e a tt r o T “ • arry P • Saga H tros... Ge entre ou ndo o R a v e l e ncia re-s Cadast nte de residê a l v a o compr teca Municip 7 7 o i 9 l na Bib e de Abril, 1 as v d o , (Av. N 2a a 6a feira s e o d d aberta h, e aos sába 7 1 s à ) 8h às 17h das 9h


12

História

Gru

sE po do

man

Emancipação de Cubatão

cipad

ores

Lei Provincial nº 167, de 1º de março de 1841, determinava a anexação do povoado de Cubatão à cidade de Santos. A medida indicava que, a partir dessa data, Cubatão se tornava um bairro de Santos. A situação perdurou por um bom tempo, mas em 28 de fevereiro de 1930, o jornal “Voz de Cubatão” veiculou a ideia de Cubatão ser politicamente autônoma. O autor da proposta era Antônio Simões de Almeida, figura de destaque no processo emancipatório. A intenção tomou vulto até que, em 1948, organizou-se um grupo de moradores a favor da autonomia. Os integrantes dessa histórica comissão foram: Armando Cunha, Celso Grandis do Amaral, Lindoro Couto, José Rodrigues Lopes, Antônio Simões de Almeida, Jayme João Olcese e Domingos Rodrigues. Estes personagens foram os articuladores no contato com as autoridades, principalmente na Assembleia Legislativa Paulista. Apesar da vontade popular ser incondicionalmente a favor, havia a necessidade do respaldo jurídico para se concretizar. A oportunidade surgiu durante a votação do projeto de lei que fixava as alterações na divisão territorial para o Estado de São Paulo, na Assembleia, quando o deputado Lincoln Feliciano apresentou a reivindicação da população cubatense. A nova divisão de áreas foi decretada e promulgada pelo então Governador Adhemar de Barros. Através da lei, Cubatão era oficialmente reconhecida como cidade a partir de 1º de janeiro de 1949, porém ficava sob a administração do Prefeito de Santos, até assumir o prefeito e vereadores do novo município. Os cidadãos cubatenses não perderam tempo e por votação direta, em 13 de março, elegeram os seus representantes ao Poder Executivo e Legislativo. Assim, Armando Cunha foi eleito o primeiro prefeito do município, com 411 votos. A posse aconteceu no dia 9 de abril de 1949, data em que comemoramos oficialmente o aniversário de Cubatão.

Adaptado do livro Cubatão – Caminhos da História, de César Ferreira, Francisco Torres e Welington Borges


14

Grupos Artísticos

Cia. de Dança da Sinfônica

No coração financeiro da maior cidade brasileira, em plena Av. Paulista, a Cia de Dança da Sinfônica mostrou a todos o valor dos artistas cubatenses. A equipe brilhou na TV Gazeta, mostrando seu talento para milhares de telespectadores. Os bailarinos fizeram, pela segunda vez, uma participação especial no Programa “Todo Seu”, estrelado por Ronnie Von – que foi ao ar dia 6/3. Desta vez, a Cia apresentou a montagem “Tempero latino”, embalando os movimentos com muito jazz, salsa e swing. Uma coreografia cheia de sabor, como um delicioso prato, de encher os olhos!

Saiba mais sobre a Cia em

www.sinfonicadecubatao.org.br


16

Formatação de

17

Projetos

Poesia

por

Elton Sipião

poeta cubatense

Um visual exuberante de um espetáculo ou o espírito inovador de um artista não bastam para que esses projetos culturais sobrevivam à avalanche de concorrentes: é preciso uma proposta bem construída. Por isso, a Secretaria de Cultura de Cubatão criou o Curso de Formatação de Projetos. Desde março, 52 pessoas participam das aulas, ministradas por Viviane Távora, vencedora de inúmeros editais e prêmios. No curso, que tem duração de dois meses, destaca-se a elaboração e maneira de apresentar esses projetos para concorrerem em editais públicos, captar recursos através das leis de incentivo e vencer prêmios. Fique ligado no

www.bibliotecacubatao

.blogspot.com

para saber quando será a próxima edição do curso

Eu estou te olhando neste momento enquanto escrevo essas linhas. Desejo lançar o meu olhar para dentro da sua alma abissal. Será que consegues imaginar tal coisa? Anseio desnudar-te de dentro para fora com as minhas retinas interiores.Nada daquilo do que sejas tu escaparás dos esquadrinhamentos dos meus globos oculares espirituais. Então te tornarás uma fêmea despojada de suas vestes etéreas e físicas, oh minha amada mulher. Pretendo desvendar todos os seus desejos de mulher, retirar todos os véus de mistérios que cobrem a face de sua alma feminina, farei deste modo para que seus enigmas entreguem-se a mim como se fossem minhas conquistadas amantes.

Mais textos do autor em

www.eltondasneves.blogspot.com


18

Formação

Meninos no Balé

Artística

M

enino fazendo balé já foi tabu; hoje é questão de oportunidade. E em Cubatão, as portas estão abertas para jovens que desejam aprender a dança clássica. O projeto “Pequenos Bailarinos” atende hoje 17 meninos com idade entre 7 e 13 anos, gratuitamente. As aulas acontecem no Centro de Dança Backstage, no Jardim Costa e Silva. Mantido através de doações, o programa é conduzido pelo bailarino André Santos. Mas para participar das aulas, não basta apenas ser apaixonado por dança: os alunos têm de estar matriculados em escolas da rede pública, ter boas notas e o mínimo de faltas no colégio.

Ytalo Carlos, 7 anos Magrinho e cheio de atenção! O pequeno Ytalo é sempre o primeiro da fila, o menor da turma. Cheio de atitude e apaixonado pelo hip hop, quer se dedicar à dança quando crescer: “Meu pai me apoia muito porque sabe que gosto de dançar. É ele que me acompanha na caminhada da minha casa até aqui”, conta o pequeno bailarino, que mora na Vila Nova e não se incomoda em fazer aulas de balé distante de casa.

Quer colaborar? Ligue para 3372-4300


20

Eventos

Rock and Roll Mulheres

Esqueça os mus icais açucarados; pa ra elas, o melhor som é o das guitarras distor cidas. Em Cubatão, o Dia Internacional da Mulher foi comemorad o no melhor estilo ro queiro: as bandas Psico se, Wicked Motor e Maple 3 deram o ar da graça no dia 12/3, em plena Praça Princesa Isabel, atraindo muita gente. O diferencial dos grupos é a liderança fem inina e, portanto, a inte rpretação diferenciada de clássicos do rock, heavy metal, rock progressiv o, punk, e por aí va i. Com vasta cabeleira ou não, mostraram que o bom e velho rock and roll é que faz a cabeça de muitas dessas mulhere s.


22

Artista

Cubatense

O

percussionista Manoel Ferreira é hoje uma referência na Banda Sinfônica de Cubatão. Também, não é por menos. Participa do Grupo Artístico desde sua criação, em 1970, quando era um jovem cubatense de apenas 17 anos de idade: “Queria ver de perto um ensaio da Banda Musical Afonso Schmidt. Fui por acaso e acabei ficando”, relata. O instrumentista acompanhou todas as fases da Equipe, da transformação para Banda Musical da cidade, se tornando Sinfônica, depois, conquistando a profissionalização. O músico, de poucas palavras, é favorável e participante: em épocas difíceis chegou a fabricar instrumentos de percussão como carrilhão, bells tree e se orgulha do feito: “O som ficou mais cristalino”. E lá se vão 41 anos de um casamento bem sucedido entre o artista e a música.

Manoel Ferreira


24

Programação

Programação

5 e 8/4 às 14h Oficina de Origami com a profª Ademildes Rocha

6 e 7/4 às 9h e 14h Contação de Histórias Local: Sala de Leitura Infantil {Av. Nove de Abril, 1977}

6/4 às 19h Terapia do Riso - c/ Toninho Ribeiro Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977}

7/4 às 19h30 Roda de Leitura com poetas da SAB Tema: Adélia Prado Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977}

9/4 às 20h Peça “Horácio” – c/ Celso Frateschi Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} (Gratuito )

16/4 a partir das 9h Projeto Ágora – Arte na Praça (música, literatura, teatro, artesanato, artes plásticas). Confira o local em www.agoracubatao.blogspot.com

25

28/4 às 19h Sarau lítero-musical com poetas da SAB Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977}

29/4 às 10h e 14h Concerto Didático da Banda Sinfônica Local: UME Bahia {Rua José Rodrigues dos Santos, 133 – Jd. Nova República} (Gratuito

)

29 e 30/4 às 20h Peça teatral “O doente imaginário” Local: Teatro do Kaos {Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34} Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) Manhãs Musicais na Biblioteca com o Grupo Rinascita - todos os sábados às 10h Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito ) **(não haverá apresentação no dia 9) Recreio na Biblioteca - todas as quartas e quintas-feiras às 9h e 15h Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Inscrição para escolas: 3361-6844)

Aniversário de Cubatão

2 de abril, sábado 19h30 - Disputa do título latino da Organização Mundial de Boxe categoria Mosca Local: Centro Esportivo Humberto de Alencar Castelo Branco {R. Embaixador Pedro de Toledo, 365 - Vila Paulista} (entrega 1kg de alimento não perecível). Coordenação: Conselho Nacional de Boxe

5 de abril, terça-feira 10h - Entrega da revitalização da Rodoviária Municipal Ayrton Senna da Silva {Av. Henry Borden, s/nº - Vl. Santa Rosa} 14h - Entrega da premiação do concurso fotográfico “Revelando Cubatão” Local: Saguão do Paço Municipal {Praça dos Emancipadores, s/ nº - Centro} (Os trabalhos ficarão expostos até o dia 14/04 no local)

Visita às obras do Parque Anilinas 9 de abril às 12h

{Entrada do Parque na

Av. Bernardino de Pinho Gomes}

8 de abril, sexta-feira 19h - Sessão Solene em Comemoração ao 62º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Cubatão Local: Câmara Municipal de Cubatão {Pça dos Emancipadores, s/nº - Centro}

9 de abril, sábado A partir das 8h - 1ª Copa de Karatê "José André Ferreira" Local: Centro Esportivo Armando Cunha {Av. das Américas, 151 - Jd. Casqueiro}

16/4 às 20h Peça teatral “Cárcere” - com Vinicius Piedade Local: Teatro do Kaos {Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34} Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)

16/4 às 10h

8 de abril às 20h Show com César Menotti & Fabiano

Show do Fuzuê – espetáculo circense Local: Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977} (Gratuito

)

24/4 a partir das 9h Roteiro Histórico – passeio por monumentos e prédios históricos Local: saída em frente à Biblioteca Municipal {Av. Nove de Abril, 1977}

30/4 e 1/5 às 19h Cubatão Dance Festival Local: Centro Esportivo Pita {Rua Arlindo Leandro, 13 - Vila Nova} Ingressos: R$ 5,00 {informações: 3372-4300}

Local: Kartódromo Municipal

{R. Embaixador Pedro de Toledo, s/nº - Centro} (Gratuito )


Programação

Aniversário de Cubatão

26

Show Maria Cecília e Rodolfo Dia 9 de abril às 20h Local: Kartódromo Municipal

{R. Embaixador Pedro de Toledo, s/nº - Centro}

13 de abril, quarta-feira 10h - Entrega da readequação e manutenção da UME João Ramalho {Av. Nove de Abril, 4.000 - Vila Nova}

14 de abril, quinta-feira 10h - Entrega da readequação e manutenção da UME Padre Manoel da Nóbrega {Av. Beira Mar, 1392 - Jardim Casqueiro}

14 de abril, quinta-feira 14h - Posse da Comissão de Prevenção ao Trabalho Infantil - Miniauditório do Paço Municipal de Cubatão {Pça dos Emancipadores, s/nº - Centro}

16 de abril, sábado

20h - Show com Frank Aguiar {Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio Jardim Nova República - Bolsão 8}

9h - Desfile Cívico {Av. Nove de Abril} 17h - Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa {Av. Nove de Abril, 1.947 - Centro}

17 de abril, domingo 9h - CMT - Passeio Ciclístico Concentração na Esplanada do Paço Municipal {Pça dos Emancipadores, s/nº Centro} 14h - 10º Ato de Prestação de Contas Gestão Transparente 14h - Visita aos estandes 16h - Prestação de contas Com a entrega da readequação da UME Martim Afonso de Souza {Av. Dep. Emilio Justo, 50 - Jardim Nova República - Bolsão 8}

21 de abril, quinta-feira 8h - X Torneio de Pesca da Tainha Rio Cubatão {Bairro Beira do Rio Cubatão} (atrás da Cetesb)

16 de abril às 20h (sábado) 17 de abril às 20h (domingo)

16h - Inauguração do campo de futebol society da Vila São José Jogo de futebol masters entre Santos e Corinthians {Rua Ver. Padre Paulo Vieira de Azevedo - Vila São José}

22 de abril, sexta-feira 20h - Encenação da Paixão de Cristo Local: Centro Social e Urbano - CSU {Rua Salgado Filho, 249 - Parque Fernando Jorge}

28 de abril, quinta-feira 14h - Inauguração do Centro de Referência de Assistência Social CRAS Ilha Caraguatá {Rua José de Castro, s/nº - Jd. Caraguatá}

30 de abril, sábado A partir das 8h - I Torneio Aberto de Tênis de Mesa Local: Centro Esportivo Armando Cunha {Av. das Américas, 151 - Jd.Casqueiro}

Baile da Solidariedade 30 de abril às 22h Local: Esplanada do Paço Municipal

Local: Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva {Praça dos Emancipadores, s/nº Centro}

12 de abril, terça-feira

14h - Entrega da readequação e manutenção da UME Elza Silva Santos {Av. São Leopoldo, s/nº - Vila Esperança}

1º de maio, domingo 14h - Baile da Terceira Idade Local: Esplanada do Paço Municipal {Pça dos Emancipadores, s/nº - Centro}


Espaços culturais

de Cubatão Oriente-se aqui

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico Sala de Literatura Infantil “Faz de conta” – Av. Nove de Abril, 1977 (13) 3361-6844. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e www.bibliotecacubatao.blogspot.com} aos sábados das 9h às 17h. {

Biblioteca Ramal Jardim Casqueiro Rua Maria do Carmo, 1010 sexta-feira das 8h às 17h.

(13) 3364-1400. Aberta de segunda a

Biblioteca Ramal Vila Nova

(13) 3372-3570. Aberta de Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biblioteca Ramal Jardim Anchieta

Rua Salgado Filho, 130 - Jardim Costa e Silva. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Estação das Artes

Av. Nove de Abril, 1208 – Vila Nova

(13) 3361-6937

Casa da Banda Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança

(13) 3362-0850. Ensaios Av. Nove de Abril, 2275 – Centro abertos aos sábados às 9h{ www.sinfonicadecubatao.org.br}

Casa da Banda Marcial de Cubatão & Corpo Coreográfico

(13) 3361-8366. Rua Pedro José Cardoso, 433 – Vila Paulista Ensaios abertos aos domingos às 9h { www.bmcubatao.blogspot.com}

Teatro do Kaos

Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo { www.teatrodokaos.org}

(13) 9124-7470

Ponto de Cultura Afrobanda

Aulas de música, dança e artesanato. Rua São Francisco de Assis, 70 (13) 3361-6802 { Vila Natal www.grupoafrobanda.blogspot.com}

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão

Aulas gratuitas de música, canto coral e dança. Av. Nove de Abril, 2275 (13) 3362-0845 – Parque Anilinas

Projeto Cubatão Sinfonia

Aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Av. Principal, (13) 3372-4859 1016 - Cota 200 (km 50 da Via Anchieta) { www.cubataosinfonia.org.br}


Revista Cultural n.4