Page 1

D. A. C. | Exercícios de Gimp | Nina Torres | 2012-2013

Exercício 6 Fazer uma fotomontagem, alterar a cor dos objetos e do fundo

Ferramentas a utilizar: FUZZY SELECT, MOVE, SCALE, ROTATE, PAINTBRUSH, Select: Invert Select: None Add Layer Mask Colors: Colorize Add Alpha Channel

1. Abrir todas as imagens que fazem parte da composição.

2. Clicar com o botão direito do rato sobre cada imagem e escolher “Save Image as..”( ou “Guardar imagem como…”). Guardar as imagens na pasta “Exercício06”.

3. Iniciar o programa GIMP e abrir a imagem do cesto.

1

BLEND


D. A. C. | Exercícios de Gimp | Nina Torres | 2012-2013

4. Duplicar Layer: Clicar no botão (duplicar) da janela dos layers. Mudar o nome do novo layer para “Cesto”. Desligar o layer original.

5. Abrir a imagem da maçã.

6. Como o fundo é todo da mesma cor, é mais fácil selecioná-lo primeiro. Usar a ferramenta Fuzzy Select e ajustar o valor do Treshold para 60. Clicar sobre a área do fundo.

7. Inverter a selecção: No menu Select , escolher Invert (ou usar as teclas Ctrl + i). 8. Copiar a maçã, com as teclas Ctrl + C. 9. Voltar à imagem do cesto, e colar a imagem da maçã usando as teclas Ctrl + V. 10. Imediatamente a seguir, criar um novo Layer! Se não se fizer isto de cada vez que se copia um objeto, ficam todos juntos no mesmo layer e não se consegue mover cada um separadamente. Usar o primeiro botão da janela dos layers, ou as teclas Ctrl + Shift + N.

11. Mudar o nome do layer para “Maçã_1”.

2


D. A. C. | Exercícios de Gimp | Nina Torres | 2012-2013

12. Usar a ferramenta Scale para diminuir ligeiramente o tamanho da maçã (tecla Shift para manter a proporção). 13. Usar a ferramenta desejado.

Move para mover o objeto para o local

14. Se necessário, usar a ferramenta rotação.

Rotate para ajustar a

15. Para obter outra maçã, basta duplicar o layer. Usar o botão (duplicar) da janela dos layers. Mudar o nome do novo layer para “Maçã_2”.

16. Ajustar a posição das maçãs, usando as ferramentas e

Move

Rotate.

17. Mudar a cor dos objetos: - Selecionar o layer do objeto a alterar. - No menu Colors , escolher a opção Colorize, que permite alterar três parâmetros da cor: Hue (Tom da cor), Saturation (Saturação, ou quantidade de cor), e Lightness (Luz, variação claro-escuro). - Mover o regulador Hue, cujos valores vão de 0 a 360, correspondendo a diferentes tons de cor. 18. Repetir os passos 6 a 18 para todas as frutas. A única coisa que varia é o modo de seleção, explicado a seguir. Bananas: Mudar o Treshold para 20. Não esquecer de inverter a seleção. Copiar e colar. Criar novo layer. Mudar o nome para “Bananas”. Fazer Zoom sobre o objeto. Criar uma máscara para apagar as zonas brancas. Com o botão esquerdo do rato sobre o layer das bananas, escolher “Add Layer Mask”. Com o pincel ( Paintbrush) e a cor preta, apagar a área desejada.

3


D. A. C. | Exercícios de Gimp | Nina Torres | 2012-2013

Morango: Mudar o Treshold para 40. Usar a tecla Shift para adicionar à seleção as partes brancas entre as folhas. Limão: Mudar o Treshold para 50. Criar uma máscara para apagar as zonas brancas. Laranja: Mudar o Treshold para 55.

19. Compor as várias frutas de modo a não se ver bocados do cesto por trás, dando um aspeto mais realista. Usar as ferramentas já indicadas e escolher cores variadas.

20. Criar máscaras (Add Layer Mask) em todos os layers de frutas que estejam à frente da asa do cesto, ou do seu rebordo inferior. - Fazer Zoom sobre as áreas a apagar. - Ao escolher o layer, ter o cuidado de selecionar o quadradinho da máscara e não o da imagem. - Usar o Paintbrush e a cor preta para apagar, e a cor branca para repor partes do layer. 21. Para alterar o fundo, seleccionar o layer “Cesto”. Porque esta imagem do cesto não tem a propriedade de transparência, será necessário criá-la. Com o botão direito do rato sobre o nome do layer, escolher “Add Alpha Channel”.

22. Seleccionar a ferramenta Fuzzy Select e ajustar o valor do Treshold para 65. Clicar sobre a área do fundo. Usar a tecla Shift para adicionar a parte branca dentro da asa do cesto.

4


D. A. C. | Exercícios de Gimp | Nina Torres | 2012-2013

23. Desta vez não se inverte a seleção, porque o que queremos apagar é justamente o fundo. Basta usar a tecla Del para apagar a área selecionada, que fica transparente. 24. Retirar a seleção através das teclas Ctrl + Shift + A, ou do menu Select > None.

25. Criar um novo layer para o fundo. Mudar o nome para “Blend”. Arrastá-lo para baixo do layer “Cesto”.

26. Selecionar a ferramenta Blend. Escolher duas cores. Clicar com o rato num dos lados da imagem e arrastar para o outro lado.

27. Guardar o ficheiro como XCF (formato do Gimp): Ir ao menu File > Save, ou usar ar teclas Ctrl + S

28. Guardar o ficheiro como PNG (formato que guarda transparências): Ir ao menu File > Export, ou usar ar teclas Shift + Ctrl + E.

Na janela “Export Image”, escolher “Select File Type” e depois escolher “PNG Image”.

5

Exercício 6  

Fazer uma fotomontagem, alterar a cor dos objetos e do fundo.

Advertisement