Page 1

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016 - Informativo Mensal do Distrito 4700 de Rotary International ROTARY INTERNATIONAL Presidente de RI John Germ Diretor José Ubiracy Silva Secretário Geral John Hewko

MENSAGEM DO GOVERNADOR

Presidente Indicado 2017/2018 Ian H.S. Riseley Rotary International Brazil Office Gerente: Celso Fontanelli E-mail: celso.fontanelli@rotary.org Endereço: Rua Tagipurú, 209 Bairro Funda - Cep. 01.156-000 São Paulo - SP Fone: 55 11 3826.2966 Fax: 55 11 3667.6575 www.rotary.org.br Supervisora, Suporte a Clubes e Distritos Débora de Oliveira Watanabe E-mail: debora.watanabe@rotary.org EQUIPE DISTRITAL ROTARY 4700 Governador GIOVANI SPAGNOL RC Ibiraiaras Fone Celular: (54) 99999-1377 Fone Comercial: (54) 3355-1832 E-mail: giovanidt180@hotmail.com Secretária Geral Tânia Borges Visentin E-mail: secretariatania4700@gmail.com Mirele Capelari E-mail: mirelecapelari@hotmail.com Tesouraria Ildomar Antônio Sauer E-mail: ildomar@brturbo.com.br Raul Magrin Leonardelli E-mail: raul@thalles com.br Governadores Assistentes Antônio Juares F de Matos – Coordenador André Gustavo Alves dos Santos – Área 1 Nelço Angelo Tesser – Área 2 Luiz Masiero – Área 3 Roni Roberto Grechi – Área 4 Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina – Área 5 Edson Gomes Benedet – Área 6 Marcelo Roberto Zeni – Área 7 Volnei Foschiera – Área 8 Cleomar Dal Piva – Área 9 Marino Antônio Bordin – Área 10 Gilmar Antônio Barro – Área 11 José Elias Massabki – Área 12 Governador Eleito 2017/18 Luiz Acorsi RC Erechim – Boa Vista PROJETO GRÁFICO Arte & Fato Comunicação Endereço: Rua Ver. Antonio Reali, 555 Jardim dos Pampas - Vacaria - RS Fone (54) 3232-4499 Site: www.arteefatocomunica.com.br E-mail: contato@arteefatocomunica.com.br Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Outubro é o mês do Desenvolvimento Econômico e Comunitário, mas não posso deixar de falar sobre um assunto acredito eu que seja mais importante, que é o câncer de mama. Já que para desenvolvimento econômico e comunitário precisamos de pessoas nada mais justo que trazer este assunto. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo desde o início da década de 90 e foi criado exatamente para ampliar a conscientização sobre a ocorrência do câncer de mama e a necessidade de prevenção. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O diagnóstico precoce é a arma mais importante para vencer a doença. Se a mensagem ainda não foi captada pela maioria das mulheres, é nossa missão repetir de novo, só assim conseguiremos evitar que o câncer se torne tão agressivo e isto está em nossas mãos. As instituições brasileiras estão engajadas na causa! Hospitais públicos e particulares, governos, ONGs, formadores de opinião e as mulheres como um todo, principalmente as que já passaram pelo Câncer de Mama ou tiveram alguém próximo que sofreu com ele. Este é o papel de cada um de nós Rotarianos, já que estamos dentro de uma comunidade e na maioria das vezes fazemos parte além do ROTARY, trabalhamos em hospitais ou estamos próximo a quem trabalha, imprensa falada escrita e televisionada, com certeza somos formadores de opinião, tenho certeza que todos já vivenciaram de alguma forma alguém com câncer e sabe quanto doloroso é, tanto para pessoa quanto para família. Também não posso esquecer de mandar um recado aos companheiros, que façam o exame da próstata, sabemos que tão preocupante é o câncer de mama quanto o câncer da próstata.

Grande abraço a todos!

Giovani Spagnol Governador Rotary 4700 Ano Rotário 2016/17


02

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

MENSAGEM DO PRESIDENTE Em 1979, James Bomar Jr., o então presidente do Rotary, foi às Filipinas naquele que foi o período que marcou o começo do nosso envolvimento na luta contra a pólio. Após depositar as duas gotas da vacina na boca de um bebê, ele sentiu alguém puxando a barra da sua calça. Ao olhar para baixo, seus olhos encontraram os do irmão daquele bebê, que lhe disse “Obrigado, obrigado Rotary!”.

rei ao lado do diretor do CDC, Tom Frieden, de especialistas e apresentadores motivacionais falando sobre aspectos científicos do vírus, parcerias, progresso e histórias inspiradoras. Você também pode realizar um evento no seu clube, na sua comunidade ou pela internet. Temos várias ideias e materiais no site endpolio.org/pt/worldpolioday, inclusive o formulário para você registrar seu evento.

Antes de embarcarmos no combate a essa doença, a pólio atacava 350.000 pessoas por ano, sobretudo crianças. Aquele garoto filipino sentia na pele o que era ter que conviver com doença e sabia o bem que o Rotary estava fazendo ao seu irmãozinho. Hoje, 31 anos depois do lançamento do Pólio Plus, as crianças do mundo inteiro, com exceção de dois países, estão crescendo sem conhecer e temer a paralisia infantil. Em vez de registrarmos 1.000 novos casos de poliomielite diariamente, estamos com menos de um por semana. Com a diminuição do medo da pólio, também diminui a conscientização sobre a doença. Agora, mais do que nunca, é essencial mantermos o nível de conscientização alto e colocarmos a erradicação deste mal no topo da lista de prioridades de saúde pública dos nossos go-vernos. Temos que alertar o mundo de que o trabalho ainda não terminou, e que continuaremos com a mão na massa até o fim.

O momento não podia ser melhor para fazer parte do Rotary. Estamos percorrendo os últimos metros da longa pista de corrida do Pólio Plus e logo daremos as boas-vindas a um mundo sem poliomielite. Temos a chance única de Eliminar a Pólio Agora colocando o Rotary a Serviço da Humanidade.

Em 24 de outubro, aumentaremos a conscientização global com mais um evento especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio. Junte-se a mim e a milhares de rotarianos durante a transmissão ao vivo desse evento, às 18h00, diretamente da sede do Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta. Esta-

John Germ Presidente de RI 2016-17


03

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

MENSAGEM DO DIRETOR INSTITUTO ROTARY DO BRASIL RECIFE E O DESENVOLVIMENTO DO ROTARY Há poucos dias, concluímos o vitorioso Instituto Rotary Brasil, no Recife, Pernambuco, que teve as prestigiosas presenças do simpático casal John Germ e Judy, e do futuro Chairman da Fundação Rotária, Paul Netzel, que circularam em todos os eventos do Instituto, criando um clima de simpatia e cordialidade, o que muito nos honrou. Tivemos, também, a participação de mais de 1.200 governadores(as) e rotarianos(as) incluindo seus cônjuges, de todas as partes do Brasil, e alguns de países sul-americanos e até de Portugal. A todos, manifesto o meu especial agradecimento, extensivo ao querido EDRI Mário de Oliveira Antonino, Chairman deste instituto. Fico feliz em transmitir esta informação, desejando que o mesmo êxito seja obtido pelo Instituto Rotary dos sete países das Zonas 23 B e C, no Equador-Guayaquil 2016, do qual também sou o convocador, a realizar-se nos dias 27 a 29 de outubro, congregando os companheiros das referidas zonas, e para o qual estendo a todos o convite de participação, tendo em vista que todas as providências já foram tomadas pela eficiente Coordenação do ex-governador e Chairman German Yepez, para garantir o sucesso do Instituto. Estaremos todos congregados, temos certeza, em torno do mesmo ideal de Servir, e dispostos a dar tudo para que sejam cumpridas integralmente as metas fixadas pelo nosso presidente John Germ, com seu atraente lema Rotary a Serviço da Humanidade. Este ano, ocorrerá o Centenário da nossa Fundação Rotária – Fazendo o bem no mundo – um grande momento que nos leva a refletir sobre a responsabilidade que temos com o Ideal de Servir, objetivo maior da nossa instituição, desde que alcancemos a expansão

ideal dos nossos clubes. Chamo a atenção para nossa permanente preocupação com o Desenvolvimento do Quadro Associativo, uma vez que é crítica a situação de mais de 50% dos clubes, que se mantém abaixo de 20 sócios em todos os distritos, sob minha jurisdição. Ainda, para conhecimento de todos informo que paira uma grande ameaça de redistritamento, porque não fomos capazes de fazer com que os clubes atinjam o limite mínimo de 20 sócios, uma meta não tão difícil de atingir, objeto de uma campanha estimuladora e que venho encetando há um ano e dois meses com o projeto de conhecimento de todos “Meu Clube é 20”. Precisamos mostrar em nossas zonas que é possível crescer, com um Rotary melhor, para comunidades melhores, para um futuro melhor, porque servir à humanidade é a melhor obra de uma vida, como diz o lema do nosso presidente.

José Ubiracy Silva Diretor de Rotary International 2015-2017


04

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

MENSAGEM DO GOVERNADOR ASSISTENTE Aos Estimados Companheiros e Companheiras Rotarianos do Distrito 4700 Chegamos ao final de mais um ano do calendário, porém os dias seguem nos trazendo as mesmas datas comemorativas e aniversários a brindar e certamente os mesmos desafios; mesmos desafios? ... Alguns sim, mas muitos desafios se renovam como nos mostrou este ano que finda, com as “crises”, problemas mundiais e nacionais que ocorreram , refletindo-se automaticamente em nossa comunidade local, atingindo a nós Rotarianos de forma positiva, ao nos incitar a buscar soluções que possam dar respostas ao atendimento das necessidades que surgem, principalmente às populações mais carentes. E ao vermos um sorriso estampado nas crianças, jovens e adultos que resgatam sua dignidade ou atingem um objetivo através de nosso trabalho, nos renovamos também; pois, com estas experiências nos tornamos pessoas melhores e fica a certeza de termos atingido uma pequena parcela de nossa missão “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”, buscando a igualdade e a fraternidade universal. Com esta vontade que nos propusemos ao ingressar no Rotary Internacional, de fazer do mundo um lugar melhor, com o espírito Rotário de equipe e companheirismo, com a mensagem Natalina , que se aproxima - de renascimento e renovação - deixo meu

afetuoso abraço aos companheiros e companheiras e o desejo que permaneçamos entusiasmados e fortes na nossa jornada a Serviço da Humanidade, com as bênçãos do Criador - o Arquiteto do Universo.

BOAS ATIVIDADES ROTÁRIAS!

Rony Roberto Grechi Governador Assistente Rotary 4700 | 2016-17


Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

05

ROTARACT UM PROGRAMA DE EXPANSÃO DO ROTARY

O Rotaract Club é um programa de Rotary destinado a jovens com faixa etária de 18 a 30 anos que participam de projetos voluntários voltados às áreas de enfoque do Rotary, sendo eles seis os principais, paz e prevenção/resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário. Chamados de rotaractianos, somam mais de 220 mil associados pre-

sentes em 9,5 mil clubes pelo mundo. É importante salientar que as informações recém citadas, não são novidade, ou ao menos não deveria ser novidade a nenhum rotariano/a, haja vista o programa ter praticamente 50 anos e estar presente em quase todos os Distritos (540) de Rotary. Com olhar sério voltado para o futuro, o Rotary International anualmente amplia suas metas em relação aos Programas de Novas Gerações, incentivando a fundação de novos clubes de Rotaract e de Interact, que expande e atinge públicos específicos nas comunidades em que o Rotary está inserido. Por ser um programa voltado a jovens de 18 a 30 anos, o Rotaract trabalha integralmente com um público jovem, que está entrando na universidade e preparando-se para o mercado de trabalho, especializando-se e profissionalizando-se. É um público formador de opinião, criativo, em constante movimento, capaz de adentrar em espaços que o Rotary por si só tem dificuldade

Outubro Rosa Rotaract de Soledade

Na manhã do dia 15 de outubro, os membros do Rotaract Club de Soledade realizaram uma ação para conscientização do câncer de mama em atenção as atividades do “Outubro Rosa”.

de estar presente. Onde há um rotaractiano, o programa é citado em exemplos de ações, projetos, oratória, formação de líderes e trabalho em equipe. Desta forma, o Rotaract amplia os horizontes do Rotary, torna a organização conhecida e abre as portas para um futuro rotariano. Onde há um Rotaract o Rotary se expande e desenvolve mais ações/projetos voltados às áreas de enfoque do Rotary. O Distrito 4700 conta atualmente com 21 clubes de Rotaract e a Representação Distrital de Rotaract trabalha ativamente com a Governadoria para expandir o programa a mais clubes de Rotary do Distrito, pois queremos que a família rotária do Distrito 4700 continue a crescer e a se fortalecer, aproximando-se ainda mais do público jovem de sua comunidade. Encorajamos o seu Rotary a ser parceiro de um Rotaract Club. #Rotaryasserviçodahumanidade, #Boasaçõesahumanidade


06

Ano 01 - N° 03 - Setembro 2016

ROTARACT DIA DAS CRIANÇAS Rotaract Lajeado Integração No último dia 08 de outubro, o Rotaract Club de Lajeado - Integração realizou o projeto do Dia das Crianças onde 18 crianças da escola São João Bosco do bairro Conservas, puderam desfrutar de uma manhã especial. O cedelinho iniciou os trabalhos, buscando as crianças na escola e levando-as ao Hotel Zallon onde foram recepcionadas com um maravilhoso café da manhã. Também puderam conheceram as dependências do Hotel. Após, foram ao Shopping, onde puderam assistir o filme Cegonhas em uma sessão reservada especialmente para elas. No retorno à escola, as crianças foram presenteadas com um kit de higiene pessoal doadas por padrinhos especiais. Agradecemos à parceria do CDL Lajeado, Hotel Zallon, Shopping Lajeado, Arcoplex Cinema e aos padrinhos especiais.

DOAÇÃO DE SANGUE Rotaract de Sananduva

O Rotaract Club de Sananduva rea-lizou nos dias 15 e 22 de outubro o projeto “Doe Sangue, Salve Vidas” em que leva interessados para doação de sangue até Passo Fundo. O projeto teve apoio da Prefeitura Municipal e Hospital Beneficente São João de Sananduva. A felicidade de alguém pode depender de uma atitude sua, doe sangue e mude uma vida!


Ano 01 - N° 03 - Setembro 2016

07

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 03 RC Guaporé

MAIOR PROJETO HUMANÍSTICO DA HISTÓRIA DA CIDADE É PROMOVIDO PELO RC GUAPORÉ O Guia do Bem “ Atenda esta chamada” Com o objetivo de envolver a comunidade de Guaporé sob o espírito do lema rotário ano 2015-2016 (SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO) Inspirados em K. R. Ravindran presidente do RI ano 2015-2015, que em sua mensagem aos clubes do mundo inteiro, enfatizava que era preciso melhorar a qualidade de vida das pessoas. O clube concluiu que a melhor maneira de atinguir este objetivo, seria através de atos de caridade, pois desta forma, tanto os que promovem a caridade como os beneficiados conquistariam a sensação de FELICIDADE e paz de espírito. A metodologia empregada foi criar uma lista telefônica, onde a compra de um anúncio se transformaria em uma doação. A meta do projeto era de em duas edições, recolher fundos para beneficiar três importantes entidades locais. A criação do GUIA DO BEM GUAPORÉ Uma campanha de marketing, foi elaborada com o intuito de envolver e esclarecer a sociedade. Em meados de outubro de 2015 lançou-se officialmente o projeto. A cidade inteira foi convidada a se fazer presente neste dia. Os poderes Executivo, Legistativo e Judiciário, assim como as entidades mais representativas, formaram a mesa de honra. Mais de duzentos representantes da comunidade estavam lá presentes. No discurso de Lançamento o então presidente companheiro Edmárcio Maffacioli enfatizava que o GUIA DO

BEM era muito mais que uma lista telefônica, UM VERDADEIRO ATO DE AMOR! Que ao atender a chamada deste projeto, todos seriam os beneficiados, pois todos de uma forma direta ou indireta colheriam os frutos.

Três importantes entidades seriam beneficiadas, O Hospital Municipal Manuel Francisco Guerreiro, a Horta Comunitária e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. w w w.guiadob emguap ore. com.br


08

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

RC Guaporé

Hospital Municipal Manuel Francisco Guerreiro Compra de um aparelho de Densitometria Óssea no valor de R$120.000,00 reiais. Mensalmente duzentas mulheres precisam de exames de densitometria óssea apenas em Guaporé. Infelizmente somente oitenta conseguem fazer. Com este aparelho o nosso hospital passaria ser uma referência em nossa região. O resultado financeiro dos exames, contribui nas benfeitorias que nosso hospital tanto precisa. Horta Comunitária de Guaporé Compra de um pavilhão e uma horta hidropônica no valor de R$ 60.000,00 reias A Horta Comunitária de Guaporé, desempenha um importante papel de inclusão Social em nossa cidade. Resgata meninos que estão à margem da sociedade e em situação de risco. Com a Construção de uma Horta Hidropônica, e a comercialização de seus produtos. Poderemos gerar uma renda de 5.000,00 reais mensais, e ajudar a fazer frente aos compromissos financeiros . Liga Feminina de Combate ao Câncer Compra de medicamentos para os doentes portadores de Câncer no valor de R$ 60.000,00 O Câncer é uma doença infame, que quando ataca uma pessoa, e assombra inclusive a família. Todos perdem as bases que os sustentam, e aqueles que infelizmente não tem condições econômicas para comprar os medicamentos necessário, que poderiam salvar a sua vida, a situação é ainda pior A nossa luta contra este mal terrível, poderá levar conforto e paz de espírito à aqueles que tanto sofrem.

A venda dos anúncios telefônicos aconteceu no período de dezembro de 2015 à maio de 2016, onde foi arrecadado o montante de 189.000,00 reais. A distribuição dos Guias foi em agosto de 2016. No primeiro ano do projeto alcançou-se mais de 50% da meta. O Rotary Club de Guaporé através desta campanha surpreendeu positivamente a sociedade Guaporenses, a imagem pública solidificou-se ainda mais, a tal modo que em agosto deste ano, a câmara de vereadores de município homenageou nossa entidade em uma sessão solene. Além do Guia do bem, o clube desenvolve o “BRIQUE DO ROTARY”. Ao longo do ano a população é instruída a doar roupas usadas, artigos de decoração, móveis e eletrodomésticos. Tudo é arrecadado pelos companheiros e em duas datas do ano ( uma em maio e outra em novembro), é realizado este verdadeiro bazar de pechincha. Durante o ano rotário 2015 – 2016, R$ 25.000,00 foi arrecado através da venda destas doações. Par-

te da renda foi doada para a Liga feminina de combate ao câncer, comprou-se também um cilindro elétrico para massas, pães e biscoitos para o hospital. Anualmente compra-se em média 20 cadeiras de rodas andadores e cadeira de banho. O Clube dispõe de um banco ortopédico, ao qual 73 cadeiras de roda 20 cadeiras de banho e 35 andadores estão emprestados para as pessoas com problemas de locomoção na cidade. O hospital recebe anualmente 10 cadeiras de rodas para uso e doação aos seus enfermos. Este clube durante os seus 50 anos de atuação na cidade de Guaporé, conquistou um lugar em destaque junto a comunidade. Todos os eventos promovido por esta entidade são fortemente apoiados pela população. Ao longo dos anos percebemos que tudo isso foi conquistado pelo verdadeiro espírito de companheirismo de seus membros. Nos orgulhamos em dizer que o ideal de servir a harmonia entre os associados, são a energia propulsora de todas as realizações.


09

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

CASAS DA AMIZADE EM AÇÃO

Guaporé 2

As Casas da Amizade, como Associação, surgiram do sentimento do povo latino-americano e hoje, se fazem presentes em mais de 50 países. No Brasil, a primeira Associação de Senhoras de Rotarianos foi criada em 1938, em Bauru, SP. A 1º reunião foi na casa do então Presidente daquele Rotary Club, Alencar de Carvalho e de sua esposa Violeta. É uma entidade Civil, considerada utilidade pública pela Lei 5.575 de 17 de Dezembro de 1969, tem seu estatuto e regimento interno próprio, sem nenhum vínculo com os Rotary Clubs. Suas metas variam de acordo com a necessidade de cada cidade. Seu principal objetivo é cultivar a Amizade. Organiza promoções sociais, culturais e especialmente beneficentes e, participa ativamente das atividades comunitárias promovidas pelos clubes de Rotary, oferecendo suporte e apoio, num clima de integração perfeita. Assim como os clubes de Rotary tem a Prova Quádrupla como filosofia que os motivam, a Casa da Amizade também possui a sua, que está assim definida: Serviste hoje? A quem? À árvore? Ao teu irmão? Ao teu amigo? À tua cidade? A Casa da Amizade será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana, na medida em que as associadas mantiverem viva essa sua filosofia. Diante desta breve, mas convincente descrição do que é esta Entidade social, posso afirmar que é uma satisfação e até mesmo uma honra para mim, pertencer a ela há 36 anos, tendo exercido o cargo de Presidente por três vezes, e agora ter sido agraciada com a missão de ser a Coordenadora Distrital das Casas da Amizade do Distrito 4700, nesta gestão, a convite do Casal Governador Giovani e Mirele Spanhol. Ao iniciar esse trabalho, a minha primeira ação foi estabelecer o Lema que norteia todas as atividades e, que tem o seguinte teor: “Mais se beneficia quem melhor serve”, selando a parceria com o Lema Rotário deste ano: “Rotary a serviço da Humanidade”.

São Marcos Juntamente com a Mirele, a esposa do Governador, estabelecemos como base de nossas ações os seguintes objetivos: -Criar o grupo das Presidentes no WhatsApp, para uma comunicação rápida e econômica entre nós. - Visitar cada uma das 22 Casas da Amizade (Trindade do sul em processo de fundação). -Sugerir a realização de atividade Casa-Irmã, para maior integração. - Realizar o Encontro das Casas da Amizade do Distrito, na data de 11 de Março de 2017, em Sananduva. -Estar à disposição para auxiliar, orientar, acompanhar o desempenho de todas as Casas da Amizade do Distrito. - Levar uma mensagem de Motivação para que cada associada sinta-se realmente “tripulante” e não simples “passageira” na aeronave chamada Casa da Amizade. A experiência de estar visitando cada Casa da Amizade está sendo maravilhosa! Cada uma com suas particularidades, mas todas imbuídas do espírito de servir e deixar esse mundo um pouco melhor do que encontramos. Fazer parte da família Rotária, além de ser um privilégio, é motivo de realização pessoal e humana.

Soledade

Sarandi

Sananduva

Paim Filho Trindade do Sul

Elba M. T. Andreolla Coordenadora das Casas da Amizade Gestão 2016/17

Guaporé

Constantina

Caxias do Sul

Bento Gonçalves


10

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

RC Serafina Corrêa

JANTAR DO VINHO O Rotary Club de Serafina Corrêa realiza todo os anos o Jantar do Vinho, que está em sua XI Edição. Este ano o evento realizou-se no dia 20 de agosto, nas dependências do Clube Social e Cultural Gaúcho, em Serafina Corrêa. Todos os eventos do Jantar do Vinho são de muito sucesso, sempre contando com a participação da sociedade e região. O Rotary com a preocupação de angariar fundos e ajudar entidades locais, promove este evento que é beneficente, e colabora com as melhorias da sua comunidade.

ROTARY KIDS VACARIA DOS PINHAIS Desde agosto de 2015, quando foi criado, o Rotary Kids Vacaria dos Pinhais, vem realizando projetos em benefícios as crianças da comunidade. Com a criação de uma brinquedoteca no hospital da cidade, realiza semanalmente visitas as crianças internadas, levando-as para brincar na sala ou elaborando atividades no quarto para as crianças. Ajudando assim, a enfrentarem o mal estar e muitas vezes a dor de uma determinada enfermidade. Também realizam o projeto “Compartil-

hando Talentos”, com o objetivo de ensinar uma atividade que os rotakidianos já aprenderam e podem repassar a outras crianças que ainda não sabem. Inicialmente as meninas do Rotary Kids que fazem balet há algum tempo, estão ensinando 16 crianças numa escola municipal em um bairro “vulnerável” da cidade. Essa troca proporciona uma visão de cidadania e uma troca muito grande de valores.


11

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

FREQUÊNCIA DOS CLUBES Setembro | 2016 CLUBE

OUTUBRO/2016

RC de Antônio Prado

54,00 %

RC de Arroio do Meio

55,00 %

RC de Bento Gonçalves

79,00 %

RC de Bento Gonçalves Mulheres da Serra

0,00 %

RC de Bento Gonçalves Planalto

0,00 %

RC de Bento Gonçalves São Francisco

77,50 %

RC de Bom Jesus

80,00 %

RC de Caxias do Sul

0,00 %

RC de Caxias do Sul Ana Rech

75,00 %

RC de Caxias do Sul Anita Garibaldi

0,00 %

RC de Caxias do Sul Cinquentenário

7,85 %

RC de Caxias do Sul Imigrante

63,00 %

RC de Caxias do Sul Pérola das Colônias

72,00 %

RC de Constantina

61,73 %

RC de Encantado

65,56 %

RC de Erechim

72,25 %

RC de Erechim Boa Vista

0,00 %

RC de Erechim Paiol Grande

0,00 %

RC de Erechim Três Vendas

70,00 %

RC de Estrela

75,00 %

RC de Farroupilha

74,00 %

RC de Farroupilha Nova Vicenza

66,00 %

RC de Flores da Cunha

0,00 %

RC de Garibaldi

70,19 %

RC de Getúlio Vargas

90,00 %

RC de Guaporé

73,00 %

RC de Ibiraiaras

58,75 %

RC de Lagoa Vermelha

96,00 %

RC de Lajeado

80,00 %

RC de Lajeado Engenho

82,41 %

RC de Lajeado Integração

0,00 %

RC de Marau

0,00 %

RC de Marcelino Ramos

0,00 %

RC de Nova Bassano

85,00 %

RC de Nova Prata

76,50 %

RC de Paim Filho

78,56 %

RC de Paraí

80,00 %

RC de Passo Fundo

79,67 %

RC de Passo Fundo Norte

86,26 %

RC de Passo Fundo Planalto Médio

0,00 %

RC de Ronda Alta

59,38 %

RC de Sananduva

67,58 %

RC de Sananduva Vale do Inhandava

83,04 %

RC de Santa Clara do sul

70,00 %

RC de São José do Ouro

81,68 %

RC de São Marcos

72,00 %

RC de Sarandi

0,00 %

RC de Serafina Corrêa

90,00 %

RC de Soledade

83,78 %

RC de Soledade Novos Tempos

72,00 %

RC de Tapejara

62,00 %

RC de Teutônia

38,00 %

RC de Trindade do Sul

76,25 %

RC de Vacaria

87,00 %

RC de Vacaria Dos Pinhais

84,00 %

comunicado-mensal-outubro-2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you