Revista Especial Sustentabilidade

Page 12

capa

12 |

lhecimento da população aliado à renda e vivência nas grandes cidades têm levado a um estilo de vida mais saudável, que fica evidente no aumento da demanda por produtos naturais, orgânicos e funcionais. Segundo o projeto Organics Brasil, nos últimos anos o segmento cresceu 20% ao ano no País, tendo registrado um salto de 25% em 2015. “Para este ano, a expectativa de crescimento é de 30-35% em 2016”, diz Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brasil. De acordo com a publicação Food Trends 2020, “Nos países desenvolvidos, consolida-se o consumo de alimentos orgânicos, os quais enfrentam a concorrência das versões naturais de produtos tradicionais, com a eliminação de aditivos químicos, entre outras características”. No Brasil, este é um nicho de mercado que vem crescendo, uma vez que as pessoas se preocupam cada dia mais com a origem e qualidade dos alimentos que consomem.

premium, étnicos, gourmet; 2. Saudabilidade e Bem-estar: produtos light/diet, energéticos, fortificados; 3. Conveniência e Praticidade: pratos prontos, produtos para micro-ondas; 4. Confiabilidade e Qualidade: garantia de origem e selos de qualidade e 5. Sustentabilidade e Ética: embalagens recicláveis e selos ambientais. Especificamente sobre o segundo ponto, observa-se que o enve-

Indicador de Consumo Consciente por categorias

indicador de consumo consciente

práticas ambientais 71,7% 72,5%

69,3% 72,7%

práticas financeiras 68% 73,8%

engajamento social 2016 2015

2016 2015

Este novo jeito de se relacionar com os bens também abre oportunidades de incremento de renda. É o caso de Mariana Farinas, psicóloga de São José dos Campos, em São Paulo. “Moro sozinha e tenho dois quartos sobrando em casa. Alguém me falou do Airbnb e pensei que seria uma boa forma de unir o útil ao agradável: ter gente em casa e ainda por cima ganhar uma renda extra”, diz. Há mais de um ano, Mariana aluga a suíte de seu apartamento e se diz satisfeita. “Na maioria das vezes tive excelentes experiências com os hóspedes. O Airbnb permite que o anfitrião e o hóspede se conversem antes de fechar negócio. Se percebo que é alguém com dificuldade de respeitar regras, limites, nem aceito a reserva”, explica. No geral, Mariana coleciona boas memórias, novos amigos e excelentes conversas. “Teve gente que levou meu cachorro para passear, fez jantar para mim e comprou flores de agradecimento”, acrescenta. Além da casa, a psicóloga costuma usar o site Bla bla car para compartilhar suas viagens para São Paulo. Ela coloca um preço pela carona, o que ajuda a reduzir os custos das idas e vindas para a capital paulista. E a ferramenta dá opção de escolher quem levar, só mulheres ou só homens. “Outro ponto positivo é que, ao dar carona, acabo sendo mais prudente ao volante e evito multas”, diz. Outro estudo divulgado recentemente, o Brasil Food Trends 2020, identificou cinco tendências de consumo na segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos: 1. Sensorialidade e Prazer: alimentos

2016 2015

Economia do compartilhamento

Estilo de vida mais saudável tem impulsionado o segmento de orgânicos, que registrou um salto de 25% em 2015

2016 2015

tem transformar as roupas que não servem ou não gostam mais em outras peças para reutilizá-las: 59,9%, contra 54,6% no ano passado.

68,1% 70,6%

FONTE: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.