Page 1

Programação cultural da cidade de Cubatão Ano 02 - no 11 - Março/2012

• 50 anos da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão • Vila Fabril: luta pela memória • Encenação da Paixão de Cristo • 5a Conferência Municipal de Cultura


Tenha seu evento incluído na Revista Cultural de Cubatão:

pág

pág pág

/

03

04

/

06

/

pág

Editorial

Formação

ETMD Ivanildo Rebouças da Silva

Atividades culturais

Novidades no mês de março

08 / 10 / 12 / pág

agendacultural@cubatao.sp.gov.br

/

Eventos

Drama Sacro Paixão de Cristo

Patrimônio histórico Vilas Operárias

pág

pág

Conselho

Conselho de defesa do Patrimônio

14/ 16

Espaços culturais Novo Anilinas

pág

pág

/

18

pág

/

Entrevista

Banda 14Bis

Concurso

Prêmio Literário Infantil

20 / 22

pág

Poesia

por Mô Amorim

Programação

Expediente Secretaria de Cultura de Cubatão Av. Nove de Abril, 2275 - Pq. Anilinas Telefone: 3361-6904 e 3362-0830 cultura@cubatao.sp.gov.br

Jornalista responsável

Morgana Monteiro (Mtb 29.202)

Coordenação

Secretaria Municipal de Comunicação

Criação e Produção Entrelinhas

Fotos

Carlos Felipe, Rodrigo Fernandes e Henrique Ramos

A

Revista Cultural de Cubatão entra na 11ª edição. A cada página, um capítulo diferente da Arte em plena evolução na Cidade. A começar pela Conferência Municipal de Cultura, que vai discutir projetos importantes na área e eleger os novos membros do Concult, Conselho de Cultura. Os 50 anos da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão também são destaque, assim como a preservação da Vila Operária da Fabril e as ações do Condepac. Março está recheado de atrações: temporada 2012 dos Grupos Artísticos, releitura de “A Falecida”, interpretada pelos alunos do Projeto Superação Teatro do Kaos e ações culturais como Emcena Brasil e Ciclocênico. A Literatura vem com tudo com o Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques, criado por uma cubatense. E no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, damos a liberdade da palavra à escritora Mô Amorim. Então, deleite-se nas próximas páginas!


Secretaria Municipal de Cultura


04

Formação

ETMD Ivanildo Rebouças da Silva

A

50 anos de Música, Dança e História

Cubatão artística por excelência, cheia de bons instrumentistas e regentes, foi o que despertou a criação, em 1962, do Conservatório Musical. Em 1988, o espaço passou a ser administrado pela Secretaria de Educação, obtendo registro do MEC e se tornou a Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. A unidade transitou por muitos lugares até achar seu porto seguro no prédio de esquina, na Avenida Nações Unidas, na Vila Nova – que hoje está em reforma. E lá se vão 50 anos de referência nas Artes, afinal, só existem duas escolas técnicas desse tipo no Estado. Atualmente tem 30 professores, 800 alunos nos cursos de Música, Regência e Balé Clássico. “Os cursos preparam o jovem artista para que consiga ingressar em grandes universidades do país”, afirma o diretor da Escola Técnica, Reginaldo Alves do Nascimento.

Prova viva da qualidade da ETMD

A cubatense Denise Rezende se formou na ETMD em 1994 e há sete anos é bailarina da Cia Nacional de Portugal, prestes a se formar em Dança na Escola Superior de Lisboa. “Todo esse sonho começou no Conservatório”, diz a bailarina, que mesmo depois de trabalhar em cias. de todo o Brasil e exterior, lembra com saudades das aulas nos salões espelhados da ETMD, conduzidas pela professora Lúcia Moledo.

Para saber mais sobre a ETMD “Ivanildo Rebouças da Silva” www.myspace.com/etmdcubataosp Av. Nações Unidas, 166 – Vila Nova Tel. (13) 3375-1460


06

Atividades

Culturais

Novidades no mês de março

Mágico Volkcane O ilusionista trouxe truques clássicos e números de ilusionismo com a participação do público no dia 23/3 em plena Praça da Cidadania, na Vila São José. Volckane tem 18 anos de carreira e recentemente foi selecionado para integrar o elenco do Cirque du Soleil, no Canadá.

Emcena Brasil

Um contêiner que se transforma em palco, cinema e lugar de fazer arte! O projeto Emcena Brasil passou por Cubatão nos dias 17 e 18/3, a partir das 15h, na Praça da Independência. São oficinas de bonecos, espetáculos teatrais e circenses, e cinema.

Ciclocênico Já no dia 24/3, a partir das 16h30, o projeto Ciclocênico estaciona na Vila Fabril. Quem estiver por lá será supreendido por uma trupe de atores rebocando carroças com suas bicicletas. Em instantes, a estrutura se transforma em palco para o espetáculo de rua “Farrandança”.

Roupa Nova O aniversário de Cubatão será em grande estilo, com a apresentação da banda Roupa Nova. O show especial acontece na noite de 9 de abril, na Esplanada do Paço Municipal.


08

Eventos

Drama Sacro Paixão de Cristo

História de amor entre

Deus e o homem

O

desafio é contar a mesma história de maneira diferente. O drama sacro da Paixão de Cristo é destaque em Cubatão há 43 anos. E em 2012, a peça ao ar livre será contada por uma pessoa do povo. A vida, os milagres e a mensagem de amor de Cristo, interpretado pelo ator Gabriel Muglia, serão recontados de forma mais dinâmica, com participação de 250 atores da comunidade e até do Coral Canto Mágico. A direção é de Edvaldo Costa. O evento acontece dia 6/4, às 20h, no Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva.

Quer participar? Ainda há vagas para figurantes. Basta comparecer aos ensaios aos sábados e domingos, às 15h. Local: UME Padre José de Anchieta {Rua Salgado Filho, 180}. Informações: 8853-9343


Patrimônio Histórico

10

Vilas Operárias

Vila Fabril, resgate da história

O Condepac entrou com uma denúncia no Ministério Público para que sejam paralisadas ações não autorizadas como a construção de um muro pela MD Papeis e um canteiro de obras instalado pela CDHU. Todas as ações na Vila Fabril precisam ser autorizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Condepac.

A

Vila Fabril foi erguida em 1940 para abrigar os trabalhadores da Fábrica de Papel Santista, posteriormente MD Papeis. Contava com 200 moradias, oferecendo, na época, infraestrutura com padaria, escola, igreja, clube, mercearia e até cinema. Pelo menos 90 casas foram demolidas e agora, o Conselho de Defesa do Patrimônio luta para preservar a memória desse lugar tão especial.


12

Conselho de Defesa do Patrimônio

Condepac sob novo comando

Defendendo a memória

de Cubatão O

Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão, Condepac, foi criado para elaborar ações em defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade. Indica o tombamento de imóveis e bens imateriais,como o Grupo Rinascita de Música Antiga. Principais ações hoje:

- Preservação das Vilas Operárias

A política de preservação inclui o tombamento dos conjuntos de moradias das Vilas Fabril, Light e remascentes do Anilinas (que estão dentro do Novo Parque).

- Leis de Incentivo ao patrimônio cultural

Criação de lei específica para estimular a preservação do patrimônio. O munícipe que garantir a manutenção da fachada histórica tem desconto e até isenção do Iptu.

- Criação de Parque Arqueológico

Projeto de valorização dos sambaquis (monte de conchas criados há mais de 5 mil anos) do Parque Cotia-Pará. A ideia é criar um calendário de visitação no local, para que a população conheça os sambaquis.

Condepac

Presidente: Rubens Alves de Brito 13 componentes, representantes do Governo Municipal, Poder Legislativo, associações de classe, ongs e sociedade civil

Saiba mais

www.condepaccubatao.blosgpot.com


14

Espaços Culturais

Novo Anilinas

A

s obras de reconstrução do Novo Parque Anilinas seguem a todo vapor. O Centro Multimídia será um dos mais modernos equipamentos culturais da Região, contando com dois cinemas (200 lugares cada um), espaço teatral (350 cadeiras), hall de exposições, 6 salas de atividades artísticas e praça de alimentação, tudo dentro das normas de acessibilidade. Um Teleférico em linha de 250m (ida e volta, totalizando 500m) vai proporcionar uma vista panorâmica do Novo Parque, situado no coração da Cidade. As obras do Novo Anilinas serão completadas em três fases. Duas de construção de novos equipamentos e uma terceira de restauração e recuperação de elementos históricos como a Locomotiva Henschell, casas da antiga Fábrica de Anilinas e da Capela de São Lázaro.


16

Entrevista

Especial

Banda 14Bis

Banda 14Bis U

m dos grupos mais importantes da MPB deu o ar da graça em Cubatão: a Banda 14Bis foi destaque na Festa da Banana que contou com dezenas de outros artistas da cidade e da região. Há 33 anos na estrada, o 14Bis funciona à perfeição sob o comando de Cláudio Venturini (guitarra), Hely Rodrigues (bateria), Sérgio Magrão (baixo) e Vermelho (teclados). Momentos antes de subir ao palco, Cláudio Venturini conversou com a gente.

Revista Cultural – É a primeira vez que a Banda vem a Cubatão? Cláudio Venturini – Sim, e temos a expectativa de conhecer um novo público. RC – O 14Bis despontou em uma época bem diferente. O que mudou na forma de fazer música de lá pra cá? CV – Quando começamos ainda tinha censura prévia e isso naturalmente influenciava na Música. O Brasil mudou muito, vemos muitas correntes musicais passando, mas somos fieis ao que sempre acreditamos. Talvez esse seja o segredo para estarmos tanto tempo por aí. RC – Em que fase a Banda está hoje? CV – Somos uma Banda de estrada, não vivemos o tempo todo de gravar

cd, dvd ou televisão. Fazemos cerca de 80, 100 shows por ano e isso há mais de três décadas. RC - Pra você, o que é fazer música de qualidade? CV – Eu respeito qualquer pessoa que faça Música porque Arte é difícil de fazer. A música de qualidade é aquela que você pensa, que investe, se dedica. Não existe música ruim, existe música no lugar errado. RC – Cubatão é um celeiro de talentos. Na sua opinião, o que isso acrescenta para seus cidadãos? CV – A Música é maravilhosa. Você pode não ser um profissional mas quem a ouve, a pratica, sempre vai colher bons frutos. Acho importante incluir a Música na escola, na vida das pessoas. E se isso acontece aqui, é algo muito bom. RC – De que maneira o poder público pode incentivar o fomento da Cultura em geral? CV – Esse tipo de Festival é um exemplo, realizar eventos desse tipo divulga o trabalho dos artistas. A internet é uma boa ferramenta, mas nada substitui o real. É como o Milton Nascimento disse, “o artista tem que ir aonde o povo está”.


18

Concurso

Prêmio Literário Infantil postar no talento e criatividade das crianças, incentivando o prazer pela Leitura: esta é a ideia do Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques, o A primeiro realizado na Baixada Santista. Vai envolver alunos de escolas das 9

cidades da Região. O Concurso Literário quer divulgar os “limeriques”, que são poemas curtos, com cinco versos rimando entre si e que sempre falam de coisas malucas. Idealizado pela escritora cubatense Viviane Veiga Távora, vai premiar os alunos que inventarem os limeriques mais criativos. Podem participar estudantes com idade entre 6 e 11 anos (Ensinos Fundamental I e II). O resultado sai em agosto e a premiação será dia 24/8, Dia do Artista. Os vencedores ganham desktop, notebooks, trofeus e kit de livros.

Tatiana e suas “tatianices”…

A escolha de Tatiana Belinky para dar ao concurso não foi por acaso. Aos 93 anos, é considerada uma das escritoras mais importantes da Literatura Infantojuvenil contemporânea. É criadora do termo aportuguesado “limerique” para limerick, inventado na Inglaterra. “Os limeriques são historinhas contadas em só cinco linhas ritmadas, ligeiras, com rimas brejeiras; histórias bem maluquinhas” (Tatiana Belinky, Limeriques, Ed. FTD, 1987)

Inscrições Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques De 18/4 a 2/6 somente pelo www.portalpanapana.com.br/premio

e lado d rário e nky ao na Beli o Prêmio Lit ia t a T itora ora d A escr a, idealizad r e Távo Vivian


Ilustração: Nice Lopes

20

Poesia

por Mô Amorim, escritora cubatense

D

e hoje em diante, fica decretado que nenhuma mulher deverá se sentir mais culpada por causa de TPM. E só porque eu quero, todas as mulheres têm o direito de deixar bailar em seus quadris os hormônios que as fazem delicadas e feras. Afinal, não há nada mais feminino do que uma bela TPM. Fica decretado, então, que todas as mulheres já podem assumir de vez que são criaturas do planeta Progesterona! E, sinceramente, preciso agradecer à sigla mais temida que OTAN, ONU ou KGB pelas ótimas oportunidades que me ofereceu para errar, soltar os cachorros, chorar,comer chocolate, ficar sensível, ficar irritada, agressiva... É ela que me faz mulher. Sem ela, sem a divina TPM, eu teria sido pamonha integralmente. Foi ela que não me deixou sucumbir. Aliás, alguém já parou para pensar que é a tal daTPM a melhor amiga das mulheres? Sim, ela nos libera e nos absolve. O que seria de nós se uma vez por mês não pudéssemos ficar loucas e dizer-fazer um monte de bobagens? Ora! Faça-me o favor! Que venham mais TPMs necessárias para que eu seja cada vez mais EU MESMA. E que ela dure o mês inteiro se caso eu precisar.Que dure a vida. Por que afinal, que desculpa daremos para nossos descontroles? Engraçado que sempre depois de um ataque eu costumo dizer: desculpa, eu estava de TPM. Agora ferrou: todo mundo já sabe!

Mais sobre a autora em

www.estripitizese.blosgpot.com


Programação

22

24, 25, 31/3 e 1/4 às 20h


{5º Conferência de Cultura}

Traçando o caminhar artístico Você que é artista cubatense poderá discutir propostas para crescimento da Cultura na cidade. Na Pré-Conferência, os artistas indicam propostas por segmentos e os nomes que participarão da eleição do Conselho de Cultura (Concult), órgão formado por artistas, sociedade civil e representantes do Governo Municipal. Já na 5ª Conferência Municipal, a classe aprova as propostas sugeridas – que posteriormente serão defendidas pelo Conselho, e elegem a mesa diretora do Concult, biênio 2012-2014.

Peça teatral “A Falecida” – Projeto Superação > Teatro do Kaos {Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34}
(Gratuito )


30/3 às 10h e 15h

Concerto Didático da Sinfônica de Cubatão e Cia de Dança > UME Estado do Mato Grosso {Via Anchieta, 575 – Vl. São José}

(Gratuito )


31/3 às 15h Prêmio Ensaiando um país melhor – Encontro de Fomento em Cubatão > Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº}

(Gratuito )


Não fique fora dessa!! O Conselho Municipal de Cultura funciona como um órgão fiscalizador e indicador de políticas culturais que contemplem todos os segmentos artísticos. Os conselheiros são voluntários e têm mandato de dois anos

25/3

9h - Pré-Conferência de Cultura 14h - 5º Conferência Municipal de Cultura

UME João Ramalho {Av. Nove de Abril, 4000}


4/4 às 19h Concerto do Grupo Rinascita

22/3 às 10h e 15h


Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (Gratuito )


Concerto Didático da Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança > Bloco Cultural {Pça. dos Emancipadores, s/n}
(Gratuito )

22/3 às 19h


1º/4 às 18h

Banda Marcial – Projeto Música no EJA

Coral Zanzalá apresenta Concerto “Dois em um” {Pça. dos Emancipadores, s/nº} (Gratuito )


> UME D. Pedro I {Rua São Francisco de Assis, s/nº – Vila Natal}
(Gratuito )

24/3 às 16h30
 Projeto Ciclocênico

(Gratuito )



> Vila Fabril

Bloco Cultural

6/4 às 20h

23/3 às 19h

Espetáculo do Mágico Volkcane > Praça da Cidadania {Vila São José}
(Gratuito )

>

27/3 às 14h - Oficina de Limeriques do PrêmioTatiana Belinky CEU {R. Assembleia de Deus, 65}


(Gratuito )

Encenação Drama sacro Paixão de Cristo > Centro Social Urbano {Jd. Costa e Silva} Ingresso: um quilo de alimento não perecível

9/4 às 20h

Show com Roupa Nova – Aniversário de Cubatão {Esplanada do Paço Municipal} (Gratuito )



Espaços culturais

de Cubatão Oriente-se aqui

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico Sala de Literatura Infantil “Faz de conta” – Av. Nove de Abril, 1977 (13) 3361-6844. Aberta de segunda a sexta-feira das, 8h às 17h, e www.bibliotecacubatao.blogspot.com} aos sábados das 9h às 13h. {

Biblioteca Ramal Jardim Casqueiro Rua Maria do Carmo, 1010 sexta-feira, das 8h às 17h.

(13) 3364-1400. Aberta de segunda a

Biblioteca Ramal Vila Nova

(13) 3372-3570. Aberta de Av. Nossa Senhora da Lapa, 785 segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Biblioteca Ramal Jardim Anchieta

Rua Salgado Filho, 130 - Jardim Costa e Silva. Aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Estação das Artes

Av. Nove de Abril, 1208 – Vila Nova

(13) 3361-6937

Casa da Banda Sinfônica de Cubatão & Cia de Dança

(13) 3362-0850. Ensaios Av. Nove de Abril, 2275 – Centro abertos aos sábados às 9h{ www.sinfonicadecubatao.org.br}

Casa da Banda Marcial de Cubatão & Corpo Coreográfico

(13) 3361-8366. Rua Pedro José Cardoso, 433 – Vila Paulista Ensaios abertos aos domingos às 9h { www.bmcubatao.blogspot.com}

Teatro do Kaos

Pça. Cel. Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo { www.teatrodokaos.org}

(13) 9124-7470

Ponto de Cultura Afrobanda

Aulas de música, dança e artesanato. Rua São Francisco de Assis, 70 (13) 3361-6802 { Vila Natal www.grupoafrobanda.blogspot.com}

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão

Aulas gratuitas de música, canto coral e dança. Av. Nove de Abril, 2275 (13) 3362-0845 – Parque Anilinas

Projeto Cubatão Sinfonia

Aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Av. Principal, (13) 3372-4859 1016 - Cota 200 (km 50 da Via Anchieta) { www.cubataosinfonia.org.br}

Revista Cultural 11  

Revista Cultural de Cubatão edição março 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you