Issuu on Google+

Disque Denúncias de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

0800 990 500

- Registra denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; - Encaminha os menores agredidos para os conselhos tutelares, quando necessário. Funciona desde maio de 2003, numa parceria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos com os Ministérios da Saúde e Ministério da Justiça.

0800 644 9000

Disque SAC-SUS - Registra reclamações, sugestões e opiniões do usuário do SUS sobre a qualidade dos hospitais conveniados e sobre o atendimento prestado; - Regulariza a fiscalização e a avaliação dos hospitais integrantes do SUS, avaliando a qualidade do atendimento prestado e fortalecendo a comunicação entre o Ministério da Saúde e os cidadãos brasileiros. Em 1999, foi criado como um segmento do serviço Disque Saúde. Em 2001, ganhou número próprio.

Para falar com a Saúde, você também tem outras alternativas, além de nossos serviços telefônicos gratuitos: Fax: (61) 448-8613 e (61) 448-8603 E-mail: ouvidoria@saude.gov.br Site: www.saude.gov.br/ouvidoria Endereço: Ouvidoria da Saúde SEPN 511, “C”, subsolo 1, CEP 70750-543, Brasília-DF.

A Saúde ouve você, agente comunitário, e todos os brasileiros.

Logotipo MS

Logotipo Governo


Disque saúde da mulher

0800 644 0803

0800 61 1997

- Oferece informações sobre exames ginecológicos, gravidez, pré-natal, menopausa e câncer de mama, entre outros temas específicos da saúde da mulher;

Atendimento telefônico gratuito e personalizado Caro agente comunitário de saúde, você tem um papel fundamental na vigilância e promoção da saúde em nosso país. E por ser tão valioso porta-voz do programa Saúde da Família, queremos mantê-lo sempre bem informado sobre os serviços prestados pelo Ministério. Você, que exerce uma liderança natural na sua comunidade, precisa conhecer as nossas políticas e ações para poder orientar corretamente as famílias que acompanha. Esta cartilha, elaborada especialmente para você, contém informações importantes sobre os seis serviços telefônicos gratuitos prestados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS): Disque Saúde, Disque Pare de Fumar, Disque Saúde Mulher, Disque Medicamentos, Disque Denúncias de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e Disque SAC-SUS. Qualquer cidadão em território brasileiro pode ligar para esses números de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e obter, de graça, um atendimento personalizado. Ligue para nós sempre que precisar e divulgue os nossos serviços à comunidade onde você atua.

- Tem como objetivo diminuir o preconceito sofrido pela mulher e prevenir a mortalidade feminina; - Dá dicas de prevenção à gravidez em condições inseguras (na adolescência e em casos de violência sexual, por exemplo); - Informa sobre os direitos da mulher.

Disque Saúde - Presta informações sobre a prevenção ou o tratamento de doenças, bem como orientações que promovam a saúde; - Esclarece sobre o funcionamento do SUS e sobre as diversas ações e políticas de saúde; - Encaminha o usuário a um serviço de saúde adequado; - Recebe denúncias,reclamações e sugestões dos usuários ao Ministério da Saúde e transforma essas demandas e dados em informações gerenciais que levem à melhoria do trabalho desenvolvido pelo ministério ou pelas secretarias estaduais e municipais de todo o País.

Foi criado em 1996 pela Coordenação Nacional de DST/Aids com o nome “Pergunte Aids”. Em 1997, por ter ampliado sua área de atuação e começado a tirar dúvidas sobre muitas outras doenças, passou a se chamar “Disque Saúde”. Desde 2003, é coordenado pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Atualmente, além do atendimento personalizado das 8 às 18 horas, presta informações gravadas sobre saúde também à noite, durante os fins de semana e feriados.

Foi inaugurado em 2003, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

0800 703 7033

disque medicamentos 0800 644 0644 - Orienta os usuários quanto ao preço de medicamentos;

Disque pare de fumar

- Oferece informações sobre a regulamentação de remédios;

- Orienta os fumantes que desejam parar de fumar e os encaminha a um tratamento;

- Registra denúncias da população sobre preços abusivos ou sobre a falta de medicamentos;

- Conscientiza a população sobre os males causados pelo tabagismo.

- Tem como objetivo garantir o acesso dos usuários do SUS à assistência farmacêutica do SUS.

Funciona desde 2001 e é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Serviço criado em setembro de 2003, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


CARTILHA - MINISTÉRIO DA SAÚDE